aki

cadastre-se aqui
aki
Entrevistas
21-09-2014, 12h33

‘Dilma é favorita; Aécio pode ir ao 2º turno’

Para presidente do Data Popular, desafio da oposição é representar "alternativa segura"
124

ISABELA HORTA
BRASÍLIA

O presidente do Data Popular, Renato Meirelles, avalia que Dilma Rousseff (PT) é a favorita para ganhar a eleição presidencial e que Aécio Neves (PSDB) ainda tem chance de chegar ao segundo turno.

Em entrevista ao SBT, Meirelles afirmou que o segundo turno ainda está “bastante embolado”. Apesar de todas pesquisas indicarem que a petista enfrentará Marina Silva (PSB), ele acredita ser cedo para descartar a presença de Aécio na segunda etapa.

“Muita coisa pode acontecer até o dia 5 de outubro, seja por um processo de esvaziamento da candidatura da Marina Silva, seja pelo senador Aécio Neves conseguir colar nas forças estaduais. Do ponto de vista de máquina partidária, de grandes candidaturas nos Estados, o Aécio tem muito para crescer.”

Na avaliação do presidente do Data Popular, o desafio de Dilma nesta eleição é “renovar o sonho do brasileiro”. A candidata representa, segundo Meirelles, um projeto que efetivamente mudou a vida de milhões de pessoas, mas não conseguiu construir um “lastro emocional” como o ex-presidente Lula. Para ele, isso ocorre por que a candidata do PT é “muito direta, muito dura”. Teria menos “tempo histórico eleitoral” do que Lula.

Já o desafio da oposição seria, na visão de Meirelles, apresentar-se como uma “alternativa segura” ao governo. “Não basta ser contra o que está aí. Se ela se mostra como a outra face da mesma moeda, ou seja, como só um político que está brigando por outro cargo e não para melhorar a vida real das pessoas, o eleitorado tem dificuldade de acreditar nesse projeto.”

*

PINGUE-PONGUE com Renato Meirelles

Dilma Rousseff, do PT: É uma mulher de fibra.

Marina Silva, do PSB: É uma mulher de superação.

Aécio Neves, do PSDB: É um bom gestor.

Pastor Everaldo, do PSC: Fala para poucos.

Eduardo Jorge, do PV: É o verdadeiro sonhático nos dias de hoje.

Luciana Genro, do PSOL: É uma pessoa de ideologia.

Levy Fidelix, do PRTB: Estou tentando descobrir até agora.

Mauro Iasi, do PCB: É uma pessoa de ideologia como a Luciana.

Rui Costa Pimenta, do PCO: A mesma coisa.

José Maria Eymael, do PSDC: É um obstinado.

Veja a íntegra da “Entrevista da Semana”:

Comentários
124
  1. André Luiz Duque Estrada disse:

    O QUE SERIA UM GRANDE DESASTRE PARA O SOFRIDO POVO BRASILEIRO.
    QUE DEUS NOS PROTEJA DESTA POSSIBILIDADE.

    • marcio disse:

      Isso talvez porque você não conheceu o Brasil antes dessa turma. Se tivesse conhecido ou mesmo vivido as mazelas sociais, não pensaria assim.

    • walter.nobre disse:

      “Comentário improvável André…não como a Dilma ser favorita…para o primeiro turno, pode ser…mas tomará pau, no segundo turno para qualquer um…
      O descompasso e as mentiras, mas o caso da Petrobras…ela poderá ser citada por “Paulinho; aliás, o Lula também.
      O PT pode ser interditado, o PSB também…só o Aécio esta livre de surpresas…mas o TSE, esta nas mãos do PT.
      O País esta pedindo socorro…seja lá quem for o presidente; terá um 2015 inesquecível por todos”…

  2. jose disse:

    Marina silva..é igual o Clima em Curitiba….muda 04 vezes por dia..!!

    • Carlos Sá disse:

      Acho que esá – completamente – enganado em relação a Sra. Marina.
      Isso não é nenhuma novidade na atualidade que vivemos – acho que me entende. Não se preeucupe, somos peixes fora dágua. Acho ser impossível prever o que se deseja, pois forças atuam de lados opostos,mas continuo na certeza da vitória de quem critica. para contralia-lo, junto as forças aliadas a VSa. não tenham dúvida , a Sra. Marina – com fé em DEUS – vencerá sim senhor, pode – ficar triste desde agora. Pode preparar um chá de maracujá.

    • Giovanny Silva disse:

      Caso não tenhamos Dilma por mais quatro anos, ai sim, a porca vai torcer o rabo.
      Vejam a situação que vivemos hoje, todos comem, tem um carro, tem emprego, tem esperanças no futuro, podem se planejar para um futuro melhor. Os nossos filhos e netos estudam, viajam, etc etc. Quando “Na história desse pais houve essa situação”.
      Calma ai gente, botem a cabeça para pensar, vejam o passado e o que vivemos hoje.
      Marina, essa só louco votaria nela. Não sabe o que quer, é a verdadeira politica do passado, vai para o partido que der chance, esta no PSB porque não conseguiu aprovar o famoso partido dela. Hoje o povo esta bem mais esclarecido, então que usem a cabeça para analisa tudo. A função do governo é dar apoio ao povo, bolsa família, bolsa educação, saúde. Hoje sabemos que há corrupção, isso porque a presidenta nunca escondeu a sujeira sob o tapete, como sempre foi feito, ou será que a corrupção começou agora? Não é partido, é quem esta fazendo.

      • Aura raya disse:

        Em primeiro lugar quem lançou o bolsa família foi o FH , também se nós temos a estabelidade no governo e devido ao plano real que foi feito no governo do FH.
        O PT da com uma mão e tira com duas, vc acha que o povo tem que viver de esmola , qdo paga impostos absurdos. Eu acho que com os impostos que pagamos as crianças poderiam estar em escolas integral, as mesmas escolas deveriam dar alguns cursos profissinalisante para as mães.
        Por favor, pense nos direitos que vc está deixando de ter., por ter uma bolsa família e outras miserias.

  3. Olá sou casado, Analista de Sistemas e tenho 2 filhas.

    De acordo com a atual circunstância em que se encontra as eleições para a presidência da república nesse ano, digo que em minha opinião e de todos de meu meio em que convivo em hipótese alguma votaria para a Dilma e para o PT. Agora vocês perguntam o porquê a rejeição de uma determinada classe da sociedade em relação ao PT, essa rejeição é simplesmente porque nós não aguentamos mais a corrupção que assola nosso país e que esse partido faz vistas grossas. Nunca se viu tanta corrupção com pessoas do alto escalão do governo vigente sem que nada seja feito. E além disso estamos cansados desse governo que vive dando o peixe sem ter uma política de ensinar a pescar, até quando estaremos nesse ciclo vicioso? Acreditamos que a até a Dilma seja honesta mas infelizmente está no partido errado. Se depender de nós certamente elegeremos a Marina ou Aécio mas o PT jamais.

    Grato.

    • carlos lima disse:

      boa sorte, um alienado. O problema não é o PT, são todos que tem a máquina publica.

    • Jose disse:

      vc não sabe o que é desemprego. em 2001 ouvi um senhor de BH chorar, ele e seus filhos eram engenheiros e estavam desempregados. As universidades eram sucateadas, no auditório da Universidade onde estudava, representantes do governo de então discutia os planos para privatizá-la, entregando a uma organização social, no calor da discussão, acusaram os estudantes de serem vampiros do estado. Milhões não tinham o que comer. na periferia das cidades era comum pobres cozinharem terra, isso mesmo, misturavam restos de alimentos com terra.
      O FIES tinha 60.000 para o país inteiro, para conseguir precisava de pistolão. para Medicina e Direito era impossível conseguir. Remédio para pressão alta e outros de uso continuado eram caríssimos e não ttinham ajuda governamental. hoje vc compra e nem sabe que parte do valor é pago pelo SUS.

      • Edvaldo de França Gonçalves disse:

        Prezado, estes que criticam, são os mesmos que debochavam em seus fartos banquetes, jogando os restos para aqueles que com o suor de vossos rostos carregavam pedras para construir os vossos castelos, hoje, por vê-los com uma possibilidade, acenam com perversa mesquinhez. Mas: A lei do retorno,não é boa nem ruim, apenas justa.

    • Alexandre Oliveira disse:

      Caso a Presidenta Dilma Rousseff não seja REELEITA, o que não acredito, você deve começar a preocupar-se com suas filhas. porque você ficará DESEMPREGADO. Em outubro, eu vou votar na Presidenta Dilma Rousseff……………..de novo.

