aki

cadastre-se aqui
aki
Política
20-04-2016, 18h48

Dilma e Lula já lutam por fotografia histórica de impeachment

Imagem externa importa para biografia da presidente e futuro do antecessor
40

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O governo tem conseguido transmitir para a comunidade internacional a mensagem de que é vítima de um golpe político-parlamentar. É nesse contexto que a presidente Dilma Rousseff decidiu viajar amanhã para Nova York a fim de se manifestar sobre o iminente impeachment em reunião da ONU (Organização das Nações Unidas) na sexta.

A votação na Câmara no domingo, quando os deputados não falaram de crime de responsabilidade ao aprovar o pedido de abertura de processo de impeachment, passou a imagem de uso do mecanismo para tirar do poder um governo impopular e sem apoio congressual. Esse é o recado que Dilma quer dar em Nova York.

O governo sabe que será difícil impedir a aprovação do impeachment no Senado, mas já faz uma disputa pela fotografia histórica da atual crise.

Isso é importante para a biografia de Dilma e na luta em curso no Senado, mas, sobretudo, para os planos futuros políticos e eleitorais do PT e do ex-presidente Lula. Se prevalecer a imagem de que houve golpe perante a comunidade internacional, a derrota de curto prazo poderá se transformar numa vitória política de médio e longo prazo.

*

Mãos atadas

Enfraquece o governo o adiamento pelo STF (Supremo Tribunal Federal) da análise das ações que questionam a posse do ex-presidente Lula na Casa Civil. Razão: Lula continua obrigado a fazer articulações em reuniões num hotel, sem ter poder de fato.

Isso tira força dos acordos políticos amarrados pelo ex-presidente. A falta do cargo de chefe da Casa Civil contribuiu para a derrota do governo na Câmara no último domingo. O adiamento do Supremo alimenta as dúvidas sobre as chances de reação do governo na atual crise, que parecem menores a cada dia que passa.

Assista aos temas de hoje no “SBT Brasil”:

Comentários
40
  1. Foi um golpe!
    Foi um golpe de capoeira nos nossos empregos. Que transformou em pó 10 milhões de postos de trabalho.
    Foi um golpe de capoeira na Petrobrás. Que reduziu a pó a maior empresa nacional.
    Foi um golpe de capoeira no Brasil. Que acabou com a nossa economia nos deixando só capoeira.
    Foi um golpe de karate! Karate sitio. Karate tripléx. Karate offshore. Karate que se explicar lá em Curitiba.
    Foi um golpe de aikido! Aikido do Lula. Aikido da Dilma. Aikido do PT. Aikido do meu país, tão assaltado.
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!
    Que zika!

  2. OI Grande Jornalista .estou com tanta raiva dessa politica que apartir de hoje ninguem terá mais o meu voto.porem quero que você fale na sua coluna.que uma dona de casa Professora.esta decepcionada com o Supremo e com o Lava jato. porque eles teriam quer ser antes partidario mais não é o que esta acontecendo como falei ontem mais não vir o meu comentario. será que você tem medo de escrever. o que eu falo. porque o PT O PP o PMDB oPSDB o Senador Áercio Neves foi citado por varios delatores mais eles arquivaram tudo. como o senador de Minas .e o Áercio neves fica dando ordem no Tribunal federal e eles acata tudo.igual ao Cunha. só qurem prender Dilma ou Lula. não tenho certeza mais é o que parece.

