aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
28-01-2016, 9h21

Dilma indica hoje se saberá ou não sair da crise

É ilusão governo achar que tese de impeachment morreu
44

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A crise brasileira é gravíssima. Por isso, é preciso dar um voto de confiança à presidente Dilma Rousseff, que anunciará medidas econômicas hoje na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, em Brasília.

As principais medidas devem ser o anúncio de linhas de crédito via bancos públicos no valor de cerca de R$ 70 bilhões, novo pedido para recriar a CPMF e insistir na proposta de uma reforma da Previdência.

Nos últimos dias, a presidente deu declarações que continuam a sinalizar que ela ainda prefere responsabilizar fatores externos a assumir os erros que cometeu. Dilma passou a citar o FMI (Fundo Monetário Internacional) como um avalista à repetitiva tese de que os principais problemas da economia brasileira decorrem da crise internacional ou do impacto da Lava Jato sobre grandes empresas nacionais. Certamente, esses dois fatores contribuíram e contribuem para agravar nossas dificuldades econômicas. Mas erros da presidente causaram destruição de valor muito maior.

Ministros insistem em priorizar o comércio exterior, área para a qual a presidente não deu importância nos últimos anos e que está demonstrando reação agora por causa da desvalorização do real em relação ao dólar. Foi uma desvalorização que aconteceu à revelia do governo, por erros de nossa política econômica, e não algo pensado para estimular o setor exportador.

Mas um câmbio desvalorizado, se pressiona a inflação, ajuda alguns setores exportadores, sobretudo no agronegócio. Além das medidas concretas que serão anunciadas, será importante ver o tom do discurso da presidente.

Empresários importantes aceitaram integrar o Conselhão porque é uma chance de se aproximar e influenciar o poder, mesmo com um presidente fraco. Empresário adora o Palácio do Planalto, não importa o presidente de plantão. Há oportunidade para lobby.

Mas, nas conversas reservadas, os mesmos empresários dizem que a presidente tem sido incapaz de recuperar a confiança dos agentes econômicos. Há uma descrença na capacidade do governo de saber enfrentar a crise. Hoje, a presidente precisará convencer não só os integrantes do Conselhão, mas a sociedade brasileira de que há uma saída.

Em resumo, o discurso de Dilma será importante do ponto de vista econômico e também político. O Brasil precisa de distensão. Seria desejável um aceno da presidente para um diálogo sincero com a oposição. É fundamental reverter esse clima negativo, esse círculo vicioso no qual o país se encontra. Isso não é importante apenas para o governo, mas para a vida real dos brasileiros que têm convivido com o fantasma do desemprego. Muitas famílias já são vítimas desse fantasma.

Ainda do ponto de vista político, a tese de impeachment se enfraqueceu. É fato. Mas ela voltará à pauta depois do Carnaval, com o reinício efetivo dos trabalhos do Congresso. Se a economia continuar piorando, ganhará força novamente. Dilma não deve ter a ilusão de que o pedido de abertura de processo de impeachment está enterrado.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
44
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Sugestão ao conselhão: aconselhar a renúncia de todo o executivo, legislativo e judiciário ! Após esse ato de heroísmo, marcar novas eleições e mudar o modelo para parlamentarismo.

    • Daniel Augusto dos Santos Sales disse:

      Muda para uma monarquia parlamentarista, tendo o Poder Moderador exercido pelo Imperador como mediador de crises entre os poderes executivo(exercido pelo primeiro ministro) legislativo e judiciario

    • walter disse:

      É isto Maria Aparecida, são álibis da dilma, para confirmar suas gastanças; o plano de retomada, não vai para a frente, mas os gastos serão monumentais; como gastam, e nenhum MPF se dá conta; vejam os gastos do BNDES, foram BIs, que ninguém de fato apurou, quais empresários se beneficiaram destes recursos…
      Em sã consciência, o PT quer ganhar tempo, fingir que quer resolver…querem gastar, inclusive a CPMF; não vão resolver nada.
      Os Brasileiros estão sendo sucateados ao extremo; não chegaremos a uma venezuela, se nada for feito a curtíssimo prazo; não teremos por onde recomeçar; estaremos irremediavelmente bombardeados; o PT e seus pares, terão que responder integralmente, pelos descaminhos…

  2. PEREIRA disse:

    Não é pessimismo, e sim vivendo na realidade, todo brasileiro que realmente trabalha para sobreviver sabe que a realidade do nosso país é outra, pois estamos pagando todas as contas e viagens que realizam todos os políticos. A política é que está movendo esse descontrole e nunca a conta vai bater e sim somente aumentar cada vez mais, pois tens o povo brasileiro para pagar mais e mais impostos, não se vê uma saúde de qualidade, não se tem ruas e estradas de qualidade, somente conta e mais contas a perder de vista. Isso não muda simplesmente devido quem estar no poder não querer essa mudança.