      • Teofilo Alvares disse:

        Como sempre o eleitor (a maioria menos culta) brasileiro, não sabe o que realmente está acontecendo nos bastidores da política. e vota no ” ôba-ôba ” Desempregado, caro cidadão desinformado, você e muitos outros estarão se o pt for novamente eleito, seremos mais uma Argentina ou Venezuela da vida (onde até papel higiênico está faltando),
        vê se se informe melhor, ainda dá tempo!!!!!

      • ANDRE disse:

        mesmo que a vaca tuça não voto no pt nem nos partidos que apoiam

      • Gianfranco Solamito disse:

        Re-eleger a Dilam e o PT é desejar que o país se afunde mais do que está. Desempregados ficarão os que foram contratados para não fazer nada em empregos públicos, desempregdos ficarão os apaniguados por este governo corrupto e apodrecido, desempregados ficarão os contratados para bater palmas destes marginais nos comicios. Deus nos ajude a tirr Dilma e seus sequaces do governo.

    • luiz carlos wilcke disse:

      Eu também sou casado, e falo com toda segurança, ela esta no partido certo. Os corruptos e que estão no partido errado. Esse corruptos se dariam bem em partidos como PSDB, Dem e outros da mesma laia que são dados a esse tipos de negociatas.

    • Roberto Osorio da Costa Lima disse:

      Corrupção e Corporativismo
      Não exitem Organizações Legais corruptas. Existe sim Indivíduos Corruptos e eles estão em todas as Organizações Humanas: Igreja Católica, Igrejas Evangélicas, Sindicatos Patronais e de Trabalhadores, na OAB, CNJ, STF, CREA, Forças Armadas, nas Empresas Particulares e Estatais, Bancos, Maçonaria, Partidos Políticos etc., em todos os Países do Mundo. Penso que pior que a Corrupção é o Corporativismo, que esconde e/ou protege os Corruptos.

    • Al Pacino disse:

      A persepção de corrupção é maior justamente por ter havido um aumento das investigações desses casos. A PF foi valorizada e pôde fazer numerosas operações a partir do primeiro govero Lula, além disso a PF é republicana, pois investiga a até mesmo os integrantes e aliados do governo.
      Antes o o PGR era apelidado de engavetador geral da república.
      Só me preoucupa uma coisa, os corruptos dos crimes mais recentes estão sendo punidos, já os da era pré-Lula estão soltos e seus crimes prescreverão!
      Ou seria, melhor não investigar nada e passar um imagem de “limpinho”!

    • Edmilson disse:

      O Problema é que Marina Silva, fica em cima do muro com relação ao que promete, tentando agradar o ceu e o inferno. Não tem estrutura para governar. Demonstra fragilidade, inclusive postura para estadista. Quanto ao tucano, todos sabem que SP, vive sendo colonizado pelos espanhões. Quem o diga. Ferrovias, Metro, Banco, distribuidora de gas encanado e telefonia.. Vão vender o Brasil se ganharem.

    • Luza disse:

      Caro Robert, você nunca tinha visto tanta corrupção porque antes não se investigava.

    • walter p de sousa disse:

      Tem gente parece que é cego. Foi o governo do P T que mais combateu a corrupção no Brasil ninguém nunca fez isso. Se estar prendendo agora foi por que nunca era combatido, e dizer que tem que dar vara para pescar, quem mais construiu universidade de todos os presidente no brasil, mais escola técnica quem criou o pro uni ciência sem fronteira. Se as pessoas não gosta do pt é o direito dela mais dizer que ele não combate a corrupção é outra historia. Por outro lado dos governos estaduais não vejo a mesmo empenho para combater a corrupção como faz o pt.

    • José Raimundo disse:

      Meu caro Robert, tenho 70 primaveras de bem com a vida, bem casado à 39 anos sou aposentado da área de engearia tenho 02 filhos ambos Advogados militantes minha paixão também.
      Se vc. quiser informações sobre o PAU MANDADO DO CHEFE DA QUADRILHA, PESQUISE SOBRE O GOVERNO DE ALCEU COLARES NO RGS. LÁ O BRIZOLA TAMBÉM DIZ ALGO SOBRE A FIGURA…

    • Geraldo Galvão disse:

      Os responsáveis pelo combate à corrupção são os órgãos do Poder Judiciário, as policias civil, militar e federal. Você se revela um grande desinformado. Esse papo de dá o peixe se se esgotou, só você não tomou conhecimento. Se você tem realmente duas filhas vote na Dilma. Qualquer outra alternativa no momento vai complicar o futuro delas. O desmonte do que foi construído em matéria de educação está anunciado. Antes de me contestar pesquise sobre o que se fez pela educação nos últimos doze anos (ensino técnico e superior. Pois que a educação infantil e secundaria, é da responsabilidade dos municípios e estados, respectivamente.

    • Jane disse:

      Somente alguém muito alienado pela mídia para fazer comentários infelizes como esse. O PT não inventou a corrupção. Aliás, o PT me surpreendeu muito nesses 12 anos, pois achei que não conseguiria governar tão bem como fez. Engraçado que esses “indignados” só sabem reclamar, nunca apontam soluções e, como seus pais e avós, continuam vivendo no jeitinho: estacionam em local proibido, jogam lixo na rua, dirigem depois de beber, jogam no bicho, furam fila, compram DVD pirata, subornam o guarda na estrada para não tomar multa, falam mal do vizinho, da diarista, do time de futebol, enfim, temos essa classe mérdia que ganhou dinheiro na última década, trocou a laje pelo terraço gourmet, mas estudar que é bom…

    • CLAUDIO MAMEDE disse:

      CORRUPÇAO ACONTECE COM OS GOVERNOS DO PSDB , PRA QUEM NÃO SABE TEVE O MENSALÃO MINEIRO DO PSDB , O TRENSALAO EM DO PSDB EM SAO PAULO E VARIOS OUTROS , QUERER FALAR QUE NÃO VAI VOTAR NA DILMA POR CAUSA DA CORRUPÇÃO E VOTAR NO AECIO E BRINCADEIRA
      SABE QUAL OBRA O AECIO FEZ E A DILMA NÃO ?
      R: UM AEROPORTO NA FAZENDA DO TITIO !
      QUANTAS UNIVERSIDADES FORAM FEITAS NO GOVERNO DO PSDB ?
      QUANTAS PESSOAS SAIRAM DA POBREZA ?
      QUANTAS VEZES A DILMA E LULA PEDIRAM AO FMI ?
      QUAL GOVERNO A INFLAÇAO FOI MAIOR ?
      GERAÇAO DE EMPREGOS ?
      BRASIL DEIXOU DE SER DEVEDOR PRA SER CREDOR EM QUAL GOVERNO ?
      QUEM MAIS CONSTRUIU CASAS POPULARES ?
      COMPARAR O GOVERNO DO PT COM O DO PSDB E O MESMO QUE COMPARAR UM BURRO COM UMA BMW

    • Ronado Antonio disse:

      Eu concordo com você em parte, eu votei no Lula e votei na Dilma mas também não voto nela novamente não porque ela faz parte desse ou daquele partido, e sim porque acredito que ela perdeu completamente o controle da situação econômica do país, no caso de “dar o peixe sem ensinar a pescar” eu também sou contra em parte porque em muitos casos esses “BOLSAS” que o governo dá virou “profissão” disse em muitos casos porque acho que precisa ser melhor selecionado pois tem muitas famílias que não tem condições de trabalhar, mas tem muitas que nem se preocupa em procurar porque tem essa renda, no caso da grande corrupção que houve nesse governo, o que vejo é que foi a “bola da vez” pois acredito que isso sempre houve apenas dessa vez foi uma coisa mais explicita, então resumindo hoje pela primeira vez à poucos dias das eleições não tenho ainda em quem votar porque não vejo nos principais candidatos uma solução para uma verdadeira renovação, pois via isso no Eduardo Campos, mas não consigo enxergar a mesma renovação na Marina Silva.

      • Alessandra - Paraná disse:

        Acredito e concordo caro amigo em tuas palavras,sejam ditas e passadas à diante, aqui no Paraná como em boa parte do país, SIM o EDUARDO CAMPOS ganharia com certeza, víamos em seu olhar ESPERANÇA PELA RENOVAÇÃO E O SENTIMENTO DE MUDANÇA!, espero que haja um candidato que supere nossas expectativas..!

