aki

cadastre-se aqui
aki
Entrevistas
28-10-2014, 21h55

Dilma admite reforma política via referendo

Presidente afirmou que pode chamar Aécio e Marina para conversar
40

KENNEDY ALENCAR
Brasília

Em entrevista ao SBT, a presidente Dilma Rousseff disse que a reforma política pode ser implementada por meio de um plebiscito ou de um referendo. Até então, a presidente pregava apenas o plebiscito.

O referendo é uma consulta popular depois de ser aprovado um projeto pelo Congresso. Já o plebiscito pede que a população aprove tópicos antes de o Congresso analisar a nova legislação. O plebiscito guia a reforma. O referendo a endossa ou reprova.

Na base de apoio da presidente no Congresso, sobretudo no PMDB, há resistência ao plebiscito e preferência pelo referendo.

Dilma também afirmou que poderia convidar o senador Aécio Neves, candidato derrotado do PSDB à Presidência, e a ex-senadora Marina Silva, que disputou o Palácio do Planalto pelo PSB, para conversar sobre a reforma política.

A presidente defendeu a criminalização da homofobia. Afirmou que está bem encaminhada uma visita de Estado a Washington e que terá uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no encontro do G-20 (grupo das 20 maiores economias do planeta), no mês que vem, na Austrália.

Obama telefonou hoje para a presidente, a fim de lhe dar os parabéns pela vitória de domingo. O americano a aconselhou a descansar por uns dias. Dilma passará dois ou três na praia, na Bahia.

Sobre uma nova CPI da Petrobras, a presidente afirmou que não colocará obstáculo, caso o Congresso queira criá-la em 2015. Declarou que não aceitará indicações políticas para estatais no segundo mandato. Ressaltou que, desde 2012, não permite apadrinhamento político na Petrobras.

A presidente disse que chamará empresários para conversar, numa atitude de maior diálogo na comparação com o primeiro mandato.

Veja a íntegra da entrevista ao SBT:

Comentários
40
  1. antonio barbosa disse:

    Que coisa hein, nenhum comentário. Acabou a festa. É hora de limpar o salão, jogar os restos fora e nem pensar em convidar essa gente outra vez. Pois é, né! Acho que o PT tá com medinho, se num acha não? Afinal de contas a metade da população quer vê-los pelas costas. Esse papinho de vou chamar esse ou aquele só demonstra que esses mulambentos da política são apoiados por apedeutas como eles, a chamada esquerda caviar. É assim mesmo, “todo povo tem o governo que merece”. Espero que o PT tenha aprendido a lição, eles não são donos do Brasil e não é só eles que sabem fazer maldades.

    • walter.nobre disse:

      “Caro, eles tentaram o plebiscito, para impor grupos comunistas organizados…o congresso, não vai cair nesta…agora querem referendo…tentam emplacar o Bolivarianismo, pelo menos iniciar…mas o Congresso não vende seu passe; terão que fazer uma revolução no futuro.
      Por essas e por outras, eles não reforçam nosso Exercito e muito menos nossas policias; por isso a Dilma, quer CENTRALIZAR, as forças da PF…querem ter o comando aparelhado; desta forma, seriam forças, completamente,nas MÃOS DO PT…eles querem dominar, e nomear, definitivamente o REI”!!!

      • Wilson Alexandre disse:

        Quem diz que o Comunismo pode ser implantado no Brasil, ou que o Brasil vai virar Cuba, realmente não sabe o que está falando.

        Pergunto a você: COMO O PT VAI FAZER ISTO ?

  2. Brasileiro Patriota disse:

    Interessante !!!… falar em criminalizar os mensalões de SEU governo ela não fala… isso que é tirar o foco de assuntos que REALMENTE tem importância…

    • HILDA disse:

      Fico indignada ao ver que um dos maiores causadores do MENSALÃO, JOSÉ DIRCEU estão se saindo pela tangente, digo se safando e deixando milhões de brasileiros mortificados.
      Logo,logo ele estará entrando pela porta da frente.
      BRASIL, MEU BRASIL BRASILEIRO …….

