aki

cadastre-se aqui
aki
Política
14-10-2014, 9h54

Diferenças entre pesquisas prejudicam eleitor e democracia

76

Postado por: Daniela Martins

Há uma guerra de nervos nas campanhas presidenciais por causa das pesquisas. Os resultados de amanhã, do Ibope e do Datafolha, servirão como uma espécie de tira-teima, porque houve números muito díspares nos últimos dias.

Dois institutos, o Paraná e o Sensus, deram vantagem para Aécio Neves fora da margem de erro. Foi uma vantagem significativa, que mostraria uma eleição praticamente liquidada a favor do tucano. O Paraná deu oito pontos de frente. O Sensus, 17 pontos. E aí se criou um clima de suspeição.

São dados muito diferentes daqueles apontados pelo Ibope e Datafolha, institutos de maior credibilidade. Ibope e Datafolha mostraram empate técnico, com 51% dos votos válidos para Aécio e 49% dos votos válidos para Dilma. Houve ainda uma pesquisa do Vox Populi que deu 51% para Dilma e 49% para Aécio, empate técnico também. Essas pesquisas sinalizam uma eleição longe de estar decidida, uma disputa bem apertada.

Com baixa credibilidade por causa das críticas que sofreram no primeiro turno, essas diferenças entre institutos só causam danos à credibilidade das pesquisas. Eventuais pesquisas manipuladas não prejudicam somente o eleitor ou o candidato que é vítima de uma jogada política, prejudicam a democracia. Minam a credibilidade de um instrumento útil ao eleitor. Os institutos não são infalíveis. Podem errar. O que não podem é agir de má-fé.

*

Nas campanhas de rádio e TV, PT e PSDB travam uma guerra sobre a economia. A batalha é boa, porque obriga os dois candidatos a dizer claramente o que pretendem fazer na área econômica. Esse debate ficou em segundo plano no primeiro turno.

A presidente não admite erros na economia e joga a culpa pela inflação alta e o baixo crescimento na crise internacional. Aécio aponta fragilidades dessa argumentação.

O tucano fala em medidas impopulares e anuncia Armínio Fraga na Fazenda para agradar ao mercado. Dilma cobra de Aécio que diga quais seriam as medidas impopulares e mostra declarações de Armínio Fraga dizendo que o salário mínimo cresceu muito e que os bancos públicos têm de ser administrados de outra forma.

O tom duro da propaganda eleitoral, a chamada campanha negativa, acaba sendo importante para obrigar os candidatos a debater o que eles prefeririam deixar fora do confronto.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
76
  1. willians disse:

    Antes que as pessoas digam que o problema são os métodos, é bom citar que a ciência Estatística já está bem estabelecida e detém sim de instrumentos capazes de fazer uma leitura das situações. Nem mesmo o fato de vc dizer: “nunca fui, nem conheci ninguém entrevistado” serve de argumento, pois a quantidade de entrevistados (amostra) é sim bem pequena em relação à população (de mais de 140 milhões de eleitores)…Então, pq a discrepância entre os valores obtidos por diferentes institutos? Ora! A Estatística, assim como qualquer outra ciência, não está imune à manipulações tendenciosas. Mas isso não é ciência, isso é jogo de interesse humano, que é outra coisa…

    • lewilson magalhães disse:

      CONCORDO. OS INSTITUTOS MANIPULAM TENDENCIOSAMENTE A FAVOU OU CONTRA SUAS PREFERENCIAS

      • Antonio Carlos disse:

        Prezado,
        Indiscutivelmente a preferência é o Aécio, o candidato do capital e da Mídia Golpista.
        E a MANADA vai seguindo o seu caminho……. MMMMÚÚÚÚ, MMMMÚÚÚÚ, MMMMÚÚÚÚ, ….

        • Francisco. disse:

          Isto mesmo, vota naquela que defende que o menor pode votar, mas não pode ser responsabilisado pelos seus delitos, apoia terroristas na faixa de Gaza.O que mais evolui no Brasil é o crime organizado.Espero que sua família não seje vítima deste tipo de omissão do governo federal, tirar Joaquim Barbosa pode,mudar leis não pode.Viva Dirceu e Genuino amigos de luta armada da Dilma.

    • Coutinho disse:

      Concordo plenamente. Uma pessoa pode impressionar outras citando dados estatísticos manipulados. Acho que as pesquisas eleitorais deveriam ser proibidas, porque desvirtua a capacidade de escolha própria do eleitor. As pesquisas provocam o estouro da manada.

  2. walter.nobre disse:

    Caro, quando o eleitor é esclarecido, sabe que estas pesquisas, são manipuladas…isso aconteceu no primeiro turno, e virou motivos de piada…o Ibope e Datafolha…
    Mas o que é estranho, a Dilma reclamar de pesquisas, ela e o PT…no primeiro turno; ninguém viu ela se lamentar..
    Neste instante, como esta atrás do Aécio, e a tendência é piorar, a choradeira é garantida; isto sim, é falta de respeito ao eleitor;mostrem propostas, esqueçam as pesquisas.
    Já havia comentado antes, a mais de 6 meses, com a rejeição de quase 40%, a Dilma não consegue passar dos 50%; o Aécio ganha, por ter menor rejeição, e a Dilma, ainda colabora; quer apelar e não diz o que fará”…

    • Fachin disse:

