aki

cadastre-se aqui
aki
Política
08-12-2015, 9h15

Dilma colhe o que plantou em relação a Temer

Governo tenta colocar panos quentes para não aumentar crise
49

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O governo está tentando colocar panos quentes na crise com Michel Temer, porque a última coisa que a presidente Dilma Rousseff pode fazer é brigar publicamente com o vice-presidente. Até hoje de manhã, a posição majoritária no governo era continuar a evitar um conflito aberto com Temer.

Ou seja, Dilma não tinha intenção de responder. Na hipótese de ser obrigada a falar da mensagem, evitar causar mais estresse do que já existe nessa conturbada relação. Getulio Vargas escreveu uma carta testamento. Temer, uma carta desabafo.

Na mensagem que enviou ontem a Dilma, Temer não fala em ruptura, apesar de as entrelinhas deixarem claro que não existe mais confiança do vice na presidente. Esse cristal da confiança foi quebrado e não tem mais cola.

Mas entrar em conflito aberto com Temer só aumentará a divisão interna no PMDB e dará motivo ao vice para articular abertamente a favor do impeachment.

É uma carta muito forte, na qual Temer tem razão. Foi relegado a um papel decorativo no governo e sofreu boicote da presidente quando assumiu a articulação política neste ano. Nem para uma reunião com o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, Temer foi chamado. Isso parece algo menor, mas retrata o menosprezo que a petista dedicou ao peemedebista. O vice foi listando uma desfeita política atrás da outra.

Desde o primeiro mandato, a presidente tinha o desejo de enquadrar o PMDB, de depender menos do partido. Isso foi uma burrice política repetida por ela em várias reformas ministeriais até se render, em outubro, a conselhos antigos do ex-presidente Lula. Dilma está colhendo o que plantou em relação a Temer.

Em resumo, essa carta é ruim para Temer, porque expõe todo o desprestígio com o qual ele foi tratado. Mas é pior para Dilma, porque veio bem na hora em que ela mais precisa reunir apoio político para evitar o impeachment. A mensagem pega mal para a presidente e vitimiza Temer.

Para quem ainda não leu a íntegra da carta, vale ir ao Blog do Moreno, que deu o furo.

*

Impeachment assume feição de Cunha

O rito do processo de impeachment da presidente da República está ficando cada vez mais com a cara de Eduardo Cunha. O presidente da Câmara é um mau advogado do impeachment, porque seus atos estão contaminados pelo interesse em jogar para o segundo plano as graves acusações de corrupção que pesam contra ele.

Cunha aceitou o pedido de impeachment em retaliação à recusa do PT de salvá-lo no Conselho de Ética da Câmara. Ontem, rompeu um acordo que havia sido feito na semana passada porque viu que os líderes partidários estavam indicando deputados mais afinados com o Palácio do Planalto.

O líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ), que é do partido de Cunha, deixou de fora das oito indicações para a comissão os nomes de deputados que são contra o governo.

A oposição erra ao dar um novo abraço em Eduardo Cunha. Quando o PSDB e o DEM se aliam ao presidente da Câmara, enfraquecem a possibilidade de impeachment. Do ponto de vista político, isso permite ao governo apontar o interesse de Cunha em postergar a análise do seu processo de cassação. Juridicamente, pode dar argumento a um intervenção jurídica no rito do processo de impeachment.

Outro fato importante: o governador Luiz Fernando Pezão, do PMDB do Rio defendeu a saída de Cunha da presidência da Câmara. É significativo vindo de alguém do mesmo partido de Cunha.

Pezão também cobrou lealdade de Temer a Dilma, mas essa crítica aconteceu bem na hora da carta do vice à presidente, o que tira um pouco o seu peso. De toda forma, mostra que há um parcela do PMDB disposta a defender Dilma e que a guerra interna peemedebista pegará fogo.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
49
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Essa postura autoritária, arrogante, autocrata, prepotente e centralizadora é típica desses desgovernos Bananocratas latino-americanos. Por trás disso tem o ideólogo do regime, que escreve os discursos e asneiras que fazem a festa dos humoristas !

