aki

cadastre-se aqui
aki
Política
02-12-2015, 9h31

Dilma pagará conta se salvar Cunha

Presidente perderá argumento para não se contaminar com Lava Jato
39

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Se os três deputados do PT que fazem parte do Conselho de Ética votarem a favor do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a conta será cobrada do Palácio do Planalto. A presidente Dilma Rousseff, que se gaba de que não cometeu desvio ético, terá dado cobertura a um político que sofre graves acusações de corrupção. Dilma perderá o único argumento que invoca para evitar ser contaminada pela Lava Jato.

No entendimento do PT, não dá mais para o partido e o governo ficarem reféns de Cunha porque a chantagem de hoje será substituída por outra amanhã. Seguem dois exemplos. Quem relata a emenda constitucional da recriação da CPMF é um aliado de Cunha, Arthur Lira (PP-AL). Nos bastidores, Cunha sinaliza que poderia trocar o relator se obtiver ajuda do governo. Se Cunha se salvar no Conselho de Ética e houver recurso para o plenário da Câmara, acontecerá outra chantagem para a bancada do PT apoiá-lo. E por aí vai.

Na avaliação do PT, se Cunha aceitar o pedido de impeachment, a iniciativa nasceria manchada pela marca da chantagem e da retaliação. Seria mais fácil vencer uma votação na Câmara. O PT teme que Cunha venha a perder o cargo por ação da Procuradoria Geral da República e do Supremo Tribunal Federal e seja substituído por um presidente da Câmara com mais legitimidade para colocar em votação um pedido de impeachment em meio ao visível agravamento da situação econômica.

Mas o governo teme que a aceitação de um pedido de impeachment agora vire uma bola de neve e Dilma caia. Ora, um governo que acabou de fazer uma reforma que entregou sete ministérios ao PMDB e centenas de cargos a aliados não tem mais condição de administrar o país se não consegue enfrentar uma votação em que precisa alcançar mais do que 171 votos na Câmara.

Na prática, um governo que aceita a chantagem feita por Eduardo Cunha já caiu. Aceitar esse jogo só vai enfraquecer Dilma ainda mais, mas não se deve subestimar a capacidade da presidente de cometer erros.

*

O adiamento de ontem para hoje da votação da nova meta fiscal foi um sinal de fraqueza do governo. Mas, se o governo conseguir votar a nova meta fiscal hoje, será uma medida importante para enfrentar a crise econômica.

Politicamente, obterá uma vitória pontual, porque evita que a presidente Dilma Rousseff seja acusada de desrespeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal, o que poderia servir de justificativa para um eventual impeachment.

Se o governo não conseguir votar a nova meta fiscal, adicionará mais problemas à economia, porque serviços públicos importantes poderão ser paralisados. E criará mais dificuldades políticas, vitaminando a tese de impeachment.

O governo diz que está preparando medidas de incentivo à economia, mas que deverá apresentá-las somente no ano que vem. Por que no ano que vem se a vaca está indo para o brejo agora?

A presidente Dilma sempre demora a agir. Quando age, muitas vezes age errado. Noutras, mais raras, atua corretamente, mas o atraso tira parte do efeito positivo.

O governo Dilma está caminhando para ter um dos piores desempenhos econômicos da história do país. É óbvio que a presidente deveria ter procurado conversar com setores da oposição em torno de uma agenda mínima quando tinha mais força política. Deveria fazê-lo até no atual momento de fraqueza.

A oposição deveria ter mais responsabilidade, porque poderá administrar um país destruído daqui a três anos. Essa destruição significa menos emprego e renda na vida real das pessoas. Pior: poderá herdar um país eivado pelo ódio político. Quem perdeu hoje vai querer se vingar amanhã.

Mas Dilma está mais preocupada em aceitar ou não chantagem de Eduardo Cunha. A oposição se comporta como se não tivesse responsabilidade com os destinos econômicos e políticos do país. Conclusão: tudo indica que as coisas continuarão a piorar na política e na economia, prejudicando a vida dos brasileiros.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
39
  1. Paulada disse:

    Caro Kennedy, eu concordo com você que o governo não deveria apoiar o Cunha, até porque são desafetos declarados, mas estamos falando sobre política e a capacidade de Dilma Roussef cometer erros ou não, não fará diferença se existe um criminoso rodando pela Câmara dos Deputados e que põe terror em todos os tipos de votação porque é literalmente bancado para isso, pois ele serve a interesses escusos de seus financiadores de campanha. E o pior de tudo, eu não consigo entender como um sujeito que consegue ter um histórico pior do que qualquer Delcídio, Esteves, entre outros, ainda não foi pedida a sua prisão pelo Janot. Por isso neste caso, ou o governo negocia com o diabo ou com ninguém porque mensalão é fichinha perto dos deputados que este sujeito financia.

