aki

cadastre-se aqui
aki
Política
01-12-2014, 9h17

Dilma fará reforma ministerial para enfrentar guerra política

22

Postado por: Daniela Martins

Em reunião hoje à noite com todos os líderes dos partidos que apoiam seu governo na Câmara e no Senado, a presidente Dilma Rousseff deverá dizer que fará uma reforma ministerial levando em conta a necessidade de realizar um governo de coalizão para enfrentar dificuldades na política.

A presidente falará em união política para enfrentar tempos difíceis. Ela já deu recado parecido no encontro do PT na última sexta, quando declarou que havia um discurso golpista de setores da oposição. Deixou claro que precisará sacrificar espaço do partido no ministério para atender aos aliados políticos. Sem apoio dos aliados, será difícil atravessar politicamente 2015.

Dilma sabe que os desdobramentos da operação Lava Jato poderão atingir diversos políticos no Congresso, inclusive da oposição. Mas tem certeza de que esses efeitos trarão mais prejuízo aos partidos da base do governo. PT, PMDB e PP deverão ser as legendas a sofrer mais com os desdobramentos da operação.

Depois de duas semanas sem conseguir aprovar o projeto que abandona o controle dos gastos públicos em 2014, a presidente deve fazer um apelo para que seus aliados compareçam à sessão do Congresso e votem essa medida nesta semana. A aprovação desse projeto tem sido deixada em banho-maria justamente pelos seus aliados. Essa demora tem a ver com a reforma ministerial do segundo mandato. Os aliados fazem corpo mole à espera de sinais da presidente. 

Para formar o novo ministério, Dilma não terá como esperar pelas possíveis revelações da Lava Jato envolvendo nomes de políticos. Deve demorar para que haja um posicionamento oficial da Procuradoria Geral da República sobre os deputados e senadores acusados e que têm de ser investigados ou processados no âmbito do Supremo Tribunal Federal.

Alguns acusados deixarão de ser congressistas. Perderão o foro privilegiado. Há forte possibilidade de esses nomes serem oficialmente conhecidos somente no ano que vem, após a posse do novo Congresso em fevereiro.

A presidente não pode esperar tanto. A tendência é fechar uma negociação para formar todo o ministério até o dia 15 de dezembro. Pelo ritmo de conversas políticas na agenda de Dilma, esse é o plano.

Além de três ministros novos anunciados, há dois escolhidos: Kátia Abreu e Armando Monteiro. Há indicados, como Miguel Rossetto, que está no Desenvolvimento Agrário e que vai para a Secretaria Geral da Presidência. Mas o mais complicado será fechar o xadrez político com tantos aliados.

Há a negociação com o PMDB, que quer passar de 5 para 6 pastas para aceitar a senadora Katia Abreu na Agricultura. Também há o complicador da resistência de Dilma à candidatura do líder do partido, Eduardo Cunha, à presidência da Casa. A petista ainda não aceita um acordo com Cunha.

O Pros do governador Cid Gomes e o PSD do ex-prefeito Gilberto Kassab também são partidos fundamentais para compor maioria.

Será preciso definir a pasta do governador da Bahia, Jaques Wagner, que foi um dos grandes vitoriosos nas eleições.

A presidente obteve uma trégua na economia com a boa repercussão da indicação da nova equipe econômica. Agora, precisará jogar bem o xadrez ministerial a fim de se preparar para enfrentar uma guerra na política. Trégua na política é algo fora de questão com o que está por vir.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
22
  1. João Alberto Afonso disse:

    Kennedy:- Embora torça o contrário, tudo indica que a Dilma não terá suporte no congresso e seus dias como Presidenta serão de ampla, geral e irrestrita desmoralização dela como pessoa, vez que atolada após o pescoço no assalto praticado na Petrobrás e muitos outros. Mentiu na companha e o que se vê agora é que o Aécio tinha razão em todas as denuncias que fez e parte da população não deu atenção. Certo está o grande senador Magno Malta cujo partido é da base aliada “A DILMA E O PT IRÃO COMER O PRATO ENVENENADO PELA CORRUPÇÃO”, esta jamais vista em todos os tempos.

  2. Daniel disse:

    Esse jogo de troca de favores precisa acabar.
    As equipes devem ser escolhidas por competencias e não como barganha para apoio politico.
    É por isso que o Brasil está como está.
    Lixo de política!

