aki

cadastre-se aqui
aki
Política
26-03-2015, 9h20

Dilma ajuda FHC a melhorar biografia

Em mais um erro, Planalto arruma nova briga com PMDB
39

Postado por: Daniela Martins

O profundo desgaste do governo Dilma, que cometeu erros na economia no primeiro mandato e comete todo dia um novo erro na política, atingiu em cheio o prestígio do PT e do ex-presidente Lula. Na prática, Dilma está melhorando a biografia de FHC na comparação com a de Lula.

Os dois ex-presidentes deixaram o governo com avaliações bem distintas. FHC apresentava baixa popularidade e não conseguiu eleger o sucessor em 2002. O PSDB perderia ainda mais três eleições presidenciais: 2006, 2010 e 2014. Já Lula saiu do Palácio do Planalto com alta popularidade e foi o principal responsável pelas vitórias de Dilma nas eleições de 2010 e 2014.

Aos olhos de hoje, como disse o ex-presidente Fernando Henrique em entrevista à “Folha de S.Paulo”, se houvesse eleição, Lula provavelmente seria derrotado. O tucano tem boa chance de estar certo nessa avaliação. De certa forma, a presidente Dilma está fazendo um trabalho de desconstrução do governo Lula e reescrevendo a história do governo FHC.

Há todo o impacto negativo das descobertas da Operação Lava Jato sobre o PT, confundindo ainda mais a imagem do partido com a corrupção. Em 2006, Lula se reelegeu após o escândalo do mensalão, que aconteceu em 2005, porque a economia e as políticas sociais implantadas pelo PT lhe deram força política.

Se continuar no atual ritmo de desacertos, Dilma pavimentará a saída do PT do poder em 2018 e haverá alternância de poder.

É cedo para saber se, diante de um discurso mais radical, o PSDB será o maior beneficiado. É bom lembrar que Lula só chegou à Presidência depois que moderou o discurso petista na economia e na política.

*

Mais um para a coleção

Parece inacreditável que o governo Dilma tenha se metido em mais uma tentativa de enfraquecer o PMDB. A essa altura do campeonato, a presidente Dilma deveria evitar criar mais conflitos com o partido aliado.

Ela perdeu a mínima influência sobre os projetos que são aprovados no Congresso. O PMDB manda no Legislativo por meio dos presidentes da Câmara, Eduardo Cunha, e do Senado, Renan Calheiros. É a realidade hoje.

Ainda assim, a presidente vetou parcialmente a lei que limita a criação de novos partidos e o fez de uma maneira a dar tempo de ser pedida à Justiça Eleitoral a recriação do PL, Partido Liberal, antes de a nova regra entrar em vigor.

Eduardo Cunha acusou o governo de ajudar o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, a tentar criar o novo partido e disse que o objetivo seria prejudicar o PMDB. O governo cutucou a onça com vara curta na hora em que precisa do PMDB para aprovar o ajuste fiscal.

É praticamente um erro político grave por dia. Vale usar aquela imagem de alguém que está no fundo do poço e pega uma pá para cavar cada vez mais fundo.

A prioridade da presidente é aprovar o ajuste fiscal, ainda que com concessões. É a sua única saída política para sonhar com a recuperação de alguma popularidade. Mas parece que o Palácio do Planalto encontra tempo para arrumar mais briga com o PMDB quando menos poderia fazer isso.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
39
  1. Agilio disse:

    “confundindo a imagem do partido com a corrupção” é muita leniência.

    O partido é corrupto, tem como ícone um sujeito ignorante que explorou a dificuldade do próximo para ganhar dinheiro, expulsa partidários flagrados com propina de 100 mil Reais que não tem importância na política nacional mas não expulsa a direção condenada no mensalão nem os envolvidos na lava-jato.

    Corruptos de mãos, bolsos e cuecas cheios, é isso que são.

