aki

Kennedy Alencar

cadastre-se aqui
aki
Economia
28-01-2016, 21h30

Diante da gravidade da crise, faltou ousadia ao governo

Dilma eleva crédito e insiste em CPMF e reforma da Previdência
21

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Diante da gravidade da crise econômica, faltou uma atitude mais ousada do governo na reunião de hoje do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, como uma proposta sincera de diálogo com a oposição.

A principal medida foi o anúncio de R$ 83 bilhões em linhas de crédito para tentar aquecer a economia. Era uma medida esperada e cobrada pelo PT e pelo ex-presidente Lula. Resta saber se as famílias e as empresas vão se animar a fazer dívidas bem no meio de uma recessão.

Outros destaques ficaram por conta do discurso da presidente Dilma. Foi uma fala um pouco repetitiva, insistindo em recriar a CPMF e pregando a necessidade de uma reforma da Previdência, propostas que já haviam sido defendidas no ano passado e que enfrentarão dificuldade no Congresso.

Numa reunião para discutir economia, a presidente Dilma Rousseff falou do zika vírus porque está muita preocupada com uma epidemia no país. Aliás, foi a parte do discurso em que a presidente demonstrou mais emoção.

O principal temor do governo é em relação às gestantes, por causa da microcefalia. Mas há também o medo de que a imagem de um governo que enfrenta uma crise política e econômica fique pior com uma tragédia na saúde.

Isso sem contar a ameaça de o Aedes aegypti estragar a festa das Olimpíadas no Rio de Janeiro. O noticiário internacional tem dado forte destaque a esse tema.

Assista ao comentário de hoje no “SBT Brasil”:

Comentários
21
  1. Pasquale disse:

    Eles não sabem o que fazer,são amadores.
    Enquanto isso um desemprego assustador.
    Falta de confiança em quem finge, que nada aconteceu.
    Saia Dilma, antes que seja tarde demais.

  2. Djalma Camacam Bomfim disse:

    Caro Kennedy,
    O Governo que permaneceu todo o tempo do segundo mandato, doze meses, acuado por uma oposição que não lhe deixava falar e, qualquer aparição nos meios de comunicação era motivo para promover o famoso “panelaço”, copiado da Argentina, na verdade não pode contar com a oposição para falar de coisa séria. Os opositores não queriam ouvir, mas queriam um terceiro turno da eleição, queriam e querem um impeachement; querem mais, deturpar o Estado Democrático de Direito. Com eles, da oposição e a imprensa conservadora não tem conversa produtiva mas, desqualificação de qualquer ato do governo.
    Assim não dá. Não sei como a presidenta está reunindo forças para fazer o que está fazendo; é muito difícil enfrentar o preconceito QUE ESTÁ direcionado para o Partido dos Trabalhadores, ONDE O PRESIDENTE LULA se elegeu para dois mandatos e tirou o nome da presidenta Dilma da ALGIBEIRA DO SEU PALETÓ, também, por duas vezes.
    Só tem um jeito, LULA LÁ de novo.

    • Pedro Lago disse:

      Pelo visto querem o Lulla pela 3ªvez. Triple Lulla. É isto aí. O pior cego é o que não quer ver. De fato foi a oposição quem destruiu os fundamentos da economia, foi a oposição quem indicou a quadrilha para gerir a a Petrobrás, foi a oposição quem destruiu o marco regulatório do petróleo e congelou os leilões dos novos campos justo no auge do petróleo, foi a oposição quem mentiu deslavadamente na campanha eleitoral para se reeleger. Foi a oposição quem desarrumou todo o sistema elétrico. Foi a oposição quem indicou uma tremenda incompetente política e gerencial para a campanha eleitoral. Oposição poderosa esta hem ? Negação é tratado por psiquiatra.

      • Edilson disse:

        Sabe qual o maior problema do Governo Lula, foi ele ter incentivado a transparência, dessa forma podemos perceber que ele foi como todos os outros.
        Inocência do colega Djalma que vê no Lula uma mudança, para mim ele é como os outros e como todos que passaram pelo Executivo e Legislativo, foram “abençoados” com a sorte de ficarem ricos de forma lícita. hahahahaha

        PS. Sou Auditor da Receita Federal, lotado em MS e canso de ver gente com um certo poder fazendo o que querem e não sendo punidos. Dica par ao Djalma, pare de idolatrar esse povo, pois eles não perdem o tempo deles pensando em vocês e se você cair na rua, não vão ajudar você a se levantar, podem até passar por cima.

