aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
30-10-2014, 9h11

Dilma começa a mudar; Lula, Aécio e Marina já miram 2018

63

Postado por: Daniela Martins

Surpreendendo o mercado financeiro, o Banco Central elevou os juros para 11,25% ao ano. A decisão é fruto da necessidade da presidente Dilma Rousseff de restaurar a credibilidade da política econômica e de combater a inflação alta.

Durante a campanha, os candidatos fizeram um jogo de esconde-esconde em relação à economia. Dilma evitou anunciar medidas duras. Aécio Neves recuou do discurso inicial de medidas impopulares. Três dias depois de obter o segundo mandato, a presidente adota uma medida impopular. Juros mais altos encarecem o crédito e esfriam a economia.

No entanto, é uma medida necessária para enfrentar a alta da inflação. Neste momento, ela está acima do teto oficial da meta. Na avaliação do Palácio do Planalto, é melhor já adotar algumas medidas a fim de tentar diminuir a inflação do ano que vem e de 2016. Não dava para continuar com uma política de tolerância da inflação no topo da meta oficial.

A presidente está dando início a um ajuste econômico que tende a ser gradual. O segundo passo deverá ser um conjunto de medidas para endurecer a política fiscal, que é o controle das despesas públicas. Essa política está com a credibilidade no chão. A meta fiscal deste ano não será cumprida.

A decisão do Banco Central já indica uma mudança de atitude de Dilma na economia. É resultado de cobranças internas do PT e do ex-presidente Lula para uma correção de rumos. O partido quase perdeu a eleição devido a erros da política econômica do primeiro mandato. A intenção é tentar corrigir esses erros, trazer a inflação para o centro da meta até o final de 2016, início de 2017. Enfim, Dilma começou a mudança.

*

Parece que a eleição de 2018 já começou. O ex-presidente Lula, o senador Aécio Neves e a ex-senadora Marina Silva publicaram vídeos na internet nesta semana para dar recados políticos.

No PT, Lula se comporta como candidato. O recado principal de seu vídeo foi tentar dialogar com um setor da classe média tradicional que está com raiva do PT. Lula fez um discurso de quem tenta, desde já, recuperar o apoio de segmentos que se distanciaram do petismo nesta eleição. Falou que a ascensão social dos mais pobres é boa para a classe média e para os mais ricos. Falou em socializar a felicidade. Pareceu fala de candidato.

Os vídeos de Aécio e de Marina foram parecidos no conteúdo, com uma diferença de tom. O tucano foi mais duro e incisivo. Disse que enfrentou uma eleição desigual e afirmou que iria fiscalizar ações do governo e cobrar o cumprimento das promessas. Aécio tenta se posicionar como líder da oposição e potencial candidato em 2018. Sabe que terá concorrência interna no PSDB, pois existem defensores de uma candidatura de Geraldo Alckmin, a depender do desempenho dele no governo de São Paulo.

Já Marina foi mais suave. Apesar de ter criticado os ataques que sofreu durante a campanha, falando em intolerância e desconstrução, ela pediu mudanças na economia e disse desejar que Dilma atenda às necessidades do povo.

O discurso de Aécio está em sintonia com uma linha mais beligerante que o PSDB assumiu depois da derrota. Marina parece que vai buscar um meio-termo, numa atitude de afastamento dos tucanos para que não se transforme em linha auxiliar da oposição.

Lula, Aécio e Marina deram recados que podem ser entendidos como linhas de ação política daqui até a disputa eleitoral 2018.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
63
  1. João Alberto Afonso disse:

    Caro Kennedy – O que o Lula conseguiu fazer é muito simples, qual seja:- dividir o País, meio a meio, entre eles e nós e, com isso, conseguir, pelo ódio que espalhou, ter o mesmo ódio da população do Estado de São Paulo, Paraná e demais Estados produtores de riqueza e o povo das regiões mais pobres e desinformadas. Enfim, conseguiu dividir o País e agora o grande risco que se corre, é de São Paulo e outros Estados se separarem do Brasil, basta observar os movimentos nesse sentido. Parabéns ao Lula e a Dilma, cuja governabilidade será difícil porque citado ódio criou uma grande vala, infelizmente.

    • AlesLins disse:

      É incrível como as pessoas não aceitam a realidade. Ao meu ver a divisão e o ódio sempre existiram, só que estavam escondidos, bastou uma desculpa para que florescessem abundantemente. Quanto a dizer que só os estados mais pobres é que votaram no atual governo ignorando o Rio de Janeiro e Minas que onde ganhou Dilma e Roraima e Acre onde ganhou Aécio é ridículo.

