aki

cadastre-se aqui
aki
Política
02-10-2014, 17h36

Dilma continua dúbia na economia; Marina e Aécio miram corrupção

Candidatos apresentam hoje último programa do 1º turno no rádio e na TV
17

KENNEDY ALENCAR
Brasília

Na propaganda política, a presidente Dilma Rousseff (PT) manteve a dubiedade na economia. A ex-senadora Marina Silva (PSB) atacou Dilma de modo mais duro do que o senador Aécio Neves (PSDB), apesar de ambos terem destacado as acusações de corrupção na Petrobras.

No final do horário eleitoral gratuito, Dilma lançou o slogan “Governo Novo, Ideias Novas”. Se reeleita, prometeu programas novos nas áreas de saúde, segurança pública, internet com banda larga, combate à corrupção, educação em geral e ensino técnico em particular.

No entanto, não fez uma única menção a eventuais mudanças na economia, algo que ministros e petistas têm prometido a empresários e jornalistas em conversas reservadas.

A petista falou em “corrigir o que for necessário”. Afirmou que “onde está bom, vai continuar; onde não está, vai mudar”. Disse que mudará “o que for preciso”.

Nos 11 minutos e 24 segundos de programa, não se ouviu uma palavra sobre uma eventual correção de rumos na economia, como defenderam o ex-presidente Lula e o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci em reunião com Dilma.

Essa dubiedade alimenta dúvidas sobre um eventual segundo governo da petista. Na economia, Dilma passou a campanha sem dar o braço a torcer. Seu maior sinal foi demitir, na prática, o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

A política econômica de um segundo governo dilmista é uma incógnita.

*

O último programa de Marina ocorreu em tom emocional e com voz rouca, retratando o cansaço desta reta final. Depois de dizer que seu sonho era deixar de ser analfabeta, Marina atacou Dilma. Disse que quem virou presidente sem nunca ter sido vereadora “come pela boca do marqueteiro, come pela boca do assessor”.

Marina foi direta: “Não me venha chamar de mentirosa. Mentira é quem diz que não sabe que tinha roubo na Petrobras. Mentira é quem diz que não sabe o que está acontecendo na corrupção neste país”.

Finalmente, Marina usou os seus dois minutos e três segundos para uma fala que os auxiliares vinham pedindo faz tempo. Provavelmente, esse será o tom do debate de hoje na TV Globo e de uma eventual campanha do PSB no segundo turno.

Já Aécio fez questão de falar de São João Del Rei (MG), lembrando-se do avô Tancredo Neves e agradecendo aos familiares. Nos quatro minutos e 36 segundos de programa, o tucano deu destaque às acusações de corrupção na Petrobras. Fez críticas a Marina, mostrando recortes de jornais que noticiaram o seu crescimento nas pesquisas. Disse ser “tempo de mudança”. O programa terminou com uma frase que vendia o tucano como mais competitivo do que a candidata do PSB: “O voto útil para vencer o PT”.

*

No programa da noite, Dilma repetiu rigorosamente o teor do que foi ao ar no meio do dia. Aécio fez algumas alterações, mas manteve basicamente a linha do primeiro que apresentou neste último dia de campanha eleitoral no primeiro turno.

Marina fez outro programa à noite. Tirou os ataques a Dilma. Discursou com um cenário de favela ao fundo, citando a nova política e se dizendo, indiretamente, vítima de ataques e mentiras dos adversários. Foi um programa menos emocional do que o anterior, que pareceu mais autêntico e mais direto na respostas a Dilma e Aécio.

 

Comentários
17
  1. Pasquale disse:

    A Dilma não está dúbia,na realidade ela faz uma campanha que sopram no ouvido dela.
    A realidade nua e crua,é que ela sabe que já fez uma grande besteira quando resolveu mandar no Banco Central.
    E agora não tem a mínima idéia do que teria que fazer,vamos ficar com o crescimento totalmente comprometido.
    Parabéns Dilma vc conseguiu colocar o País em uma sinuca de bico.
    Dá pra sair,tem que ter muita competencia,infelizmente este governo não tem.

  2. Roberto disse:

    Que infantilidade! acha que ela daria milho para as galinhas?

  3. anna disse:

    QUEM MANDA E O POVO E DILMA DE NOVO

    PSDB NO PODER NUNCA MAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. DIONISIO J: WINIARSKI disse:

    Kennedy; Pelo jeito que a carroça vai andando seja no primeiro ou no segundo turno vai dar DILMA. já estou cheio deste bla bla é até mehlor acabar com a fatura ja no primeiro turno e talves economizar algum p outras coizitas. Ninguem é louco de falar em economia agora pois os especuladores estão rugindo para abocanhar o que der pois são a raça que mais prejudica nosso querido pais.

  5. José Ribma disse:

    Tenho acompanhado os três programas eleitorais da Marina,Aécio,até agora ninguém apresentou uma proposta nova,todos falam que vão continua, o que a atual presidente tem feito,o melhor é ficar com Dilma,pois ela é a mais preparada para da seguimentos nos projetos já iniciado..

  6. claudio disse:

    Se é para cobrar da dilma, tem que pedir pra ela confirmar se demitiu mesmo o Paulo Roberto da Petrobras ou ele pediu demissão e saiu de lá com uma carta de recomendação dos bons serviços prestados.Nào podemos deixar esse desgoverno continuar. Não existe político honesto, por isso tem que mudar a cada 4 anos pra não deixa fazer o que está sendo feito.

