aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
04-02-2015, 13h37

Deve acabar intervencionismo de Dilma na Petrobras

26

Postado por:ISABELA HORTA

Em comunicado divulgado nesta quarta-feira, a Petrobras informou que a presidente Graça Foster renunciou ao cargo na companhia. Foi uma rendição às evidências. A empresa estava derretendo. A dirigente não tinha mais condições políticas de permanecer na presidência da estatal. Deve chegar ao fim uma era de intervencionismo na empresa.

Na cúpula do governo, apenas Dilma Rousseff estava sustentando a permanência de Graça Foster. A presidente já havia sido aconselhada pelos principais ministros a trocar o comando da empresa. O ex-presidente Lula também defendia a nomeação de novos diretores desde dezembro do ano passado.

As denúncias de corrupção deterioraram a situação da Petrobras. A Operação Lava Jato trouxe problemas políticos e econômicos ao atingir os principais fornecedores da companhia. A própria nomeação de Graça Foster ocorreu em um contexto de afastamento de diretores que, hoje, estão presos. Mas a dirigente não conseguiu dar eficiência administrativa e política à estatal.

Na semana passada, Graça Foster disse que redimensionaria as tarefas da Petrobras e que faria cortes. Essas medidas são acertadas. Já fariam com que o caixa da empresa melhorasse. Mas, sem credibilidade política, fica mais difícil para a companhia voltar a crescer. Com uma nova diretoria, essa medidas deverão ganhar mais rapidez e eficiência.

Se a Petrobras não se recuperar, haverá efeitos desastrosos sobre o crescimento do país. A empresa é responsável por parcela muito grande de investimentos. E há uma tempestade perfeita na economia: crescimento baixo, inflação alta, crise hídrica e energética.

Com os novos diretores, a Petrobras passará a ser uma outra empresa. Acaba a fase de intervencionismo do governo, na qual a empresa era usada para controlar a inflação. O novo presidente da companhia terá de aplicar uma gestão de mercado. O governo precisa encontrar um nome que seja respeitado no mercado nacional e internacional para fazer a Petrobras sair desse atoleiro em que se encontra.

A nova diretoria, provavelmente, não terá indicações partidárias. Isso deve provocar efeito em outras estatais. Mas essa expectativa deve ser vista com certo ceticismo. No presidencialismo de coalização, quando o partido do presidente não tem maioria na Câmara e no Senado, é necessário se aliar com políticos de outras legendas. Isso passa por negociação de cargos. E a pressão por cargos e verbas é sempre grande.

É legítimo que um partido aliado ao governo ocupe um ministério ou faça indicações para estatais. Não é o caso de demonizar políticos. Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, era funcionário de carreira. Não funcionam a pura burocracia nem a pura rendição ao mercado. É preciso haver dosagem. No caso da Petrobras, está claro que a fisiologia tem de acabar.

Comentários
26
  1. Celso disse:

    Demorou, afinal será que vão aparecer pessoas resposáveis para resolver esta situação.
    porque uma afirmação da Sra.Graça, dizendo que nao sabia de nada, ela fazia o que lá?!?! Festinha do pijama….Acusou a Sra.Venina de …rsrsrsr…..bom,… a verdade sempre aparece, ja é hitórico desde contos infantis, agora fazer um país de pau de galinheiro….bom quem sabe agora abrirão as cortinas do palco para mostrar que o mordomo é o assassino…..

    • Boa tarde, é uma pena que ainda ouvimos falar que o Sr. Lula deseja colocar seu dedo na direção da Petrobrás indicando alguém da sua confiança, com a saída Graça Foster como se todos os corruptos que se beneficiaram com o rombo na empresa não foram indicados ou não eram chegados ou amigos seu e de seus pares, e torço para que nasçam e se levantem outros juízes como Joaquim que preferiu se aposentar precocemente com honras a participar desse processo que desonra a todos Brasileiros e que voltemos a ter moralidade nesse País, que nossas crianças possam aprender e saber o que é Nacionalismo e Patriotismo, para que esta nação um dia volte a ter seu nome honrado, nos anais da história porque a economia de um País não é nunca será propriedade de um presidente ou mesmo de um partido político com seus pares, que apareça e vença a justiça e que aja punição para todos incluindo os que no momento estão brindados pelos mandatos políticos,, e Deus salve o Brasil.

  2. Penso que uma Empresa desse nível deveria ser administra não pelo Presidente(a) do país, mas por uma Comissão Externa acompanhada pelo Ministério Público. É muito prejuízo investigar depois de roubado. Porque não fechar as brechas da corrupção. É lamentável sofrer por pecados cometidos por pecadores que não querem arrepender-se.Para eles eu digo que o JUÍZO de Deus será bem vindo. Deus abençoe o Brasil e castigue esses corruptos.

  3. Leonardo Souza disse:

    Com um banqueiro no MF, restrições em direitos trabalhistas, aumento de impostos e agora se Henrique Meireles assumir a Petrobras a Dilma pode se filiar ao PSDB.

