aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
05-12-2013, 9h32

Planalto promete à Petrobras novo reajuste em 2014

Presidente deve autorizar nova elevação do preço dos combustíveis no primeiro semestre
41

A presidente Dilma Rousseff prometeu à presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, autorizar um novo reajuste dos combustíveis no primeiro semestre de 2014.

A data exata do aumento não está decidida. Mas a intenção da presidente e do ministro da Fazenda, Guido Mantega, é que ocorra num momento distante da campanha eleitoral.

Isso reforça a possibilidade de um reajuste em meados do primeiro semestre, para ficar um pouco distante da elevação da semana passada e também da reta final da eleição. O mais provável é que seja concedido num momento em que a taxa de inflação seja menor em um mês ao longo do primeiro semestre.

A presidente da Petrobras deixou claro na reunião com Dilma e Mantega, realizada na semana passada em Brasília, que sem um novo reajuste a empresa não teria como aumentar a produção de petróleo. Dilma deu sinal verde, mas deixou a data em aberto.

O ministro da Fazenda quer acompanhar a evolução da taxa do dólar na comparação com o real e o impacto da eventual retirada de estímulos dos Estados Unidos à sua própria economia. Quanto maior o valor do dólar, maior a pressão sobre o caixa da Petrobras, empresa que compra produto mais caro no exterior para vender no mercado doméstico a preço menor e controlado politicamente.

O desgaste da Petrobras com o episódio da fórmula de reajuste automático que acabou engavetada reforça a necessidade de um novo reajuste para melhorar as finanças da companhia. O próprio governo considera que conduziu mal essa história. Dilma avalizou a preparação da fórmula, mas recuou por cálculo eleitoral, a fim de manter controle artificial sobre a inflação neste ano e no próximo.

Comentários
41
  1. roberto disse:

    Ela não cumpre o que promete e muito menos o que fala. É só rever uma de suas promessas sobre o reajuste dos aposentados, é só rever a duplicação da BR153 no perímetro de SJ Rio Preto, e o que é mais grave é que so copiam ações do governo do psdb, é so rever os casos das concessões. Só agora descobriram que o governo dela e incompetente para gestão de alguns negócios…..

    • Jorge leite Pinto disse:

      Pare de falar asneiras. Se não sabe a diferença entre CONCESSÃO e PRIVATIZAÇÃO(DOAÇÃO) é melhor ficar CALADO!

      • CLAUDINEY BARDINI disse:

        Você tem medo de privatização porque ?? , A DILMA está PRIVATIZANDO E VOCE ESTÁ REVOLTADO ? PORQUE ? PORQUE LULA SEU IDOLO NÃO FEZ O QUE A DILMA ESTÁ FAZENDO ??

        SEUS ARGUMENTOS CONTRA A PRIVATIZAÇÃO SÃO RIDICULOS ASSIM COMO VOCE TAMBEM DEVE SER ….ALIAS ONDE PODE HAVER LOGICA EM QUEM É SOCIALISTA ?…A CHINA ( COMUNISTA ) ESTÁ ADOTANDO O CAPITALISMO …VOCE PERCEBEU OU NÃO ?…..KKKKK

    • Gilberto disse:

      Ela veio para acabar com o país aonde já se viu aumentar o óleo Diesel , pois os motoristas e empresários não estão aguentando tantos impostos e vem esse aumento logo no final de ano.

  2. gilberto de andrade disse:

    País do faz de conta, faz de conta que crescemos, faz de conta que não temos inflação, faz de conta que não temos políticos corruptos, faz de conta que temos saúde de melhor qualidade, faz de conta que temos segurança de primeiro mundo, faz de conta que a Dilma governa, quando na verdade é esse canalha chamado lula que governa por detrás dos panos, faz de conta que as urnas eletrônicas são confiáveis, enfim pais do faz de conta. SOCORRO FORÇAS ARMADAS, DEIXEM DE FAZER DE CONTA QUE VOCES ESTÃO FELIZES COM ISSO QUE ESTA ACONTECENDO.

