aki

Kennedy Alencar

cadastre-se aqui
aki
Economia
03-11-2014, 9h32

Dilma deve fazer ajuste gradual e depreciar real aos poucos

Para ajudar indústria e exportadores, interessa ao governo depreciar real aos poucos
55

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A presidente Dilma Rousseff deverá fazer um ajuste gradual na economia. A tendência é antecipar o nome do novo ministro da Fazenda, que substituirá Guido Mantega.

Na avaliação do governo, é importante indicar logo o ministro da Fazenda para ele montar seu time e sugerir à presidente uma estratégia de ação.

Certamente, haverá um sinal fiscal mais duro para o ano que vem, mas a expressão em alta no governo é ajuste gradual de médio prazo e crível.

Na quarta, o senador Aécio Neves, candidato derrotado do PSDB, deverá fazer um discurso no Congresso para falar das primeiras medidas do segundo mandato de Dilma.

Há uma preocupação da presidente em rebater críticas de ter dito uma coisa na campanha e passar a fazer outra na economia após a reeleição. Por exemplo: deverá dizer que o aumento dos juros pelo Banco Central é resultado da autonomia operacional que o Palácio do Planalto concede. Dilma deverá dizer que isso é diferente de independência do Banco Central, que pressupõe autonomia legal e presidente e diretores com mandatos fixos. Ou seja, além de tomar as medidas econômicas, haverá um discurso político para justificá-las.

Em relação ao aumento da taxa de juros de 11% para 11,25% ao ano, o discurso será de que se trata de uma medida para melhorar as expectativas em relação à inflação que teriam sido deterioradas na campanha. Teria sido também um medida para evitar uma desvalorização excessiva e rápida do real em relação ao dólar, o que geraria mais inflação numa hora em que o aumento dos preços já é preocupante. Há interesse em que haja no segundo mandato uma desvalorização do real, para ajudar exportadores e a indústria nacional, mas de uma maneira gradual.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
55
  1. Max Antonio disse:

    Kennedy, eu quero ver a competência do PT – se é que tem – quando a partir de 2015 o Plano Real ser enterrado de forma quase definitiva. Aí, então veremos, se de fato o governo terá “bala-na-agulha” como diz que tem para uma economia praticamente combalida. Porquanto, numa situação adversa, o PT vai mostrar a todos os brasileiros qual é a sua real capacidade frente a tantos desmandos e desgovernos que ora vemos.

    • walter.nobre disse:

      TEM TODA A RAZÃO CARO; A DILMA ESTA BRINCADO COM FOGO..SEM PRODUÇÃO, NÃO HÁ MILAGRES…POR FAVOR KENNEDY, ESTA MAIS QUE NA HORA,DA IMPRENSA SER MAIS TÉCNICA E NÃO ESPECULATIVA.
      A DILMA FOI ELEITA, SEM PLANO E SEM PERSPECTIVAS CLARAS…ELA NÃO FARÁ NADA DE VERDADE; VAI TROCAR ALGUMAS MOSCAS DE SEU MINISTÉRIO, QUEM SABE, ABRIR MAIS PASTAS…PARA ARREDONDAR AS CUSTAS ANUAIS COM SEU MINISTÉRIO, QUE É DE 60 BI ANO.
      SEM PRODUÇÃO, SEM CORREÇÕES TRIBUTÁRIAS, SEM UM MINISTRO DE PESO, NA FAZENDA E NO BANCO CENTRAL, SEM INVESTIMENTOS.
      PELO AMOR DE DEUS, PEÇA A DILMA, PARA NÃO LANÇAR NOVOS PROJETOS, COMO O TREM BALA; NÃO TEM DINHEIRO PARA ISSO…

    • Paulada disse:

      Eu acredito que quando o governo diz que tem “bala na agulha”, ele quer dizer que tem (muitas)reservas em dólares, por isso, mesmo tomando medidas que seriam impopulares como as que Aécio Neves pregava, o governo brasileiro aguentaria segurar a barra com a grana que tem sem que precisasse alterar um cenário seguro. E esta linha de pensamento de que o plano Real será enterrado de vez, já é uma conversa velha que vem desde que o dia em que o Lula assumiu o governo e que vai naquela mesma linha de que o “Brasil é comunista e que vai virar Cuba ou Venezuela ou Argentina”, pois para mim que nem votava no PT em 1994, eu já ouvia esta história desde minha adolescência e posso dizer que esta balela é pura de argumento.