    • walter disse:

      Cara Mara Aparecida Ramos Tinhorão, o humor esta prejudicado, a hipocrisia e ignorância é tamanha; a dilma já sabia das ações do temer; a carta que sua amada, provavelmente sugeriu é clara…
      O Temer só esta preparando-se para assumir posição oposta.
      A dilma é uma negação desde o inicio, mas ninguém prestou atenção, já que as coisas estavam andando na economia; estavam tortas…
      Kennedy,o que a oposição e o País queriam; que este governo findasse, mas em 2018…as trapalhadas sucessivas, e os desmandos em público, patrocinados pela própria “presidenta”; quando desautorizou, seus ministros diante da imprensa; SÃO FATOS INCONTESTÁVEIS, QUE JUSTIFICAM O RANÇO DO TEMER AGORA.

  2. Hélio Loureiro Serafuno disse:

    Temer é um político experiente, e sempre foi tido como um conciliador, um negociador que se presta ao papel de anteparo na briga de macacos em loja de cristais em que se transformou a política brasileira. Era questão de tempo, que ele desembarcasse desse tal “governo de coalizão” em que o PT manda, e os outros obedecem. O PT não tem aliados. Tem isso sim grupos de interesses que se espalham pelos partidos e prestam serviços ao governo petista, mediante recompensa, seja ela financeira, ou a cessão de pequenos nacos de poder. Os sapos que Temer teve que engolir parecem estar causando a ele uma indigestão, que penso ter sido a gota d’água para que desembarcasse do Titanic que afunda. O governo Dilma, o PT, e Lula, não tem futuro, e Temer sabe disso.

  3. Fábio de Oliveira Ribeiro disse:

    Vice não governa.
    Temer certamente colherá o veneno da traição o que plantou.
    E os jornalistas que o defenderem colherão a mesma coisa que ele.
    Pequena perda direi nos dois casos.

    • Gustavo disse:

      Caro Fábio,
      respeitosamente falo que vice não governa, mas sem esse vice Dilma perde total governabilidade. Fosse uma perda pequena, como vc falou, ele já teria levado um chute no traseiro faz tempo. Só perceba uma coisa: qual a diferença de PT para PMDB ou para PSDB ou outro partido qualquer??????
      Essa é a esquerda nojenta à qual estamos expostos. Se Dilma sai e entra Temer ou Aécio ou ainda Lula, ou ainda Ciro Gomes… O que muda?????? O problema está exposto desde suas raízes. Essa herança maldita nos deu o socialismo. O que deu errado no mundo todo querem fazer dar certo aqui. Chega de socialismo, pois nenhum destes políticos de esquerda está pobre, só e tão somente nós.

    • Sergio disse:

      Fabio, primeiro, se for para comentar a carta do Temer, ele não pede para “governar” mas para participar do governo, isso é uma coisa bem diferente.
      Segundo, a traição, segundo consta foi do governo do PT, que ignorou o presidente do partido e tratou direto com um deputado desse partido.
      Terceiro, o que você quis dizer com “E os jornalistas que o defenderem colherão a mesma coisa que ele”, que estão todos errados porque você não gostou dos comentários? Ridiculo, parece ameaça de uma pessoa que não tem realmente nenhum argumento sólido para defender.

    • nazir nemmen disse:

      dilma esta morta, o pescoço à mostra, a jugular ainda pulsa no corpo inerte, o drácula não vai resistir. uma mordida só…. curta, grossa, seca….. dilma vai reviver como uma vampira do temer….ou como uma zumbi do sapo barbudo. esta tudo acabado…..

  4. wilson disse:

    Kennedy,
    A cada dia que passa vemos o governo e PT se enforcar mais e mais.
    Não se pode chorar o leite derramado, não volta mais para leiteira.
    É o que os sábios dizem:
    “O desespero endossa a culpa e é um péssimo conselheiro”.
    Agora vai dar impeachment com certeza não se discute mais.
    A vaca foi pro brecho.

