aki

cadastre-se aqui
aki
Política
09-09-2016, 9h12

Diante de cassação, Cunha pode mudar estratégia moderada

Enquetes apontam margem estreita a favor da perda do mandato
32

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Diante da pressão da opinião pública e da gravidade das acusações, dificilmente Eduardo Cunha (PMDB-RJ) escapará da cassação do mandato de deputado federal. No entanto, seria um erro subestimar o ex-presidente da Câmara.

Nos bastidores, ele tem potencial para retaliar integrantes do PMDB e de outros partidos aliados. Por enquanto, Cunha está agindo no modo moderado. Mas pode mudar sua estratégia diante da iminente guilhotina para uma ação mais agressiva.

As enquetes têm mostrado números com margem estreita (menos de 20 votos) para assegurar a cassação, que necessita de 257 _maioria absoluta dos 514 deputados. Para ter segurança da cassação, será necessária a presença de mais de 400 deputados no plenário.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tem dito que colocaria a cassação em votação com uma presença em torno de 420. Daqui até segunda-feira, os partidários de Cunha vão avaliar se prevalecerá a estratégia de esvaziar a votação, algo que está difícil diante da pressão da opinião pública, ou se adotarão a tentativa de impor pena menor ao ex-presidente da Câmara.

Essa segunda opção não deve ser menosprezada diante do espírito de corpo dos deputados e da tentativa de igualar situações desiguais, a de Cunha e a da ex-presidente Dilma Rousseff. Contra Cunha, há um caminhão de provas e dois processos em tramitação no Supremo Tribunal Federal.

Qualquer decisão que signifique adiar a cassação ou dar uma pena menor ao peemedebista seria um desastre para a Câmara, com efeitos sobre a imagem do governo Temer. Uma decisão pró-Cunha traria desgaste imenso para o presidente Michel Temer e a Câmara dos Deputados.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
32
  1. sebastiao canabrava disse:

    Mauro, onde o sr estava nos ultimos 13 anos. Primeiro, vou lhe esclarecer que os responsaveis pelas escolas sao: ensino fundamental=prefeituras, ensino medio=governos estaduais, ensino superior=governo federal. Entao, sr Mauro, escola caindo, sem banheiro e de pau-a-pique, de quem e’ a responsabilidade? De qual governo? Outra coisa, o sr esqueceu que o governo pt (Lula, desinformado!) institui o piso nacional minimo para o professor. Coisa que nenhum outro presidente ousou. O ilegitimo Temer, este sim, nao fara pela educacao. Alias, nenhum governo de direita fara’, eles nao teem interesse em ter um eleitor instruido, informado. Precisam de alienados para apoiarem seus governos.

    • jonas prates sobrinho disse:

      mimimi de ilegitimo de novo!
      foi eleito vice, por 2 mandatos!
      eh tal legitimo quanto o titular;
      titular cai, assume o vice!
      como dizer que temer eh ilegitimo?
      o eleitor do PT o colocou la;

      • walter disse:

        Caros Jonas e Maria Aparecida, tem um cheiro de queimado no ar,vejam vocês, a ministra Carmen lúcia, que fez questão de dizer, que seria dura com a corrupção; vai receber o lula em sua posse…o Temer acaba de nomear para a CGU, uma Petista de carreira para conduzir a mesma, só pelo fato, do anterior, ter levantado informações contra o grupo, na Lava Jato…tem muitos desconfiados, que querem melar a LAVA JATO…
        o LEWANDOWSK E O rENAN, FIZERAM AQUELA LAMBAÇA, NA CARA DE TODOS, NO SENADO…será que sõ coincidências, ou estão zombando da boa fé dos brasileiros…são situações estranhas….podemos estar a beira do caos….vamos aguardar segunda, o julgamento do “famigerado” cunha…mas estou sentindo um cheiro de PIZZA no AR”…

    • Maurício Barreto disse:

      Com certeza, as estatísticas divulgadas não confrontam resultados históricos porque o que está antes é muito pior. Propaganda enganosa pra convencer otário, que é o que não falta nesse povo deseducado e ignorante. a imprensa fala do caso cunha como se fosse um balcão de apostas e não faz questão alguma de ressaltar os crimes e comportamento reprovável do deputado em questão. O que está em jogo aí não são simpleas aposta senhor jornalista, mas a dignidade do congresso e validade da constituição, senão pra que ter!!