      • Patricia disse:

        Realmente Paulada, acho que você está certo, não temos inflação, o país cresceu muito nesses 4 anos, corrupção muito menos, o real está valendo muito dinheiro, juros caíram, não vejo ninguém nos corredores de hospitais, nossas escolas são as melhores, a Petrobras está de vento em poupa, a mídia ser regulada pelo PT? isso não é ditadura, o Foro de SP? A isso é tudo balela para boi dormir!!! Acorda!!! E volta para terra desenformado.

        • Marcus disse:

          Tem cara que digita “desenformado” e acha que pode comentar algo de política. Vá aprender português primeiro ! Quanto às pessoas nas filas dos hospitais, corrupção e etc., só mesmo energúmenos pensam que surgiram com o PT. E quanto à história de ditadura, não existe imbecilidade maior a ser dita por quem quer que seja. Então vivemos numa ditadura onde o governo é esculachado em rede nacional pela maior rede de televisão do país e é metralhado com reportagens de capa da revista de maior circulação do país e não reage ?? Acorda você, bocó e para de repetir o que os outros dizem sem ter a mais vaga noção do que você fala.

    • Antonio Carlos disse:

      Prezado,
      Não consegui alcançar a sutileza do seu comentário. Acredito que existam outras pessoas com o mesmo tipo de deficiência que eu tenho.
      Se for possível, por favor, nos explique sobre o “fim do Plano Real em 2015”.
      Deixe-nos compartilhar da sua sabedoria.

      • Antonio Carlos disse:

        Até agora ninguém explicou….., mas é assim mesmo, eles vomitam criticas porque “copiam e colam”, mas não têm a menor noção do que dizem.

        • Antonio Carlos disse:

          Continuo sem nenhuma explicação…..
          Sabem quando ela virá?
          Nunca, pois a Manada conduzida pela Mídia, não sabe responder, só copia e cola.
          Lamentável……

          • Antonio Carlos disse:

            Então pessoal, alguém vai responder o meu questionamento?
            Não é possível que a oposição toda, 90% eu sei que são, seja composta de pessoas totalmente superficiais que não têm nada a dizer.
            Será que não existe, pelo menos, 10% que se salva!!!!!!

    • jonas duarte disse:

      O pt e lula teve coragem de aumentar o salário mínimo e fazer a maior divisão de renda ja á feita na historia do mundo e tem que ser muito burro pra não entender que nos EUA as pessoas ganham dois ou três mil dolares, no japão 4 mil dolares e são economias fortes, os juros são insignificantes e sempre foram fortes, as maiores economias do mundo, na europa os salarios também são bem maiores que os do BRASIL e ai qualquer pessoa sem noção acha que tem fazer tudo ao contrário para o BRASIL funcionar, errado, temos que baixar os juros para que as pessoas possam ter acesso a empréstimos e poder pagar com juros insignificantes, temos que ter o REAL valorizado para termos poder de compra e comprarmos muitos mais e também para sermos grande economia, temos que pagar salários bons para as pessoas comprarem mais, o comércio vender mais, as industrias fabricarem mais e os governos arrecadarem muito mais., o PT tem é que para pessoas não inteligentes tipo o max e permitir que o paìs e povo, todo povo fique bem!!
      Quem ganhou foi o PT e não o PSDB, se o PSDB ganhasse diminuiria o salário, aumentaria os juros a 48% e faria um desemprego total, até o max poderia ficar sem o emprego.

      • David Dias disse:

        O pior cego é aquele que não quer ver, foge do real, procura o ideal e se perde no utópico é o que se da com todos os que se tornam fanáticos quer na politica quer em qualquer outro ramo ou setor aqui na Terra. Se o PT e seus asseclas puderam fazer o que apregoam foi graça ao FHC que pois a economia em ordem, criou o REAL e fez a cama parta que essa corja deitasse e rolassem e estragassem e agora se dizem certos. Com mais quatro anos de desmandos salve se quem puder pois seremos uma CUBA em maiores proporção, quem viver vera e ai não adianta vir culpas aos outros , choras ou rogar à Deus. As raposas tomaram conta do galinheiro e esta difícil de as tirar, mas quem sabe Deus nos ajude e os leve de uma só vez, ou então nós é que as estamos merecendo para purgar nossas culpas.