      Este jogo de Pesquisas tá muito nebuloso…(parece que querem fazer os governantes ganharem de qualquer jeito)…Ai então temos que ler nas Entrelinhas do Noticiário…como as coisas estão se passando…isto vale dizer que se a Bolsa sobre o dollar cai, as noticias são favoráveis ao Aécio…porém se a bolsa desce e o dollar sobre, então as pesquisas são favoráveis à Dila…isto porque os grandes investidores preferem fazer seus investimentos com a economia caminhando num sentido favorável a eles…ao contrário disto, se forem contrários, eles tem a tendencia de se afugentar, ou mudarem seus investimentos para outros lugares, muitas vezes até para outros países…

    • Francisco Livino de Noronha Neto disse:

      Calma amigo!!! Pelo visto você está excessivamente convencido, mas, por enquanto ainda não é possível termos clareza do vencedor das eleições (até porque o eleitor é quem detém a última palavra),e este somente a dirá no dia 26 de outubro. Até lá quaisquer previsões são pura e simplesmente, meras previsões, e por isso mesmo nada tem a ver com a vontade do eleitor brasileiro.
      Além disso, amigo, não deixa de ser bastante contraditório você ao mesmo tempo que coloca dúvidas acerca dos Institutos de Pesquisas acreditar não apenas que o Aécio Neves está ã frentes como ganhará as eleições. Estamos em casa então em casa então desde que a sardinha venha para nossa mesa…!!!??? Sejamos prudentes pois no fim das contas alguém dos dois ganhará as eleições.

  3. Ewerton disse:

    Acho que essas pesquisas devem ser realizadas por órgãos internacionais, pois ta difícil confiar em algum instituto de pesquisa do país, diante de tamanha falta de critérios. O eleitor brasileiro é um completo analfabeto com números e muitos votam como o efeito manada. Aécio foi seriamente prejudicado com pesquisas que mostravam que ele não iria nem para o segundo turno, aí veio os números das urnas e provou-se que os institutos mentiram, erraram ou manipularam os dados. Ta na hora de alguém assumir suas responsabilidades …

  4. José Valente disse:

    Não acho que as pesquisas ajudam o eleitor escolher a melhor opção, elas são tendenciosas e não é a primeira vez que erram feio. Basta escolher o universo a ser pesquisado de modo a ajudar um determinado candidato. Na minha opinião, as pesquisas influenciam os eleitores indecisos de maneira “corrosiva”. A natureza dos humanos é de sempre vencer e isso pode afetar os indecisos e os eleitores que não têm compromissos com o fenômeno da eleição. Essas pesquisas deveriam ser proibidas.

  5. Celio Jorge Lasmar disse:

    Pessoalmente acredito que pessoas esclarecidas não guiam seu voto por pesquisas, mas é inegável que há uma influência das mesmas sobre algumas pessoas, as quais acham que ganham votando no politico que está à frente e muitas vezes isso será um desastre que só irão perceber no futuro. Creio que na verdade em nosso sistema político tanto faz o cidadão votar em um ou outro dos dois mais financiados pelas grandes corporações, pela ´mídia e banqueiros, pois nenhum deles vai realmente representar os interesses reais da maioria absoluta da sociedade brasileira, quanto às pesquisas acredito que no atual sistema político corrupto que assola a nação por parte de todos os partidos, a mesma não deveria ser publicada pela mídia devendo ficar restrita somente aos partidos políticos para uso interno em suas estratégias, pois há uma clara manipulação da sociedade brasileira menos esclarecida com esta festança de pesquisa eleitoral de fonte duvidosa quanto à sua decência.

  6. roberto disse:

    Não há dúvida que a pesquisa Sensus é suspeita. Dezessete pontos de diferença para o Aécio é completamente fora da lógica eleitoral. Mas esse tipo de fato não é novo. Em 2010 no primeiro turno as vésperas da eleição o Vox Populi publicou uma pesquisa que dava como certa a eleição de Dilma já no primeiro turno. Artigo publicado no portal Infomoney nos informa que a soma dos votos de Serra e Marima no resultado das urnas colocou 6,2 milhões de votos a mais sobre Dilma. Como na pesquisa Vox populi o instituto deu que Dilma tinha 16,2 milhões de votos a mais que seus adversários juntos, no compto final a diferença das urnas e da pesquisa foi de 22,4 milhões de votos. Dizem que o Vox Populi trabalha para o PT. Ontem publicou pesquisa. Dilma 45 x Aécio 44. Em quem devemos acreditar>

  7. Campos disse:

    Concordo!

    Voto no Aécio, mas acho um absurdo institutos de pesquisas projetarem uma diferença de 8 / 18 pontos de diferença em favor do candidato. Aécio não precisa disso. E não somos iguais ao petistas. Não queremos e não precisamos jogar sujo para ganhar a eleição. A verdade e a transparências são virtudes de uma sociedade civilizada e que aceita andar conforme o jogo democrático.

    • Ricardo disse:

      Realmente Aecio e seus robos contratados não são iguais a petistas, a diferença é que os tucanos usam a midia pra fazer o jogo sujo.

    • LUIZ - SOROCABA disse:

      Realmente é uma alegria súbita ligar a telinha e deparar-se com a notícia de que em Brasilia, na casa da presidente , e onde predomina a habitação de pessoas nativas no Norte e Nordeste, o resultado da pesquisa foi de 68% para Aécio e uns caraminguás para a adversária.
      Mas como disse aí o colega, a gente não é TONTO e sabe quando algo não está encaixado corretamente. E também por isso também é que temos noção em quem votar.