    • Charles Drukens disse:

      Manoel Messias da Silva, o que você não percebe é que infelizmente corrupção sempre houve no Brasil e há muito tempo, a diferença que somente agora está de fato sendo investigado, e isso só está acontecendo porque o ATUAL GOVERNO dá plena liberdade para que seja investigado, pois antes de Lula, isso não ocorria se você voltar no tempo em que TUDO era escondido e impediam a polícia federal de investigar. Sabemos perfeitamente que temos muitas coisas para melhorar, mas o PSDB não é um salvador da pátria, se você se informar melhor, vai ver as denúncias de corrupção de milhões que o partido do Aécio responde. Querendo ou não, o Brasil mudou muito nos últimos dez anos, principalmente par aqueles que passavam fome e para os desempregados.

  4. Antonio Adalmir Fernandes disse:

    A renovação do sonho do brasileiro é ser administrado por governo competente, que tenha capacidade para conduzir o país ao rumo do progresso social, econômico, político e democrático e consciência sobre a premente necessidade de reformas das estruturas do Estado, principalmente no que diz respeito à racionalização sobre a pesada carga tributária; à péssima qualidade da prestação dos serviços públicos, ante a degeneração da saúde, da educação, da segurança pública, dos transportes, do saneamento básico, da infraestrutura e das demais políticas e ações públicas de competência do Estado; ao inchaço da inoperante e ineficiente máquina pública, que jamais poderia ser composta por quase quarenta ministérios senão para servir de fomento ao vergonhoso e abominável fisiologismo que impera na administração pública, com a exclusiva finalidade de acomodação dos partidos políticos da aliança de sustentação da base de apoio do governo, sem o menor fundamento para justificar tamanho desperdício de recursos públicos, em razão do prejuízo quanto ao custo-benefício, que deve ser levado em conta em termos de responsabilidade do administrador público, que tem o dever de observar os princípios da eficiência e da eficácia na aplicação dos recursos dos bestas dos contribuintes, que são compelidos ao pagamento de extorsivos tributos para a realização de gastos com a manutenção de órgãos públicos absolutamente inúteis e dispensáveis; entre tantas mazelas expostas nesse governo, que apenas tem capacidade de justificar sua atuação com a distribuição de renda, que é importante, mas não é capaz de abonar suas deficiências nas demais políticas e ações essenciais, principalmente na condução dos sistemas econômicos, que mostram precariedades intransponíveis, como o pífio desempenho do Produto Interno Bruto, que é resultado da falta de reforma dos mecanismos que interferem nos sistemas de produção e de industrialização, que são prejudicados notadamente com mostro do custo Brasil, que vem contribuindo para o estrangulamento dos meios de produtividade e principalmente da competitividade da produção nacional, que não consegue superar os preços dos produtos importados, fato que vem causando a debandada do capital estrangeiro, diante dos empecilhos que poderiam ser eliminados com as reformas que o governo nunca se dispôs a promover, embora tivesse as melhores condições para realizá-las, por ter o Congresso Nacional sob o seu inteiro domínio. O certo é que o momento seria de sonhar com verdadeiras mudanças na administração do país, para que o novo estadista promova as reformas indispensáveis do seu desenvolvimento, tendo em vista que as políticas ultrapassadas e obsoletas têm o condão de perenizar o subdesenvolvimento social, político, econômico e democrático, em total dissonância com a modernidade e os avanços da humanidade, que o Brasil tem obrigação de ser inserido nos benefícios perseguidos pelos países evoluídos, que já aboliram as velhas e retrógradas políticas de dominação e perenidade no poder, em detrimento das causas nacionais. Acorda, Brasil!

  5. adervaldo santos disse:

    se há um desejo de mudança por que em São Paulo as pesquisas indicam vitoria em primeiro turno.

    • Juvencio disse:

      Você não entendeu a mudança desejada . É mudar apenas o que está dando errado !

      • Silvio Turban disse:

        Então, na sua opinião, Alckmin com o racionamento de água para milhões de pessoas, o sucateamento do ensino público, os bilhões desviados do metrô e com o aumento da violência está dando certo?

    • joel barreto disse:

      tem que melhorar mais.hoje temos um poupa tempo que funciona, que somos bem atendidos. um novo detran, que somos bem atendido. um AME, que somos bem atendidos. um ARE, que somos bem atendido. esta prometendo mais AME, mais poupa tempo, mais novos detran. o governo de são paulo faz, e o povo reconhece o esforço do governador.

  6. Nobre disse:

    Kennedy se o Aércio tivese deixado o PSDB e tivese ingressado no PMDS com certeza ele hoje seria um forte candidato ao. Palácio do planalto

  7. Nielsen de Assis disse:

    PT, PSDB e PMDB, são farinha do mesmo saco. A briga entre eles é
    só externa, Internamente, manipulam juntos por tudo que não presta para o Brasil, pensando em suas riquezas e no poder.

  8. willians disse:

    O entrevistado não deixa de ter sua razão. O brasileiro tem uma maneira peculiar de avaliar as coisas (e políticos espertos se beneficiam disso). É mais ou menos aquela percepção que tem qdo vai comprar uma geladeira: o importante é que as prestações caibam no orçamento. Não importa se os juros sejam extorsivos, se o produto é meia-boca, se vai agredir o meio-ambiente depois, se usa trabalho escravo, se custa 1/3 em outros países…Então, vota-se num governo que lhe proporcionou comprar uma casa, mesmo que tenha que pagar por 30 anos por ela, um carro (lá se vão mais 5 anos de financiamento), se dá pra comprar carne e cerveja pro churrasco no fim de semana…Mas, e os rombos na Petrobrás, Abreu e Lima, Pasadena, ferrovia Norte-Sul, transposição do São Francisco etc?Ah! Isso são detalhes menos importantes, isso é pra gente que “entende” de política…

  9. Francisco V Trindade disse:

    o Brasil precisa mudar nào aguentamos mais o PT.

    • Silvio Turban disse:

      Você quer dizer que não aguenta mais seu décimo terceiro, as férias, o FGTS, a estabilidade do preço da gasolina e a conta de luz que não aumenta todo mês, não é mesmo?

  10. CECILIA CAROLINA HESSEL disse:

    GOSTEI DA ENTREVISTA, PARABÉNS

  11. Djalma Camacam Bomfim disse:

    Trata-se de uma informação de quem conhece os números e é coerente com o que pensa. Meireles está, portanto, mostrando um panorama atualizadíssimo, com críticas contundentes aos candidatos e uma perspectiva próxima e factível para ser confirmada em 05 de outubro. É um raciocínio lógico o entendimento de que a candidata Marina, com seu perfil e programa, não apresenta nada de novo do ponto de vista de implementação mas, só incrementos como escola em tempo integral, – isso qualquer um pode fazer. Então, Marina significa mais do mesmo, se o orçamento lhe permitir, no que tange às melhorias sociais. Sobre o campo econômico, é uma decorrência de boa condução das políticas, para isso, basta alguns ajustes.

    • Rui Falcão disse:

      Marina não teve força política para reunir assinaturas suficientes para fundar um partido, num cenário em que temos partidos nanicos regularmente operantes. É com essa “força” toda que pretende chegar à presidência, graças à tragédia que vitimou o neto de Miguel Arraes e filho da Ministra do TCU.

  12. sergio david disse:

    É SIM O “AEROAECIO” SUBIU NAS PESQUISAS, PARA
    O MESMO PATAMAR DE JULHO/14 , E COMO ELE TEM
    SUPIMPA EMPATIA COM AS CLASSES C/D/E , TEM
    MUITAS CHANCES NO 2º TURNO, MUITISSIMA !!!!

    • JONH BRAVO disse:

      AS CLASSES C, D, E VIVEM MANIUPULADAS PELOS PETISTAS QUE USAM ESTES BRASILEIROS COMO CURRAL ELEITORAL EM TROCA DE ALGUNS REAIS DO BOLSA FAMILIA. NA REALIZDADE O PT QUER TRANSFORMAR O BRAISL NUM ENORME CURRAL ELEITORAL ONDE QUEM NAO FOR PETISTA SERA MAIS UM MISSERAVEL PEDINDO ESMOLA NUM PAIS ONDE CONSIDERADO A 8 ECONOMIA MUNDIAL, MAS O DINHEIRO ESTA TODO CONCENTRADO COM A CLASSE DOMINANTE PETISTA. CADE A REFORMA TRIBUTARIA? CADE A REFORMA AGRARIA? O LULA PROMETEU E DEPOIS QUE CHEGOU LA EM BRASILIA ESQUECEU TUDO ISSO E AGORA VIVE DANDO ESMOLA AO´SOFRIDO E ENGANADO POVO BRAISLEIRO. PETISTAS NAO QUEREMOS ESMOLA QUEREMOS O NOSSO DIREITO DE ACESSO AS ESCOLAS PUBLICAS DE QUALIDADE HOSPITAIS PUBLICOS DECENTES E QUE O NOSSO DINHEITO GANHO HONESTAMENTE NAO SEJA SURRIPIADO POR ESTA ABSURDA CARGA TRIBUTARIA, REUSMINDO QUEREMOS DIGNIDADE DE PODER TRABALHAR E CRESCER DECENTEMENTE SO ISSO, NADA MAIS. O BRASIL ESTA SENDO SUCATEADO PELOS PETISTAS.

