aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
22-04-2015, 9h24

Dilma deve vetar pontos da lei da terceirização

Presidente defende regulamentação para situação de fato
68

Postado por: Daniela Martins

A presidente Dilma Rousseff está decidida a vetar pontos do projeto que amplia as regras de terceirização. Dilma tem interesse no projeto porque não existe uma lei que regulamente a terceirização no país. Ela também não quer entrar em rota de colisão com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), defensor da votação do proposta.

Dilma quer que seja feita uma regulamentação da terceirização, hoje disciplinada por súmulas do TST (Tribunal Superior do Trabalho). A existência de uma lei seria importante para sistematizar essas decisões da última instância da Justiça trabalhista.

O TST, por exemplo, é contra a extensão da terceirização para a atividade-fim, como desejam os empresários. As empresas argumentam que se tornariam mais competitivas e gerariam mais empregos, mas ministros do TST entendem, como mostram as súmulas, que essa medida seria prejudicial aos trabalhadores e afetaria direitos da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Na visão da Justiça trabalhista, a terceirização deveria valer apenas para a atividade-meio. Parece uma posição sensata.

Outro ponto importante é a confirmação, ao final das votações na Câmara e no Senado, da regra que torna solidária e não subsidiária a responsabilidade da empresa que contrata uma companhia que não respeite os direitos dos funcionários.

A Câmara dos Deputados deve retomar hoje o debate sobre o tema após vitória pontual do PT na semana passada, que fez com que a votação fosse adiada. A depender do quórum hoje em Brasília, Cunha tentará continuar a votar o projeto. Depois de passar pela Câmara, ele precisará ser apreciado no Senado.

*

Ponto de inflexão

A Petrobras deverá divulgar hoje o balanço do ano passado, adiado por conta das investigações da Operação Lava Jato. Se tiver uma boa repercussão, ele ajudará a minimizar os efeitos econômicos sobre o setor de óleo e gás.

A Lava Jato e a condução equivocada que a presidente Dilma deu à Petrobras são as principais responsáveis pelo calvário da estatal. O excesso de intervenção na empresa piorou as contas da companhia.

A descoberta da corrupção destampou uma panela de pressão que levou a ex-presidente Maria das Graças Foster a pisar no freio de investimentos e pagamentos da Petrobras a empresas privadas da cadeia produtiva de óleo e gás.

Empresas fornecedoras da Petrobras estão em processo de recuperação judicial e houve aumento do desemprego no setor.

Só a existência de um balanço já vai ajudar a melhorar as expectativas sobre o futuro da Petrobras. Um balanço que seja bem recebido pelo mercado ajudaria muito mais. Por isso, será tão importante a repercussão. Pode ser um ponto de inflexão na crise da Petrobras.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
68
  1. César disse:

    Vai ter gente dizendo que o prejuízo na Petrobrás é bem menor do que a mídia dizia. Só uns poucos bilhões! Quase nada! Vão tentar minimizar ao máximo os prejuízos.

    • Ricardo disse:

      O prejuízo será aquele que se conseguir demonstrar, provar e não aquele que a imprensa desejaria que fosse.
      Se o bandido Paulo Roberto Costa já afirmou que as propinas vieram do lucro das empresas (como é feito entre empresas privadas que subornam o depto de compras da outra) o prejuízo da Petrobrás seria ZERO.
      Porém, se voce acredita em tudo que a imprensa divulga o prejuízo pode ser de um trilhão de dólares, de um milhão de reais, de cem milhões de dólares, de 1 bilhão, de 1,5 bilhão, todos esses valores eu já li na imprensa “especializada”…

      • César disse:

        E se você acredita que todo homem barbudo e vestido de vermelho que diz trazer um saco de bondades, é o Papai Noel…Pode achar que é tudo mentira. Invenção da mídia golpista!

      • Marcelo Alves disse:

        os coxinhas acreditam mais na mídia golpista que na verdade, não adianta discutir com eles, amigo. Só sabem repetir manchetes e xingar. Têm preguiça de raciocinar e checar notícias.