        • Joaquim disse:

          Esta tal transparência que o PT quer ser pai, não passa de acordos internacionais que fomos obrigados a assinar. O mundo mudou, até a década de 80 empresas americanas podiam lançar em seus balanços ” pagamentos a governos estrangeiros ” era legal no EUA pagar propina mundo afora e como sempre somos atropelados pelas mudanças.
          Tanto é verdade que é só procurar no site da receita federal o que é e-finaceiro.

          • Edilson disse:

            Acho que você está falando do E-FINANCEIRA, acordo entre Brasil e EUA para troca de informações tributárias entre os Fiscos dos dois países. Mas cuidado ao afirmar que fomos obrigados a assinar tratado internacional, pois País nenhum é obrigado a assinar tratado internacional.
            Na verdade o Lula querendo dar uma de “bom menino”, assinou o tratado e fez sua base forte, na época, votar e aprovar tal tratado, tanto é que ele é apenas norma supralegal e como tão não equivale à EC.
            Nenhum país é obrigado a aderir a tratados internacionais. Diria que foi uma tentativa dele de atacar a oposição e querer mostrar que o Governo do PT era íntegro (hahahaha), saiu pela culatra o tiro.

    • pedro disse:

      Se o PT não tivesse cometido tantos erros, tantas ações desastradas, não estaria hoje dependendo de oposição para governar.

  3. Já era Previsto disse:

    Não é que tenha faltado ousadia. É que não há nenhum plano de medidas para ser apresentado. O PT não quer mexer em seus programas, não quer reduzir gastos assistenciais, não quer baixar os juros, quer apenas mais dinheiro, é só isso. Então para encher linguiça Dilma saiu com esse papo do Zika. Que aliás já bombardeou a expectativa de turismo por conta das Olimpíadas. O que é necessário agora é fazer com que o PT se convença de que não haverá dinheiro fácil, não haverá CPMF, não haverá redução nas aposentadorias e nem aumento de tributos. Forçá-los a decidir em função da redução de tributos para incentivar produtividade e consumo. Na medida em que perderem as esperanças com o dinheiro fácil serão direcionados para o caminho que realmente interessa à sociedade. O que talvez se pudesse propor é a aprovação da CPMF em função da renúncia em caráter irrevogável de Dilma e de seu vice, com a convocação de novas eleições, da qual ficariam eles impedidos de se candidatarem. Entregar + $, nunca!

  4. oide carvalho de moura disse:

    Alguém ai lembra da letargia dos tempos de FHC para enfrentar crise? O governo agiu rápido. O empréstimo proposto via FGTS não gera liquidez. Da para perceber uma reação positiva no mercado. E o governo ainda tem suas bilionarias reservas para aquecer ainda mais a economia se ocorrer uma eventualidade. Se a CPMF não for aprovada, o governo pode cortar mais gastos perfeitamente possíveis na Petrobras ou outros setores. Na minha modesta opinião, eu lançaria prêmios de boa governança para estimular a criatividade,competência e dinamismo dos órgãos, autarquias e ministérios.

  5. Ruy Teixeira disse:

    Depois dos desmandos com a nossa economia nesses 12 anos de PT só existe um caminho, todos nós, os seres humanos mortais já estamos fazendo, cortando na carne mas o Sr. Estado insiste em não fazer a sua parte. Viva o socialismo, governo dos pobres.
    Vamos ter que sustentar essa cambada por muito tempo com mais impostos e sem resultado algum e seremos cada vez mais pobres.

  6. Romanelli disse:

    Ôh Kennedy ?! EU não gosto do governo Dilma, mas peraí ?! Ali não era lugar de buscar diálogo com a oposição, aliás, de qual delas vc fala ? A de Aécim já se mostrou IRRESPONSÁVEL ..tudo correndo bem e o MENINO RIQUINHO, por ter apostado no QUANTO PIOR MELHOR e na tal a PAUTA BOMBA, brevemente terá o que merece ..a oposição de MARINA é aquela, fala fala e NÃO tem poder, domínio, conhecimento nem força pra nada (graças a Deus), é virtual ..sobra ao governo de Mama Vana falar com quem então ? isso mesmo, com a base ..e cobrar pra ter “ousadia”? fala pra mim, com um orçamento 80% engessado, 20% contingenciado, receitas cadentes e dispêndios indexados, com a PETROTETA/empreiteiras e VALE literalmente na LAMA., com EIKE e Steves enterrados, o MUNDO de ponta cabeça e com uma Justiça insensível (de salário garantido) que não entende que o PAÍS esta PARADO enquanto os RABULAS se masturbam com “data venea”, convenhamos, tá difícil

  7. juliano roberto disse:

    Falta de ousadia nada, Kennedy. Um governo que fica repetindo os mesmo erros na tentativa de ver se uma hora acerta não deixa de ser extremamente ousado.