    • Fabio disse:

      Ela sempre foi PSDB, agora está assumindo isso de vez.
      Com um Henrique Meirelles na PetrobraX e o Levy na fazenda a gasosa vai aumentar ao menos de três em três meses.

    • Tomaz Elias Robinson disse:

      Então porque ainda defendem ela? Se o que você acha é sincero então esta assumindo que ao reeleger a Presidente você foi enganado. Talvez você faça parte do grupo de eleitores que pertencem ao “Me Engana que eu Gosto”

  4. A administração da Petrobras na era petista no poder foi totalmente distorcida. Eles usaram a Petrobras como cabide de emprego para angariar apoio para seus projetos políticos dentre um deles era se perpetuar no poder. Outra coisa que não dá para entender é a gasolina que a Petrobras exporta para vários países da America Latina, nesses países o litro da gasolina serem mais baratos do que aqui no Brasil?? É complicado entender essa administração da Petrobras na era petista no poder. Agora nós estamos vendo os resultados má administração.

  5. marcelo disse:

    Acredito que a Petrobras deveria ser gerida por pessoas de fora,aqui dentro a roubalheira é muita e quem quer que seja os novos mandatários desta empresa,infelizmente vão roubar novamente isso é um circulo vicioso,o comando da empresa deveria ser entregue a Sauditas,Finlandeses japoneses,pois com certeza esta empresa voltaria a crescer e não teríamos duvidas em relação as da indoniedade dos novos mandatários.

  6. José Maurício Ferreira disse:

    Já foi tarde!!! Falta agora a Sra Dilma Roussef fazer o mesmo!!!!!!

  7. joel disse:

    tenho 56 anos e estou cada dia mais sem acreditar que o brasil vai melhorar ha 35 anos atras o Raul seixas cantava [e la vou eu de novo todo assustado com ali-baba e o 40 ladões ]
    E hoje continua [ e la vou eu de novo todo assustado com Dilma Rusef e os politicos ladrões]

    [BRASIL UM PAIS DOS CORRUPTOS}

  8. Uma pergunta , quem governa este Pais , como um ex-presidente tinha aconselhado a troca de direcao da PeTrobras ? Nao menospreze nossa inteligencia e o Povo quem vai escolher o Novo Diretor Presidente da PeTrobras ? Nao vai, com certeza, o que pode ser sugado ja foi, mas do que isso ira quebrar, ai nao pode . isto e como uma micose de unha , ela suga so o necessario a vida toda , mas permanece ali no seu Pe, mas o Governo nao tem Limites , entao ira quebrar esta Estatal Tambem. Quem sera indicado sera para tentar recuperar o rombo, mas esta a mando do mesmo partido Logico PT o cancer do Brasil.

  9. Edinilson disse:

    Serei bem sucinto. Impeachment Já.

  10. Valmir Marsola disse:

    Com a saída de Graça Foster muita coisa haverá de mudar. Só estranho o fato de a Sra. Dilma a manter na Petrobras todo este tempo de avalanches e acusações, será que a permanência dela foi com a intenção de esconder os roubos e as coisas erradas que fizeram. Será que o novo presidente da Petrobras achará alguma coisa errada ou já esconderam tudo embaixo do tapete. Vamos esperar e ver o que acontecerá.

    • Lúcio disse:

      Compartilho deste seu raciocínio, acho que muita coisa foi destruída para livrar o rabo de alguém nas investigações. Agora que já sumiram com as evidências, a Sra.Dilma aceitou o pedido da amiga.

  11. Luciano disse:

    Nada muda, o PT ainda é influente e mantém o controle sobre a Petrobras, a única maneira dessa “saída” ser efetiva e uma limpeza nos setores administrativos mais importantes. Incrível é ver mais um aliado do PT, a amiguinha de Dilma sair impune, mais uma que não está na cadeia pelo escândalo de roubalheiras e má administração da empresa. Isso é Brasil

  12. Ricardo disse:

    A Petrobras infelizmente virou uma jogatina.

  13. David Dias disse:

    A dona Graça é a menos culpada por tudo o que aconteceu na Petrobras. A influencia política já é bem antiga porem com pessoas honestas e capacitadas pois os salários são altos, porem com o sapo barbudo, que para mim é o maior culpado pois com tanta gente capacitada e honesta foi premiar os companheiros de partido ávidos por cargos, fama e principalmente o dinheiro e os políticos chincaneiros do seu partido PT e PMDB e fez este estrago na maior empresa brasileira e ainda no próprio Governo e o que é pior a maioria estará fora de penalidades mas com os bolsos cheios e contas fora do país. O sapo barbudo e o PT desgraçou mais o Brasil e o povo brasileiro do que todo mal até agora feito pela totalidade das drogas tanto combatidas.Espero que pelo menos consigam recuperar algum dinheiro do montante desviado e que também alguns sejam condenados pois a perfeição não existe aqui na Terra.

  14. Ronaldo C. S. disse:

    É o que dá sermos governados por uma quadrilha.