      • Antonio Carlos disse:

        ISTO SIM É CAMPANHA SUJA E MENTIROSA!!!!!!!!!!
        VEJA MENTIU SOBRE DECLARAÇÃO DE DOLEIRO: A ACUSAÇÃO QUE “ELES SABIAM DE TUDO” NUNCA FOI FEITA
        Uma REPORTAGEM DA REVISTA VEJA publicada às vésperas da eleição, trazendo fortes acusações à presidenta Dilma e ao ex-presidente Lula, quase mudou o resultado do pleito. Segundo a matéria, o doleiro Alberto Youssef teria dito, em depoimeto à Polícia Federal e ao Ministério Público, que Lula e Dilma “sabiam de tudo” sobre o caso de corrupção na Petrobras. A fala era, inclusive, a capa da publicação.
        Passadas as eleições, que tiveram um resultado apertado com Dilma reeleita, a verdade aparece: TAL ACUSAÇÃO NUNCA FOI FEITA. Isso mesmo: YOUSSEF NUNCA PROFERIU TAL FRASE . A informação vem do advogado do doleiro, Antônio Figureido Basto, que garante que, no suposto dia da acusação, “não houve depoimento no âmbito da delação. Isso é mentira. Desafio qualquer um a provar que houve oitiva da delação premiada na quarta-feira”. Para Basto, houve má-fé – seja da revista ou da fonte utilizada na reportagem: “Ou a fonte da matéria mentiu ou isso é má-fé mesmo”, sentencia.
        Longe de ser jornalismo, mais que mentira: Veja cometeu um crime, quase alterando o resultado de uma eleição democrática e subjugando a vontade soberana do povo às suas farsas e interesses. A verdade veio à tona; que agora venha a justiça.

    • Fábio Henrique disse:

      O Lula que criou esse ódio? Vocês tucanos passam a vida injetando preconceito contra os nordestinos, chamando-nos de ignorantes, desinformados, vagabundos, mendigos e por aí vai, e é o PT o responsável pelo ódio? Vocês odeiam o povo, têm verdadeiro pavor da expressão “participação popular”, destilam preconceito em todas as redes sociais e depois posam de vítimas. E ainda pra completar o quadro non sense vêm com essa de separatismo, como se a democracia fosse uma via de mão única em que o único eleito só poder ser o candidato em que vocês votam. Se acham a nata da inteligência porque leem péssimos periódicos como Veja e asseclas e assistem à Globo, uma rede que confessadamente apoiou a ditadura. Vocês, como o Lobão, deveriam era ir morar nos USA, sua verdadeira pátria amada. Agora, por favor, levem seu preconceito junto, ok?!

      • luis paulo disse:

        Perfeita análise; assino embaixo;
        Vale ressaltar que tentaram um golpe associados à revista da marginal e até a madrugada do dia de votação, através da rede de boatos sobre o suposto envenenamento e morte do doleiro;
        talvez devessemos agradecer as pérolas que FHC, Lobão e assemelhados plantaram contra um partido de origem popular que eles não entendem e não toleram; Cada vez que abrem a boca ganhamos 500 mil votos; Parabéns !

      • adalto disse:

        Sim , Infelizmente o nosso BRASIL, ficou dividido, a cultura do populismo, do assistencialismo, ou seja às pessoas mais pobres, e certamente nem todas essas pessoas têm acesso à informação, desconhecem ou aceitam a corrupção como fato normal, vide caso Petrobrás, Mensalão etc, pois quem paga com todos esses roubos é nós que pagamos altos impostos, temos pessoas com cegueira mental
        que mesmo diante de fatos verídicos não querem ou fingem
        não acreditar.
        Pergunto aos lulistas, porque o governo atual emprestou
        mais de R$800 milhões para porto em cuba, o povo foi consultado ou foi sequer informado.
        Expliquem tal empréstimo que saiu do tesouro nacional,
        ou foi ato populista humanitário para cuba….

    • walter.nobre disse:

      Caro, ´nesta hora, são todos iguais…eles precisam trabalhar muito, e provar que merecem ser candidatos em 2018.
      O caso Aécio por exemplo, em 2018, teremos o Alkimin…que se resolver os problemas da água e melhorar a segurança; certamente, será um grande candidato
      A Marina, precisa optar, se vai vergar a camisa de opositora; combatendo o desmatamento por exemplo.
      Quanto ao Lula; não duvido que chegue em 2018, cheio de gás; vai depender das promessas e soluções, que a Dilma conseguir; se a oposição de pesos pesados,fizer diferenças; as concessões serão maiores; enfim, a Dilma não viverá sem escândalos novos; então Lula, vai espernear a vontade; mas se reeleger, será muito difícil; o País esta divido em três, e poderá chegar em 2018, rachado em 4 partes; teremos outra loteria; a recessão é inevitável”…

    • MARCIO disse:

      Eu acho que voce não assisti tv, quem disse que voto de nordestino vale menos foi o presidente do psdb, e agora vem com esta conversa…minha pergunta é lula vai ganhar de lavada em 2018 , problema contra quem aeroporto aecio, pescadora rede marina…..o papa francisco…e aí contra quem, vai ser a lavada..

