aki

cadastre-se aqui
aki
Política
22-06-2015, 9h14

Dilma paga o preço de não ter mudado economia em 2013

Presidente não demitiu Mantega no 1º mandato para evitar assumir erro
58

Kennedy Alencar
BRASÍLIA

A presidente Dilma Rousseff está pagando o preço dos erros que cometeu na economia e também na política. A última pesquisa divulgada pelo Datafolha mostrou nova queda de popularidade tanto de Dilma como do governo.

As taxas são semelhantes às do ex-presidente Fernando Collor de Mello pouco antes do processo de impeachment. A aprovação da presidente é de apenas 10%.

Em agosto de 2013, logo após as manifestações de junho e julho daquele ano, Dilma considerou a possibilidade de substituir o então ministro da Fazenda, Guido Mantega, e mudar o rumo da política econômica. Preferiu manter a equipe econômica sob o argumento de que, se trocasse Mantega, confessaria um erro em uma hora de fraqueza.

Foi um tremendo erro de cálculo político, porque ela ainda insistiu numa política econômica equivocada por todo o resto de 2013 e pela campanha eleitoral de 2014.

Na campanha, a presidente fez um discurso contrário às medidas que adotaria no segundo mandato. É óbvio que parte do eleitorado, inclusive quem votou em Dilma, tem um sentimento de ter sido enganada.

Na avaliação dos pesquisadores do Datafolha, há um destaque para o medo do futuro em relação à manutenção do emprego. No entanto, o peso da inflação alta e o desgaste da imagem do governo e do PT com a Operação Lava Jato contribuem para esse resultado que remete ao pré-impeachment de Collor.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, reconheceu, em conversa reservada ontem, o momento de grande dificuldade. Disse que o governo tem de admitir os problemas e que não pode fingir que nada está acontecendo. Afirmou que o Palácio do Planalto está tomando medidas para consertar a economia, que há planos para a agricultura, a exportação e concessões e que uma recuperação virá. Essa é a aposta do governo.

No entanto, ainda há um longo deserto a atravessar até que a economia melhore. O mercado prevê queda de até 2% da economia neste ano e crescimento zero no próximo. E o governo Dilma já está sem musculatura na largada, com apenas seis meses de segundo mandato. Isso acaba reforçando ainda mais um Congresso que tem tido gestos de irresponsabilidade do ponto de vista fiscal, como vimos na flexibilização do fator previdenciário.

*

Há nos bastidores da Operação Lava Jato um desejo dos investigadores de obter alguma ligação que possa comprometer o ex-presidente Lula. O próprio ex-presidente tem esse diagnóstico, de que é alvo oculto dos investigadores. Isso está claro.

Nos desdobramentos políticos, será uma fase de confronto mais duro entre investigadores e investigados.

A Odebrecht reagiu em nota hoje questionando a solidez de pontos usados para justificar as prisões. Será um momento de teste para o juiz Sérgio Moro, o Ministério Público e a Polícia Federal, que vão enfrentar as duas maiores empreiteiras do país.

Nos desdobramentos econômicos, a Lava Jato será um fator a agravar dificuldades, porque são duas empresas que empregam muita gente e que agora passarão a sofrer com perda do grau de investimento, maior dificuldade de financiamento e o impacto da prisão de seus principais executivos.

Nesse sentido, agiu corretamente o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ao dizer que as empresas não poderiam ser impedidas de participar do novo plano de concessões do governo. Seria um prejulgamento e algo prejudicial ao plano de concessões, porque essas empresas são atores econômicos importantes.

O juiz Moro usou como argumento para prisão impedir futuros delitos nesse plano de concessões. Pela primeira vez, Cardozo questionou duramente uma decisão de Moro. Isso mostra um clima de maior embate nesta fase da Lava Jato.

Será importante ver quais devem ser as respostas das instâncias superiores da Justiça aos recursos que estão sendo apresentados pela Odebrecht e Andrade Gutierrez.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
58
  1. F-z disse:

    Dilma????? ou o POVO BRASILEIRO????