      BRASIL ,BRASIL ♪ QUERO VER SUA CARA ♪

      • Renato Santos disse:

        Quem deve à Justiça deve pagar… todo e qualquer ato de corruupção deve ser investigado, julgado e punido seja governo ou oposição, e caso você ignore o fato, a presidência não pode fazer isso… mas se realmente esta tão indignada deveria ir a luta pelos seus direitos.

    • Isto mesmo, ao invés dela se preocupar com os crimes hediondos como o Mensalão, a corrupção na Petrobras, quer a todo custo conter pequenos deslizes. Não adianta impor, o que cada um guarda dentro de si.È a mesma coisa que o racismo, não é por causa da cor da pele, dos números de saldo nas contas bancárias, não é devido ao local de nascimento, o que a sociedade reclama é da falta de respeito, da falta de civilização, da falta de maneira de portarem-se. Quanto a cor da pele, existem brancos discriminados também pelo próprios brancos. Convém aceitar-se do jeito que Deus os fez.O primeiro passo é a aceitação.

  3. Chico disse:

    Boa ideia, quando a gente precisar de fazer maldade – chama vcs!!!

  4. gleison luis lira da silva disse:

    EITA MULHER ARRETADA, VAMOS COMBATER A CORRUPÇÃO QUE O NORDESTE ESTARÁ SEMPRE COM VOCÊ. PSDB E ELITE NUNCA MAIS.

    • cesar sampaio disse:

      Não adianta ter essa raiva da “elite”, haja vista que são eles quem paga os impostos que são revertidos em benefícios para os necessitados(inclusive do nordeste), são eles quem oferece emprego para o povo, abra sua mente e não fique com esse senso comum tentando atacar a qualquer custo eles. Pense num Brasil sem a “elite”, quem iria oferecer emprego?quem iria “sustentar” os necessitados? O governo?o governo não tem dinheiro, ele apenas gere o dinheiro do povo.

  5. Danton Robespierre Machiavelli Mirabeau disse:

    Em ambos os turnos da recém-finda campanha eleitoral falou-se bastante sobre as pretensas minorias, quais sejam: negros, gays, pobres, etc. Todavia, quero crer que nenhum dos integrantes desses grupos foi eleito para os cargos de Senador, Governador (e Vice) e Presidente da República (e Vice). Para os demais cargos, ou seja: Deputado Estadual e Deputado Federal, pela complexidade em sabê-los eleitos, presume-se que o foram em número mínimo, já que não foram motivo de destaque na mídia. Por que será, hein? EM TEMPO: Nos próximos quatro anos de Governo da Presidente Dilma serão “indicados” os cinco novos Exm.ºs Ministros do STF, em vagas regulamentares. Portanto, a Corte será 100% “petista”.-

  6. Carlos disse:

    Homofobia!, que assunto “importante”…..eu faço parte dos 51 milhões de Brasileiros que é oposição e vou cobrar da outra parte dos eleitores de dilma a decência na politica coisa quase impossível.

    • raoul z filho disse:

      Sr. Carlos

      Merece toda a atenção sim criminalizar a homofobia. Eu não possuo negro na minha família mas reconheço a necessidade de ter se criado leis anti-racistas, o que realmente ocorreu com a lei Afonso Arinos. O mesmo com a criação da Lei Maria da Penha, na defesa da violência contra as mulheres. Ora, esses mecanismos foram necessários para assegurar o bem estar e até mesmo a vida destes grupos. os homossexuais podem representar cerca de 10 a 15 % de toda a população do país e merecem também um mecanismo de proteção à sua própria vida, já que muitos são mortos (1 homossexual por dia) pela simples condição de serem homossexuais. Se isto não for motivo suficiente, por favor aponte-me qual seriam estes motivos. Além do mais os homossexuais são tambem eleitores e contribuintes do fisco e tem todo o direito de exigir a contraprestação do estado na proteção dos seus direitos. Fico com a Presidenta neste aspecto, e urge a criação de uma lei anti-homofobia o mais breve possível.