    • beto disse:

      Caso vc não saiba o prefeito flagrado recebendo propina foi expulso porque foi pego em flagrante, ao contrario dos que estão sendo julgados( ainda não foram julgados culpados) mas pelo jeito você não ta nem ai, e provavelmente aceita com naturalidade o sr Jose Dirceu ter sido condenado sem uma unica prova sequer, foi condenado por um depoimento de um delator ( leia-se um bandido culpado falando qualquer coisa sem prova para conseguir beneficios) mas para vcs facistas tudo contra o PT é valido inclusive golpe de estado.

      • César disse:

        Sr. Beto. O Ex-Ministro José Dirceu, deveria estar preso. Está solto porque houve um novo julgamento após os embargos infringente e com a troca de Ministro. No julgamento o Ministro substituto disse que “houve crime” porem estava prescrito pela dosimetria da pena. Ele não disse que não houve crime!

  2. LFSantos disse:

    Nesta cambada de petista, a única pessoa que se salva, ainda é Sra Dilma, apesar de não ter notado nela, acho ela uma pessoa séria e honesta, agora ela precisa tomar cuidado com os petralhas, que nunca perdoaram-na, ela é uma estranha no ninho. FHC X Lula é uma comparação que não deve ser feita, foram épocas totalmente diferentes, se o “afortunado” lula teve sucesso nos seus governos, o caminho foi preparado por FHC.

  3. euler corradi disse:

    Qual o preparo que essa mulher tinha para estar na presidencia da republica?

    Ahhh, foi indicação!!!

  4. cesar doni disse:

    Descontruir?????

    Este Partido após tomar o poder se desconstruiu há muito tempo…
    Utopias ficaram para trás….
    Só foi o poder pelo poder através da corruPTção…Atras de dinheiro..Para os cumpanheiros e para o tal partido.
    Juntaram todos os beneficios sociais que já existiam e criaram o bolsa familia…ùnica coisa boa que fizeram.. O resto só roubalheira e aparelhamento do estado.
    Quem estuda sabe que o crescimento da China e outros paises do Bric que impulsionaram a nossa economia…Não o Lula e este Partido de espertos…
    O povo é só um detalhe…Todos estão milionários…
    Veja as prodigias colsultorias do Lula..Zé Dirceu…Pimentel e outros mais…
    Agora..só agora estão descobrindo que eram tudo CorrPTção.
    Ainda falam do FHC….
    Pobre democracia…a nossa..que uma boa quantidade de dinheiro doados LEGALMENTE É CLARO e uma boa propaganda elege pessoas sem nenhum ESCRÚPULO…
    Acorda BRASIL…. Chega de mentirass….

    • LYRA disse:

      Parabéns Eliane pelo seu comentário, todos nos sabemos que não existe partido político ou político honesto mas, o que se esperar de uma quadrilha que comandada pelo maior bandido do país, Renan Calheiros, claro, concorda com tudo, deste que a sua participação percentual nos desvios de verbas dos cofres públicos, seja coerente com as suas necessidades, ou seja, o meliante é um verdadeiro bandido da luz vermelha e, é por isso que todos os teme na politica nacional.

  5. Eliane Ribeiro disse:

    Me desculpa Kennedy,sua avaliação está simplista.ponto pacifico nos erros do 1 mandato da Dilma,na minha opinião o principal foi a redução do preço da energia,o qual ela sonhou que o empresáriado ia aproveitar para investir mais no Brasil.
    Agora falar que FHC está se reabilitando isso é jogar a história passada no lixo junto com a atual,ele está demostrando o pior crápula e oportunista do seculo.Caro, essas milhares de entrevistas do FHC não é por acaso.me surpreende um jornalista experiente como voce cair no conto desse demagogo,o plano é obvio ele está convocando o golpe,pois caso ocorra novas eleições o Lula não será eleito! agora Kenned dar um fim na hegemonia do PMDB no congresso ,sempre foi um sonho das pessoas séria nesse pais,a questão é ter coragem e a Dilma está tendo.

    • Francisco Miranda disse:

      Oi Eliane. Nunca vi um comentário tão coerente. O PMDB sempre foi um partido de cima do muro. Sempre está com quem der mais. Não se vê falar em alguma atitude para comprovar que está ao lado do sofrido e abandonado povo brasileiro. Parabéns pela opinião. Assino em baixo.