  13. Paulo Cesar Diderot disse:

    Prezados Comentaristas,

    O meu candidato é o Aécio.
    Hoje o jornal O Globo coloca a seguinte mensagem: QUADRILHA LAVOU R$1 BILHÃO. Fazia referência à Petrobras e consequentemente relaciona a QUADRILHA ao PT.
    Aí pesquiso sobre a Matina e vejo que a coordenadora, assistente, auxiliar, amiga, seja lá o que for, é a tal da Neca Setubal, herdeira do Banco Itaú. Pesquisando um pouco mais, verifica-se que o Itaú foi multado pela Receita Federal em R$18,7 BILHÃO.
    Pesquisando ainda um pouco mais, verifico que a Marina mora no apartamento de um milionário chamado Carlos Henrique Ribeiro do Valle, proprietário de um grupo, o RVM, que possui vários postos de gasolina; uma distribuidora de combustível (Petronac); e fazendas em Minas, Mato Grosso e Pará, que não tem nada de ambientalista. Segundo a Polícia Federal, vários postos situados em Minas Gerais, abastecidos pela Petronac, adulteravam combustível. A Petronac também foi acusada de fraudar uma licitação em Marília, interior de São Paulo. Os dos documentos estão no Tribunal de Contas de SP e podem ser baixados.
    Ora, que ligações são essas que a Marina tem? Como pode uma mulher que tenta passar a ideia de que representa a política pura, se associar a pessoas deste tipo?
    Tenho medo que ela esteja sendo conduzida por grupos poderosos, que se aproveitam da sua inocência para levá-la ao poder. Como ela não é unanimidade nem no seu partido, não terá quem a proteja num congresso formado, na sua grande maioria por aproveitadores.
    Os brasileiros devem pensar nisso. O BRASIL EM PRIMEIRO LUGAR.

    • Barroso disse:

      O Aercio desviou 43 bi da saúde, perseguiu adversários e opositores, construiu aeroporto em terras de parentes, e um pessoa comproblemas nomeado de substâncias proibidas. No governo de MG Aercio,foi um fracasso e hoje tem alto índice de rejeição em sua terra! perdendo!parar todos os seus concorrentes? O,pior de Aercio e que ele não mostra o que quer para o pais de verdade, mostra apenas aquilo que não assusta os mais pobres. O Aercio vai cortar salários, limitar gastos com a saúde e educação, acabar co. BF, com o Minha casa Minha vida, Prouni e Fies, reduzir os numero de universidade públicas e sucatear as restantes. isto e o,programa do,PSDB, de arrocho! de desemprego! de entreguismo e submissão? Não queremos isso jamais!!!!!

      • Rui Falcão disse:

        Claro que não! Queremos nossas boquinhas! Queremos nossas boquinhas! Queremos nossas mamatas! Nossas negociatas!

      • Gleison Elias disse:

        Não, meu caro colega.
        Todos que dizem isso nem conhecem MG direito.
        MG continua a aprovar Aécio, mas infelizmente muitos que votariam em Aécio viram em Marina uma capacidade maior de ganhar as eleições.
        Quanto mais pesquisas apontarem o contrário, os mineiros retornarão a votar no Aécio.
        E ele foi acusado sim de desvio, mas a história não termina aí. Você também deveria pesquisar o motivo da acusação e se realmente ele é culpado e merece descrédito. Assim como o papo do aeroporto, tudo não passa de acusações sujas, sempre partidas do PT. É só saber melhor a história!
        Meu voto é Aécio, 45!

    • Antonio Carlos disse:

      Prezado senhor, não discuto as suas preferências, a minha é a Dilma.
      Primeiro porque vejo de forma isenta que o País melhorou muito, embora ainda exista muito a ser feito. Segundo porque não aceito ser conduzido por uma Mídia que tem objetvos totalmente divergentes daqueles que são para o bem do povo. Terceiro, porque não acredito em Boatos semelhantes a estes da manchete citada.
      Pode ter certeza que não absolvo os políticos do PT ou de qualquer outro Partido que se envolvam com corrupção, mas a minha análise não fica restrita a isto. Estabeleço comparações e aí, vemos, por exemplo, que o PSDB cometeu atos de corrupção muito maiores, mas aí a Mídia amiga não divulgou.
      Independentemente de tudo isto, eu acho que o maior perigo para o Brasil é a Marina.
      Quem é essa senhora? O que está por trás das sua contradições e alianças suspeitas?
      O PSB, um Partido minúsculo, onde ela não é unanimidade terá condições de garantir a sua sustentabilidade ou ela ficará exposta à ganância do PMDB, PR, etc.? O seu compromisso com a sua seita, com ideias totalmente retrógradas será bom para o Brasil ou a distanciará cada vez mais do Mundo evoluído?
      BRASILEIROS, CUIDADO, O BRASIL ESTÁ EM SITUAÇÃO DE RISCO.

    • Antonio Carlos disse:

      Senhor Paulo Diderot,

      Esqueci de perguntar, mas não posso deixar de fazê-lo:

      Na hipótese do seu candidato, o Aécio, não chegar ao segundo turno, em quem o senhor vai votar?

      • Paulo Cesar Diderot disse:

        AFIRMO COM VEEMÊNCIA: JAMAIS VOTAREI NA MARINA.
        Pergunta difícil, mas uma coisa é certa, como coloco o Brasil acima dos Partidos, tenho muito que pensar.

    • Asteriosvaldo Sacristolimoterio de Souza disse:

      Nós estamos juntos com a Marina, que é pessoa de Deus, o Brasil vai ser o maior País evangélico do mundo e ela vai poder contar com a ajuda dos bispos que se unirão em torno dela. Com a força do Bispo Macedo, Bispo Silas Malafaia, Bispo RR Soares e o Bispo Waldomiro, HOMENS DE DEUS, o Brasil vai passar a ser um País honesto, sem roubalheira.Vejam que obra maravilhosa é o Templo de Salomão, construído sem roubo, através de pessoas honestas. Esperamos e temos fé que Marina vai ajudar a fazer centenas de Templos iguais a este em todo o Brasil.

    • JOTAGC disse:

      Pesquise bem e verá que foram os tucanos os criadores do mensalão, com direito a Marcos Valério, BMG e Bnco Rural. Pesquise bem sobre aeroportos, helicópteros com droga, jornalistas presos por denunciar falcatruas oficias em MG.
      Pesquise sobre candidatos fichas suja, políticos cassados por corruptos, compra de apoios para aprovar a reeleição, privatizações da maiores empresas brasileiras a preço de banana podre e com financiamento do BNDES aos compradores, escândalos como os da Alstom e a SIEMENS.
      Pesquise sobre a máfia do ISS em SP nos governos Serra e Kasab. Pesquise de que partido é o irresponsável que não fez as obras necessárias e hoje obriga os paulistas a racionar o uso da água.
      Pesquise de que partido é o ex-presidente que convenceu o Gilmar Mendes do STF a votar contra a cassação do Roeberto Arruda, flagrado recebendo dinheiro vivo no mensalão do DEM.
      Pesquise, meu caro, e verá de que lado está a verdadeira corrupção.

  14. Afranio Amorim disse:

    Concordo, o candidato Aécio tem muita a crescer, e espero que vá ao segundo turno.

  15. Antonio Flávio Augusti disse:

    Boa noite – Marina esta chegando a 2.000.000 milhões de curtidas. O povo tá esperando a hora certa.

  16. Joshua Frasier disse:

    Interessante, não é o que as pesquisas do Datafolha mostram… Marina acabando com esta palhaçada de PT e PSDB. A diferença entre a Marina e o Lula é que a Marina subiu pela meristocracia.

  17. Aloísio disse:

    Apesar que o Aécio, vem crescendo, mesmo assim, falta, muito pouco tempo p/ as eleições do dia 05 de outubro, p/ que ele ultrapasse Marina e vá p/ o segundo turno, com Dilma. Acho mais favorável Dilma ganhar no primeiro turno, se Marina começar a se despencar nas pesquisas. Então se Marina chegar ir p/ o segundo turno, terá mais possibilidade de se eleger do que Aécio.

