aki

cadastre-se aqui
aki
Política
15-10-2013, 17h44

Dilma erra ao duelar com Marina

10

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cansou de dizer que o governo Dilma e o PT não deveriam acuar Eduardo Campos (PSB). Não foi ouvido e deu no que deu. Transformaram Campos num candidato mais forte e ameaçador.

Ontem, a presidente Dilma Rousseff atravessou a rua para escorregar numa casca de banana que vitamina o papel do PSB na disputa presidencial e enfraquece os tradicionais rivais tucanos.

Em entrevista, ela disse: “Acredito que as pessoas que querem concorrer ao cargo [de presidente] têm de se preparar, estudar muito, ver quais são os problemas do Brasil, ter propostas. Eu passo o dia inteiro fazendo o quê? Governando”.

Marina aproveitou o gancho e rebateu: “Ela [a presidente] deu um conselho de professora. Eu acho que ela dá um conselho muito bom porque aprender é sempre uma coisa muito boa. Difícil são aqueles que acham que já não têm mais o que aprender e só conseguem ensinar”.

Com a resposta, Marina tenta colar em Dilma o carimbo da arrogância, do salto alto, colocando a declaração presidencial mais ou menos no nível daquela de seu marqueteiro sobre “antropofagia de anões”.

A presidente acusou o golpe e voltou ao assunto no Twitter hoje: “Sou filha de professora. Por isso, aprendi desde cedo que a alegria que se tem em pensar, estudar e aprender… nos impulsiona a pensar, estudar e aprender mais”. Noutro trecho, foi mais incisiva: “Não acredito naqueles soberbos que julgam que nascem sabendo ou que já aprenderam tudo. Serei sempre uma aluna do mundo”.

No PSB, tudo indica que Campos será o cabeça da chapa. Se a presidente continuar a duelar com Marina, vai enfraquecer a tradicional polarização PT-PSDB nas disputas presidenciais. Preservado, Campos ficará livre para fazer um debate mais propositivo, digamos assim. E dará a Marina o papel de contraponto, o que é excelente para quem está na oposição. Ou seja, fortalecerá a chapa do PSB e enfraquecerá o PSDB.

Lula, por exemplo, acha melhor Dilma enfrentar o tucano Aécio Neves do que Campos num eventual segundo turno.

Foto: ESTADÃO CONTEÚDO

Foto: ESTADÃO CONTEÚDO

Comentários
10
  1. valtenci quirino de queiroz disse:

    Não é de hoje que corre em Brasilia comentários com relação a arrogância e petulância da Presidente Dilma, acredito que se ela for provocada, vai acabar mostrando quem ela realmente é.

  2. ANTHERO DA SILVA GASPAR disse:

    KENEDY VC VIU A ÚLTIMA PESQUISA DATA FOLHA? POIS É O EDUARDO CAMPOS NÃO FOI A 36% QUE SERIAM OS 8 DELE MAIS OS 28 DA MARINA. O EDUARDO É QUE ARRUMOU SARNA PARA SE COÇAR. EU SOU TEU OUVINTE NA CBN, VIA DE REGRA VC ENTRA SEMPRE ANTES DAQUELES GOSADORES DO HORA DE EXPEDIENTE. MUITO LEGAL A PROGRAMAÇÃO DA CBN.

  3. Erhos disse:

    Brasil Urgente Marina Presidente!

  4. OLHA A PESQUISA AINDA Ñ ME REPRESENTA…SOU DILMA SOU DILMA ..É A MELHOR MULHER FORTE ..PORRETA.INTELIGENTE DETERMINADA.O BRASIL MUDOU MUITO SÓ Ñ VER QUEM Ñ QUER VER..A INFLAÇÃO MODERADA Ñ ASSUSTA PORQUER Á 20 ANOS ATRAS ERA DE 25POR CENTO ALTISSIMA…ESTAMOS VIVENDO NUM MOMENTO SALDAVEL.O EMPREGO EM ALTA ….TEMOS VISTO PAÍSES EM SITUAÇÃO DESFAVORAVEL…ESTAMO NO RUMO CERTO ..SOU PT SOU DILMA-LÁ 2014,,,A FAMILIA TODA.

  5. vandeilton disse:

    AS COISAS NÃO SÃO TÃO SIMPLES ASSIM. TANTOS VOTOS PRÁ UNS, MENOS VOTOS PRÁ OUTROS. O POVO TAMBÉM NÃO É TÃO OTÁRIO ASSIM. ASSIM COMO OS POLÍTICOS SÃO PRAGMÁTICOS, O POVO TAMBÉM ESTÁ APRENDENDO A LHE DAR COM OS POLÍTICOS.E MUITAS VEZES, OS POLÍTICOS PODEM PASSAR POR BOBOS, PENSANDO QUE ESTÃO LUDIBRIANDO AS ” MASSAS DE IGNORANTES “, COMO MUITOS PENSAM.

  6. Luís disse:

    Não acho que a Dilma erra ao duelar com Marina, pois acho que ela não duelou, só respondeu a um ataque de uma pessoa, Marina, que tem um considerável percentual nas pesquisas de intenção de votos para a presidência, então deve ter um monte de gente que considera o que ela falou. Então Dilma respondeu, esclarecendo sobre seu perfil, que foi definido (erroneamente, segundo ela) por Marina, e ela nem a citou na resposta. Normal.
    Mudando de assunto, Kennedy, sinto (e acho que muitas pessoas sentem) sua falta como entrevistador na TV. Você não vai voltar? Você é o melhor entrevistador de personagens em evidência que vi na história da televisão brasileira. Volte logo!

  7. IVANILDO disse:

    Acredito que a democracia se fortalece com Marina e campos.Mais uma alternativa para o eleitor.

  8. Leonardo Miranda disse:

    Ih, Kennedy, prepare-se para chover comentários condenando seu título ao apontar um erro de uma personalidade pública. Digo isso porque no seu outro artigo “Barbosa errou”, li algumas pessoas mordidas com um título semelhantemente enfático. Mas, pensando bem, por se tratar de Dilma, esses mesmos que reclamaram de sua expressão “errou” não vão se incomodar.
    Concordo com suas duas análises. Penso que neste caso, é um erro que afeta a campanha pessoal da Presidenta. Marina está na mídia e se esforça para se manter. Toma à frente do atual cabeça de chapa, no entanto, não se entusiasma com essa opção do partido. Duelar com Marina, só trás a ambientalista novamente para o centro do debate político.
    Mas o acerto que vem à reboque deste erro de estratégia, é o claro esforço de humildade de Dilma.
    @leomirandavasco

  9. dony disse:

    Sem duvida nenhuma de todos os candidatos a Presidência da Republica ja tivemos a oportunidade de conhecer qual verdadeiro interesses de algumas pessoas na politica, e oque poderiam nos oferecer como exemplos anteriores, se dependesse somente do meu voto para decidir a candidata mais sincera, e preparada seria Marina pois obteve durante sua jornada na politica brasileira o aprendizado como não cometer os mesmos erros persistentes cometidos por políticos que até hoje mantearam a Nação enganada. Sobre a Dilma teria obrigação ao menos considerar opiniões dadas pelo Ministro da China e vir a publico manifestar-se oque parece não ser de interesse dela, mais que interessa ao Povo Brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-24 06:02:11