    • Rita Algaba disse:

      Minha cara me desculpe mais nós do PT também não precisamos disso, esta historia de pesquisa vem desde a época da Erundina, lá naquela eleição as pesquisas não eram lá muito confiáveis e caso não se recorde as pesquisas dava, como certa a vitória da Maluf

  8. José Valente disse:

    Não podemos acreditar que as pesquisas de intenções de votos sejam sérias. Recebi uma ligação no meu celular, aparentemente com a intenção de fazerem uma pesquisa desse tipo. A pessoa que ligou fez uma série de perguntas sobre meu nível de escolaridade e também funcional. Quando mencionei que o meu grau de instrução é o superior, a voz do outro lado da linha disse que minha situação não se enquadrava nesse tipo de pesquisa. Isso já aconteceu com várias pessoas que conheço.
    Portanto, não creio que as pesquisas sejam honestas.

  9. jairo disse:

    me mostre onde estão os entrevistadores??? por onde andão?? ninguém! sabe só Deus!

    Isso falo porque por morar em uma cidade de mais de 200 mil habitante clara e lógico que os centros de pesquisas deveriam visitem todos como minha cidades, mas fazer pesquisa somente em cidade que fulano de tal, não intencional conta outra….é pura manipulação e fraude eleitoral, já passou da hora de proibirem esse tipo de pesquisa, só deveria ser permitida a que entrevista 20 mil pessoas a ou mais, em varias cidade que o TRE escolher e não os centros, pois só assim evita manipulação nas pesquisas, e deveria ser realizadas pelo TRE e não particular.
    O TRE deixa corre a solta, tudo isso influencia no voto, pois uma mentira vira verdade.
    É isso que esta acontecendo hoje ! são muitas mentiras ventiladas no ar……
    Pois são pós-graduado na área, sei que não é assim que se pesquisa….
    O problema que quem quer o poder esconde as suas reais presentações o que irão fazer depois que assumir…………pois na velha política o discurso de campanha é um quando vencer é outro e o povo que se ferra.

  10. Paulo Batista disse:

    Não tem outro nome para dar a esse assunto : VERGONHA ! as pesquisas eleitorais são uma VERGONHA !

  11. antoninho de abreu disse:

    Estas pesquisas são um atentado contra a democracia. É a força da maquina do governo, querendo iludir a população. Sabemos todos nós, quais as armas que o partido que ai esta no governo para se manter no poder. Só relembrando, no caso do Mensalão, será que em sã consciência alguém acredita que o Senhor Lula, não sabia de nada, de duas uma, ou ele é um perfeito idiota, ou muito esperto, fico com a segunda opção. Isso só confirma que os meios de comunicação trabalham a favor do PT isso é uma vergonha.

    • Francisco Livino de Noronha Neto disse:

      Ainda que fosse verdade, ou seja, que os Institutos de Pesquisa trabalham para o Partido dos Trabalhadores como diz, isto seria muito pouco e ajudaria muito pouco considerando que um poderoso setor da grande mídia, que constitui (o Partido da Imprensa Golpista(PIG) está não apenas defendendo o candidato Aécio Neves o tempo todo (como tem utilizado todos os meios para prejudicar a candidata) Dilma Rosseff através de projeções e dados econômicos e sociais duvidosos, como por exemplo, ignorar a existência de uma crise internacional, que, e como é natural imaginarmos após quase 7 anos nos atingiria. Mas, muito diferente como aconteceu pelos menos três vezes no governo de Fernando Henrique Cardoso, o País, não foi de imediato atingido com vultosas quantias de capitais estrangeiros (e, isso ocorreu exatamente pelo fato do Brasil de dispor de reservas cambiais que lhe permitisse) enfrentar essas situações difíceis, quando, hoje, dispomos de 380 bilhões. E acrescente-se que hoje a população brasileira dispõe de poder compra, outra coisa bem distinta, daqueles tempos de FHC NA presidência da República.
      Assim como não é demais destacarmos hoje o potencial do mercado interno brasileiro graças o fato de termos criado nos governos Lula e Dilma o maior Programa de Combate a Pobreza que retirou o Brasil do Mapa da Fome (ou seja, não faz mais parte do grupo de 35 países) que estavam incluídos neste campo conforme a Organização das Nações Unidas (ONU).
      Por fim, cabe mencionar que as últimas denúncias são, inclusive, um exemplo claro da maneira como age este setor golpista da mídia, que, na verdade, com isto ressuscitou cadáveres há muito sepultados, e que já estavam em processo de investigação, e, por isso mesmo, é injustificável que a mesma transitando em segredo de justiça como é comum nesses casos, venha a público justamente no momento de uma campanha eleitoral (quando, sabemos muitos bem, que não poucos casos) de corrupção envolvendo o PSDB sequer são, ou fora citados (aliás, quando assistimos qualquer programação) pouco sabemos dos andamento desses casos.
      Será uma mera coincidência essa benevolência tão grande com o PSDB. Não parece. E isso é muito fácil de entender: afinal, o candidato Aécio Neves é o preferido da grande mídia conservadora, do capital financeiro nacional e internacional e das elites conservadoras. E também não é uma mera coincidência o fato deste ter indicado Armínio Fraga, Ministro da Fazendo já que este é um represente do capital financeiro.

  12. DAVID SANTOS disse:

    O maior problema do PSDB é que eles entre proteger a população e proteger o capital, sempre optam pelo capital e dane-se a população, em especial a mais pobre que não tem como se proteger minimamente. A classe C, como já viveu na “merda” não sente tanto o retrocesso. Agora, se começar a sentir… preparem-se para novas quebradeiras, manifestações, xingamentos de todas as partes, em especial do governo tucano, que gosta de bater em professores e chamar aposentados de vagabundos.

