aki

cadastre-se aqui
aki
Política
25-07-2014, 9h40

Dilma erra ao “fritar” Gilberto Carvalho

28

Postado por:Daniela Martins

O comentário no “Jornal da CBN” abordou o desentendimento entre a presidente Dilma Rousseff e o ministro Gilberto Carvalho. Ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Carvalho foi chefe de gabinete do ex-presidente Lula. Dilma costuma controlar seus ministros e já chegou a proibir entrevistas e desmentir declarações ao longo de seu governo. Mas Carvalho, por ter sido indicado por Lula, sempre se sentiu mais livre para dar entrevistas e fazer declarações. Fez isso no episódio das vaias e xingamentos à presidente durante a Copa do Mundo. O ministro afirmou que não concordava com a análise de Dilma e de Lula de que seria uma manifestação apenas dos segmentos mais escolarizados e de maior renda da população. Para ele, a insatisfação havia chegado a todos os setores sociais, inclusive aos que votaram maciçamente no PT. Os números das últimas pesquisas mostram que Gilberto Carvalho estava certo. As taxas de avaliação do governo estão no mesmo patamar das manifestações de junho e julho de 2013. A tendência é que Carvalho fique no cargo até o final do ano. É improvável que Dilma o demita. O gesto poderia ser interpretado como uma agressão a Lula, seu principal cabo eleitoral. Atirar no próprio exército só dificultaria o caminho para uma possível reeleição. E a presidente tem problemas mais sérios a resolver. Um deles é tentar reverter o sentimento mudancista presente em mais de 70% do eleitorado. O slogan da campanha petista é “Mais Mudanças, Mais Futuro”. Mas a presidente tem dificuldade para mudar. Gastar energia com a “fritura” de um ministro é um erro político. Há problemas bem maiores na área econômica _como a torcida dos empresários e do mercado financeiro contra o governo.

Comentários
28
  1. Ivanisa Teitelroit Martins disse:

    Foi o que comentei anteontem com um amigo e companheiro de militância do período da ditadura militar. A presidente Dilma tem questões muito mais importantes para resolver como a questão econômica e a questão da sustentação do BRICS em aliança com a UNASUL. Há também da parte da oposição, apesar da campanha, um movimento afirmativo no sentido de pactuação política, depois das eleições, não importa quem vença. Forte abraço, Kennedy.

    • Gilson Vieira da Cunha disse:

      O Brasil, com sua diplomacia anã, será um zero à esquerda no BRICS. Quando à Unasul, não passa de uma piada bolivariana fadada ao descrédito. Temos que nos aproximar da União Européia e não do populismo ultrapassado e idiota da UNASUL.

  2. Khan disse:

    Rapaz esse pt vai perder as eleições e fica totalmente acuado e não sabe mais oq fazer, é vaia daqui e dali, é briga dentro do partido, atira para tudo que é lado, passa por cima de tudo e de todos para tentar mudar o quadro pessimista em que está. Pasadena foi citado e já tentam sair da lista, elaborada por auditores, ou seja, além do STF, agora o TCU, querem com seus programas, todos assistencialistas, tentar reverter o quadro negativo de corrupção comprovada de dentro do seu governo, enquanto que outros setores pagam a conta e sofrem com a volta da inflação. Bilhões perdidos na copa, BRICS? Já temos BNDES, capital inicial disso: 50 bilhões só para se contrapor aos EUA? E os hospitais federais a mingua, com gente nos corredores e bilhões desperdiçados. Pt, kd a auditoria do repasse desse dinheiro aos hospitais, kd a fiscalização da saúde? Fora a Educação, Segurança? Não jogue a culpa nos governos estaduais ou municipais, fiscalize e cobre o que o povo quer e não tem. Agora é tarde demais! Até aqueles artistas da camiseta da estrela vermelha sumiram…

  3. sydney disse:

    O PT já era, mais ainda ha quem pensem em salvação, os ideologistas amadores de um partido na lama.

  4. Camillo M. M. Ferreira disse:

    O governinho da Dilma está insustentável.
    Espero que caia de podre antes das eleições.
    seria o melhor p/ o Brasil.
    O resto é mais do mesmo.

    • JOSE CARLOS CESARIO disse:

      Camilo, precisamos de mudança. Perpetuar um partido no governo, é ruim para o país. A mudança é salutar. Mas precisamos que os candidatos posicionem sobre diversos temas: maioridade penal, aumento crescente da insegurança, as drogas disseminada em todo país, a instituição família ficando de lado, falta de educação e saúde, a inércia buscando o crescimento sustentado das indústrias, com obras de infraestrutura (incluindo por exemplo o escoamento de nossa produção por ferrovias)… Preocupa a campanha partir para as denuncias (apesar de muitos senões de nossos políticos)….

  5. ozai disse:

    Perdemos a copa, as empresas do brasil perdeu muito com essa copa,o Brasil perdeu muito dinheiro, o resultado, mais uma vez o povo Brasileiro vai pagar a conta, é só passar as eleições e os impostos aumentarão para pagar os rombos.