  3. gilberto de andrade disse:

    QUER DIZER QUE O POVO TEM PAGAR COMBUSTÍVEIS MAIS CAROS DO MUNDO PARA DAR DINHEIRO PARA OS ACIONISTAS ESTRANGEIROS. POVO SEM VERGONHA, DEIXEM OS CARROS EM CASA DURANTE UMA SEMANA, NÃO ABASTEÇAM EM POSTOS DA PETROBRÁS.

    • Luiz Fernando de Sampaio Mello disse:

      Infelizmente, meu amigo, a PETROBRAS não pode mais andar com suas próprias pernas, o governo do PT a engessou. A empresa foi transformada, assim como o que aconteceu com outras estatais, num enorme cabide de emprego para abrigar aqueles corruptos que pertencem a confraria deste partido de canalhas.

      A PETROBRAS completou 60 anos de existência. Uma trajetória de grandes conquistas deste patrimônio que orgulha o povo brasileiro! (por favor, Gilberto, procure ler um pouco sobre a história da empresa, no site existente na Internet).

      A empresa não precisa do governo. Ela tem luz própria. O governo usou durante muitos anos a PETROBRAS, como uma espécie de caixa, para viabilizar seus programas sociais “absurdos”, e agora, como manobra política, ele segura o preço dos combustíveis, desequilibrando, assim, financeiramente o caixa da empresa, que se vê obrigada a comprar petróleo no exterior, pagando o preço do barril em dólares, e vendendo os derivados no mercado interno, em reais, pois a empresa tem a obrigação constitucional de garantir o abastecimento nacional.

      Sou aposentado da PETROBRAS, empresa que trabalhei por mais de 25 anos, onde consegui desenvolver uma carreira profissional exitosa, sem necessitar de “padrinhos”, pois sempre confiei na minha capacidade profissional, e busquei pautar minhas ações no campo da ética e da honestidade, qualidades que me foram ensinadas pelos meus pais.

      Caro Gilberto, também fico indignado com o rumo das coisas, entretanto a crítica deve ser feita com conhecimento de causa, apontando os defeitos e sugerindo ações corretivas, ao contrário, serão apenas palavras soltas.

      Nós, brasileiros, devemos ter acima de tudo, orgulho da PETROBRAS, e demonstrar todo o nosso repúdio ao que o governo está fazendo com essa grande empresa. FORA o PT!
      Viva a verdadeira democracia!!!! Salvemos o BRASIL!

      • TEREZINHA disse:

        LUIZ FERNANDO !1 VOCE ESTÁ MUITO MAL INFORMADO,A PETROBRAS ESTÁ FALIDA POR CONTA DA SANGRIA QUE FOI FEITA POR ESSE POVO DO PT. O POVO BRASILEIRO ESTÁ MERGULHADO NUMA DIVIDA COM OS BANCOS QUE CHEGA A 1,2 BILHÕES. TUDO POR CONTA DESSA GOVERNA QUE É A MAIOR AGIOTA QUE ESSE BRASIL JÁ TEVE. O BRASIL É UM DOS PAISES QUE MAIS SE COBRA IMPOSTOS,É O PAIS QUE MAIS ARRECADA DINHEIRO,É O PAIS MAIS ROUBADO POR POLITICOS CORRUPTOS. SE PREPARE PARA 2014,POIS A BOMBA VAI EXPLODIR.

    • Lucas de niro disse:

      Para comentar um assunto desses a pessoa deve conhecer o processo de precificação, o que faz cada um e quanto recebe por isso. Outra coisa é saber quanto de imposto está embutido no preço nas bombas. Faça isso e depois reescreva seu texto sem risco de se passar por desinformado.

  4. v disse:

    Cadê o país alto-suficiente em petrôleo? Cadê as reservas do pré-sal? A unica coisa que vi até agora foi a imcompetência deste governo e desta senhora que administra uma das maiores empresas do mundo!!

    • Jorge leite Pinto disse:

      E você é iNconpetente até para escrever. Queria o quê? Que o petróleo saísse assim do chão por milagre? Se não acredita no Brasil a porta está aberta. Vai pra Miami puxar o saco dos gringos “in loco”.