    • Ivan Carlos dos Santos disse:

      João Alberto, o Brasil sempre esteve dividido, de um lado a turminha retrograda que ficou no poder desde 1532 quando o Brasil passou a existir politicamente com a fundação da primeira cidade, São Vicente em São Paulo e permaneceu até 2002 mantendo o que se propala de elites e do outro lado à sofrida maioria da população brasileira, submetida propositalmente às políticas excludentes da cidadania, como sói ser o abandono do acesso à educação. Penso que a desinformação ou a revolta pela perda de privilégios é manifesta na primeira turminha Sou Catarinense e me lembro da política do café com leite da República velha, o leite azedou e restou o café amargo, não misture o rancor da perda dos paulistas com o sentimento dos demais Estados do sudeste e sul.

      • Pasquale disse:

        Conversinha fiada…só mudou em 2002 é? hehehe.
        Tente fazer qualquer intervenção que dependa do SUS,não conseguirá.
        Tente tentar aprender algo na escola pública,não conseguirá.
        Tente andar na rua de madrugada,sem ser assaltado,não conseguirá.
        Poderia continuar elencando fatos,seria inútil.
        Saiba que nos anos 60 tudo isso que coloquei acima,você conseguia fazer.
        Então o que houve,com a sua teoria????????
        Meu nobre ivan.

    • Ramos Barbosa disse:

      Bom dia!! Sou administrador, empresário,enpreendedor, tenho famíliaares em são paulo ssim como vários que moram deste lado nobre do país. Vivem a muito tempo em São Paulo e vivem muito bem assim como nós aqui. Quero solicitar que tanto os que moram aqui quanto os que moram em são paulo, não todos é claro, pois em sua maioria, na minha opnião, com o avanço da tecnologia podem e acessam ou viajam pelos dos ângulos do país, se imformem melhor e sem general~ização sobre as qualidades e defeitos de cada região. Agradeço ao período em que estudava para sargento das armas onde passei a topografar melhor em termos sociais, demograficos, históricos, geograficos, populacionais cada lado dessas duas regiões e também as demais. Não me acho dono da verdade e um gênio por isso e nem menosprezo tanto os “desinformados” deste lado do brasil como os demais lados pois considero o que ofilosofo Sócrates citou : SÓ SEI QUE NADA SEI. Com essa máxima gostaria de deixar essa frase que aprendi em um dos treinamentos que tive em Neurolinguística realizado em um hotel fantástico que existe por aqui pertencente a uma dessas cidades maravilhosas que temos : TODA GENERALIZAÇÃO É MENTIRA EM DETERMINADA LÓGICA, SITUAÇÃO, PERSPECTIVAS, PERCEPÇÕES, IDÉIAS, FILTROS MENTAIS. Jamais se deve generalizar um povo, um estado, uma nação, um país, um local pois em cada um desses existem pessoas preparadas como eu e em grande quantidades independentes de onde moram e que são livres para vorarem em quem quiserem sem depender de assistências sociais sejam elas de governos, filantropias e outros meios. Tenhamos a noção exata para não sermos injustos e injustiçados. Grato pela atenção. Desejo tudo de bom a todos, independente de onde são.

    • Giovanny disse:

      E se o PSDB houvesse ganho a eleição, como seria esse relacionamento? Houve ataques de ambos os lados, creio que principalmente partindo do PSDB, houveram muitas e muitas tentativas de ganhar a qualquer preço, leia-se matéria da Veja da sexta-feira, mas com isenção. Acusaram de envenenamento do doleiro, é assim que se faz uma campanha? Vamos com calma que muita coisa ainda vai aparecer, vamos usar a razão e não a emoção. O Brasil continua ai, firme e não é meia dúzia de insatisfeitos que irão transformar nosso país em uma Ucrânia. O exemplo esta sendo visto diariamente na mídia. Aceita-se a disputa até a hora que termina, acabou, acabou, agora é bola para frente e vamos ajudar quem venceu para nos proporcionar dias melhores. O Brasil é uma democracia, quem vence as eleições governa, quem perde ajuda o vencedor a melhorar o nação. Se continua com essas conversas sem fundamentos, serão 4 anos de atraso. Pensem que seus filhos, irmãos e parentes no geral precisam viver e aproveitar bem a vida.

    • Kiko disse:

      João, quem é o assassino, quem mata ou quem divulga na radio?
      Amigo, você está invertendo os valores. Errados são os que postam (e foram milhares no facebook e milhões no whatsapp) vilipendiando nortistas e nordestinos, e não alguém que vai até eles buscando elevar a moral (e ganhar votos também, não vamos ser hipócritas). Quem cita o erro não é culpado, mas sim quem o comete. Da forma como fala, os do norte/nordeste tem que ser detonados e se calar, se conformar com a condição de sustentando (mentira!) e com a pecha de encostados e subinteligentes.
      A realidade é que eles tem, de verdade, que se fazer respeitar. Tem que se impor. E alguém tem que ir até eles pra dizer isto! Foi o que o Lula fez (também)! Eu sou de SC, vivo no meio de gente que fala dia e noite o que milhares postaram. Gente que odeia tudo o que é de pele mais escura, seja do norte, nordeste, norte e oeste do paraná, pobre, morador de rua, e por aí vai. Posso dizer que do meio pra baixo, o brasileiro é muito, mas muito pior do que aparenta.

