aki

cadastre-se aqui
aki
Política
21-10-2014, 9h56

Dilma recupera votos da nova classe média, diz Datafolha

138

Postado por: Daniela Martins

A pesquisa Datafolha mostrou que está funcionando a estratégia do PT de tentar melhorar a intenção de voto de Dilma Rousseff junto à nova classe média e de aumentar a taxa de rejeição de Aécio Neves de modo geral. Pela primeira vez no segundo turno, a presidente apareceu numericamente à frente do senador. Há um empate técnico, no limite da margem de erro, o que torna mais provável que Dilma esteja à frente.

A desconstrução de Aécio está funcionando, mas não na mesma intensidade da realizada com a ex-senadora Marina Silva. O eleitorado está bem dividido. Nos votos válidos, o Datafolha deu 52% para Dilma contra 48% de Aécio.

A presidente cresceu em quase todos os segmentos do eleitorado, exceto entre os mais ricos da região Sul. Houve uma melhora da situação de Dilma na região Sudeste. Há um empate técnico clássico nas taxas de rejeição. Aécio tem 40%. Dilma, 39%.

A campanha petista mirou na nova classe média, faixa do eleitorado representada por quem tem renda familiar mensal entre dois e cinco salários mínimos. Aécio tinha vantagem de 11 pontos percentuais. Hoje, há empate técnico, com 46% para o tucano contra 43% da petista.

Essa mudança aconteceu devido à comparação entre os governos do PT e do PSDB. Aécio foi associado ao governo Fernando Henrique Cardoso. O PT fez comparações entre a economia daquele período e a atual. A indicação de Armínio Fraga para o Ministério da Fazenda, anunciada por Aécio no primeiro turno, facilitou essa associação. Armínio presidiu o Banco Central no governo FHC.

A crise de bastecimento de água em São Paulo tem sido usada pelo PT para tentar desgastar Aécio no maior colégio eleitoral do país. Tem chance de dar certo, porque, em eleições, leva vantagem quem consegue estabelecer a pauta do debate.

Dilma está conseguindo colocar o oponente na defensiva. A crise de falta de água em São Paulo continuará a ter presença forte na propaganda petista e nos discursos de Dilma.

Quem governa São Paulo é Geraldo Alckmin, do PSDB. Mas o PT usa a crise para desgastar o modo tucano de governar e, assim, atingir Aécio indiretamente.

Há uma diferença em relação ao primeiro turno. Antes, havia candidatos disputando o poder no Estado, o que dava um ar de ataque eleitoral às críticas dos adversários a Alckmin. O PSDB sempre usou o discurso de que não faltaria água. E a imprensa está mostrando que está faltando água.

Mesmo que não consiga ganhar votos, a estratégia do PT é tentar tirar votos de Aécio em São Paulo. Numa eleição apertada e que não está decidida, é um fator que pode fazer a diferença.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
138
  1. Luiz Carlos disse:

    Confio em pesquisas tanto quanto na Mãe Diná e nas mentiras da Dona Dilma e seus “companheiros ” Lula, José Dirceu, Maluf, Collor e Genuíno !Todos da maior confiança.

    • REGINA disse:

      O fato é o eleitor de Aécio achava que os votos de Marina todos iriam migrar para ele. No entanto, isso não aconteceu, pois somente entre 10 primos meus 9 vão votar em Dilma e um diz que irá anular. Somos nordestinos claro!

      • Jordano Floriano disse:

        Seus primos não tem coerência. Se soubessem o que é mudar p/ melhor, votariam no Aécio! Aécio vai manter as bolsas que vocês ganham, e ainda vai melhorar a economia para TODOS!! Simples assim! No futuro, seus primos vão poder ganhar muito mais!!!!! Saiam da zona de conforto, por favor!!

        • richard richard disse:

          Será mesmo que Aécio vai se importar com as politicas populares ou somente com os empresários ???
          Quem tem mais de 40a como eu já conhece está forma de governo, privilégios para os mais ricos e empresários e o povo que se dane, realmente todos esperavam mais da Dilma, mas será que é simples assim? Antes de criticar um trabalho já feito, sugiro que se imaginem no lugar da presidenta, corrupção no governo deve ser combatida mais não é novidade, para quem não quem não lembra basta procurar na internet assuntos sobre o Collor, Maluf, Pita e cia, é só pesquisar, e pasmem nenhum deles eram do PT.

          • Adilson de Souza disse:

            Richard, concordo plenamente com vc, quando nós da classe hoje dita média poderia imaginar em poder pagar uma faculdade, construir ou comprar a casa própria sabendo que não haveria surpresas no final do mês sabendo que iremos conseguir arcar com nossas dívidas, na época de FHC o dinheiro era regrado não podíamos ter sonhos num futuro próximo.

          • melissa almeida disse:

            Segundo a CGU, mais de 5.000 funcionários públicos federais foram sumariamente demitidos nos governos de Lula e Dilma por corrupção, depois de comprovados seus crimes. Qtos foram demitidos nos governos de FHC ?