      • Ah é. Então é assim, Brasil, ame-o ou deixe-o
        Gozado, já vi essa frase em algum lugar do passado.

      • ajp disse:

        BRASIL: ame-o ou deixe-o.
        isso lembra bem outra historia

      • CLAUDINEY BARDINI disse:

        Jorge leite : Você é militante do PT ? ou é burrinho mesmo ? ainda acredita em socialismo ? comunismo ? kkkkkk , já sei você morre de inveja dos EUA , certo ? adora CUBA ? já viajou pra lá ? ….você é ridículo e os seus comentários são de uma cegueira impar…porque todo esquerdista tem ódio maa morre de inveja dos EUA ? você gosta do LULA ? acho que você tem a mesma formação intelectual que o LULA ….

  5. O LEMA NACIONALISTA “O PETRÓLEO É NOSSO” RESULTOU NA PETROBRÁS, GRAÇAS AO EMPRÉSTIMO COMPULSÓRIO, PAGO POR TODOS OS BRASILEIROS, PUDESSEM OU NÃO. HOJE, INFELIZMENTE, A PETROBRÁS PASSOU PARA O DOMÍNIO POLÍTICO DA UNIÃO, QUE, DESCONHECENDO SUA SITUAÇÃO DE EMPRESA COMERCIAL, A UTILIZA PARA EQUILIBRAR O CAIXA FEDERAL E TENTAR EVITAR A INFLAÇÃO. SEUS ACIONISTAS QUE SE DANEM. PERDEU SUA QUALIDADE DE EMPRESA E TALVEZ AMANHÃ, AMARGUE NOVAMENTE OS BOLSOS DOS BRASILEIROS COM MAIS UM EMPRÉSTIMO COMPULSÓRIO. INFELIZMENTE O BRASIL É ISSO. AS MEDIDAS SÃO SÓ PALIATIVAS. O POVO SÓ É CHAMADO PARA CONTRIBUIR… OS RESULTADOS FICAM POR CONTA DOS INTERESSES POLÍTICOS. JOSÉ CARLOS PEREIRA

  6. Adalberto disse:

    Que ridículo! Promete? É obvio que ocorrerá aumento, e deve ser mais de um, logo após as eleições, seja quem for o eleito, terá que tomar providências no sentido de regular os preços com o restante da economia, que por motivos eleitoreiros quase quebra a Petrobrás. Quanta irresponsabilidade e incomPeTência.

  7. Fellipe G. Ramos disse:

    A Petrobras já foi uma ótima empresa, hoje em dia na mão da Dilma virou instituição filantrópica.
    O mais engraçado disso tudo é a novela que o governo faz,a Petrobras gastou milhões para descobrir o pre-sal, o governo através da ANP se diz dona e vende de volta somente 40 por cento do pré-sal, o resto vende para a especulação estrangeira.
    O governo fez a petrobras vender agora a “petrobras peru” por dois bilhões, para a CNOPEC, chinesa, e até 2018 a petrobras vai gastar 1,5 bilhões com “causas sociais”, será que o povo não vê que essa conta não fecha ?Será que é somente por 20 centavos na passagem que temos que protestar ? Do jeito que vai, o dia que os tucanos voltarem, só vai ter sobrado sucata para privatizar, pois quando dá lucro ANP, vem em cima e toma, o que sobra o governo manda dar para projetos e intituições, o que sobra manda investir,quando lobão é perguntado se a petrobras vai conseguir da conta dos seu compromissos, ele diz que se a petrobras precisar ela pega empréstimos com bancos, e assim o governo segue destruindo a maior empresa nacional para fazer dela uma máquina que segura de modo artificial uma economia, afinal o mais importante é ficar bonitinha na foto né Dilma ?

  8. ADEVANIR TURA disse:

    Enquanto isso, o povo paga pela corrupção do Partido dos Trancafiados (PT).

  9. Eu, acho um absurdo , o ke a Dilma ta Fazendo e so cagada , para o Bem do trabalhador nao fazem nada so prejudica , o trabalhador onesto porque os Corrupto so a maior modomia Roubam e nada acomtese .