    • Luiz Paiva disse:

      O ódio que o senhor menciona em seu texto refere-se que nesse país os ricos não admitem que os pobres saim da linha da pobreza e possa se libertar do cabresto armado pela classe rica.

    • douglas disse:

      Quem fez isso foi FHC, não distorce os fatos meu caro, haja visto o que criticam os nordestinos, e quem recebe o bolsa familia, até os aposentados o FHC desrespeitou.

    • Caros leitores, bom dia! Fica o questionamento, será que Lula tem esse Poder mesmo? Dividir o País? Uma análise mais detalhada nos números dos votos válidos, mostra que em termos percentuais o nordeste e o norte foram sim Dilma, mas uma análise dos números dos votos, mostra que o sul e o sudeste foram responsáveis por a maior parte dos votos em Dilma.Interessante, não?

    • Do seu tipo de comentário é que se pode observar o tom preconceituoso, com ódio e absurdamente separatista. Pelo que se pode observar o tal “ódio” é em mão dupla através das redes sociais, e em mão única através da grande mídia. Muito claro e simples. A campanha acabou e todos os políticos são amigos (veja Marina e Aécio, após ter sido chamada de omissa e incompetente, dentre outras), não esqueça e não perca seu tempo “pregando”.

    • ROBERTO TAVARES disse:

      Sr. João Alberto, o senhor não sabe o que fala, dizer que Lula dividiu o País, como se a Dilma teve mais votação na região Sul e Sudeste do que nas regiões Norte e Nordeste, essa conversa quem começou foi os TERRORISTAS do PSDB nas redes sociais e o senhor está acreditando nisso, eu acredito que quem está querendo dividir o País é o PSDB pois eles não sabem administrar para pobres, portanto eles estão inventando essa conversa de que o PT está querendo dividir o País, para que eles administre só para as regiões mais desenvolvidas. Eles (PSDB) vão continuar fazendo TERRORISMO na Câmara e no Senado, eles estão com muita raiva, infelizmente.

    • Carlos Santos disse:

      Rumo ao Penta! Lula 2018!!

  2. Lucio disse:

    Eu sou o que o Senhor Lula chamou de “elite branca e opressora”, eu concluo, que lê e acredita em Veja, Isto é, Estadão e Folha (apesar de ser apenas classe média). Não acredito e nunca acreditarei no cinismo debochado desse Senhor.

    • Aderbal moreira disse:

      Bom dia Lucio, eu acredito que melhorando a vida das pessoas mais humildes, nós estamos melhorando a vida de toda a nossa sociedade. Classe D e classe E aumentando o poder de consumo geram mais empregos, mais produção, mais renda para toda a sociedade.

  3. Augusto disse:

    Todos sabemos que o aparelhamento da máquina pública e o aumento das despesas públicas, são fatores preponderantes na escalada da inflação. Não adianta, ela não fez a lição de casa e não a fará nesses próximos 4 anos. A inflação sempre ficará no topo. E quem sofre é o brasileiro.

    • Vander disse:

      Augusto, quantos anos você tem? 10? Você já viveu inflação alta na vida? Em 2002 foi 12,5%. Nos últimos anos foi de no máximo 6,5%. Não faça o jogo da grande mídia, demonstrar conhecimento retirando seletivamente informações de terceiros não acrescenta nada. O famoso “aparelhamento” foi bastante divulgado (exceto o do Aécio, de colocar a mulher do vice como presidente do TCE-MG), mas você não precisa usar os mesmos termos, como se soubesse do que fala, pois se a inflação levou décadas para ser contida, e você diz que “todo mundo sabe”, então fez um grande desserviço ao país (se tem mais de 10 anos) ao não ajudar no combate.

  4. carlos disse:

    Este povo só esquece que quem lhes da emprego é a elite.

  5. André Q P disse:

    Meu caro Kennedy,diante dos comentários vistos em toda mídia, sobre o resultado da eleição só tenho a dizer parafraseando um autor desconhecido “É melhor ficar calado e todo mundo pensar que você é um perfeito idiota, do que abrir a boca e ninguém ter dúvidas quanto a isso”.

  6. paulo henrique de souza pereira disse:

    Gostaria do fim das urnas eletronicas …antes do proximo pleito.

  7. E.Silva disse:

    Acho uma verdadeira hipocrisia o candidato derrotado do PSDB posar de coitadinho, dizendo que enfrentou jogo desigual, pois foi justamente o contrário, o PSDB teve o apoio maciço da grande mídia, que despejou toda sorte de denuncias e acusações ao PT. Em mais de 40 anos que acompanho política, nunca ví um jogo tão sujo como o que foi praticado pelo PSDB. Eles são adeptos da teoria de Goebbels (uma mentira repetida 1000 vezes, acaba virando uma verdade).