        • fabiano costa disse:

          COMO PODE O AERCIO DIZER QUE VAI MELHORAR O BRASIL, SE NA ÉPOCA DO PSDB ELES VENDERAM O PAIS E AGORA QUEREM ENTRAR NOVAMENTE PORQUE QUER E VENDER A PETROBRAS. SOBRE A RESPEITO DE PESQUISA EU MESMO PARTICIPO DE PESQUISA E DIGO QUE ESSAS PESQUISAS NÃO SÃO CONFIAVEL.. ENTÃO VAMOS VOTAR NA DILMA.. PORQUE COM A DILMA MESMO NESSA CRISE ELA AUMENTOU OS CURSOS TÉCNICOS, AS VAGAS NO ENEM,A POLITICA SOCIAL MELHOROU MUITO ESTA EM TRAMITE O ESTATUTO DO DEFICIENTE( PARABÉNS SENADOR PAIM ).. EU QUERO DILMA DINOVO MEU VOTO E SEU DILMA E DA MINHA FAMILIA TODA. VEM FAZER A PESQUISA EM SAO GONÇALO.. E O PIOR QUE ELE PERDEU EM MINAS E AGORA TA APELANDO.. SAI DAI PREBOYZINHO..

          • adilson souza disse:

            Vamos para ditadura se ela ganhar

          • Angelo disse:

            Pois é Fabiano, muito bom mesmo que muita gente tem acesso a cursos técnicos, enem, curso superior, bolsa familia, etc… mas é uma pena que 80% do pessoal que se formam nesses cursos são analfebetos funcionais, mal sabem escrever e muito menos interpretar o que escreveu, eu era PT agora não sou mais, é verdade que privatizaram as estradas, mas dá gosto de andar numa estrada que é pedagiada, a poucos dias viajei por um bom trecho do RS que é governado pelo PT e lá não tem pedágio, mas também não tem estradas, uma porcaria.

          • Breno disse:

            O PSDB quer colocar todo mundo pra trabalhar, inclusive os que já estão aposentados!!! Ficamos sem renda durante muitos anos antes do PT assumir. Graças ao PT minha família não se preocupa mais com o futuro. Vamos votar em Dilma! O futuro tá garantido! A família que ainda não tem bolsa família, votando na Dilma vai ganhar. O nosso Lula vai tirar de quem tem para dar para quem não tem. Domingo vote no 13!!!!!

        • O PSDB fala em melhorar os programas do PT, mas não acredito nem na manutenção, o PSDB não tem 1 (um) só programa estruturante que tenha permanecido a não ser o plano real, que foi financiado por todas as privatizações, até a CPMF que financiava a saúde deram um jeito de votar para acabar quando o PT assumiu, é mas teve também o PROFAE que era para eleger Serra, então mudar o que? agora se quiser que se relacione os programas do PT vamos lá: Inumeras universidades, Pronatec, farmacias populares, restaurantes populares, SAMU, Onibus Escolares para todo país, não há mais paus de arara, qualquer cidade de porte médio tem Institutos Federais de nível técnico, rodovias do nordeste entre grande capitais duplicadas, usinas hidreletricas: Sto Antonio e Girau Rondonia, Belo Monte-PA. Copa do mundo, Olimpiadas é muita coisa…, mudar pra onde?

        • ALAIR ALVES disse:

          Sr. Jordano Floriano…. aprenda o quer dizer democracia… as pessoas votam quem bem entende.. você se acha dono da verdade para dizer em quem devemos votar???? vote em quem vc quiser… e pare de dizer que quem vota na DILMA é incoerente!!! isto é DEMOCRACIA… aprenda DEMOCRACIA….

        • Antonio José disse:

          Para JORDANO FLORIANO, quem não tem coerência é você, por tentar induzir ao erro eleitor, afinal o modo de pensar e praticar política de Aécio mostra que ele mente ao dizer que manterá os programas sociais. Tal qual o Armínio Fraga aliado dele que diz estar o salário mínimo muito alto, quando um dos pilares da economia estar girando é o aumento REAL do poder de compra deste salário, que beneficia o trabalhador.

      • Mara disse:

        Você e seus primos são MUITO COERENTES. A Marina oscilou tanto que perdeu a credibilidade. Mas não se pode esquecer. O partido que mais forma líderes é o PT. Luciana Genro, Eduardo Jorge, Marina Silva e a própria Dilma fizeram escola lá. Claro que há problemas sim. Está vendo a corrupção envolvendo tucanato? vai aparecer muito mais. E a sua coerência vai ao encontro do que foi o país na era FHC e na era Lula. Se quiser que os ricos fiquem mais ricos às custas de quem levanta às cinco da manhã então fique com Aécio. Se achar justo que a justiça social prevaleça e haja igualdade de condições, sobretudo com relação ao ensino superior e outras ações sociais que não caberiam aqui, então você e seus primos SÃO MUITO COERENTE, votando 13, votando Dilma.

      • Angelo disse:

        Parabéns para seus primos então…

      • Renata disse:

        o nORDESTE VAI NOS SALVAR!

      • José Carlos disse:

        Parabéns Regina.

        Forte abraço inclusive nos primos. Infelizmente aqui em S. Paulo o poder não alterna, são 20 anos de tucanato. Aqui não se faz CPi; motivos não faltam; aqui o ensino é deplorável, não se faz exames de avaliação, é a nefasta promoção continuada. Nosso estado é imensamente rico mas somos tão pobres como já foi nosso glorioso nordeste.Sou paulista e fico feliz quando vejo que seu nordeste cresceu e seu povo recebeu um olhar humano.
        Tenho vários amigos nordestino e me orgulho tanto em te-los como amigos. Reconheço que nossas cidades cresceram com nordestinos carregando concreto às costas. Por isso expresso essa emocão ao falar em meus irmãos daí de cima.

        Outro apertado abraço.
        inté.