  18. Claudio disse:

    Como fizeram em S.Paulo os tucanos tentam convencer que a melhor coisa do mundo é votar neles como voto anti-PT. E como fazem fazem em toda eleição requentam algum escândalo pozam de probos para ganhar o voto do eleitor. Ao maiores cartas de pau, desse grupo tucano um escândalo e pior que outro e ofusca o escândalo anterior, ou esquecemos que o mensalão começou com eles em minas e olha que foi com o presidente do psdb Azeredo; NInguem fala deste ultimo em S.Paulo das licitações viciadas, onde o vendedor já sabia que iria ganhar. Como ele ficava sabendo senão através de um funcionariuo que deveria fiscalizar…E o aeroporto construído com dinheiro publico em minas. O único problema do PT é que ele perde pela pouca ética de nossa imprensa que posa de isenta para mais facilmente manipular mentes e corações a favor do poder economico

  19. Acredito no Brasil, não é possível que nosso povo veja tanta corrupção e ainda vote na candidata que se não participou diretamente pelo menos escolheu a maioria desta corrupção, sou da seguinte opinião, entre o incerto e o totalmente errado vou pelo incerto, então não ao PT, que venha Aécio ou Marina

  20. gustavo disse:

    O PT não leva essa o povo não aguenta tanta corrupção, o PSDB já fez essa campanha no passado e não aguentou contra a Dilma, o negocio é Marina na cabeça!!Fora PT!! Marina presidente!!

  21. Horácio Campos disse:

    Não consigo entender uma coisa nessas pesquisas. No meu bairro, no meu trabalho, no meu círculo de amizades em todo lugar que eu vou, todos dizem que não votarão na Dilma, porém as pesquisas insistem em mostrar o contrário. Alguma sujeira esta no ar…vamos ver nas eleições quem esta com a razão.
    A única certeza que tenho do meu VOTO é o seguinte:
    SE TODOS OS CANDIDATOS MORREREM EM UM DESASTRE E SÓ SOBRAR DILMA E O “TIRIRICA”SE CANDIDATAR…RS…EU VOTO NELE…RSRS

  22. gustavo disse:

    A população não aguenta tanta corrupção infelizmente o PT segura seus votos nos mais necessitados os que recebem algum beneficio do governo tipo bolsa família, o PSDB já fez suas tentativas com o Serra e não aguentou contra o PT, agora não tem jeito é Marina na cabeça é a única que aparece na frente da Dilma no segundo turno fora PT mensaleiros, Marina Presidente!!!

  23. Adriano Bruno disse:

    Este tal Renato Meirelles deve estar vivendo em outro País…. já informaram pra ele que aqui é o Brasil…. não sei com que base de pesquisa ele chegou a essa conclusão… más já diz o ditado: “quem tem boca, fala o que quer!”

  24. Errar é humano .,persistir no erro o brasileiro tenho plena certeza quer MUDAR, assim resta Marina no segundo turno com vitória se o Aecio apoiar acredito que será o que vaí acontecer….

  25. Nicolas Schwartzemond disse:

    Kennedy, como já comentei antes, só mesmo a “síndrome de Estocolmo” pode explicar porque o pt ainda tem eleitores! A esta altura do campeonato, depois de tudo que se apresentou como denúncia ou realização, só posso concluir pelo voto em Aécio Neves! Se o próprio Brasil, o gigante adormecido, pudesse acordar e escolher um candidato, seria o Aécio, sem dúvida!

  26. gustavo disse:

    Marina é a única que aparece ganhando de Dilma no segundo turno Fora PT!!Marina presidente!!

  27. nilson disse:

    DILMA 2014 ENGRAÇADO PERTO DAS ELEIÇÕES ACOTECE TUDO PARA PREJUDICAR A PRESIDENTE FOI ASSIM COM
    LULA CONFIO NA DILMA

  28. luiz carlos wilcke disse:

    Acho que vamos ganhar pra muitos aqui terem empregos pra poderem ficar fazendo criticas ao governo do PT. Quem vai fazer a Dilma ganhar a eleição e programa mais medico. Se o programa realmente estiver resolvendo parte dos problemas de saúde da população, ela recebera os votos desse povo. Se não estiver funcionando, não terá seus votos. E simples assim.

  29. eduardo carlos de oliveira disse:

    Eu e muitos da minha familia e amigos vamos votar na Dilma.Cada eleitor deve analisar o que e´ melhor para o Brasil.Quem e´ Marina ? O que o PSDB do Aecio fez pelos menos favorecidos ? Para parte da elite,interessa tirar o PT do poder de quqlquer maneira.

  30. douglas disse:

    No meu circulo de amizade e até com patentes todos dizem que não votam na Dilma, aí perguntei porque, ninguem sabe com certeza do que ela é culpada, ninguem provou nada contra ela, só houvem dizer, acabei dando uma explicação sobre as mentiras sem consistencia e sem fundamento juridico, se existisse alguma coisa contra ela a justiça e a oposição já teria pedido o impeachiment, todos concordaram e falaram que não haviam pensado nisso, e vão contestar quem é contra.

  31. wilfredo disse:

    ISSO QUE O AECIO AINDA NÃO EXPLOROU A FUNDO O ESCANDALO DO MENSALÃO, O RECENTE ESCANDALO DA PETROBRAS NA EPOCA EM QUE A dilma ERA SUA PRESIDENTE, ADELAÇÃO PREMIADA DO EX DIRETOR DA PETROBRAS, QUE O pt NÃO QUER QUE SAIA A TONA ETC.ETC ETC., QUE O AECIO ESTA ESPERANDO PARA BATER FORTE???????????????????!!!!!!!!

  32. LAMY disse:

    NÃO AGUENTAMOS MAIS O PT…..já mostrou que sabe mt bem criar benefícios eleitoreiros e ao mesmo tempo desviar verbas das instituições públicas para alimentar o seu partido e a base do governo. NUNCA MAIS PT……VAMOS DE MARINA…..le liga nessa.

  33. Aldo Meireles disse:

    O problema é a democracia…
    Democracia é maioria, maioria necessita de alianças, alianças é dividir o poder.
    Este Tripé = Corrupção.
    Eu voto em Dilma.
    Sou pelo social, do pobre poder comprar e ter emprego.
    É claro que necessitamos de educação melhor, assim como saúde.
    Ai é outro Tripé que sem pão na mesa = sem estrutura para nada.
    Os que dependem de emprego são os eleitores mais ameaçados, elite fica tudo como esta, os reflexos serão menores para eles… Jovens “Marinistas” que ainda não viram desemprego, recessão, falta de oportunidades podem se arrepender.
    A aposta de mudança não gera confiança.

  34. alfredo sternheim disse:

    O entrevistado, assim como muitos que têm vez na mídia, menospreza Luciana Genro. Ela tem planos bem específicos, abordou com clareza e síntese muitas questões, especialmente o fator previdenciário, cruel invenção de FHC e dos tucanos, mantida pelos governos de Lula e Dilma e por esse lamentável Congresso que não vamos ter chance de renovar para melhor. Essas eleições, da maneira como se apresentaram, canalizaram a atenção do povo e da mídia só para os cargos de presidente e governador. Os outros ficaram pulverizados, assim como a boa candidata que é Luciana, em meio dos paridos nanicos ou de aluguel. Só agora, depois que enraivecido Fidelix respondeu a pergunta de Kennedy Alencar no debate do SBT, compreendi melhor por Fidelix e outros só aparecem em época de eleição: para fazer jus as verbas partidárias.

  35. Orlando Cardoso disse:

    Claudio, vocês petistas é que são muito cara de pau, para não dizer outra coisa. O partido que um escândalo encobre o outro quase que diariamente é exatamente o PT (partido de Trambiqueiros). Tanto é que ao falar do PSDB você se recorre a um caso que ocorreu a 16 anos, e nesse os coordenadores financeiros eram Walfrido Mares Guia e Clésio Andrade. Dilma esteve em BH a uma semana e sabe onde Dilma, Pimentel e os demais almoçaram? Na casa do Walfrido, que foi Ministro do LUla.
    Azeredo pode ter a sua culpa, mas não era responsável pelas finanças da campanha ao governo de Minas em 1998.
    Outra diferença entre PT e PSDB: Dirceu, Genoíno, Delúbio, João Paulo foram julgados e condenados, mas viraram HERÓIS para o PT. Azeredo não foi condenado apenas denunciado, mas se afastou da Política.
    Aécio é melhor candidato para Presidente.