  8. adao jose piva disse:

    – Essa historia que o Brasil está dividido não convém a ningué
    m. Dilma teve 40% dos votos no Sul, e ganhou em Minas e Rio de Janeiro. Esses dados são robusto demais para dizer que aqui ninguém gosta de Dilma e todos gostam do Aécio. Confiram!!

  9. Daniel disse:

    Durante a campanha, vimos a Dilma fugindo das respostas que lhe eram feitas, e quando as dava, eram muito vazias ou um contra ataque direto para mudar o foco (Candidaaaato,….).
    As ações que ela pregou como “terrorismo” de Marina e Aécio agora ela realiza.
    Isso já estava na cara, por que não existe mágica no mercado economico. Infelizmente 52% dos eleitores não perceberam essa jogada de marketing Petista.

  10. Paulo Cesar Santos disse:

    Bom dia a todos ! A hora é de união para ajudarmos o Brasil ! Vamos respeitar as opiniões de todos ! e viva a democracia !

  11. Bruno Uter disse:

    Antes de dar print do comentário do João Alberto para mostrar para a galera no bar, hoje a noite, eu tenho que dizer:

    O país sempre foi dividido. De qualquer monte no Rio de Janeiro você pode ver uma favela do lado de um residencial de alto padrão. O que ele chama de ódio é o Estado de Direito que as pessoas que sempre viveram à margem da sociedade estão começando a tomar ciência. E em relação a independência de São Paulo…ah, essa merece um brinde. Faça o seguinte: se encontre com o Lucio, do comentário abaixo, pra vcs discutirem o conteúdo libertador da Veja. Valeu João e Lucio. Estamos todos às gargalhadas aqui.

  12. Julio Cesar Santana disse:

    Bom dia, eu acho que a Marina deveria continuar o trabalho dela de palestrante e não voltar a politica. Acho que ela contribui mais para a sociedade dessa forma.

  13. pedro paulo miranda disse:

    Kennedy, não sei se o Aécio vai ter cacife politico para voltar como candidato em 2018. Tem algumas questões para se resolver dentro do PSDB e fora do PSDB. Dentro do partido existem mais 2 candidatos a candidatos : Alckmin e Serra. Fora do partido ele vai ter que responder a 3 processos abertos pelo Ministério público por desvio de dinheiro quando era governador de MG.

  14. Claudio disse:

    Aos que ainda falam em país dividido, realmente falam sem procurar saber quantos votos teve Dilma no sul e sudeste. Ficarão surpresos. Vcs estão achando porque Aécio teve 60% em são Paulo o Brasil está dividido. Esse resultado foi devido a um trabalho midiático de quase 4 anos, onde enfiaram coisas na cabeça dos assíduos telespectadores da rede globo e leitores de Estadão e Folha inventaram o tal bolivarismo e, na cabeça pequena dos eleitores paulistas virou rapidamente em comunismo. Só rindo mesmo! Mas perderam a eleição. E, hoje vendo as estapafúrdias colocações no face, percebe-se claramente o que eu expus. Não se esqueçam de uma coisa, Dilma teve boa votação no sul, sudeste o que por si só acaba com essa visão
    de país dividido.

  15. Emerson disse:

    Kennedy, desde sempre escuto essa balela de SP se separar do Brasil. O pessoal acha que está reinventando a roda, mas estão só replicando o discurso de sempre: “se não é do meu jeito, vou embora!” Desde os tempos da Independência do Brasil, e lá se vão mais de 190 anos, esse discurso separatista vai e volta. Da mesma forma como aconteceu na Revolução de 32, esse pessoal vai acabar indo pro vinagre exatamente pelo fato de não terem respaldo no próprio povo de São Paulo. Porém, até esse movimento dar com os burros na água mais uma vez, teremos que aguentar essa velha encheção de saco.

  16. Tomaz E. Robinson disse:

    Disto tudo a única conclusão que chego é que nada muda a orientação do Lula para a Dilma de que tem que falar o que o povo quer ouvir e não o que pensa, é a pratica que ele sempre adotou, assim como a maioria dos políticos.
    A única conclusão que chego é que infelizmente para o Povo Brasileiro a corrupção é um mal necessário, grande parte da população acha que se esta tendo alguma vantagem está bom, porque mudar. Ética, Honestidade, Princípios e Respeito são valores para “idiotas”.
    Eu continuo satisfeito em ser Idiota.

  17. Arruda disse:

    Sou Pernambucano e a politica aplicada pelo PT é do medo, separação e ódio. Por isso não elegemos nehum candidato deste partido para nos representar no Senado ou Camara ou tiramos o PT de nossas vidas, pois vivemos em um pais que se diz democratico aonde muitos querem que eu vote em A ou B porque vai fazer bem a um estado ou região, tenho o direito de pensar e votar. Pernambuco como ia ter um candidato a presidente foi brutalmente prejudicado sem os repasses do governo federal, pois as obras do BRT estão paradas, as obras da navegabilidade não recebeu os recursos prometidos e estão paradas as obras do arco metropolitano foi adiada e todas as obras que tem uma placa do PAC 2 foram apagadas as datas inicio e fim da obra, será que essas obras são eterna?