  6. Fico triste com situação do Brasil, divida enorme ue logo após as eleições finalizar firam a tona, estamos sem saude, impostos altos, e vc vê todos os dias pessoas influente comentando política mais de maneira que tenha lucro logo na frente, nunca no bem comum de todos, essa conciência vai demorar chegar, nosso país esta num mar de lama, que devia defender o povo não defende, o sistema político esta muito caro, requer muito dinheiro, tudo sai do povo, sinceramente sou leigo, mais estou sentindo desprotegido e só voltar não adianta mais, se os caras que eu vejo na televisão que são inteligente manipulados, imagine nós, os telejornais todos tendenciosos achando que nós povo estamos aceitando aquilo que estão divulgando, na minha familia eu tenho faculdade e meus filhos todos tem, somos brasileiros de opnião mais o sistema é montado, não vai mudar nada.

  7. Franco disse:

    O nosso país,quanto ao aspecto político, podemos compara-lo com um câncer, já com metastese a bastante tempo. O enraizamento em orgãos essenciais e não essenciais já é profundo e conhecido. Com os remédios que temos em mãos, mais quimeoterapia, radioterapia, tudoterapia para curar o país dessa doença não vejo nenhuma eficácia, podemos até acreditar em algum novo antídoto, vamos nos enganar por pouco tempo, o estrago é grande e nunca saberemos o quanto.

  8. Tomaz E.Robinson disse:

    Não sei porque as pessoas ainda insistem em falar de reeleição da Dilma. Esta cada vez mais claro que no final de setembro ela não será mais a candidata e aí só haverá uma saída, a volta do “salvador da pátria” o “pai dos pobre”, LULA.

  9. Evandro Mello disse:

    A perpetuação no poder de grupos políticos, qualquer um, leva a essas dissenções internas. A corrupção surge na permanência dos elementos em jogo, pois acaba-se, mesmo de forma avessa, criando-se se não amizades, sistemas de compadrio, dependências entre os componentes, entre os grupos, jogos de cartas que vão se marcando pouco a pouco. Subrepticiamente. A continuidade leva a repetição de métodos e busca de soluções e surgimento dos vícios.
    Casos, a história revela ao montes. O mais recente de vulto, foi o fim da era Mitterrand na França. Foram 14 anos (mais que que o período ainda não terminado dos ocupantes presentes do poder em nosso país). Ao fim, denúncias de corrupção, falta de iniciativa, repetição de experiências passadas, paternalismo e assistencialismo. Esse é nosso quadro. A busca desesperada pela sustentação no poder levando a iniciativas como o novo decreto editado pela presidente. Peça aliás defendida pelo Carvalho, com todas as suas forças.
    Mas, felizmente vislumbra-se uma alterativa de poder. E, creia-me, Kennedy, nada vai ser profundamente apurado depois, salvo casos mais caricatos, pois o vencedor terá em mãos um congresso com forte presença do partido hoje no poder, partido esse que será silenciado pelo jogo da chantagem, do silêncio e submissão em troca do não aprofundamento de investigações, ou da não divulgação de seus resultados. A conferir.

  10. MOISES CABRAL disse:

    é gente todos que estão insatisfeito com Dilma, que vote em qualquer um, depois não venha lamentar quando ressuscitarem a cpmf e outros impostos

  11. Adelson Lima disse:

    Depois de ler a PRIVATARIA TUCANA qualquer coisa é melhor para pais do que pseudos e elitizados honestos.

    • Gilson Vieira da Cunha disse:

      Adelson, não temos escolha. PSDB, PT, PMDB… Todos estão contaminados pelo compadrio e interesses próprios. Faltam-nos pessoas honestas.
      Privataria tucana, políticos presos, mensalão do PT, baderneiros travestidos de manifestantes, bolivarianismo latente. Que mais vamos aguentar?

  12. roberto disse:

    Concordo com a Dilma. O Gilberto as vezes joga confeite para a mídia, nao e a primeita vez. Não vejo essa revolta toda. Até porque, o nivel de desemprego baixo, inflação baixa e o tomate baixou.

    • Tomaz E.Robinson disse:

      Roberto inflação baixa?, a meta é de 4,5%, e está acima de 6,5%, isto a oficial, porque quem vai ao mercado semanalmente percebe bem a diferença. O governo fez o que fez dizendo que a conta de luz iria abaixar, o meu consumo de junho foi exatamente o mesmo de dezembro, que tiveram a mesma quantidade de dias de consumo, porém o valor da conta aumentou 10,5%, esta é a inflação em baixa?

    • JOSE CARLOS CESARIO disse:

      Piada… O tomate baixou !!!! VIVAAAA !!! A saúde melhorou, educação também… (ou será isto importante??) O país desenvolvendo cada vez mais!!! Precisamos de um país fazendo o simples agora, o que está na Constituição e agindo para o futuro… O resto é tomate podre…

  13. antonmio pedro disse:

    CERTAMENTE,JÁ PERDEU A REELEIÇÃO,BEM COMO LULA PERDEU SEU PRESTIGIO JUNTOS AO ELEITORADO PETISTAS,ESTÃO ”COLHENDO” O QUE PLANTARAM…E SÓ.

