aki

cadastre-se aqui
aki
Política
13-11-2015, 9h44

Dilma queima Levy e pode desgastar Wagner

Demora em decidir destino da Fazenda afeta bom efeito de boa escolha para Casa Civil
35

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Se demorar a resolver problemas na economia, a presidente Dilma Rousseff queimará o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, que começou a arrumar as coisas na política. O governo só superará a crise em definitivo se sinalizar alguma solução para a economia, mas o que faz a presidente? Ela é a principal responsável pela fritura de Joaquim Levy.

Nesta semana, ela não deu uma palavra a favor do ministro da Fazenda, mesmo diante do bombardeio contra o ministro. Ao longo do ano, a presidente deixou de apoiar Levy em discussões importantes. Exemplo: Levy era contra a desastrada decisão de apresentar um orçamento deficitário ao Congresso.

Foi Dilma quem permitiu o desgaste da autoridade do ministro da Fazenda. Ela brincou de enfraquecer o comandante da economia. Ao não defender Levy, a presidente fez com que ele perdesse credibilidade e condição política de permanecer.

O sentido de uma eventual troca seria tirar alguém que está queimado por um nome novo, que pudesse sinalizar esperança de recuperação econômica e recomeçar negociações com o Congresso e com os empresários a partir de um novo plano de trabalho.

Quando a presidente Dilma se reelegeu, o ex-presidente Lula, que havia ouvido queixas de petistas e peemedebistas sobre a inabilidade política do então ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, fez uma sugestão a ela. Reconduzir Mercadante para o Ministério da Educação e colocar Jaques Wagner, que deixaria o governo da Bahia, na chefia da Casa Civil.

Dilma ignorou a sugestão e ampliou a crise política desde então. Só realizou a troca em outubro. Por teimosia, jogou fora um ano.

No mínimo, Lula sugeriu três vezes a Dilma nomear Meirelles para a área econômica. O primeiro conselho nesse sentido aconteceu no final de 2010, quando ele recomendou que ela mantivesse Meirelles no Banco Central e Guido Mantega na Fazenda. Ela segurou Mantega na Fazenda, mas tirou Meirelles do BC.

Juntos e afinados, Dilma e Mantega fizeram uma política econômica desastrosa, que gerou inflação de 10% ao ano, juros na Lua, crescimento baixo, desemprego e destruição da credibilidade fiscal.

Em 2013, logo após as manifestações de junho e julho, Lula voltou a sugerir Meirelles para o lugar de Mantega. Hoje, o país paga o preço daquela decisão de ter continuado com Mantega, que ficou demitido no cargo durante meses na campanha eleitoral.

Ou seja, a presidente esticou a corda com Mercadante e Mantega, só fazendo as trocas quando essas pessoas já estavam queimadas. Fez isso também com Maria das Graças Foster na Petrobras. Só a tirou do cargo depois de incinerada politicamente.

Agora, está repetindo o processo com Joaquim Levy, que não tem culpa pela atual crise econômica, que foi contratada no primeiro de mandato de Dilma. Chamado para consertar o estrago, Levy foi bombardeado por Dilma, Mercadante e Nelson Barbosa (Planejamento) antes de ser criticado por Lula e o PT.

Neste momento da crise, há um agravante. Jaques Wagner entrou na Casa Civil e melhorou a relação política do governo com o Congresso, com aliados e até com alguns oposicionistas. Só que tem de resolver a economia para o governo sobreviver politicamente.

Se a presidente demorar a tomar uma decisão sobre o Ministério da Fazenda, queimará Wagner, prejudicando o efeito positivo da boa escolha para a Casa Civil. A presidente já fritou Levy. As previsões sobre emprego e queda da economia em 2016 só pioram.

A demora da presidente Dilma Rousseff em decidir custa muito caro ao Brasil.

*

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
35
  1. A ignorância, prepotência, teimosia desta mulher está acabando com o Brasil de vez.
    Alguém tem que ´por fim a este sofrimento e desmando o pior é que não sei quem poderá ser .
    Uma coisa é certa, com estes políticos de carteirinha e com os CUMPANHEIROS sendo nomeados para qualquer coisa não iremos melhorar este país de jeito nenhum.
    Acredito que fechando tudo de vez e começar novamente do zero com gente nova e capacitada, será a melhor solução.