    • francisco disse:

      Paulada, de fato o mensalão é fichinha, pois o Cunha, como membro do partido que faz parte da base aliada do Governo Dilma, que é o PMDB, recebeu o dinheiro da Suiça do PETROLÃO, esse, muito maior do que o Mensalão e também coordenado pelo PT, conforme demonstra as prisões de Vaccari, Dirceu e outros. Agora, eu já votei muito no PT, e por conta dessa ética distorcida, muitos estão abandonando o PT. Não se esqueça de que Rui Falcão já pediu, provavelmente com o aval do Lula, para que os deputados do PT votem contra o Cunha, pois para mim já está claro, é melhor fritar a Dilma e salvar o Lula, do que o contrário. Ninguém é idiota, nem mesmo na cúpula do PT, para deixar de enxergar que a Dilma está detonando o Lula para 2018. Um abraço e boa sorte.

    • José Mário Romano disse:

      Sra. Carla peço, data vênia emprestado suas palavras muito bem colocadas estamos vivendo o pior momento deste País. Nossas Instituições estão todos aparelhadas, o Delcídio Amaral só foi preso porque citou os nomes dos Ilustres Ministros e aí surgiu o já famoso espírito de corpo. Fora isso não vá se enganar. Tudo estaria como antes.

    • sandropinga disse:

      Kennedy fala da chantagem do Cunha mas logo a baixo fala dos ministérios doados ao PMDB, afinal quem está chantageando quem? o correto seria o cunha aceitar ou não pedido do impeachment no outro dia. há mas segurar por chantagem tudo bem, mas fazer o correto está errado?

  2. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Essa conta já foi paga, o recibo está em todos os jornais.
    A moeda de pagamento é: inflação, desemprego, inadimplência, violência e caos.

    • walter disse:

      Perfeito Maria Aparecida Ramos Tinhorão, a dilma não perde mais nada no congresso; ela conseguiu unanimidade entre eles…
      Seu partido é muito pior, eles não se entende a Ignorância é tamanha, parecem um time de futebol; expulsar uns outros NÃO…
      O País terá que tomar uma decisão, pelo visto, os Três poderes querem isso…FICA TUDO PARA O ANO QUE VEM; estão em contagem regressiva; não tomarão qualquer medida a favor ou contra.
      Kennedy a dureza de tudo isso; ALEI NÃO FUNCIONA COMO DEVERIA.

    • Francisco Miranda disse:

      Oi Aparecida. Seus comentários são de quem conhece a fundo de política. Parabéns. Assino em baixo.

  3. omar disse:

    como pode ser permitido que uma pessoa que rouba, chantageia, continue na politica???? O que virou isso aqui?:

    • francisco disse:

      Omar, pergunte ao governo, pois com medo do impeachment, estão fazendo de tudo para que a votação que definiria se o Cunha vai ser processado ou não, seja adiada, pois sabem que se os 3 petistas que fazem parte do conselho de ética votarem a favor do Cunha, o PT desabará, pois metade dos deputados já ameaçaram sair do PT se o partido votar a favor do Cunha. O PT foi para o poder comprando o apoio do PMDB, agora é refém dele.

  4. EDILSON HUGO RANCIARO disse:

    A análise do PT está correta. Chega de chantagem do PMDB. Se Cunha se mantém irredutível é porque tem o aval do Temer. Não se esqueçam que quanto pior melhor para o PMDB. É hora da Presidente fazer o seu próprio governo sem intervenção do PMDB ou palpites do LULA. Chega de chantagem desse LADRÃO.

  5. LUCIO disse:

    FOGUEIRA DAS VAIDADES!!!!!
    Dilma, o PT e aliados NUNCA vão admitir o erro histórico de TORRAR a poupança do Brasil, o Plano Real, as empresas estatais sadias e a economia industrial e a visão travada de “trabalhadores proletários” ainda não saiu da cabecinha oca dos seus eleitores. Como é que admitirão que suas vidas e suas ideias estavam erradas desde sempre? Não buscaram e nunca buscarão acordo com a oposição. São como crianças reinando, atiradas ao chão e resmungando coisas initenligíveis. A Oposição, por sua vez, é o irmão mais velho, provocando, “inticando”, mas em nada ajudando. ESTA NA HORA DE BOTAR PARA QUEBRAR: OAB, MPF, ABI, PARTIDOS SÉRIOS (SE É QUE EXISTE ALGUM), ESTÁ DA HORA DE TORRAR ESSES MALFEITORES DO BRASIL DE UMA VEZ POR TODAS.

