aki

cadastre-se aqui
aki
Política
16-12-2014, 9h41

Dilma deverá ser obrigada a demitir Graça Foster

Ações da Petrobras derretem; piora da estatal contamina economia
44

Postado por: Daniela Martins

A presidente Dilma Rousseff vinha resistindo a demitir Graça Foster. No entanto, a realidade muitas vezes se impõe ao governante. A situação, que já era ruim, piorou ontem. Há uma avaliação no governo de que tende a piorar ainda mais hoje. Existe temor de que as ações da empresa continuem a derreter.

A Petrobras é uma empresa de capital aberto cujas ações estão em queda. A saída da atual diretoria é uma questão de tempo. O mercado perdeu a confiança em Graça Foster e na atual diretoria da empresa.

Em 1999, quando havia acusações de corrupção contra Joel Rennó, então presidente da Petrobras, o presidente Fernando Henrique Cardoso buscou um executivo, Henri Philippe Reichstul, para dirigir a estatal. A imprensa tem noticiado a possibilidade de o presidente da Vale, Murilo Ferreira, ser convidado a substituir Graça Foster.

Dilma gosta de Murilo Ferreira, que tem feito um bom trabalho na Vale. Ele é um executivo respeitado e que conhece o mercado internacional. Não se sabe se um eventual convite seria aceito, mas o nome dele simboliza um perfil desejado.

É preciso lembrar que Dilma tem uma relação de amizade com a Graça Foster. E a presidente costuma lidar com crises em prazos sempre mais elásticos. Estamos vendo isso na formação do ministério para o segundo mandato, que vem se arrastando.

A tendência é que Dilma anuncie mais nomes na quinta, que será o dia da sua diplomação no Tribunal Superior Eleitoral. Mas o sangramento diário da Petrobras contamina negativamente toda a economia. Politicamente, ficou insustentável a permanência da atual diretoria.

*

Hoje haverá um teste sobre a aceitação do relatório final da Comissão da Verdade pelas Forças Armadas. Duas cerimônias reunirão a presidente Dilma e a cúpula militar _ a solenidade dos oficiais-generais promovidos e um almoço com os três chefes militares no Clube da Aeronáutica.

O documento produzido pela Comissão Nacional da Verdade apontou que havia uma política de Estado deliberada na ditadura de assassinatos, torturas, desaparecimento e perseguição a opositores. Se não houver uma manifestação de contrariedade da cúpula militar, esse capítulo de aceitação estará encerrado em relação aos militares da ativa.

Mas o governo não descarta o aparecimento de manifestação de algum simpatizante da ditadura ou familiar de militar, como aconteceu na semana passada em Brasília na OAB.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
44
  1. Pasquale disse:

    Ações da Petro, tá pior que picolé no sol.

    • Herenegilson Catalunho disse:

      Nós temos que parabenizar a Presidenta Dilma.
      Ela está cumprindo o que prometeu, doa quem doer.
      Outro dia eu li um comentário que dizia que nos 8 anos do governo do PSDB foram feitas somente 48 ações da PF, 8 por ano, e no governo do PT, em 12 anos, foram feitas 2.256 ações, 188 por ano.
      Pesquisei na internet e vi que é verdade.
      Porque o PSDB impedia a PF de investigar ??????
      Parabéns ao PT e a Presidente Dilma, que querem passar o Brasil a limpo.

      • Pasquale disse:

        O mesmo texto,seja original conte outra alucinação hehehe

        • Herenergilson Catalunho disse:

          Caramba, errei a conta !!!!
          Se foram 48 em 8 anos, então foram 6 por ano e não 8.
          Puxa, acabei sendo muito benevolente.
          Assim sendo, as operações no governo do PT, que foram 188 ao ano, foram 31,33 vezes maior que no governo do PSDB.
          É por isso que na pesquisa do Datafolha, 68% dos entrevistados consideraram o PT o partido que mais combateu a corrupção.
          Desculpem o erro.
          PARABÉNS PRESIDENTA DILMA.

      • José Carlos disse:

        Só um idiota para não ver que o que aconteceu não foi um aumento das investigações, mas um aumento da criminalidade no governo petista. Tanto que agora um pouco da sujeira desse partido e de seus associados PP e PMDB, está aparecendo. 26000 cargos públicos indicados pelo PT são 26000 fontes de roubo. Não há contingente policial para investigar todas as maracutaias desse partido podre. Se o PT fosse a favor de reduzir a corrupção teria acabado com as indicações políticas para cargos de diretoria de empresas públicas, nesses 12 anos de poder. Não fez nada para mudar isso porque queria roubar tudo que podia.