    • ANTONIO AUGUSTO disse:

      Não seria o contrário meu caro Canabrava. Os governos de esquerda, em especial os de extrema, precisam de eleitores alienados, porque não têm interesse em ter eleitor instruído?
      Na prática, o que se percebe é que nos últimos 13 (treze) anos e pouco de governos do PT o nível de ensino no país piorou em geral, assim como diminuiu a dotação orçamentária e o repasse de verbas do governo federal para a educação nos Estados e Municípios.

  2. Romanelli disse:

    nada me surpreenderia
    .
    O CONGRESSO já ensaia ANISTIAR a todos que cometeram “crime de caixa dois” (PMDB, PSDB, DEMO, PP e fisiológicos) ..alegam, a bem da verdade, que não se pode confundir CX2 com enriquecimento ilícito e trafico de influência por exemplo ..um clamor que acabou por criminalizar a política
    .
    Danado mesmo é tentar separar esta “XIFOPAGIA” que nos define o que é se fazer POLÍTICA ..um jogo de defesa de interesses apenas
    .
    Cada vez fica claro o GOLPE, a intenção de se destruir as esquerdas e de se apear eleitos ..TODOS, incluso PT se lambuzaram mais ou menos, dependendo das possibilidades e de seus tempos no exercício do PODER
    .
    TRISTE, triste imaginar que NENHUMA das correntes ideológicas puristas (os privatistas e os estatizantes) tem razão plena ..e mais triste ainda pensar que prum país carente de tanta obviedade, com 200 milhões de almas e imenso espaço territorial, se se quisesse, teria pra todos e ainda sobraria.
    .
    AHH sim, FORA TEMER !!

    • Maurício Barreto disse:

      Só tem um problema aí, onde está a esquerda? Não vejo que a questão é com a esquerda porque nunca identifiquei ela de fato na política. Nossos partidos são uma miscelânea de idéias por não ter ideologia firmada. O que acontece na verdade é uma conspiração contra qualquer iniciativa de interesse popular, que faz parte de programas tanto de direita quanto de esquerda. Nosso problema não está nas tendências e sim na corrupção, na submissão dos políticos à máfia corporativa exploradora através de benefícios pessoais, o que confirma a falta de preparo e responsabilidade desses políticos atuantes e da mídia falada e escrita à serviço do mercado de capital, o que não alivia nenhum desses âncoras, repórteres e comentaristas da mídia oficial, que se comportam como funcionários bem comportados com seus rascunhos na mão.

  3. Santos disse:

    Se nossa justiça funcionasse como deveria, este senhorzinho e VÁRIOS outros da sua laia de variados partidos já estariam em penitenciárias há MUITO tempo, pois esta situação que o país vive é surreal. Um verdadeiro acinte a população que trabalha honestamente, muitas vezes com salários que não dão nem para sobreviver com a mínima dignidade e ainda tem que pagar impostos até para respirar. Espero que um dia esta vergonha acabe, se não acabar com o país antes….

  4. Cassado, o Cunha perderia a imunidade parlamentar, cairia nãos mãos da justiça comum, provavelmente do Juiz Sérgio Moro. Logo seria preso pelo caminhão de provas existentes e faria a delação premiada. Inteligentíssimo e arguto como é ( e todos sabem disso), já deve ter em mãos dezenas de bombas atômicas armadas, provas cabais de corrupções havidas pelos seus pares da casa, e de outros poderes também. Vamos ver urubu voando para Marte afim de se salvar das explosões!

    • Maurício Barreto disse:

      Acho interessante que existe uma certa apreensão no ar porque o Dito cujo está sumido, ninguém sabe, ninguém viu. procuraram pra notificar e não acharam. O Sérgio Moro está até agora procurando o endereço da Claudia que só ele não sabe, o STF devolveu passaporte e só faltou dar uma passagem só de ida para a família Cunha, cidadãos italianos. Antes mesmo dele despejar um caminhão de denúncias, vai estar longes de nossas terras ou comendo formiga.

