aki

Kennedy Alencar

cadastre-se aqui
aki
Economia
15-06-2015, 21h57

Dilma deve vetar fator previdenciário e propor alternativa

18

Postado por: ISABELA HORTA

Com dificuldade para chegar a um acordo com as centrais sindicais, a presidente Dilma Rousseff deverá vetar a mudança do fator previdenciário. Essa regra, criada em 1999, foi suavizada pelo Congresso.

Como os deputados e senadores poderão derrubar o veto, o governo deverá apresentar uma alternativa por meio de uma medida provisória ou de um projeto de lei com urgência urgentíssima.

A ideia é criar uma regra de transição na qual a expectativa de vida seria um dos principais parâmetros. Ou seja, quanto mais tempo o brasileiro viver, mais tarde um pouco ele se aposentaria. Hoje, as mulheres no Brasil têm expectativa de vida acima de 78 anos. Os homens, de 71.

A mudança aprovada no Congresso criou o fator 85/95, que permite a aposentadoria integral quando a soma da idade mais o tempo de contribuição alcançar 85 anos para mulheres e 95 anos para homens.

Se prevalecer essa mudança, o governo alega que as contas da Previdência ficarão insustentáveis no longo prazo, o que sacrificaria as gerações futuras.

Nesta quarta, vencerá o prazo para a presidente Dilma vetar ou sancionar a flexibilização do fator previdenciário. Apesar do fracasso nas negociações desta segunda com sindicalistas, integrantes do governo dizem que haveria ainda tentativa de um acordo antes da decisão final da presidente.

*

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (RJ), voltou a criticar duramente o PT ao dizer que o PMDB não repetirá a aliança eleitoral com os petistas nas eleições presidenciais de 2018. Foi uma resposta às vaias que recebeu no 5º Congresso do PT, que ocorreu no final de semana em Salvador.

É fato que o PT e o PMDB estão se distanciando politicamente, mas ainda é cedo para falar em ruptura. É uma crise que tem mais fumaça do que fogo.

Interessa a setores do PT criticar duramente Eduardo Cunha, que simboliza um agenda conservadora no Congresso. O partido faz, desta forma, acenos para eleitores de esquerda.

Também interessa ao presidente da Câmara fazer contraponto aos petistas. Na prática, Cunha se fortalece politicamente diante do desgaste do PT no Congresso e da fraqueza política do governo Dilma. E isso pega bem perante um eleitorado de direita.

*

Veja os temas desta segunda-feira no “SBT Brasil”:

Comentários
18
  1. César disse:

    É fácil ser contra o fator previdenciário sendo oposição, como fez o PT. Difícil mesmo, é arrumar uma formula que torne o fator previdenciário desnecessário. Se deixar passar o 85/95, será a pedalada previdenciária. Vai agradar a CUT e ao PT e ficará bem na foto, porém vai criar um déficit para o futuro que deixará uma herança maldita para o futuro dos aposentados. O PT, sempre foi contra o fator previdenciário, sem ter uma proposta alternativa realista, para substitui-lo. Se ficar, o bicho pega e se correr, o bicho come. O Presidente da Câmara Eduardo Cunha, dando mais uma sinuca de bico na Presidente da República Dilma Rousseff e no PT.

  2. edimilson docarmo faccio disse:

    é isto ai presidenta,não deixe os póbres aposentados pagar as contas dos erros dos nóssos governantes, isto dara um ponto muito importante para o pt ,,,

  3. joao ricardo disse:

    A Dilma desaprendeu a ser politica, ela vai acabar com o PT nas próximas, e nas futuras eleições caso ela vete o que foi aprovado.

  4. MARIA DO SOCORRO DA SILVA disse:

    Gostaria que alguem pudesse me esclarecer: esse grupo de representantes que está no congresso, que é para representar o povo, está apenas para discutir desvio, roubos, falcatruas de seus parceiros e favorecer seus interesses ou para defender o direito dos cidadãos que anos trabalha e quando se aposenta tem que sobreviver com um salário achatado por um fator previdenciário? Quando se pensa em favorecer essa classe com tantos impostos ficam anos pensando num meio para continuar a enrolar esse povo tão sem educação.

  5. Carlos Alberto S. Silva disse:

    Esse bla bla bla interminavel, o que ha de concreto em tudo isso é que o Fernando Henrique, o Lula e a Dilma destruiram a aposentadoria dos que se aposentaram após esse misera vel fator previdenciario impantado por Fernando Henrique e mantidos por Lula e Dilma, estamos a beira da miséria.