    • Stanislaw P/ F-z: "ELA SÓ "PAGARIA" SE FOSSE PARA A FILA DO SUS"! disse:

      Mantega foi ministro da Fazenda e ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão do governo Lula.
      Por que será que veio a ser o ministro da Fazenda no primeiro governo de Dilma? (Deveria ganhar um doce quem adivinhasse).
      Ele nunca foi Presidente da República!
      E duas frases não podem ser jamais esquecidas:
      1 – “Eles não sabem do que somos capazes…do que somos capazes… do que somos capazes, para ganhar a eleição” (Lula);
      2 -“Somos capazes de fazer o diabo para vencer as eleições” (Dilma!).
      O projeto de perpetuação no poder tinha que ser levado adiante e para ganhar as eleições consideravam tudo válido, até quebrar o país.
      Quanto à parte do eleitorado que se sente enganada por Dilma, não é parte, senhor Kennedy, é “quase toda parte”, pois atualmente ela só tem 10% de aprovação: os 90% de indignados se sentem vítimas do maior estelionato eleitoral de que se tem notícia!

      Quanto à operação Lava Jato, senhor Kennedy, com certeza a nação brasileira está exultante desde que o ex-ministro do STF, o grande Joaquim Barbosa, iniciou com o Mensalão, o que temos visto a continuação com o juiz Sergio Moro, MPF, PF, TCU e todos os brasileiros indignados que de alguma forma têm podido contribuir para que possamos ver na cadeia essa ladrãozada “Padrão Fifa”, antes, “acima de qualquer suspeita”!
      A população brasileira deveria parabenizá-los e incentivá-los a não pararem, não retrocederem, não se dobrarem, não temerem, não desistirem, não se corromperem e se convencerem, cada dia mais, que a esperança de milhões de indignados brasileiros está com eles, enaltecendo-os e confiando que um Brasil melhor deverá ser o resultado final de suas ações.
      NB. Cada vez que um agente envolvido na caça dessa ladrãozada dos cofres públicos pensar em retroceder, deveria pensar que cada vez que um cofre público é roubado, milhares de brasileiros estão morrendo nas filas do SUS!

    • julia disse:

      esta senhora tem que ser é cassada, por que tanta demora….e lula por que tb ainda n tá preso…com as respostas a justiça

  2. Aparecido disse:

    Fosse somente a Dilminha “Paz e Amor” que pagasse o preço seria ótimo. Mas ocorre que sempre quem paga o preço somos nós”Meros Contribuintes e Pagadores de Impostos.Sempre disse que o Publico sempre será Politico enquanto o Privado Meritório.Numa Empresa Privada qualquer diretor,gerente ,etc seria sumariamente demitido por qualquer erro ou desleixo.No Poder Publico isto não ocorre pq quem ocupa estes cargos nem tem aptidão e conhecimento para isso.São “Amigos” do Rei de Plantão.Então é isso.Pagamos pelos erros de Dilminha e sua Trupe.

    • Joaquim disse:

      Que tal a presidente ir na TV e pedir desculpa por ter engando que votou nela e por ter feito uma gestão tal amadora da econômia, seria um bom começo. Depois reduzir pela metade os cargos comissionados e ministérios.
      Por que até o momento só estão cortando na nossa carne, nas deles teve até aumento salarial.
      Para min é difícil resolver um problema sem reconhecer que ele existe, então a solução de qualquer problema passa pelo reconhecimento da existência do mesmo, sem diagnóstico e um plano de ação.
      O que estamos vendo agora:
      – Não se assume a existência de problemas.
      – O diagnóstico é errado.
      – Não a plano de ação.
      Portanto não existe credibilidade no atual governo.

    • evanir luiz buratto disse:

      Falou e disse. Trabalhei 30 anos em um Banco Estadual, o Banestado e descobri que a maior praga do serviço público são os tais “Chefes, assessores e secretários”. A maioria são cabos eleitorais que nunca fizeram nada na vida. Chegue à conclusão que todos os cargos do serviço público, inclusive de Secretário de Estado, deve ser exercido por funcionário concursado.