  13. Brasileiro disse:

    Foi nitido e claro que no 1° turno houve apresentação errada dos números de pesquisa por todos os institutos. Aécio nunca foi o 3°. Um mês antes do 1° turno ele já falava que iria com Dilma para o segundo turno. Estava muito convicto. Qual é a tática do negócio. Simples. Deixe o Aécio em 3° (mesmo com a certeza numerica que ele estava em 2°) e a Marina bem próximo da Dilma. Desta forma, a Dilma ataca a Marina e não o Aécio e assim ele ganha espaço. Faltando 3 dias para o 1º turno, recolocam ele no devido lugar (mudança rápida para um número +/- de 10 milhões de eleitores) para mostrar para a população que gosta de ser influenciada que ele é o candidato oposto a Dilma. Como é fácil enganar o povinho Brasileiro. Vai ganhar quem estiver em 1° faltando dois dias para o 2º turno. Os institutos não vão querer mostrar incopetência e vaforetismo.

    • LUIZ - SOROCABA disse:

      Essa mágica toda quem estava orquestrando ?? O PSDB ?? se assim fosse , PT que já é uma jararaca por motivos bem mais irrelevantes, teria soltado seu veneno como bem o faz. Idem idem fossem as agências de pesquisa as matreirices.

      O PT ?? não interessaria à êle essa manobra

      à Marina, menos ainda

      então , compadre, você está navegando na maionese

  14. Jonathan Gonçalves disse:

    Essas pesquisas mais atrapalham que ajudam. São, na maioria das vezes, distorcidas devido a interesses. Mesmo os institutos de “maior credibilidade” erraram feio no primeiro turno em várias circunstâncias.

  15. Pasquale disse:

    Para que o País sobreviva,é totalmente necessário que o Aécio seja o Presidente.
    Estamos tipo sinuca de bico,e o Nobre Manteiga nunca viu uma mesa de sinuca na vida.

    Ter, 14/10/2014 às 08:38

    Caixa estima crescimento zero para o crédito imobiliário

    Acabou o milho,acabou a pipoca…

    • Edson Souza disse:

      Antes de privatizar as teles o governo tucano tinha investido 21 bilhões e a venda se deu por 8,8 bilhões. Sem contar que em diversas localidades distantes onde somente um orelhão atendia uma comunidade, por questão de custo,isto deixou de existir (ficaram sem orelhão e celular). A CSN, foi comprada por 10,5 bilhões, dos quais 10,1 bilhões são de moedas podres (vendida aos “compradores pelo próprio BNDES) e tiveram ainda 12 anos de financiamento. A maioria das empresas antes de serem privatizadas tiveram investimentos e suas tarifas aumentadas, sem contar que a maioria dos passivos trabalhistas (pois antes de privatiza-las, na maioria das empresas houve uma forte campanha pelos PDVS) foram pagos pelo governo. Estes dados podem ser todos documentados no livro Ö Brasil Privatizado”de Aloysio Biondi

  16. Joaquim disse:

    Hoje é 14 de outubro, mas pela margem erro destes institutos: FELIZ NATAL.
    A eleição vai ser decidida na urna. É a hora da mudança. Como dizia Eça de Queiroz: ” Politico e frauda devem ser trocados frequentemente e pelo mesmo motivo”.

    • Edilson disse:

      Certo, “políticos e fraldas devem ser trocados frequentemente pelo mesmo motivo”. Eça é sábio. E aposto que na sua sabedoria, ele não trocaria uma fralda por outra já suja.

  17. Sucaneiro disse:

    Diferenças de pesquisa

    As diferenças das pesquisas, pelo menos aqui no Paraná, refletem aquilo que existe de mais sórdido em relação a realidade eleitoral no Brasil como um todo. determinas pesquisas são feitas apenas nos redutos de certos candidatos, resultando daí esta balburdia de números que em nada ajuda o processo de livre escolha do (da) candidato a Presidente.

  18. Mrodrigues disse:

    Se o Cajuru tem razão no vídeo que percorre as redes sociais, uma vitória do Aécio seria o caos para o País. Seria a vitória do mau sobre o bem! Não adianta pesquisas faraônicas. O povo sabe que a mudança de poder se faz necessária num estado democrático. Mas,toda cautela é pouco, pois não podemos mudar, entregando o País nas mãos de elementos com posturas nocivas a si próprio. Chega de desequilibrado administrando para a sociedade brasileira.

  19. Jorge disse:

    Tenho 62 anos de idade e nunca foi pesquisado para nada.

  20. Marcio Antonio Bassetto disse:

    E no primeiro turno então ??

    Moro em SP e como sou representante comercial, viajo por varias cidades do Estado. Todos do meu relacionamento, e que não são poucos, disse que votaria no Aécio. E nunca foram abordados por pesquisadores.

    Considerando que é o maior colégio eleitoral do pais, fica divicil entender !!!

    No segundo turno, SP vai dar uma vitoria ainda maior para o Aécio, mas se vai ser suficiente para compensar a região norte, ai é outra história.

    No Paraná também, o Aécio já ganhou e no sugando turno vai ser ainda maior. No Rio Grande o Aécio vai virar, uma vez que a diferença foi pequena, e tem a cor do mapa eleitoral, onde os gaúchos não vão pintar de vermelho. Em Minas vai ser parecido com o Primeiro turno, dai não desequilibra.

    É o que acho.