  6. marcus cesar geudice mendes disse:

    Se continuar assim o cidadão vai ganhar um caixão e uma cova quando aposentar.
    Não entendo esse deficit. O funcionário para, a empresa paga, as loterias entregam uma parcela para previdência, e ainda existe deficit.

  7. Pedro Aguilar Ziviani disse:

    Muito se fala na aposentadoria do brasileiro, da dificuldade do INSS, etc, mas gostaria que se divulgasse a discrepância e o absurdo que é a aposentadoria dos militares, do judiciário e dos políticos. Gostaria que divulgasse porque não se aprova uma aposentadoria GERAL e cada um, se quiser mais, que procure ou crie alternativas… Por que ninguém divulga? Não tem rombo no regime adotado por estas classes também?

  8. Pedro Donizetti de Oliveira disse:

    Primeiramente deveria ser igual para todos tanto privada como federal que tem muitas vantagens, e cortar de se dar várias aposentadorias para uma mesma pessoa somente se não ultrapasasse o teto estipulado .
    Afinal como pode se ter várias se tem de contribuir 30 ou 35 anos para se aposentar absudo , nem com a estimativa daria para se ter duas imagina .
    Isto é uma vergonha .

  9. douglas disse:

    Uma alternativa viável seria extinguir o Senado, câmara federal cortar 50% dos políticos, e os que ficarem receberão um salario simbólico de R$1.000,00, fazer um decreto em que todos os funcionários do Brasil seja publico ou privado devem obedecer a CLT afinal politica virou profissão. Se fizer um plebiscito minha proposta ganha 100% de adeptos.

  10. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Em nenhum país do mundo a previdência tem superavit, não é essa sua função. Só que nos países de governo decente, o deficit da previdência é bancado pelo superavit primário. Em suma, a função do governo é proteger o cidadão, não se proteger dele.

  11. Dorivaldo disse:

    Nós brasileiros esperamos tanto pela aposentadoria que no final é bem abaixo do que recebemos na ativa . Agora os politicos recebem aposentadoria após 8 anos apenas de mandatos ,isso eles não mudam .

  12. É um absurdo!!! Contribuímos a vida toda pra ter, pelo menos, uma terceira idade mais tranquila. O que deveria ser feito é a exclusão da aposentadoria de Senadores, Prefeitos, Deputados, Vereadores e outros que não tem contribuído para fazer um bom país.

    Lamentável!!! O Congresso tem um foco totalmente diferente das necessidades e expectativas da população. Eles tem vontade própria em legislar para suas vontades e necessidades.

    Tenho vergonha de nossos administradores e não me sinto representado por nenhum deles.

  13. SIDNEY disse:

    Não é preciso ser formado em nunhuma UNIRVERSIDADE para saber que para estabilizar a previdencia.
    Estabeleça um teto para TODOS eu digo TODOS, uma somente aposentadoria.,
    Garanto que nós nos aposentaria com no maxino 58 anos e com um teto de 8.000,00.
    O problema esta no funcionario publico, estadual , senado , militares, etc.

  14. Romano disse:

    Voces votaram no PT. se explodam kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  15. Orlando disse:

    Se preparem para o choque, o governo está preparando nossa aposentadoria na base do padrão elétrico: vai ser 110/220v.

  16. Angelo disse:

    Se pagamos anos e anos para ter uma aposentadoria digna e justa, porque esse MALDITO FATOR?
    Outra situação que esses grandes gênios da matemática poderiam calcular…, querem colocar uma idade minima…, e quem está com uma idade acima de 55 anos e por essa mal administração do governo nesses últimos anos PERDEU O EMPREGO E NÃO CONSEGUE OUTRA RECOLOCAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO qual a formula que vocês poderiam arrumar para nós???
    Outra situação…., cadê o dinheiro que foi subtraído da nossa Previdência para construção de Brasilia, e até onde sei, até hoje não foi reposto???
    É brincadeira!!!
    Se não tiver outra alternativa, que seja aprovado o fator 85/95, e que outras alternativas para “esse suposto deficit que irá acontecer” sejam tratadas a posterior, e que elejam pessoas do governo mais inteligentes e dispostas para encontrar outras alternativas que não prejudiquem esse povo já tão sofrido, e que parem de enxergarem somente seus interesses próprios!

  17. César disse:

    O discurso ambíguo do PT, sendo exposto a luz da verdade. PT o partido da mentira!

  18. reginaldo izo disse:

    a previdencia não é deficitária, o que está quebrando ela é o governo usar o dinheiro do trabalhador para seguridade social(assistencialismo não deve ser feito com o dinheiro descontado do trabalhador para aposentadoria, e sim com dinheiro dos muitos impostos extremamente mal geridos pelos governos estaduais, municipais e federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-11-30 17:08:56