aki

cadastre-se aqui
aki
Política
24-12-2014, 9h19

Dilma monta equipe para lidar com turbulências da Lava Jato

Mais política e pragmática, presidente busca governabilidade no 2º mandato
36

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A indicação de 13 novos ministros mostra que a presidente Dilma Rousseff está montando uma equipe para enfrentar os desdobramentos políticos da Operação Lava Jato. Esse ministério também vai ajudar Dilma a lidar com um ano econômico difícil em 2015.

Em resumo, é uma equipe que está sendo formada para combater turbulência política e garantir estabilidade para governar. Essa decisão revela uma dose de pragmatismo que faltou a Dilma na reforma ministerial da virada de 2013 para 2014 _quando ela esnobou partidos políticos, sobretudo o PMDB.

Há uma transformação clara de Dilma 2 em relação a Dilma 1. Assim como mudou na economia, nomeando uma equipe que terá a tarefa de fazer um ajuste e corrigir erros do primeiro mandato, a presidente adota um comportamento mais político e diferente para o segundo mandato.

O loteamento político do ministério repete fórmulas já usadas nos governos Fernando Henrique Cardoso e Lula.

Quando houve o episódio da compra de votos da reeleição, em 1997, FHC entregou dois ministérios ao PMDB para evitar uma CPI no Congresso. Na época, Eliseu Padilha, que era deputado, virou ministro dos Transportes. Ontem, o mesmo Padilha, representando a bancada do PMDB na Câmara, foi indicado para a Secretaria de Aviação Civil no lugar de Moreira Franco. Em 1997, o então senador Iris Rezende virou ministro da Justiça.

No governo Lula, logo após a crise do mensalão, Lula correu para os braços do PMDB. Na época, fechou aliança com a chamada parcela oposicionista e uniu os peemedebistas, dando em troca mais ministérios.

*

Wagner, Kassab e Cid

O destino do governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), foi finalmente decidido: Defesa. É uma pasta em que há projetos estratégicos, como os novos caças da Aeronáutica e o submarino nuclear da Marinha. O ministério lida com tema delicado: a relação das Forças Armadas com a ditadura militar de 1964.

Jaques Wagner é bom articulador político e pode, com jeito, conseguir um pedido de desculpa público das Forças Armadas em relação a 1964. Ele vai participar da coordenação política, o grupo que se reúne semanalmente com a presidente para definir linhas de ação.

Gilberto Kassab é o outro nome de destaque. Presidente do PSD, ele vai para Cidades. O ex-prefeito de São Paulo pretende criar um novo partido, o Partido Liberal. Kassab também é bom articulador político. Pretende comandar um partido tenha peso no Congresso parecido com o do PMDB.

Cid Gomes, governador do Ceará, será o ministro da Educação, pasta que está sob comando do PT desde 2003. Ele encontrará uma máquina petista ali instalada e precisará negociar com setores do partido. Cid foi um aliado fundamental para a reeleição de Dilma. Assim como Kassab no PSD, ele vai cumprir com o Pros a tarefa de contraponto à importância do PMDB na aliança.

Ao dar seis pastas ao PMDB, três na cota da Câmara e outras na cota do Senado, Dilma amarra melhor o apoio do partido. Até sexta, a presidente deverá concluir negociações com o PR e o PP para fechar uma equipe que resulte num escudo político no segundo mandato.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
36
  1. Edenilson disse:

    Tudo é barganha no comando do país, o pior que é para varrer pra debaixo do tapete as falcatruas da administração. Não tem mais jeito não, é vergonhoso como tratam cargos como se fosse prêmios.

    • Libas60 disse:

      Jeito tem sim. Aliás, está ficando bem ajeitado ! Falta apenas a inclusão de mais alguns tipo Zé Dirceu, Sarney, Maluf, Genoino, Collor, Jader Barbalho, Beira Mar, Renan. Todos de conduta exemplar e ilibada, conforme o resultado das urnas.