  21. Tania Carlos lopes disse:

    Estas pesquisas prejudicam, realmente o eleitor e a democracia, sim, pois como ainda estamos “engatinhando ” no processo democrático e a maioria do eleitorado se baseia em informações liberada pela mídia tradicional, acredito que o eleitor acaba sendo influenciado pele mesma. Eu por exemplo, não preciso de assisti horário politico e não de tomar conhecimento sobre pesquisa, pois sei em quem vou votar, como muitas pessoas que conheço. Não precisa ser muito inteligente, pra perceber que apesar dos problemas do país ,que acontecem ha mais de 500 anos,principalmente na política, não serão resolvidos como um ” passe de mágica”, vai levar tempo…mas É POSSÍVEL perceber que houve significativa melhoria na vida da maioria das pessoas com o governo do PT , por isso e muito mais, Voto na Dilma!!! Quem não consegue ” enxergar” desta forma só estão preocupados com seus próprios interesses… e se esquecem, ou não sabem que devemos pensar de forma coletiva…

    • Abel disse:

      na minha opinião o que ha no Brasil, é uma sensação de carencia paternal, o pt e o psdb sabem bem disso, nao ha como negar que existem os que gostam do pt e do lula, e outros que nao gostam porque se for analisar como diz o comentario democraticamente nao votariamos em nenhum,

    • Paulo Sergio Silva disse:

      oi Tania, Voce escreveu tudo que eu penso, mandou muito bem. Acho que a maioria da população percebe o quanto o Brasil melhorou, mas tem muita gente que não gosta de ver o pessoal mais humilde melhorando de vida. Não estou falando do pessoal que recebe bolsa familia não. Estou falando da classe C, que hoje pode viajar de avião, comprar carro. Isso incomoda a muita gente.

      • Pasquale disse:

        Com essa mentalidade…o que incomoda é ser roubado como fomos e os eleitores do PT,falando qualquer coisa para encobrir,escamotear,minimizar,diminuir e quem sabe até achar normal.
        Como que eu vou me incomodar com o meu irmão ter melhorado de vida?
        Claro que não, meu lema é…”LIBERDADE,IGUALDADE E FRATERNIDADE”

    • regis silva disse:

      Tania, sabias palavras, o estado de são paulo esta a mais de 20 anos no comando dos playboy, aqui não tem violencia, nao tem transito, não tem pedagios, nenhum,não tem agua, vejam é o melhor estado do mundo, kkkkkkk não tem agua.

  22. NERSON disse:

    Quem conhece pesquisa, e conhece esses institutos sabe que eles estao cometendo erros gravissimos de amostragem (desvios). Alguns por premencia de tempo, outros por incompetencia e outros propositalmente para favorecer o candidato do Governo.

  23. Ronald Rangel disse:

    Até que enfim vi uma reportagem de alto nível. Não é tendenciosa e fala a verdade. Infelizmente se fossemos votar por pesquisas este segundo turno seria entre Marina e Dilma, não acha?

    • João Muller disse:

      A melhor pesquisa é a das urnas. Dia 26 vai dar Dilma 13 ! O povo não quer o retrocesso chamado PSDB. Quem viveu na época do Fernando Henrique Cardoso lembra muito bem do desemprego. Hoje em dia todo mundo pode fazer faculdade, comprar casa, comprar carro ! Por isso vamos de Dilma !

  24. Vinicius Garcia disse:

    Na França e em outros países, pesquisas não podem ser divulgadas em véspera de eleição, o que houve no primeiro turno foi no mínimo criminoso, a furada que deram os institutos na Bahia e no Rio Grande do Sul, demonstram a que eles sevem. O eleitor só perde quando ao invés de exposição de programas e propostas, se vê direcionado a votar como se fosse corrida de cavalos, aonde o que vale é a aposta no vencedor.

  25. Rubens disse:

    Boa tarde.
    Nos dias 15/07 e 16/09 fui “sorteado” e convidado a opinar pelo mesmo ‘instituto on line’ (!!!). Detenho formação com pós-graduação e posso certificar: são capciosas e indutivas as perguntas; que nenhum serviço positivo prestam à democracia, tais pesquisas. É meu testemunho.

  26. A Rangel disse:

    Talvez o que não tenhamos percebido é que a parcela que não vive de bolsa família quer uma alternância de poder. Ela é mais sadia do que a promessa de mudanças de quem se encontra no poder. A maior mostra de que não haverá mudanças se não mudar quem preside o país foi a reação inócua da nossa presidente diante das declarações de Paulo Roberto Costa e do doleiro Youssef. Ela até tentou reagir, demitir todos os envolvidos, mas está amarrada pelos acordos partidários que a sustentou até agora no poder. Não há como mudar, já está contaminado e doente.
    O país está envergonhado.
    Foi isso que uma parcela do povo viu e entendeu, o que explica claramente os dados das últimas pesquisas.
    O PT não tem condições de conduzir o país em um modelo desenvolvimentista sem abrir mão do modelo populista. São antagônicos.
    A cidade que moro experimentou algumas alternâncias de poder entre o PSDB e o PT.
    O que vimos foram grandes estagnações durante as gestões do PT e grande impulso desenvolvimentista durante a gestão do PSDB.
    Aqui o PT não consegue fazer mais do que um mandato, enquanto o PSDB fez 4 gestões consecutivas.
    O Brasil hoje mostra claramente as suas diferenças regionais, uma população do norte e nordeste que se identifica com a política populista, e o restante do país que se identifica com a política desenvolvimentista.
    Há uma ameaça de um racha nunca antes cogitado desde a independência do país.
    Movimentos contra nordestinos começaram a aparecer nas redes sociais e na internet.
    Mas tenho certeza que a democracia prevalecerá e que quem governa, governará para todos!