  15. Alvaro Sampaio disse:

    Lutaram tanto , durante décadas, e o que deveria ser o partido dos trabalhadores , o governo do PT sangrou a todos os cidadãos trabalhadores que foram as urnas cansados, acreditando nas promessas de dias melhores , depois de 12 anos isso é o que restou, principalmente pelos ultimos 4 que foram de incompetencia, amadorismo, intransigencia, falta de dialogo ,etc… uma VERGONHA.

  16. Sílvio Mattos de Castro disse:

    Como eleitor acredito que a senhora Dilma por ter participado da Petrobras, precisa vir a público junto com o Lula contar o que sabe sobre este caso que a empresa essa passando

  17. Leandro Rodrigues disse:

    Não há razão nenhuma para a Petrobrás continuar a ser administrada pelo governo, aliás, nunca houve essa razão, vide exemplos da Vale, Siderúrgica Nacional e tantas outras estatais. Que penalizem todos os responsáveis pelo rombo, recuperem o que for possível e tratem de imediato PRIVATIZAR a Petrobrás. – PRIVATIZAR É A ÚNICA SOLUÇÃO.

  18. Luis Claudio disse:

    Conseguimos desmilitarizar e ainda não sei como “despoliticalizar”. Bandidos? Não posso julgar??? Cid Moreira chorou quando teve que comentar no JN uma resposta a favor ao Brizola. O fanatismo por partido político chegou ao seu patamar mais crítico. A tal ponto que um membro é incapaz de reconhecer,utilizar, dar continuidade o que o oponente fez de bom. O importante é imperar e defender seu ideal e apoiar tudo o que o outro não fez, certo ou errado. Agora é fácil falar que os mencionado no lava jato são bandidos. A situação atual transformou em bandidos da mesma maneira que vemos o tráfico fazer nas favelas. Muitos destes perderam todo passado por conta de uma ideologia. Esqueceram de tudo, da família e do BRASIL. “Acredito que não derreteram só com a Petrobras, com a CEF, BNDES, BB que emprestaram com taxas muito baixas e que contabilizam lucros que sequer vão receber. Coitado dos Correios… Não conseguem entregar mais nada e nem o SEDEX. Deveria se responsabiliza pelas minha contas qq chegam com atraso. A Coca Cola está aí. É só pedir que tem. Se ela consegue chegar porque minhas contas não??? O que devemos fazer é trabalhar e fazer diferente que eles. Força e não desanime. A Empresa é grande. Está inchada por concurseiros em busca de estabilidade mas também tem muita gente boa e trabalhando sério e aprender com erros que as fizeram à priorizar. “Momona, pré sal e termos elétricas etc.

  19. José Porfírio disse:

    Independente de Partido Político, o brasileiro é corrupto por natureza. Vocês que acham que a culpa da corrupção na Petrobras é do PT, estão totalmente enganados pois as Empresas investigadas na operação Lava Jato, não são filiadas a nenhum partido a não ser o de levar vantagem, pois todas elas contribuíram para o PT, PSDB e demais partidos a fim de ficar numa boa com todos, visando o lucro nos contratos. Vocês acham que a Siemens e a Alstom são empresas corruptas nos países de origem? Porque vieram participar de corrupção no Brasil, nos governos do PSDB em São Paulo. Então se o Judiciário não agir de maneira exemplar continuaremos chorando pitangas.

  20. Luiz Gustavo disse:

    A unica saida pro Brasil é a mudança na constituiçao, em 1986 ampliaram demais os direitos, PDSB/PT são todos iguais o pior deve ser o PMDB.
    Salarios deveriam ser 1/2 piso salarial 1/2 resultados em todas as empresas nacionais ( publicas e privadas, os que pretendem viver de seguro desemprego seriam excluidos mais rapidamente ); patrão que não recolheu INSS ou FGTS cadeia no primeiro mes; proibiço de doação a campanhas politicas; vamos tirar os adolescentes das ruas, obriguem-os a trabalhar e estudar, assim não venderiam nem usariam drogas; fim auxilio preso ( e a familia dos que assassinaram? ); pena perpétua para funcionários públicos corruptos ou que não apareçam para trabalhar; empreiteiras só poderiam conseguir um número pré fixados de contratos ( ganham várias obras a preços tão altos que depois subempreitam os serviços.

  21. carlos disse:

    tem qui acabar com o pt qui comando a petrobras, quando fazer uma faxina do pt na petrobras, tudo vai mudar e o brasil vai crescer

  22. Nós sempre ficamos assustados com os aumentos abusivos do combustível ( no MT o preço médio é de R$3,65 ou 2 dólares por um litro de gasolina ) porque somente a Petrobrás pode vender combustível aqui no mercado brasileiro, ela é a única fornecedora dos derivados de petróleo para todas as empresas revendedoras, vamos nos unir e exigir essa mudança, que outras empresas possam também vender combustível para os postos de gasolina, somente com concorrência a eficiência aparece, o caixa da empresa está mal por diversas desordens e a unica coisa que sabem fazer é subir o preço do combustível para equilibrar os balancetes, isso não é gestão é uma covardia com o povo brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-28 13:13:20