  18. Luiz Carlos disse:

    O que esse des-governo fala ou promete não tem a mínima credibilidade, já que usaram da mentira e do cinismo para ganhar a eleição .A Marina acredito não ter força política para pensar em ser presidente em 2018. Esse ex-metalúrgico e novo bilionário, daqui a quatro anos a cirrose já levou para ” descansar ” na eternidade . Espero que o Aécio saiba fazer oposição firme e se fortaleça ainda mais já que há indícios de fraude nesta eleição .

  19. Jorge disse:

    O Lula virá agora com palavras mansas para atrair até as “zelites” brancas e de todas as cores para sua horta,não terá porque nunca teve o minino de vergonha de dizer “que disse no calor da campanha” mas que não é bem isso, é golpe, é mentira como sempre foram mentirosos, isso vai-lhe na alma, faz parte do seu DNA e não apenas do “calor da campanha”.Continuam a enganar os miseráveis do Norte e Nordeste que não leem nem escutam o que vai por este Brasil afora, veem apenas a bolsa como uma forma imediata de subsistência, não tendo capacidade de pensar no futuro dos seus filhos e netos,que terão o mesmo assistencialismo se nada mudar, que não mudará porque não é interessante,é mais interessante a continuação do já surrado voto de cabresto que tanto condenavam mas que continuam a usar a seu favor. É o que consta na velha doutrina Leninista/marxista que enebria os analfabetos e ignorantes.

  20. Volnei disse:

    Que o nordeste tem que se fazer respeitar não há duvida. Nordestinos construíram a maioria das cidades ricas deste país. Não se trata de criar barreiras entre nós e eles. Trata-se, sim, de fazer com que o Sul deixe de ser xenófobo e mesquinho e pare de vender a imagem de sustentáculo do universo.
    Sobre Aécio, se coloca na posição de líder da oposição, mas deveria se empenhar em trabalhar mais pelo estado dele, onde perdeu a eleição, pois foi eleito o 58º melhor senador em 2013 pela Veja, posição ridícula para alguém que almejou ser presidente.
    O Aécio tem que se colocar no seu lugar, os votos que obteve não foram por ele, mas contra o PT, e teriam sido dados para qualquer um que ali estivesse, Marina, Serra, Alckmin, Patati Patatá, Tiririca.

  21. Jefferson Ribeiro disse:

    Bom dia João Alberto, voce acha que apenas SP , Paraná são estados produtores ? Voce acha que o Rio de Janeiro, estados do Nordeste não produzem nada ?

  22. Amilcar Marinho Viana disse:

    O Lula governou o país por 8 anos, para todos. Ganharam ricos, pobre e remediados, enfim, o país progrediu. Recebeu elogios internos e internacionalmente, de todas as partes, de todos os matizes políticos e ideológicos. A Dilma não conseguiu reproduzir nos seus primeiros quatro anos de governo as mesmas condições de seu antecessor. Paciência, as circunstâncias são outras. Restou o desejo de fazer mais e, agora, com as forças renovadas e noutro cenário isso pode ser possível. Nós podemos! Acredite.

  23. Jose Horacio Phipps disse:

    Concordem ou não…, quem sempre quer dividir o país é a direita… Sem dúvida alguma.
    E quem começou com essa história de preconceito, foi FHC. E Aécio segue o mesmo caminho.

  24. Rodrigo Cavalcante disse:

    Estados produtores de riqueza?? A participação de SP no PIB brasileiro cai há 20 anos, o RS está em recessão, o Norte e o Nordeste crescem mais que o Brasil. Quanto à “divisão”, essa sempre existiu. O que o governo federal tem feito é diminuir essas diferenças. Mas a classe média preconceituosa se sente ameaçada. País rico é país sem miséria.

  25. Andrade torcedor disse:

    Eu já sabia que teríamos volta da inflação, aumente de energia e preços majorados. Isso com muito cinismo a Dilma escondeu nos debates, por isso Fernando Henrique que votar no PT é estar desinformado e não burro.

  26. Tiago Moraes disse:

    Eu acredito que para ter um país melhor é diminuindo a desigualdade social, e isso não é a principal bandeira do Neoliberalismo, portanto “elite”, trate por se acostumar a ter vizinhos menos “desinformados”. Acho impressionante as pessoas que ficam dizendo isso das pessoas que votaram na Dilma, pois a ignorância é tanta, que nem tenta enxergar os dois lados da moeda.

  27. Luiz Mattos disse:

    Já era de se esperar que as dificuldades econômicas iriam estar presente, pois o governo que está aí gasta mal, distribui dinheiro a fundo perdido, enriquece a corrupção e se acha.
    Com os recordes de arrecadação a população só vai saber que seu dinheiro suado vai retornar em benefícios no dia de São Nunca.
    Teremos um ano de 2015, um crescimento pífio, as industrias sem investimentos e com maior números de falências, menos geração de empregos, pois o governo mesmo com a desoneração da folha de pagamento hoje aprovada gasta mal e com irresponsabilidade.
    Infelizmente já estão pensando em 2018, porque eles estão em outro pais, não o Brasil.
    Acorda Brasil.