  36. Jorge disse:

    Uma candidata que foi vaiada por várias vezes, principalmente na abertura da copa está em primeiro lugar nas pesquisas?? Isso no mínimo é muito estranho. Eu não credito nas urnas eletrônicas até porque todos os sistemas eletrônicos podem facilmente serem fraudados e essa história de que é o nosso voto que elege é outra balela. Mas tudo isso tem um motivo, pois se Dilma for reeleita dirão: Viu como as pesquisas estavam certas, mas na verdade terá sido outra coisa que reelegeu Dilma e o povo que gosta de pão e circo ficará mais uma vez com cara de otário.

  37. Pasquale disse:

    Pra cima deles Aécio.
    A Dilma esta totalmente fragilizada com os escandalos do PT.
    Uma pena não saberem explorar os fatos ocorridos,me refiro ao tom empregado,na minha opinião um candidato bom de oratória já teria colhido os frutos.

  38. Chaves disse:

    Para quem quer algo melhor, com ética e honestidade a pessoa certa é a Marina. Dizem que ela não está preparada e batem todo dia nela, tudo por medo por não terem nenhuma mancha de corrupção para taxa-la. Por um Brasil mais ético, sem mentiras e baixarias voto em Marina.

  39. Rômulo Ramalho disse:

    Se realmente Deus for brasileiro ele não permitira que um partido trata como heróis corruptos da mais alta estirpe, pt nunca mais……

  40. mila disse:

    Acho uma pena um país tao rico culturalmente e em recursos naturais, não ter um representante legal, digno, capaz de administrar a maquina pública ,de reduzir as desigualdades sociais e plantar um futuro.
    Somos todos vitimados pelos altos impostos, a classe média é a que mais trabalha, mais paga e mais sofre, enquanto isso, a linha da miseria ( ou os q assim se classificam) se contentam em depender p sempre do governo e fazer uma troca eterna ( me de a bolsa e eu lhe dou meu voto). Corrupçao maior é depender de reeleição. Enquanto esses q se dizem governo tiverem a chance de estar no congresso sempre vao brigar pelo poder e fazer sujeira.
    Aécio n é referencia como governo, basta pesquisar sua rejeição….alias PSBD se perdeu, pq o escolheram????
    PT ja deu….estamos cansados.
    Marina???? Fica a duvida…

    Nem dá vontade de votar….

  41. Luis Carlos de Oliveria disse:

    Estas pessoas que reclamam do governo Dilma , nunca passou necessidade na vida e as vezes foi formado em universidade federal onde nada pagou . Digo isto porque formei em universidade paga onde tinha que trabalhar para formar . Gostaria de dizer aos contras que a Dilma da oportunidade a todos enquanto os engomadinhos do PSDB so pensavam e pensam na elite deste país . So não ve quem não quer o quanto o Brasil melhorou , todos estão trabalhando e comendo com muita satisfação .Duvido se na casa deste reclamão falta algo……..Egoista .
    Meu voto é para a Presidenta DILMA , pois ela e o PT melhorou este país . Corrupção sempre houve aqui e que sempre fizemos vistas grossas para ela . DILMA RUMO A VITÓRIA .

  42. Paulo Roberto Barsi disse:

    O PT e o PSDB não tem nenhuma diferença em matéria de corrupção. O Mensalão começou no PSDB e continuou no PT, Enquanto existe uma quadrilha na Petrobras, existe uma no metro de São Paulo.
    A única diferença entre eles é que o PSDB governou para as elites e o PT para os pobres.

  43. Celso Souza disse:

    Acho que está na hora do brasileiro mostrar seu valor nas urnas, independente de partido político, temos que analisar os principais candidatos e achar aquele que se encaixa com propostas para um Brasil melhor. Eu em particular jamais votei e jamais votaria em alguém de partido da esquerda – Todo o esquerdista prega o messianismo, querem fazer chover no sertão e nada acontece. Promessas esquerdistas são sem nexo. Vocês já viram algum país governado pela esquerda dar certo! Bolívia, Cuba, Venezuela pois é pense bem pois estamos nos tornando em breve um deles se as coisas continuarem como estão. Chegará uma hora em que o militarismo terá que retornar para colocar ordem na casa. Brasil! Pátria amada! Salve! Salve-se quem puder.

  44. Giacomo disse:

    O maior problema do Brasil, está na JUSTIÇA, que para o ladrão de galinha a força da LEI, e para o ladrão de MILHÕES,existem todos os caminhos para levar a sentença a INFINITAS ESTÂNCIAS, e atrasar o cumprimento das SENTENÇAS,o MENSALÃO MINEIRO, está parado até hoje na justiça, o ESCÂNDALO do METRO DE SP, não vai para frente, e assim caminha a nossa JUSTIÇA,quem reclama dos escândalos, das roubalheiras, deste governo, não lembra, que antes dele os mesmos nem apareciam, MORRIAM NO NINHO, ou acham que só agora é que se rouba no BRASIL,isso sempre existiu, em maior ou menor quantidade, É A IMPUNIDADE QUE PERMITE A PERSISTÊNCIA DESTE ESTADO DE BEM ESTAR DOS CORRUPTOS

  45. Carlito Ribeiro disse:

    O Sr. Willian deveria colocar em seu comentário, a privatização da Vale, aliás isso foi a minha grande decepção com o PT, que não abriu a CPI das privatizações do governo FHC que vendeu o Brasil todo e ninguém sabe onde foi parar o dinheiro. Entregou a Vale sub faturada com apenas 10% do seu valor.

  46. EDNALDO PIRES SANTOS disse:

    povo brasileiro ingratos só comentam que o PT é corrupção e esquecem que estes problemas é antigo e sobrou para o PT, o problema do congresso é que continuam os mesmos deputados e senadores e não aprovam o que a presidente quer, ela é obrigada assinar projetos e que depois sobra para ela, quero dizer que voto na Dilma quero continuar comendo picanha e filé . PSDB privatizam tudo. Marina não diz para que veio, saiu do PT e cospe no prato que já comeu. Dilma neles.

  47. Mateus campos disse:

    O entrevistado não conhece MG pra dizer que o aecio e bom gestor. Pois ate candidato.a governador de seu grupo deve
    Perder as eleições. Inclusive ele Aecio te.

  48. assis pereira disse:

    A avaliação do presidente do Data Popular, Renato Meirelles, em que a atual presidente Dilma Rousseff (PT) é a favorita para ganhar a eleição presidencial traz preocupação a todos aqueles que tem observado o péssimo governo de Dilma, se observados os indicadores econômicos e sociais do atual governo e a desastrosa interferência e aparelhamento na administração das empresas estatais e de economia mista de gestão controlada pela presidenta.
    Não bastasse o pífio desempenho governamental, o que mais tem preocupado o eleitor é saber do nível de corrupção alcançado, mal feitos e improbidades administrativas nunca observadas no Brasil, que estão vindos à tona, graça a investigação da policia federal na operação “Lava Jato” que foi desencadeada graça a disputa acirrada ao poder nas eleições nesse momento, resultante dos desmandos decorrentes do aparelhamento nas empresas estatais, orquestrados pelo partido político da situação e sua base aliada.
    Afinal, como surgiu essa politica perversa que impôs um complexo aparelhamento nas empresas estatais e quais foram suas consequências.
    Logo no início do primeiro mandato do Lula em 2003, deu início ao aparelhamento do PT nas Estatais, com ênfase na Petrobras, comandado pela turma do José Dirceu. Naquela época, trabalhava na Petrobras como Engenheiro onde presenciei a forma como tudo iniciou e posso afirmar com segurança dos fatos que presenciei, pois era responsável por grandes aquisições na Petrobras. Hoje, na condição de aposentado, não posso deixar de colaborar com as investigações, promovidas seja por órgãos de investigações e inspeções ou de controle.
    A primeira ação de aparelhamento na Petrobras consistiu na aceleração do processo de terceirização de serviços no sentido de aumentar a base de arrecadação aos partidos politico da base governista e do próprio partido dos trabalhadores.