    • Romanelli disse:

      PSDB ? que PSDB ??! Aécio o que ? nunca ouvi falar ! ..teria dito Gilmar rsrsrsrs
      .
      claro que foi GOLPE ..só uma mente desprovida de neurônios suficientes (tipo um PERNILONGO transmissor da ZICA) não consegue entender que o GOLPE afeta não tanto ao PT ou DILMA/Lula ..mas sim ao PAÍS e a já “nossa” tão combalida democracia
      .
      de que valeu toda esta jornada se meia duzia reunidos resolvem INVENTAR leis e/ou interpretar regras pra destituir e anular a decisão partida das urnas ?
      .
      se não temos regras claras que retirem do poder, de forma célere e transparente, governantes mentirosos, inescrupulosos e/ou incompetentes ..que as criemos ..mas na base do afogadilho e do “eu primeiro já que não consegui me eleger”, isso é GOLPE !!!!
      .
      golpe ainda mais partido de quem partiu, dum congresso aonde 60% responde a processos gravíssimos

      • Francisco Miranda disse:

        GOSTARIA DE SABER QUEM DEIXOU O PAÍS NESTA SITUAÇÃO. ECONOMIA AOS FRANGALHOS, DESEMPREGO,”A CADA HORA 300 BRASILEIROS PERDEM O EMPREGO” DEMOCRACIA DUVIDOSA, E MUITO MAIS. MENTIRAS PARA REELEIÇÃO,
        MST, CUT, MTST, E OUTRAS ENTIDADES SUSTENTADAS COM NOSSO DINHEIRO. ISSO SIM, É GOLPE.

        • Romanelli disse:

          Nem tanto mar, nem tanto terra
          .
          o PT e LULA nos deram os melhores índices de crescimento, distribuição de renda e desenvolvimento
          .
          DILMA, tentando aplacar a crise internacional, das commodities, petrobrás, clima etc EXAGEROU na intervenção e enfraqueceu o Estado ..mesmo assim JAMAIS economistas e a história poderão negar q é dela o pico da MENOR inflação dentro dum governo desde os militares, a MAIOR geração de emprego e o MENOR índice de desemprego da história
          .
          Mas, tudo isso foi conquistado com muita intervenção e artificialismo. A conta chegou, e junto dela a OPOSIÇÃO canina e raivosa q, explorando a ignorância da população e a boa fé pública, insistiu em apostar no quanto PIOR melhor, fora claro os partidos fisiológicos q compunham a base q passaram a cobrar mais e mais por seus apoios
          .
          resumindo, os POLÍTICOS inábeis e corruptos do país não fizeram o q são pagos pra buscar, o entendimento, e nem por tudo isso conseguimos justificar este GOLPE do impeach

    • sidnei Alameida disse:

      Verdade, Maria não se ver falar de Cunha, Aécio, pessoas que foram citado na lava jato.
      O que vejo nisso tudo, é um tremendo oportunismo para conquistar o poder, como pode o STF não tirar Cunha da presidência câmara, isso é um absurdo o tempo todo fazendo manobras para se manter no poder, mas vai fazer o que isso aqui é Brasil

    • Deus tenha piedade do Brasil.
      Deus tenha piedade das nossas crianças.
      Deus nos livre do petismo.

    • pedro disse:

      Êta mundo bom! Pátria educadora, sqn. Dona de casa e professora? Tem algo de errado nessa história.

    • eliana disse:

      Minha senhora desculpe-me mas a senhora precisa ler e interpretar o que lê em várias fontes senão não conseguirá separar o joio do trigo. A lava-jato está agindo com imparcialidade sim. o problema é que enquanto aparecem 10 corruptos dos outros partidos políticos, aparecem 100 do partido do PT. É por esse motivo que a presidente agiu de má fé para poder blindar o lula que por não ter curso superior poderia(e deveria) ter sido preso. Então minha senhora, falar o que, né!!!!!!!!!