  2. Edson Santiago disse:

    Bom dia pessoal, a ideia de desvalorizar o real não bem, afinal a própria industria nacional, precisa importar boa parte da matéria prima para beneficia-la, o aumento do dolar até poderia ajudar os exportadores na agricultura mas teriamos que lembrar que sempre estamos importação produtos agricolas, sem falar que para a industria de eletronica importamos praticamente 100% de tudo que consumimos, sem falar que as montadoras importam tudo que precisam para fabricar os aparelhos, fora a industria automobilistica que tambem importa boa parte das peças e acessorios. entre tantas outras coisa, acho que a saida seria um reajuste fiscal, alguns incentivos a industria, tanto no sentido fiscal quanto sobre a folha de pagamento, porque sabemos que a industria nacional é sempre prejudicado por esses fatores, nao se trata exatamente pela desvalorização da moeda.

    • Julio disse:

      Voce acredita que este governo se preocupa com a industria.
      E com ajuste fiscal, ai ja é brincadeira.
      Em breve estaremos como a Venezuela, vai estocando papel higiênico.

  3. Albertino da Silva disse:

    na campanha a presidente afirmava que Aecio Neves caso eleita ia aumentar tudo. não elegemos ele pq ta aumentando tudo?

  4. RAFAEL NAVES disse:

    E ela dizia que os juros e inflação estava controlados…VERGONHA!!!!

  5. José Davila disse:

    Alguém ainda acredita neste governo?

  6. Edson Santiago disse:

    Votei para a reeleição de Dilma, e acredito que os economistas que formarão e ministério da fazenda irão encontrar um meio termo para o câmbio, afinal a cada alta do dolar a dívida da PETROBRAS aumenta, sem falar que também provoca a alta da inflação, também devemos pensar na industria nacional e nas exportações, e até mesmo nas exportações temos produtos importados,(peças e matéria prima) não acho que vá em frente essa informação, afinal seria um tiro no pé.

    • Itamaraty Em Chamas disse:

      Antes da eleição, a Dilma falava que o Aécio ia causar desemprego, que o Armínio Fraga quebrou o Brasil, que a inflação está sob controle, que não há crise, que não havia problema na economia, exceto pessimismo da imprensa golpista… Pois bem, agora que foi eleita, precisa aumentar os juros para parar a inflação, tem de desvalorizar o real para incentivar a exportação, e precisa cortar gastos para conseguir recuperar alguma coisa do superavit primário…
      O time do Aécio ia arrochar os salários, a Dilma agora propõe lentamente desvalorizar o Real… Poxa, agora que percebí, a maioria dos brasileiros recebe seu salário em Real… Vamos tornar nossa indústria mais competitiva às custas de salários aparentemente mais baratos para os mecardos externos… E os produtos importados vão ficar mais caros, oque incentiva o aumento da inflação, e dá lhe mais juros para segurar a inflação… o PT acha que se for devagarinho, ninguém vai perceber que estamos sendo depreciados junto com nossa moeda, enquanto eles posam de salvadores da pátria e ” diferentes dos escravos dos banqueiros e dos imperialistas americanos…” Bando de hipócritas! Fizeram nesta eleição a mesma coisa vergonhosa que dizem que o FHC fez na época de sua re-eleição, deixando a bomba da economia estourar depois da eleição. E se dizem diferentes, melhores, mais honestos e justos. Fizeram lambanças durante 12 anos, distribuíram bondares para os excluídos para lhes comprar o apoio, mas não o suficiente para garantir uma melhora de vida permanente, e agora que a conta começa a aparecer, vão oscilar entre soluções ideológicas que são verdadeiras bombas bolivarianas, e soluções racionais que são amargas, e que serão confeitadas para parecerem docinhas. E a turba aplaude!!!

  7. adhemar disse:

    incrível como essa turma da Kombi insiste em fingir neste papo,perdeu voltem na próxima,o pt vence exatamente porque melhorou o brasil,vai continuar ganhando,um partido que usa a veja em todas eleições produzindo bacharia não ganha mais,psdb é sinal de apagão vide a sabesp

    • Bola baixa Brasil disse:

      Ganharam a eleição à custas da escravização da miséria. A forma mais desumana de escravidão.