    Os contratos de mão de obra terceirizados produzidos pela Petrobras são na verdade, contratos de prestação de serviços disfarçados de apoio técnico, onde um elevado numero de prestadores de serviços, são contados atualmente acima de 360 mil. Este verdadeiro exercito, executam tarefas nos escritórios da Petrobras, recebendo ordenamento direto de gerente, administradores e fiscais da Estatal, de maneira habitual e contínua, exercendo tarefas de atividades fins, estratégicas e sigilosas, cedidos de empresas entrepostas, em verdadeiros turnos de revezamento de um seleto numero de empresas no rol do cadastro da estatal, denominado PROGEFE – Programa de Gestão de Fornecedores. Estas empresas sequer conhecem seus supostos empregados e os donos dessas empresas, são em sua maioria, aposentados ou ex-empregados da Estatal que administram com sabedoria a divisão dos contratos.
    A consequência imediata é a nefasta burla aos concursos públicos. Se observarmos com maior acurácia, não fica difícil de concluir o que, de fato vem ocorrendo com o Instituto dos Concursos Públicos na Petrobras. A admissibilidade através de Concursos Públicos na Petrobras vem constituindo numa verdadeira “Missão Impossível” a começar pela vedação quanto a participação de tecnólogos, profissionais com formação em licenciatura plena, profissionais de cursos superior com experiência (plenos, seniores, consultores) contrariando a CF em seu artigo 37 inciso II.
    A conclusão é simples, se instituído fosse o Concurso Público em sua plenitude, sem subterfúgios e na forma da lei, comprometeria já nesses fundamentos a existência dessas empresas, verdadeiras agenciadoras de cessão de Mao de obra de caráter personalíssimo, transvertida de prestadora de serviços que vem atuando maciçamente nas Estatais como se fosse uma verdadeira irmandade, posicionando-se de forma planejada e harmoniosa em turnos de revezamentos, em centenas de contratos firmados.
    Uma parte significante dos que são aprovados não são convocados para admissão imediata e a grande maioria dos classificados é remetida ao cadastro de reserva, não sendo integrada a força de trabalho. Tal conduta decorre da existência do imenso contingente de terceirizados na estatal que, há bastante tempo, vem expandindo seu espaço nos escritórios da Petrobras de forma descontrolada, contingente esse que em sua maioria foi agregados a força de trabalho, não por suas virtudes profissionais, mas por pertencer ao ciclo de amizade ou ate mesmo por ser parente ou amigo de parentes dos que estão no comando nos diversos postos de trabalho da Estatal, assim como os apadrinhados políticos ou sindicalistas que são encontrados com bastante frequência nos corredores da Gigante Petroleira.

    Não tardou muito, o sistema foi amplificado, onde as arrecadações através das empresas prestadoras de serviços já não eram mais suficientes. A base de arrecadação foi alargada por processos anda mais complexos e condenáveis de subverter os processos de contratação de grande porte, ai incluído em sua maioria as construtoras iniciantes sem nenhuma experiência na execução do objeto a ser contratado, a exemplo da Engevix e Alusa, (outrora executoras de sondagens de solos e fabricantes de dormentes ferroviário) mas indicadas e intermeadas por Diretores e Gestores da Petrobras a serviço de partidos políticos (PT e base aliada). Surgia nesse momento uma gigantesca “teia” de articulações complexas com objetivo de desviar recursos de órgão da administração pública direta e empresas estatais, envolvendo Diretores, Gestores e Fornecedores dessas Estatais, funcionalismo público, políticos inescrupulosos, lobistas e laranjas para proveito próprio e financiamento de partidos políticos.

    Foi neste cenário que começou a ser observado na mídia, personalidade como Nestor Cerveró, Jorge Zelada, Gabrielle, Paulo Roberto Costa, entre outros, seja no escândalo envolvendo a aquisição das Reinarias no exterior – Pasadena, Japão e Argentina e refinarias em construção em solo nacional – COMPERJ, RNEST e PRÊMIO I e II, pagamento de propina pela SBM a empregados da Petrobras, negociata com a Odebrecht em Contrato com aplicabilidade na disciplina de SMS (sem demonstrar um produto acabado), de caráter altamente subjetivo a ser executado em instalações internacionais (diretoria tradicionalmente concedida a políticos corruptos de nossa república), além do Feirão da Petrobras envolvendo ativos na Argentina.

    Ao eleitor deveria ser dado o direito de conhecer a verdade atualizada da operação “Lava Jato”, desencadeada pela Policia Federal, já na fase conclusiva da delação premiada de PRC, de forma a norteá-lo corretamente no sufrágio que se aproxima, evitando a terrível hipótese de eleger ou reeleger políticos comprometidos diretamente com ilícitos, malfeitos ou corrupção.

  49. Theresa Souli disse:

    Ia votar no Eduardo porque ele era lindo mas, infelizmente, seu avião caiu. Tem gente que ia votar e votou na Dilma só porque ela era mulher. Mas vou votar mesmo na Marina que, apesar de toda campanha de difamação horrorosa que vem sofrendo, vem se mantendo honrada não se rebaixando a todo esse lixo em que o PT se transformou. Esse blá-blá-blá todo em torno da Dilma só convence aqueles que querem continuar usufruindo das esmolas sociais. O importante AGORA é renovar o quadro político do país a fim de que possamos sobreviver a essa catástrofe oriunda de avalanches de incompetências e corrupções.

  50. Marcelo Rizzato disse:

    Em primeiro lugar gostaria de deixar claro, que acho esse Blog imparcial. Quanto à Política, acho devemos votar em candidatos que representem mudanças, pois esse negócio de bolsa família, corrupção e roubo na Petrobras , tem que acabar, estamos dando corda para vagabundos, corruptos e ladrões. Eu vou usar o meu voto para mudar, se a Marina ou o Aécio tiver condições de ir pro 2º turno , eu voto em um deles. Política não é profissão, vote sempre pra mudar.

  51. Nenhum dos três candidatos à presidência tem carisma suficiente para influenciar o alienado eleitorado brasileiro a dar-lhe a vitória em primeiro turno e a partir daí sobram especulações, as mais desencontradas e estúpidas. Senão vejamos: Dilma não é nada. Ela é apenas uma sombra do Lula, um crápula demagogo que caiu no gosto ingênuo do estúpido povão e por isto mantém uma frágil dianteira nas intenções de voto. Aécio é um cretino que não representa nem o próprio partido, um saco de pavões arrogantes incapazes de unir-se mesmo que seja para galgar o poder. Aécio não ajudou Serra e este se ferrou duas vezes. Agora Aécio luta sozinho e Serra dá-lhe o troco. Marina é farinha do mesmo saco de Lula e Dilma, mas tem mais conteúdo que ambos. Ganha entre os esquerdistas esclarecidos, mas não é entendida pelos apedeutas da pátria. Que por não terem o que perder preferem mais quatro anos de desatinos petistas do que se verem a braços com as incertezas representadas por Aécio e Marina que aliás, nem se comunicar com a populçação sabem,. Porque não são do ramo…

  52. SÉRGIO CARLOS FRANCISCO disse:

    POR QUE AECIO NEVES É BOM GESTOR?! POR QUE COMPROU TERRAS DO TITIO COM DINHEIRO PUBLICO?! POR QUE NESTAS TERRAS FEZ UM AEROPORTO?! POR QUE É BOM GESTOR SE EM MINAS A EDUCAÇÃO E A SAUDE PUBLICAS NÃO FUNCIONAM COMO EM TODO O BRASIL?! PIADA.

  53. SÉRGIO CARLOS FRANCISCO disse:

    O JORNAL LE MONDE TBM ACHA O AECIO DE MINAS BOM GESTOR. VEJAM ISSO NO YOU TUBE. CUIDADO EM 05 DE OUTUBRO.ABRAÇOS.

  54. Márcia disse:

    O Brasil está sucateado, o PT é uma verdadeira ratoeira, não sobra um!!! Lula e Dilma são irresponsáveis, corruptos, deveriam sair direto para a cadeia!!! É triste deixar este país tão ruim para nossos descendentes. Fora PT!!!

  55. Quem entende de economia e conhece a história econômica brasileira sabe que o Plano Real no governo FHC acabou com a hiperinflação de 916,46% em 31/12/1994 para uma inflação de 12,53% em 31/12/2002!

    Por isto e muito mais é que voto nos renomados, experientes e competentes economistas Aécio Neves (PSDB), Armínio Fraga, Mansueto Almeida Jr, Samuel Pessoa e José Roberto Mendonça de Barros.

    Fonte dos dados sobre IPCA: site do IBGE. Sugiro aos interessados que baixe série histórica do IPCA em Excel e confira os dados do índice oficial de inflação – IPCA – em dezembro de 1994, ano de implantação do Real, e em dezembro de 2002, final do mandato de FHC do PSDB.

  56. Manoel Messias da silva menezes disse:

    Eu não entendo como é que tem gente que vê tanta roubalheira, vê a Petrobrás sendo depenada pela corrupção, fora o descaso desse governo com os índices sócias: no Brasil piorou a segurança, a educação, a saúde o transporte público, a moradia, etc / crescimento pífio, (tente usufruir de qualquer dos itens citados pra ver o que é bom)e ainda pensa em manter esse governo. Brasil país sem futuro.

