aki

cadastre-se aqui
aki
Política
07-05-2015, 9h21

Depoimento de Jayme Careca sugere manipulação de Youssef

27

Postado por: Daniela Martins

O depoimento do policial federal Jayme Oliveira Filho ao juiz Sérgio Moro sugere possibilidade de manipulação do doleiro Alberto Youssef. Dado na terça-feira, foi um depoimento preocupante pela eventual fragilidade das acusações.

Conhecido como Jayme Careca, o policial jogou na conta de Youssef a responsabilidade pelas acusações que havia feito anteriormente, assumindo em poucos momentos uma ou outra lembrança de recebimento e de entrega de dinheiro.

Fazendo-se de desentendido e posando de vítima, disse que só fez as acusações em depoimento anterior à Polícia Federal porque o delegado teria dito que, se não entregasse ninguém, ficaria preso. Então, Jayme Careca relatou que foi para uma cela ao lado daquela em que estava Youssef e que passou a anotar nomes e endereços fornecidos pelo doleiro.

Isso evidencia o perigo de manipulação da parte do doleiro. Quando indagado por Moro a confirmar o que dissera antes, Jayme Careca afirmou várias vezes que deveria ser verdade, porque Youssef lhe dissera que sim. Além das palavras do doleiro, são necessárias outras provas.

A Operação Lava Jato é importantíssima. Já apurou fatos suficientes para ser um símbolo no combate à corrupção no Brasil. Mas os investigadores devem tomar cuidado para não colher acusações frágeis.

O juiz Sérgio Moro precisa fazer esse filtro. Do contrário, mais à frente, nos tribunais superiores, o processo pode perder força por algum erro ou nulidade. A solidez dos procedimentos de investigação é importante para evitar uma desilusão futura da opinião pública em relação à Lava Jato.

*

A vitória apertada na votação da medida provisória que endurece as regras para o seguro desemprego foi um baita susto para o governo. Com uma base de apoio tão grande e 38 ministros, ganhar uma votação desse tipo por apenas 25 votos mostra como o sentimento de rebelião ainda é grande na Câmara.

Se não fosse a ação do vice-presidente da República, Michel Temer, o governo teria sido derrotado. Temer, que é o coordenador político, começou a segunda-feira em reunião com a presidente Dilma Rousseff, dando um alerta sobre a dubiedade do PT. Ontem, teve conversas com deputados da oposição e conseguiu votos até do DEM, um dos principais partidos contrários ao governo.

Pesou o senso de responsabilidade dos que votaram a favor da medida provisória. No entanto, 227 votos contrários mostram como o governo ainda terá um caminho difícil para aprovar a outra medida provisória do ajuste, a MP 664, que trata de regras da pensão por morte do cônjuge. Também não será simples aprovar o projeto que diminuiu a redução de impostos que foi dada no primeiro mandato para alguns setores da economia, a chamada desoneração da folha de pagamento.

O placar de ontem deve servir de aviso para que o governo não tenha uma surpresa desagradável nas próximas votações. Há um longo caminho a percorrer.

Ninguém gosta de endurecer o acesso a direitos trabalhistas e previdenciários, sobretudo, num período de dificuldade econômica. As medidas são impopulares e vão demandar sacrifícios dos trabalhadores. Mas, por outro lado, são regras que procuram evitar fraudes e abusos. São medidas importantes para a economia e também fazem justiça ao dinheiro do contribuinte.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
27
  1. jorge mike disse:

    O Juiz Moro tem feito um trabalho digno de nota e vai colocar todos os culpados na cadeia e repatriar o dinheiro roubado dos cofres públicos…. nas instâncias superiores, principalmente no STF; todos serão soltos e o dinheiro devolvido e mais algumas indenizações por danos morais e o Exmo Sr JUIZ MORO irá parar na cadeia por ter prendido pessoas tão importantes…. Pronto… fiz uma previsão sem ser a Mãe Dinah..

    • JOANILSON BARBOSA DOS SANTOS disse:

      Jorge, não tenha tanta certeza de que esse juiz é sério.
      Quem é conhecedor da lei e abusa de seu poder, não pode ser considerado sério.
      Não sou favorável à corrupção.
      Por isso, peço que entenda o que estou dizendo.
      Nesse processo não está ocorrendo delação premiada, mas, tortura emocional e a tortura é reprovável em qualquer de suas formas.
      Por outro lado, a lei determina que o juiz não pode se manifestar sobre processo que está sob sua responsabilidade e esse moço não pára de se pronunciar sobre os fatos. Na verdade, ele está fazendo papel de “delegado” de péssima reputação, aquele que abusa de seu poder e faz coisas tenebrosas para conseguir a confissão do réu.
      A confissão não pode ser considerada prova suficiente para se chegar a uma condenação.
      Os sistemas da Polícia Federal e da Receita Federal são considerados de primeira geração e dos melhores do mundo, portanto, se fosse um trabalho sério, teriam condições de rastrear todas essas supostas contas sem qualquer confissão dos acusados.
      O juiz não pode induzir a população ao clamor público, ele deve amenizar essa situação e não é o que esse moço que, embora com conhecimento jurídico, não tem experiência de vida, nem responsabilidade e levada a sociedade brasileira a verdadeira comoção. Basta ver o estardalhaço que ele faz para ouvir os acusados.
      Quem abusa do poder não é digno de respeito, porque amanhã poderá ser qualquer outra pessoa da sociedade, inclusive os que o estão parabenizando, vítimas de sua abusividade.
      O Poder Judiciário é local de se praticar a justiça, mas, não de justiceiro.
      Assim, cuidado com esse fervor todo em defender uma pessoa que no exercício de seu cargo abusa de sua autoridade.