      • LUIZÃO disse:

        “…o prejuízo da P e T robras seria zero…” . Quer dizer que a empreiteira cobra uma obra R$ 150 milhões quando poderia ter cobrado R$ 100 milhões , e só cego ideológico não enxerga que a diferença foi embolsada parte pelos “big shots” petrobrazensses mas com parte significativa desviada e requisitada para o partido e o governo. Então isso não foi prejuízo para a P e T robras ?? Cegueira esquerdo social. Ave Maria.

  2. César disse:

    A votação da lei de terceirização serve bem à Presidente Dilma Rousseff, que quer tirar o foco das atenções da Operação Lava-Jato.

  3. César disse:

    A política no Brasil, vive momentos difíceis de se ver, como brasileiro e como cidadão, como eleitor e como contribuinte, sem que fiquemos indignados ou nos revoltemos. Dos políticos, eu já não espero nada. Duro mesmo, é ver que no lado do povo brasileiro, ainda tem gente que defende toda está corrupção e tantas medidas que vão contra nós eleitores e a população trabalhadora. Para estas pessoas os políticos do seu partido parecem deuses, seres perfeitos. Tudo que se mostra e tudo o que se fala deles é mentira ou é golpe. Golpe da mídia, golpe da oposição, golpe da CIA, etc… Tem golpe para todos os gostos. Agem como pessoas apaixonadas, que só veem qualidades em seus companheiros por pior que estes companheiros sejam. São traídas, são enganadas por seus companheiros, mas a paixão os cegam e sempre arrumam mais e mais desculpas para não enxergar. Apaixonados por seus partidos e brigados com a verdade! Difícil mudar o Brasil, sem que as pessoas queiram, que o Brasil mude.

    • Reinaldo Faria Tavares disse:

      Os cidadãos sofrem muito com a deficiência de informação. Poucos são as publicações que acessam, e desconfia-se de manipulação. A verdade está escamoteada pelos governos e pela Imprensa. Não conhecemo-la !

  4. Marco Túlio Castro disse:

    Vai vetar para não acabar com os canais de arrecadação dos sindicatos.

    Hoje em dia, falar bem do PT deveria ser considerado apologia ao crime.

    • Denis disse:

      Marco, o veto se faz necessario.terceirizar a atividade fim é precarizar a renda do trabalhador, existe um lobby de empresarios muito forte para que o texto seja aprovado como esta.Pensa comigo, vc trabalha em uma empresa de grande porte e pertence a um sindicato que ao longo dos anos lhe garantiu beneficios em convencoes coletivas tais como (V. refeição, alimentacao, cultra, participacao nos lucros PLano de saude e odontologico)…ai do nada essa empresa pode terceirzar sua atividade fim!!Oq vc acha q vai acontecer com a maioria dos funcionarios??..serao demitidos e se tiverem sorte, contratados por uma terceirizada que vai pagar menos e nao tera os mesmos beneficios pq vc sera sindicalizado pela atividade da terceirizada…é UM CRIME CONTRA O TRABALHADOR ASSALARIADO

      • Paulo Ser disse:

        Concordo plenamente, neste caso não se trata de partido político, mas de direitos trabalhistas.

        • ANTONIO disse:

          Falou pouco mas disse tudo ..nos estamos perdidos o trabalhador esta ferrado e pior e ver que a briga do senado com a Dilma esta levando a isto anos de conquistas dos trabalhadores jogado fora em poucos minutos com apoio do farsa sindical que ate ontem dizia defender os direitos nossos ..as eleições para prefeito estão chegando pelo amor de DEUS que o povo saiba retribuir do mesmo modo

    • franco disse:

      so falo bem do pSDB e do DEM a tercerização da atividade afim vai me deixar mais rico e que se dane o direito dos trabalhadores os partidos da eleite tao fazendo um trabalho otimo viva o brasilsilsil

  5. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Nem Dilma, nem ninguém nesse governo necrosado tem credibilidade para vetar qualquer coisa, seja boa ou ruim.
    Lembrando que na campanha, Dilma fez inúmeras promessas, inclusive quanto a segurança pública, que nem sequer foram mencionadas após as eleições. Ao contrário: ela já se posicionou contra a redução da maioridade penal, contrariando a quase totalidade da população.
    Sugestão prática: Renúncia, renúncia, renúncia !!