  3. Francisca Barros disse:

    Diante de um Congresso tão sórdido, a biografia de Dilma não será manchada.. no mínimo ela figurar deá ao lado João Goulart… apesar da crise, grande parte da população ama a Presidente, tem grande afeição por ela, e isto ficará registrado. A História dirá

    • Valdemir Cölz disse:

      Minha querida, em qual país você está ? Na França ? Que biografia tem essa incompetente e mentirosa que denominam “presidenta”, aliás um termo ridículo inexistente no nosso vocabulário e criado por essa quadrilha chamada PT pra ver se pegava. Não pegou, tá fora e já vai tarde, em pouco tempo acabou com nosso país. Uma vergonha, uma coisa horrorosa a tal “Presidenta”
      Biografia de quem ? Quem não sabia de nada da compra bilionária da sucata de Pasadena, mesmo sendo a presidente do conselho da de administração da Petrobrás e, não sabia de nada, nada mesmo ! Mas, todo mundo sabia e só ela não ? Que curioso não ? Já sei, ela foi ludibriada por um relatoriozinho mal feito do Cerveró ? que bonitinho, coitadinha dela, tão inocente igual ao bandido mór, que também não tem nada e não sabe de nada. É difícil acreditar mas ainda tem gente no Brasil que acredita e apóia esses safados do PT, partido dos trambiqueiros. Acorda gente ou viramos uma Venezuela, uma Cuba em pouco tempo …

  4. VANDIRSON disse:

    Temer é uma vitima dos ressentidos nas urnas… Ele entrará na historia pela figura indissolúvel do Lulismo precisou da figura de Lula pra levar o governismo MDBISTA ao seu intento O PODER A QUALQUER CUSTO, a foto é trágica porque falta argumentos plausíveis no campo jurídico de fato, não cabe recurso a realidade… ela crua e cruel! Golpe é muito bonito pra adornarmos o acontecido, FARSA é mais apropriado e não precisam das bancas internacionais é só nos atentarmos a REALIDADE ela se impõe e humilhados a lógica da foto QUE NÃO É GOLPE… É FARSA!

  5. Mari Ferreira disse:

    Eu não sou petista. já votei no PT como no PSDB e tb acho que é um golpe.
    O governo Dilma é péssimo, não tem defesa. Mas isso não anula o fato de que o processo de impedimento foi aberto por vingança. São corruptos conhecidos julgando alguém honesto, porém incompetente.

  6. Antenor disse:

    O desespero chegou ao ponto da Dilma “apelar” para um plenário da ONU, que não tem nada a ver com a “choradeira” dela. Essa senhora vai expor o Brasil a um ridículo tal que nunca se viu no mundo. Ela alega e vai alegar na ONU, que está sendo vítima de “golpe”. Porém se esquece que ao deixar o País quem assumirá, interinamente, é o seu vice a quem ela acusa de “golpista”. Golpe seria se o Temer assumisse, de fato a presidência e não saísse mais do cargo, depondo-a. Só que isto não vai acontecer, o que irá provar que as nossas instituições estão funcionando e que tudo não passa de “choradeira” de quem não tem mais aonde se escorar para chorar suas lamurias. Golpe foi a eleição dela! Base disto é o seu marqueteiro de campanha PRESO, o tesoureiro do seu partido PRESO e que A VACA TUSSIU.

    • Valdemir Cölz disse:

      É isso aí Antenor, essa de golpe, cansou, deu enjôo. O golpe na verdade foi dado em outubro de 2014, esse sim foi golpe e dos grandes. Portanto TCHAU QUERIDA !!!

  7. Marco Túlio Castro disse:

    Lula, Dilma e o PT transformaram o Brasil num circo onde os palhaços são aqueles que trabalham e transformaram o STF em um bordeu onde as meretrizes já são conhecidas por todos. Tiririca (o palhaço deputado) foi um dos poucos que não fez palhaçada na Camara.

    Aqui de fora do país da pra ver que o mundo todo já conhece o grande Brazil Circus!