  3. walter.nobre disse:

    O próprio Renan Calheiros, já admite, que 5 ministérios, não fazem verão, ou seja, dá para imaginar, que serão 10.
    O outros nanicos aliados, levaram mais uns 15.
    Assim será fito o novo ministério; não terá novidades, as moscas serão as mesmas; se brincar, a Dilma aumenta p? 45.
    A falta de lisura e transparência deste governo, com situações obscuras e secretas; mas os escândalos, não permitirão a governabilidade; teremos um ano dificílimo…com medidas imediatas,k para colocar o País nos trilhos; toda esta transição, causará morosidade, a governabilidade…a Dilma vai patinar o ano inteiro…

  4. Pasquale disse:

    O lula falou que seria o Sheik do Petróleo.Na época venderam açõe da Petrobras por 26,00,com o FGTS do trabalhador.Hoje a cotação é 12,50.
    Desnecessário falar porque,o pinóquio seria o Lula ou o Lula seria o pinóquio?

  5. antonio barbosa disse:

    Mudaram-se as moscas, e só!!! Entretanto o que mais preocupa é a ordem do Partido dos Trabalhadores, expressa numa resolução oficial de controlar tudo. Imprensa, PMs, Banco Central, Poder Judiciário… E criar uma sociedade hegemônica. Isto cheira de longe ao totalitarismo e motiva todo tipo de especulação. Enquanto a “dança dos ministérios” fica na pauta da mídia, por detrás dos bastidores trama-se um golpe na democracia patrocinado pelo PT. Dilma esta preocupada com o “golpismo” da direita, mas se esquece de dizer que quem deu o golpe político foi ela e seu nefasto partido.

  6. Pasquale disse:

    Pode acabar com pelo menos 30 Ministérios,que não farão falta alguma.
    Não servem para absolutamente nada,39 ministérios é coisa de Republiqueta do Açaí.
    Quantos funcionários públicos, o cidadão paga com essa festa(que nem comparecem).
    E é o acessor,do acessor do acessor…
    Infelizmente um povo sem educação,é tudo que eles querem.

  7. Marcos Santos disse:

    Infelizmente o Brasil está quebrado, não só pela atual presidente, mais desde a implantação do LuLLopetismo o que vemos em nossa nação é a corrupção desenfreada, maquiagem contábil, roubos na cara dura, pois não é só na Petrobrás, estão esquecendo que o LuLLa deu ao Evo Moralez uma unidade desta empresa que esta instalada na Bolívia, além de que todas as obras deste governo serem tocadas pelas mesmas construtoras que estão enroladas até o pescoço, a construção dos faraônicos estádios de futebol que o povão já esqueceu, todas as obras superfaturadas, estão acabando com o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BNDES, todos os fundos de pensão, e a Dona DiLLma não se fala em cortar Ministérios, fazer viagens úteis a nação levando a tira colo o mínimo de carregadores de malas possíveis, e hospedando e Embaixadas Brasileiras ao invés de ficarem em Hotéis de R$ 27.000,00 a diária, pois não adianta empossar um ministro que é bambambam da economia e não diminuir despesas CHEGA DE 39 MINISTÉRIOS SÓ PARA ACOMODAR OS ALIADOS e VEJAM NO QUE DA, a corrup;’ao est[a desenfreada. obrigado se publicar, acho dif[icil.

    • NORBERTO FRIAS disse:

      Marcos Santos, parabéns pelo comentário. Estou contigo, juntamente com mais de 50.000.000 de BRASILEIROS.
      Recomendo a você e a quem mais interessar, dar uma espiada na revista “Veja” de nº.23, edição de 05/06/13, que publica sob o título de “perdoados” uma reportagem sobre o perdão de dívidas fantásticas de dois GENOCÍDAS: Teodoro Obiang, ditador da Guiné Equatorial há 34 anos, e Omar Al-Bashir, presidente do Sudão há 24 anos.
      É, simplesmente, ESTARRECEDOR.

  8. Alfredo Gomes Loureiro disse:

    Esta Sra esta perdendo uma oportunidade histórica de mudar a cara do Brasil,sua incompetência, a impede de enxergar tal fato.