  27. Tenho quase 69 anos e não me iludo. O povo continuar sendo joguete nas mãos dos interesses de grupos econômicos, que se utilizam a Grande Mídia que está concentrada em sete ou oito famílias para oferecer o resultado que querem. Estão fuzilando a Presidente Dilma, escondendo todas as ações positivas do seu governo, ao mesmo tempo, escondem as imperfeições do candidato Aécio, não deixam o povo raciocinar, tampouco comparar um e outro. Jogam no ar acusações e criam um preconceito irreparável. Falam em combater a corrupção, escondendo que Grandes Mídias no Brasil são atores de atos de corrupção, sonegação de impostos, invasão de terrenos públicos e demais atos ilegais. Defendem a alternância do poder no âmbito federal e esquecem que no âmbito estadual um grupos de pessoas mandam e desmandam por vinte anos, para uns pode tudo, para outros nada é permitido. Onde está a democracia midiática?

    • SÉRGIO C. FRANCISCO disse:

      PERFEITO, PRA PRESIDENTE O MESMO GRUPO Q PROPOE A ALTERNANCIA NO PODER COMO ALGO DEMOCRATICO, NÃO LARGA O OSSO EM SÃO PAULO. OLHA A COMPETENCIA ADMINISTRATIVA AI. QUERO AGUA PRA BEBER E TOMAR BANHO (COISAS BASICAS), MAS, NÃO TEM, ACABOU OU TÁ ACABANDO… . ABRAÇOS.

  28. Ivens Irati disse:

    Pois então! Se todos sabem que as pesquisas podem ser manipuladas, não seria prudente, em nome da proteção da informação verdadeira, divulgada amplamente na mídia, obrigar-se a divulgação da margem de erro igual a média do erro aferido na última eleição? Esse não seria um mecanismo auto regulador, que faria com que o público pudesse julgar até que ponto a informação é verdadeira?

  29. Pesquisas encomendadas por empresa de comunicação e outras, falsamente desinteressadas, não ajudam em absolutamente nada no processo político. Chamar de democracia um sistema que acredita que todos se comportam como gado é uma falácia mais do que desgastada. As pesquisas deviam ser instrumentos de aferição restritas aos verdadeiros interessados, que são os partidos políticos e seus candidatos. A divulgação dos resultados deviam ser por conta destes, também. Já a credibilidade e a aceitação ficariam por conta do eleitor. Reitero que empresas deveriam se abster. sendo bem intencionadas, de encomendar e divulgar pesquisas. As pessoas devem sr estimuladas a agir por suas próprias convicções, não pelo ”espírito de manada”.

  30. Ado Silva disse:

    Acho que a divulgação pública de pesquisas deveria ser proibida pela legislação eleitoral.
    Se partido ou quem quer que seja quiser pagar por uma pesquisa, que fique à vontade.
    Mas o resultado não poderia jamais ser divulgado extra-muros, para não viciar o resultado que realmente interessa, a contagem dos votos.

  31. Paulo Batista disse:

    Eu até acho a alternancia do poder uma prática saudável. Porém no Brasil não existem partidos sólidos. Nessa eleição já existiam 28 partidos. Isso é brincadeira. Precisamos urgente de uma reforma política para acabar com essas siglas fantasmas que se vendem por qualquer 100 reais.

  32. Devanilton pereira disse:

    no governo do FHC não foi de todo rui’m, mas também não foi dos melhores. Ele mudou a lei das aposentadorias ,acabou com a insalubridade, e introduziu o fator previdenciário para diminuir o valor das aposentadorias.Sem contar a tabela do imposto de renda que ficou quase quatro anos sem correção. Estes projetos afetavam diretamente as pessoas de classe media baixa. o Aécio já falou que vai mexer na idade da aposentadoria.

  33. Walter Simões disse:

    Com relação a pesquisa apresentada ontem pelo Instituto VOXBRASIL/VOZ DO POVO (VOX POPULI), considero-a ALTAMENTE SUSPEITA E JUSTIFICO: Visitei o Site deles, e constatei a apresentação por eles com fotos de dezenas de pessoas com propagandas favoráveis ao PT e nenhuma do PSDB, é ou não é manipulação?

  34. MARCOS ROCHA disse:

    Concordo plenamente com Kennedy……….não dá para confiar em nenhum instituto de pesquisa,pois tiveram erros absurdos como na Bahia e Porto Alegre.

    Outra coisa são as abstenções que ninguém consegue prever,pois entre brancos nulos e abstenções deu maior votos que o Aécio.

    Mas não tem como esconder que uma parte da imprensa e os institutos estão trabalhando a favor do Aécio.

    Esta eleição esta lembrando muita eleição de 1989…………só espero que não ganha um novo Collor

  35. mauricio jose da silva disse:

    Haa A velha mídia,aqui no Rio Grande Do Sul a RBS elegeu os dois ultimos senadores. ex Jornalistas Ana Amélia, e agora o Lasier Martins

  36. Nunca conversei com alguém que já tenha sido entrevistado para estas pesquisas,

  37. jairo disse:

    O que vou postar aki não é sujeira divulgar, mas esconder os fatos sim!
    vejam bem os campeões da corrupção ……e porque a justiça não toma providencias …
    pois com disse o Aecio que com o dinheiro de desvio construiríamos muito pelo o povo. Mas a fala dele só uma falácia veja quem é quem nessa historia toda…… Porque os que denunciam corrupção do PT não fala que todos que comentaram crimes julgados e condenados….mas o senta em cima do Rabo e fala, e outra porque a justiça não julga nada deles?? Vejam bem a situação. “O mesmo pau que bate no Chico bate no Francisco” uma verdade nua e crua doa a quem doer sem pacto mutuo nessa hora !