      • DISTEFANO disse:

        Opá meu amigo, votar em Dilma não é um sinonimo de nordestino. O fato não é ser ou não nordestino, pois lembre-se que em São Paulo existem muitos nordestinos que não irão votar em Dilma. No fundo você é igual a muitos brasileiros que não tem nenhum discernimento e tão pouco sabem o significado do voto e sua importância.

      • José Fernandes dos Santos Neto disse:

        Ufa!
        Com muita felicidade que leio isto…Aqui de Minas dizemos sempre que mineiro que é mineiro não digita 45 nem no Microondas… A primeira ação dele no governo foi cancelar um concurso para a Educação que o Itamar Franco havia feito a duras penas para o trabalhador e que convocaria 5 mil pessoas…Depois edita a PEC 100, inconstitucional e, como se não bastasse, seu sucessor cria o Poupança Jovem que não pagou nenhum jovem, tato que finou…Na área da segurança pública ele fez um Penitenciária privada, acredita?Dá pra imaginar um presidente assim?Sensata vc e seus 9 primos…Só que vc ainda precisa convencer..

      • Odony disse:

        Vc não é nordestina vc é brasileira.De que adianta tantas bolsas visando igualdade enquanto uns trabalham para sustentar outros?pra mim igualdade é todos trabalharem e que fruto disso possa levar conforto e alimento com dignidade para sua família e não aguardar final do mês e receber algo sem trabalhar.Sou trabalhador me incomoda ver muitos com condições físicas perfeitas parasitando,Dilma e Lula igualou…os que trabalham podem comprar tanto quanto os que ficam em casa.

      • Pedro Pinto disse:

        Como se diz aqui nas caatingas do Nordeste: Dilma é uma catingueira arretada.

    • cadimiel disse:

      engraçado quando a pesquisa mostrava aécio 51% e dilma 49% os tucanos acreditavam em pesquisa, agora que virou ninguem acredita mais né.

    • David Dias disse:

      Olhe que eu acompanho política desde meus quinze anos e votei a primeira vez em l.956 para Presidente e as pesquisas começaram muito tempo depois e a única pesquisa que vi que era correta e sempre acertava e, para mim, a única CRIVEL foi ada JOVEM PAN, mas foi proibida pelo Tribunal e, para mim as pesquisas são enganadoras pois dizem que votam em um e no dia votam em outro além da manipulação que fazem dela. Assim como nas propagandas aqueles que participam nem mesmo o produto que propagam usam e o eleitor esta certo ao declarar o voto em um e votar no outro pois estão ganhando dinheiro à sua custa.

    • Luiz Carlos Alves disse:

      Datafolha na última pesquisa do 1º turno errou em 5% a mais para DILMA e 29% a menos para AÉCIO. IBOPE errou em 10% a mais para DILMA e 24% a menos para AÉCIO. Coincidência? Mantendo essa margem de erro, nessa última pesquisa Datafolha, AÉCIO pode se considerar eleito.

  2. Luizon disse:

    Alguém em sã consciência acredita mesmo que a Dilma ganhou – ou Aécio perdeu – 4 milhões de votos da noite para o dia? A disputa é polarizada ao extremo entre PT e PSDB: quem vota em um não muda para o outro. A manipulação dessa pesquisa é o desespero tomando conta de Dilma, Lula, PT e sua gangue a 5 dias das eleições.

  3. Aderbal moreira disse:

    Bom dia Kennedy ! Só para variar Bolsa de Valores de SP caindo e a Dilma subindo ! O tal do mercado quer Aécin playboy, mas o povão quer Dilma Coração Valente ! 13 !!!

  4. NILZA LEAL disse:

    NÃO ACREDITO NAS PESQUISAS, ELAS SÃO TENDENCIOSAS.

  5. O Brasil de hoje surge como uma economia forte, a crise econômica dos últimos anos mostra que o Brasil tem gestão capaz de superar as adversidades dos mercados na Europa e estados unidos! Combater crises com austeridade econômica e arrocho salarial e diminuição de investimentos, nunca foi um bom caminho para resolver qualquer de pressão econômica! Politicas de exoneração fiscal e incentivo à produção industrial e agrícola devem ser estimuladas por parte governo, usando o banco público com facilitador de credito há pequenos e médios empreendedores industriais e agrícolas! Melhorando e ampliando há infraestrutura para diminuir o custo Brasil! A valorização do trabalho de melhor qualidade, com qualificação profissional a Nívio médio e superior, incentivar o aumento das rendas das famílias e melhorando IDH da população! Esse e caminho que devemos tomar para desenvolver o Brasil!

  6. Paulo Sergio Silva disse:

    Kennedy, ainda tem gente que acha que a culpa é de São Pedro. Mas não é só dele. O responsável pelo planejamento hidrico do estado é o governador Geraldo Alckmin. Ele não fez os investimentos necessários e o resultado é o estado de calamidade pública que dever ser decretado a partir de novembro.

    • Julio Silva disse:

      Kennedy, do jeito que as coisas vão, não demora e a gente vai começar a ouvir a seguinte frase: ” O PT ROUBA MAS FAZ-, e é por isso que eu voto no PT”

      • Nilson disse:

        Isso mesmo Julio Silva, O PT rouba mas faz. Pior é o PSDB, FHC roubou muito e nada fez, só aumentava o combustível mensalmente. Criou o tal fator previdenciário para roubar os pobres aposentados. Tudo de ruim foi criado pelo PSDB. Por isso voto na Dilma. O PT rouba mas faz. O PSDB rouba e não faz. Voto 13 Dilma.