  8. Edilson disse:

    Como ser ousado num país onde a primeira reação é sempre ser contra tudo?
    Não é questão de defender partido tal ou tal, mas quando tentam se eleger apresenta-se um discurso e quando se elegem muda-se completamente, não somente o PT, mas todos os partidos e candidatos…vivemos num país de duas caras.
    Mesmo a Dilma tentando consertar algo que ela fez, digo de passagem com a colaboração da oposição de hoje, eles vão tentar derrubar para mostrar força e tomar o poder. (isso vale para todos…PT, PSDB, PMDB e por ai vai, todos farão a mesma coisa).
    Essa disputa de poder está levando o Brasil para tempos negros e falta inteligência dos mesmos para perceberem que quando conseguiram, não terá mais País para governar.

  9. PEREIRA disse:

    Esperar coisa boa por parte desse desgoverno só se for doido, pois nada que fazem é a favor do povo brasileiro e sim, pensando neles os políticos. O politico não vai ser atendido pelo SUS, não se preocupa com pagamentos de luz, água, aluguel, remédios, roupas, escolas dos filhos, não se preocupa com buracos, pois viajam mais de aviões etc… E para o povo brasileiro esses pacote anunciado não faz diferença, quanto mais anunciam, mais imposto nós brasileiros vamos pagar. Cade as casas do povo do distrito de Mariana que foi destruído pela lamas, as indenizações, se caso realmente quisessem fazer já tinham pelo menos começado a fazer as casas dos que foram prejudicados e expulsos pela lama de suas casas e sítios. Só vejo falando nas multas que a empresa tem que pagar. E o povo será que já esqueceram? Esse governo com esse discurso de palaque não me convence mesmo que algo de bom pode acontecer a favor do povo brasileiro. Gostaria de ver menos promessas e serviços sendo realizados.

  10. Sônia Ribeiro disse:

    Nobre jornalista: Na verdade falta tudo a este governo, principalmente e prioritariamente ética. Alguém que chega ao poder através de mentiras, já não pode ser digno de confiança. Esta sra. não sabe e nunca soube o que fazer. Faliram, literalmente, o país! Um partido que chegou ao poder como populista e sequer fez seu dever de casa; ou seja, reforma política, tributária, penal e medidas severas contra a corrupção, porque usa da própria para permanecer no poder eternamente. Faltam competência, comprometimento, ética e honestidade! Sobram desemprego, recessão, inflação, saúde digna, segurança e desesperança de um povo, que cansou de esperar por um país do futuro, na verdade sempre preso a um passado nebuloso. Se houve conquistas sociais, já foram todas pelo ralo….

  11. Jorge Guimarães disse:

    Essa situação de estagnação está de acordo com a cartilha da oposição bandida e da mídia. Querem estabelecer o caos e dar o golpe. Parece velho isso que afirmo, mas é a realidade. Também não considero falta de ousadia da Presidenta Dilma. No momento ela está acuada por essas forças contrárias ao Brasil. Vamos parar com essa conversa de incompetência pois sabemos que não se trata disso; dentro do governo tem muita gente muito competente. Esse plano, que veio de fora, para desestabilizar nosso país foi muito bem estruturado. SÓ NÃO VÊ QUEM REALMENTE SE IDENTIFICA COM ESSAS FORÇAS. COMO DIZIA GURDJIEFF “O HOMEM ESTÁ DORMINDO E PRECISA ACORDAR”

  12. Pasquale disse:

    Jorge a culpa é dos EUA e das forças internacionais e interplanetárias.
    Vamos cobrar deles, a situação que estamos.
    Ou vamos ficar parados?

  13. Alberto disse:

    Tudo igual,a “mesmice do mesmo”.Nada além de jogo de cena.Basta ver a relação dos ditos conselheiros,totalizados em 92 pessoas.No fundo,no fundo mesmo,é retornar com a “nova matriz econômica”,que a terra brasilis a ruína. E tome mantra.Cáspite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-11-30 08:05:05