  3. Só podia dar nesta bagunça, quando um governo é populista e trata o dinheiro publico como se fosse dinheiro de pinga. Não existe almoço grátis. Para qualquer real ganho, tem que ter suor e trabalho. Mais é fácil quando o suor e trabalho fica a cargo de uns poucos e o resto só roubando ou se beneficiando das tetas do governo.

  4. João Alberto Afonso disse:

    Caro Kennedy:- Desculpe, mas a Dilma manteve o Mantega visando seus próprios mesquinhos interesses. Enfim, ele foi apenas “pau mandado” para maquiar todas a mazelas de prepotente e incompetente senhora que deveria, isso sim, pedir desculpas ao povo por todas a mentiras e desmandos que cometeu e renunciar ao cargo.

  5. César disse:

    Quem não deve, não teme! Diz o ditado, que quem age corretamente, não tem o que temer. Se o ex-Presidente Lula, já prevê o futuro sem ser vidente, é por que sabe o que fez. Não é o Juiz Sergio Moro quem o persegue, é a sua própria consciência quem o faz. As tais maracutaias, agora tiram-lhe o sono. Nunca antes neste país viu-se um partido inteiro em tamanho desespero. Arrasaram com o país e da mesma maneira, arrasaram com o Partido dos Trabalhadores. O castigo está chegando! O dia do juízo final para lula e o PT está chegando. Também não sou vidente mas vou arriscar uma previsão. Para o ex-Presidente lula, o PT e o bolivarianismo sul americano, será o fim dos tempos.

  6. Carlos disse:

    Dona Dilma, a sua renuncia neste momento e o melhor caminho para a senhora e para o povo trabalhador brasileiro que nao aguenta mais sofrer por erros cometidos pela senhora e sua equipe de incompetentes.

  7. Jean Pierre Barbosa Osorio disse:

    Uma vez corrupta sempre corrupta, existe outras empresas com solidez e honestidade para dar continuidade aos serviços, é hora de parar de ser cretino e puxa saco dessas empresas que sempre soubemos que faziam essas coisas todas erradas e não tínhamos provas, a CPI DEVE CONGELAR TODO ESSE PATRIMÔNIO, para garantir o ressarcimento de todos os prejuízos de mais de 40 anos de roubalheira dessas empresas.

  8. ze cejames disse:

    Não , nós é que estamos pagando o preço por tê-la reeleito.

  9. Ruy Teixeira disse:

    O grande responsável por isso é o (ex)Presidente LULA que fez do nosso país um grande balcão de negócios. A firma quebrou.

  10. jonas antônio de freitas disse:

    Todos , mais todos os governos da esquerda e da direita das Américas Latinas, são populistas e assistencialistas…gosta tanto de pobres, que o multiplica. Sempre levando os Países para o fundo do Poço.

  11. Luiz Carlos disse:

    Quem paga é o povo brasileiro, aqueles que acreditaram nas mentiras da senhora Dilma,estamos a caminho de transformar o Brasil em uma Venezuela. Onde estão os defensores do partido, ou melhor, da quadrilha petista ?

  12. enzo silva costa disse:

    É um absurdo. Esse juiz está arrebentando com o país e ninguém faz nada. Há conflito de jurisdição,as acusações se fundamentam em casuísmos políticos da pior espécie, como o Domínio do Fato – já criticado por seu criador da forma como é aplicado no Brasil, e o instituto da delação premiada, típico de ditaduras e do macartismo como o vivido agora pelo Brasil. Enquanto isso, nossas maiores empresas de engenharia quebram, milhares de trabalhadores são demitidos e temos dezenas de projetos com valor de bilhões de dólares – que ficaram décadas para serem iniciados, já que antes não se fazia absolutamente nada – sendo paralisados e sucateados, com um prejuízo, para a Nação, centenas de vezes maior do que o da corrupção comprovada até este momento. E a malta ignorante aplaudindo, nas redes sociais, a procissão da desgraça que está arrebentando com o país.