  6. Giovani Eduardo Braga disse:

    Tanto briga, tempestade, discussões infindáveis para nada. A lei de terceirizações vai mudar muito pouco para o trabalhador ou empresário. As relações capital/trabalho vão muito além de uma simples lei para contratação de empresas. Temos que discutir, e em profundidade, a nossa legislação trabalhista, previdenciária e sindical. Só assim, conseguiremos ser competitivos e evoluir em alguma coisa.

    • Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

      Corretíssima sua visão, eu acrescento ainda que para o país ser competitivo seria imprescindível o desmonte de toda essa ditadura sindical corrupta e pelega !

      • Concordo que o Brasil tenha que crescer, mas não às custas dos trabalhadores, como querem esses deputados, inimigos do povo, empresários e a mídia golpista.

      • Rogerio disse:

        Minha cara, você tem uma visão distorcida da realidade. O ideal para meu patrão é que ele meu desse 2 patros de comida e eu trabalhasse com todo o empenho para ele, mas como existe os sindicatos a legislação trabalhista ele me paga salário e benefícios. Simples assim, neste capitalismo selvagem ninguém tem dó de ninguém…

    • Ricardo disse:

      Com um Congresso conservador os empresários avançaram nos direitos dos trabalhadores, conseguidos com muita luta. Terceirizados ganham MENOS que os efetivos. Querem estender a terceirização para concursos públicos, ou seja, irá aumentar a contratação de “amigos do poder”.
      Sim, seremos tão competitivos quanto a China. Com as mesmas condições de trabalho dos escravos chineses.
      Que tal??

  7. josé disse:

    engraçado que o aumento da verba partidária ela não vetou, triplicou, e hoje só o PT vai embolsar por volta de 120 MILHÕES de reais fora os outros partidos que são de sua base aliada, todos, isso prq estamos passando por um “ajuste” fiscal para tapar os buracos deixados pelo governo, nós temos que nos apertar, menos os partidos políticos, eu só queria escutar de algum analista político penso à esquerda ou de algum petista a importância de uma ação como esta e o prq que a terceirização “prejudica” tanto os trabalhadores….. no brasil o partido está acima de tudo, o partido é o estado, os interesses do partido são os interesses do povo….

    • Denis disse:

      Jose, vc só esqueceu de mencionar que o aumento da verba partidaria atinge todos os partidos politicos ( nao exclusivamente o PT e sua base aliada, como sugere seu comentario).Pode parecer absurdo, mas talvez seja a unica forma de fazer com que os corruptores ( empreiteiras, bancos, e etc) deixem de fazer suas boquinhas nos governos.Afinal sejamos honestos nenhum partido politico banca uma campanha a cargo executivo sem ajudinha desses empresarios!!As campanhas de DILma e Aecio JUntas somam Quase 300 Milhoes, acha mesmo que só um deles teve sua campanha financiada pelo empresaiado corruptor??

  8. Fernando disse:

    Sr Kennedy,

    A operação Lava Jato não é de maneira nenhuma uma responsável pelo calvário da Petrobras. Ela é sim uma consequência da condução equivocada e desonesta que a presidente Dilma deu à Petrobras.

    • Ricardo disse:

      Os funcionários corruptos são funcionários de carreira da Empresa, como assim a Dilma conduziu mal? Não é possível que se alimente uma visão tão estreita como esta.
      Me causa estranheza ninguém pedir a destituição do Serra do Alckimin com os mesmos escândalos no Cartel de Trens e Metrôs de São Paulo que há 20 anos veem alimentado o caixa do PSDB.

      • César disse:

        Esta sendo investigado também. E esta história de “eles também fazem, por isto nós não merecemos ser punidos”. Já não cola mais. É corrupto, deve ser punido e banido da vida pública. Independente do partido à qual pertença!

  9. Lucas disse:

    O Brasil está mergulhado em uma crise, muita especulação e comentários de especialistas em economia que não é o momento de fazer investimento, é sabido que sem investimento vem a recessão, ninguém compra, ninguém vende o desemprego vem a galope, a terceirização é um retrocesso, certamente o salário será reduzido, benefícios e plano de carreira será quase instinto, baixa do poder aquisitivo, se for aprovado o PL da terceirização será um tiro no pé.