  6. bomsenso disse:

    A Dilma precisa correr o risco. O Cunha tem que ser punido. Chega de chantagens.

  7. Santos disse:

    “A presidente Dilma sempre demora a agir. Quando age, muitas vezes age errado. Noutras, mais raras, atua corretamente, mas o atraso tira parte do efeito positivo”. O quê é isso? INCOMPETÊNCIA, coisa que esta senhora esbanja e por isso acho difícil o país sobreviver a mais 3 anos de desgoverno dela, porém é preciso achar alguém com competência, seriedade e honestidade para substitui-la, o que na atual política brasileira é achar uma agulha num palheiro.

  8. Mário disse:

    Estou enojado de nosso país e de nosso povo. Como pode uma presidente da República ficar refém de um bandido? Como pode um senador da República propor rota de fuga a outro bandido? Somos um povo baixo, barato, aliás muito barato. Vendemos nossa vergonha na cara e responsabilidade social por um punhado de dinheiro.

  9. Elaine disse:

    Uma oposição que nunca teve e continua não tendo nenhuma responsabilidade com o país. É o poder pelo poder. Como disse um grande jornalista: Até onde a sociedade irá com a marcha da insensatez, é uma nação que se auto destrói. É a torcida do quanto pior, melhor.

    • francisco disse:

      Elaine, me desculpe, mas quem mais tem deputados no congresso é o PMDB, e foi com eles que Lula e Dilma subiram ao poder e é esse mesmo PMDB, poderosíssimo, que está detonando o PT. O Cunha, até o ano passado, estava de amores com o PT, mas bastou acabar o dinheiro do petrolão, pois tiveram que parar por conta da Lava Jato, que o Cunha se rebelou. Lembra do Roberto Jefferson? Está acontecendo a mesma coisa. O PT chamou o PMDB para o poder e disse: pode se aproveitar de tudo, petrobrás, BNDES etc, que a gente vai fingir que não viu nada. De fato, é o que o LUla e dilma dizem: não vi nada, não sabia de nada, não sei quem foi, e assim vai. Quando se compra apoio ao invés de se conquistar por ideias, o fim é sempre esse. Parabéns ao PT, está colhendo os frutos.

  10. Francisco Miranda disse:

    Esse Cunha é mais bandido que membro do PCC, aliás assim deveria ser chamado este congresso.
    Cadê o CCJ, Comissão de ética, STF, STJ ? Lugar de bandido é na cadeia. Papuda nele já.

  11. Pasquale disse:

    Os 2 vão morrer abraçados.
    Mas o poder esta na mão do Cunha.

  12. Pepe Legal disse:

    Não se pode esperar algo produtivo de Dilma. Note-se o discurso que fez na reunião em Paris. Os pontos que abordou e como ela o fez. Examinando seu discurso percebe-se que foi escrito pelas mesmas pessoas que cuidaram da sua campanha para a eleição. É um texto eivado por dados imprecisos, propositalmente mentirosos, além de conter promessas que nunca poderiam ter sido feitas por alguém que se encontra com um caixa quebrado, que não tem governabilidade, e que está com um pé no governo e outro em cima de uma casca de banana. Torna-se óbvio que foi um discurso decorado, que tem as mesmas marcas do cinismo que experimentamos nos discursos de campanha dela. E mente convicta, como se soubesse do que está falando. Ainda bem que não foi à Ásia. Teria espalhado mais mentiras, delírios e abstrações. Não sou mais pelo impeachment, agora exijo a renúncia. Que vá mentir assim nos quintos dos infernos.

  13. João Alberto Afonso disse:

    Caro Kennedy:- Ontem assiste a TV Câmara e a CPI do Cunha e, diante do que vi e ouvi, não resta a menor dúvida de que o País está sendo gerido pela pior escória da nossa sociedade, visto como, diante do caos econômico que vem se agravando, esse corruptos só pensam em si mesmos, bastando observar que é tudo troca de moeda para se manterem no Poder e nada mais. Por fim, o Delcídio não está sendo preservado porque os membros do STF ficaram indignados com denuncias de que estavam a venda e nada mais. Ora, me lembro muito bem do caso Dantas e do Palloci que foram preservados de serem processados e punidos, o que pegou muito mau. Enfim, que se dane o povo.