  8. Alladin disse:

    O governo do PT, tentou e conseguiu por um tempo reproduzir no Brasil, os métodos e meios chavistas de governar um pais, quais sejam:
    -Apoderar-se da principal estatal do pais, fazendo dela sua fonte de renda e negócios;
    -Tentou fazer a lei da mordaça, com limitaçoes a liberdade de imprensa;
    -Nomeou todos os membros do STF, que acreditou comungavam de de seus ideais;
    -Tentou fazer milicias por intermédio da manipulação de CUT, MST e outros, com grande aporte de recursos;
    -Tentou o controle total do Congresso, ao alijar das conversas o PMDB.
    O PT só se esqueceu de fazer uma coisa: Nomear alguem competente para dirigir o pais e controlar a “mão grande” de muitos de seus membros que só estavam preocupados com suas contas bancárias. Foi-se assim um projeto de governo para o lixo e isso é irreversivel.Dilma fora é questão de dias e PT fora da história politica do Brasil é fato e quem viver, verá!

  9. Monica disse:

    acredito que no Brasil existem juristas, jornalistas, empresarios, profissionais de diversas especialidades, capazes de explicar, com a lei na mao, o porque do impeachment. O porque da Operaçao Lava Jato, do Mensalao, etc.
    Parece que agora todos tem medo do que vao dizer o Lula e a Dilma a nivel internacional. Porque deixar a eles esse contato internacional. Porque os jornalistas politicos nao se dedicam a comunicar a seus “pares” extranjeiros a verdade do processo. Porque nao explicam que uma Presidente ao oferecer ao Lula o cargo de Chefe da Casa Civil esta unicamente se auto-protegendo e tentando proteger a seu mentor, involucrado em sugeiras mis. Que esta atitude de tentar subir a instancia de julgamento do Lula é uma falta de vergonha de sua parte, e uma vergonha para o povo brasileiro.
    Pelo que estou lendo, parece que o medo se apoderou das classes influentes e a imobilizaram. Nao deveria ser assim. O que se produziu no domingo, deveria dar mais segurança para falar.

  10. Romanelli disse:

    mais GOLPES sendo urdido
    .
    Agora lemos que o TSE quer separar os pecados da campanha da CHAPA de Dilma e Temer ..o lado bom ficaria pra ele, e o ruim da estória pra ela ..claro que aqui tb se beneficia com isso MARINA que, com Eduardo Campos e a Petrobras tb corria o risco de ver sua candidatura fustigada ..tipo com o que deveria acontecer com Aécio, já que as empresas empreiteiras que cometeram tb as barbaridades são as mesmas pra todos os lados
    .
    e outro golpe ainda ..agora o Congresso promete aliviar a barra de Cunha pra que ele renuncie no máximo à presidência e continue com o mandato e o foro especial por mais um par de anos ..inclusive com a chance de ser reeleito e prosseguir com os desmandos
    .
    o BRASIL ta vendo ..mas adianta ?
    .
    ps – pela jurisprudência Temer, como CHAPA, deveria tb ser afetado ..mas não dado como inelegível, só isso ..e a propósito, toda aquela dinheirama arrecada pelo PMDB tb é coisa limpa ??
    .
    sim sim, a coisa já deu na vista ..é GOLPE

  11. Verdugo disse:

    Fará papel ridículo em NY. Ao contrário dos brasileiros, que são palavrosos e emotivos, os americanos e os europeus gostam da síntese. Longas desculpas para incapacidade, por lá não convencem. Para esses povos, ao contrários dos filosóficos brasileiros, os resultados é que valem e estes falam por si. Serão educados, mas não deixarão de comentar o fiasco. Dilma vai até lá buscar lã e sairá tosquiada. Mas isso é bom, servirá para calar a boca teimosa destes petistas manhosos. Ela, que já esqueceu dos rombos causados pela corrupção, talvez seja questionada principalmente sobre isso. Tenho certeza que os yankees estarão muito mais interessados em saber como ela chegou a este descontrole absoluto do que ouvir seu mi-mi-mi. A CIA deve estar ansiosa para saber como se derruba um governo bolivariano sem disparar uma bala. Verão que não há mistério, eles se enforcam na própria corda.