  28. Amanda Damasceno Soares disse:

    Só acho que ela vai ter que dialogar muito com o deputados e senadores para conseguir fazer um trabalho melhor. Porém, vejo que ela terá dificuldades. Espero que faça um bom governo.

  29. luiz dos santos disse:

    o que mais acho curioso, nem bom nem ruim, é observar o quanto aqueles que queriam, querem ou já estão no poder, criam mecanismos promovendo a discórdia popular (ou não popular-elite, o que seja). não há quem seja o salvador da lavoura em um pais cuja população se omite ao aceitar acordos de centavos em passagem de ônibus quando deveriam aproveitar para lutar por algo mais…importante. Se a briga for por e para os partidos ou políticos, não haverá crescimento/melhora da sociedade. Será que dilma tornará melhor o ensino? ou o aécio o faria? será que skaf acabaria com a falta d´’agua, ou geraldo o fará? não sabemos, estamos a margem do poder que estes aí criam e recriam com o objetivo de se manter no poder. e nós? continuamos defendendo um e outro sendo ilustres desconhecidos e ignorados por ambos! quem de fato foi eleito: o político ou a politicagem? sempre haverá quem goste mais da noite que do dia, do branco que do preto, etc. mas só haverá mudança real quando o diálogo de ambos objetivar saber quando um será mais necessário que o outro, não sendo nem melhor nem pior, apenas mais necessário.

  30. gomeslc disse:

    Não acredito em separação até porque já passamos por coisas piores e não chegamos a tanto…o problema que vejo aqui é que, em nome de uma possível oportunidade eleitoreira, o senhor Lula pregou a separação de classes como bandeira para o 2º turno…ricos contra pobres, elite branca contra população de baixa renda…isto vinha acontecendo desde a copa quando vaiavam Dilma nos estádios…isto é um jogo muito perigoso e vai sim trazer reflexos futuros, não tenham dúvida disto..

  31. Amadeu Nicolau disse:

    O Sr Lula com a utilização de táticas divisionistas , tipo Norte e Nordeste contra Sul e Sudeste e disseminação do odio contra classes sociais , se esqueceu que foi aqui em São Paulo que ele se fez alguém , chegando até a presidência da república. Aqui em São Paulo convivi e vive em harmonia arabes e judeus, coreanos, japoneses chineses, etc e que não admitimos estas manifestações de odio entre classes sociais

  32. luiz disse:

    “Não Criarás a Prosperidade se desestimulares a poupança.
    Não fortaleceras os fracos por enfraqueceres os fortes.
    Não ajudaras o assalariado se arruinares aquele que o paga.
    Não estimularás a fraternidade humana se alimentares o ódio de classes.
    Não ajudarás os pobres se eliminares os ricos.
    Não poderás criar estabilidade permanente baseada em dinheiro emprestado.
    Não evitarás as dificuldades se gastares mais do que ganhas.
    Não Fortalecerás a dignidade e o anonimo se Subtraíres ao homem a iniciativa da liberdade.
    Não poderás ajudar os homens de maneira permanente se fizeres por eles aquilo que eles podem e devem fazer por si proprios.”
    Abraham Lincoln

  33. José Cássio disse:

    Caros, lamentou muito essa visão de que o Lula pregou ódio no país ou dividi-o, na verdade a diferença de hoje, é a participação econômica e social de um povo, a nova classe média, hoje, recheada de um povo que a 500 anos foi excluída de participação social e consumo, e hoje já estuda nas universidades e faculdades e consomem , como os filhos dos ricos e de uma classe média preconceituosa que não aceita a mudança social promovida pelos governos do PT.

    Quando aos inconformados que pregam a divisão de São Paulo do Brasil, por preconceito ao Nordeste , é bom que lembrem que essa São Paulo de hoje, foi construída pelos nordestino de antes, e que muitos dos que pregam o ódio contra os nordestinos, são de origem de nordestinos que migraram. Não que o Nordeste ou os nordestinos precisem de São Paulo ou dos Paulistas, mas lembrem que o Brasil é um País de uma republica federativa, não confederada.

  34. Elisangela disse:

    Ao contrario dos que falam que lula e Dilma dividiu o país o que estamos vendo é uma xenofobia, hipocrisia um odio latente a aqueles que não aceitaram a democracia uma classe media que atribuida a uma grande senção politica onde via que a unica mudança seria acabar aniquilar o governo de Dilma e Lula votando em aecio. hora vamos pensar classe media!!! lançar odio dizer que São paulo e os estados do sul devem separar do Brasil é algo repugnante é xenofobia latente até parece que nos classe media não nos aproveitamos deste 12 anos do governo Dilma e Lula o que esta por tras disto é um partido doido do PSDB que nunca fez nada para classe media e nem para os pobres e estão fluenciando hoje a grande massa de classe media que se diz politizada e olha para retrovisor e ver que isto que estamos tendo é democracia e que o povo tem direito de escolher seu governantes…. e se tem massa de manobra hoje não sao os pobres os menos infomardos que hoje conseguiu colocar seu filhos na universidades/comprar seu carrinho andar de avião/comer bem/ mas são aqueles que não leêm a historia e sim manchetes.