      • Herenergilson Catalunho disse:

        Parte das empresas investigadas na Operação Lava Jato deverá ser julgada com base em nova legislação, mais dura, que foi SANCIONADA PELA DILMA ROUSSEFF E ENTROU EM VIGOR EM JANEIRO DESTE ANO;
        Ministério Público reúne provas de pagamento de propina ainda em 2014, quando a Lei Anticorrupção já estava valendo;
        Lei prevê aplicação de multas milionárias, perda de bens e até a suspensão das atividades de empresas envolvidas em corrupção.
        PARABENS À PRESIDENTA DILMA E AO PT QUE ESTÃO PASSANDO O BRASIL A LIMPO !!!!!!!!

  2. Couto disse:

    A oposição, apoiada pela grande mídia, vive alardeando que o Brasil é governado com partido único. Esquecem do Estado de São Paulo; e ignoram que os governos fazem alianças para assegurar o exercício da democracia.

    • José Luiz disse:

      Depende da maneira como se faz as alianças, pois, o mensalão afirmou os critérios usados pelo desgoverno do PT. Aliar para o bem do Brasil e de todos os brasileiros é sim democrático, porém, alugar nanicos na legenda por favores é imoral, mesmo na legalidade. Poucos fingem cegos para não ver!..o que é pior!…

  3. Dejair Ferreira dos Santos disse:

    Com o PT no poder perdir todas as esperança
    de um Brasil melhor

  4. Andre Miranda disse:

    Eu, no meu entendimento acho que a política brasileira já esta ultrapassada e precisa ter sangue novo pessoas mais novas e de mente aberta!

  5. Luiz Antonio Ferreira disse:

    Democracia é isso ai. Quem é eleito para a Presidência da República deve governar com todos que foram escolhido pelo voto do povo, goste ou não é a melhor forma politica existente até esse momento. A responsabilidade é do eleitor que esta endossando alguém que vai representa-lo para decidir o destino da nação.

  6. bom senso disse:

    Qualquer presidente eleito agiria da mesma forma. Não tem cono deixar de fora do governo os partidos da base de sustentação. Tem algum espertinho achando que o Aécio faria diferente?

  7. Tudo que parte da banDilma já cheira corrupção!

  8. claudia pedrini disse:

    nada muda , é uma vergonha , toma lá dá cá ….lamentável.

  9. Raymundo disse:

    Infelizmente, o presidente do TSE, é um ministro aliado com o PT. Por isso, as contas da campanha da Dilma, severamente criticadas pelos Técnicos, foram aprovadas com ressalvas. E o caso do Celso Daniel, voltou a estaca zero, por conta de uma decisão do STF. Só nos resta uma grande esperança, na postura ilibada do Juiz Sérgio Moro, que vem conduzindo o processo da Operação Lava Jato, com mãos de ferro, em sintonia com este ilibado Juiz, temos o Procurador Geral da República o Exmo. Rodrigo Janot. Ainda, devemos depositar confiança, no depoimento da ex-gerente Venina da Fonseca, ao Ministério Público Federal. Wn Curitiba.

  10. JOSÉ ALBERTO DINI disse:

    Parece-me que conseguiram piorar o que ja estava péssimo; quando é que vão tomar decisões pensando simplesmente no POVO ???Isto não é pragmatismo, é legislar em causa própria…

  11. ELYSER ANTUNES DE SA disse:

    Com a familia Barbalho no governo para ajudar a Presidente é garantia de honestidade, combate as maracutais, etc. Pessoal honesto está ali, bem ao nível da Presidente, Lula e etc.Genoino indultado quem sabe também funde um novo ministério paxra acomodar o companheiro. Parabens Dilma, pelas escolhas.

  12. Francisco Oliveira disse:

    Não tem Dilma 2 nem Dilma l se alguem estiver pensando que esta mudando alguma coisa se enganam, o que muda são os ratos o queijo é o mesmo.

  13. Aldair disse:

    Só tem um jeito desse país ir pra frente.Todo corrupto seja mandado pra China pra simplesmente o cara sentir o que é roubar num pais que leva o assunto a sério.Sem dúvida nenhuma essas duas décadas passadas são as piores no âmbito geral da política,tanto no executivo quanto no legislativo.O cara quando é honesto não presta como político;né tiririca?

  14. evandro oliveira disse:

    Se a Senhora Presidente Dilma, nomeou o Filho do senador jader barbalho, isso é uma vergonha
    para a senhora presidente, se manca.