  57. Pasquale disse:

    Se uma mudança convém ao mais pobre, certamente a mesma não ocorrerá nos próximos 10 anos, talvez nunca ocorra.

  58. gesiel disse:

    O Aecio NÃO TEM CHANCE NENHUMA DE IR PRO SEGUNDO TURNO, e “NÃO TERÁ MAIS NENHUMA CHANCE DE SER CANDIDATO DO PSDB À PRESIDENCIA DA REPUBLICA”; porque essa humilhante, vexatória campanha dele, É A PIOR DA HISTORIA DO PSDB À PRESIDENCIA.

  59. Pasquale disse:

    Apenas com um pouco de habilidade,a Dilma agora já estaria chamando urubu de meu louro.Tamanho é o banquete que o PT oferceu aos outros candidatos,digamos um banquete para $$ 50 BILHÕES de talheres na conta final.

  60. Caldeira Leite disse:

    É uma pena que o nosso povo tão sofrido , ainda acreditam nas filosofias academicas da Marina e nas promessas da Dilma, será que não notaram que todos os seus defeitos o Aécio ainda é o melhor e que teremos menos riscos, sabemos perfeitamente que o Aécio é do PSDB e que tanto a Dilma como Marina estão acomunadas com aqauele que se julga dono do Brasil o sr. lula. Acorda Brasil!!!!

  61. A REELEIÇÃO DA PRESIDENTE DILMA E SEU FIEL TIME DE VOLTA ! disse:

    VER O ELEITOR NÃO DAR IMPORTÂNCIA AO POLÍTICO SER CORRUPTO, AOS GOVERNANTES SEREM CORRUPTOS, ÀS OCORRÊNCIAS ININTERRUPTAS DE ESCÂNDALOS ENVOLVENDO MEMBROS DO GOVERNO OCUPANDO OS MAIS ALTOS CARGOS, É DE DESANIMAR QUALQUER CIDADÃO QUE GOSTARIA DE VIVER NUM PAÍS ONDE FOSSE CARACTERÍSTICA PRINCIPAL DE TODOS, “TER VERGONHA NA CARA”.
    AÍ VEM À LEMBRANÇA A FAMOSA FRASE DO RUI BARBOSA:

    “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.

    Mas a esperança do povo brasileiro tem sido revelada nas pesquisas, mostrando que poderemos ter nossa grande presidente Dilma reeleita para que, com certeza, traga de volta as grandes figuras do cenário político, assessores fieis, muitos curtindo um injusto ostracismo.
    Se ela ganhar mesmo, conforme apontam as pesquisas, esse time maravilhoso estará pronto para, sob seu comando, conduzir nosso querido país aos rumos que merece:

    LULA, SÉ DIRCEU, SÉ GENOÍNO, SÉ SARNEI, ANTONIO PALLOCI, JOÃO PAULO CUNHA, VALDEMAR COSTA NETO, BERZOÍNE, ANTONIO PADILHA, DELÚBIO SOARES, GILBERTO CARVALHO, RENAN CALHEIROS, HENRIQUE EDUARDO ALVES, SEVERINO CAVALCANTI, ARLINDO CHINAGLIA, MERCADANTE, RUI FALCÃO, MARCO MAIA, ALDO REBELO, FERNANDO COLLOR, PAULO MALUF, MARCIO TOMÁS BASTOS,JADER BARBALHO, JAQUES VAGNER, MARTA SUPLICY, ANGELA GUADAGNIN, ERENICE GUERRA, IDELI SALVATI, ROSEMARY NÓVOA DE NORONHA, ROMERO JUCÁ, CANDIDO VACAREZA, A TROPA DE CHOQUE DO STF E MUITOS OUTROS DE QUALIDADES IDÊNTICAS.

  62. DF/Entorno disse:

    Caros….
    Me incomoda ver “debates maduros” discutindo propostas que sequer foram apresentadas. Pelo que me consta nem a Dilma, nem o Aécio, a poucos dias da eleição, publicaram as suas. Não sou marineiro, mas acho importante que ela, pelo menos tenha proposta. É sabido que os dois não apresentaram seus planos de governo por medo de críticas, mas criticam a existência dos de MArina. (talvez o caração e Dilma não seja “tão valente” e as “propostas de Aécio” não seja assim tão claras).
    Apesar disso, vocês perceberam que nenhum dos três atacam os problemas reais do Brasil/2015? Quem vai pagar a conta da luz, sabidamente represada e acumulada? Quem e como será destravada a economia? E a que custo? Quem e como vão destravar os transportes? Como a economia será aquecida com as famílias endividadas pela manutenção da economia pela via da demanda (consumo das famílias)?
    É, talvez nosso debate careça mesmo de maturidade….

  63. Dri disse:

    Não entendo, Dilma tem 40% de rejeição, é vaiada em todos os cantos, e corre o risco de ganhar no primeiro turno ? Explique isso para mim. Abração

  64. Francialdo Pantoja disse:

    Acredito que o povo brasileiro tem a oportunidade de conhecer novos métodos de administração; Seguindo pela Lógica tivemos uma melhora substancial a partir de Itamar franco passando por Fernando, Lula e Dilma; Porem é visível que o atual meio de administrar que diga-se de passagem foi muito parecido, esta ultrapassado, fazendo com que o pais tenha péssimo desempenho em crescimento,podendo assim comprometer por vários anos melhorias aceleradas que levariam o pais ao seu lugar de merecimento no contesto mundial.
    A oportunidade existe, somos testemunhas que ideologias de partidos interferem diretamente em como se administra; Contudo asseguro que é extremamente suicídio deixar que o mesmo partido continue no poder por mais de três mandatos seguidos, priorizando algumas áreas e estados e deixando de lado outros;-Precisamos olhar para o futuro, deslumbrar o que pode ser feito e olhar com carinho erros cometidos, erros estes que não permitirão que este pais ainda continue caminhando a passos arrastados e sim que possamos levantar nossas velas e retirar as amarras que a atual politicagem de hoje nos submete.
    Tenha atenção pense em seus filhos e sonhos, o futuro é escolha nossa e a oportunidade de mudança não pode esperar.

  65. Sipeti disse:

    Aécio e Marina deveriam ser banidos da política. Caberia a estas duas
    nulidades desancar o PT do governo uma vez que Lula e Dilma estão destruindo o país. Lula e Dilma conseguiram a formula de encantar bobos. Caberia as nulidades citadas acima encontrar o antidoto para combater essa dupla maligna. Todavia não fazem nada nesse sentido. Ao contrario ajudam a Dilma atacando-se mutuamente. Aécio e Marina tem um arsenal formidável
    a disposição para liquidar Dilma más não o utilizam. Enquanto isso a Dilma sem nenhum pudor esperneia,ataca, exercita sua costumeira demagogia e cresce nas pesquisas.
    Porque? Ou não querem ganhar ou tem o rabo tão preso que tem medo de atacar a maligna Dilma. O mensalão e o escândalo Petrobras são os maiores casos de corrupção da história do país e as nulidades Aécio e Marina não os exploram. No início do governo Dilma vários ministros caíram pois a PF detectou corrupção nos ministérios. Segundo jornais da época só não caíram mais ministros porque o governo não permitiu que PF continuasse intensa nesse sentido. Nada disso é mencionado pela prevaricante dupla.
    Aécio e Dilma estavam numa posição impar de livrar o Brasil da perversidade do PT más não querem faze-lo, se recusam a faze-lo. Pessoas assim deveriam se tornar inelegíveis pois não merecem nem mesmo a posição de inspetor de quarteirão como dizia Jânio Quadros. Isto é prevaricação levada ao extremo.

  66. Cláudio Henrique disse:

    Os programas de governo são do FHC, corrupção vem a tona agora pois antes era enfiada para debaixo do tapete, Dilma não governa sozinha tem varios em torno olhando para o umbigo e sem se importar com o País , nem sequer passam férias aqui, já encontrei alguns pela Europa. O que está jogqndo o Pais e o mundo na valeta são as drogas. nossos filhos estão se tornando zumbis e ninguem esta conseguindo dominar este mal. A internet também esta sendo usada de forma ilicita o que não agrega em nada pois esta deixando muitos paranóicos. Quanto ao próximo governo nenhum dos candidatos estão mostrando algo diferente, quanto ao PT pela ineficiencia tem o dedo de todos, quanto ao PSDB pela ineficiencia em SP tem o dedo de todos, quanto aos coronéis do norte tem o dedo da miséria… estamso num beco sem saída e facil para os oportunistas!!Tem que passar a régua e recomeçar…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-30 15:58:16