aki

Kennedy Alencar

cadastre-se aqui
aki
Economia
13-05-2015, 22h34

Dilma deve vetar flexibilização do fator previdenciário

PSDB ajuda a amenizar regra previdenciária que FHC criou em 1999
20

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Depois de obter uma vitória ao aprovar o texto básico da MP (medida provisória) 664, o governo sofreu uma derrota pontual nesta noite de quarta-feira (13/05). Numa articulação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que contou com apoio do PSDB, foi aprovada a flexibilização do chamado fator previdenciário.

Essa regra foi criada no governo FHC, em 1999, para desestimular aposentadorias precoces. Ironicamente, os tucanos participaram de uma articulação para suavizar uma regra que tinha o objetivo de dar maior sustentabilidade às contas da Previdência Social.

O Senado poderia mudar a emenda feita pela Câmara. Mas falta tempo hábil, devido à iminência da entrada em vigor da medida provisória. E também há o peso do apelo popular. Nesse contexto, auxiliares da presidente Dilma Rousseff dizem que ele pretende vetar esse ponto, sob o argumento de que é ano de ajuste fiscal.

Comentários
20
  1. NETO DE PRESO POLÍTICO disse:

    Outrora o PT foi contra, agora é a favor da maior covardia perpetrada contra o trabalhador aposentado.
    Trabalhistas e socialistas, nunca foram!

  2. César disse:

    Com a aprovação da MP 664(pensão por morte), hoje no Plenário da Câmara, o partido dos mortos vivos(PT), que já havia se suicidado durante a votação da MP 665( Que mexeu no seguro desemprego), deixou um monte de viúvas(seus eleitores) sem saber se poderão receber a pensão por morte(morte do PT), já que o Partido dos Trabalhadores se suicidou votando contra os trabalhadores. Algumas viúvas ainda choram ao lado do caixão mesmo depois de levarem tapas em suas caras(dados pelo defunto). Tem gente que mesmo apanhando na cara, não aprende, e ainda tenta defender, o indefensável.

  3. nivaldo henrique fernandes disse:

    e,esses políticos eleitos p/povo,cheio de corrupção,dinheiro desviados,trabalhando 2 mandatos,se aposentam.
    e c/100%do valor da média,se bem que,c/eles nada de média nenhuma.c/o ultimo salario recebido,c/um plano de saúde que,nunca,nada haver c/inss,ou hosp.publico,e hereditário….vcs nos pedem não ofender???pergunto ! como???não sou nenhum ser humano,brasileiro de rabo preso e medo da verdade no meu Pais.se assim for,tirem essa pesquisa de vcs c/medo da mídia,por favor.

  4. Reinon disse:

    Essa mulher está ferrando com quem paga a fatura !!! Eu não sei como tem seres que defende isso que está ai …

  5. César disse:

    Enquanto o povo fica defendendo os Partidos… Os políticos, só estão preocupados em continuar a defender o seu ganha pão(o pão deles). Para isto arrancam o pão da boca dos nossos filhos, esposas e das nossas bocas, para que não falte o pão na mesa das casas deles. Os trabalhadores e o povo brasileiro, que apertem os cintos e paguem a conta. Eles não abriram mão de nenhuma mordomia, não fizeram a menor questão de diminuírem despesas. É muito mais fácil retirarem do povo, do que deles mesmos. O povo que pague!

  6. Jorge Henrique disse:

    O PSDB (Pior Salario Do Brasil) criou o fator previdenciário durante o governo FHC agora eles querem acabar aquilo que eles criaram ? Eles também criaram a CPMF durante o governo FHC e depois no governo Lula eles acabaram. Isso é que é pensar no povo e ser coerente

  7. MANOEL NETO disse:

    gostaria de saber o que pode mudar para quem falta um ano para si aposentar como vai ficar?
    Agora quero dizer algo temos representante de verdade ou não para está do lado dos trabalhadores e defender seus direitos , o voto deveria ser sem nem uma obrigação ,por que na hora que o trabalhador mas precisa os nossos representante fazem tudo ao contrario !!