  15. Antonio Carlos disse:

    AS CONCLUSÕES DE UMA EMPRESA DE ANÁLISE DE VOZ SOBRE A ENTREVISTA DE VENINA
    Uma empresa especializada em análise de voz, a Truster examinou a entrevista que Venina Fonseca concedeu ao Fantástico.
    A Truster é representante oficial, no Brasil, da Nemesysco, empresa israelense de análise de voz.
    As principais conclusões:
    #”Muitas afirmações são fantasiosas e apelativas, como se ela estivesse seguindo um script.”
    #”Em diversos momentos ela foge à pergunta formulada, ou não responde.”
    #”Ela parece estar buscando uma vingança e não fazer justiça em nome dos funcionários da Petrobras.”
    #”A senhora Venina não foi verdadeira ao tentar envolver algumas pessoas em sua denúncia.”

    • Antonio Carlos disse:

      AS CONCLUSÕES DE UMA EMPRESA DE ANÁLISE DE VOZ SOBRE A ENTREVISTA DE GRAÇA FOSTER.
      A Truster, empresa especializada em análise de voz, examinou a entrevista que Graça Foster concedeu ao Jornal Nacional.
      A Truster representa no Brasil a Nemesysco, líder mundial neste segmento.
      Graça, segundo a Truster, fez um “esforço massivo” para responder às perguntas. “Ela foi verdadeira na maior parte de suas respostas”, diz o laudo.
      O LAUDO COMPLETO, TANTO DA VENINA, QUANTO DA GRAÇA, PODEM SER OBTIDOS NA INTERNET.
      Por favor, não venham dizer que a empresa israelense é comunista ou ligada ao PT.

      • Asteriosvaldo Sacristolimotério de Souza disse:

        Enquanto a campanha anti-Petrobras segue na mídia, a empresa vai colecionando diversas boas notícias naquilo que interessa: produzir petróleo para o Brasil.
        Depois de bater, no domingo, o recorde de produção em um único dia no domingo (2,47 milhões de barris de petróleo num dia ou, para se ter uma ideia melhor 392 milhões de litros), a empresa recebeu autorização da Agência Nacional de Petróleo para produzir, de forma provisória, no megacampo de Búzios (antes conhecido como Franco), um dos que integram o conjunto da área de cessão onerosa recebida, definitivamente, no ano passado.
        Este conjunto representa reservas de até 15 bilhões de barris de óleo recuperável, quase o mesmo que todas as reservas provadas hoje do país.
        Infelizmente, notícias como essa saem pequeninas, nos cantinhos da editoria de economia.

        • Pasquale disse:

          Com que $$ ela vai explorar alguma coisa,se não apresentar o balanço até janeiro.
          Como vai pegar $$ lá fora?????????
          A PETROLIXO,como é conhecida agora.Esta com a corda no pescoço.
          E vai adiar,é isso mesmo adiar projetos de qualquer jeito por falta de dinheiro.
          E com o OIL cotado a 60 dolares…virou novela Mexicana.

        • LUGAR DE LADRÃO É NA CADEIA: DE MENDIGO A PRESIDENTE DA REPÚBLICA!, INDEPENDENTE DE PARTIDO!!! disse:

          EU ACHO QUE VOCÊ ESTÁ DE BRINCADEIRA!
          QUEM ESTÁ FAZENDO “CAMPANHA CONTRA A PETROBRAS”?
          O QUE SE TEM VISTO É “CAMPANHA A FAVOR DA PETROBRAS”, PATRIMÔNIO NACIONAL, CRIADO COM MUITA LUTA, NA DÉCADA DE 50, ORGULHO DE TODOS OS BRASILEIROS.
          O QUE SE TEM VISTO É CAMPANHA CONTRA A LADRÃOZADA QUE A VEM ASSALTANDO VIOLENTAMENTE, ROUBANDO “BILHÕES DE REAIS” DA PETROBRAS, ATRAVÉS DE NEGOCIATAS COM EMPRESÁRIOS DESONESTOS!
          OU VOCÊ NÃO TEM VISTO OS VALORES QUE TÊM SIDO DIVULGADOS?
          MEU AMIGO, PARE DE PROCURAR DEFENDER PARTIDO DE POLÍTICOS BANDIDOS, QUE PERMITE E ORGANIZA QUADRILHAS PARA ROUBAREM OS COFRES PÚBLICOS, SEJA LÁ PARA PROJETOS POLÍTICOS, SEJA LÁ PARA LOCUPLETAÇÃO PESSOAL (NORMALMENTE SATISFAZ ÀS DUAS CAUSAS).
          POLÍTICO LADRÃO, GOVERNANTE LADRÃO, EMPRESÁRIO LADRÃO, PEÃO LADRÃO, TODOS TÊM QUE SER TRATADOS DA MESMA FORMA: COM CADEIA!
          NÃO IMPORTA SE O LADRÃO É DO PT, DO PSDB, DO PMDB, DO PSB, DO DEM, DO PCDOB, DO PCB, DO PTB, DO PDT OU DE QUE PKP DE PARTIDO DE LADRÕES SEJA, SE ROUBOU E FICOU COMPROVADO, FOI JULGADO PELA JUSTIÇA E CONDENADO, CADEIA NELE! E DEVOLUÇÃO DE TUDO QUE FOI ROUBADO, COM CONFISCO DE BENS ETC.
          O QUE NÃO PODEMOS É NÓS, O POVO, FICARMOS FAZENDO O JOGO DESSES LADRÕES INVETERADOS, DEFENDENDO-OS PORQUE SÃO DO PARTIDO PT, OU PSDB, OU PMDB OU QUALQUER OUTRO.
          TEMOS QUE TRATÁ-LOS COMO HOMICIDAS DOLOSOS (E DEVEMOS LUTAR PARA QUE A LEI PASSE A CRIMINALIZÁ-LOS TAMBÉM PELO CRIME DE HOMICÍDIO DOLOSO), PORQUE INSENSÍVEIS ÀS MILHARES DE “MORTES QUE SABEM QUE CAUSAM”, POR FALTA DO DINHEIRO QUE ROUBAM, QUE DEVERIA SER USADO PARA SUPRIR AS CARÊNCIAS DA SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA PÚBLICA, COMBATE AO NARCOTRÁFICO, SANEAMENTO BÁSICO E TANTAS OUTRAS ÁREAS ONDE PREDOMINA A CARÊNCIA.
          NÃO PODEMOS CONTINUAR A MANTER ESSES BANDIDOS NA VIDA PÚBLICA: QUEM ENTRA NA VIDA PÚBLICA TEM QUE TER COMO OBJETIVO “SERVIR” E NÃO SER SERVIDO.
          O QUE TEMOS VISTO HOJE SÃO VERDADEIRAS “GUERRAS NAS ELEIÇÕES”, ONDE FRASES ABSURDAS SÃO DITAS
          COMO UM VERDADEIRO BRADO DE GUERRA: “ELES NÃO SABEM DO QUE SOMOS CAPAZES, PARA GANHARMOS A ELEIÇÃO”… “VAMOS FAZER O DIABO PARA VENCER AS ELEIÇÕES”… FRASES QUE DEMONSTRAM UM VERDADEIRO GRITO DE GUERRA, QUANDO NÃO DEVERIA SER MAIS DO QUE UM SIMPLES “CONFRONTO DE IDEIAS, ENTRE BRASILEIROS CIVILIZADOS”.
          NÃO DEVEMOS NUNCA NOS ESQUECERMOS QUE HÁ 50 ANOS ATRÁS, EXATAMENTE PORQUE DOIS GRUPOS DE BRASILEIROS PASSARAM A GUERREAR ENTRE SI, QUERENDO AMBOS QUE SUAS IDEIAS PREVALECESSEM SEM O DIÁLOGO RESPEITOSO E INTELIGENTE, PARTIRAM PARA A “GUERRA”, GERANDO UM GOLPE MILITAR QUE DUROU 21 ANOS!
          MENSALÃO, PETROLÃO, METROSÃO, AZEREDÃO OU QUALQUER OUTRO ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO, NÓS, O POVO, TEMOS QUE DAR TODO O APOIO PARA QUE SE INVESTIGUE E, APÓS JULGADOS OS RESPONSÁVEIS, SE CONDENADOS, QUE VÃO PARA A CADEIA!
          NÃO TEM CABIMENTO NÓS, O POVO, APLAUDIRMOS BANDIDOS CONDENADOS PELA JUSTIÇA (E CONDENADOS MUITO BRANDAMENTE, POR SINAL, TAMANHO O CRIME QUE COMETERAM CONTRA O POVO); AUTORIDADES CONSTITUÍDAS DO LEGISLATIVO E EXECUTIVO, SE MANIFESTANDO A FAVOR DOS BANDIDOS CONDENADOS, NUMA CLARA AFRONTA AO PODER JUDICIÁRIO.
          NUM PAÍS, QUANDO O JUDICIÁRIO PERDE SUA AUTORIDADE, HÁ SINAL CLARO DE CAOS!
          DECISÕES POLÍTICAS PODEM E DEVEM SER DEBATIDAS, MESMO APÓS INCREMENTADAS PELO GOVERNO.
          DECISÃO JUDICIAL NÃO SE DISCUTE, CUMPRE-SE!
          OU, SENÃO, É CAOS!