  5. DIRETO AO ASSUNTO: "POTENCIAL PARA RETALIAR" = "EXTORSÃO"! disse:

    CP – Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940
    Art. 158 – Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar de fazer alguma coisa:
    Pena – reclusão, de quatro a dez anos, e multa.
    SOU LEIGO EM DIREITO, MAS ENTENDO QUE ESSE TIPO DE ATITUDE QUE CORRUPTOS TÊM USADO AFIM DE SE SAFAREM DA JUSTIÇA, SE ENQUADRARIA AO CRIME DE EXTORSÃO, SE FOR BEM ANALISADO O ARTIGO 158.
    AFINAL, COM A PRESERVAÇÃO DO CARGO DO CORRUPTO, MEDIANTE “GRAVE AMEAÇA”, EM PRIMEIRO LUGAR TEM O INTUITO DE OBTER PARA SI “VANTAGEM ECONÔMICA” (salário e mordomias, não sequestro de bens etc).
    Em tempo: Por que só o Cunha está respondendo por seus crimes e Renan, Lula, Jucá, Gleisi Hoffman, Paulo Bernardo, Collor e tantos outros têm seus casos “deitados em berço esplêndido” no STF?

  6. douglas disse:

    Quando o Lula da um espirro logo falam que ele quer atrapalhar as investigações, e o Cunha ninguem fala nada???

  7. Não concordo com desgaste do MiShell Temer, é medo mesmo. O que deve ocorrer na hipótese de cassação do Eduardo Cunha é o risco desse político envolvido até o pescoço com corrupção ameaçar do MiShell com denúncias de seu parceiro em várias distribuições de propinas, dentre elas a Lei dos Portos e Petrobras. É claro que o ministério do MiShell deve estar apavorado, com receio de ter dez denúncias graves desse meliante político.

  8. guilherme machado disse:

    A situação brasileira precisa melhorar urgente frente aos brasileiros de boa vontade e ao mundo todo. O deputado em questão como outros zombaram publicamente do povo e das instituições como se eles se bastassem. É hora de resolver o que está na ordem do dia, no mínimo.

  9. Joaquim disse:

    Gostaria muito que este senhor “fosse” o mais rápido possível e leva-se junto todos os seus inúmeros amigos de rapinagem.

  10. walter disse:

    Caro Kennedy, a cassação do cunha, é um mistério…alguns afirmam, que será cassado com boa margem, outros, até por ser uma segunda; um dia normalmente morno, que não será cassado, para nossa vergonha…pelo conjunto da obra, deveriam esta julgando, quantos anos, o “cidadão” merece de cadeia; foi pego com a “mão na botija”.Não há meio licito para sobreviver…
    Sinceramente caro, me assusta, quando supremo, convida o lula a participar da posse da nova presidente do supremo Carmem lúcia..Será uma sena de horror, um acusado e já inquirido, presente no supremo tribunal; que mal estar para todos”…

    • Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

      Walter, caríssimo colega.
      Eu não sabia desse convite ao Lula, é mais surrealista que pintura de Dalí… o que falta agora ? Ah sim… nomear Battisti ministro da justiça !

  11. Joaquim José da Silva Xavier disse:

    nãp tenho tanta certeza que a cassação fará Cunha falar!!! até pq não espero muito coisa do atual legislativo brasileiro. . .

    acho que faria Cunha falar, de fato, seria a prisão da esposa, a qual já possui provas mais que suficientes!!! se 10% da vontade que Moro tem de prender Lula, fosse direcionada a Cunha . . . esse já tinha falado tudo!!!

    tirando a sociedade não vejo boa vontade de ninguém em prender Cunha!! aliás, até na sociedade tem os “milhares de cunhas” ou antigos paneleiros, que agora defendem o governo Temer, e por conseguinte defendem seu parceiro Cunha.

    • vagner disse:

      Moro nada pode fazer quanto a isso !
      Voce se esquece que o Cunha tem foro e só o STF pode julga-lo .

      • Joaquim José da Silva Xavier disse:

        a mulher de Cunha não tem prerrogativa de foro, e já tem provas mais do que suficientes que ela era beneficiada com o dinheiro, comprovadamente sujo das contas secretas!!!

        Moro ouviu ela sem condução coercitiva, como fez com Lula; Moro não prendeu preventivamente, como fez os os empreiteiros, Moro não grampeou telefone dela, como fez com Lula . . .

