aki

cadastre-se aqui
aki
Política
17-07-2015, 9h11

Dilma evitará choque com Cunha; escalada pode ser suicida

PMDB não deve acompanhar escalada, que pode ser suicida
42

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

O governo avalia que Eduardo Cunha está chamando a presidente Dilma Rousseff e o PT para briga. No entanto, um ministro diz que o governo evitará um choque com o presidente da Câmara.

Será mantido o discurso que tem sido feito publicamente pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Ou seja: não devem ser feitos prejulgamentos, todos os acusados têm o direito de se defender e todas as acusações devem ser apuradas. Em resumo, Dilma vai evitar, ao máximo, entrar em conflito com Cunha (PMDB-RJ).

O peemedebista se diz vítima de um complô. É uma teoria que não se sustenta nos fatos, porque o próprio PT e o governo sofrem danos com a Lava Jato.

*

Reação do PMDB

Dificilmente o PMDB como um todo acompanhará Cunha num eventual rompimento com o governo. Peemedebistas já diziam ontem que Cunha precisa se defender rapidamente para não se enfraquecer ainda mais.

A delação de Júlio Camargo mina a força Cunha como presidente da Câmara. Ontem, ele conversou com outros peemedebistas e se mostrou muito irritado. Peemedebistas avaliam que uma escalada da parte de Cunha pode levá-lo a um beco sem saída, fazendo com que perca apoio da bancada do PMDB na Câmara e dos demais deputados.

Um desses peemedebistas lembrava que o presidente do Senado, Renan Calheiros, radicalizou tanto na articulação para barrar a indicação de Luiz Edson Fachin para o STF (Supremo Tribunal Federal) que senadores do PMDB se afastaram dele. Portanto, o melhor caminho para Eduardo Cunha é se defender rapidamente.

*

Confronto com o Ministério Público

É dado como certo que a presidente Dilma deverá indicar novamente Janot. O procurador-geral deverá ter o respaldo da categoria e ser o mais votado na lista tríplice que será entregue a Dilma no início de agosto.

Uma rejeição do Senado transformaria Janot num herói e obrigaria o sucessor a ser tão ou mais duro do que ele. Cunha e Renan cometeram erros ao subir o tom contra Janot, que é uma voz moderada no Ministério Público e que tem tido uma atuação muito equilibrada na Lava Jato.

Janot não é um radical. Agiu na Politeia como agiu porque tem um arsenal de evidências e provas. A munição obtida por ele nos depoimentos de Júlio Camargo parece ser suficiente para sustentar um processo no Supremo Tribunal Federal contra Cunha. A escalada política é muito mais favorável ao Ministério Público do que a Eduardo Cunha.

*

Jogo da oposição

Interessa à oposição estimular o rompimento de Cunha com o governo, porque isso desorganizaria ainda mais a base de apoio do Palácio do Planalto no Congresso. Ao mesmo tempo, a oposição não pode sair em defesa de Cunha.

O PSDB tem duas alas hoje. Uma mais radicalizada, liderada pelo senador Aécio Neves, e outra mais moderada, comandada pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Temos de ver como esses segmentos vão se comportar.

O rompimento de Cunha é ruim para o governo, mas, se for levado a cabo, não deverá fazer com que o PMDB inteiro o siga neste momento. A oposição sabe disso. Está vendo o circo pegar fogo, quer que Dilma se enfraqueça, mas sabe que a perda de poder de Cunha dificulta o plano de promover um eventual impeachment da presidente.

Cunha agora terá de se preocupar mais em se defender. Não deveria agir agressivamente o tempo todo. Mas a personalidade guerreira de Cunha é um fator que deve ser considerado. O peso da personalidade na política tem exemplos históricos de caminhos que não deveriam ter sido seguidos e que acabaram sendo tomados, com os resultados sabidos. Se mantiver a escalada política que anuncia, Cunha poderá adotar uma ação suicida politicamente.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
42
  1. Edi Rocha disse:

    Acorda povo!!! Podemos considerar que o país não está com a economia do jeito que gostaríamos, enfim.
    Mas muito do caos atual é fruto da corrupção, e a corrupção Dilma está combatendo com todas as forças (e ninguém faz isso sem “ganhar inimigos”). Lembram que Eduardo Cunha ficou “EXTREMAMENTE IRRITADO” porque Dilma não fez nada para impedir que ele fosse investigado? E agora ele ameaça o governo.
    Você aí, quer que as investigações continuem? Você é realmente contra a corrupção? Então nesse momento, dê o seu apoio à presidente Dilma!!! Ou isso, ou as investigações cessarão, terminando tudo em pizza. Você decide.