      • Realista disse:

        ESSA É A CARA DO PT!!! SÓ CEGO PRA NÃO ENXERGAR. AINDA ESTAMOS NOS TEMPOS DOS CORONÉIS, ONDE EXISTIAM OS VOTOS DE CABRESTO. O POVO SE VENDE POR TÃO POUCO…. ESTÃO SE PROSTITUINDO.
        ISSO É UMA VERGONHA.. O PT TÁ QUERENDO TRANSFORMAR O BRASIL EM CUBA E NINGUÉM QUER ENXERGAR ISSO. CADE A DEMOCRACIA QUE TANTO O PT PREGOU???
        ONDE O BRASIL ESTÁ SÓLIDO? SÓ A DILMA E OS PUXA-SACOS DELA ACHAM ISSO… O SALÁRIO DELES (E MAIS UNS TROCADINHOS ORIUNDO DE MENSALÕES E PETROBRAS E POR AÍ VAI) ESTÁ GARANTIDO.. ENTÃO PRA QUE SE PREOCUPAR COM A POPULAÇÃO…..
        O BRASILEIRO TÊM AQUILO QUE MERECE…

    • tarcisio disse:

      O que isso tem haver com a matéria… sábioo….

  8. Renato disse:

    Bom, nada como o respeito à História e às convicções (por piores que ambas sejam). Então, vamos à História?
    O PT sempre foi contra o Plano Real e a Lei de Responsabilidade Fiscal. Votaram contra ambos.

    Uma vez à vontade no poder, apenas fizeram o que sempre pregaram. Resta saber se eles e os que os apoiam irão assumir sua responsabilidade pela catástrofe que virá na destruição de mais uma moeda. O Plano Real já era, o real já era e o país está quebrando após 12 anos de keynesianismo de botequim no poder (e em boa parte das redações de jornal). Mas, claro, a culpa deve ser do neoliberalismo… Essa turma nunca assume nada – o problema está sempre nos outros. É caso de divã.

    • Ricardo JC disse:

      É incrível a falta de responsabilidade de alguns comentaristas (ou falta de outra coisa). Onde o país está quebrando? Em que cenário você vê isto? Estamos infinitamente mais sólidos do que estávamos quando o PT assumiu o governo, com a inflação a 10% a.a., praticamente sem reservas (vc se lembra que FHC foi ao FMI em final de mandato para pedir dinheiro?) e com juros na casa de 25% a.a.!!! Se estamos quebrados hoje, com 380 bi em reservas, inflação de 6,5% a.a. e juros de 11,25%, naquela época estávamos o que? É evidente que o cenário econômico se deteriorou, e o governo sabe que cometeu erros ao longo dos últimos dois anos. Mas dizer que o real acabou é uma piada…e das mais sem vergonhas!!!

      • Pasquale disse:

        No momento estamos sólidos???????
        Então não é necessário fazer absolutamente nada,afinal estamos sólidos.
        Pode ser que alguma medida,estrague a solidez do Brasil.
        Brincadeira…crescimento de ZERO.

      • Max Antonio disse:

        Sr. Ricardo, você parece cego e alheio ao que de fato ocorre em nosso país hoje. As consequências vem dos tempos em que um certo analfabeto e mentiroso se elegeu e queria mudar o Plano Real. Se o Brasil teve uma certa prosperidade à época, é porque a conjuntura econômica internacional deu ao país o privilégio de juntos com os mais pobres do planeta também crescer.

  9. mauro disse:

    O governo do PT pode aumentar os juros, e fazer tudo ao contrario do que falou na eleição, motivo pela qual os seus eleitores não tem conhecimento para questiona-las, sendo a maioria do bolsa familia, e la esse pessoal sabe o que é inflação, sabe sobre a petrobras, e por ai vai.

  10. José Alvarez Vázquez disse:

    Caro Kennedy, náo concordo que a política economica deva comtemplar a desvalorizaçáo do Real, pois, a meu ver a questáo de que a moeda brasileira está muito valorizada frente às demais moedas fortes náo passa de uma falácia e visa favorecer os especuladores que querem justamente ganhar às custas da variaçáo cambial de nossa moeda. O que se tem que fazer, isso sim, é aumentar o nível de investimentos do setor público em infraestruturas e do setor privado em incremento de produtividade e em novas instalaçóes industriais.