    • Enzo, só para entender seu pensamento, deixa do jeito que esta, que esta tudo OK. As empreiteiras roubam, os polílitos roubam e o culpado é o juiz Mouro. Cadeia é para pobre, por que se for empreiteiro rico prejudica o país. Legal.

    • José Roberto Lisboa disse:

      Boa tarde Enzo,respeito sua opinião,mas as medidas adotadas pelo governo citam economia de 60 bilhões,pegue por baixo em conta de padeiro os desvios dessas idôneas empresas e fecharíamos em superavit de 2% na economia.O povo é gado e Maria vai com as outras,mas tudo tem um limite.
      Abraço.

    • César disse:

      É um absurdo! Onde já se viu, o que este juiz está fazendo com o país! Agindo dentro da lei, trazendo justiça, mantendo à ordem pública, combatendo a corrupção e a impunidade, colocando os desonestos na cadeia. Assim vai acabar com o seu partido!

    • Paulo disse:

      Ah tá, então a máfia e o tráfico de drogas não podem ser combatidos porque “geram emprego”. E prisão preventiva – prevista em lei – só cabe contra pés de chinelo, não contra bandidos fidalgos que roubam bilhões. E os culpados são o juiz e os promotores que insistem, vejam só que ousadia, em combater o crime organizado. Boa esta tese, muito boa, poderia ser base de um doutorado.

  13. Fabio Meirelles disse:

    O problema da Dilma tem nome, ou seja, ela mesma.
    Não sabe o que quer, esta perdida, se cercou apenas de cobras e pessoas inuteis e ela se vendeu a um projeto liberal, cujo fiador é o sr Levy.
    Dilma desanda entre quem votou nela e aos poucos ela vai destruindo os ganhos do governo Lula.
    Dilma é uma traíra.

  14. Gustavo disse:

    A Justiça tem que fazer a sua parte. Jamais deve ser impedida. Doa a quem doer. O que a operação lava jato faz é um balanço moral da política, o qual deveria ter sido feito faz muito tempo. Minha esperança como cidadão é que cheguem à origem dos corruptos, para mostrar bem a cara deles, asssim jogamos no lixo essa cacalhada, seja quem for, e de preferência que se excluam do mapa os partidos envolvidos nesta trambicagem sem mais tamanho. Já estamos exportando tecnologia de corrupção, vide Fifa. Que vergonha!!!!!!

  15. Toni disse:

    Tem gente que, me parece, não sabe o que diz. Não sabe o que publicar. Vejam este aqui:”Nos desdobramentos econômicos, a Lava Jato será um fator a agravar dificuldades, porque são duas empresas que empregam muita gente e que agora passarão a sofrer com perda do grau de investimento, maior dificuldade de financiamento e o impacto da prisão de seus principais executivos.” Oras, “seo” Keneddy, a culpada NÃO É A LAVA JATO”. SÃO AS PRÓPRIAS EMPREITEIRAS QUE SUCUMBIRAM AO PODER E À ÂNSIA DE QUEREREM SEMPRE MAIS. A operação Lava Jato, simplesmente, trouxe à tona toda porcaria que fizeram os corruptos e os corruptores. Não me venha mais com “essa” que eu não engulo.

  16. José Eduardo Pires Manara disse:

    Dilma não demitiu Mantega pois este era pau mandado, só fazia o que ela determinava, e sua demissão seria confirmar que ela não tinha visão do que iria acontecer ao nosso pais hoje em dia. Lembro que durante o primeiro mandato Dilma, apareceu na imprensa avaliação do ministro Mantega, feita pela City Londrina, em que dizia claramente ser ele incompetente. Esta avaliação foi considerada pela governo como ingerência indevida na política brasileira, e desdenhada pela Dilma. Ora, o tempo só confirmou que quem sabe sabe, e aquela que não sabe nem para fazer parte do Conselho de Administração da Petrobras não poderia nunca estar no lugar em que esta.

  17. Marcelo Farias de Moura disse:

    Votem em mim! mas quero poderes plenos para acabar com essa bagunça desses fanfarrõens!