    • geninho disse:

      Terceirização é um tiro no pé, que só beneficia a classe dominante,classe dos empresários,os transformadores das matérias-primas, e lembra bem a Libertação dos Escravos e sua Lei Áurea…e lembrando que o Brasil nasceu na orla litorânea. Eis que, senhores de engenho, gado, cacau, babaçu, cana-de-açúcar, sisal…vão ser substituídos pelos reis do petróleo. W Bush que o diga!
      Tinha esquecido, agora é Barack Obama….

  10. luiz calabreza disse:

    O que os empresários querem realmente é terceirizar a atividade FIM…se isto for barrado, pouco importa o resto…assim os empresários não se satisfazem, nem o atual president do Brasil em exercicio, Eduardo Cunha, e o que for aprovado não satisfaz a população…mas como esta mulher consegue tomar estas decisões que não agradam a ninguem ?? puxa!!

  11. Pedro Oliveira disse:

    “Condução equivocada”. Está ai uma maneira bem educada para se chamar a corrupção.

  12. Lincoln disse:

    A teoria e a prática. Sou Administrador público e fui fiscal de contratos administrativos com terceirizados. Na grande maioria, essas empresas dão trabalho ao seus funcionários.
    Tivemos uma de vigilância que quebrou e deixou vários trabalhadores sem seus direitos: salários, depósitos no FGTS, etc. Atualmente, temos outra que está atrasando o pagamento de salários e FGTS. Façam uma pesquisa e comprovem o que estou dizendo. Precisamos aproximar os trabalhadores às empresas, diminuindo carga tributária e burocracia; ao invés de colocar um intermediário. Existe um lobby muito grande dessas empresas em Brasília.

  13. Gilson Alves Guimarães disse:

    Poderia ser aprovada esta Lei de terceirização estabelecendo um percentual máximo de 5% ou 10% do efetivo numero de empregados da Empresa Contratante para atuação de empregados na Empresa Contratada na atividade fim. Esta seria a solução, porque na atividade meio não à o que se falar, porque pela Lei já é permitido.

    Att. Gilson – Bacharel Em Direito

  14. Andre Pereira disse:

    A grande pergunta do dia……

    Nesse espaço damos opiniões, sendo algumas com fundamentos políticos e outras nem tanto, mas será que todas elas são levadas a serio e chega nos meios políticos para que sirva de mais um protesto do povo contra essa corja e corruptos?????????

    Aproveito para deixar o a minha sobre a terceirização. O dona Dilma, não vete alguns pontos, mas sim a proposta toda, pois não é e nunca será bom para que trabalha e ganha miséria de salario. Terceirização só é bom para quem é empregador, portanto, não humilhe ainda mais esse povo que da o seu melhor para que o nosso pais seja grande e reconhecido la fora.

    Caso ainda não entenda que terceirização é um mal a ser banido dos meios trabalhistas, pense se o povo com a mente mais aberta começar a lutar por um terceirização dos meios políticos, ai sim ficaria legal hein. Imaginem políticos trabalhando mais, ganhando bem menos, perdendo direitos trabalhistas, enfrentando filas de INSS, pegando ônibus todos os dias para ir viajar ao invés de JATOS, enfim, essa talvez seja a unica terceirização que deveria ser aprovada de forma unanime.

    Dado o recado, povo pense nisso.

    • geninho disse:

      Seria genial, André!
      O livre arbítrio de realmente terceirizar os políticos que aí estão…incluindo mudança nos seus mandatos e vantagens.Como vê, tiririca ainda é erva-daninha.

  15. Fui funcionário de uma tercerizada na antiga CAIXA EC ESTADUAL,hoje Banco do Brasil, em um determinado ano a mesma
    roubou o dinheiro da CAIXA, nao pagou ninguem, salario, fgts,
    Tive que entrar com açao judicial trabalhista e tive que envol
    ver a CAIXA no processo, o juiz de imediato condenou a CAIXA a
    pagar TUDO, salário,fgts,aviso,indenizaçao. etc.