  8. ENEAS REZENDE disse:

    Este pessoal do governo é uns verdadeiros falsos moralista enfiaram o fato previdência goela abaixo do trabalhado com o argumento de melhor o caixa da previdência ferram o trabalhador e a previdência anda sem as duas pernas onde foi parar o dinheiro que supostamente deveria ter sido economizado vemos verdadeiro amontoados de doentes em instituições de saúde porque o dinheiro que supostamente deveria ir para saúde simplesmente desapareceu e o trabalhado que continuou a ter o mesmo desconto em contribuição, teve que ralar mais tempo de serviço e receber menos, na hora em que o ser humano mais precisa, pois esta velho, o dinheiro que ele recebe mal dá para comprar seus remédios, o velho nestes pais e aposentados deveriam ser fuzilados, pois só assim não dariam mais despesas à previdência, o governo só nos enxerga quando estamos contribuindo,quando nos é dados nosso direito,o que nada mais que justo, pois demos nossa contribuição para grandeza desta nação, agora somos tratados como algo a ser descartado. Me orgulho muito de ser BASILEIRO,mas sinto vergonha de ter eleito ser elementos que se denominado POLITICOS.

  9. eduardo disse:

    só quem aposenta pelo inss e paga os 30 a 35 anos é prejudicado, o funcionário publico, deputados, senadores, legislativo, judiciário não sofrem nada., o teto ja esta sendo achatado todo ano, o pagamento que a gente faz é corrigido pela inflação de 1994 para ca e perde se você paga sobre um salario em 2005 ele vira meio salario em 2015, só ai você vai perdendo, UMA VERGONHA, ROUBO ETC

  10. Onesimo Costa Lima disse:

    Infelizmente o que eh em beneficio do trabalhador, eh logo derrubado. Cade o Senador Paim que ha pouco brigava tanto pelos aposentados.

  11. Esse fator ja passou da hora de acabar ESSE BANDO DE POLITICO TEM QUE TRABALHAR PARA O POVO E NAO CONTRA O POVO,depois de termos contribuido anos e anos recebemos essa esmola e nao umaq aposentadoria justa quando eles ajustam a aposentadoria sempre abaixo do minimo.

  12. Getulio disse:

    Esse pessoal que jogar tudo na lata do lixo , com o salario que ganham um deputado desses em um mes muitos brasileiros não ganham em 12 meses de trabalho!
    Quase todas essas conquistas tem de ser mantidas!
    Foram anos de lutas!
    O pais entre em uma crise economica e “os partidos de deputados pro patrão” a primeira coisa que querem é acabar com tudo ! Não, não é por ai, tem de vetar mesmo que apertem o cintos os empresarios se tiver que demitir que demitam mas tenham a descencia de manter a maioria das leis estabelecidas e conquistadas a duras discussões nessa mesma camara como essas feitas pra dar garantias aos cidadãos trabalhadotres por politicos que nem existem mais

  13. A CAMARA IRÁ DERRUBAR O VETO…..Se tem dinheiro p/ construir Porto em Cuba….Hidroeletrica na Nicaragua…..Termoeletrica na Bolivia….emprestimo p/ Venezuela….Ferrovia gigante que liga coisa nenhuma a lugar algum…..Tem que ter dinheiro p/ pagar as aposentadorias de quem trabalhou 30…35…38..anos e recolheu todos esse anos p/ o INSS….aposentadoria não é premio de loteria e nem assistencia social…é DIREITO ADQUIRIDO !!!!!!

  14. Jose Fernando Felipe disse:

    Se a Presidenta vetar sem apresentar uma alternativa que venha amenizar o estrago feito pelo Fator Previdenciário será uma traição com seus eleitores já que em sua campanha se propôs buscar soluções para este prejuízo aos aposentados que não podem continuar pagando pelo erros de Governo algum e não tem nada com o fato de ser ANO DE AJUSTES. PENSE NISTO PRESIDENTA DILMA.

  15. Sebastião disse:

    Ajuste fiscal? Para que? Cobrir o rombo da Petrobrás? Será que a Dilma acha que fazer regime para emagrecer, cortar a luz e deixar funcionários trabalhando no escuro isso é ajuste fiscal?
    O que é feito dos 99% do nióbio que são extraídos no Brasil enquanto o 1% do Canadá resolve muitos problemas interno e ainda dá para distriuir lucro com o povo?
    E agora o fator previdenciário, criado no governo FHC, cujo ministro-autor, Reinaldes Stephanes (sic), se aposentou com 37 anos? Tenho vergonha desse pessoal, que nos prejudica a todo instante.
    O país carece de estadistas. Até quando vamos ficar falando que o país é rico e o povo é pobre? Estamos brigando por coisas pequenas enquanto vendemos a preço de banana nossas riquezas naturais.