        • Anna Maria Luzes disse:

          Estive num dos gabinetes mais cobiçados dentro de um determinado orgão muito cobiçado, durante (de 1967 a 1990) e posso lhe garantir que o que realmente aumentou foi o poder de divulgação com o avanço da tecnologia. No passado o que se roubou foi um absurdo!!!!! Com a construção de Brasilia foi uma loucura e ainda rende
          u um memorial luxuoso ao governo mais inflacionário do país!!!! Coisas do tempo !!!!

        • Antonio Carlos disse:

          Quem será o idiota, aquele se baseia em fatos devidamente comprovados ou aquele que acusa por acusar sem nenhuma prova ??????

      • Pasquale disse:

        Tudo tem que pesquisar na internet? Então tambem faz parte,du num sabia di nada.
        Conta isso para os EUA,vai que eles ficam sensibilizados…

      • DOUGLAS COLÁCIO disse:

        DESCULPA, COMO ASSIM?? DOA A QUEM DOER??? SE FOSSE REALMENTE ASSIM, GRAÇA JÁ TERIA SIDO DEMITIDA A MUITO TEMPO, DESDE O COMEÇO DAS DENUNCIAS, O QUE NÃO ACONTECEU, MUITO PELO CONTRÁRIO, DILMA ESTÁ SEGURNDO ESSA DEMISSÃO ATÉ ONDE CONSEGUIR, ISSO POR QUE GRAÇA É SUA AMIGA, SÓ POR ISSO E MAIS NADA!!!

      • Marcelo disse:

        Quanta ingenuidade essa sua. Dilma não quer passar o Brasil a coisa nenhuma, a não nos “cobres” (metal). O que ocorre é que a criminalidade cresceu de maneira galopante. só isso.

      • EDUARDO AGUIAR disse:

        Meu Deus, PT e Dilma sinônimo de contravenção Penal, meu Deus, como vocês conseguem adorar pessoas que roubaram descaradamente os Brasileiros, com Petrobás…você acha que ela não sabia de nada mas se leu a Veja, a poucas semanas atrás uma funcionária de alto escalão enviou e mail para Dilma alertando as fraudes, mas mesmo assim vocês acham que está tudo bem, por Deus!

  2. armando carlos disse:

    vergonha, depois do 7 x 1 ja era!

  3. Marx disse:

    O que Dilma esta fazendo é acobertar Graças Foster assim como fez com vários ministros de estado na chamada faxina da presidenta, que somente ocorreu por que a impressa pressionou, caso contrario estariam todos esse corruptos até hoje no governo como muito ainda estão. É uma piada fazer essa comparação com Joel Rennó, primeiro que na chega nem aos pés do que acontece hoje, corrupção por todos os furos da companhia, e segundo que o FHC não hesitou um minuto para substituir um membro de seu governo quando existia dúvida de seu comportamento profissional. Diferentemente da presidenta que segura até a corda arrebentar, uma hora ela vai junto, se Deus quiser.

  4. Adhemar disse:

    Demitir a diretoria da Petrobrás teria sido positivo à algumas semanas atrás. Agora já é um pouco tarde para isso. O depoimento da gerente que fez a denúncia já está marcado para fevereiro e acredito que seria melhor aguardar por este momento.

    Quanto à Petrobrás, mesmo que apresente balanço assinado e auditado, não há muito mais que se possa fazer. Depois que forem contabilizadas as provisões para perdas relativas à processo judicial doa acionistas americanos, possibilidade de encerramento dos contratos do pré-sal devido inviabilidade de custo x preço, rescisões trabalhistas decorrentes, prejuízo na venda de ativos relacionados à exploração marítima de profundidade e as perdas a serem registradas na rescisão de contratos superfaturados com empreiteiras, haverá uma brutal redução do lucro com reflexos no patrimônio líquido da empresa.

    Tanto as ações ordinárias quanto as preferenciais perderão seu valor, nem por aspectos de credibilidade, mas sim pelo efeito de reconhecimento de despesas futuras de alto valor. Há inclusive o risco da empresa não conseguir arcar com dívidas pendentes.

    Desta forma pode existir a possibilidade de que esta venha a ser transferida para a mão de credores, possivelmente estrangeiros. Uma espécie de concordata.

    Mas isto não é o pior. Vejo como crítico o abalo da credibilidade da Nação em abrigar tais empreendimentos. Isto afastará investimentos estrangeiros que estariam por vir e mesmo pode determinar o encerramento de atividades de empresas estrangeiras que hoje aqui operam e que podem optar por realizar seus investimentos e se retirar do Brasil.

  5. jose ribamar da silva junior disse:

    Gente, não é possível que nada será feito em caráter emergencial para salvar a petrobrás?
    Que governo inerte e incompetente, meu deus.