    • Costa disse:

      Concordo plenamente com seu comentário!

      • Joaquim disse:

        Pereira, gostaria de complementar:
        Hoje o ministro da economia do Japão, Akiro, pediu demissão por que saiu uma denuncia na imprensa que ele teria recebido propina de R$30.000,00 ( trinta mil reais, é isto mesmo ), ele não foi julgado muito menos indiciado.
        O primeiro ministro da Romênia, VIctor Ponta, renuncio por causa de um incêndio em um boate com a morte de “apenas” 32 pessoas.
        Como podemos ver, o padrão de moral no mundo é muito diferente do nosso e principalmente dos nossos políticos.
        Aqui temos pessoas que são de partidos políticos ( plural) envolvidos em escândalos milionários, quem sabe bilionários, que tem a caraca de pau de falar que não sabiam de nada, que não há nada em sua biografia.
        Aqui os 245 mortos da boate Kiss, devem estar dando voltas no caixão.
        Por tanto o que esta faltando é moral, ou seja, credibilidade e planejamento e eles podem fazer o que quiserem, ela não irá aparecer do nada, por total falta de competência.

    • Giovanny disse:

      Concordo com tudo que você disse e acrescento:
      1. Nossos políticos estão pensando apenas neles e familiares;
      2. Corrupção esta no sangue e na cultura
      3. Nós apoiamos toda safadeza (na próxima eleição vamos votar nos mesmos)
      Considerando principalmente o item 3, enquanto não tomarmos a decisão de esquecer esse monte de siglas partidárias, que são todas iguais, não é só no PT, ou o PT é o maior, não é não, são todos iguais, e, na próxima eleição todos ocuparão as mesmas cadeiras, todos pregarão santidade, honestidade, etc. etc. etc. e nós que só sabemos criticar aqui, VOTAREMOS NOS MESMO. Desta forma, jamais seremos um país honesto e de oportunidade para todos.

  3. Santos disse:

    Mais do mesmo…ou será que alguém acredita que esta senhora vai mudar alguma coisa se não mudou nada até agora? Vai continuar sendo a rainha louca de sempre, não escutando ninguém, fazendo tudo errado, colocando a culpa em “fatores externos”, muito “toma-lá-dá-cá” para tentar continuar no poder e afundando o país cada vez mais.

  4. MARCOS AURELIO CORREIA DE OLIVEIRA disse:

    Infelizmente vivemos hoje em nosso País, uma crise Política muito incisiva. E, com esta Crise instalada, perdemos uma Identidade Política. Digo perdemos, porque nós todos somos atingidos. Não existem mais referências Ideológicas. Infelizmente não vejo solução com o ATUAL Governo Federal. Nossa “Presidente” não possui mais condições de Governabilidade. Nem Lula com PT, Aécio com PSDB, Temer com PMDB. Temos que tentar iniciar uma “limpeza” nas três esferas de Poder, em suas Casas Legislativas e no Executivo.

  5. Fernando disse:

    O problema é que a barragem estourou, estamos vivendo uma grave crise politica, desemprego com números jamais vistos e com tendência de piora expressiva, inflação que já vinha corroendo o bolso do trabalhador e hoje nas alturas, qualquer decisão que seja tomada hoje será paliativa, temos que ter um choque muito forte na politica e na economia para tentar ressuscitar o Brasil.

  6. João Alberto Afonso disse:

    Caro Kennedy:- Após o que ocorreu em relação a ontem envolvendo o nome do sujeito mais honesto que o Papa Francisco, Irmã Dulce e Chico Xavier, no caso, o LULA, o destino e a credibilidade da Dilma foi para o espaço de uma vez e, se não tiver a nobreza de renunciar pedindo desculpas ao Povo e não sofrer o impedimento, o Brasil afundará de vez numa crise maior que a da Venezuela. Por fim, tenho a colocar que um amigo me disse que a crise brasileira era devido a fatores externos e que Portugal está muito pior. Ora, em função das eleições ali ocorridos, tomei conhecimento de que a pátria mãe teve um PIB positivo, sinal claro que venceu a crise por ter governantes competentes, o que não é o caso dessa senhora e sua “cumpanheirada”.

  7. nilo siefert disse:

    Se alguém acha que de um conselho com 90 integrantes vai sair alguma ideia, me chame de louco.

  8. ZECA disse:

    KENNEDY,
    É BRINCADEIRA QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO ATÉ HOJE PARA SABER SE ELA SABE OU NÃO SAIR DA CRISE.
    A unica coisa que o PT sabe fazer bem são os mal feitos.
    Alias, expressão esta inventada por eles, para chocar menos.

  9. Helio disse:

    Eu sei o que fazer Dilma chama eu que vou te ajudar e não é difícil não estou esperando o convite.