  16. joaodias disse:

    A uniao, estados e municipios nao cumprem o seu papel de fiscalizadores, com eficiencia. Em razão disso, bilhoes de reais estao sendo desembolsados pelo erário, pela falta de pagamento das obrigações, sociais, fiscais e trabalhista da responsabilidade das contratadas. E se referem apenas às atividades “meio “. Imagine o prejuizo que seria causado à Uniao, estados e municipios, se for liberada a terceirização para todas as atividades. É um estudo que deveria ser mostrado para a sociedade. Hoje são pagos duas vezes um mesmo serviço. Qual foi o desembolso dos tres poderes da republica nos ultimos cinco anos, por falta de fiscalizaçao das contratadas ?

  17. João disse:

    Acho que as pessoas que deixam aqui seus comentarios, deveriam deixar tambem seu perfil para que as pessoas entendam melhor a colocação de cada um, (classe alta, media e pobre) (trabalhador, empresario e desempregado) (PSD, PMDB, DPT, PT E ETC….), so assim poderemos perceber da fato que é cada um defendendo sua causa, e bom para o pais fica em ultimo plano, tal qual nossos POLÍTICOS.

  18. Claudio Lourenço disse:

    Terceirização é quando a mão de obra de alguem é vendida por um intermediario que lucra com isso…É a venda de mão de obra, revoga a lei aurea so que ao invés de chicote é o menor salario

  19. josé disse:

    só no brasil mesmo que vc não pode terceirizar serviços… meu deus, o estado manda em tudo mesmo…

    • geninho disse:

      Como não pode terceirizar??? Lógico que pode! Basta ver as empregadas domésticas, conquistaram seus espaços, mas a classe dominante não pode mais pagar a belprazer, e u diria agora…explorar a classe menos favorecida.Assim tb é com as demais atividades, empresários querem ganhar, pagar menos impostos e o zé povinho que se lasque. Enquanto a GLOBALIZAÇÃO tb pede baratear a mão-de-obra, e vai se lendo de encontro à terceirização, onde tudo fica mais barato e que se seja Made in China, Rpc…e quem sabe aqueles países mais pobres onde a riqueza ainda não foi explorada, e bastaria manipular mentes. Nas entrelinha fica algo pior…automação!

  20. gibasan disse:

    Sobre terceirizaçao, penso que os empresarios darao um enorme tiro no pe. Quem tem um salario razoalvel pra bom, que comprou casa,carro,etc a perder de vista, vai ter que se desfazer, nao podera mais pagar. Pra quem os empresarios vao vender seus produtos caros. O paraguai e a china agradecem.

  21. Termivalêugelis de Sá Pedreita disse:

    Estamos aguardando por dias melhores… que nunca virão!

  22. Martinho disse:

    O principal motivo dessa terceirização é a introdução de apadrinhados no serviço público, sem concurso. Assim como já se pratica aqui no serviço público do Estado do Rio de Janeiro e em algumas autarquias federais, todos os órgãos ficarão lotados de sanguessugas a custa do contribuinte. Isso sim é a verdadeira reserva de votos de cabresto, eleitores que em troca de emprego venderão seus votos.

    • geninho disse:

      Vc disse algo “imperativo”…apadadrinhamento! Assim é, nos concursos públicos para cargos em todos os âmbitos da atividade do Oiapoque ao Arroio-Chuí. Tud no auge, basta lembrar o momento da PETROBRAS! Monteiro Lobato, se vivo, diria sua tristeza.

  23. Vetar a pauta onde estende-se a terceirização a todos os setores das empresas seria o minimo que a presidenta Dilma poderia fazer por toda a classe trabalhadora, já que terceirizar é sinônimo de redução de custo, ou seja, nenhuma empresa vai terceirizar um setor onde a empresa contratada irá pagar os mesmos salário e beneficios que ela paga aos seus colaboradores, na verdade sairia mais caro se fosse dessa maneira, tudo isso não passa de uma trama empresarial para precarização das relacões de trabalho e muitos deputados tem interesse nesse projeto por possuirem empresas, regulamentar o setor de terceirização sim, sou a favor para que essa corja deixe de explorar os trabalhadores e depois muitos nem recebem, que vos escreve passou por essa experiência. Vamos abrir os nossos olhos e ir para as ruas lutar pelos nossos direitos conquistados por muitos anos de luta para podermos amplia-los na busca de um futuro melhor para nós e nossos filhos.