  12. Mauro disse:

    Depois da presepada no caso da expulsão da banida, tudo é possivel no Brasil e eu não apostaria, se fosse um jogo, todas as minhas fichas na cassação de Cunha, pois ja há pareceres dentro da Câmara de que uma outra sanção tambem pode ser possivel.
    Quero esclarecer aos incultos de mobral inconcluso, esquerdofrênicos de plantão, de que insisto que os governos do PT pouco ou nada fizeram pela educação, dois exemplos, são muito claros;
    – O FNE, que é uma verba federal repassada as prefeituras para investimento em educação, foi reduzida em mais de 60% no governo Dilma e na maioria das vezes atrasava;
    – A Fac.Medicina Federal em SP, reduziu em mais de 70% os atendimentos no Hospital São Paulo, por falta de verbas e isso se concretizou desde julho de 2015.

    • sebastiao canabrava disse:

      Sr. Mauro, sem ofensas. Meu mobral foi concluso, tenho ate’ diproma! O fato de pensar (e enxergar) diferente do sr nao me torna menos culto do que o sr.

  13. Simone disse:

    Isso tudo é uma palhaçada. Cunha já deveria ter sido cassado há muito tempo. Ridículo por parte dos deputados aceitarem e fazerem manobras e conchavos. Quem está favorecendo a não cassação, serão os próximos a serem cassados na urnas.

    Att,

  14. Jair disse:

    Alguém tem dúvida que a tropa de choque do Cunha tem que ser investigada???…é óbvio que estão envolvidos em corrupção.

  15. ANDRE disse:

    A câmara de deputados sempre matou e continua a matar o Brasil, e o sonho de todos aqueles brasileiros que ousaram imaginar um Brasil melhor. Estamos cansados de celebrar a estupidez dos nossos congressistas. Vamos torcer que pelo menos segunda-feira, dia 12, aquela casa se lembre que a honra também pode existir na política.

  16. Alberto disse:

    O ministro presidente do STF comandará a Câmara nessa data? KKKKKKKKKKKK.

    • SEJA BEM VINDA A MINISTRA CARMEM LÚCIA! disse:

      Se isso acontecesse provavelmente o Cunha seria absolvido e talvez fosse até indenizado por “danos morais”!
      Primeiro foi a “Renanlewandovskada””… agora seria a “Cunhalewandovskada”… CRUZ CREDO!

  17. omar disse:

    Esse processo está se tornando uma piada, e de mau gosto. Políticos rabo-preso, desavergonhados.
    Se acontecer isso, tem que destituir todos de seus mandatos

  18. Eduardo Oliveira disse:

    Lamento Kennedy, mas nada de grave acontecerá. Devem mesmo adiar a votação , ou impor uma pena menor ao sujeito, e não haverá grande desgaste para o governo atual, pois a mídia trabalha à seu favor. Vão abafar, como têm abafado as manifestações populares contra o governo, e ainda colocarão a culpa na Dilma, por ter conseguido manter seus direitos políticos.

  19. Walter Eduardo Menezes disse:

    Me preocupa a relação entre os poderes. Eles não tem julgado as causas, mas sim as pessoas, daí, para cada um a decisão é diferente, mesmo a causa sendo a mesma. Em meu pensamento particular, a única saída, é não REELEGER nenhum candidato. A única coisa que conseguimos ao reeleger qualquer candidato, é fornecer a ele uma poderosa ferramenta, que é o VÍCIO NO PODER E DO PODER.
    Ao ditar um pensamento, não podemos fazê-lo pensando em nossa particularidade, temos de ter o cuidado de lembrar, que todas as decisões tomadas no supremo, atinge a todos. Dai, ser de direita ou de esquerda, não faz diferença. O Brasil somos todos!

  20. Anafilófio disse:

    Só não entendi de que forma a questão “Cunha” pode manchar a “imagem” de Temer. Parece que toda e qualquer matéria atualmente tem que ter o nome “Temer”. Já se Cunha abrir a boca é outra coisa, claro. Em tempo, não custa lembrar aos que atacam e ofendem o congresso o tempo todo que todos ali foram eleitos, pelo povo, em eleições tidas como democráticas, honestas, sem suspeita alguma de fraude. Foram eleitos como Dilma, como Temer, como Cunha!!! Não reclamem…

  21. o único bem que o cunha já fez ao Brasil foi pedir o impeachment.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-21 15:56:51