  10. Ary disse:

    Kennedy, quer dizer então que a Lava Jato impactou grandes empresas? Não foi a corrupção que impactou as grandes empresas? É possível roubar e melhorar de vida, acusando depois os agentes da justiça por causarem prejuízo às vantagens e ganhos indevidos? Se esse esquema continuasse, a crise brasileira seria pior ainda em um futuro não muito distante, porque a corrupção com a incompetência fizeram um baile na vida pública brasileira.

  11. Rodrigo dantas disse:

    Linha de crédito foi feita em 2010 e se viu que não dá certo…vai afundar o país ainda mais.

  12. William disse:

    Este país somente será um país sério, justo e respeitado por outras nações, quando seu povo fizer justiça com as próprias mãos, igual fizeram povos europeus com seus representantes políticos, que roubavam da população para suas mordomias pessoais.

  13. ANDRE disse:

    Se contra fatos não há argumentos, o que se esperar mais?

  14. Elmo disse:

    Se ela fosse inteligente, renunciaria e em seu discurso diria: “Desculpe! Tentei mas não consegui ser honesta! rsrs

  15. Paulo Serra disse:

    Enquanto o governo não der o exemplo cortando os seus gastos, diminuindo ineficiência e rejeitando a ampliação da carga tributária, infelizmente ninguém vai acreditar no real interesse dele em mudar as coisas. E isso só piora a crise, que cresce de forma exponencial com o pessimismo.

  16. rafael disse:

    Dilma recuar? O QI emocional dela nao permite isso.

  17. Márcio disse:

    Caro Kennedy, como a Dilma vai nos tirar dessa situação, se foi ela e seu des-governo que nos colocaram nela?

  18. Alberto disse:

    Aproveitem para uma olhada na relação dos “conselheiros”. É suficiente.

  19. Pasquale disse:

    Estamos bem …na fita.
    _____________
    28/01/201612h56

    Indústria e comércio são ‘vilões’ do emprego; salário na construção cai 10%

  20. Elaine disse:

    Dialogar com a oposição seria dialogar com os barões da mídia, essa sim está sendo a feroz oposição ao governo.

  21. NETO DE PRESO POLÍTICO disse:

    O tal conselhão é NATIMORTO, ou seja, nem começou e já acabou.
    Como dialogar ou acreditar numa pessoa que não reconhece seus próprios erros?
    Carece de humildade, é pobre de conhecimento, e não inspira confiança.
    Trabalhistas e socialistas, nunca foram!

  22. Marcelo Muniz disse:

    É surreal tentar condicionar a permanência dessa incompetente a um mero “acordão” político com esse Congresso fisiológico, corrupto e ineficaz. Vivemos uma crise institucional sem precedentes e enquanto o País se aproxima do precipício, continuamos a discutir se o impeachment é pertinente ou não. Se essa mulher e o partido político mais nefasto da história republicana que a sustenta tivessem o mínimo de respeito aos reais interesses do Brasil, tomariam a iniciativa de sair de cena a fim de possibilitar o resgate da credibilidade necessária para dar início a um processo de saneamento da economia. Acho que é esperar demais dessa corja.

  23. Perda de tempo, com tanta gente incompetente assessorando uma pessoa que não sabe de nada, o que poderá surgir….
    Mais um monte de mentiras e medidas que não irão dar em nada.
    O ideal seria a renúncia de todos esses parasitas que estão no governo e convocação de novas eleições.
    Em nome de proteger a democracia, estamos indo muito rápido para o fundo do poço.
    Essa gente já era.
    Precisamos urgente de uma junta governamental sem esses parias que a muito tempo exploram o país, só assim iremos para a frente em busca do tempo perdido.

  24. Junior disse:

    Solução do problema: a renúncia de todo o executivo, legislativo e judiciário por incompetência ampla e absoluta dos Esquerdopatas ! Após esse ato de heroísmo, marcar novas eleições e mudar o modelo para parlamentarismo.

  25. joberson trespach disse:

    Pelo bem do povo brasileiro… o PT e seus meliantes precisam abandonar o governo! E também devem sumir todos os aloprados de outros partidos.
    na minha visão, em toda a sua história, o Brasil nunca esteve tão F… em todos os aspectos, além da economia fracassada e a beira do colapso total, ainda temos epidemias de ZIKA e DENGUE… GOVERNO! ONDE ESTA O DINHEIRO DO MEU IMPOSTO? Há, já sei… dentro de 40 ministérios e no bolso de incontáveis cargos comissionados, e desvios e falcatruas, que se tornaram, com o PT, algo descarado e viral. VIVA O PAIS DO PICHULECO!