    • walter disse:

      É jorge mike, entendo suas previsões pessimistas, com tantas traições; levando em conta, o tamanho da QUADRILHA, instalada no poder, por tanto tempo…imagine o que não sabemos!!!
      o Tal youssef, já pegou a manhã…esta é a sua segunda delação premiada; precisam pensar, até que ponto o cidadão, terá este direito; certamente ao sair da cadeia, quem sabe antes; ele continuará a fazer “rolos”; todo mundo conhece bem a figura.
      Se as penas, do “Colarinho Branco”não funcionar, ninguém vai preso…

    • james david disse:

      Concordo com vc plenamente caro colega. O trabalho do juiz Sergio Moro e da PF são motivo de orgulho para nosso país. No entanto, o STF está praticamente todo envolvido com os líderes do PT. Ou seja, o Supremo está aparelhado pelo Partido dos Trabalhadores (não sei que trabalhadores). Sugiro hastearem a bandeira vermelha no mastro principal do tribunal e os juízes colocarem na lapela da toga a estrela vermelha.

  2. Aparecido disse:

    Um dos graves problemas da Justiça é que o Reu pode mentir o quanto quiser ,pois pela Lei .não pode se “Incriminar”.Então ai vira uma “Zona”.Outros podem ficar caladinhos e só responder em juizo.Acho que o fato de não falar ou mentir ,deveria sim,ser fato para aumentar sua pena no caso de condenação.E outra coisa ,quero ver a hora que mexerem com BNDES ( caso Eiki e outros) CEF,BB,Eletronorte e por ai vai.

  3. Carlos disse:

    Jorge mike Se o Moro for preso vai ser por prender a senhora Vacari ilegalmente. Me diga se todos partidos receberam dinheiro das mesma empreiteiras porque só o tesoureiro do PT é preso? Eu gostaria de saber. Porque se a preocupação é em acabar com os corruptores e os corruptos , todos tesoureiros deveriam ser presos.

  4. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Toda essa situação aponta para uma só direção: Reforma radical do judiciário. A começar por extinguir as nomeações do STF pela executivo. A atual situação é um vaso comunicante entre poderes distintos e só contempla interesses escusos.

  5. Edson Sena disse:

    Gostaria de acreditar no STF, mais creio que a opinião do Sr.Jorge Mike está correta, pois o sentimento de impunidade neste país é muito grande.

  6. sotemil disse:

    Essas dificuldades e bom, p/ os governos q qdo tiverem surfado em seus mandatos, n faça igual o pt fez,deram concessões de mais ao povo e agora tem q tomar na marra, o caso do seguro desemprego,deram de mão beijada, agora são obrigado a dar marcha ré, bem feito pro governo, o povo n presta só querem venha nós. Mas temos q valorizar Dilma pela coragem dela de fazer as reformas q estão sendo implantadas q assim vem corrigir erros do governo lulu. São medidas duras, mas q serão benéficas p/ um futuro bem próximo,o tempo dirá, è só esperar.

  7. Nelson Brito disse:

    Parabéns ao Kennedy Alencar e a todos deste blog pelo equilíbrio, por produzir jornalismo, algo importante e raro no momento atual.

  8. César disse:

    Os Deputados petistas votaram a favor do Governo e contra os trabalhadores. Para fazer justiça vou colocar o nome do “ÚNICO” Deputado do Partido dos Trabalhadores que votou contra o Governo da Presidente Dilma Rousseff e defendeu o trabalhador, o Deputado Welinton Prado MG.O ajuste fiscal é necessário? Sim! Porém, porque só encima dos trabalhadores? Ontem o Itaú anunciou o lucro do primeiro trimestre,$5,7 Bilhões de reais. Só o povo faz sacrifício? E a parte do Governo Federal? E o corte de Ministérios e cargos comissionados? E os carros oficiais, a ajuda isto, e a ajuda aquilo? Sempre que tem uma conta, quem paga é o povo? O PT traiu o povo e o eleitor!

  9. Daniel disse:

    Kennedy, o problema é o trabalhador pagar o pato de todas essa incompetencia do governo.
    O problema é ver o congresso aprovando aumento absurdo para fundo partidário no momento de crise.
    O problema é ver que não se move uma palha para diminuir as regalias de politicos, os cargos comissionados, as verbas de gabinete, a quantidade de ministérios, o auxilio vestimenta, etc.
    O problema é ver a quantidade de dinheiro do nosso imposto que foi para o bolso de corruptos, e ve-los livres e soltos na sociedade.
    É isso que está errado. É um tapa na cara do povo brasileiro trabalhador que paga imposto.