    • vagner disse:

      Eliane , me desculpe mas não precisa montar golpe nenhum , os dias passam e o fim se aproxima ! RENUNCIA pode anotar !!!!

    • alfredo sternheim disse:

      Concordo, Eliane Ribeiro. Nesse festival de entrevistas que FHC está concedendo, a imagem que fica (levando em conta também as suas duas presidências) é de um falastrão que, vaidoso, se aproveita desse clima de linchamento para se exibir. Com ironia deselegante, o velho sociólogo se inclui no time daqueles que torcem pelo “quanto pior, melhor”. E pela idade avançada, tanto ele como Lula (pela sua saúde) não têm a energia exigida pelo cargo de presidente.

    • jose cabral disse:

      ver um comentário desses, é o fim.
      por isso consideram os eleitores burros… ao colocarem essas pessoas no comando do Pais. Agora podem chorar…muito…muito.

    • Gustavo disse:

      O problema que está acontecendo no Brasil é exclusivo da esquerda, ou seja, tudo gato do mesmo saco. É triste pensar que queríamos democracia para termos um país melhor… mas isso queríamos nós, eles não: era pra pilantragem mesmo, para corrupção e para o roubo desavergonhado. Taí, a esquerda demonstrou-se inconfiável. Se o sonho da democracia acabar, agradeçam à esquerda, essa gente nojenta que iludiram o povo com pseudodemocracia…

    • Mauricio disse:

      Quer algo interessante, quando era o Lula a falar mal de todos os governos ninguém falava nada, por que é o FHC estão a reclamar…um pode reclamar e o outro não? O que acredito é que todos que estão lá tirando um ou outro é tudo a mesma corja com as mesmas intenções, poder pelo poder, e dinheiro na minha conta… simples assim, quando PSDB estava no poder o Pt descia o pau, agora que o Pt está no poder o PSDB começou a atacar coisa que não vi nos mandatos do Lula. A solução é simples tirem estes partidos maioritários e extremistas dos dois lados e vamos reconstruir esta história, pois os ladrões que estão hoje lá foi o próprio povo que colocou lá e agora temos que tirar eles de lá…

    • Couto disse:

      Gosto dos comentários do Kennedy. Mas neste ele foi infeliz.

  6. ANIRTO ERNESTO DA SILVA disse:

    Até que em fim houve reconhecimento da boa administração de FHC pela Presidente Dilma, com relação a política monetária. Esperamos ver se nossa presidenta melhore suas atitudes na
    economia, saúde e outros setores necessitados pelo Brasil afora. Esperamos que tenha mais compreensão com relação as manifestações, e analise com seus ministros as mudanças mais radicais e urgentes para nosso país chegar ao ponto de credibilidade presidencial.

    Aguardo do comentarista Sr. Kennedy, de posso continuar a comentar os assuntos divgulados no seu Blog. Obrigado.

  7. Alberto C Machado disse:

    Interessante artigo caro Kennedy mas na minha opinião dois pontos não estão bem certos. Primeiro ao dizer que Lula foi reeleito após o Mensalão “porque a economia e as políticas sociais implantadas pelo PT lhe deram força política” . Quanto às políticas sociais talvez ( leia-se especialmente Bolsa Família ) mas quanto à economia não. Lula limitou-se a seguir a política de seu antecessor com algumas adaptações . Dilma fez em seu mandato o que Lula no fundo gostaria muito de ter feito mas não teve peito ou apoio necessário para fazê-lo. Deu no que deu. Agora, no que diz respeito à alternância de poder acho um pouco difícil. Lula tem certo carisma e conta com eleitorado fiel ( parece que tem “corpo fechado” , nada o atinge ). Quero dizer que mesmo que o atual governo de Dilma vá mal ele pode voltar em 2018 para “salvar o país” na visão de muitos.