  5. Djalma Camacam Bomfim disse:

    Caro Kennedy,
    E, onde está a Ética, onde está a o princípio confidencial do que é íntimo? quem vazou na íntegra esse tratado de inconformação? Antes mesmo que a carta fosse não mais confidencial, Ciro Gomes já havia dito para o mundo que Temer era o “Capitão do Golpe”. E agora José? O mundo que nos espera, em aceitar a velocidade com as redes sociais divulgam divulgam as notícias, é um mundo líquido sem precedente na história da humanidade.
    Uma carta, para quem está tão próximo, nunca foi e não será nenhum caminho para o diálogo. Desta forma, os escritos contidos numa carta pode denunciar uma falta de equilíbrio emocional, político e social, para se poder dizer o que entende-se como verdade.
    Numa linguagem mais simples é prudente se aceitar que só deverá haver um desabafo formal, quando se esgotarem todas as formas de diálogo ou, quando se quer que os registros não se transformem em banalidades. Numa outra linha, uma carta de intenção é positiva,uma carta de desabafo é negativa

  6. Carlos Ribeiro disse:

    O PT Sacaneou a gente de todas as formas, dobrou, mentiu, roubou, enganou, ludibriou o povo, agora vem com essa que a Dilma é Santa…que não tem base o impeachment…não queremos nem saber, é fora Dilma, é o povo que pois agora somos nós a maioria que estamos mandando sair…e ainda educadamente de acordo com a Constituição.

  7. Claus Casto disse:

    O erro do PT foi um pecado original: o partido deveria ter pagado para ver o que seria governar o PT sem entregar a vice-presidência ao PMDB. Deveria ter jogado todas as fichas em eleições parlamentares, mitigando a necessidade extrema que hoje tem dos votos do PMDB no congresso. “Mas aí poderia perder.” Sim, é verdade. Mas o que ocorre hoje com o PT pode receber qual nome, o de vitória, por acaso? O PT ganhou perdendo, copiando a premonitória frase de Marina Silva por ocasião da última campanha presidencial. Vida que segue – com a economia em franco declínio. Vamos ver até onde irá a brincadeira de nossos estadistas de araque.

  8. Julio C de Sá disse:

    Se todos nos recordamos, no caso Collor, o fiel da balança foi a virada de casaca do PMDB, estamos no mesmo caminho, tomara mesmo se apoie esse bem vindo impeachment, legal e bem fundamentado, passou da hora de se afastar essa quadrilha do poder.

  9. marco disse:

    O que eu quero é ver o povo feliz.
    Não me interessa o crescimento do pais, me interessa é que o povo viva bem.
    O que falar desta crise, que crise? O governo não falava a pouco tempo que não existia crise?
    Gostaria de perguntar a nossa presidente, como surgiu tão de repente esta crise…o Lula a pouco tempo falava que a crise mundial seria uma “marola” no Brasil…será? E a bolha imobiliária? Acho que daqui a pouco tempo, vai atingir o Brasil com tamanha força, que deve ser o golpe final de uma crise monstruosa.
    O que eu vejo é um monte de gente postando nas redes sociais, soluções para tudo…todo mundo agora sabe resolver os problemas do Brasil.
    Pessoas que não conhecem a realidade no dia a dia que o povo passa, pessoas que conhecem uma “realidade” virtual, só conhecem por notícias espalhadas pelas redes sociais, mais nunca foram a uma favela por exemplo e participaram do dia a dia da população.

  10. rogério marques disse:

    Kennedy, permita-me acrescentar ao seu comentário algo que me parece importante. A carta do Michel Temer, este ela ou não com razão, passa um recibo de traição e oportunismo. Ele começa o texto dizendo: “(…) é um desabafo que eu já deveria ter feito há muito tempo.” No entanto, deixa para fazer somente no momento em que vê a chance de ocupar o lugar de Dilma e quando a popularidade de Dilma está lá embaixo. Por isso, repito, a atitude de Temer passa a ideia de traição e oportunismo, atitudes que geram repulsa de todas as partes. Abraço.