    • sidnei moura disse:

      O Geraldão só não fez investimentos nos recurso hídricos, porque não tinha como colocar praças de pedágio… Ninguém lembra desses serviços terceirizados. Esse governo acabou com o funcionalismo público estadual… se tiver algum professor do estado de sp que votou em alkimin, sinto muito! não é politizado. fikadika

  7. Antonio de Abreu disse:

    E como sempre, os institutos de pesquisa e a imprensa a todo vapor para convencer os indecisos a votarem no PT, e o povo é quem sofre, aliás, continuará a conviver como os desmandos, os escândalos e a corrupção, a quem interessa esse continuísmo, a imprensa que deita e rola estes institutos que estão a serviço desse partido que infelizmente é um câncer para este País, pobre Brasil, que Deus nos ilumine e nos guarde, pois só por sua misericórdia, mais quatro anos, de descasos e roubalheira, mas cada povo tem o governo que merece, pois votar no PT, convenhamos é próprio de corruptos, que desejam manter seu estatus, e pobre e ingênuos que acreditam na imprensa e nos institutos de pesquisa.

    • No dia 26/10 as 22 horas estará consolidado (apurados) os votos dos brasileiros, fazendo o seu real juizo de valor, a cada candidato a Presidente. Eu já decidir votar para ficar tudo como está, não quero ver o Brasil do atraso, quebrado, e o povo na pior, o Brasil de agora tem muitos problemas, mais o povo está melhor em todas as classes, e em todos os sentidos, sem mudança agora, só em 2018, vou ver que vem novamente. Por onde tenho andado, meus familiares,(600) meus funcionários (110) em cada 10 pessoas só 2 quer mudança.

  8. geninho disse:

    Sim, e muitos imigrantes atravessaram os oceanos e para cá vieram…e…na Terra Nostra ainda batalham…e sobra uma casa chamada Esperança debaixo deste céu azul, com palmeiras e onde cata o sabiá.
    Eu sou pobre…pobre…pobre…
    Vem p’ra casa você também. Tal rima é manjada…e pode render “sufrágio!”

  9. willians disse:

    Entendo que parte do desgaste do PSDB é que a enxurrada de notícias de corrupção respinga tb no PSDB, que tá tendo dificuldade de sustentar a ideia de que seja um partido honesto…Outra parte se deve às lembranças de que qdo no governo, as coisas eram mais”apertadas” pro cidadão, em termos de emprego e salário…Mesmo todo mundo sabendo que o PT é uma verdadeira quadrilha que se apoderou do estado, isso não está sendo suficiente pra que confiem em um governo PSDBista melhor…

  10. Antonio Carlos disse:

    CHICO BUARQUE fala tudo:
    “A VERDADE É QUE antes do PT chegar ao poder teve uma turma que ficou 500 anos mandando aqui no Brasil e esse país se tornou um paiséco de 5º mundo. Entramos na década de 80 ainda sendo uma república das bananas, governados por ridículos generais sem voto, ditadores golpistas assassinos e ignorantes, que “preferiam cheiro de cavalo a cheiro de povo”. Aí, finalmente, vem um partido que faz o Brasil avançar, tira a nossa coleira dos USA, dá um pé no traseiro do FMI, alça o país a 6ª economia do mundo, fazendo o PIB saltar de 1 para mais de 2,4 trilhões em uma década, tira 50 milhões de brasileiros da pobreza, cria uma nova classe média de 100 milhões com emprego, renda, carteira assinada e conta no banco…..
    Enfim, avanços EXTRAORDINÁRIOS em 1 década! Mas a mídia, conservadora e recalcada, sabota e cria um clima de que estamos “a beira do abismo”.
    E tem gente que vai na onda e não lembra do nosso passado medíocre….”

    • Julio Silva disse:

      Incrível! Tem gente que acredita que estamos no primeiro mundo?! Hoje estamos na rabeira do mundo em educação; na saúde um caos total; segurança pública uma brincadeira (fronteiras mãe Joana)com 56.000 mil mortos todos os anos; estradas e pontes caindo aos pedaços, saneamento quase nada; dengue ganhando de goleada; ebola entrando a qualquer momento para ficar…… se isso é primeiro mundo, por favor, não quero conhecer os demais.

    • Antonio de Abreuj disse:

      Meu nobre, medíocre é esse governo de corruptos, com seu maior comandante, que deita e rola neste País, nós tomaremos conhecimento de suas mazelas e depois que ele partir, pois enquanto ele estiver entre nós, conseguirá comprar a todos, inclusive a sua boa fé, pois pasme, acreditar neste PT e só para ingênuos ou corruptos, que espero que não seja o seu caso.

    • Orlando Cardoso disse:

      O maior plano de distribuição de renda e estabilização da economia foi o Plano Real e aconteceu antes de 2003 e com oposição ferrenha do PT. A Constituição Federal de 1988, a eleição de Tancredo Neves teve oposição do PT. As medidas de transformação da economia e da administração pública foram realizadas no governo FHC e tudo com a oposição do PT.
      O PT em 2002 fez a carta aos brasileiros e prometeu seguir a política econômica de FHC e pegou um país já no rumo certo e conseguiu surfar numa onda positiva da economia mundial, mas sempre abaixo da maioria dos países.
      Neste momento, temos uma economia em recessão, Inflação em alta, desemprego apontando no horizonte, indústrias paralisadas e uma organização criminosa chamada PT dilapidando o patrimônio e o tesouro nacional.
      A hora é de mudança. Vote 45.
      Dilma e o PT vem fazendo a campanha mais baixa de toda história e tentando enganar os mais humildes. basta!