  14. Francisco disse:

    Onde tem PSDB tem privatização da saúde, da educação e das verbas para aeroportos.

    Eu terei de votar em Dilma porque sou usuário do SUS, preciso de um metrô que funcione e de água na torneira porque senão embola minha rotina toda.

    Portanto, não é propriamente por gosto é porque todo o resto é muito pior (viram a do “Kit macho” e Kit femea”? Pois é.). Eu preciso de SUS e de água, sem isso não dá.

  15. luiz carlos wilcke disse:

    Não fiquem triste. O PSDB vai ganhar as eleições e ai vai ficar tudo as mil maravilhas. Vai ter dinheiro pra saúde, pra educação, pra consertar as estrada. A inflação via fica a zero. Os agricultores terão melhores preços pelos seus alimentos que vão chegar nas prateleiras a custo de fabrica. Os impostos vai cair. Ninguem mais vai precisar pagar Imposto de Renda. A Transpetro e a TBG vão ser privatizada. O bolsa família vai ter aumento, os funcionários públicos vão ter aumento e uma carreira de estadista. O EEUU vão voltar a ser amigos, os banco vão ganhar dinheiro e deixar os juros baixinhos. Os combustíveis so vão subir um pouquinho depois vais ser congelado. Vai ter ate superavit primário. Todo mundo vai ter emprego e bons salários. O transporte publico via ficar maravilhoso. Os Estados e Municipio vão ter dinheiro pra fazerem todas as obras necessárias. Efim vai ser o mundo que todo mundo gosta. Vamos viver no paraíso a partir da eleição de Aécio. Bom se ele estiver la e nada disso acontecer tem que cobrar dele.

  16. João Cezar Pereira disse:

    Por força da profissão ando o Brasil inteiro e passo até uma semana inteira em cidades de porte médio e pequeno de estados do norte, nordeste e centro este. Este ano já estive em mais ou menos 80 cidades daquelas regiões e não vi e nem senti esse descontentamento todo com o atual governo, pelo contrário, vi sim gente falando bem. Acho que esse descontentamento é mais aqui em São Paulo que nos outros estados do Brasil.

  17. Gilson Vieira da Cunha disse:

    Quem realmente governa este país (corrupto, anão diplomático e apoiador de ditaduras) é um triunvirato pernicioso: Lula, Gilberto Carvalho e (aarrgh)Marco Aurélio Garcia.Se Dilma quisesse realmente governar (é no que dá ser poste…) teria que se livrar desses mandriões bolcheviques.
    Como o povo está dizendo pelas ruas: “O Brasil não aguenta mais quatro anos com esses bandidos”.

  18. jose eduardo sallum disse:

    Meu pai dizia, quem semeia vento colhe tempestades, o PT semeou corrupção, lavagem de dinheiro, banditismo total no pais, não plantou nada, todas as obras faladas e documentadas, não foram realizadas cito algumas PAC, Transposição do Rio São Francisco, melhoria de nossos portos e aeroportos para escoamento de produção, abertura de comercio com venda de produtos manufaturados, reforma tributária para população não pagar impostos escorchantes sobre alimentos, transportes etc, melhoria de hospitais, etc.etc.etc., nas próximas eleições realmente é hora do povo votar melhor, escolher candidatos que não se vendam e sim trabalhem em benefício de nosso pais.

  19. Pedrto Pedreira disse:

    Isso é o PT. Não importa se o cara é competente ou não. O que importa é se ele é amigo do Lula e se ela tem “medo” de exonerá-lo. Isso demonstra o quanto não se pode confiar em uma administração pública que vive cercada de pessoas que estão ali SOMENTE e UNICAMENTE porque são amigos do LULA e de sua grei.
    A mudança vai ocorrer, porem não quero que seja nas mãos de quem engana o povo, pois depois de 12 anos, porque não mudou antes?

  20. julio franco disse:

    O PSDB, VAI GANHAR ELEIÇAO? COM QUE CANDITADO, COM AECIOPORTO, O MESMO QUE FEZ CAMPANHA CONTRA O GERALDO E SERRA, EM 2006. E 2010,

  21. julio franco disse:

    O PSDB, VAI GANHAR ELEIÇAO? COM QUE CANDITADO, COM AECIOPORTO, O MESMO QUE FEZ CAMPANHA CONTRA O GERALDO E SERRA, EM 2006. E 2010,NEM COM TODA CAMPANHA DA NOSSA NOBRE IMPRENSA, ISSO VAI ACONTECER, NEM SEGUNDO TURNO VAI TE, QUEM CONHECE AECIO, NAO VOTA NELE NEM COM UMA METRALHADORA NA CABEÇA

  22. Pedro Alvares Cabral disse:

    Descobrir um país e pintá-lo de “Verde e Amarelo” não é história ou ficção, é ter a capacidade de conduzir uma nação sem discriminações, levando oportunidade a todos, como? Dando educação de qualidade e buscando no estudo e o esforço, condições para o desenvolvimento sustentável. Afinal, todos somos trabalhadores, não há distinção ou descriminação nisso! Ninguém está sozinho. Sempre se é algo menor DENTRO DE ALGO MAIOR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-25 19:09:33