  11. Marco disse:

    Onde está o respeito ao próximo? Onde está o companheirismo? Utopia? Será? Será porque ficamos surpresos quando em outro pais, se mostra alguma atitude de educação? Como por exemplo as filas do metro no Japão? Porque ficamos surpresos quando observamos uma líder mundial fazendo compras em um supermercado? Porque ficamos surpresos, quando um príncipe vai à escola pública? Porque ficamos surpresos quando se veneram os professores em algum pais?
    Alguma coisa está errada…não tenho a solução, mas alguma coisa está errada.
    Tenho quase certeza que tudo vai continuar na mesma, todo este processo que está passando o Governo, não vai dar em nada…
    Todo este processo de escândalos de propinas, não vai dar em nada…
    Sempre vai ter algum “acordo” político que “resolve” tudo…

    • José Dias disse:

      Meu amigo, concordo em gênero, número e grau ! !
      Estamos à mercê de velhas raposas políticas que
      não tem o mínimo de caráter.
      Infelizmente acabou, quem pagará todos os rombos
      como sempre, será eu, você e o povo brasileiro.
      Estamos caminhando para uma verdadeira ditadura,
      sendo que o diferencial é que eles não usam uniformes,
      se transvestem de vermelho !
      Nosso Brasil era verde e amarelo, será que me fiz enter ?

  12. Kennedy, o SR é um jornalista, radialista, muito sábio , e sabemos que o panorama político , só tende a piorar!

  13. jorge disse:

    VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, PSDB!
    lamento todas as vezes que votei nesse partido;
    é uma vergonha! mãos dadas com o rei dos bandidos, eduardo cunha!

  14. Rodrigo Cartafina disse:

    Olha, para mim o Temer não fede nem cheira, pois quem manda hoje no PMDB se chama Leonardo Picciani, que estranhamente passou a defender o governo Dilma com unhas e dentes…Vale lembrar que Picciani apoiou Aecio Neves no ano passado.

    • p/Rodrigo Cartafina. disse:

      Esse tranqueira logo leva um chega para lá… no momento em que o PMDB está tomando uma atitude de desligar-se desse governo incompetente e corrupto ( não que PMDB não tenha parcela de culpa, pois apoiou a quadrilha durante muito tempo, muitos de seus membros até participaram dela – mas nunca é tarde para se redimir), esse cara fica ainda apoiando a continuação do que ninguém aguenta mais!

  15. João Alberto Afonso disse:

    Mas tem um detalhe só, qual seja:- A Dilma, a nível de vaidade, prepotência e arrogância, é campeã mundial, sem prejuízo do fato de que se reelegeu mentindo descaradamente para o Povo e sua queda só deveria ocorrer com base nisso. Agora, falando da luta pela democracia que travou contra a ditadura militar, não é verdade na medida em que tínhamos (também fiz parte) como objetivo derrubar a ditadura militar/ direita e implantar a ditadura cubana/proletariado. Portanto, não nego e me orgulho de ter sonhado com um regime utópico e hoje acredito que a social democracia é o grande caminho onde quem tem mais poder econômico tem mais obrigação de criar empregos e gerar riquezas. Digo isso porque o Planalto articula ganhar pontos acusando o Temer de traidor que, aliás, o é, mas mentir para o povo é traição maior e, via de consequência, a Dilma está colhendo, como corretamente você colocou, os frutos que plantou.

  16. Planter_br disse:

    Por favor alguem me socorra.
    Sempre achei que quem estava no “Governo” fosse de Direita e a Oposição de Esquerda.
    Agora se ouve que a “Direita” é Golpista.Este negócio de Politica é fogo.A gente nunca sabe quem é quem.