  18. gilson luiz disse:

    O Brasil esta nesta situação por unicamente o PT não condições de administrar o pais,pois Dilma a campanha toda enganando seus eleitores,onde gastou muito dinheiro desviado da Petrobrás com ajuda
    do Lula que na verdade é quem comanda toda situação e não são patriotas e só que sabe de continuar no poder,pois se fosse em pais sério estariam todos na cadeia.

  19. Joâo Batista Cardoso disse:

    Esta senhora não esta “pagando nada”. Deveria reconhecer sua incapacidade de governar e se retirar de cena o mais breve possível. Se não podia governar por causa da sombra de seu “padrinho” então deveria ter passado esta mensagem para o país e desistido a mais tempo. Quando é que na democracia teremos ferramentas mais ágeis e objetivas para afastar dirigentes incompetentes? Decididamente uma Presidente e um Ministro da Fazenda que deixam o país nesta situação e continuam livres? Justiça onde andarás???

  20. alcemiro disse:

    o que falta na verdade, e colocar as claras toda a verdade possível, que houve enriquecimento ilícito por parte do ex-presidente, isso e nítido, porque não poderia ser investigada toda essa parafernália, no final das contas quem paga o pato e a classe dos trouxas que são taxados de classe media, no pais existe sim três classes os espertinho que vive na sombra do governo, os espertalhões que tem o financeiro, e por fim os trouxas que pagam todo essa conta……analisem bem o ponto colocado.

  21. Até onde vão a vaidade e a irresponsabilidade dessa presidente. Pensava que só todo o mundo soubesse da incompetência do Mantega, mas que a Dilma não. Ela foi capaz de mentê-lo, como moleque de recado, pois não poderia acumular o cargo de Ministra da Fazenda, mas o foi de fato. Quanto ao título da matéria discordo, porque quem paga o preço é o povo.

  22. Maria das Graças Marques Evangelista disse:

    Independentemente do que fizesse, a imprensa e a oposição não lhe dariam tréguas. Foi assim com Lula, foi assim nas previsões catastróficas do “não vai ter copa”. A oposição faz um trabalho contínuo, bem feito, concatenado, de destruição da imagem do PT. E a imprensa, e seus “analistas” são os maiores contribuidores nesse trabalho. O quarto poder sempre elegeu e destruiu quem quís nesse país. E mais, pensar que este é um problema isolado do Brasil, é desconhecer a geopolítica. Só pessoas que não conhecem a história acreditam nessas “análises”.

    • César disse:

      Por isto que eu me baseio pelo supermercado aqui perto de casa e não pela imprensa. procuro informações na feira-livre e nas contas de água, energia e telefone. Faço a leitura das entrelinhas da bomba de combustível. A noticia que chega das plaquinhas de preços do açougue e da quitanda. E chego a conclusão, que a culpa não é da imprensa golpista e nem do FHC. São quatro mandatos consecutivos de presidentes petistas, que nos trouxeram até aqui.

    • Pasquale disse:

      Maria das Graças…Maria das Graças…Maria das Graças…
      blá blá blá…e o blá,blá,blá?
      Como é que ficamos?

  23. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Não é só a economia que vai mal … a diplomacia é de dar vergonha às piores ditaduras africanas e às repúblicas de bananas ao nosso redor !

  24. Ela está pagando pela incompetência……ou mais claro ainda….ela se meteu a fazer algo que não sabe…..ou melhor…. algo parecido a um analfabeto querer escrever um enciclopédia…..

  25. Everaldo S. Santos disse:

    A maioria que esta no governo hoje pensam primeiramente em benefícios dos próprios interesses, veja bem qual Presidente do regime militar a famílias estão com patrimônio acima da realidade, do ex-pres. lula para hoje qual quer zè manê, ficaram estão ficando com patrimônio muito acima (muito bem financeiramente). exemplo tem te monte. A realidade é o Brasil esta quebrado e com essa presidenta fica muito pior, porque qual investidor ira investir em um país que a administração não é confiável e ainda por cima é péssima administradora, a qual não conseguiu administrar nem a própria loja de 1,99 que faliu quando o real era igual ao dólar.