    • Quando gostamos de algo,como politica,economia politica,politica monetária,politica cambial deveríamos estudar,ler para podermos dar maiores opiniões.O Brasil fez sim enormes avanços no governo Lula,mas estamos longe de sermos um pais com um bom desenvolvimento econômico,pois o Brasil pode ser hoje a sexta ou sétima economia do mundo dependendo da cotação do dólar,porem esta longe de ser um pais desenvolvido,principalmente considerando os índices indicativos nas comparações da OCDE e da UNESCO da nossa educação,os índices de desigualdade e ma distribuição da renda no nosso pais.Acesso a faculdade nem sempre tem bom significado pois os alunos não vem com a educação básica bem formada e tem dificuldade em acompanhar o que seria uma faculdade.Haja visto a necessidade que o nosso operário tem de capacitação.Voce esta esquecendo que antes do governo FHC o pais no governo Sarney decretou a moratória e nos tivemos uma década perdida,a década dos anos 80.No governo FHC fez-se a estabilização,consolidaçao do Plano Real que pelas crises mundiais teve muitos momentos críticos na sua consolidação,terminou-se a renegociação da divida externa brasileira permitindo que o pais voltasse a fazer parte do cenário financeiro internacional,a perda do ganho da inflação pelas instituições financeiras fragilizou o sistema financeiro Brasileiro que teve que ser recuperado pois não há nenhum pais no mundo com economia forte que não tenha um sistema financeiro forte.Estas medidas permitiram que o governo Lula continuasse com um trabalho serio ate 2010,possibilitando ao Brasil ser classificado como investment grade,que alias já perdemos um grau este ano,porem o plano econômico do governo Dilma fracassou e coloca em perigo as próprias conquistas do povo brasileiro.Pais que não cresce não gera emprego,nao gera possibilidade de poupança publica que neste momento já e negativa com despesas crescentes e endividamento crescente.Isto tudo sem falar na corrupção que se instalou no Brasil .Nos precisamos de crescimento,da credibilidade junto ao investidor nacional e estrangeiro para provocar uma mobilidade de capital para poder realizar os investimentos necessários ao desenvolvimento econômico do Brasil

  11. O candidato tucano chegou ao segundo turno de repente, sem dar tempo para o eleitor analisar melhor seu histórico. Hoje o eleitor começa a tomar conhecimento do desgoverno dele em Minas Gerais, um mar de corrupção, privilégios na mídia, meios de comunicações a critério de Andrea Neves, sua irmão, engavetamento de denúncias envolvendo o senador, afora, ter sido pego em blitz de transito embriagado ou drogado. O tempo demonstra quem é quem, por isso, qualquer outro candidato que disputou as eleições tem melhores reputações.

  12. TENHO CERTEZA QUE NÃO, NÃO SE TRATA DE RICOS OU MÉDIOS, OU POBRES, O FATO É QUE NINGUÉM AGUENTA OUVIR FALAR EM DILMA. LEVANDO PROVEITO À CUSTAS DOS MENOS FAVORECIDOS. FALANDO BAIXARIA, QUESTIONANDO ATÉ OVO NA COMIDA DOS BRASILEIROS. TENHA VERGONHA NA CARA!BASTA! ACABOU A ERA PETISTA.PRECISAMOS DE SANGUE NOVO, IDEIAS NOVAS, GENTE BONITA INDEPENDENTE DE SER RICO OU MÉDIO OU POBRE.

  13. Pasquale disse:

    O PT traiu o sonho do povo.

  14. Brasileiro disse:

    Repito. Aécio nunca esteve em 1º nas pesquisas. Acorre agora o que ocorreu no 1º turno. Esteve em 2º, porem os institutos de pesquisa o colocaram em 3º. Deste forma, Dilma teve que atacar a Marina e deixou Aécio em paz. Faltando 4 dias para o pleito, 20 milhões de pessoas mudaram de opinião. No 2º turno, colocaram o Aécio em 1º para convencer o eleitorado indeciso a votar em quem estava na frente. Como não está surtindo muitos efeitos, recolocaram a Dilma em 1º e Aécio em 2º porque as pesquisas podem até se enganar nos números, mas não quem ganha. Se insistirem, ser´entendido que estavam tentando ludibriar o eleitorado.

  15. Marcos Henrique Martins Pereira disse:

    A mentira peessedebista só terá valor enquanto não for comparada com a verdade. Os governos do PSDB/DEM sejam municipais,(Cesar Maia – Rio de Janeiro) estaduais (Paulo Maluf, Geraldo Alkmin, José Serra ou federal (Fernando Henrique Cardoso/Ricupero – entrevista em “off” sobre falsos índices inflacionários) sempre foram pautados pela falsidade e mentira administrativas.