      • Asteriosvaldo Antonio disse:

        A culpa de tudo é da mídia golpista,não esta aconecendo nada na Petrobras.
        É tudo ilusão,tudo imaginário.
        Querido e idolatrado PT.

  16. ELISABETH disse:

    “Há uma transformação clara de Dilma 2 em relação a Dilma 1” -kENNEDY, SO QUE VOCE ESQUECEU DE DIZER QUE A TRANSFORMAÇÃO É PARA PIOR.

  17. Edmar disse:

    Será que Jaques Wagner sabe quem foram os senhores a seguir ? Com certeza não mas, Carlos Marighella e a ALN sabia:

    – José de Carvalho
    – Guido Boné
    – Natalino Amaro Teixeira
    – José Getúlio Borba
    – Newton de Oliveira Nascimento
    – José Armando Rodrigues
    – Bertolino Ferreira da Silva
    – Sylas Bispo Feche
    – Iris do Amaral
    – Walter César Galleti
    – Mário Domingos Panzarielo
    – Sílvio Nunes Alves
    – Manoel Henrique de Oliveira

  18. carlos alberto horvath disse:

    Isso é que fizeram: DERAM A CHAVE DO GALINHEIRO PARA A RAPOSA.
    Se bem que eu, particularmente, não confio nessa famigeradas urnas eletronicas.
    Isso que vocês leram, vai se tornar comum.
    Ah!… Só para lembrar, há uma forte possibilidade de perdoar o José Genuino (o do mensalão).
    Fora ele a cambada toda vai ser solta….. VOCÊ GOSTOU?
    ngerAnd

  19. Gregorio Bezerra disse:

    Sempre foi assim, assim será. E tem os coxinhas que acreditam que PT é diferente de PSDB. Analfas.

  20. Fazer o que? O povo brasileiro quis assim através do voto. Agora só podemos dizer, que assim seja e vai ficar pior, pois os mensaleiros e petrolões já detonaram também o BNDS. Guentaaaa povo brasileiro!

    • Antonio Carlos disse:

      Lamentavelmente, as pessoas que falam mal do PT só repetem o que escutam, copiam e colam, fazem parte de uma Manada conduzida pela Mídia, são completamente despolitizados, incapazes de buscar informações que não partam da Mídia tradicional, sem perceber que esta sempre esteve ligada aos interesses do capitalismo, onde o povo tem muito pouca importância, a não ser quando está consumindo.
      Por outro lado, falar mal do PT valoriza o indivíduo, quanto mais mensagens colocam no “FACE”, mais importantes se sentem, é uma verdadeira competição, afinal ser contra um Partido onde a estrela maior foi um operário, dá status. O pensamento tem sentido, já que sempre que criticamos, nos colocamos numa posição de superioridade, estamos acima do criticado. É mais ou menos assim, compro um carro melhor do que o do meu vizinho e todos vão achar que eu sou melhor que ele, mesmo que a minha geladeira esteja vazia e eu tenha a maior dificuldade de pagar as prestações. Mas, quando eu passo, cheio de pose, todo mundo me admira. É triste, mas é assim que funciona, é a vaidade do ser humano, conduzindo os seus atos, determinando as suas atitudes.
      São pessoas que acreditam piamente no Globo, na revista Veja, na Folha e no Estadão. São leitores de manchetes e isso basta. São totalmente conduzidos pela Mídia como uma Manada. Não têm só antolhos, estão encapuzados. Se acham muito inteligentes, mas são incapazes de sustentar uma argumentação, devido à superficialidade do que dizem. São preguiçosos, pois bastaria pesquisar antes, para criticar depois com a sustentação necessária.
      Por outro lado, aqueles que são a favor do governo, demonstram exatamente o contrário, emitem opiniões baseadas em FATOS e por isso têm maior credibilidade, são mais profundos nos seus comentários e são capazes de sustentar uma argumentação.
      Não é a toa que a elite cultural brasileira, composta pela UFRJ, USP, UNICAMP, UERJ, UFF, PUCs, OAB, SENG, apoia totalmente o Governo atual e se contrapõe a esses críticos alucinados.
      Agora, a pergunta básica que pessoas com um mínimo de inteligência deveria fazer é: Porque?
      A resposta correta seria: Porque são todos Comunistas Terroristas (da Venezuela, já que de Cuba não falam mais), ou se essa postura se deve ao fato de serem corretamente informados?
      Agora, o mais interessante é que os opositores também não têm o menor interesse em mudar de opinião, por maiores, melhores e mais verdadeiras que sejam as argumentações contrárias. Acham que estão aqui numa competição.
      Quando eu leio determinadas críticas imagino que eu sou uma pessoa ingênua ou os críticos alucinados são pessoas, no mínimo, extremamente superficiais, para não dizer preconceituosos e mal intencionados.
      Eles se acham tão inteligentes (?) que condenam sem provas. Pra que provas, se a nossa Mídia está insinuando?
      Eu diversas vezes fiz o seguinte desafio: apresentem provas, pelo menos uma que dê algum embasamento para as críticas. Sabe o que acontece? Ficam mudos.

  21. Antiprivata disse:

    Esses perdedores…criticam Dilma por ter partidos aliados escolhidos para ministérios e eu perguntaria que se fosse o Aécio ele teria apenas 30 ministérios todos eles com ministros do PSDB….sabem como seria? não ganharia nada no Congresso! TEria que ter PPS, DEM, com certeza PMDB e outros nanicos que apoiaram sua candidatura, POrtanto parem de falar bobagem e usem o cérebro que está dentro da cabeça ok???

  22. jose maria pio soares disse:

    tratar política como torcedor fanático de futebol é o caminho certo para não enxergar nada como deve ser. e ¨¨ eles¨¨ sabem se aproveitar dessa gente. e eu digo isso como corinthiano, então sei bem o que estou dizendo. kkkkkkkk

  23. ruoger disse:

    Sinceramente não dá para confiar em nada que venha do pt.Um partido que faz de tudo para que suas falcatruas sejam desapercebidas com o único intuito de se manter no poder.Lula milionário,petrolão,mensalão,crescimento zero,saúde pública uma @#$% mas o pessoal do pt ,que não é bobo se cuida no sírio libanês,dívida EM TRILHÕES ,mas segundo o pt o país está uma maravilha,e o povo otário apoia .

  24. Pasquale disse:

    O processo aberto contra a Petrobras pela cidade norte-americana de Providence, capital do Estado de Rhode Island, na véspera de Natal, inclui 13 executivos da administração, duas subsidiárias no exterior e 15 bancos envolvidos na emissão de papéis da companhia. Aparecem como réus a presidente da empresa, Graça Foster, e o diretor financeiro Almir Barbassa
    ___________________________________________________________________________________

    O pequeno detalhe, até agora os processos foram contra a empresa.
    Nesse caso é contra as pessoas.

  25. NRA Borges disse:

    A opinião dos eleitores – apesar dos fundamentalistas anti-PT – ficou bem clara na questão da corrupção: reconhecem que existe e que o PT e partidos da situação a praticaram. Prova? Apesar da intensa campanha de denúncias pré-eleitorais e no 2o turno não houve adesão ao Aécio nas urnas (pq é a mesma coisa). Assim a Dilma ganhou. A margem de vitória foi pequena e talvez não se repita em 2018 nem mesmo com o Lula. Tudo vai depender da ficha cair agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-20 14:42:28