  35. Nilson disse:

    Senhores… sempre estivemos separados. Fui, durante doze anos, dono de um pequeno hotel em PE, 90% dos sudestinos homens queriam as mulheres e R$$$$ dos nordestinos… somos constantemente ridicularizados pelo nossos costumes ou pelo sotaque, ou pelo nosso atraso crônico, que chega a ser caricato (personagens em algumas novelas beira ao grotesco). Porque não oficializar isso? De um lado, a República Federativa Paulista (ou qualquer outro nome), do outro os Estados do Norte… porque não? Meu Deus, deve ser horrível, não ter água na torneira, tomar banho de “cuia”… Enfrentamos isso há quinhentos anos, morremos de inanição, da falta de vacina, de carboidrato, de vitaminas A, B, E… de proteína…
    Nós sabemos de quem é a culpa, não sabemos? Então, plebiscito e façamos nossas escolhas.

  36. Marden Wolney disse:

    Lula é candidato natural a voltar em 2018

  37. Elisangela Reis disse:

    Ao contrario dos que falam que lula e Dilma dividiu o país o que estamos vendo é uma xenofobia, hipocrisia um odio latente a aqueles que não aceitaram a democracia uma classe media que atribuida a uma grande senção politica onde via que a unica mudança seria acabar aniquilar o governo de Dilma e Lula votando em aecio. hora vamos pensar classe media!!! lançar odio dizer que São paulo e os estados do sul devem separar do Brasil é algo repugnante é xenofobia latente até parece que nos classe media não aproveitamos deste 12 anos do governo Dilma e Lula, o que esta por tras disto é um partido doido do PSDB que nunca fez nada para classe media e nem para os pobres e estão fluenciando hoje a grande massa de classe media que se diz politizada é só olhar para retrovisor e ver que isto que estamos tendo é democracia e que o povo tem direito de escolher seu governantes…. e se tem massa de manobra hoje não sao os pobres os menos infomardos que hoje conseguiu colocar seu filhos na universidades/comprar seu carrinho andar de avião/comer bem/ mas são aqueles que não leêm a historia e sim manchetes.

  38. willians disse:

    Lula é candidato forte pra 2018 se estiver bem de saúde até lá…É mais popular que a Dilma, melhor de retórica e tem sim um discurso mais contundente (e polêmico) do tipo rotular os adversários de “playboys, coxinhas, zelite, ricos não gostam de pobres, etc”…Sua força vai depender muito da Dilma manter os pilares que a fizeram ganhar no 2º turno: empregos, ganhos salariais e inflação não disparada (o crescimento econômico e outros itens não creio ser tão perceptível pelo perfil dos eleitores do PT)…

  39. Deduler disse:

    Concordo com o Comentário do Willians, Lula é um candidato fortíssimo para 2018. Se tiver saúde para ser candidato, é invencível, pois num debate certamente ele fará a diferença. Fala abertamente sem medo o que quer e seja com quem for, ele debate sem medo e sem gaguejar e fala muito a linguagem do povo. A maioria gosta de candidatos sem medo e sem papas na língua, ele não fica floriano ou fazendo rodeio para dizer algo, com medo de perder votos, e com sua franqueza e humor acaba não perdendo votos nos debates. Ao contrário ele nos debates consegue trazer para si os indecisos. É só observarmos os derrotados por Lula e verão que é um candidato fortíssimo. Se o Lula tiver saúde para ser candidato e se não mudarem a Lei de reeleição o PT provavelmente ainda governará mais 12 anos, 04 anos da Dilma e 08 anos do Lula. Todos sabemos que se a Dilma fizer um governo no mínimo mais ou menos a grande massa vota no Lula de olho fechado. Quem viver verá.

  40. Paulo Cintra disse:

    Evidente que o Brasil está dividido há séculos entre pobres e ricos. O mundo está dividido. Sempre esteve. A diferença é que nos últimos 12 anos os enunciados do PT manifestam o desejo de cuidar dos pobres. Certinha a estratégia e as políticas sociais do PT que por si só acentuam as diferenças enormes entre as classes sociais. Claro que daqui pra frente veremos cada vez mais, pobres de um lado, ricos de outros. E é assim que tem que ser. É assim no mundo todo. Paz tem mão dupla. Paz é equilíbrio de forças e solidariedade, e não “faz de conta” de lobos (ricos) devorando cordeiros (pobres).

  41. Irene disse:

    Pelo amor de Deus Lula de novo não chega de pt queremos idéis novas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-27 21:27:10