    • luara disse:

      O partido dela é tão corrupto quanto o de Eduardo Cunha, eles se uniram na corrupção e agora
      estão se autodesfacelando

      • Rita disse:

        Claro que há corrupção em todos os partidos, mas, por que será que nunca ficamos sabendo de nada, até que PT subiu ao poder? Você não acha isto muito sério? Ou pelo menos intrigante?
        Será que ninguém, mesmo, percebe isto? Alguém, em são consciência, acredita, realmente, como a mídia quer que acreditemos, que a corrupção começou com o PT? Ora! Não somos crianças.
        De novo, digo: há corruptos, sim, no PT, mas nunca se investigou como agora.
        Só peço a Deus que alguém retire este moro da operação Lava Jato, senão a coisa não irá pra frente, poucos pagarão e o resto será resto.
        É pra punir corrupção? Então vamos fazer direito. #Fora,Moro!

    • Clif.Almeida disse:

      Apoio à mentiras? A vaca já tossiu há muito tempo pra dilMãeDioca. Não tem credibilidade nenhuma. Sem chances.

    • Nelson Fernandes disse:

      Você está confundindo alhos com bugalhos. Não é a Presidência que manda investigar, mas sim o MP e Polícia Federal e ambos têm autonomia para isso. Além disso, existe a personalidade forte do Juiz Sérgio Moro, que está disposto a trilhar o caminho difícil e ir atrás dos envolvidos, sem parar apenas nos peixes pequenos.
      Essa investigação não interessa e não é boa ao Governo Dilma, se ela pudesse, seria melhor para ela encerrá-la. O discurso de que investiga é apenas coisa pra gringo ver. Basta ler um pouco mais (inclusive aqui nesse site) e você perceberá isso.

      • Edi Rocha disse:

        Nelson, é preciso analisar as coisas com calma.
        Saiu em vários veículos de comunicação a declaração de IRRITAÇÃO do presidente da câmara dos deputados, Eduardo Cunha, porque segundo ele, Dilma poderia ter evitado que ele fosse investigado.
        Francamente, pedir para ser blindado é um confissão. Cunha, culpado!

    • siciliano disse:

      edi, vc esta mais apavorado que a Dilma e o Cunha juntos. gostaria de saber onde vc esta metido.

      • Edi Rocha disse:

        Caro siciliano, se você quer defender Cunha (gosta dele por qualquer motivo, sei lá) pelo menos tenha argumento. O cara queria ser blindado e isso foi notícia nos meios de comunicação, quem acompanha sabe. Agora está se comprovando que ele exigiu 5 milhões de propina, enfim.

        Mas respondendo ao seu não-argumento, vivo honestamente e espero que pelo menos nisso (nossas opiniões à parte), seja também o seu caso.

    • antonio duarte disse:

      Concordo com tudo que o nobre e lucido comentarista disse e acrescento temos que varrer do poder aqueles que desejam apenas se locompletar com o dinheiro publico. Avante Dilma!!!!!!!!!!!!!!!!

      • João Fontes da Almeida disse:

        Tô de pleno acordo com você caro amigo Duarte. Quem tem que se cuidar são aqueles que meteram suas mãos sujas, nos cofres da Petrobras. Acredito, também, que outros escândalos do gênero irão surgir. Não estou torcendo para o quanto pior melhor, mas pior do que está não dá.

    • christiane santos disse:

      Concordo plenamente Edi Rocha!!!

    • walter disse:

      Perfeito Edi Rocha…TUDO ESTA DE CABEÇAS PARA BAIXO; dar guarida para a dilma, só vai piorar mais o cenário; o próprio lula desistiu…a maior verdade de sua vida;”o sonho acabou”..
      Quando o Kennedy afirma, com conhecimento de causa; que o Planalto vai aliviar para o Cunha…a esta hora…meu Deus…
      A grande verdade, que todos no congresso, e no planalto, se não receberam, sabia dos tais repasses da empreiteiras; a séculos isso acontece…mas a “genialidade do pt”; permitiu “excessos excessivos”, nestas contribuições; com isso, os preços de obras, que já eram exagerados…tornou-se o preço mais caro do mundo ao quadrado; ou seja, o brasil deles, esta refém desde então..; imaginem se a dilma, decidisse ficar do nosso lado…
      Os fatos são claros, dificilmente a dilma, conquistará espaço com o PMDB do Temer; em matéria de esperteza, eles são expert.

    • Angel disse:

      De quê planeta você caiu Edi Rocha…!?