  17. Mauro disse:

    Para quem tem olhos de enxergar, não sómente de olhar,estava limpido e cristalino que Michel Temer iria pular desse barco furado chamado governo Dilma Roussef.
    A presidenta está rodeada e amparada sómente pelos que mantem interesses escusos ligados ao poder e pelos bobos da corte que bajulam esperando as migalhas que ela ainda acha que pode dar.
    A quase renuncia de Michel Temer escancara e arrebenta com qualquer iniciativa do Planalto e do PT de manter o discurso de que tudo está bem e tudo está bom e que as criticas ao governo são de uma meia dúzia que que tomar o governo a força.
    Da mesma maneira que um réu vai a julgamento e com chances de absolvição a presidenta terá seu momento no congresso e falar em golpe é discursar para uma parte ignorante da população que não entende o processo democrático e que é manipulada com esse discurso chavista-bolivariano-petista de se colocar como vitima de uma situação em que foram mais responsáveis (ou irresponsáveis!) dessa situação atual.

  18. damiana disse:

    Estaremos melhor com o Temer do que com a Dilma sem a menor dúvida

  19. Mauricio disse:

    Kennedy, você sabe muito bem que a atitude do Temer seria exatamente a mesmo caso tivesse tido todo o apoio da Dilma nos últimos quatro anos.

  20. Júlio disse:

    Uma carta com esse teor é ruim para a Dilma, SIM, e para o apoio político. Mas é muito pior para o Temer. Expõe nele a figura de um traidor,que já fez várias exigências e chantagens, e agora, covardemente, faz outras, nas entrelinhas, e em um momento de fragilidade da presidente. Está na cara que ele já está ensaiando e articulando o impeachment para se chegar ao poder. Enquanto não se falava nesta palavra, ele adorava e idolatrava o governo, mas agora que tudo mudou, se tornou um oportunista, inventor de desculpas, para pular do barco. Um homem cínico, perigoso e que vai ajudar a afundar ainda mais o Brasil.

  21. Ray Magno disse:

    Conforme previsto começam os fofoqueiros sair das tocas e a mídia adoradora dos deuses pagãos vem à tona com avidez e gula.

    Temer mandou uma carta. Tem gente dizendo que ele é vaidoso, magoado, traidor e o pichando com tantos outros adjetivos negativos.

    E dai? O que muda nos homens de nossa política? Onde sempre existiu absoluta ética, fidelidade ou obediências sistemáticas em situações governistas? Sempre foi assim. Lembram do FHC? “Esqueçam o que eu disse!”. Lembram-se das promessas do Lula? Lembram-se das ardorosas palavras do Collor?

    Política sempre foi isto. As opiniões mudam e prevalecem os interesses; muito mais pessoais ou partidários. Dança-se conforme a música. E não querer demonstrações de vaidades e orgulhos de políticos é sonhar acordado.

    E o que comenta o desastroso e tentacular PT mediante esse momento? O PT é um virtual réu mais fácil de atacar e tripudiar.

    Agora é a vez dos bastidores. Alea jacta est, quem pode mais chora menos. Fazer o quê?

    Saudações.

  22. mario lopes disse:

    Opinião:
    Dilma deve ser afastada, tentou mas os proprios companheiros o engoliram .
    Forças armadas deve acompanhar as atividades do Lula e dos seus companheiros Sindicalistas .
    Michel Temer deve asssumir imediatamente para levar o Pais até a próxima eleição, e deve fazer uma limpeza nos cargos de confiança do Governo, baixando os gastos e colocando profissionais mais técnico para executar tarefas especificas .
    O psdb , tem pessoas responsável para ajudar, é preciso se aliar com gente qualificada . e fazer um grupo interessado em trabalhar para o Brasil e para os Brasileiros.

    .

  23. Stanislaw: Um político se converte em estadista quando começa a pensar nas próximas gerações e não nas próximas eleições." (Winston Churchill, o grande estadista britânico) disse:

    1 – Um“jurista” defensor do governo disse que só é crime de homicídio o gerado por “tiro, facada, porrada” etc. “Interpretação jurídica”! Na minha, matar “as bateladas” é homicídio: ladrão de cofre público gera milhares de desassistidos – na Saúde, Segurança Pública, Saneamento Básico, etc. O ladrão sabe, quando rouba, “não que podem acontecer”, mas que tais mortes “irão” acontecer – milhares de mortes!
    2 – Quem acusa de “traidor” aliado do governo que sai dele, tem que a fidelidade ao governo (atolado no mar de lama da corrupção jamais vista no mundo), esteja acima à de quem o elegeu: “ser amigo do rei” mais que fiel ao “representado”!
    3 – Michel Temer é do partido que aliou-se ao governo do PT para governar o país, não para “desgovernar”…e o país está “desgovernado”!
    É necessária uma grande “coalizão” a qual só pode ser feita por um estadista.
    Michel Temer é, no momento, o único capaz disso, mas não como vice-presidente e sim como o Presidente da República!