  7. MARIA JOSÉ disse:

    Prefiro não comentar, só deixar um lembrete: O Brasileiro já vem sofrendo há 12 anos e se continuar assim é pouco para pessoas que tem pouca inteligência.
    Vamos mudar gente, deem uma chance a MARINA, pelo menos vamos tentar uma mudança, pois se continuar assim não sei o que será do povo brasileiro. Raciocinem.

  8. Franklin Cardoso Furtado disse:

    Olá,
    Infelizmente este País está mergulhado em escândalos de corrupções, envolvendo dilma e lula. Dilma mente quando fala em segurança, vai usar as Forças Armadas sucateadas, militares insatisfeitos e desmotivados. Cadê os 28% que o governo deve aos Militares? que o STF já deu ganho de causa, chamada de súmula 47! Mentiras em cima de mentiras.

  9. marcio gomes disse:

    ACHO ENGRAÇADO ESSES POLITICOS QUE VIVEM NO PODER A MUITOS ANOS E EM TODA ELEIÇÃO DIZ QUE VAI FAZER E ACONTECER! O PT ESTÁ NO PODER A 12 ANOS E DIZ QUE AINDA TEM PROJETOS PARA MELHORAR. HORA MELHORAR COMO? CHEGA DE TANTO PROJETO DE ESMOLAS QUE ENGANAM O POVO MISERAVEL, QUERO DIZER CONFORMAM O POVO MISERAVEL QUE VIVEM APENAS PARA O DIA DE HOJE, QUE NÃO TEM ESPECTATIVA DE DIAS MELHORES, QUE NÃO ESTÃO NEM AI PRA NADA! MEU DESEJO É QUE MUDE SIM, O PT TEVE 12 ANOS PARA MUDAR E SÓ O QUE VEJO É MAFIA E CORRUPÇÃO, O PT NÃO FEZ 10% DO QUE DEVERIA TER FEITO PARA O BRASIL, BEM O CONTRARIO DO QUE FIZERAM PRA ELES MESMOS! ESTOU DECEPCIONADO COM O GOVERNO DESSE PAÍS. MAIS UMA VEZ OS BANCOS ESTÃO DE GREVE E A JUSTIÇA ELEITORAL PROIBE SAQUE ACIMA DE 10.0000,00. SERÁ QUE ISSO NÃO FOI TÃO CONVINIENTE PRA ALGUNS CANDIDATOS E QUE TALVEZ SOUBE ANTECIPADAMENTE PARA RETIRADAS DE VALORES PARA PAGAMENTO DE BOCA DE URNA NO DIA DA ELEIÇÃO! EU NÃO DUVIDO DE NADA DISSO! ME DIVIRTO MUITO COM O HORARIO ELEITORAL, PORQUE É CIRCO DE GRAÇA! É PIOR QUE HISTORIA DE PESCADOR ( É MUITA MENTIRA ) BASTA DE PT!!!! QUALQUER OUTRO QUE ASSUMIR, PEÇO QUE MELHORE DE 10% PARA 20% OS FEITOS NESSE bRASIL!!! HÁ,,, A PIOR DOENÇA DESSE PAIS É A LEI, QUE MATA MILHÕES DE CIDADÃOS TODO MES !!! POR ISSO CREIO QUE O MELHOR NEGOCIO DESSE PAIS PARA OS POLITICOS É A VIOLENCIA, NÃO ACHAM?

  10. Flavio Tavares disse:

    “… A Marina vai acabar perdendo, pois não “joga TITICA no ventilador” dos adversários, com a eficácia que devia…”

    • Josiane disse:

      Concordo com seu raciocínio, os outros jogaram sujo e como sempre o povo parece cair como um patinho.
      Ela está preparadíssima para ser presidente do Brasil.

  11. Carlos Alberto Pires da Silva disse:

    Essa senhora parece que profetiza. Disse que mudará o que for preciso. Está coberta de razão a começar pela sua atual posição de Presidente e voltar à condição de guerrilheira, mas não em solo pátrio. Procure um lugar no Estado Islâmico que ela tanto apóia.

  12. Heron disse:

    Se dependesse só de mim a Dilma já estaria fora da presidência

  13. gilvanea disse:

    eu quero um país crescendo, sem inflação, menos partidos e coronéis politiqueiros, precisamos de boa educação sem ideologismo falido, o povo precisa acordar e logo.

  14. HUMBERTO disse:

    Como não acreditar que o Lula e a Dilma também faziam parte do mensalão?
    O plano do PT é o domínio total da imprensa, vão também controlar o STF, o PT que já está a 12 anos no poder, 8 de Lula e 4 de Dilma, que se ganhar vai ser mais 4 depois vem Lula de novo para mais 8 anos, eles vão se perpetuar no governo, será o fim da democracia no Brasil, e o aumento astronômico da corrupção.
    Vamos dar um basta nesse governo prepotente, incompetente e desastroso da arrogante presidente Dilma. Uma das figuras mais falsas e despreparadas da vida pública brasileira.

  15. Antonio Marcos de Souza disse:

    Para a presidência em quem votar. Está difícil até de votar no menos ruim. As pesquisas podem acertar na vitória da Dilma, com medo de ficar pior e perder as conquistas mas, vão errar no número de votos nulos e em branco que vão superar os 20%.

  16. GUSTAVO FERREIRA disse:

    O DURO É OUVIR NA CAMPANHA DA DILMA QUE SE ELEITA VAI SER DURA CONTRA A CORUUPÇÃO DOA A QUEM DOER????AGORA DEPOIS DE TANTO TEMPO!!!E COM OS INTEGRANTES DO PARTIDO DELA ELA VAI SER DURA TAMBÉM??? QUEM É QUE MENTE? QUEM TENHO VISTO MENTIR ATÉ AGORA É A NOSSA PRESIDENTE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-26 06:05:06