  26. José Carlos Duarte Pinto disse:

    Se o país, chegou onde chegou a culpa de do PT, com ajuda do Sr. Lula. Ela que tramou toda esta bagunça, desde o mensalão. Você quer coisa pior de o Sr. José Dirceu que era o braço direito do SR. Lula, sempre dizer que o Presidente não sabia de nada. Assim como a Sr. Dila quando foi presidente da Petrobras que também não sabia dos desvios de dinheiro na Estatal. Como que você Presidente de uma empresa como a Petrobras, você assina um documento liberando uma verba para compra de uma refinaria que estava jogado no ferro velho dos americanos por vários bilhões de dólares. Ela sabia dos problemas do Brasil, mas cadê coragem para falar que o Brasil iria afundar igual ao TITANIC, e sem salva vidas para nós pobres e honestos brasileiros, que temos que trabalhar quase 4 meses para pagar impostos, que você nunca vê em seu benefício ou da população. Não temos Saúde, Educação,Segurança e os alimentos e a energia cada dia mais caro. Os empregos estão desaparecendo da face da terra(no Brasil). Ninguém quer investir por falta de confiança no Brasil. É como eu costumo dizer” Se pega os 40 ladrões, mas ninguém entrega o ALI-Babá. Do jeito que vai, não sei onde este país vai parar. A sr. Presidente, devia renunciar, mesmo a gente sabendo, como o Brasil está, o próximo que entrar, vai entrar numa canoa ‘FURADA”. Estes corruptos deveriam ir todos para cadeia, com os piores bandidos, para sentir na pele como é uma cadeia e não ficar em prisão domiciliar, porque se é um pobre trabalhador, vai em cana na mesma hora. Agora os Poderosos, tem cadeia especial, com tv, churrasco e muitas mordomias. Ladrão é Ladão desde, aquele que rouba uma agulha até aquele que rouba bilhões de reais, euros ou dólares. Enfim é este o Brasil, que deverá ficar para os nossos filhos. Abraços

  27. Deval Freire disse:

    O Collor foi demitido por muito menos, isso é descriminação.

  28. Martins disse:

    O Mantega não pode ser o Judas. Ele só fez o que a poderosa Dilma mandava

  29. Renato disse:

    Nós estamos é pagando pelo preço da social-democracia e do desenvolvimentismo.
    Quebraram o pais nos anos 80, nos anos 90 e agora, pela terceira vez.

    A questão não é o Mantega – mas essa idéia absurda de que o motor da Economia deve ser o Estado.
    Pergunto: num país em que público e privado se confundem e que o patrimonialismo é moeda corrente, há alguma maneira desse sistema acabar em outra coisa que não seja gigantismo ineficiente e corrupção?

    Tragam os suecos e os noruegueses, porque na social-democracia à brasileira, assim que pode, o paladino do welfare state coloca a cunhada e a amante pra trabalhar no Ministério.

  30. Jose Maria disse:

    Nós estamos pagando o preço por Dilma ser a presidente do país. Digo sem soberba, é o maior absurdo de todos os tempos mantermos esse governo, e, tudo começou com Lula, dali pra frente foi só desgraça. Vivenciamos o maior clima de corrupção em todas as instituições do país, o que muito tem nos envergonhado.

  31. Pasquale disse:

    Havana, 22 jun (EFE).- O Produto Interno Bruto (PIB) de Cuba crescerá cerca de 4% no primeiro semestre deste ano, segundo estimativas do governo divulgadas pela imprensa oficial nesta segunda-feira.
    ____________________________________________________________________________________
    Até tu Brutus?…quer dizer, até tu Cuba?
    Onde investiram o nosso $$? Eu acho que foi, em um Porto em Cuba.
    É melhor parar por aqui,se não os nossos irmãos Lusitanos, vão morrer de rir.