      • Edi Rocha disse:

        Angel, sobre o quê você não concorda? Meu comentário foi embasado num acompanhamento consistente que faço do cenário político, nas notícias da imprensa (tanto de direita quanto de esquerda, e dos mais imparciais), assim como também assisto a TV Câmara e a TV Senado e vejo os políticos em ação.
        Se você não tem um nível de acompanhamento desse porte, saiba que corre grande risco de estar errado sobre vários assuntos relacionados à política. Com tudo isso aprendi que nesse meio existe “o que parece ser” e “o que é”, e há muita diferença.

    • João Luís disse:

      Você só pode estar brincando!
      A Dilma e o Lula estão nisso (corrupção) até o pescoço, e não sou eu que estou dizendo, mas sim os fatos.
      Toda a força que o ministério público e a polícia federal tem para “tentar” (vide mensalão) punir os corruptos acontecem porque o governo federal não não instrumentos legais para impedir, sem que caia na mídia e de mais ênfase as investigações.
      Não vamos nos enganar, estamos sem opções políticas. Nosso país está assim (nesse caos) porque á décadas votamos MUITO MAL e por isso não temos leis que nos protejam destes bandidos.

    • Arivaldo Magalhães disse:

      Em resposta a Edi Rocha, quero dizer que a cena é a rata correndo atrás do gato, isso porque todos os dois teem culpa no cartório.O nervosismo de Eduardo Cunha é pelo fato da Presidente Dilma está totalmente protegida pelo Janot e o STF.
      Ai a solução seria, que os dois fossem investigados de maneira igualitária e que fossem punidos com o rigor da lei.Agora, esse negócio de dois pesos e duas medidas não é certo.

    • Luiz Alberto disse:

      Edi Rocha: Está quase impossível debater política. A categoria midiota está em evolução. Parabéns pelas suas colocações, bastante coerente e demonstrando nível elevado de informação.

    • jair disse:

      Tanto eduardo cunha e a dilma deveria serem envestigados condenados colocados na cadeia

    • waldeck disse:

      todos eles estao no mesmo barco a picaretagem um dia vem a tona em baixo do ceu e na terra nada ficara encoberto creio nisso

  2. Onda Vermelha disse:

    Cunha ainda não se deu conta, mas parece estar trilhando um caminho rápido e seguro para se tornar O Inimigo Público Número Um da Cidadania. Simples assim!

  3. luiz disse:

    Dilma não tem onde se mexer, está pisando em cascas de ovos.
    Temer, Cunha e Renan são seus oxigênios depende deles para tudo.
    Está escondida, quando sai é vaiada. Já entendeu o recado.
    Faça as malas, até nunca mais.

  4. Florindo Cunha disse:

    Concordo com Kennedy e concordo com o comentário do Edi Rocha. Eduardo Cunha é perigoso para a democracia.

  5. julianna disse:

    O homem pensa antes de fazer besteira. E depois também. ( Georges Najjar Jr )

  6. Fernando disse:

    Gostei bastante da análise, que mostra toda a complexidade da situação atual e o quão difícil será a construção de um consenso por parte da sociedade e de seus representantes sobre qual caminho a seguir: quem será o timoneiro do barco à deriva?

  7. newton Luiz disse:

    Esta dificil ler noticias de politica e de cunho policial no Brasil !!

    de um lado é só homem matando mulher… pai matando filho , menor rebentando a sociedade a tiros e facadas …..
    DO OUTRO LADO :
    empresário que para trabalhar TEM que pagar propina para BANDIDOS …os mesmos BANDIDOS consultando outros BANDIDO para se sair bem na fita!!!!! e uma MULTIDÃO de BANDIDOS governando uma LEGIÃO de pessoas que calmamente espera resultados….até QUANDO????
    A SURPRESA é a melhor tática …. O BRASIL tem que entrar em BRASILIA e ESPULSAR estes hipócritas especializados em FALCATRUAS… ONDE VAMOS PARAR?????
    dá desgosto de ser representado, e apresentado ao mundo, por estes CARAS!!!

  8. Marco Túlio Castro disse:

    Mais fraca que a Dilma está tem jeito ? Ela não arranjar trabalho nem em empresa de limpeza. Quando sair da presidência a carreira dela acabou.

  9. Pereira disse:

    Chame nós DILMA em cadeia de rádio e televisão, mante esses trezentos achacadores da republica para o inferno, feixe esse congresso e faça novas eleições para o legislativo federal. Delação só vale contra PETISTA, todo mundo sabe da vida do cunha, do aécio, serra e fhc, Fora trezentos achacadores e leve junto o seu cunha.