  14. wilson disse:

    Isso tudo já virou uma tremenda palhaçada, esse joguinho já esgotou tanto para eles como para a população. O que queremos é solução para os problemas atuais o quanto antes e o pior de tudo: 2015 foi um desastre, só enrolaram.
    este ano não acontece mais nada, porque dia 15/12 entram em recesso.
    Aqui no Brasil é assim, agora só depois do carnaval que o brasil acorda novamente.

  15. Roberto disse:

    Quem não deve não teme. Simples vamos ver quem esta mentindo.

  16. Reinaldo Neves de Oliveira disse:

    Dilma já descumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal. Se o Congresso aprovar a meta fiscal que ela deseja, com um rombo de R$ 120 milhões, estará sendo conivente com a incompetência e desonestidade demonstradas pelo governo do PT. Apesar do que pode acontecer com o país se Dilma vier a receber o impeachment, eu acho que seria pior “deixar a raposa continuar tomando conta do galinheiro”.

  17. Estimado , Kennedy Alencar, estamos vivendo a pior fase da economia brasileira, concordo contigo, não dá mais, pra o governo errar, e essa nossa política já foi pro brejo,impeachment, só ser for para o excelentíssimo sr Eduardo Cunha e companhia política, ninguém aguenta mais de tantos erros na política e na economia brasileira, um forte abraço a você Kennedy Alencar!

  18. Daomao disse:

    Já não há saída política com Dilma, nem econômica com Levy.
    A área fazendária, que teria sido a luz da vela, já se fez vela de velório, com um desastre econômico jamais visto na história do pós-guerra. Algo semelhante, apenas na crise de 29.
    Goste-se ou não, Dilma já perdeu a ‘vantagem moral’.
    Goste-se ou não, falta-lhe a autoridade da liderança, a despeito da vitória nas urnas.
    Política é assim, mesmo. Collor venceu apertado. Dilma venceu apertada.
    Itamar do PMDB fez a ponte para tirar o país da crise do confisco e do impeachment.
    Chegou a hora de saber que jogar a toalha é melhor do que um nocaute fragoroso, que virá.
    Uma toalha para construir, senão uma saída honrosa (acho que já teria passado da hora para tanto), pelo menos uma minimamente responsável para tirar as expectativas da lona e a governança do marasmo.
    Um Lula seria capaz de lidar com a dimensão da crise atual.
    Dilma, absolutamente não; já deu mostras de que os problemas ficam maiores depois entrarem em sua sala.

  19. Ana Rodrigues disse:

    Chega ! ninguém aguenta mais tanta podridão, nós cidadãos precisamos reagir,não existe mais nenhum orgão que possamos confiar,só tem ladrão acobertando ladrão, são todos banda podre,votando pela perpetuação da bandidagem declarada da qual fazem parte desde Presidentes até o menor orgão publico de nosso Pais,onde o numero de empregos de fachada é de arrepiar,e por ai vai, se for enumerar não para mais,sinto nojo desses politicos que ai estão,esse Eduardo Cunha é pior de todos,fora ladrão.

  20. Alberto disse:

    A chantagem é em mão dupla,diga-se de passagem.Aprovar,novamente,rombo na meta fiscal é uma vergonha.Cancela-se,de novo,um crime e fica tudo por isso mesmo.Tudo nas coxas e ninguém será responsabilizado por nada mesmo.Essa é a terra brasilis.

  21. Edson Corazza disse:

    kennedy. vejo que falta articulação politica, o governo deveria apoiar a retirada de Eduardo, usar o Judiciario em seu favor em um possivel pedido contra ela, pois não há elementos juridicos para isso. Tornar os ministerios Tecnicos e trazer a população para perto dela, mostrando a população quem esta e quem não esta em cima do muro, favor ou contra a nação. “trabalhar a imagem de ser o governo que esta varrendo corrupção” pois somente assim ela poderia se salvar o PT “Lula”

  22. Sônia Ribeiro disse:

    O Brasil faliuuu!!!! Acabou!!! Eles conseguiram!!! Levaram toda a riqueza embora, através da corrupção. A verdade é que pararão de pagar contas públicas em geral. Ou se prende o chefe da máfia, com quem está a fortuna furtada do país e repatria este dinheiro, bloqueia bens, etc….ou, em breve, muito breve, seremos a nova Venezuela/Grécia. Um absurdo, esta sra. ainda não ter sido destituída, juntamente com a corja Eduardo Cunha, Renal Calheiros e cia. Se nada for feito URGENTEMENTE, o brasileiro passará fome, literalmente!!!!