    • Marc disse:

      Ótimo comentário. O PT basicamente quer envolver a comunidade internacional no clima de Fla x Flu da nossa política interna, o que não vai acontecer porque a cabeça dos gringos simplesmente não funciona dessa maneira.

      Até o The Guardian, pau mandado dos trabalhistas na Inglaterra, deu uma análise que não só não corrobora a ideia de golpe, como faz questão de dizer que Dilma está caindo, palavras deles, por “incompetência e ilegalidades,” e não por fazer política de esquerda. Claramente o jornal considera que o PT hoje é um dano à imagem da esquerda, ao tentar dissociar os dois. Pois bem, se nem a mídia de esquerda mais importante toma partido do PT, quem vai tomar? Só os bolivarianos, que já são carta quase tão fora do baralho quanto Dilma.

      O PT faz tudo errado. Quer ganhar a batalha da narrativa e ao mesmo tempo salvar a imagem do Lula. É um ou outro, amigo.

  12. raul alberto iacaruso disse:

    Maria de Lourdes que confusão? Precisa melhorar a eloquência…Para defender o PT não é necessário atravessar a lógica….

  13. Golpe é essa inflação maluca, as empresas brasileiras quebrando entre outras coisas.

  14. CHICO VIANA disse:

    Tchau Querida leva o pt junto pro inferno!

  15. Alberto disse:

    A comunidade internacional que o blogueiro fala deve ser a Venezuela,o Equador,a Bolívia,Cuba e outros “comunas/bolivarianos”.A cidadã Vana falar em golpe durante discurso na ONU será ridicularizar o país e a si própria e a seus cupinchas de (des)governo/partidos.O desespero é total e não há coquetel de ansiolíticos que dê jeito. Data venia caro blogueiro,discordo do texto Mãos atadas,a articulação foi um fracasso e apenas isso.O resto édesculpa de perdedor.

  16. Reinaldo Neves de Oliveira disse:

    A Presidente Dilma deu um golpe no país. Mentiu, enganou e traiu seus 54 milhões de eleitores. A grande maioria já se arrependeu. Ela cometeu crime de responsabilidade fiscal, arrasou a economia e pôs em risco a democracia. Não respeita nem o STF. É aliada do PC do B, partido comunista que fica absurdamente propagando que defende a democracia, luta pelos salários dos seus ministros e companheiros, mas deixa amargurados e sofrendo mais de 10 milhões de desempregados. Merecia ser banida da política junto com Lula e o PT. Será que vai ter coragem de na ONU mentir também para o resto do mundo?

  17. Daniel disse:

    Golpe foi a campanha eleitoral mentirosa e fraudulenta feita por essa senhora, que após reeleita fez tudo ao contrário daquilo que prometeu. Quem mente descaradamente para o povo brasileiro para se eleger não tem credibilidade e não merece governar esse pais

  18. Stanislaw: A FOTOGRAFIA INTERNACIONAL É DA PETROBRAS, PICHULECO E SERGIO MORO! disse:

    A cegueira da presidente não a deixa enxergar a grande diferença do efeito de falar mentira para uma comunidade internacional atenta à situação do caos econômico, social e político atual do Brasil e falar para fanáticos desesperados com a iminente perda das tetas do governo, onde mamam sindicatos e organizações sustentadas pelo governo, aos quais tem falado.
    O fato de um considerável número de imbecis que em vez de aproveitarem o “momento de fama proporcionado pelos holofotes da mídia”, durante a votação da admissibilidade do impeachment, para se colocarem como redimidos representantes do povo, pois que durante anos só fingiram sê-lo, preferiram mandar recadinhos imbecis para filhos, cônjuges, antepassados etc – não reduz a importância da vitória da vontade da “grande maioria” do povo brasileiro que, antes de tudo, quer o projeto criminoso de poder exterminado.