  32. Robson Moraaes disse:

    Realmente estou pessimista com a economia atual. Trabalho no setor comercial e atendo o segmento industrial. Tenho 47 anos e trabalho desde o 16 e nunca na minha vida profissional vi este marasmo. Não ha novos invetimentos , todos com medo e demitindo. Falta pouco para um colapso e a maioria da pessoas ainda não acordaram para real situação do Brasil.Isto porque a caixa preta do BNDES não foi aberta ainda. Antes torcia para investigarem mas hoje prefiro que deixem quieto por enquanto. Se toda sujeira do do PT vier a tona o Brasil para de vez.

  33. Reinon disse:

    Kennedy quem está pagando tudo somos nós Brasileiros !!! Política econômica é dela tirar a responsabilidade e colocar em outros é muito fácil.

  34. Fernando de Paula disse:

    Quem está pagando ???? Não entendi !!!! Eu concordo plenamente com ministro Cardoso sobre não punir as empresas, e que eles podem seguir participando das licitações….,MAS……, desde que seus sócios controladores, diretores e demais envolvidos DEIXEM as empresas….., ou seja, desde que esses tais sejam alijados imediatamente do controle desses negócios, senão logo logo, seus parentes próximos e herdeiros seguirão com seus polpudos patrimônios, com sua vidas nababescas, às custas de novas falcatruas, ou se beneficiando delas.

  35. wilson disse:

    E ainda tem gente coo o humorista Jó Soares que através de uma entrevista de perguntas marcadas e com respostas prontas tenta levantar a bola dessa incompetente

  36. Gestão temerária não seria motivo suficiente para o impeachment dessa presidente louca, antes que destrua o país?

  37. Thiago disse:

    Acho que a prisão desses empreiteiros é o mínimo a ser feito pela justiça brasileira. Essas emrpesas sempre honeraram as contas públicas, pagas por todos nós, com obras de péssima qualidade e inacabadas, haja vista às estradas do Brasil. São desleixadas e hostis para com o interesse público. Sou a favor, sim, que tenham todos os seus bens confiscados para quitação dos rombos que elas, mais que ninguém, ajudaram a aumentar nos cofres do país.

  38. Paulo disse:

    Mantega foi Ministro da Fazenda do Lula também. A política econômica não era dele, era da Dilma e do PT. Ele foi um mero tarefeiro, um sujeitinho acostumado a cumprir tarefas. Quem não se lembra dele escrevendo como “economista do PT” e descendo o pau no plano real a mando do partido para dar “sustentação econômica” à crítica? Colocar a culpa no pobre coitado não me parece correto, já que ele sempre foi um mero cumpridor de ordens, sem capacidade intelectual para formular políticas públicas.

  39. CONCEIÇÃO TEIXEIRA disse:

    Sou leiga, mas tenho minhas curiosidades: Pra onde vai todo o dinheiro roubado que foi devolvido? Só da Petrobras foram mais de 1 bi. E quem rouba tanto, pega quanto tempo de cadeia?
    Se forem só 6 meses eu também quero 1 bilhão!

  40. Pasquale disse:

    O alemão Phillip Schiemer, presidente da Mercedes-Benz no Brasil, deu uma entrevista forte à Folha de S. Paulo. Ele disse que:

    “O país perdeu a previsibilidade. Nos últimos anos, tivemos muitas mudanças nas premissas da política econômica e ninguém tem segurança do que vai acontecer.
    “Também não há confiança porque o quadro político é muito complicado. Você acha que alguém vai investir nesse cenário? É melhor ficar parado.”

    “O crescimento do Brasil já vinha sendo artificialmente estimulado pelo gasto público. A impressão que dá é que o governo tentou animar a economia para influenciar nas eleições.”

    “Ninguém precisa de 39 ministérios.”

    “Aqui sempre ouço que existe uma criste mundial. Não sei onde enxergam essa crise, porque China, Estados Unidos e Alemanha não estão em crise. O que temos no Brasil é um problema caseiro. Reconhecer os próprios erros é o primeiro passo para encontrar uma saída.”

  41. Inides disse:

    Ele errou ter se atrevido administrar um País sem ter competência. Quando analisou as contas de Pasadena ela não viu que tinha erro, mesmo assim aprovou. Ficou provado sua incompetência ai. Como quer administrar uma Nação, se falhou na análise de uma coisa menor?
    A incompetência é a causa, acompanhada da corrupção que seu padrinho implantou nas suas duas gestões. Por enquanto “a penitência está sendo menor que o pecado”.