  16. marcos disse:

    SOU aecio neve vamos brasileiro tirar essa marfia do poder

  17. Paulo Cesar Diderot disse:

    PROFESSORES E ALUNOS DA UFF DECLARAM VOTO EM DILMA
    CARTA ABERTA
    Manifesto de Docentes e Discentes da Ciência Política da UFF em apoio à candidatura de Dilma Rousseff para a Presidência da República
    Os professores e alunos abaixo-assinados, membros do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (PPGCP/UFF), vêm a público declarar apoio à reeleição de Dilma Rousseff, candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) ao cargo de Presidente da República.
    O comprometimento com a redução das desigualdades – concretizado pelas políticas públicas de distribuição de renda, geração de emprego e aumento salarial – representa um inegável avanço sobre a miséria estrutural do País. A candidata Dilma, herdeira deste pacto, seguiu o caminho do desenvolvimento com a inserção de setores marginalizados da população. Mesmo com os efeitos da crise econômica, sequer cogitou colocar em xeque os direitos dos trabalhadores.
    A criação de 18 novas universidades federais nos últimos 12 anos, o aumento do investimento no ensino superior e o respeito à autonomia universitária são esforços marcantes após sucessivos cortes de gastos e sucateamento perpetrado pelas gestões anteriores. Por isso, o governo Dilma é o mais capacitado para tornar realidade as promessas do novo Plano Nacional de Educação (PNE) e fazer progredir a capacitação intelectual dos brasileiros.
    Em âmbito externo, a priorização da América do Sul, América Latina e Caribe e de seus organismos regionais de integração (MERCOSUL, UNASUL, CELAC), é o reconhecimento de que um mundo multipolar favorece a inserção internacional do Brasil e dos demais países em desenvolvimento. Intensificar as relações com a União Europeia e os BRICS amplia oportunidades de cooperação em matéria científica e tecnológica. Ainda com relação ao bloco dos países emergentes, a recente atuação brasileira na criação do Banco dos BRICS demonstrou o compromisso do governo Dilma em atuar conjuntamente para mudar a arquitetura internacional.
    Em suma, nossa visão é a de que a candidata Dilma apresenta um projeto nacional consistente, que fará as conquistas atuais irem adiante. A métrica economicista não pode ser o único parâmetro do desenvolvimento. Façamos do voto em Dilma Rousseff um réquiem para a indiferença, para a miséria degradante, para a debilidade das capacidades estatais. Trata-se do melhor caminho para aprofundar a democracia brasileira.
    Niterói, 16 de outubro de 2014.

    • marina disse:

      ACORDA BRASILEIROS VOCÊ ESTÁ SATISFEITO COM A SAÚDE OFERECIDA PELO PT?
      VOCÊ ESTÁ SATISFEITO COM A SEGURANÇA? 56.000 MORTES POR ANO; (+) de 90% dos criminosos PERMANECEM IMPUNES!
      ESTE É O MOMENTO DA MUDANÇA……VOTE 45 AÉCIO.

      MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL
      O que você perde vendendo o seu voto:
      • Vender o voto também é crime:
      Lei n.º 4.737/65, art. 299.
      • É CRIME: Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outra
      pessoa, dinheiro, dádiva ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar o voto.
      • Quem VENDE o voto pode fi car PRESO até 04 (quatro) anos, e ainda pode
      pagar MULTA.
      • Quem COMPRA o voto também pode fi car PRESO por até 04 (quatro) anos e
      pagar MULTA.
      • Se você receber qualquer vantagem em troca do seu voto, você também está
      praticando um CRIME.

  18. Bello Tavares disse:

    Estou um tanto desacreditado nas pesquisas destes institutos; no primeiro turno Datafolha registrou Aécio com 26% das intenções de votos, depois das urnas apuradas Aécio 33,55%… Não sei exatamente o que acontece, mas prefiro aguardar os resultados das urnas…

  19. haroldo libero mattei sobrinho disse:

    Se o PT estivesse todos esses anos no Governo Paulista será que com a atual estiagem que asola São Paulo e Minas estaria controlada ? será que seriam feitas obras para mais reservatórios de agua, prevendo uma seca de tão grandes proporções ?

    • emcolera disse:

      olha não da para saber, o q da para saber é que existiu muita incompentencia no trato da agua, o mesma falta de competencia q houve com a energia em 2.001, hoje com uma seca bem pior estamos tranquilos, foi feito planejamento nessa área, talvez com outros no poder podia ter sido feito tais investimentos, lembrando q o nivel da cantareira vem caindo ano a ano, e era sabido pelo governo q existia esse problema, essa seca historica só acelerou o processo.

  20. vera lucia alencar disse:

    Não consigo entender como essas pesquisas são realizadas, tem a participação da população ou apenas da mídia.

  21. André disse:

    Impressionante, depois de mensalão e Petrobrás, tem gente que tem coragem de votar no PT. Fora PT e leva a DILMA com voce.

    • luiz carlos disse:

      Tem sim. Eu e minha familia toda vota em Dilma Presidente. Não foi a Dilma que desviou dinheiro publico. Foi funcionario da empresa. Que serão severamente punido. Diferente do caso do Aécio. Foi ele quem fez a desapropriação do terreno da própria família pra fazer aeroporto.

    • Lucas Guerra disse:

      Na epoca que o FMI governava, eu e mais 5 de 10 amigos meus estavam desempregdos e sem perspectiva de arranjar trabalho. o PT me deu emprego e a consequencia disso sao 2 carros pagos que comprei financiados, meus filhos fazem doutorados em faculdades publicas (sonho impossivel na era FMI). Meus filhos conseguiram casas financiadas pela CAIXA. Ando de aviao e vou ate em teatro.Devo me abdicar desse partido?. Meus amigos estao todos empregdos com nivel de vida melhor que o meu. Viva o PT. Estamos com voce DILMA.

    • Ricardo disse:

      Aqui em São Paulo o governo do estado é PSDB faz mais de 20 anos. Não se cria uma CPI para investigar as suspeitas de corrupção, tudo bloqueado pela assembleia legislativa que é toda do PSDB, TCE é do PSDB, Ministério público do estado também ou seja ninguém faz nada nem reservatórios de água que faz 10 anos já se sabia que teríamos problema.