  8. Frederico Gosling disse:

    TEORICAMENTE, NÓS O POVO É QUE DEVÍAMOS MANDAR NO CONGRESSO, AFINAL NÓS OS ELEGEMOS, mas no Brasil as coisas funcionam diferente, o Congresso Nacional é refém da Mídia, quem não conhece o passado nada exemplar do Renan Calheiros e do Eduardo Cunha, são duas pessoas que nunca poderiam galgar os Cargos, que tem hoje, mas a Mídia é nojenta ela só mostra o que é de seu interesse. O Senado e a Câmara Federal reféns da Mídia a Presidente Refém do Legislativo, o Judiciário que poderia ser o ponto de equilíbrio, passou a figurar nas paginas policiais com muita frequência. Nós o povo somos apenas a massa de manobra,e veja você que o povo está sendo tão manipulado que eles vão para uma passeata, onde cada grupo de cem pessoas pleiteia uma coisa, e são totalmente divergentes. Eu acho que a Dilma deveria fazer uma declaração Pública e colocar que nós já tivemos mais de 60% de infração e hoje a mídia transforma 6% de inflação em um monstro. Tínhamos TRÊS PODERES, com a pressão doentia da Mídia, criou-se o quarto poder, agora com o Congresso dividido em dois Poderes, passamos a ter CINCO PODERES, isto não é Democracia, isto é ZONA. Políticos independentes de cor Partidária tem por OBRIGAÇÃO tornar o País Governável, em nosso Brasil é diferente é a “LEI DO QUANTO PIOR ,MELHOR” HÉLIO GARCIA, ANTIGO GOVERNADOR DE MINAS JÁ DIZIA, GOVERNAR PARA POVO IGNORANTE É FÁCIL, será?

  9. Jonathan disse:

    O governo FHC é história. História é feita de fatos. Tais fatos não mudam mais. Estão dados, concluídos. Os prováveis erros de Dilma não mudarão uma vírgula no que foi a era FHC. Sua análise foi rasa, nesse sentido.
    Somente para nossa mídia totalmente partidarizada que a figura de FHC emerge como grande estadista.
    Dilma sofre com esse Congresso pelo fato de ser menos pragmática que Lula. Realmente espero que o PSD surja como nova força para combater os chantagistas do PMDB. Assim a famosa governabilidade não estará nas mãos de apenas este partido.

  10. luis disse:

    Se Dilma tivesse o minimo preparo para a política ela faria mais ou menos isso num momento como
    esse, para não prejudicar tanto a população e salvar a própria pele…

    1-Entregaria o Ministerio das cidades ao Renan
    2-Entregaria o Ministerio da Educação ao Cunha

    Mas acho dificil…

  11. CesarS disse:

    É impressionante.
    Muita burrice para uma pessoa só, chega a ser inacreditável.

  12. Pollyanna disse:

    Parece-me que o governo Dilma perdeu o rumo mesmo. É como diria minha avó “deu um tiro no próprio pé”. Mas a conta a ser paga é NOSSA, o POVÃO… então, torço pra que, independentemente dessas porcarias de partido, o Brasil saia de cabeça erguida.

  13. José Magno disse:

    A comparação LULAxFHC é esdruxula e tendenciosa. Os números por si só dizem muito a respeito da mudança geoeconomica que o Brasil obteve. Somente uma informação: no governo FHC a nossa posição é de 16ª economia mundial.No governo LULA saltamos para a 6ª posição e continuamos a mantê-la. No governo LULAxDILMA foram ascendios da classe pobre para a média baixa aproximadamente 42 milhões de brasileiros.E ainda permanecem nela.
    Quanto a questão eleitoral é pagar para ver, ou seja: Coloquem (SERRA+AÉCIO+ALKMIN) X LULA (sozinho) ainda dou 20% de frente…

  14. Martins disse:

    Se combatermos o PT do Lula, estaremos combatendo a fonte de quase todas as corrupções no Brasil.

  15. Ronaldo disse:

    Burrice demais cheira a intencionalidade. Proponho voltar na história alguns anos e buscar algo que sustente minha suspeita:
    A origem política da criatura é o PDT, partido de trabalhismo getulista, ou seja, imposto, sem similaridade com o modelo petista que pretende ser proposto;
    Filha de imigrantes de classe média nunca mostrou similaridade com o tipo sofrido e explorado que corporifica o típico trabalhador brasileiro;
    Sua luta do passado é claramente de origem romântico ideológica, pleiteando um novo modelo político e não um novo projeto de Nação;
    Já declarou sua admiração, respeito e até afinidade por alguns dos maiores lideres coxinhas da política nacional de maneira respeitosa como nunca se referiu ao próprio Lula; e
    Não me espantaria se seu governo estivesse, de maneira dissimulada, pavimentando a alternância de poder, pois, sua identificação ideológica e social tem vestígios e indícios que a aproximam mais da elite branca que do chão de fábrica empoeirado !