    • Isabella Nunes da Silva disse:

      Governo acabado, moribundo, de partido em decomposição ´pode se esperar o que ? Caira, essa mulher o cairemos nós. Com ela não tem jeito.

  2. Wilson disse:

    O atual problema econômico do país só tem uma solução: a saída da Dilma. Trocar o nome do Ministro da Fazenda não mudará em nada o caos econômico em que essa mulher nos enfiou. Quando o Levy assumiu a pasta, houve um aumento da credibilidade na política fiscal do governo, mas a Dilma conseguiu jogar tudo por água abaixo quando 6 meses depois da posse do ministro enviou um projeto de lei orçamentária com déficit de R$ 30 bilhões.
    Não adianta tapar o sol com a peneira. O problema não está no nome do ministro, mas sim na presidente.

  3. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    De que adianta construir palácios se não há almas nobres para habitá-los.

    • walter disse:

      Ola Maria Aparecida Ramos Tinhorão…impressionante, eles não conseguem falar a mesma língua entre ele; se o Meirelles vier, já que o levy já é um “bufão”perdido; não saiu ainda, pelos seus verdeiros “patrões banqueiros”, esta desmoralizado…
      Kennedy, só falta a dilma queimar o jaques wagner, nada que ela faça, tem efeito positivo; NA PRÁTICA O LULA ESTA TOMANDO CONTA, NÃO CONSEGUIU CONVENCER O FHC;”COM DILMA NÃO DÁ” E NISSO A MARINA TEM RAZÃO; SE NÃO SE FIZER UMA ALIANÇA, PARA SALVAR A LAVOURA…A situação da dilma chegou a exaustão; ELA RESISTE, NÃO TEM MAIS ALIADOS, SÓ TEM “PUXA SACO” A SUA VOLTA E A CANETA

  4. O que a arrogância e a prepotência pode fazer: destruir a si mesmo e um país.
    Tudo na vida tem consequências, sejam boas ou más.
    Que nosso país sobreviva a todo viés negativo.

  5. Cristiano disse:

    Eu acho Kennedy que ele já está esta queimado pois se mostrou incompetente e fraco acostumado a encarar molezas quando encarou um desafio de verdade só fez lambanças,e teve atitudes ridículas que todos nós sabemos que não funciona aumentar impostos isso é atitude de quem é primário no assunto o certo é você reduzir impostos e eliminar a corrupção política mais isso no Brasil só Jesus Cristo enfim para mim ele não passa de um aluno de primeiro ano de economia deve ter sido favorecido politicamente para os cargos que já ocupou economistas do governo são todos incompetentes se não fosse o Brasil não estaria nesta fossa.

  6. Santos disse:

    Será que Meirelles vai aceitar ser tutelado pela incompetente, como os demais foram e são? Acho que ele não é tão tolo e só vai aceitar o pepino com carta branca total e a incompetente JAMAIS aceitará isso. Aliás, demorar uma semana para ver a tragédia em MG, passear de helicóptero em Mariana e do nada já chegar ao valor da multa que TENTARÁ cobrar só confirma o quanto esta senhora é TOTALMENTE despreparada para governar qualquer coisa. Sorte das vítimas desta tragédia a Vale ter sido privatizada, senão não receberiam é NADA deste desgoverno falido…

    • Antonio Evangelista disse:

      Concordo com vc, mas uma coisa que me chama a atenção neste país são estas multas imposta, para quem vai o valor da multa? O povo de Mariana foi soterrado pela lama, perdeu-se vidas, casas, alimentos, moveis, carros, enfim, a população perdeu tudo e quem fica com o valor da multa arbitrada? O Governo. A população é quem deveria ficar com esta grana para poderem recomeçar do zero. As mortes não dá para recuperar, mas os bens materiais sim.

      • esdras disse:

        O problema Evangelista é que essa multa vai direta para os cofres da União. Você acha que chegará algum centavo para esses infortunados? Já deve estar cheio de cumpanheiros de olho nessa grana.

  7. Fabio Meirelles disse:

    Convida o FHC e coloca um tucano realmente assumido na economia.
    Vamos ver o que um tucano é capaz de fazer, alem de empurrar o pais de vez para a cova.