    • CORURIPENSE disse:

      NÃO SEI SE O SENHOR SABE, MAS FOI NO GOVERNO DE LULA E DILMA QUE O SALÁRIO MINIMO TEVE OS MAIORES AUMENTOS, QUE SE CONSTRUIU MAIS CASAS POPULARES COM RECURSOS DO FGTS/CAIXA ECONÔMICA PARA OS POBRES, QUE O BRASIL SAIU DAS MÃOS DO FMI. SE FOSSE ENUMERAR IRIA DAR UMA PÁGINA DE JORNAL. MAS NÃO SE CONSTRUIU AEROPORTO NAS TERRAS DE NENHUM TIO DE ALGUÉM DO PT.

  22. João Muller disse:

    olá Kennedy, a Marina deu o beijo da morte no Aécin playboy. Aonde essa bruxa da floresta passa, ela afunda.

  23. marcos disse:

    A PESQUISA ELEITORAL ESTA SENDO FRAUDADA Analisando os números da própria pesquisa divulgada ontem ( 20/10) por região tem-se o seguinte : Região Sul : Aécio 61% Dilma 39% Região Sudeste : Aécio 59% Dilma 41% Região Centro-Oeste : Aécio 63% Dilma 37% Região Nordeste : Aécio : 32% Dilma : 68% Região Norte Aécio : 44% Dilma : 56% Segundo o TSE o número de eleitores por região é : Região sul : 20.825.700 Aécio 61% : 12.703.677 Dilma 30% : 8.122.023 Sudeste : 60.968.400 Aécio 59% : 35.971.356 Dilma 41% : 24.997.044 Centro-Oeste : 10.081.500 Aécio 63% : 6.351.345 Dilma 37% : 3.730.155 Nordeste : 38.225.100 Aécio 32%: 12.233.032 Dilma 68% : 25.993.068 Norte : 10.659.600 Aécio 44% : 4.690.224 Dilma 56% : 5.969.376 TOTAL AÉCIO : 71.948.634 51,2 % DILMA : 68.811.666 48,8% Esta é a verdade ! Dados tirados da própria pesquisa !!

    • Antonio Carlos disse:

      CONCORDO CONTIGO!!!!!!
      Aprovação do Governo
      Ótimo ou bom = 42% – Todos votam na Dilma = 42%
      Regular = 37% – 30% votam na Dilma = 11,1%
      Ruim ou Péssimo = 20% – Ninguém vota na Dilma = 0% – 5% Anula
      Não sabem = 1% – Metade vota na Dilma = 0,5%
      TOTAL DILMA = 42 + 11,1 + 0 + 0,5 = 53,6%
      TOTAL AÉCIO = 25,9 + 15% + 0,5% = 41,4%
      AÉCIO GANHA EXPERIÊNCIA

    • Carlos disse:

      É você acredita em pesquisa, eu não por isso voto no PT

    • ori disse:

      ESSES ÚLTIMOS DADOS, LEVANTADO NOS ESTADOS,É UMA MÉDIA DAS ÚLTIMAS PESQUISAS.HOJE, A REALIDADE É OUTRA. DILMA TEM UMA LARGA VANTAGEM NA MAIORIA DAS REGIÕES,EM OUTRAS EMPATE TECNICO, EM ALGUNS ESTADOS COMO SP E RS, A VANTAGEM DE AÉCIO DIMINUIU EM RELAÇÃO A DILMA.

    • CLINT disse:

      No domingo, o país não vai simplesmente optar entre um homem e uma mulher. A nação escolherá entre a decência e o crime, a honradez e a corrupção, o Estado de Direito e o autoritarismo bolivariano, os democratas e os liberticidas, a luz e a treva, a modernidade e a velharia. Mais que o segundo turno da eleição presidencial, vem aí um plebiscito: o PT continua ou para? Segue colecionando delinquências impunes ou cai fora? A primeira alternativa mantém o país enfurnado na trilha do atraso. A segunda pavimenta a estrada que leva para longe do primitivismo e conduz ao mundo civilizado

  24. Silvio Costa disse:

    Agora que a família do Aécio entregou as chaves do aeroporto na prefeitura de Cláudio, após a imprensa descobrir o escândalo, os moradores daquela cidade poderão pegar os seus jatinhos e helicópteros e utilizar o aeroporto.

    • Marcelo disse:

      Assim como, vocês do PT, que estão todos os dias aqui querendo formar opinião, vão poder pegar cruzeiros para Cuba, no porto que custou um absurdo, sob sigilo, para encobrir a verdade. Vão poder trazer a gasolina da sucata de Pasadena nos EUA, o negócio, que nem meu avô gagá faria, e ainda pode de quebra, fazendo o trocadilho, a quebra da Petrobrás, a empresa mais endividada do mundo; por que será que marcaram o depoimento Do Paulo Roberto Costa somente para depois das eleições, muito estranho, não acham???

      • Antonio Carlos disse:

        A AMÉRICA CEDE AO COMUNISMO!!!!!!!!!!!!
        ‘New York Times’ elogia ajuda de Cuba no combate ao ebola
        O jornal americano “The New York Times” elogiou na edição impressa desta segunda-feira (20) a “impressionante” contribuição de Cuba no combate à epidemia de ebola.
        “A impressionante contribuição de Cuba na luta contra o ebola” é o título do artigo, que destaca os médicos e enfermeiros cubanos enviados aos países da África afetados pelo ebola, apesar dos limitados recursos do país caribenho.
        “A iniciativa do governo cubano sem dúvida faz parte de seus esforços por melhorar seu status no cenário mundial, mas deve ser aplaudida e imitada”, afirma o artigo.
        “Enquanto os EUA e vários outros países ricos têm alegremente oferecido recursos, somente Cuba e umas poucas organizações não governamentais têm oferecido o que é mais necessário: profissionais médicos em campo”, defende o “Times”.
        O diário ainda pediu que os EUA cooperem com Cuba oferecendo assistência a médicos cubanos que venham a se infectar na missão.