  6. CBarros disse:

    Infelizmente nesse caso da Graça Foster a presidente está equivocada. Tudo que o mercado não quer é ingerência política seja ela qual for e venha de onde vier. Caso esse problema fosse numa empresa privada ela já teria saído faz tempo.

  7. Herenergilson Catalunho disse:

    Nós temos que parabenizar a Presidenta Dilma.
    Ela está cumprindo o que prometeu, doa quem doer.
    Outro dia eu li um comentário que dizia que nos 8 anos do governo do PSDB foram feitas somente 48 ações da PF, 8 por ano, e no governo do PT, em 12 anos, foram feitas 2.256 ações, 188 por ano.
    Pesquisei na internet e vi que é verdade.
    Porque o PSDB não deixava o PF investigar ???????
    Parabéns ao PT e a Presidente Dilma, que querem passar o Brasil a limpo.

    • Pasquale disse:

      Vc quer convencer alguem de alguma coisa?????
      Tente fora do País,enquanto tiver tempo.
      Aqui dentro acabou o milho e a paciencia com o pretenso partido dos trabalhadores(A QUADRILHA).

      • Herenergilson Catalunho disse:

        Senhor, só para o meu esclarecimento, como se explica essa diferença absurda nas ações da PF.
        A Pf estava impedida de trabalhar, qual seria o motivo?

        • Pasquale disse:

          Os crimes aumentaram assustadoramente,simples assim.
          Pode querer outra explicação,então pergunte a Graça Foster, ela deve saber.
          Nunca antes na história do País,se roubou tanto.

          • Herenergilson Catalunho disse:

            Mas senhor, as atuações da PF aumentaram 23,5 vezes de um governo para o outro !!!
            O senhor acha que isso é devido ao aumento da criminalidade ????
            Não seria porque a PF estava impedida de atuar porque o governo do PSDB assim queria ????
            Segundo a sua teoria, senhor, a corrupção no Brasil começou de 12 anos para cá, antes nós éramos um País exemplar !!!!
            Eu acho que em nenhum lugar do Mundo a PF faz somente 8 operações por ano, o senhor poderia explicar????

      • Mario Moraes disse:

        Caro Pasquale, boa tarde.
        Você e outros comentaristas estão perdendo tempo com os “adoradores profissionais” do PT, ou seja, contratados para replicar nos diversos Blogs jornalísticos, e inclusive utilizando vários apelidos e pseudônimos.
        Pra sorte de nós brasileiros, eles não conseguiram controlar/limitar poder investigativo do Ministério Público e não possuem controle sobre a Justiça Americana, onde de fato e de direito serão apurados os crimes cometidos contra/pela a Petrobras e seus autores.
        Quanto a saúde institucional da Polícia Federal, leia e interprete a MP 657/2014, procure saber quando foi aprovada, quem foi e de que partido político pertence seu autor…
        Cordialmente.

        • Joaquim disse:

          Alguns, números:
          Arrecadação de impostos:
          2000 – 354,19 bi – 30,3% PIB
          2003 – 553,17 bi – 32,53% PIB
          2012 – 1,59 Tri – 36,27% PIB

          Antes da estabilidade econômica, não havia nem dinheiro direito para ser roubado. E pode ter certeza que ainda assim era roubado.
          Quando o pessoal viu esta montanha de dinheiro, com leis frouxas, judiciário a passo de tartaruga ( graças a infinidade de recursos oriundos de nossa constituição ), sem controle e com companheiros por todo lado, deu no que deu. Até dinheiro em cueca e vocês lembra na cueca de quem.

        • Asteriosvaldo Sacristolimotério de Souza disse:

          É verdade, só ganharam a eleição, puxa …….

    • jose ricardo disse:

      É VERDADE MEU CARO! ESTANDO VOCÊ CORRETO, SÓ TEMOS DUAS RESPOSTAS PARA SUA PERGUNTA: OU O PSDB ROUBOU POUCO, OU O PT TÁ ROUBANDO MUITO. EU APOSTO NA SEGUNDA! OU VOCÊ ACHA POUCO O QUE ROUBARAM DA PETROBRÁS?

  8. Cleber disse:

    A única pergunta que me faço diante de tanta roubalheira do dinheiro público é.
    Será que um dia o povo brasileiro vai deixar de ser tratado igual Débil Metal.
    A cada dia que amanhece é uma nova, quando será que teremos uma notícia que não seja de roubo em relação a esse governo do PT.
    O mais engraçado é que ninguém nunca sabe de nada.

  9. CELSO RAMOS disse:

    a Presidenta, não pode deixar a Petrobrás, sangrando, por questões de amizade, ela tem que desempenhar o seu papel de Presidenta, a cupula da Diretoria, toda da Petrobrás, deverá ser retirada, não tem outro modo.