  24. Marlene Lopes disse:

    Os deputados e senadores deveriam criar a lei que político BRASILEIRO tenha doutorado para concorrer a cargo público e alem disso terceirizar isso sim ia ser a lei mais que perfeita.

    • geninho disse:

      Quanto mais letrado…mais afastado dos problemas sociais. Numa dessa jamais haveria um Lula para receber uma Faixa Presidencial.E agora…certamente…não se repetirá!

  25. Pedro Alberto Alite disse:

    Sou a favor da terceirização, mas tem de começar por Brasilia, que tal, terceirizar todos os deputados, e senadores, pagar metade do salários, cortar verbas de gabinetes, aposentadorias só pelo inss, iguais aos trabalhadores normais, uso do veículo próprio para o trabalho, porque tem deputados que apresentam gastos de combustíveis que pra dar volta ao mundo, engraçado que ninguém questionam de mudar essas barbaridades, e para o povo o que resta, aumemto de energia, combustíveis, impostos etc. pobre povo brasileiro, ainda tem idiotas que dizem que vivemos em um país democrático, só porque vota e dá boa vida e mordomias para esses políticos.

    • geninho disse:

      Conceitualmente, penso igual.Reforma Política, Leis mais Duras…sanar a pirâmide da cúpula para baixo com menos candidatos e partidos Não servem para nada, apenas ocupar assentos e poluir os ares

  26. renato emanuel disse:

    Dilma joga esperto! ela está querendo desviar a atenção dos problemas que ela não consegue resolver, e assim sair como heroína.

  27. Anafilófio disse:

    Digamos que a produção a Apple na China – um estrondoso sucesso – seja uma espécie de terceirização “ao cubo”. Dirão que por lá o trabalho é quase escravo, péssimas condições e remuneração, etc., no que acredito. Mas a China comunista – neste aspecto a China não é – não é um sucesso? Como permite isto? Muito contraditório, apenas para pensar.

    • DENIS disse:

      A china é um sucesso?? pra quem?? de que adianta crescer 9% ao ano se esse crescimento nao atinge a população.A China não é exemplo de nada meu caro…

      • geninho disse:

        Não há como se enganar com a China.É gigantesca de território, muita terra acidentada e seus problemas tb são gigantescos. Enfim, paciência oriental ali não falta.Algumas coisa impressionam…mas a caminhada é longa com um povo bem tenaz!

      • César disse:

        A China é exemplo para o PT! A China é o exemplo daquilo que querem nos transformar. Uma ditadura socialista, disfarçada de capitalismo. Onde o povo não tem voz! É exemplo sim!

      • Anafilófio disse:

        Caríssimo, esta escrito “a produção DA (faltou o D) Apple NA China é um estrondoso sucesso”, isto todos sabem. Ninguém escreveu que a China é um sucesso, embora possa ser, ninguém sabe, muito menos que é exemplo para algum outro país. E é apenas para pensar, não minha opinião formada, isto esta escrito. É sobre terceirização, não é difícil. Interprete (ou preste atenção) melhor o que lê. Cordialmente.

  28. geninho disse:

    Li alguns comentários e é de se aplaudir.
    Terceirização! Ah…o Sr Benjamin Steinbruchn, Presidente da FIESP, presidente E DONO DA CSN sabia de antemão, assim como grande porta-voz da classe do empresariado sabia de antemão antes das eleições, quando a isca estava sendo lançada, fossem quais candidatos à Presidência.Sobrou para filhos e netos.Ademais é se agradecer S..Excia pelo trem-bala, q deve sair das LA, é zero bala, puro confeito. Tb com já disse o gigante de 2 metros de altura, Charles De Gaulle, o Brasil não era, aliás não e, um país sério. Maldita língua que não é brasileira, é portuguesa, e sobra a nativa do tempo….tupi-guarani, e tudo á blá…blá…na tuba!