  24. Stanislaw: A MÍDIA PRECISA PARAR DE APOIAR HIPOCRISIA QUE OS CORRUPTOS LANÇAM PARA ENGANAR! disse:

    Eu não consigo entender como parte da mídia continua insistindo em divulgar a tese do governo de que a situação política de Cunha tenha algo a ver com a situação de impeachment da presidente.
    Uma coisa nada tem a ver com outra.
    Que se casse o Cunha, que se vote o impeachment da presidente. Ambos merecem isso!
    O que não pode é a mídia ficar dando apoio a essa tese estapafúrdia (como tudo nesse governo tem se mostrado absurdo)de que o impeachment da presidente deva estar relacionado à honestidade ou desonestidade de Cunha. O país estará melhor, sem dúvida, sem os dois!Ambos erraram e devem pagar por seus erros, e pronto!Nenhum cidadão deve estar acima de qualquer suspeita nem ser privilegiado quando comete crime!

  25. Saulo Fernandes disse:

    Se tem embasamento jurídico, ele cai junto, porque autorizou pedaladas quando Dilma viajou… A grande questão é: Sede de poder ou rabo preso ao Cunha? Ou juntou o rabo com a vontade de comer?

  26. Pasquale disse:

    Temer meu Herói !!!!!!!

  27. Antonio disse:

    Olá, não sou PT, mas pelo tenho visto vindo dos PMDBistas estaremos muito pior se cairmos nas mãos desta corja. Eles sempre estiveram no poder, não importa quem esteja governando, eles são a put… do poder. Antes não tinha uma opinião muito formada sobre o impeachment, mas a partir de agora, sou totalmente contra, se tiver passeata pró Dilma, vou lá! Fora PMDB!

  28. Sônia Ribeiro disse:

    Vamos e convenhamos, o país está nas mãos de pessoas sem escrúpulos, corruptas, preocupadas com os próprios umbigos, com suas vaidades e poderes, enfim, com tudo, menos com os cidadãos brasileiros! Temer satanista, porém, com certa razão para o revanchismo, uma vez que esta sra., além de fazer parte do partido mais corrupto de todos os tempos, é claramente arrogante e o poder lhe subiu à cabeça. Ademais, sua incompetência e falta de humildade para reconhecê-la levou e levará a nação, cada dia mais, à bancarrota….De qualquer forma, esta briguinha de quinta nada acrescenta à vida do país e só demonstra a que nível chegamos. O mais digno e correto para o Brasil seria esta sra., que se diz presidente, bem como este vice renunciarem. Isto, sim, demonstraria que ainda lhes resta o mínimo de hombridade e permitiria tentarmos refazer o país, que sangra como nunca! Deus, ouça nosso clamor e tire esta corja, esta “gentalha” do caminho dos homens de bem desta terra!

  29. Claus Casto disse:

    O impeachmento, no momento, é a pior solução. Um eventual governo Temer será tumultuado ao extremo. Possivelmente já se iniciará com um pedido de impeachment – Ciro Gomes diz que será seu signatário, já que Temer também assinou alguns dos famigerados decretos das pedaladas fiscais. A remessa de pautas-bomba não encontrará solução de continuidade. Pelo contrário: contará com o reforço das “irresponsabilidades” da oposição de então, o PT. Lembram da oposição que o PT fazia em tempos de Collor, Itamar e FHC? Não quero dizer que o governo Dilma tem soluções. Longe disso. Mas afastar Dilma para pôr qualquer coisa no lugar – Temer – é uma verdadeira temeridade. Fazer novas eleições? Paralizará ainda mais o país, sabe-se lá por quanto tempo. Sim, a vaca do PT já foi para o brejo. Dificilmente o PT apresentará um candidato competitivo em 2018. No entanto, com um impeachment, todos iremos assistir ao ressurgimento, com as bençãos do povo, de um Lula, em seus melhores tempos de popularidade.