  16. Moacyr Fernandes disse:

    Diante dos fatos não pude deixar de comentar, talvez pra contribuir; a desconstrução tanto do governo quanto do partido ja vem a tempos, só ver os que saíram e os que estão de saída, perderam a ideologia que os levaram ao poder, deslumbrados pela “facilidade” em se corromperem com tanto dinheiro disponível em suas canetas, agora a essa altura depois de doze anos de governo ficarem jogando a culpa das coisas erradas no FHC é miuta mediocridade e isso só fez trazer ele de volta ao debate, pois o proprio lula nunca saiu dele e nem da “presidência”; já o PMDB é um caso a parte, sonhado e desejado pelo próprio PT, tanto que o vice Temer, preferido tambem foi pra reeleição; quem não quer casar, não pede em casamento.

  17. Francine disse:

    Penso que a Dilma está correta, não tem que ceder mesmo para esses pulhas do PMDB, se o custo vai ser alto para sociedade, a culpa será da própria sociedade que votou nesses individuos e os colocou no Congresso. Penso que está na hora de romper mesmo com esse modelo de política. Como pode, Renan faz ameaças via imprensa, na maior cara de pau. Dilma, está corretíssima em fazer, vetar, sancionar o que ela acredita ser o melhor.

  18. josias disse:

    Kennedy não entendi !!!!
    Esqueça as comparações entre Lula e FHC, deixe o povo decidir em 2018. Fale dos atuais mandatários do poder, são eles: Renan Calheiros e Eduardo Cunha, ambos do PMDB e envolvidos na lava jato. Mesmo que seja um pedido do Lula a Dilma não tem que ceder nada mais para o PMDB.
    PRECISAMOS APRENDER A VOTAR.

  19. Aparecido disse:

    O PT plantou e agora esta colhendo.Se aliou ao PMDB de Cunha e Renan.Quer o que.Se aliou aos bandidos.E como Bandidos vem assaltando a Nação.Espero que a Filma nao renuncie não .Va até o fim e cumpra o que prometeu antes das eleições.Enganou quem não votou nela e principalmente quem a elegeu.Agora ,segura a bucha.Não votei no Aecio tb.è outro safado

  20. César disse:

    A biografia do Ex-Presidente da Republica Brasileira Fernando Henrique Cardoso não precisa da ajuda da Presidente Dilma Rousseff, ela foi escrita pelo próprio e a história só vai confirma-la. A mentira não pode encobrir a verdade por muito tempo e agora a verdade está vindo à tona. Uns trabalham, aram a terra e plantam, outros apenas colhem os frutos que os outros plantaram. A história da Cigarra e a Formiga ilustra bem o que está ocorrendo agora. Esta gente que hoje está no poder, só plantou a discórdia no país, colocou na cabeça do povo inculto, que eles tem um monte de direitos, sem ter nenhum dever. Colocaram na cabeça da população mais humilde que tudo se conquista no grito e na força ao invés de com educação, estudo e trabalho. Dividiram o país em classes, para controlar os eleitores e manipular as eleições. Se juntaram as esquerdas Latino Americanas, para juntos se perpetuarem no poder, a custa de políticas populistas. Usando os mais pobres, os ignorantes, os mais desavisados como massa de manobra para obter mais poder. Isto funcionou muito bem enquanto haviam recursos para a política do pão e circo. Agora o castelo de areia feito a beira-mar começa a ruir, por falta das políticas econômicas que criariam as bases sólidas para o país avançar a longo prazo. O problema é que ela esta acostumada a ter o apoio popular e agora ocorre o contrario, e em política estar com o povo contra ou contra o povo, não dá votos. O congresso já fez uma leitura das manifestações e protestos contra o governo e tenta se descolar do governo, se distanciando da Presidente e das ´políticas impopulares que devem ser aprovadas para devolver o vigor a economia e o país voltar a crescer. junta-se a isto a inabilidade política da Presidente da Republica e a insatisfação do seu maior “aliado”, e temos uma bomba relógio em contagem regressiva para explodir. Até o tempo está contra ela! O tempo da colheita chegou.