      • JERRY disse:

        Caro senhor Raoul. respeito seu ponto de vista, mas não existe nenhuma necessidade de criação de uma lei contra a homofobia. Esta lei só teria sentido se no Brasil matar homossexuais não fosse crime e isso não existe. Quando alguém é assassinado no Brasil não existe qualquer diferença de julgamento sobre quem e a pessoa e nenhum juiz ou juri vai levar a opção sexual da vítima em consideração. Outra coisa é que o perfil dos assassinos de homossexuais no Brasil não são religiosos (como o Sr. Jean Wyllis gosta de pregar) e muito menos pessoas honestas. São e sua maioria bandidos e “filhos de papai” ou até pessoas que têm vida afetiva com eles. Muitos homossexuais também vivem em grupos de risco como os travestís o que aumenta o risco de assassinatos. Esta lei visa unicamente instalar uma situação que impeça qualquer um de discordar das relações homossexuais. Os cristãos em particular só poderão falar contra o homossexualismo dentro dos templos sob pena de serem punidos. E se levarmos em consideração as estatísticas para justificar, deveríamos criar uma lei contra a heterofobia, pois morrem muito mais heterossexuais por dia do que homossexuais.Só para exemplificar em 2012 morreram por homicídios 154 pessoas, tirando o 01 homossexual que o senhor citou são 153 heteros que morreram, logo justifica-se mais uma lei contra a heterofobia do que contra a homofobia. Fique com Deus.

  7. Max Antonio disse:

    Kennedy, ao ler uma matéria sobre a indignação de alguns militares sobre o que acontece hoje em nosso País – se verídico, não sei -, me passa pela cabeça de que o PT está com medo de alguma coisa. Será que nos bastidores do mundo político não estaria havendo uma represália a quase tudo que acontece de nefando hoje? A própria forma da base aliada do PMDB de ora agir já é um sinal de alerta. E estamos apenas no começo. Lembro-me, então, daquele famoso slogan que dizia: “BRASIL, AME-O OU DEIXO-O”.

  8. David Dias disse:

    Embora tenha honrado o partido a que pertence, jogando sujo como sempre o fazem, tornando a política uma coisa indigna de seres civilizados, ela venceu. Espero que tenha aprendido a lição e agora de um chega para lá nos políticos principalmente os do PT e faça um bom Governo, no passado outros já o fizeram, Lucas Nogueira Garces, Celso Pita e a Luiza Erundina. Mas também tenha cuidado com os empresários pois também estão contaminados com o vil metal e a fama. Confie sempre desconfiando. Diz um dos ditados latinos que, duas vezes vence quem se vence na vitória.

  9. LUIZÃO disse:

    Eu também faço parte quase majoritários votantes desta eleição, não fosse a pane ocorrida em MG, e deparo-me com essa preocupação em criminalizar homofobia. Eu pergunto, como é que fica a situação de criminosos perigosíssimos que foram e estão sendo soltos por essa odiosa regulamentação de PROGRESSÃO DE PENAS, e outros “amaciamentos” mais em benefício de monstros ?? Como é que fica a diminuição da idade para condenação dos “DI MENOR” ?? Sou muito preocupado com isso pois, pai e avô que sou, com filhos ainda jovens e netos crianças que estão cada vez mais sujeitos à enxurrada de criminalidade grassante nesta país. E a dona dillma preocupada com a prioridade de homofobia . Não tem perigo mesmo de melhorar.

  10. nilton mauricio disse:

    IMPEACHMENT JÁ ,JOSÉ DIRCEU ACABOU DE SER LIBERTADO SERÁ QUE O POVO BRASILEIRO É TÃO BURRO
    QUE É DESCARADAMENTE ROUBADO E AINDA POR CIMA AFAGA O LADRÃO
    (MAS QUE PIS MEDÍOCRE E MIXURUCA)

  11. Paulo Alexandrino disse:

    o pt não conseguira aprovar nada no congresso!! nada!! será uma derrota atras da outra ate o impeachment!!

  12. Pasquale disse:

    Dirceu el capo,vai pra casa, em Portugal seria motivo de piada.
    É grave, demonstra que o crime compensa,e a metade dos brasileiros elegeram a quadrilha de novo.
    Um detalhe, Aécio estava ganhando durante um longo período das apurações(desde o início),e só depois das 19:30 horas a candidata passou a frente.
    ISSO SIGNIFICA QUE QUASE PERDERAM,E O PAÍS ESTA DIVIDIDO.

