aki

cadastre-se aqui
aki
Geral
22-09-2013, 18h20

Dilma defenderá internet sob sociedade civil


A presidente Dilma Rousseff pretende propor na ONU (Organização das Nações Unidas) um modelo global de controle da internet que seja similar ao brasileiro. Ou seja, sob controle da sociedade civil, com menor influência estatal.

No Brasil, o Comitê Gestor da Internet tem 21 de membros. Desse total de vagas, 9 são da União. As demais, da sociedade civil _4 representantes de empresas, 3 são de entidades não governamentais, 3 da academia (comunidade científica e tecnológica) e 1 membro com “notório saber em internet”.

Após a descoberta da espionagem dos EUA, a presidente tomou a decisão de acelerar a tramitação de um marco civil regulatório para a internet, tema para o qual o governo não andou dando muita bola no Congresso. Nesse marco regulatório, o destaque é a ideia de neutralidade da internet. De uma rede sem donos, privados ou públicos, na qual a privacidade esteja à frente da vigilância.

O tema da espionagem dos EUA contra o Brasil será abordado pela presidente no discurso que fará na terça em Nova York e nos encontros bilaterais com outros chefes de Estado. Ela vai se queixar e propor uma nova governança global, citando o modelo brasileiro.

A presidente avalia que uma governança de internet atrelada à ONU poderia resultar em algo semelhante ao Conselho de Segurança _um órgão que está praticamente paralisado pelo poder de veto dos seus principais participantes.

Em ditaduras pelo mundo, não há liberdade, mas censura. Na mais antiga e maior democracia do planeta, agências de segurança vigiam a rede. Melhor, então, apostar em mais sociedade civil na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-30 22:03:26