  16. Ainda que o PT, hoje no governo atualmente, apoie o fator previdenciário, tenha acusado o FHC, realmente o pai do FATOR PREVIDENCIÁRIO, HOJE o PT ainda pior do que FHC, está pauperizando ainda mais as aposentadorias dos que ganham acima de 1 salário mínimo, DANDO REAJUSTES acima da inflação para 1 salário mínimo, como você sabe INPC+ PIB de 2 anos atras e para quem mais pagaram para Previdência Social, ela não dá ganho real nenhum, dando somente o INPC.Ela e o PT estão sendo algozes dos maiores contribuintes da Previdência Social. O que ela e o PT estão fazendo é uma perversidade contra os aposentados que no passado mais contribuíram para Previdência. Hoje Sr. Kennedy o teto máximo da Previdência Social é de R$ 4.633,75, já tendo eles do PT, aliás partido que ajudei a ir para o poder, pois sempre votei nele, nos trai fazendo o teto máximo cair de 10 salários mínimos para 5,9 hoje em 2015. É um massacre, covardia pois é contra eis trabalhadores indefesos, sem interlocutores, esquecidos pela imprensa no geral, e principalmente pela imprensa rica que pensa nunca precisar da Previdência. Se esta politica continuar até 2015 todos os aposentados do INSS, que se encontram hoje aposentados irão receber 1 salário mínimo. Pior, ainda, foi a MENTIRA dela no 1º de maio em que ela disse que não daria nenhum aumento real de salários para os outros pois seria INCONSTITUCIONAL, fazendo-nos de abestalhados. Já ouvi uma defesa do Sr. para o Salário mínimo mas gostaria de ouvir sua opinião sobre a injustiça social contra os que mais pagaram para a previdência social. Eu particularmente paguei sobre 10 salários mínimos, me aposentei sobre 10 salários mínimos e hoje não recebo nem o teto de R$ 4.650,73. É ou não é uma injustiça social? Ela, O PT, a CUT QUE NOS DEFENDIA NA ATIVA são hoje nossos traíras. Me sinto hoje, traído e vendo ex-sindicalistas em sua\ grande maioria que conheço todos bem situados e pior SEM DEFENDER A INJUSTIÇA SOCIAL PERPETRADA PELO PLT CONTRA OS APOSENTADOS DO INSS. Gostfaria de uma posição sua a respeito deste assunto.

  17. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Mexer na aposentadoria é pior que confiscar a poupança como fez Fernando Collor. É a prova definitiva do fracasso desse governo infame, pífio, incompetente e mal intencionado.

  18. walter disse:

    CARO KENNEDY, estamos vivendo um pesadelo atras do outro; O PT QUE SEMPRE SE INTITULOU, “O PARTIDO DOS TRABALHADORES”, NOS TRAIU!!!
    Como as pessoas são ausentes de sentidos e conhecimentos; a dilma sujou a louça que o lula ao longo dos anjos lavou; nada que esteja acontecendo, isenta o lula, mas a dilma carregou na pimenta.
    Neste País Kennedy, para conquistarmos direitos trabalhistas, é uma batalha feroz, todos sabem disso, este atraso nos condenará…
    O LULA ESTA CONDENADO, NENHUMA ESTORINHA VAI LIVRA-LO DO OSTRACISMO; NADA QUE DIGA OU FAÇA DAQUI PARA FRENTE VALERÁ…

  19. luiz andre disse:

    Sou anti PT e sempre votei no PSDB mas confesso que fiquei decepcionado com o partido na votação do fator previdenciário ! Ontem eles votaram a favor do fim do fator , não foram só contra o PT foram contra o Brasil !!! Uma tremenda bola fora não se faz oposição assim

  20. ANTONIO LUIZ TEIXEIRA disse:

    É assim que se faz o crescimento do BRASIL, valorizando não só as obras mais quem as faz.
    A Previdência Social arrecada muito, é necessário cobrar mais dos órgãos ligados a fiscalização, combater as fraudes, executar uma gestão eficaz em prol da sociedade,banir funcionários que não são comprometidos com a instituição que tem grande importância para a nação.
    ANTONIO LUIZ TEIXEIRA .RJ
    luizteixeira1|@uol.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-11-24 04:03:59