aki

cadastre-se aqui
aki
Política
26-01-2016, 21h10

Dilma avalia levar ao Congresso mensagem do Executivo

No Conselhão, governo deve apresentar plano realista a empresários
22

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A presidente Dilma Rousseff avalia a possibilidade de ir à reabertura dos trabalhos do Congresso na semana que vem para apresentar pessoalmente a mensagem do Executivo. Ainda não há decisão final sobre seu comparecimento, mas ela estuda atender à sugestão que recebeu de auxiliares.

Um obstáculo seria uma eventual vaia da oposição, mas pegaria mal para tucanos e democratas hostilizar a presidente num rito importante de poder. A falta de respeito institucional seria um erro grave dos oposicionistas.

A ida em carne e osso ao Congresso serviria para Dilma levar propostas que o Palácio do Planalto considera fundamentais para superar as crises política e econômica, como a recriação da CPMF e uma reforma a Previdência. Seriam apresentadas também medidas econômicas.

Segundo um ministro, a presidente terá duas oportunidades decisivas em breve. Depois de amanhã, falará ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. No Conselhão, o objetivo é apresentar medidas econômicas e escutar sugestões. A outra oportunidade seria a ida ao Congresso para levar diretamente a mensagem do Executivo. Ou seja, a presidente precisaria demonstrar ousadia nessas duas situações.

*

China e petróleo

Sem poder contar com a demanda chinesa e investimentos robustos da Petrobras, o governo precisa ser mais ousado e apresentar um plano realista para resgastar a confiança dos empresários brasileiros. Essa será a principal tarefa na reunião desta quinta do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.

Dificilmente a Petrobras poderá ajudar a economia a esquentar novamente. O preço do petróleo está baixo, o que prejudica ainda mais a capacidade de investimento da estatal, que está muito endividada.

Também é preciso ir além da nova CPMF e da reforma da Previdência, que são medidas que demoram, porque dependem de negociação com o Congresso.

Nesta terça, as Bolsas asiáticas tiveram um dia ruim _ a de Xangai, na China, levou um tombo de 6,8%.

É um peso negativo forte para a economia brasileira. A crise na China diminui as compras de soja e de minério de ferro do Brasil. Ou seja, o motor externo não vai ajudar a esquentar a nossa economia.

O governo vai ter de preparar medidas para incentivar o mercado interno, mas o consumo das famílias também está baixo no Brasil e o endividamento dificulta uma retomada do crescimento.

Assista aos temas do “SBT Brasil”:

Comentários
22
  1. walter nobre disse:

    Kennedy é muito difícil a nossa situação; mas encarar mensagem da dilma; um congresso que sabe estar comprometido, é demais da conta; vai dizer o que, tudo será diferente…
    Imaginar que um congressista, não chega lá por acaso, não dá para contar lorotas e tudo seguirá, conforme seus planos deformados; a dilma não entendeu, não logrará sucesso.
    O País precisa de sangue novo, estamos no limite do razoável, seu governo só GASTA; nenhuma economia e nem os cortes prometidos, foram cumpridos; vai prometer ou INTIMIDAR…
    A CPMF é uma corda no pescoço de cada parlamentar; ninguém em sã consciência acredita, que os recursos irão direto para a saúde; eles nunca cumpriram nada; quem dirá agora…
    O País precisa reagir; protestar é preciso, e urgente; não há mais nada a fazer…

    • Fernando disse:

      Walter o que precisa é essa parte da sociedade deixar de ser pessimista, achar que tudo vai dá errado, for por este lado, nunca as coisas vão melhorar, haja vista que o grande culpado por essa crise politica é o Sr. Aércio Neves que se vc já esqueceu no mesmo dia da apuração em queele perdeu, o mesmo declarou guerra à presidente em conchavo com esse descarado desse Eduardo Cunha.
      Então agora independente de gostar da Dilma ou não, é responsabilidade de tds nós tentarmos colocar esse trem na linha outra vez e respeitar o resultado das urnas pq ele é soberano.

      • Vitor disse:

        Dilma tem que renunciar para o povo brasileiro voltar a ter esperanças, perdoar as mentiras do passado dela, parece que o povo brasileiro perdou, tanto que a reelegeu(infelizmente o maior erro em nossa democracia) mas acreditar de novo nela e no Pt fica muito dificil, suas promessas de campanha, corrupção e a realidade de seu governo tiram qualquer possibilidade de apoio do setor produtivo deste país. Se ela gostar do país, que renuncie e convoquemos novas eleições para todo o governo e principalmente a troca dos ministros do STF.

  2. Lice Otto disse:

    Concordo com a ida da presidente ao CN, porém creditar à apenas dois partidos oposicionistas de maior visibilidade, possíveis vaias para a comandante maior brasileira é desmerecer os outros partidos. E se ela não aguenta esse tipo de atitude então nem deveria ter-se recandidatado. Quem está lá tem que estar preparado para dar na cara ao tapa. Como dito na reportagem que ficará feio para os dois maior partidos oposicionistas. e acredito que não o farão.

  3. Rafael Dantas disse:

    É uma decisão acertada, se houver vaia a ela ficará marcado e ela poderá sair de vítima de congressistas inescrupulosos e achacadores.
    Em todo caso, não escapatória, ela deve enfrentar o problema de frente, dialogar com o congresso, dialogar com a sociedade.

    • pedro disse:

      É engraçado, A Dilma dialogou com a oposição e com a sociedade sobre os financiamentos de obras em países governados por ditadores, ela perguntou ao povo se poderia perdoar dívidas de outros tantos países? Ou será que foi o Sr. Aécio que fez isso e colocou na conta da Dilma?