  10. Grandes nomes de respeito, no Brasil. Por favor contratem funcionários e não empregados, pois nem na minha residência tem empregados, em respeitamos. (secretárias)

  11. walter.nobre disse:

    A DILMA SERÁ OBRIGADA MESMO KENNEDY, QUAL A DÚVIDA…”A GRAÇA SABIA DE TUDO”…VAMOS OUVIR, ESTA FALA NO FINAL.
    COMO PODE UMA PRESIDENTE, TER TANTO APEGO, A UMA GESTÃO ABSURDA; UMA PRESIDENTE DA PETROBRAS, QUE NÃO VÊ NADA.
    A EMPRESA DE SEU MARIDO, TEM 23 CONTRATOS COM A PETROBRAS; VC TEM IDEIA, DE COMO É DIFÍCIL SE ADEQUAR, PARA FORNECER LÁ.A GRAÇA É UM ARQUIVO, MAS TEM PELO MENOS 70 ANOS; SEUS BENS JÁ ESTÃO EM NOME DOS FILHOS…QUANDO FOR CONDENADA, EVOCARÁ A INIMPUTABILIDADE; OU SEJA(NÃO CUMPRE PENA), ESTE É O BRASIL…A DILMA VAI PAGAR CARO, CADA DIA A MAIS, QUE A GRAÇA FICAR NO PODER…QUEBRARAM A PETROBRAS NO FIM.

  12. Moacir nunes disse:

    Garotinho para presidente da petrobras.

  13. Wandercy disse:

    O fato é que demorou muito a tomar esta ação e isto já esta custando muito caro, queda das ações, ações contra a empresa nos EEUU, mas para nós eleitores o mais importante é sabermos os nomes do políticos envolvidos neste processo.

  14. Ricardo Augusto disse:

    Já passou da hora da presidente ser demitida. Espero não ser tarde.
    Quanto a familia de militares, esta na hora deles perderem modomias, que existem até hoje. Ou então as mesmas mordomias serem passadas para todos, Já que eles usam a frase de direito adquiridos. Todos os brasileiros tem os mesmos diretos adquiridos também. Só que não cumpridos.

  15. Daniel disse:

    Lixo de Governo! Foi um erro o Brasil ter reeleito a Dilma. Essa é a verdade. Não tem compentecia para governar o País!
    O afundamento da Petrobras é só o começo. Infelizmente vamos colher frutos podres dessa escolha por 4 anos.

  16. “Tiririca” é o nome que indico… Em uma empresa que ninguém “sabia de nada”, e que se tornou um “grande circo” aos olhos dos investidores estrangeiros (roubados na cara de pau), um palhaço brasileiro (tem bom humor e sabe o que é Brasília) é a solução para a salvação do espetáculo (digo da nação brasileira). Que vergonha! Onde eu coloco a minha cara de cidadão brasileiro? Alô “Dona Dilma”… Entregue todas as cabeças! O óleo do “Pré-Sal” está salgando as “frituras”, que serão servidas no próximo churrasco na posse presidencial em janeiro / 2015?

  17. Laercio disse:

    Isso é que da estatal controlada por indicados e não concursados.

  18. Não seria possível demitir a Dilma?

  19. Cesar disse:

    Esse governo do PT e dirigentes de estatais subestima a inteligencia do povo,mas será que a grande maioria dos que os elegeram tem..?

  20. Bete Ventura disse:

    Se fosse um (a) funcionário(a) do baixo escalão já estaria na rua, com a conta bloqueada e respondendo além de processo administrativo, processo crime.
    ACORDA BRASIL!!!

  21. ivan castro disse:

    A Petrobras está abrindo concurso, o pré-requisito para ser aprovado é somente ser HONESTO.
    Ser técnico ou engenheiro, isso aprende-se dentro da empresa, o principal quesito é ser honesto, essa qualidade é rara no mercado.

  22. Pasquale disse:

    E O POVO FALA EM PCC, PERTO DO PESSOAL DA PETROBRAS O MARCOLA ´É LOBINHO … NÃO CHEGA NEM A SER ESCOTEIRO.

  23. Pasquale disse:

    16/12/14 15:55

    Murilo Ferreira, da Vale, nega convite do governo para presidir a Petrobras
    Quem sabe o Garotinho rsrs

  24. Carlos Arthur Almeida disse:

    O GOVERNO BRASILEIRO já deveria saber que o bom administrador é aquele que não ROUBA, e concomitantemente não permite que ninguém possa ROUBAR, caso contrário, não tem condições nem mesmo de ser um microempresário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-28 09:03:02