  9. Pasquale disse:

    Parabéns, o Partido dos Trabalhadores em poucos anos, jogou o Brasil no abismo.
    Quando entraram ,já estavam planejando como arrancar as penas da galinha dos ovos de ouro(Petrobras).
    Hoje já esta depenada e ridicularizada no mundo inteiro.
    Pensam que é fácil,não é qualquer quadrilha que conseguiria isso, sem o mínimo de planejamento.

  10. JOSE MARCOS BARBOSA disse:

    OS INDICADOS DEVEM SE PRECAVER PRA NÃO SEREM USADOS COMO BODES EXPIATORES!!!!409

  11. Sidiclei Roque disse:

    Vejo belos comentários pseudos-moralistas.Dizendo que a construção de uma base aliada é troca de favores, corrupção. Tudo isso está sendo dito porque é o PT. Se fosse o Aécio a relação com o congresso seria diferente? claro que não! com certeza a prática seria a mesma e diriam que é habilidade política. São visões muito limitadas expressas aqui. Outros comentários dizendo que querem o povo burro, analfabeto, aí pergunto:Porque o povo não vai estudar, existem vagas sobrando nas escolas e universidades que estão desesperadas a procura de alunos. É mais fácil criticar de forma vazia e jogar a culpa de todos os males na Dilma, no Bolsa Família … assim deixamos de lado os verdadeiros problemas do Brasil de lado, que é um estrutura política, moral e econômica arcaica.

  12. Antonio Oliveira disse:

    Kennedy! Acho que a Dilma tem de se preocupar é com o pescoço dela, pois
    parece que coisa está ficando preta para ela! Hoje pegaram a cunhada
    do Vaccari, tesoureiro do PT, com conta no esquema! E também nos EUA, com a história da companhia petrolífera comprada por 1,2 bilhões de dólares pela Dilma, apesar de só valer 100 milhões, as investigações estão firmes para desvendar a mutreta da Pasadyna. Acho que em vez de golpe a palavra melhor é impeachement!

  13. FERNANDO disse:

    A única saída para se diminuir essas pressões das bases aliadas, sobre todos os governos, é a limitação do número de partidos, ao mínimo. Mas, ao contrário, esse número aumenta, cada vez mais, até chegar ao ponto de ser impossível administrar tanta contra-partida.

  14. Delmo Oliveira disse:

    Caro Kennedy;
    Lembra da fala dela em ocasião recente: “Na hora da eleição se pode fazer o diabo.” Agora ela terá que realmemte fazer o diabo para tentar chegar até janeiro de 2019. Espero que consiga, foi sua escolha se aliar ao capeta, ele é também um aloprado, e pode além da Petrobras direcionar seu tridente para o sistema elétrico brasileiro e tantos outros setores governamentais. PT NUNCA MAIS!!!

  15. Francisco disse:

    Eu fico me perguntando como existe tanta gente que ao invés de procurar subir na vida, fica procurando um meio para derrubar aqueles que estão lá em cima. Se o Brasil mergulhar numa crise profunda de desemprego, de resseção, e institucional, tem gente que vai fazer o maior carnaval da sua vida. vai para as ruas gritar e agradecer aos céus por tudo de ruim que estiver acontecendo com o Brasil. Mas fiquem tranquilos que o Brasil vai sair dessa e, com certeza, o PT vai governar o país por mais 12 anos.

  16. parem de falar besteira porque essa corrupção ja vem muito antes da Dilma e do Lula.concordo quando diz que uma parte do PT são corrupto mais aponte qual o partido que não esta dentro dessa corrupção .as grandes empreiteiras tem mais de 30 anos trabalhando para todos os governos que passaram pelo nosso Brasil.sobre vender a da Petrobrás a Bolívia não foi o Lula pois ela já estava lá quando ele assumiu o poder. A Presidente tem coragem para descobrir a farsa que era esses políticos que a anos vinha fazendo grandes fortunas as custa do nosso povo. estão comedo de serem descobertos .por isso tão tentando da o golpe para ver se continua a mesma roubalheira de anos atrás .