  10. César disse:

    Lucro do BRADESCO no primeiro trimestre de 2015, $4,24 Bilhões de reais. E corta-se, os benefícios dos trabalhadores.

  11. César disse:

    O trabalho para desacreditar as investigações continuam. A pizza já está assando. Deve ser por isto que o vem dizer que condenados serão expulsos. Certeza de impunidade?

  12. luiz calabreza disse:

    esta farra só foi vista agora? ou este governo corrupto só aplicou isto depois das eleições da Dilma? onde há dinheiro publico. há ladrão de colarinho branco…oferecer bolsa miséria isto, bolsa miséria aquilo só enche a barriga do zé ruela que voltou nela um dia…o resto do ano vai viver na merd…

  13. Helio disse:

    Juridicamente, não se pode dar crédito a quem se incrimina e acusa outros sem provas substanciais, robustas e irretorquíveis, pois sempre há a possibilidade de se tentar contaminar (ou manipular) o processo penal a favor ou contra outrem. Essa possibilidade deve ser afastada, em nome da segurança jurídica e do devido processo legal. Assim, certas contradições da lava-jato devem ser superadas, sob pena de ser colocada sob suspeição; vez que tesoureiros que receberam doações advindas de propina estão soltos; ou se prende todos eles ou não se prende ninguém. O processo judicial não pode fugir da coerência para alcançar a Justiça.

  14. André disse:

    Na verdade isso não interessa muito para a oposição. Lá na frente vão dizer que o STF, quem tem maioria de indicados por Lula e Dilma, soltou os bandidos do PT. Para as pessoas que não entendem de Direito, de provas ilegais, nulidades processuais etc. O intento vai ser conseguido de uma forma ou de outra. A prisão de corruptos nunca foi o motivo principal.

  15. Sucaneiro disse:

    Concordo plenamente com o sr. Carlos. Se todos os partidos receberam dinheiro das mesmas fontes então todos deveriam estar presos e não somente o Sr. Vacari e a esposa que nada tinha com o ocorrido.

  16. carlos alberto disse:

    Esquece lava jato ja era,prender para delatar e delatar pra soltar nao dara certo o Costa ja ta solto so falta o yussef ja faz mais de um ano e ate agora nada são provas frágeis obtidas duvidosamente em que a palavra do bandido tem peso ,

  17. LUIZ ANTONIO FERREIRA disse:

    Um Juiz arbitrário e justiceiro com um bando de golpistas e fanáticos a segui-lo.

  18. DOUGLAS disse:

    O juiz Moro, parece não ter nenhuma intenção em agir como JUSTO JUIZ, afinal dá tratamento bem diferenciado conforme a natureza partidária do implicado. Faz a Justiça Partidária com maestria e usando holofotes.

  19. Anderson PE disse:

    Seria ótimo se o objetivo da Lava Jata fosse só o combate a corrupção. Nesta operação estão interesses políticos ( O Impeachment da Presidente e a extinção do PT) e interesses econômicos (A abertura de capital da Petrobras com a derrubada do marco regulatório do Pré Sal).

    O doleiro Youssef no caso Banestado prestou depoimento falso p/ acobertar um banqueiro, por isso ele não poderia se beneficiar com a Delação seletiva, digo premiada.

  20. J K disse:

    Deixaram os 2 em celas coladas para gravarem o que eles confidenciavam ? Provavelmente, os réus também devem ter pensado nisso.

  21. Getulio disse:

    Essa oposição brasileira quando no poder não fez nada de bom e na oposição está conseguindo paralisar o Brasil destruindo conquistas trabalhistas!
    Essas denuncias acusações contra pessoas ligadas ao PT é a opção em tentar fazer as pessoas se tornarem zumbis imbecilizados parte da midia tenta a todo custo hipnotiza las dia apos dia fazendo as até marchar 15/003/2015 em favor até se for o caso a favor de ditaduras ,bater panelas dentro de casas que coisa mais idiota ; induzi las a pensar que todo mal que acontece no Brasil é oriundo do PT; não querem publicar uma “virgula” nada que possa mostrar quem são os primeiros e impunes culpados por tudo isso usam ” Lava jato . Mensalão. Petrolão” como muletas juntaram se partido oposicionista psdb judciario midia o se condena um cartel de empreiteiras de agora se esquecendo dos crimes ocorridos no passado recente, precisam cortar a cabeça da Hidra e precisam de um Hercules , mas não tem; tentam cortar e nasce outra…

  22. Maria José dos Santos Rego disse:

    Isso tudo se parece mais com jogada combinada do Moro, delegado, Yousseff e o careca para o caso se tornar ilegal e beneficiar o suspeito Anastasia do PSDB.

  23. Armando Pinto disse:

    Mais um carequinha que vai apodrecer na cadeia, apenas isto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-22 07:55:30