    • marcelo7 disse:

      Prezado Jose, quando se constata que uma casa popular no ABC custa em US$, o mesmo que uma de padão muito superior em Miami, algo deve estar muito errado com nosso câmbio…ou o ABC virou a nova moda de ricaços internacionais morarem…

  11. Hernane Carvalho disse:

    Não há o que falar com o PT já aumentando os juros. Fazer o que?

  12. Antonio Adalmir Fernandes disse:

    Para ganhar a eleição, o governo omitiu o máximo as medidas administrativas que pudessem mostrar com toda clareza suas precariedades, de modo que os eleitores não tivessem condições de avaliar, à luz dos fatos concretos, a real situação de deficiência da administração do país, embora o candidato tucano tentado chamar a atenção para o caos existente na gestão petista, mas não foi convincente justamente por falta de habilidade de mostrar caso a caso, com a comprovação dos detalhes, como, por certo, teria sido feito com bastante competência o PT, caso ele fosse a oposição. Na verdade, faltou ao tucano melhor assessoramento para mostrar ao país a situação calamitosa pela qual se encontra a administração do país, que se encaminha para fechar o ano com crescimento próximo de zero, dando a efetiva impressão de que o decréscimo da economia é uma realidade bastante preocupante, notadamente por haver reflexo bem prejudicial aos interesses nacionais, pela afetação na diminuição da renda dos trabalhadores, na falta de emprego, na redução da arrecadação tributária, na dificuldade ou ausência de investimentos público e privado, enfim, o país entrará em completa desgraça administrativa, em virtude dos juros altos, da desindustrialização e da escassez de recursos externos para aplicação nos setores produtivos. Ou seja, a situação falimentar do Estado brasileiro representa verdadeiro estelionato eleitoral da presidente da República, que escondeu dos eleitores o real estado de precariedade do país, garantindo que a inflação, as contas públicas e a gestão dos gastos públicos estavam sob controle, quando, na realidade, os fatos mostram exatamente a decadência da administração pública, que não tem condições de recuperação a curto prazo e quiçá por longo prazo, exatamente em razão da resistência do governo em promover as reformas indispensáveis à contribuição ao desenvolvimento do país. Nunca na história deste país uma candidata foi tão perversa com os brasileiros, por ter conseguido omitir a verdade sobre a gestão pública, mas mesmo assim ainda conseguiu merecer a confiança e o apoio para a sua reeleição, mostrando, com isso, que a população foi traída, por não ter sido esclarecida sobre o verdadeiro desempenho da administração do país. Acorda, Brasil!

  13. jairo disse:

    Sempre esteve controlados, lógico que há variações ! é impossível mantê-la 0 …..se vocês acham que tem jeito me mostre em qual faculdade de economia tem a receita?
    Lógico que sempre teremos inflação , não no patamar que saiam numero muito elevados acima da meta, mas sempre haverá variações conforme o comportamento dos mercados nacional e do internacional principalmente, não podemos só comprarmos , temos que vender também !
    É uma receita difícil de fazer , mas vamos pensar positivamente e torcermos pela Brasil, se der errado todos perdem , e não existe salvador da pátria! e esperar que os mercados reagem economicamente…….

  14. Pasquale disse:

    O referendo deveria ser o seguinte:
    1- Voce acha que a Dilma, lhe enganou durante a eleição?
    2- Voce acha que a Dilma, não lhe enganou durante a eleição?

  15. CHRcoha disse:

    Na campanha… bom, já esta claro que a Dilma e o PT estavam mentindo! apenas ignorantes, burros, ou ocupantes de cargos comissionados não quiseram ver.

  16. OLAVO disse:

    NA VERDADE NÃO IMPORTA O PARTIDO, POIS NO BRASIL TODOS OS POLÍTICOS SÃO INCOMPETENTES E INCAPAZES, POIS SÃO COVARDES, NÃO TEM CORAGEM P/ FAZER O QUE DEVE SER FEITO. NO BRASIL HÁ DÉCADAS QUE É NECESSÁRIOS CORTAR GASTOS INÚTEIS, CORTAR PRIVILÉGIOS FINANCEIROS DE PARLAMENTARES, MAGISTRADOS, MINISTROS, ETC…

  17. Jose Maria disse:

    Dilma e seu PT são controversos, atacaram, tentaram desmoralizar, praxe no PT, a Marina Silva por ser amiga particular da herdeira do Itaú. Atacaram o Aécio por propor Ministério da Fazenda a Armínio Fraga. Agora, querem Trabuco, presidente do Bradesco para a Fazenda, ou Henrique Meirelles, cria do PSDB. É o samba do crioulo enlouquecido.