  4. CLEITON MENDES disse:

    Não consigo entender a passividade da Sociedade Brasileiro com o governo de Dilma Ruosseff! é patente a desconstrução e evidente a inviabilidade do seu governo.Simples assim!

  5. Hugo. disse:

    Se tivesse vergonha na cara pediria demissão do cargo e sairia de mansinho.
    Mas seria esperar muito.

  6. HUMBERTO disse:

    O que a Dilma pretende indo ao Congresso ? Falar ?? Prometer ? Explicar ? Tranquilizar ?? Jogar a culpa nos imperialistas americanos, na revista Veja, no FHC, nas grandes corporações, na Globo e tantos outros blá, blá,blás que a hoje BILIONÁRIA e OCIOSA Esquerda Caviar usou durante décadas?? Pouco importa .O que eLLa e qualquer membro da facção PTista venha a dizer é tão confiável, verdadeiro e sério quanto uma nota de R$ 17,39 ( a de R$ 3,00 reais já está muito batida)

  7. JUNIOR ALVES disse:

    Que tal a Dilma ir pra casa e nunca mais voltar ?
    governo mais corrupto da historia desse pais, uma hora essa nação acorda
    e o governo passará a nós temer. O povo já não mais acredita em político nenhum ,
    mas bem feito a essa classe, o PT fez a lição de casa direitinho não só ferrou a si próprio como a classe inteira. Bem feito aos bons que silenciaram.

  8. Altair disse:

    Se for para fazer palanque sindical, é melhor nem ir. Não digo que será hostilizada, apenas que o que disser vai entrar por uma orelha e sair pela outra. Assuntos como CPMF e reforma da previdência são impopulares, ninguém vai comprar esses produtos. Que vá, mas para falar da queda da SELIC, da proibição de cobrança de taxas pelos bancos, da redução dos juros abusivos nos empréstimos, da concessão de crédito aos produtores, da redução dos impostos, do PIS, do Cofins, da extinção da CSSL e da redução forçada dos tributos estaduais, do IOF e da implementação do controle sobre a indústria municipal de multas através da redução dos valores pelo Contran. Se for para cair no “seremos”, “faremos”, “teremos”, etc e tal, daí sua fala vai virar piada. O PT já tirou demais, tem que devolver um pouco agora. Sem isso, a economia vai continuar em queda. Se falta dinheiro ao governo federal, f*dam-se.

  9. Marco Túlio Castro disse:

    A única mensagem que ela deve levar e que interessa à maioria dos brasileiros é um pedido de renúncia. O resto é bla bla bla.
    Se ela fizer o favor de renunciar a gente vai até bater palmas!

  10. Cesar Augusto disse:

    A Dilma deveria ir ao CN levar a sua carta de renúncia. Creio que seria uma atitude mais adequada nesta hora. Aliadas às mentiras que ocorreram durante a campanha, somamos as corrupções e a incompetência em fazer a gestão desta grande nação.

    • Vitor disse:

      Onde posso assinar ? Concordo totalmente. Dilma não tem mais condições de dirigir esta nação, seu prazo de validade acabou, sua rejeição junto a população é enorme e principalmente no setor produtivo do país.

  11. Pasquale disse:

    Os 60 mil participantes do principal fundo de pensão da Petrobras serão chamados a dar sua contribuição para cobrir um rombo que já dura três anos na Petros, fundação que administra a previdência privada da estatal.
    ___________
    Isso é apenas o começo,Petroleiros inteligentes.

  12. marcos disse:

    Não agredido que a aposição vai vaia a presidente, no em tando é bom tem o que fala, qualquer discuso dela será fortemente criticado por pessoas muito mais capazes do que ela, Como eu nunca vi Dilma e o PT fazer um discuso técnico e realista, vejo isso com augo fadado ao fracasso, um discuso demagogo a esta altura do campeonato será pior ainda.
    De resto não vejo mudança a curto prazo, a longo prazo está se desenhando algo pior, uma mudança na presidência com uma continuidade de um congresso e partidos estúpidos, os novos partidos como a rede e o partido da mulher brasileira me parece ser ainda pior do que os atuais, e por fim os parlamentares que estão surgindo desta crise com raras exceções me parece ser piores do que os que lá estão, basta ver os Picciani.

  13. JAQUELINE MARQUES disse:

    Infelizmente todo o problema da crise econômica brasileira envolve toda a sociedade que perdeu seus valores e para tudo se busca um jeitinho brasileiro, este jeitinho que eu tenho pavor. A educação é um fracasso, o poder que emana do povo esta adormecido, falta todos os legitimados ao poder acordar e fazer valer sua voz ativa em face da melhoria dessa nação, nação que tem tudo para seguir em frente, basta cada um pensar como um todo, e deixarmos de ser individualistas!

    • Pasquale disse:

      Resumindo, seria o terrível Interesse Pessoal,contra o Interesse Coletivo.
      O problema é que ao contrário de outras Nações, não fomos educados para o Interesse Coletivo.
      Então desconhecemos.

  14. Alberto disse:

    Mais um mantra,ou seja,a culpa é de sempre daquele que não tem maioria no Congresso.Afundam o país e a culpa é da oposição minoritária.E o Conselhão? Mais um teatrinho do (des)governo.

  15. Vitor disse:

    Pedir ao congresso votar a volta da CPMF é como pedir um suicidio eleitoral coletivo.

  16. Vitor disse:

    Esta pergunta vai para o Kennedy :

    Boa tarde, Qual o melhor país de esquerda/comunista para se viver hoje ? Aquele que de igualdade ao povo, fartura, respeito ao ser humano, sem opressão e que a população é feliz, enfim que sirva como exemplo para nós leigos entendermos porque tanta gente defende a esquerda e adora viver no mundo capitalista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-27 06:22:31