  10. Gleidinaldo de Paula Ferreira disse:

    O fim da corrupção é ojé uma ansiedade da população Brasileira. e que eles sejam julgados e condenados, pelos erros cometidas. Para que tenhamos confiança no Judiciário e no próprio Governo que nos elegemos

  11. Cléo Santos disse:

    Eduardo Cunha age como fera acuada, atacando(atirando) pra todo lado. Quer desqualificar O Procurador Geral, acusa o governo, o juiz Moro. Abandonou qualquer traço de racionalidade. Agora é sobreviver. Vamos aguardar as próximas cenas.

  12. Marden Cardoso disse:

    “O Brasil como nação merece respeito e se estivesse nas mãos de uma classe política mais séria e voltada para as causas do Povo, todos seriam bem mais felizes”. Lula 2018

    • Lino Filho disse:

      Marden, creio que na sua última frase você quisesse dizer algo mais, pois me parece que não fora concluída ou terminada, visto que não tem ponto final. Como está, fica parecendo que você deseja o retorno de alguém cujo nome há algum tempo tem aparecido no noticiário apenas como protagonista de escândalos, desmandos, desgoverno, desrespeito, etc. Penso que a imensa maioria dos brasileiros não deseja o retorno de alguém com tantos adjetivos depreciativos.

  13. Alberto disse:

    Terra de ninguém,sem governo,sem situação,sem oposição,etc,etc.A beira do precipício mas vão dar um passo a frente e….,bye,bye.

  14. Marco Túlio Castro disse:

    PT e PMDB é o sujo falando do mal lavado ! No Brasil todos os políticos são corruptos. O povo tem que agir e quebrar o pau. Democracia não vai resolver esta situação.

  15. Luiz Lino disse:

    Prefaciando o Ex. Presidente Lula, nunca antes neste País, um governo como o do P.T., deu tanto poder à Polícia Federal para investigar em todos os segmentos sem descriminação políticos de todos os partidos botando na cadeia jente que jamais poderíamos, imaginar como está acontecendo, coisa que no governo deu seu antecessor este org. não investigava nada e, quando encontravam alguma corrupção, jogava-se para debaixo do tapete.

    • Pasquale disse:

      Se a sua pessoa, tem a intenção de livrar a cara do PT.
      Vai morrer abraçado junto com eles.

    • Elias disse:

      Luiz Lino,
      Não se trata do governo dar o poder a Policia Federal, neste seu caso o Lula. Esse poder é constitucional de acordo com o seu 144 § 1º: A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a: apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei.
      Infelizmente o que há é a interferência politica no comando maior da policia federal ser indicado pelo governo, o que coloca em risco a independencia da instituição em suas ações o que já tentaram invalidar a atuação do delegado e demais policiais que comandam a operação lava jato.

  16. Elias disse:

    Em meio a tanta corrupção envolvendo políticos do mais alto escalão da governança desse pais, citados pelos corruptores, grandes empresários. Pedidos de blindagem por essa gente de forma disfarçada e abertamente, assim percebe-se. Isso não é de agora, de outros governos, mas de forma tão insolente nos governos do PT. Tivemos os envolvidos no Mensalão e a agora os do Lava Jato. Essa gente está levando a nação à falência. Será que veremos essa gente (políticos e empresários) na cadeia? Ou apenas alguns empresários? Paira sobre nós(sociedade) um sentimento de duvida, quanto a atuação das demais instituições que tem o dever de trilhar a justiça e a governança, responsável pela defesa do patrimônio da sociedade brasileira. Recente encontro da presidente Dilma com o presidente do STF dias atrás, sem está na agenda oficial do governo, inoportuno. O que leva a sociedade a esperar?

  17. Heraldo disse:

    Boa análise do Kennedy.
    Alguns comentários são aceitáveis, coerentes, mas infelizmente outros comentários radicalmente contaminados por abordagens cheias de preconceito, o que leva a interpretações pouco confiáveis do contexto.
    A maioria da população e dos políticos, e muitos industriais e comerciantes, praticam pequeninos atos poucos recomendáveis no dia a dia, que poderiam receber a classificação de ¨corrupção¨, tipo, compram-se apoios e votos, sonegam-se bastante impostos, reduz-se o peso dos produtos mantendo a embalagem e o preço maior, alteram-se os seus ingredientes e degradam a qualidade, colocam a venda produtos impróprios para o consumo, comportam-se muito mal no trânsito, etc., etc., etc., etc.
    Creio que a Nação precisa de mais equilíbrio e bom senso, de todos.

  18. Soares disse:

    Vejam só….Em meio a esse blá..blá..bla´..querendo achar culpados e inocentes diante de um turbilhão de denúncias em Brasilia, o Brasil continua com inflação aumentando,superavit primário ameaçado, as contas do governo que não fecham, etc…etc… Quando acordaremos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-05-25 00:44:02