  10. Jad Santos Reis disse:

    Eu nao entendo porque esse monopolio da petrobras. Em todos os demais seguimentos do mercado existe concorrencia inclusive com empresas federais, jah no petroleo a coisa muda de figura, com esse lema ridiculo de que o petroleo eh nosso o povo paga a preço de importaçao pelo consumo dos derivados. Se fizermos uma consulta aos brasileiros veremos que todos querem a quebra do monopolio para que haja concorrencia e barateamento dos produtos. O preço que o brasileiro paga para adquirir os derivados do petroleo, ele pode comprar esse mesmo produto em qualquer parte do mundo e pelo mesmo preço ou ateh menos.

  11. marcelo martins da silva disse:

    A PETROBRAS TEM E QUE PARAR DE PAGAR AS REGALIAS QUE DA PARA SEUS FUNCIONARIOS, SE VC NAO SABEM UM EXEMPLO. O CARA RECEBE 20 MIL MES MAIS AUXILIO ESCOLA PARA OS FILHOS MAS ONIBUS PARA PEGAR E LEVAR PARA O TRABALHO, PARTICIPAÇAO NOS LUCROS NO FINAL DO ANO, PLANO DE SAUDE, FOLGA TODO MES DE 4 DIAS. POR AI VAI. E A CULPADA E A GASOLINA QUE ESTA BARATA, E CLARO NAO VAI DAR PARA COBRIR ESSE ROMBO NUNCA E FORA O ROUBO NA EMPRESA PORQUE A SENHORA FOSTER NAO COMPRA GASOLINA DA VENEZUELA QUE CUSTA 0.60 CENTAVOS NA BONBA QUE E UM PAIS DE MERDA E VENDE GASOLINA BARATA AQUI NO BRASIL? SABE PORQUE VCS TEM QUE MANTER O ROUBO DE VCS SEUS CORRUPTOS SAFADOS RAÇA DE BANDIDOS. POVO E IDIOTA E AINDA FALAM NA NOSSA CARA QUE VAI AUMENTAR A GASOLINA ANTES DAS ELEIÇOES PORRA TAM DE SACANAGEM E PARA O POVO IMBECIL ESQUECER O AUMENTO. FODA SE A COPA DO LULA E DO PT. VAMOS VOTAR NULO

  12. cesar disse:

    porque nao privatizar a petrobras

  13. tadeu gonzaga toledo disse:

    Parabéns vc disse tudo,acorda Forças Armadas.

  14. Estevam K.Risso disse:

    O povo brasileiro merece ter muitos automóveis e queimar muito combustível, mas prá isto,a parte que ainda precisa importar, tem que pagar normal. Nada de subsídios!. Governo socialista,ligue neste caso: o dinheiro do subsídio tem que por à Petrobras produzir mais e mais.

  15. nei lima disse:

    Vamos mobilizar todos para abastecerem o minimo possivel pedir para os camnhoneiros pararem seus caminhoes em casa pos eles movem o pais vamos para pois assim conseguiremos alguma coisa. Cade o pessoal das manifestações sera que a dilma prendeu todo mundo a hora que melhora o lado de alguns eles caem fora cade as manifestações vamos brigar com esses politicos sujos pau neles.

  16. Maravilhas do(PT)Partido dos Trapalhões,Temos Educação,Saúde,e Segurança de Primeiro mundo,os Aposentados ganham Bem, não temos corrupção, os Impostos são Baratos, e nossa Gasolina é de primeira e pagamos barato pois nós produzimos aqui mesmo,não temos infração e seu povo ganha Bem,nosso Salário minimo é excelente, Ano que vem vamos votar neles de novo ( COMBINADO )

  17. Edi disse:

    O povo que votou nesses políticos corruptos e ladrões, tem mais é que comer capim. Pena é que nós somos obrigados a comer também.
    Dá dó de ver um país tão belo e tão rico, nas mãos de gente tão estúpida.