    • José Dias disse:

      Meu amigo, o Brasil já está parado de qualquer forma, com ou sem Impeachment, você já imaginou o que irá acontecer daqui pra frente com o PT no poder, ainda mais sabendo que não terão grandes chances em 2018 ! Vão acabar de destruir o Brasil.
      O BNDS, deve ter sido sangrado até as últimas gotas, vi obras espalhadas pelo mundo, todas com financiamentos do BNDS e realizadas pelos nossos grandes empresários aliados ao PT e por aqui pergunto ?
      Nossas estradas e portos caindo aos pedaços, educação e saúde nem vou comentar !
      Se ficarem até o fim do mandato, não vai sobrar nada, eles estarão de malas prontas para morar nos países que fazem parte do Forum São Paulo e ainda rirem da nossa cara.
      Nós estaremos chupando dedos, por isso acho que só a saída deles já seria uma grande virada para o Brasil, contanto que nas próximas eleições os brasileiros acordem e passem a aprender a votar certo.
      Abraço,

  30. Psycho disse:

    Politicamente, a melhor coisa que Temer pode fazer agora é aquilo que sempre fez de melhor, sair de cena, à francesa, e recolher-se à clausura. A decisão de escrever, ao invés de comparecer a um encontro formal, já por si demonstrou fraqueza. A abordagem e desenvolvimento do tema, em suas “mal traçadas linhas”, para quem sabe interpretar, revela vaidade, mesquinhez, tendência à retenção de raiva mal resolvida, carência emocional, falta de assertividade, falta de objetividade. Alguém que reclama das uvas, mas que as deseja intensamente. Escondendo-se os nomes, redator e destinatário, poderia passar por uma redação de aluno do grau médio, pois que revela falta de maturidade. Um desastre. Diria mais, um tiro no pé, com arma de grosso calibre. Diria mais ainda: um suicídio político e uma cesta de pontos negativos para a finalidade do impeachment.

  31. Iris Rodrigues disse:

    30 Moedas!
    Atiro 30 moedas, esse é o pagamento que dou aos partidos que estão a favor desse golpe na democracia, fora disso posso dizer que a política do nosso País está cheio de gente fedorenta, que perdeu o respeito pelo povo que os elegeu.
    Triste, pelo povo que ainda se deixa levar por essas picuinhas desses bandos de machistas, prepotentes e insatisfeitos por ter na presidência uma mulher, que merece sim nosso respeito, que não se cala e nem se deixa chantagear. Se o país não esta num bom momento , isso é um fato que teremos de enfrentar, mas com democracia e não nos rebaixando a um bando de hipócritas. A verdadeira raposa está solta bufando nos ouvidos das outras ienas, pousando de político honesto, onde deveria estar era preso como os outros acusados da operação lavajatos.
    30 moedas eu jogo para esses bandos de traidores.

    • José Dias disse:

      Acho que você está misturando alhos com bugalhos, fosse presidente ou presidenta, isso teria que ocorrer, não tenho partido político, apenas torço para que meus filhos tenham um futuro melhor que não seja na mão de lobo vestido em pele de cordeiro.
      Não digo com isso que vai melhorar em nada, mas dará um Up-grad, pelo menos quanto a credibilidade dos empresários !
      Procure uma resposta que enviei hoje ao Claus Casto no blog, acho que vai entender melhor o meu posicionamento.
      Abraço,

  32. S.Bernardelli disse:

    1º O Senhor Michel conhece a senhora presidente, não é a primeira vez que é vice e com certeza no primeiro mandato ela não foi diferente.
    2º Se o senhor sabia que a presidenta não confiava em ninguém porque aceitou ser vice dela novamente?
    3º Desde o inicio a presidenta aguentou pressões e o senhor VICE- PRESIDENTE se estivesse no lugar dela não aguentaria nem um terço, isso provou quando foi articulador político
    4º Para, deixe de choramingar como um garotinho mimado e magoado vc está muito velho pra isso.
    5º Mesmo sabendo que presidenta não gostava do Eduardo Cunha e com certeza mesmo o senhor sabendo que ele não prestava e não fez nada para evitar que ele se candidatasse presidente da câmara nem colocar ele fora de seu partido não colocou, depois de tudo que ele fez.