  29. Pasquale disse:

    Uns queriam um emprego melhor; outros, um emprego…
    Uns queriam uma refeição mais farta; outros, apenas uma refeição…
    Uns queriam uma vida mais amena; outros, apenas viver…
    Uns queriam ter pais mais esclarecidos; outros, apenas ter pais…
    Uns queriam ter olhos claros; outros, apenas enxergar…
    Uns queriam ter voz bonita; outros apenas falar…
    Uns queriam o silêncio; outros, ouvir…
    Uns queriam um sapato novo; outros, ter pés…
    Uns queriam um carro; outros, andar…
    Uns queriam o supérfluo…
    Outros, apenas o necessário…

  30. pedro disse:

    A terceirização aprovada tal como está no texto, permite a quarteirizaçao, a quinteirização,…….para atividade fim e meio, ou seja, é a total precarização do trabalho, como já tem decidido o TST, o PT que desde 2002 vem recuperando o salário minimo é contra mas o PSDB que deixou o governo com o menor salário mínimo da história é a favor, é bom o trabalhador ficar de olho na votação para ver quem é do seu lado

  31. César disse:

    Eu trabalhei por treze anos como terceirizado em outro país. Com seis meses como trabalhador terceirizado por lá, já havia comprado uma casa para a minha família. O problema não é a terceirização, e sim como ela é feita. Fiquei dez anos como terceirizado e trabalhando na mesma empresa. Por lá o terceirizado é usado em larga escala pelas empresas e dão oportunidades até para os trabalhadores estrangeiros como eu. Eu não fiquei clandestino e nem desamparado. Só que os meus direitos eram menores em relação aos trabalhadores contratados diretamente pelas empresas às quais prestávamos serviços. Porém o meu salario mensal era maior do que o dos trabalhadores que trabalhavam como contratados diretos pela empresa(não terceirizados),mas eu não tinha direito na participação dos lucros(bónus)semestrais que os trabalhadores diretos tinham e que no fim compensava o salario menor com vantagens, além de que, os não terceirizados terem estabilidade (como se fossem trabalhadores concursados), eles não são demitidos nunca, demissões de trabalhadores contratados diretos(não terceirizados) só por justa causa. Eu poderia perder o emprego(ser demitido com aviso prévio) a qualquer momento. É algo complexo e de difícil decisão, optar por um dos lados. Vários fatores e variáveis devem ser levadas em consideração, antes de se ter uma lei que possa dar segurança para o trabalhador terceirizado e para o não terceirizado sem travar a modernização do país.

    • Daniela disse:

      Vc quer comparar o Brasil c países desenvolvidos? Se já não respeitam o trabalhador aqui com a CLT, imagina sem a CLT? A terceirização n Brasil foi feita p pagar pouco e p dar calote n trabalhadores.

  32. Daniela disse:

    Enquanto o pessoal discute sobre a corrupção n Petrobras, a Câmara d PMDB aprovou a pl 4330 q traz d volta a escravidão, digo terceirização para o Brasil. .. Empresas terceirizadas d fachada irão terceirizar tudo, acabando c os direitos trabalhistas. E essas empresas após um ano costumam falir e sumir c o salário d trabalhadores. E o povo alienado sem saber d nada.

  33. helio disse:

    Os empresários escravagistas da terceirização estão eufóricos com os lucros que vão obter nas costas do trabalhador.Seremos o País do salário mínimo e das marmitas com arroz e ovo.Daqui a dois anos vocês verão…

  34. Rubens Moreira da Costa Junior disse:

    Essa tal terceirização será a consolidação do escravismo funcional. Na prática um trabalhador terceirizado perde no mínimo 50% entre salário e benefício, além do mais, serão criadas empresas fantasmas, e as pessoas que se sujeitarem aos seus serviços trabalharão 1/4 a mais, e ganharão 1/3 a menos. Portanto, jamais haverá aumento na oferta, pois para que este sistema se estabilize é necessário mão de obra excedente. Depois de anos a fio de prestação de serviço, simplesmente essas empresas terceirizadas desaparecerão, e isso já é uma realidade em empresas de prestações de serviços de vigilância e segurança, conservação e limpeza, entre muitas outras atividades meio. A terceirização é a forma mais cruel de concentração de renda e empobrecimento da classe trabalhadora. É um retrocesso ao século XIX.