  13. Justiça disse:

    Criminalizar homofobia nos moldes pretendidos e conceder superpoderes a uma minoria. Não somente homossexuais são mortos ou vítimas de violência e sim todo “cidadão de bem brasileiro”.
    Quanto a reeleição do PT, esperamos um governo melhor, que as promessas sejam cumpridas, inflação sob controle, saúde para os que dependem do SUS, educação de qualidade e não “venda” de diplomas.Não queremos estatísticas maqueadas, temos que enxergar a realidade a nossa volta e lutar por nossos direitos, afinal somos ou não somos uma democracia?

  14. JAIR RAMOS-GUARAPUAVA disse:

    Reforma politica no Brasil, penso, que a cada dia, passa de uma *reforma-geral* a uma boa piada. Mas entendo que isso deva acontecer *ontem* … Ainda estou em Boston USA, mas gosto desse BLOG.

  15. Maria Nivaldete de Lima disse:

    MUITA COMPETÊNCIA NUMA SÓ PESSOA!!!!!!

  16. Lucilene Grossi disse:

    O que eu entendo é que, qualquer tipo de crime ou atentado contra a vida, É CRIME, independente de raça, religião, opção sexual ou quem quer que seja. Mas eu não posso ser taxada de criminosa por não concordar com a prática ou opção sexual de alguém. E de mais a mais, como têm falado os que me antecederam, temos coisas muito mais importantes e graves a serem tratadas.

  17. JOSÉ CLÁUDIO RAMOS RODRIGUES disse:

    OLHA O RECALQUE AI!!! CHORA TUCANADA AHAHAHAHA… BEIJINHO NO OMBRO PRA VCS, VAI COM TUDO DILMA SUA LINDA!!!!

  18. Renato Santos disse:

    kkkkk… ai ai, a Elite esta em polvorosa, gritam, esperneiam…. chegam a entor dscursos de ódio e preconceito…realmente tem razão quando dizem que o país esta dividido, mas não entr Norte e Sul como apregoam, mas entre Ricos, Pobres e ignorantes. Nunca senti tanta vergonha de ser paulista, mas não…não sairei do meu estado pois ñ posso deixa-lo a mercê dessa corja elitista eque só se preocupa consigo mesma… só esta faltando apelar para o exército como já fizeram no maldito golpe CIVIL-MILITAR….. OBRIGADO AOS MEUS IRMÃOS NORDESTINOS, graças a vocês o país pode caminhar no rumo das políticas sociais em prol da maioria da população.

    • Pasquale disse:

      Qualquer Paiseco com vergonha na cara, não teria nada de militar,nordestino,rico,pobre,norte,sul,leste e oeste.
      Iria correr sangue nas ruas, e os covardes… esses mesmos que estão no comando hoje,fugiriam.
      LIBERDADE,IGUALDADE E FRATERNIDADE.

  19. Enquanto isso milhões de brasileiros estão morrendo aguardando aprovação de rémedios que CURAM hepatite C e B….

  20. Bianca disse:

    Que o bom entendimento entre Dilma x Aecio x Marina, ocorra.
    Acho que um pode agregar com o outro de forma positiva.
    Que venham as mudanças que tanto anseia o povo de uma forma geral.
    E que o bom senso da minoria seja maior do que a frustração.
    A receita para não desandar tudo é apenas pensar bonito, falar pouco e contribuir com o que se tem para contribuir.

  21. Paulo Piccolo disse:

    O povo brasileiro quer é que o Petrolão seja julgado.

  22. denis disse:

    nossa só tem coxinha dando palpite, agora só daqui quatro anos.
    Nem começou o novo mandato e já estão querendo tirar a mulher.
    vai chorar na Cantareira que a situação está feia aqui em SP e a incompetência
    do governador???? ninguém fala nada…

    • Cesar Sampaio disse:

      Ninguém falou nada porque a matéria é sobre a reforma política da Dilma, quando tiver uma matéria sobre a competência ou incompetência do governador e a escassez de água a gente fala.