    • Jomar disse:

      Quem salvou a economia foi foi Itamar Franco com o Plano Real com uma equipe formada em parte por gestores tucanos e depois continuada por FHC. O governo Lula segurou a ótima situação que recebeu do governo de FHC com Henrique Meirelles que na época era filiado ao PSDB de Goias. Lula usou Meirelles, um tucano, em seus dois mandatos. Meirelles só trocou de partido após o fim do governo Lula.

    • Izaias Santos disse:

      Um tucano criou o plano real. Um tucano tirou o país de uma inflação de 80% a.m. em 1993 para uma inflação de 8.5% a.a.. Um tucano foi presidente do Banco Central nos dois mandatos do Lula. Uma petista acabou com tudo.

  8. Paulo Manhães Fonseca disse:

    UTOPIA: …………. Sentados na grama do sertão nordestino em período de estiagem prolongada sob o sol de meio dia e a volta de uma toalha gasta de sisal, degustando ALFACE e suco de MARACUGINA, Celso de Mello, Marina, Ronaldo Caiado, Jarbas Vasconcelos, Cristovam Buarque, Pedro Malan, Meirelles, Celso Lafer, Serra, Pedro Simon, Michel Temer, Miguel Reale Júnior, Armínio Fraga, FHC, Sarney, Lula (este o único com a possível porém difícil influência sobre a Dilma), e mais outros possíveis notáveis, conseguem após gritos, afagos, beijos, tapas, choros, risos e por fim CATARSE, agenda, carta a nação, ao congresso e ao executivo da solução funcional, possível e desejável para todos os problemas do momento e de aplicação a longo prazo. Mas, ………. UTOPIA.

  9. Carlos VARGAS Disse: disse:

    infelizmente vivemos em um pais governado pela maios desordem ja vista no mundo inteiro, sem administração sem politica ecinomica e com uma presidenta totalmente incapaz de administrar qualquer algo que seja. precisamos de mudanças rápido ( fora presidente chega.) o pais não suporta mais o pt.

  10. Marcellus disse:

    Queimando o PT e o PMDB. De modo torto, mas o país sai ganhando.

    • César disse:

      Concordo! Acrescento ainda os partidos satélites do PT, PSOL, PCdoB, PDT e agora a Rede, além do também partícipe na corrupção da Petrobrás o PP. Eleitores vem ai as eleições de 2016. Fiquem atentos! Não Vote em populistas. Não pense que pior do que está, não fica.

  11. Adriano Miranda de Souza disse:

    Sou um pequeno comerciante, na Baixada Fluminense, Rj – Tive que demitir 06 funcionários me doeu muito, não estou pior, porque desde que a Dilma entrou venho guardando uma reserva, para não quebrar, como tantos amigos que estou vendo, uma vida inteira no negócio, indo por ralo. O PT fez uma ” bolha”, de consumismo dede o Lula, quantos tem aparelhos domésticos elétricos, e não podem pagar a energia, isso significa que a bolha estourou, sorte do Aécio.

    • César disse:

      E sem recolher os impostos faliu a Federação, enquanto financiava as empresas multinacionais e os grandes grupos empresariais, com o dinheiro barato e camarada do BNDES. Isto é que se pode chamar de redistribuição de renda! Retira-se impostos dos mais ricos e os financiam com empréstimos milionários ou bilionários a juros baratos, depois cobra-se mais impostos dos pobres, com juros impagáveis e tarifas altíssimas que comem a renda com um apetite de glutão. Se para o pobre está difícil até para comer, imaginem o resto! Não está sobrando para consumir mais nada.

  12. Anafilófio disse:

    Não, não, não caríssimo, a crise que Dilma enfrenta é fruto do que foi plantado pelo outro em solo infértil. Sua única “culpa” é a falta de ação para consertar e desastre.

    Entenda “falta de ação” como a impossibilidade de governar porque o outro manobrou para que isso acontecesse. E o outro não deveria estar “governando”, indicando ministros e dando palpites estúpidos.

    Se soubesse governar e aproveitar o período de prosperidade que lhe caiu no colo quando sentou na cadeira não estaríamos nessa situação.

    Venceu o populismo irresponsável, perdeu todo o povo brasileiro.