  42. Paulo Roberto disse:

    Olá Kenedy, não concordo quando afirma que Dilma deveria ter demitido Guido Mantega já no seu primeiro mandato, pois vejamos você acha que o ministro Levi esta correto? Você acha que esta política econômica neoliberal é a correta, fazendo o povo sofrer com alta da inflação, juros altos, volta do FMI, desemprego em alta? Peço que faça a seguinte leitura A FORMAÇÃO DO CIDADÃO PRODUTIVO CULTURA DE MERCADO NO ENSINO MÉDIO, ORGANIZADO POR MAURICIO FRIGOTTO E MARIA CIVATTA, ai você vai entender o porque tudo isso está acontecendo e onde vamos parar se o governo mantiver esta economia de mercado.

  43. Antonio Santos disse:

    Onde a Dilma paga preço? Quem está pagando é a população que foi enganada ao longo de meses e hoje está acuada com a volta da inflação e o aumento das taxas de juros e desemprego.
    Se ela tivesse um pouco de honra renunciaria ao cargo para alguém tentar salvar o que possa na economia e política do país.

  44. delmo oliveira disse:

    Caro Kennedy;
    A Dilma Rousseff-A Mentirosa-, sempre fez o que deu em sua telha, tem fama de truculenta, sem nenhuma educação para tratar seus infelizes subordinados. Sempre foi assim por onde passou. Então o Mantega(PT/SP) ficou na pasta da Fazenda, pois era um marionete da gerentona, fazendo tudo que era determinado. E hoje quem paga a conta desta lambança na nossa economia infelizmente é o nosso trabalhador(a) quanto ao pessoal do Lulopetismo vão continuar nas tetas governamentais. Meu caro, sinceramente torço pelo IMPEACHMENT da MENTIROSA!!!

  45. ANÍBAL DOS SANTOS FILHO disse:

    Pode até ser este o motivo, mas, o pior mesmo, foi as mentiradas dela na campanha. Parece até a música do Erasmo Carlos…comprei um peixe, enganei a todo mundo. Aí, o povo não é bobo e viu mais tarde que o tal peixe, era do mercado.

  46. Claudio Antônio disse:

    Enquanto a última pesquisa Datafolha aponta que Dilma tem mais de 65% de rejeição, a pesquisa da FGV aponta que a instituição de maior confiabilidade do povo brasileiro são as Forças Armadas com 68% de aprovação. Pergunto: pq isso não é comentado? resposta: Pq seria admitir o fracasso de nossa falida democracia e isso a imprensa não quer. Se estamos indignados pq não vamos as ruas? resposta: pq estamos ocupados demais assistindo a Copa América. Saudações

  47. luiz cunha disse:

    Aos poucos a verdade vem à tona. Par e passo, a Sociedade vem acordando para o que essa esquerda corrupta vem fazendo com o nosso país. Eles venderam a imagem de mocinhos da revolução, os homens e mulheres que lutaram pela democracia, e a sociedade, com aquiescência e apoio da mídia, aplaudiu de pé Zé Dirceu, Genoíno, Lula, Dilma, etc. Os ditos “salvadores da pátria” chegaram ao poder, felizmente através da democracia (e não derramando sangue de brasileiros, como queriam nas décadas de 1960 e 1970). Nesse momento, as máscaras estão caindo e o véu da verdade está surgindo. Hoje todos podem enxergar claramente que o desejo da esquerda nunca foi o de salvar o país, e sim de se perpetuar no poder a qualquer preço. Há de chegar o dia em que todo brasileiro saberá o que é o foro de São Paulo e as malignas intenções dessa trupe de malfeitores. Aí então poderemos escolher nossos representantes com critério e não nos deixaremos cair nessas armadilhas traiçoeiras desses projetos “sociais” que nada mais são do que eleitoreiros. O povo está acordando…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-24 18:29:35