  17. Antonio Carlos disse:

    Vamos perdoar os críticos alucinados.
    É como eu disse num comentário passado, a crítica é como uma droga, eles ficam dependentes e falam um monte de bobagens.
    É possível perceber que eles detestam números e comparações com o governo do PSDB, porque perdem em tudo, até na corrupção, que na época do PSDB era muito pior, aliás, os ladrões que estão aí foram plantados por eles. Sem falar no Metrô de SP, Privataria Tucana, etc.
    Vou dar só dois exemplos: o Marcos Valério foi criado no mensalão do PDSB mineiro e depois foi usado no mensalão do PT e o Paulo Roberto Costa foi nomeado Diretor da Petrobras em 1995 pelo FHC.
    Se falarmos de dívida externa, aí é covardia. Eles deviam U$250 bilhões e hoje existe um saldo de U$300 bilhões. A diferença é só de U$550 bilhões.
    Quando começamos a mostrar estes números, como não têm argumentos, eles dizem que a eleição já acabou, te mandam pra Cuba, te chamam de comunista, mas o que é mais engraçado é que eles é que estão no terceiro turno e ainda não se convenceram que são os derrotados.
    Querem interferir na escolha dos ministros e no momento em que os mesmos devem ser nomeados.
    Criticam o desempenho da economia como se houvesse o “Planeta Brasil”, como se não fizéssemos parte do Mundo e nem fossemos afetados por ele.
    A Alemanha teve um crescimento do PIB, no terceiro trimestre, de 0,1%, exatamente igual ao Brasil, só que lá foi uma festa, já que demonstra que o País não está em recessão, enquanto aqui é uma tragédia, uma desgraça.
    Mas tudo isso tem uma explicação. Temos uma Mídia Golpista, que conduz a “manada” de acordo com os seus interesses. Uma Mídia que transforma bandidos em heróis e vice e versa, dependendo do que lhe convém, afinal são empresas que visam lucro e o colocam em primeiro lugar, o Brasil que se dane.
    Associado a isto existem aqueles que acreditam repetem o que escutam e não têm o menor interesse em buscar a verdade em fontes alternativas. O cara acredita piamente naquele apresentador de telejornal elegante e na sua bonita companheira. Acreditam mais ainda quando a notícia vem de NY. Como duvidar de notícias de NY, expostas com sorrisos debochados e arrogantes pelos integrantes do Manhattan Connection. Olhem o preconceituoso fugitivo Diogo Mainardi, que belo exemplar da elite brasileira.
    Além da influência catastrófica da Mídia Golpista, muito bem colocado pelo comentarista Paulo Cesar Diderot em data passada, existe um fator psicológico de peso relevante. Quem critica se coloca numa posição de superioridade, afinal, o crítico se julga melhor do que o criticado, criticar é fácil. Elogiar é difícil, já que o sentimento se inverte e aí o critico se sente inferiorizado.
    Estas atitudes e sentimento estão associados à insegurança do critico.
    É necessário provar que é melhor, aparecer como tal é fundamental e a critica faz o indivíduo se achar mais importante, melhor do que é. Se o cara melhorou financeiramente, um pouquinho na vida, esse comportamento aflora com mais força e ele logo compra um carro novo, para que o vizinho veja, mas não troca aquela geladeira que está caindo aos pedaços, essa ninguém vê.
    Por isso eles são assíduos do “Face” e criticam tudo, num campeonato onde aquele que mais critica se acha melhor do que os outros da patota.
    Então, repetem e aumentam tudo que leem e escutam, sem procurar saber se é verdade, isso não importa. Nunca provam nada.
    É extremamente ridículo, mas é assim que funciona numa sociedade como a nossa, com uma classe média totalmente despolitizada, na sua maioria.
    Pois é meus amigos, estão todos drogados pelas notícias mentirosas ou no mínimo tendenciosas. A Mídia Golpista sabe disse, deita e rola.

  18. Galego disse:

    Na verdade isto é uma verdadeira compra de votos dos parlamentares para aprovar o seu projeto que abandona o controle dos gastos públicos. Como ela não vai cumprir a lei de responsabilidade fiscal em 2014, a dona Dillma pretende mudar a lei, pois do contrário, poderá sofrer um processo de impeachement, o que não é golpismo é constitucional. Mas a dona Dillma depois de 12 anos à frente da Petrobrás e após os escândalos que vieram à tona, só pode pertencer ao COI (Conivente ou Omissa ou Incompetente). Pais rico é pais sem analfabeto funcional.!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-21 12:10:30