  19. NÃO BASTASSE A SUJEIRADA INTERNA... VAI FAZER SUJEIRADA EXTERNA... disse:

    Se ela tiver somente 5 minutos para falar suas costumeiras mentiras e baboseiras, com certeza não falará muito pois sua capacidade para falar é mínima.
    Aliás, nem sei se tem capacidade para algo proveitoso e útil.
    Falará, como dizia Sergio Porto, o inesquecível “Stanislaw Ponte Preta”, mais uma do: ‘FESTIVAL DE BESTEIRAS QUE ASSOLAM O PAÍS”!

  20. Elaine disse:

    O golpe aconteceu, acabou o Governo Dilma, o importante é que a comunidade internacional reconheceu isso. Isso é uma grande coisa, tendo em vista que a mídia brasileira trabalhou intensamente para a consumação do golpe, assim como apoiaram a derrubada de Jango em 1964.
    Tem especialistas dizendo que não é golpe, mas a falta de legitimidade na câmara dos deputados, ora, ora, ora, isso é golpe do mesmo jeito.

  21. Eu já tinha falado há bastante tempo que a casa caiu. Onde existe corrupção um dia a coisa se torna claras e o congresso age mesmo. É melhor ela renunciar. E quem tiver culpa no cartório não ficará impune. Pode até ficar aos olhos da justiça humana mas aos olhos de Deus um dia paga.

  22. Juliano Roberto disse:

    Como assim? A comunidade internacional acredita que aqui tem golpe? Ora, vamos lá….a comunidade internacional que nos interessa é o mercado, e esse está dando graças aos céus que a Dilma está de aviso prévio. Ela pode espernear o quanto quiser que não vai colar, salvo para os aliados de sempre, tipo Maduro e Evo Morales. Falta ela pedir audiência ao Papa e pedir a interferência divina na manutenção desse mandato horroroso que jogou nosso país na lama. Aproveita a ida aos EUA e fica por lá. Já vai tarde, Dilma!

  23. Luiz Carlos Castilho disse:

    A cara de pau do Temer e da oposição é incrível. Eles foram os primeiros a irem pedir ajuda dos EUA, num ato vexatório, quando perderam as eleições. Eles boicotaram com ajuda da mídia o segundo governo de Dilma, levando o país a esse caos, depois que perderam as eleições. Eles votaram o impeachment sem crime de responsabilidade, porque perderam as eleições. Nota-se que o ponto em comum foi a perda das eleições!

  24. Luiz disse:

    Para isso teria que combinar com os outros países que o chefe do governo não é responsável pelos casos de corrupção de seu governo.
    Qual a mensagem que a presidente quer passar afinal?

  25. Betinha da Inglaterra disse:

    Dilma? golpe? Tchau Querida

  26. atanor disse:

    Uma pena Kennedy, que seu blog esteja assolado por opiniões tão monotemáticas, que somente culpam o PT e a presidente pelo golpe. Deveriam culpar o PMDB e sua corja de coronéis corruptos, aliados à tudo que existe de mais atrasado e retrógrado na sociedade brasileira, religiosos intolerantes, defensores das armas, paladinos dos latifúndios, homofóbicos e machistas. Um governo que não conseguiu governar por causa de uma câmara assolada por bandidos, pessoas horrorosas, desqualificadas e boçais. Nunca fui petista, não acho que o governo Dilma foi bom para a economia, mas vejo, aqui de Londres, com certo distanciamento, que muitos desses comentadores se espelham nesse congresso horroroso: você, que está aí lendo, que defende o golpe, assiste somente a mídia monotemática, aliada do capital e da burrice, se olhe no espelho e veja quem você realmente é. Sempre existe a possibilidade de mudar…

  27. J K disse:

    Agora mesmo, a notícia que mais causa frisson na imprensa são os atributos e qualificação da Sra. candidata a 1ª dama.
    Pobre do país que põe na conta se a 1ª dama tem atributos de beleza ou não para legitimar a assunção do marido ao cargo mais elevado na República.
    Que sociedade é essa nossa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-27 07:51:22