    RANKING DA CORRUPÇÃO HISTÓRICA NO BRASIL

    Decimo Lugar
    10-Máfia dos fiscais—(não julgado)-18milhões–PSDB paulista.
    Nono Lugar
    09-Mensalão (julgado )—55 milhões—-( PT ).
    Oitavo lugar
    08-Sanguesuga–(não julgado)–140 milhões—–PSDB.
    sétimo lugar
    07-Caso Sudan–(não julgado)–214 milhões—–PSDB.
    sexo lugar
    06-Operação Navalha da carne-(ñ julgado)-610
    milhões-DEM.
    quinto lugar
    05-Anões do Oeçamento—(julgado)-800 milhões-
    PMDB,PFL,PTB
    quarto lugar
    04-TRT de São Paulo–(julgado)-923 milhões–PMDB.
    Os campeões de desvio

    terceiro lugar _
    03-Banco Marka–(não julgado)1,8 BILHÕES——PSDB.

    Segundo lugar_ de novo!

    02-Vampiros da saúde—(nãojulgado)-2,4 BILHÕES -PSDB.

    Primeiríssimo lugar de novo!

    01-Banestado-(não julgado)-42 BILHÕES–PSDB.

    È tri campeão!!!! rumo ao Tetra!! depois fala em pessoas honestas e quem não ha corrupção!!
    E quem perde é povo com essas mentiras !

  38. FEUBER disse:

    está claro que o ibope e data folha perderam credibilidade.. aécio está muito a frente de dilma.. os indicativos demonstram, por exemplo no DF, segundo o próprio ibope, aécio tem 69, contra 31 de dilma..

  39. fernando Cantarino disse:

    O bate papo é sobre pesquisa eleitoral e não politica sobre quem está cego e não vê os erros dos outros. No primeiro turno a pesquisa apontava um candidato próximo dos 50% outro próximo dos 30% e o último com 15%. Se não houve manipulação porque no frigir dos votos um aparece com 43%, perde 7 pontos, outro aparece com 22%, perde 8 pontos e o outro aparece com 34% ganha 18 pontos. Discordo dos comentários preconceituosos acima de que é falta de informação ou voto de cabresto, ou é a população humilde etc. Certo é que nós mudamos e não nos deixamos levar pelos institutos midiáticos corrompidos mais não. No meu Estado mudaremos de mãos o comando e já estamos nos preparando para o que vier e pasmem, já se cogita administração bi-partidária. gravem isto. Somos brasileiros mais evoluídos, não queiram nos enganar.

  40. CESAR MONDAINI COUTINHO disse:

    AS PESQUISAS ELEITORAIS SÃO COMO SUCESSOS MUSICAIS EM PROGRAMAS DE TV, QUEM PAGAR MELHOR “JABÁ” FICA COM A AUDIÊNCIA.

  41. O PARTIDO DOS TRABALHADORES É UM PARTIDO QUE VISA O CIRCO DE PÃO E ÁGUA. UM PARTIDO ULTRAPASSADO QUE NÃO SABE LIDAR COM A COISA PÚBLICA. VEJO QUE JÁ ESTÁ NA HORA DE MUDAR E FAZER COM QUE OS RESPONSÁVEIS DEVOLVAM AO ERÁRIO PÚBLICO O DINHEIRO DOS NOSSOS IMPOSTOS E PARAM QUE SEJAM APLICADOS REALMENTE NO SOCIAL. FORA PT.

  42. Fernando M.A. disse:

    Qual a real utilidade das pesquisas eleitorais para o eleitorado?
    Eu sei que tem suas utilidades para os candidatos, de onde focar mais a campanha, quais grupos possui mais apoio, etc. Assim uma pesquisa errada prejudicaria mais quem está na frente por ocultar as falhas da campanha.
    Mas para um eleitor comum é mais um fator de curiosidade e só. Dizem que tem pessoas que mudam o voto para quem está na frente, mas eu conheço mais pessoas respondendo pesquisas eleitorais do que alguém que define o voto desta forma!
    Desta forma institutos de pesquisa que erram tanto numa pesquisa eleitoral não afeta a democracia, afeta só a sua credibilidade, pois jamais contrataria um instituto que erra tanto uma pesquisa.

  43. José Carlos Damaceno disse:

    Essa semana o Brasil ficou pasmo com uma pesqueisa que foi feita segundo li aqui mesmo na pagina o IG que foi feita somente em cidades onde aécio tinha ganhado de Dilma no primeiro turno isso sim é escandaloso e gravissimo do ponto de vista etico.

  44. Luis disse:

    SE TODOS PERCEBEREM, O QUE SIGNIFICOU OS APELOS E PROTESTOS DE 2013, IRIAM PERCEBER, QUE OS MANIFESTANTES NÃO QUERIAM TIRAR ESTE OU AQUELE DO PODER, E SIM, A PROMESSA DE COMPROMISSO COM A MUDANÇA DE POSTURA DOS GOVERNOS DESTE PAÍS… ATENDENDO AOS ANSEIOS DE DEVOLVER O BRASIL PARA OS BRASILEIROS, E DAR DIGNIDADE A TODOS,TRANSFORMANDO NOSSO PAÍS MAIS LIMPO E JUSTO!!!!

  45. Carlos/SP disse:

    Já foi provado em matéria divulgada aqui ontem que a pesquisa da Sensus foi totalmente manipulada com vantagem de 17 pontos para o Aécio, pois a mesma foi feita somente em SP e MG. Se a mesma pesquisa fosse feita em SP/MG e em um Estado do Nordeste daria vinte pontos de vantagem à Dilma. Por isso eleitor vote de acordo com a sua consciência, sem se influenciar por pesquisa.