  23. Reinaldo Neves de Oliveira disse:

    Já está confirmado que Eduardo Cunha não é flor que se cheire. Mas a Lava Jato já está investigando 23 Deputados e 14 Senadores, e ninguém fala nada sobre eles, sobre o que fizeram, sobre o patrimônio que construíram com a corrupção, quanto dinheiro transferiram para contas em paraísos fiscais, se também deviam ser cassados etc. Para mim, fica claro que só querem a cassação de Eduardo Cunha porque ele comanda o impeachment da Dilma. Ou seja, depois da cassação dele o país continua como está, sendo desgovernado pelo PT por mais 3 anos, com o apoio de todos aqueles políticos desonestos que deveriam estar na cadeia.

  24. Helton disse:

    Kennedy, boa tarde

    O PT falou nesses últimos anos que a oposição (PSDB) só fez coisa errada no país, que o Lula e o PT eram os únicos que sabiam governar esse país, para os mais pobres. NUNCA dialogaram com a oposição e fizeram de tudo para eliminá-la, como nas ditaduras.

    Eestá colhendo tudo que plantou. Só sabiam governar quando as vacas eram gordas e agora estão perdidos.

    O governo deve indicar um plano consistente para tirar o país do vermelho. A única coisa que ele fez, foi pedir mais imposto.

    Enquanto isso, a presidente gasta uma fortuna em diárias em Paris.

  25. Antônio José Marques disse:

    Caro Kennedy, a presidenta está naquela situação, se correr o bicho pega e se parar o bicho come, se apoiar o sr Cunha fica muito claro o conchavo e a intenção dos dois se beneficiarem, um se manterem nos seus respectivos cargos. Mas como fica a opinião pública que quer um País mais justo?O Brasil precisa mudar, é preciso que toda a podridão escondida em Brasilia venha a tona e todos os culpados sejam punidos com rigor,só assim passaremos essa fase com crescimento de valores morais como a Honestidade, a Humildade, que ultimamente estão muito em falta. A presidenta é refém das suas próprias ações e do seu governo pequeno, que caminha por lugares sombrios.

  26. Pedro Wittelsbach disse:

    Ue! E desde quando a oposição tem responsabilidade com os destinos do país? Quem tem responsabilidade é unica e exclusivamente o PT que colocou o país nesse abismo. Não venha com essa história.

  27. NETO DE PRESO POLÍTICO disse:

    Passeata LGBT na Avenida Paulista reuniu 2,5 milhões de pessoas.
    Cordão do Bola Preta arrastou 3 milhões de pessoas no carnaval carioca.
    Rock in Rio / 2015 reuniu 700 mil pessoas.
    Copa do Mundo / 2014 teve público total de 3,1 milhões de pessoas.
    Que venham o carnaval e também as Olimpíadas 2016.
    Adoramos uma festinha, de preferência com espelhos, colares e miçangas de brinde.
    Quando deixaremos de ser um povo sem vergonha?

  28. Mauro disse:

    O presidente da Camara acaba de aceitar o pedido de impeachment impetrado pelo fundador do PT Hélio Bicudo e pelo jurista Miguel Reale.
    A bazuca está no peito de Eduardo Cunha e ele empunha a metralhadora que vai começar a cuspir a sua vingança pelo abandono do PT. Michel Temer está de olho no tiroteio que vai se iniciar, pois seu partido faz uma aliança que vai até a segunda página na história do PT no poder e quando o capitulo pode começar a contar coisas ruins, ele não vai querer fazer parte da narrativa.
    O PT abandonou Delcidio, preso e incapacitado de repudiar o abandono, mas não incapacitado de começar a jogar areia bem salgada na presidenta e seu governo desorientado e desastrado.
    As cartas estão mais do que na mesa e os jogadores estão com “sangue nos olhos” em direção aos oponentes adversários e resta saber quem blefa mais e melhor. Coitados de nós que somos sómente as fichas desse jogo podre.

  29. Juan disse:

    Gostaria ouvir a opinião do jornalista, agora que o PT decidiu não aceitar a chantagem do Cunha que, como previsto, decidiu se vingar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-28 17:53:39