  13. Felipe disse:

    Pergunta que não quer calar? Pq os jornalistas não estão falando da lei de direito de resposta que os deputados estão implementando?

  14. Alberto disse:

    Frita Levy prá cá,frita Levy prá lá,frita Levy prá acolá.Um “samba do crioulo doido”(Stanislaw Ponte Preta).O que não tem solução,solucionado está.Simples assim.

  15. César disse:

    Excelentíssima Presidente Dilma Rousseff, fritura faz mal à saúde!

  16. César disse:

    Vamos fazer um altar para a Santa Mandioca e rezar muito, para que a estoquista de vento não nos frite também.

  17. César disse:

    Excelentíssimo Ministro Joaquim Levy, se serve de consolo à vossa excelência, se a Presidente Dilma não cair logo, nós também estaremos fritos.

  18. Parabéns aos 54 milhões de gênios que elegeram a “presidenta”, no país está tudo uma maravilha, nunca vi tanta “fartura”, para se ter ideia temos dois pseudo “presidentes”, um burro que acha que é Deus, uma anta que pensa que é Deusa. Me admira nesta corja de “benfeitores da nação, entenda-se PT e seus asseclas, que eles não reconhecem seus erros, tudo é culpa dos outros, principalmente do FHC. Mas eu acho que não em que mudar coisa alguma, tem que ir até o final do jeito que está, pois tudo está ótimo, nunca vi tanta “prosperidade”, vamos até final, se sobrar alguma coisa, os conservadores resolverão, porque os progressistas só sabem fazer m…

  19. Antemor disse:

    Esses “des” governo é a cara da Dilma. … RETARDADO. Está sempre atrasado e ultrapassado. Se não acabar logo, o País sucumbirá. O GRANDE BARCO CHAMADO BRASIL ESTA À DERIVA, FAZ TEMPO.

  20. Renato disse:

    Dilma, Mantega e Tombini “fizeram o diabo” para tentar esconder o descalabro econômico, decorrente de suas “tiurias”. Fraudaram demonstrativos, enganaram o contribuinte/eleitor, com o intuito de conseguirem votos nas urnas que os permitiriam manter o desastre em curso.

    A diferença entre eles e Bernie Madoff é que este está preso. De resto, ambos os esquemas têm muitas semelhanças.

  21. sandra carvalho disse:

    O Pessoal que escreve aqui sabe tudo mesmo! Com tanta competência, deviam assumir a pasta da fazenda. A Dilma não está com nada mesmo, desperdiçando tantos talentos ha ha ha!

    • César disse:

      É que qualquer um, mesmo sendo leigo em economia, consegue enxergar os erros. Basta ser uma dona de casa responsável comum, para saber que não se pode gastar além do seu orçamento. Simples assim!

  22. Vicente Jr. disse:

    “A demora da presidente Dilma Rousseff em decidir custa muito caro ao Brasil.”

    Descobriu isso só agora?

  23. Nilton disse:

    Não é Levy que tem que sair, é a Dilma e Lulla o mais rápido possivel

  24. César disse:

    Mensagem de solidariedade ao povo francês. Força! Não se dobrem ao terrorismo. Continuem a defender os princípios básicos da democracia. Liberdade, igualdade, fraternidade.

  25. Anonimo disse:

    O problema e que se a população não tem nenhum conhecimento econômico e acha que o negocio é gastar que depois ganha mais e não aprendem a poupar e planejar, como é que vocês esperam que os políticos sejam de forma diferente. O povo tem é que aprender e se informar melhor porque os ”caciques” da nossa tribo chamada Brasil não estão sendo afetados pela crise, pois já estão preparados para o momento com as contas bem recheadas e olha que é bem recheada mesmo e caso o negocio aperte e só esperar 2 anos ou 3 anos e se candidatar novamente que vem os ”índios” para quem não entendeu somos ”nós” eleitores e elegemos eles novamente a troco de R$100,00 ai depois ainda pedem um milagre para tirar eles do poder.
    Olhem os projetos, estudem, analisem, procurem entender o que cada politico coloca em pauta, e se principalmente o que eles estão votando são favoráveis ao povo ou a eles antes de votar senão nunca vai mudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-30 15:25:31