  33. Guaracy Araújo disse:

    Discordo da análise e sinceramente me pergunto pelos motivos que levaram o jornalista a apresentá-la. Evidentemente, explicitamente, Temer se colocou em posição de fraqueza e atraiu para si a chacota nacional. Maquiavel já ensina: amado, temido, jamais desprezível. Os movimentos imediatos no PMDB parecem dar conta disso.

  34. Otavio disse:

    Panos quentes nesse governo seriam uma mortalha. Hoje o Jaques Wagner disse que Dilma lutaria “até o fim”: pois então pode parar de lutar porque o governo acabou. O Congresso está paralisado, a economia em queda vertiginosa e os brasileiros à espera de um recomeço.

  35. Paulo Roberto Yonamine disse:

    Michel Temer se assemelha ao marido infiel que pego em flagrante traindo ainda tem o disparate de culpar a mulher sob a alegação de que esta nunca lhe depositou confiança. Um espetáculo de baixeza política, jogando às traças o marco democrático do antigo MDB, o PMDB flerta descaradamente com um golpe contra a democracia. Primeiro o partido lança um manifesto ultraliberal como se colocando como opção ao governo instituído – do qual, aliás, faz parte, chantageando-o constantemente- e diante da oposição ressentida e estéril que perdeu as eleições. Depois protege o mais sujo de todos os presidentes de câmara que esse país já teve, o qual, acuado na perspectiva da cassação, lança mão de um impeachment sem fundamento para que, em meio à turbulência política criada, salve sua pele de lobo da velha guarda. Entra em cena então o vice, o de palavras pequenas, encontros às sombras, conversas à boca pequena com – A OPOSIÇÃO – tendo sabido comantecedência o golpe que seu compadre sujo iniciou. Fala

  36. marcos disse:

    Nem vou entra no mérito do que diz a carta, qualquer mensagem pessoas de um líder para outro, tem de ser mantida em segredo por obrigação, uma presidente que não consegui controla o palácio como vai controla o país, e o pio não ouve nem uma demissão nem repudio ao vazamento.
    Qualquer pessoa que estuda um pouco a historia dos grandes lideres do mundo, saber que mensagem privadas entre eles são comum, esse vezamento aranha a presidente, não só com as lideranças do país, mas também com os lide la fora, que começa a vela como oportunista ou pio, como incompetente sem um controle minimo da sua equipe.

  37. Alberto disse:

    Temer x Dilma: a conveniência terminou,a hipocrisia reinava e muito mais coisas que não sabemos.O “amor ” acabou. coisa tá ficando feia nas hostes de madame.

  38. Ane disse:

    A questão é que nenhum desses partidos servem para nada… Agora o que acho incrível é como o povo compra uma briga somente com o intuito de se ferrar. A criminalização do PT como se fosse a única laranja podre é ridícula. Se o governo do Lula/Dilma é a mãe do Petrolão nos últimos anos, sem dúvida nenhuma o PSDBA de FHC é o pai(como já foi inclusive declarado). A questão principal é que essa crise econômica que temos é decorrente da crise política. A oposição que temos não serve para “governar melhor”, serve apenas para inviabilizar a governabilidade. Quando voltarem a ser situação, as práticas serão a mesma com uma diferença apenas, enquanto o PT é burro e não sabe “roubar” o PSDB é esperto demais e até hoje todos seus escândalos foram esquecidos nas areias do tempo por conta da própria ação da mídia que nos bombardeia com a visão do lado deles(a do plim plim, rádio do peter pan, etc).O que vivemos hoje é um tremendo dum terceiro turno…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-28 15:16:39