  18. nelson evaristo moreira disse:

    Para conhecer o presente é necessário que conheçamos o passado, Neste momento e se retrocedermos na história do Brasil em 150 anos estaremos no ano de 1864, um ano depois seria promulgada a Lei do Ventre livre, ou seja todo filho de escravo nascido a partir daquela data seria LIVRE, não é que os donos das terras e a IGREJA BURLAVAM A DATA DE NASCIMENTO dos filhos escravos, permanecessem escravos e é este pensamento de levar vantagem que perdura até hoje.

  19. julio de souza neto disse:

    em economia nao existe magica
    produçãox consumox lucro x renda que gera compra que gera produção que gera empregos que gera impostos que gera beneficios que gera renda.
    nao podemos esquecer que a carga tributaria e pesadissima sobre a produção acrescida dos impostoas de exportação que nos tira do mercado externo e ai…

  20. roberto disse:

    Fogo e frigideira. Para sair da crise a presidente tem que fazer um choque de gestão ortodoxo. Exatamente o que pregava Aécio que foi demonizado na campanha. Se continuar com o heterodoxia com pitadsa socias rumamos a Venezualização e/ou Argentinização de nossa economia. E ai não tem meio termo como sugere Alencar. Vai ser divertido. Trágico já é a muito tempo.

    • Gildasio Costa disse:

      Caro Roberto, o Aécio não foi demonizado durante a campanha porque faria choque de gestão se fosse eleito, mas sim porque diz que o fez em MG e não deu certo pro estado e nem pro povo mineiro, só deu certo pro bolso dele e dos seus familiares, desviando dinheiro público para seus negócios particulares, inclusive o complexo de mídia deles, isso tudo pra não falar dos aeroportos que de Claudio e Montezuma todos em benefício de suas terras e familiares nos dois municípios e que não foram explicados até hoje.

  21. oide carvalho de moura disse:

    O Mundo vive um momento único baixo crescimento. Agora e governar não pensando só em economia. Senão vira paranoia. Ha infinitos mecanismos de sair de uma crise e todos são dolorosos. O que Dilma pretende e realizar ações devagar que nos evite ficar submissos ao FMI e da dependência externa. A gente tem um amplo mercado consumidor e o melhor, somos lideres na america latina em indústria e inovação.

  22. José Marques disse:

    A única coisa que o PT está preocupado chama-se 2%, não interessa de onde venha, contanto que seja 2%.

  23. adhemar disse:

    pergunta simples!porque não fizeram em 502 anos,passaram anos de joelhos em frente ao fmi,quebraram o brasil n vezes,so fhc foi 3,fizeram apagão ,e ainda por cima venderam tudo e sumiram com a grana,aos revoltados uma dica leiam privataria tucana,logo teremos o assalto dos trens e metro,mil vezes pior que o assalto do trem pagador do ronald bygs,depois falaremos dos aécios portos

  24. Delmo Oliveira disse:

    Caro Kennedy;
    A Rousseff(criatura) irá colher o desgoverno que plantou(2010/2014), e terá dificuldade, pois fez uma campanha de infâmia, calúnia, ódio, difamação, leviandade etc. Como se diz, queimou as pontes, achando como seu criador, que tudo se revolve na base do verbo dito com ódio, jogando um irmão contra o outro. Não, não e não o nosso B-R-A-S-I-L(oposição) não aceita mais tanta mentira e Impunidade. Vamos aguardar o desfecho do propinoduto oriundo da Operação Lava Jato, espero que não, poderá ter IMPEACHMENT. Lembre-se ninguém acreditava que o Collor caísse. Vamos aguardar!!!

  25. Felipe disse:

    Hoje em dia na indústria uma parte dos componentes, aqueles em que há tecnologia embarcada, são importados, sendo que aqui se realiza apenas um processo de montagem. O melhor exemplo é a indústria automobilística. A indústria nacional é dependente da importação de componentes. Sem incentivo tributário na nacionalização de partes e peças a medida pode ser desastrosa.

  26. Anafilófio disse:

    Ajustes na economia? Ué, não estava tudo bem?

  27. HENRIQUE DAUSTTER disse:

    VALE A MÁXIMA: EM ECONOMIA NÃO HÁ ALMOÇO DE GRAÇA.