  26. Ricardo disse:

    Não vejo mais saída com a Dilma, e não apenas por culpa dela. O Lula INSISTE na “solução mágica” de conceder crédito para fazer a economia “girar” novamente. Isso funcionou antes, mas não vai funcionar agora porque as pessoas estão endividadas, os juros estão altos, a inflação está alta, a desconfiança está alta, etc. O PT por sua vez insiste nas mesmas bobagens de sempre: ouvir os movimentos sociais e blá blá blá. Além desses “amigos”, a oposição aposta firme no “quanto pior, melhor”. Na minha humilde opinião, a saída é o impeachment e assumir o Temer ou até mesmo o Cunha, porque do jeito que está não tem mais solução. O navio vai ir a pique!

  27. Ricardo Martins disse:

    Como sair? Se ela não reconhece a crise. Está tudo bem aos olhos deles.

  28. Renato disse:

    A crise que vivemos foi totalmente gerada pelo tamanho do Estado, por seu custeio excessivo e pelos maus investimentos, como o Bolsa Empresario (e que será novamente editado).

    Veja, o governo está propondo saídas para problemas criados por ele mesmo: é o seu tamanho paquidérmico que cria essa situação bizarra de juros altos e carga tributária elevada. E o pior é que essas “soluções”, além de não tocarem na raiz do problema – o tamanho e o descontrole do Estado – beneficiam sempre os mesmos: Gerdau, Setubal, Lehmann, enfim, os agraciados pelo Bolsa Empresario que empresta a juros subsidiados e passa a conta do rombo para a população.

    Dilma propõe mais do mesmo. Não tem como dar certo. Em 4 anos, a dívida do Estado terá o tamanho do PIB. Resumindo: temos uma macabra contagem regressiva até o país quebrar, entre 2018 e 2020.

  29. Alfredo disse:

    Dar voto de confiança pra Dilma? Você só pode estar de brincadeira! Essa mulher acabou com o nosso país por sua arrogância, prepotência e burrice. E chega de crédito com nosso dinheiro. É preciso acabar com a BUROCRACIA e soltar as amarras do setor privado. Tá na hora do país sair do abismo.

  30. Eunice disse:

    Todos nos concordamos que estamos cada dia mais afundando para pagar as contas do “GOVERNO/POLíTICOS”. Agora pergunto até quando ficaremos quietos?
    Estou cansada de muito postagem em muitas e muitas redes, protestos e que acabam não virando em nada. Ate´quando conseguiremos aguentar? (particularmente eu não aguento mais……)

  31. Luiz disse:

    Acho que já indicou na primeira vez que abriu a boca no primeiro debate que fez há anos. Desde então só falou e fez besteira. Para mim não é novidade essa crise moral, política e econômica que estamos vivendo. Era de se esperar dessa turminha.
    Quem acreditou nesse engodo e ainda acredita deveria procurar um médico, ou então se politizar um pouco em vez de ver nessa quadrilha uma oportunidade de também se dar bem vivendo às custas de bolsa família e promessas mentirosas. No fundo do são farinha do mesmo saco. Brasileiro não perde a oportunidade de querer levar vantagem na molezinha. ACORDEM !!!!

  32. Sônia Ribeiro disse:

    O país do futuro, eternamente país do passado, com seus sofismas ultrapassados e enganosos.
    Esta sra. não tem capacidade para gerir nada, quem dirá um país das dimensões do Brasil. A crise se agrava diariamente e já falimos. Perdemos a guerra para ambas as “zikas”, o mosquito e esta classe política de quinta, que se instalou no poder para corromper e tirar vantagens. Desemprego, violência, saúde pública na UTI, cultura zero, na dita pátria educadora e o desânimo que se alastra. O povo triste e o circo, pão e carnaval imperantes. Já deu…

  33. Sônia Ribeiro disse:

    Ah….complementando…..A única coisa que podemos fazer unidos é aumentar nossas orações, para que Deus desinstale essa corja do poder, como fez no Egito e nos livre desses demônios, incluindo quem os defende! E isto não é piada, é sério!!!! Só clamando a Deus! O Brasil já faliu.

    • Elaine disse:

      Sempre faço a mesma pergunta: Quem vocês querem no lugar? Temer? O aliado de Eduardo Cunha? É isso? Livrem-se do senso comum, estudem história, números, estatísticas comparativas, aí sim, compreenderão que, por enquanto, o PT é o menos pior dos partidos.

      • Pasquale disse:

        Diga isso aos Petroleiros , talvez eles até concordem.
        Elaine desperte para a realidade do mundo,somos uma Republiqueta de bananas.
        Desde o ano passado o país afunda, como uma ancora.

  34. NETO DE PRESO POLÍTICO disse:

    Da última vez que ela participou de um Conselho – com sua tamanha empáfia, soberba e ignorância administrativa – a empresa quase faliu.
    Quem não se lembra da Sra. Dilma Roussef como Presidente do Conselho FALIDOR da Petrobras?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-27 16:29:43