  46. Victor disse:

    Há mais de 20 anos voto 13 e nunca fui questionado por nenhum Instituto, nem conheço ninguém que foi. A única função destas pesquisas é aliciar o eleitor menos esclarecido ( de qualquer parte do Brasil ).

  47. João Alberto Afonso disse:

    Caro Kennedy – As pesquisas, não só agora, mas em eleições anteriores errou feio e, exatamente por isso nenhuma delas merece credibilidade. Entendo e grande numero de pessoas com quem converso, que há incontroversa manipulação, bastando observar, usando a boca de urna, o empate técnico da minha Marina com o Aécio e deu no que deu, inclusive em relação a grande margem de vantagem dada para a DILMAPETROBRÁS. Portanto, você tem absoluta razão quando fala em grande mau para a democracia.

  48. José Portocarrero disse:

    O TSE não pode se limitar a ficar registrando burocraticamente essas pesquisas; tem que fiscalizar os procedimentos, as metodologias, as documentações e os resultados de cada uma delas. É inaceitável que a sociedade fique exposta a pesquisas suspeitas e/ou tendenciosas. Por exemplo, hoje os portais de notícias divulgam que o diretor-geral do Vox Populi se reuniu com o ex-presidente Lula anteontem para avaliar o cenário eleitoral… O trabalho do Vox Populi há muito tempo precisa ser averiguado pela Justiça Eleitoral, assim como os de outros institutos do ramo.

  49. Mario Moraes disse:

    Camaradas, favor pedir a conta!
    Se vocês voltarem a ser o verdadeiro trabalhismo, talvez, voltem a conseguir meu voto em 2018.
    Cordialmente.

  50. Marto disse:

    A isto é publicou pesquisa da sensus dando larga vantagem a Aécio, logo depois cobrou explicaçõs e denunciou que a mesma foi tendenciosa por que havia sido realizada em sua maioria nas cidades onde Aécio havia tido ligeira vantagem sobre dilma, hora como sabemos não é a quantidade de cidades em prol deste ou daquele candidato que importa e sim a inferência do nº de pessoas inseridas na pesquisa em relação a o nº total de eleitores destas cidades, explicando: se todas as cidades pesquisadas tiverem o mesmo nº de eleitores, então a pesquisa foi tendenciosa e dirigida, se não então o argumento utilizado cai por terra, em tempo a isto é publicou nova pesquisa da vox populi dando uma pequena vantagem a dilma, é mais que notório a imparcialidade da isto é e da vox populi no cenário politico nacional em prol do pt, vale lembrar que a primeira vez que lula apareceu em capa de revista de grande circulação nacional foi justamente a isto é.

  51. Juvencio disse:

    Bom lembrar que os grandes institutos apontavam Aécio fora do segundo turno ! Além disso eles receberam R$ 12 milhões da campanha de Dilma .

  52. Claudio de Alencar disse:

    Eu acho que pesquisas devem ser proibidas, quer queira ou não elas influenciam principalmente os indecisos, os partido que façam suas pesquisas para saber há quanto andas seu índice de aprovação.

    • Joao Carlos disse:

      Apoiadíssimo, concordo com você em 100%. Porque não fazem pesquisa de contentamento do povo com serviços públicos que pagamos e não temos. Se forem bem avaliados saberemos que está sendo feito um bom trabalho em uma região ou outra.Caso contrário saberemos que temos que mudar. O Brasil é muito grande, e estas pesquisas não informam a gente. VOCÊ TEM TODA RAZÃO AMIGO. PARABÉNS

  53. Lauro disse:

    O PT não fez nada neste 12 anos no poder, tudo o que ele fez foi copiar e manter o que fez o governo anterior, qto. opisição eram contra o fator previdenciario, contra a não correção da tabela de imposto de renda, como governo não fizeram nada pra mudar pelo contrário querem ampliar as recardações,o bolsa familia nunca foi uma obra do PT. e sim criada pela saudosa Rute Cardoso.

  54. João Carlos disse:

    O maior problema das eleições é que uma grande parte da população encara isso como se fosse torcer para um time no Brasileirão, nem ao menos se dão conta que só temos a perder por uma má administração. Brasileiro em uma grande parte vota não em quem ele acha que é o melhor, vota naquele que acha que vai ganhar (olha o Brasileirão de novo). Acho que pesquisas só alimentam a máquina da mídia, visto que muitos votam em “fulano de tal” porque vai ganhar mesmo, e como disse brasileiro não gosta de perder, SÓ QUE PERDE, vota errado e depois quando o caldo entorna vem a história “eu não votei neste”. Pesquisa nunca mudou meu voto e nunca mudará, quero ver as propostas se são aceitáveis e boas num todo. É ridículo um país que está indo “gráfico abaixo”, fazer protestos de mudanças e depois ficar na mesma. O mundo lá fora deve pensar “são doidos estes brasileiros” quebram tudo, depois acham o Brasil um paraíso. Pessoal VOTEM em quem você acha que vai ser o melhor para o país, e não vão nas pesquisas e nem em promessas milagrosas. VOCÊ TEM O PODER NAS MÃOS, USE-O.

  55. Guilherme Orlandini disse:

    Eu realmente não entendo qual é a utilidade da divulgação das pesquisas. Desculpem se eu estiver errado, mas vejo que a única utilidade dessas pesquisas é direcionar o voto do eleitor, naquela máxima de “não quero perder meu voto, por isso vou votar naquele que está ganhando”, o tipo caso de “Maria vai com as outras”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-25 19:43:24