  28. Otoney Vitor disse:

    Kennedy,fico feliz em saber que no meu aniversário todo dia 02 de dezembro, dia do samba comparece muito mais convidados que este protesto ai de São Paulo contra a Dilma.
    Também, eu queria entender melhor porque tanta raiva do NORDESTE, será que é despeito?
    Aqui no nosso nordeste nós vivemos como ser humano,trabalhamos e curtimos o que tem de melhor no Brasil, nosso carnaval nosso litoral e muitas outras coisas que só quem conhece o nordeste e em especial a minha BAHIA pode afirmar.
    Sou empresário não dependo de bolsa família também sei que é preciso melhorar muita coisa, mais não seria com o Aécio que mudaria o maior exemplo é a votação dele no primeiro turno em Minas onde ele foi Governador.O segundo turno ele melhorou mais por ser a unica opção, não por suas virtudes
    no lugar dele até mesmo qualquer outro candidato ficaria na disputa apertada.
    Eu não estou querendo desfazer de ninguem, pois não tenho este direito sou filho de DEUS assim como todos, quero apenas que as pessoas entendam que nós vivemos numa democracia e tem que ser respeitado doa a quem doer, também o que não pode é comemorar vitória antes da hora assim como ACM e sua comitiva, que antes do final do resultado viajou para comemora e ai deu no que deu.
    Galera espero que vocês que estão lendo o meu comentário se não conhecem onde nasceu o BRASIL que venha conhecer e verás o melhor lugar do mundo, agora imagina só o Brasil nasceu na Bahia e agora os paulistas querem separar, separar o que eles que se desliguem, e eu serei mais feliz TE AMO BRASIL TE AMO MINHA BAHIA TE AMO NORDESTE.

  29. César disse:

    Esse blogueiro Kennedy Alencar disse na CBN que quem tem intenção em não acreditar nessas eleições que foram limpas e democráticas, estaria cometendo uma aberração pública.
    Acho que temos todo o direito de uma auditoria no TSE. Eu sou democrático e você?
    Outra coisa, o governo sempre mentiu sobre a situação do econômica do Brasil…foram represados aumentos em prol das eleições e estes agora deveram ser engolidos por nós. Me explique isso?

  30. carlos alberto de carvalho disse:

    Caro Kennedy, sua observação é pertinente. O que me deixa cada vez mais atônito é o que muitos brasileiros, que assim se dizem, externarem a sua ira contra um governo petista, que trouxe ao Brasil com toda a crise na Europa e Estados Unidos, uma vida mais equilíbrio social e economicamente para todos nós. O povo brasileiro, na sua grande maioria é sem dúvidas detentor de um salário mínimo prá baixo. Em contra partida temos uma elite que vem ponderando que seus absurdos ganhos estão diminuindo neste governos. A ganancia deles é soberba. A intolerancia atinge níveis absurdos. Graças a esses cidadãos temos hoje um Brasil dividido economicamente, porém, é justamente esses que são discriminados de pobretão, nordestinos disso e daquilo que muito contribuem para elevar a riqueza deste país. É isso aplicam 10,00 mas querem ganhar 100,00 custe o que custar. E muitas vezes a origem do dinheiro é nebulosa, já o trabalhador é suado e muito bem laborado.

  31. Henrique disse:

    Parece-me que está orquestrando a fala do PT. Deixa que o governo tome suas próprias atitudes. Veremos, enfim, qual é o desfecho do PT no comando do Brasil por estes 4 anos.

  32. Carlos Eduardo disse:

    Eu não entendo nada de politica/economia/relaçoes internacionais….mas sei que em tempos outrora a histora ja diz tudo…movimentos populistas iguas a estes que estão acontecendo pos eleições foi onde se iniciou a Ditadura Militar…portando sou brasileiro quero o pais cada vez melhor…então vamos aos fatos…economia mundial está em colapso…logo Brasil vai sentir os efeitos…o EUA adora um petroleo onde quer que esteja…o Brasil junto com a Petrobras…tem reservas gigantescas no pre sal…portando ta na hora de aglutinar forças e se tornarem verdadeiros BRASILEIROS e não deixarmos o pais entregue as ´´forças ocultas“ Sou Dilma porque mostrou o verdadeiro espirito de BRASIL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-12-03 10:16:21