  35. Daniel disse:

    Caro Kennedy, trabalho em industrias de grande porte ha mais de 13 anos.
    Vivencio a situação de terceirização desde então.
    Um ponto que não esta sendo analisado é a identidade do funcionário com a empresa.
    Esse ponto já está se perdendo devido ao alto indice de rotatividade de funcionários, assim como as reducoes de custo quando falamos em investimento de qualidade no ambiente de trabalho.
    As empresas optam por terceirizar para diminuir a quantidade de “headcount” junto a filial. As empresas multinacionais consideram esse indicador mais critico que o custo muitas vezes.
    Na pratica, vejo que o funcionário terceirizado não tem o mesmo comprometimento com a empresa e com os produtos fabricados que um funcionário efetivo.
    O gestor efetivo, não consegue ter uma gestão eficaz sobre terceiros devido essa falta de comprometimento.
    No final das contas, teremos produtos de menor qualidade, funcionários menos comprometidos com a empresa, maior rotatividade(empresas demitirão com mais tranquilidade), menor salario(a terceirizada sempre paga menos que a empresa contratante, senão não viabiliza) e empresas com maior margem de lucro.
    Infelizmente, vemos o PT brigar para derrubar o projeto, não pelos argumentos acima, mas sim para defender a arrecadação dos sindicatos que, com certeza, irá diminuir caso a mão de obra direta seja terceira.
    Caso aprovada, no maximo em 5 anos veremos empresas de grande porte com no maximo 5% de mão de obra efetiva. É um grande erro!
    O caminho correto seria reduzir os encargos conforme se aumentam as contratações.

  36. Guy Barroso disse:

    O foco na terceirização está acontecendo com olhar do Século XIX.

    Ganhos salariais não são atos de bondade nem tampouco politicas públicas, somente acontecem efetivamente com aumento de produtividade.

    A mão de obra humana está sendo progressivamente substituída pela automação, o que limita esse movimento é nossa pequena escala que inviabiliza alguns tipos de investimento.

    A mão de obra humana migrará para os serviços, e esses poderão ser prestados a qualquer hora em qualquer lugar.

    O emprego está acabando, mas haverá cada vez mais trabalho.

    O funcionário terceirizado através da especialização das tarefas, terá renda maior que seu equivalente não terceirizado pela sua melhor qualificação.

    Funcionários cada vez mais especializados substituirão outros terceirizados ou não.

    A luta entre os sindicatos e a ideologia estão ofuscando um debate essencial para o nosso futuro.

    Como sempre nos apegamos a leis feitas no Século XX com olhos na Revolução Industrial e seus efeitos no Século XIX.

  37. Leandro Marcelo disse:

    Nós trabalhadores terceirizados que vivemos a margem das leis trabalhistas, entregues a própria sorte de empresários inescrupulosos, que fecham suas empresas e nos deixam a propria sorte, precisamos mais do que nunca uma lei para nos proteger.Esperamos em fim ter nossos diritos garantidos.

  38. Jorge Mendes disse:

    Acho que todo mundo fica criando desculpas como bode expiatório, mas a verdade é tão clara que só falta colocar um letreiro néon pra ficar mais óbvia. A Dilma e o PT vão fazer de tudo pra barrar essa lei, eles não querem perder mais de 12 milhões de contribuições sindicais, principalmente agora nesses tempos de crise. As grandes economias já implantaram a terceirização com leis decentes e nós continuamos atrasados, como sempre… nenhuma novidade mesmo. Mas repito, isso tudo é uma lavagem cerebral que o PT e essa CUT ficam fazendo na cabeça do povo, convencendo que a lei é ruim. Entendam logo que a PL é urgente e mais que necessária pro progresso do Brasil nesse exato momento. Mais emprego, mais inovação, mais qualificação e mais dinheiro rodando.

  39. Milena Fonseca disse:

    Olha o povo espalhando a mentirada de novo, falando que a lei vai deixar um bando de gente desempregada, ninguém mais vai ter carteira assinada. Esse terrorismo que quem apoia o PT tá fazendo é inadmissível, que isso! Teatrinho demais! Mesmo porque com essa nova lei os terceirizados vão SIM ter direito a CLT e todas as outras garantias… parem de repetir besteiras. E se a Dilma vetar melhor afundar logo o barco, porque a economia já era.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-27 16:19:06