  18. Jorge leite Pinto disse:

    É Kennedy… Teus leitores são umas amebas mesmo… Ninguém sabe o que significa INVESTIMENTO de longo prazo, defesa da soberania nacional, uso SIM de um patrimonio público para melhoria em educação e saúde PARA TODOS. Eles pensam no curto prazo, nos tais “dividendos”. Ninguem obrigou esses coxinhas a comprarem acoes da Petrobras. Pois eu tenho 30% do meu patrimônio em ações PETR4. Daqui uns anos vamos ver quem estará rindo…

  19. Elias disse:

    Lembrem-se que o povo brasileiro tem que pagar as campanhas eleitorais no próximo pleito. Temos que arcar com a INCOMPETÊNCIA dos adminstradores e com os corruptos que estão no poder. Vamos lembrar de todas essas mazelas nas próximas eleições.

  20. Jose Maria disse:

    É assim agora, leiloar reajustes para a Petrobras em troca de imagem? Pobre Petrobras, empresa que há dez anos atrás tinha valor de mercado em torno de 400 bilhões, hoje vale não mais de 200 bilhões. o Governo PT/Lula/Dilma, em dez anos acabou com essa que era a menina dos olhos dos brasileiros. !nfelizmente!!

  21. Flavio Pedra disse:

    Pois e quem mandou vcs votarem errados, acharam bonito ter anistiados no poder. Agora guenta.

    • Thiago disse:

      Me assusta e entristece o comentário de algumas pessoas aqui fazendo alusões elogiosas à ditadura militar. Alguém em sã consciência acha que os “milicos” fizeram um bom trabalho com a economia?? Não sou PT nem PSDB, na verdade me sinto um órfão político, mas fazer pedido para que as “forças armadas acordem” é sacanagem. Gente burra, quadrada e ultrapassada, que acha que um formato antigo que já não deu certo no passado vai dar agora.

  22. A torcida pelo fracasso do Brasil na Copa do Mundo, da Petrobras, etc, é a forma pela qual parte da classe média, de direita e conservadora, acredita que poderá ser possível de o povo não vir a reeleger Dilma. Quanta pobreza de espírito, quanta pobreza ……….

  23. Lucas disse:

    Pra mim a Petrobrás podia acabar, se comprassemos petróleo do Chile e da Venezuela pagariamos 30% do valor atual… Dilma banca o voto de cabresto com seu bolsa família, e não pensa nem por um minuto que todos os setores econômicos como os da vestimenta, alimentação e prestação de serviços depende do maldito petróleo, encarecendo assim por tabela tudo… Lamentável essa pessoa no poder…..

  24. anderson disse:

    quero ver esse país afundar de vez. só assim, quem sabe sai da lama..se bem que na lama, o povo ja esta faz tempo. graças a essa raça de políticos sujos e nojentos. AO menos, sempre voto nulo. e nao fico com a conciencia pesada. Pra mim, nenhum presta. lixo de país.

  25. Acilio disse:

    Jorge leite Pinto, ou vc tambem ta dependurado no cabide, ou nao precisa de nada na vida, vive de brisa. acho que quem ta indo pra miami curtir eh voce. nunca vi uma cara ser tao vermelho assim.

  26. carlos z disse:

    RESUMINDO: FIZEMOS TUDO ERRADO, VAMOS FAZER O POVO PAGAR E CANTAR A MUSIQUINHA:

    LUIZ IGNÁCIO FALOU, LUIZ IGNÁCIO AVISOU TEMOS UM BANDO DE IDIOTAS VESTIDOS DE ELEITOR.

  27. Fabio disse:

    Porque ja não eleva o litro da gasolina a dez reais de uma vez e faz com que o povo pare de andar de carro, assim a Petrobras deixa de ter prejuizo.

  28. carlos batista disse:

    Então deve subir o combustível para alguns acionistas ganhem dinheiro. Aí está tudo certo o topo da pirâmide ganha e a base paga a conta… CAPITALISMO. O problema não é o preço do combustível e sim a folha de pagamento da empresa. ” ´Pois tudo tem que virar óleo pra por na máquina do estado” ( Titâs, Desordem)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-22 10:13:19