    • GILBERTO MOURA disse:

      Sr. Cesar,
      Dos comentários escritos aqui, o seu foi o de melhor, mas ainda falta muitas coisas a ser complemntadas, como por exemplo, abordar a situação política, econômica e social em que o Prof. Dr. Fernando Henrique Cardoso encontrou o país, quando entrou para para dar sua contribuição ao Brasil, ainda como ministro do Planejamento, que após os 25 anos de ditadura militar, 6 anos de desgoverno de Sarney, 2 anos e meio de balbúrdia política e econômica do Governo Collor, com vários planos econõmicos dos citados governos, que nenhum deles deram certos, fazendo com o que o Brasil em termos economicos e políticos, ficasse desacreditado internamente e externamente. com uma inflação mensal que chegou a 106% ao mês. O Brasil estava sem rumo….aliás, estava no rumo de uma convulsão social sem precedentes, pois já havia iniciado uma série de arrastões, invasão a supermercados, por conta da fome e da falta de alimentos para se comprar…e o professor, com a sua capacidade de pensar, de experiência vividas através de muito trabalho, de muita dedicação aos estudos, lhe capacitou a encontrar uma saída honrosa para o país…com programas como o da Agricultura Familiar, Bolsa escola, para incentivar os pais a colocar seus filhos para estudar e reduzir a exploração do trabalho infantil. Privatização de empresas estatais que serviam para surrupiar o dinheiro dos contribuintes, como uma série de Bancos estaduais e/ou regionais; Vale do Rio Doce, que mantinha Apartamentos com 5 suites para seus funcionários, 16 salários por ano, distribuição de lucros no final do ano…e quando precisava de investir, fazer um metro de trilho, recorria aà União uqe deixava de investir em educação, saúde e outros beneficios sociais, para investir na Vale e depois não havia retorno, porque produziu aquém do seu potencial e o pouco que produzia era dividido entre um grupelho e seus funcionários e o restante da população ficava só olhando, igual um cachorro diante de uma assadeira de frango!….As teles que ficavam na mão dos governos estaduais, serviam para enriquecer os politicos…o cidaão comprava um telefone fixo e tinha que esperar até 30 meses para recebe-lo…Todos o povo brasileiro, já se esqueceu dessas coisas todas….essas atitudes e coragem de agir do governo Fernando Henrique, foi que fez o Brasil sentir um clima de properidade e de esperança, sem precedentes…Mas o povo breasileiro infelizmente, fez uma péssima leitura do Governo Fernando Henrique. (…) terminou popr entregar o país saneado, pronto para alçar vôo…ao Sr. que nunca gostou de estudar, confessou em público que detesta ler…o qual tinha uma corja de “amigos” que os ajudaram a afundar o País….(vou parar por aqui, mas tem muito mais coisas a serem ditas)…isso é o um pouquinho…para se fgazer um reflexão…

  21. Acho que a Dilma está sofrendo uma grande injustiça,deixando os partidos de lado, a meu ver ela é uma boa pessoa,está sobre pressão dos que não aceitaram a derrota na eleição. No governo do Fernando Henrique tb foram tomadas algumas medidas impopulares tais como; ágio de 30% na compra do carro novo,empréstimo compulsório da gasolina, imposto do cheque para a saúde, que juntamente com a educação nunca foram boas no Brasil, não houve ajuste na tabela do IR,socorreu os banqueiros,e nem por isso sairam as ruas para protestar.Deixo claro que citei algumas coisas que me atingiram por isso eu não esqueço, mas teve tb o lado bom, pois ele não sofreu essa pressão e pode governar tranquilo.