  23. Ronaldo disse:

    Pessoal, concordo com todos os tipos de satisfação e insatisfação por parte dos nossos governantes!
    Temos que analisar também que seres Humanos não são 100% Perfeitos, todos nós temos nossas mazelas; não vai adiantar agora dividir o País, pois seria um retrocesso; Temos que apoiar e torcer pelas melhorias e cobrar. Quem venceu foi a grande maioria, o povo; quem elegeu foi o povo, o povo quis, e, assim será. Claro que quem perde não fica satisfeito, mas temos que crescer independente do partido.
    Abraço a todos….

    • vinicius da silva disse:

      Ola Ronaldo eu até concordo com quase tudo que disse,também acho que não vale a pena ficarmos dividindo ou mesmo criticando a quem quer que sejas porque somos todos Brasileiros né,acho que se faz é necessário que nós que votamos pela Reeleição da nossa Presidenta é mostrar que nós a elegemos e sendo assim ela deve respeitar esses nossos votos fazendo-se assim todo o possível para Representar melhor o nosso País em todos Sentidos tá,saiba que existe uma Pagina para que nós possamos buscar contatos com Ela,basta que entre em Fale com a Presidenta e lá fazer um Cadastro completo e ai poderão expor todas Criticas,elogios ou as reivindicações que quizerem fazer oky

  24. Ronaldo M. de Oliveira disse:

    Pessoal, boa tarde a todos!
    Minha opinião a respeito da Criminalização da Homofobia!
    Pois bem, todos nós temos nossas crenças no criador,se estamos aqui nesse mundo é porque alguém nos permitiu, com certeza não estaríamos aqui se não fosse permissivo; quando falamos em crença, lembramos do livro mais popular e famoso do Planeta, a Bíblia Sagrada, porque toda a humanidade se norteia nas informações que esse livro contém, não é verdade. Acredito que não podemos ser hipócritas, porque não basear na bíblia sobre o assunto em pauta. A bíblia nos fornece todas as informações precisas.

    Abraços a todos !

  25. carlos silva disse:

    IMPEACHMENT? São 54.501.118 contra 51.041.155 quem você acha que vence?

    • Cesar Sampaio disse:

      O que leva a um impeachment é a insatisfação da população com que m está no poder

      INSATISFEITOS: 51.041.155(Aecio) + 11.099.081(brancos + nulos)
      Ou seja, 62.140.236 é maior do que a quantidade que está do lado da Dilma.(54.501.118)

      • Paulo Cesar Diderot disse:

        Definição: Impeachment ou impugnação de mandato é um termo que denomina o processo de cassação de mandato do chefe do poder executivo, nacional, estadual ou municipal, pelo congresso, assembleias ou câmaras, respectivamente. A denúncia válida pode ser por crime comum, crime de responsabilidade, abuso de poder, desrespeito às normas constitucionais ou violação de direitos pétreos previstos na constituição.
        Assim sendo, para que eu possa participar do ato, gostaria de saber em que caso o impeachment se enquadra?
        Definido isto, gostaria de saber se existem provas que deem substância ao ato ou se o mesmo é baseado somente em boatos? Ou se é baseado somente em denúncias vazias propagadas pelo Facebook, como se estivéssemos num campeonato, onde quem critica mais é mais importante do que quem critica menos?
        De certa forma é compreensível e a psicologia explica. “Quando eu critico, me coloco numa posição de superioridade em relação ao criticado e mostro para todos que eu sou uma pessoa inteligente.” Será?
        Bom, vamos lá, voltando ao impeachment, para que eu não faça o papel ridículo de reivindicar algo sem motivo, por favor, exponham as provas, mas sem achismos. Provas são fruto de investigações e ninguém pode ser condenado sem elas, afinal não vivemos numa Ditadura que condena as pessoas independentemente de um julgamento, baseando-se unicamente na vontade do Ditador.

  26. Brasileiro Patriota disse:

    Quem paga a conta desse país do faz-de-conta tá começando a não querem mais pagar… ai eu quero ver… se derem uma carta branca na mão do petê podem ter certeza que o caminho para nos tornar uma Venezuela ou uma cuba estará asfaltado… se o povo brasileiro não abrir os olhos NÃO HAVERÁ VOLTA… e o custo para nos safarmos desse embuste vai ser caríssimo… os venezuelanos produtivos que o digam…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-28 15:53:17