    • César disse:

      Zenilda Silva e Lima. Só pra refrescar a sua memória, e ex-Senadora Heloisa Helena ficava aos berros no Congresso Nacional contra o governo do PSDB. O blog do SR. Luís Nassif dizia em uma matéria que o PT “sabotou” o governo FHC. O ex-Presidente Lula e as centrais sindicais, CUT, CGT, nunca deram paz ao governo do PSDB. Só pra lembrar!

  22. Estevão Pires disse:

    Boa noite, Kennedy!
    Acompanho o seu blog porque você tem ótimos comentários sobre o dia a dia da política: comentários certeiros.
    Mas acho que você está caindo em um engodo desta vez.
    Chegamos a um beco sem saída, tanto na economia quanto na política, mas imputar a culpa só em Dilma é injusto. O PT escolheu esse caminho político de coaptação dos partidos, de desprezo até pelos “aliados”. Colocar a responsabilidade na Dilma é tudo o que o PT e o Lula querem. Assim vão poder dizer “foi ela, não nós”. E vamos seriamente pensar que chegamos a esse ponto crítico da vida nacional por causa somente dela? Acho que não.

  23. ANTONINO DE PÁDUA disse:

    É interessante como os comentaristas do Blog do Kennedy se comportam como ele mesmo e essa mídia astuta e cada vez mais partidária: todo mundo é corrupto; todos os membros do PT são ladrões; Lula e Dilma são dois lobos… e por aí vai.
    O comportamento hostil dos internautas frente à Dilma e Lula, nada mais é a manipulação diária, mensal, anual da mídia contra o PT. O maior partido das Américas e um dos maiores do mundo com um histórico sem igual no que diz respeito a distribuição de renda e no combate à fome e à miséria em um país assolado há séculos pelos ricos, respaldado há décadas por uma mídia poluta, mas que passa por paladina.

  24. J K disse:

    Há males que vêm para bem. A bagunça que essa relação vai ficando leva claramente à reforma política. A população está cada vez mais angustiada de ouvir sempre a mesma ladainha que as condições para apelo popular pela reforma estão se reunindo.
    Quem sabe se não seria isso mesmo o que os presidentes do Congresso queriam ? Se tentar passar uma reforma “com azeite” ainda assim trava. Quem sabe com a emoção popular não sai algo ?
    Uma coisa é certa: o povo só sai favorecido quando o interesse deles coincide com o nosso.

  25. NETO DE PRESO POLÍTICO disse:

    A verdade é que eles – PT, PMDB, PP e os demais da base aliada – mataram a galinha dos ovos de ouro, no caso a PETROBRAS.
    O roubo foi tamanho, que está faltando dinheiro para movimentar a máquina política.
    Quanto a oposição, briga para que não reste apenas o osso.
    A briga não é política ou ideológica, é por dinheiro!
    “Casa ( leia-se Congresso Nacional) onde falta pão( leia-se grana ), todos (leia-se políticos) brigam e ninguém tem razão (leia-se vergonha).”

  26. levemente disse:

    Eu acredito que há muita chance de o PT ser posto para fora em 2018. Mas daí a dizer que o PSDB será cacifado para fazer o sucessor há uma grande distância. Não esqueça que a ânsia da população é por “mudanças”, seja lá o que isso for. Marina já surfou nessa onda. Sem êxito. Não se sabe o que aconteceria se Eduardo Campos tivesse permanecido no páreo em 2014 – mas o finado ex-governador de Pernambuco, agora, já faz parte da História, não estando mais entre os que a escrevem. Há amplo campo para o surgimento da sempre desejada “terceira via”. Foi olhando para esse espaço que Cid Gomes deu o show particular no congresso. Ciro Gomes, o seu irmão, sempre colocou seu nome como disponível para postular o cargo de presidente da república! Muitos outros existem no mercado, dispostos a assumir a titularidade das mudanças, da terceira via (seja lá o que isso for). Só é preciso lembrar que foi exatamente a partir dessa predileção por políticos novos que o país da redemocratização colocou no Palácio do Planalto ninguém mais ninguém menos que Fernando Collor de Mello. Enfim, o futuro é uma imensa incógnita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-29 17:13:01