  25. walter.nobre disse:

    Caro, não sou especialista, mas tenho acompanhado desde o inicio das pesquisas; em NENHUM MOMENTO a Dilma passou o 50%…fato que se explica, pela rejeição que tem…se for um fato, que o Aécio também, cresceu sua rejeição…
    NÃO TEM COMO, SER MAIOR, QUE A DILMA…ele não estava no meio de tantos escândalos e problemas,nos últimos 4 anos…questão de LÓGICA…depois do dia para a noite, não há como confirmar, A LISURA DESTAS PESQUISAS…já erraram feio, no primeiro turno..O AÉCIO ERA TERCEIRO, O TEMPO TODO…vamos devagar gente; tem gato nesta tuba”…

  26. Lúcia Silva disse:

    Concordo contigo Walter. Não é possível que o Brasil irá deixar passar esta oportunidade de mudança na política. Para que serviu as manifestações passadas? Os contra a Copa? Já esqueceram? Acordem Brasileiros; não se deixem enganarem por conversas…

  27. Oliveira disse:

    “O APOSENTADO É VAGABUNDO”;
    “O NORDESTINO É DESINFORMADO”
    (Estas são Frases de seu Ex-Presidente da República e Padrinho de Aécio do PSDB).
    Desinformado pra mim, é pessoas ignorantes, ralé, pobre, excluído, passa fome e sede.
    Como um Sociólogo como FHC, pode ter em sua lígua tais palavras de ofensas.
    Hoje o povo tem medo do PSDB, porqaue ele endivida o país pedindo dinheiro ao FMI, há recessão, muito desemprego, prefere que o povo seja ignorante, não investindo na Educação(Inclusive deixo aqui, que o PEP do Aécio, fechou duas escolas, uma em Piumhi-MG e outra em Passos, ou seja, sua educação é mentira).
    O Povo Brasileiro só consegui sair da miséria, pois hove um “miserável” Nordestino, que passou fome e sede, chamado “Lula”, que deu ao povo os primeiros passos para a sua realização da esperança de um Brasil melhor.
    Hoje esse homem é tão lembrado como a Dilma.
    FHC, só não vendeu Furnas-MG, porque o Itamar Franco mandou o exercito ficar de prontidão sobre a barrfagem de Furnas.
    Se o PSDB ganhar essas eleições ele entregará o Brasil para as Multinacionais.
    O salario mínimo que o Brasileiro ganha, INCOMODA muito o PSDB, pois acham que o povo tão ganhando muito.

    • Pasquale disse:

      Os dois,foram elogiados pela Dilma.Então é ela que não sabe o que fala e escreve?
      Então não serve para comandar a República de banana.

      • Edgardo U F Piriz disse:

        Foram elogiados num contesto muito diferente do atual. E até, por ela ser a Presidente, por motivo de educação. Como ela iria visitar o estado de Minas Gerais e dizer que o governador não prestava?

        • Pasquale disse:

          Edgardo,depois que a pessoa elogia a outra, é igual a batom na cueca.
          Podeia ter visitado e não ter elogiado,ou todo mundo quando faz uma visita é obrigado a elogiar??????????
          Não,não,não,não,não…ajoelhou tem que rezar(elogiou Fernando Henrique tambem).
          Ela sabe quem tem competencia.

  28. Assis Xavier disse:

    Não deixe o certo pelo duvidoso! Quem conhece Aécio não vota em Aécio!
    Dilma 13, sem medo de ser feliz!

    • Ozeias Matveichuke disse:

      Assis, eu conheço sim Aécio Neves e voto nele. Vou explicar através de METÁFORA a todos a diferença entre PT e PSDB: O PSDB passa em frente a tua casa, entra no teu terreno e rouba as coisas que estão lá fora (objetos, frutas do pomar, etc) O PT passa em frente da tua casa, ENTRA DENTRO DA TUA CASA, FAZ TUA FAMÍLIA DE REFÉM, BATE EM TODO MUNDO, AGIRDE AS MULHERES E ROUBA OS OBJETOS VALIOSOS DE DENTRO DA TUA CASA, ISTO É, FAZ O MAIOR TERRORISMO COM A TUA FAMÍLIA e vai embora. Todos roubam, mas observem que há uma diferença substancial da forma como se rouba. Agora se ainda vc decide votar no PT, parabéns……

      • Elaine disse:

        A diferença é que o PSDB passa e leva tudo na surdina, e se alguém reclamar, manda processar, calar o twitter, facebook… Assim, os coitados estão sendo espoliados e nem ficam sabendo. É muito fácil se sentar em frente ao notebook, tablet, usar smartphone, andar de carro zero e reclamar do PT. Tempo bom era o do desemprego e subserviência ao FMI.

  29. Cleber disse:

    O grande fato é que nosso país já está tomado pelo poder de uma ditadura fascista e imperial, agora não tem mais jeito o povo é cego e não enxerga os fatos.
    Dilma deve ganhar e os próximos anos estamos sujeitos a virar cortadores de cana, graças a Deus tenho minha cidadania fora do país e se a coisa ficar feia por aqui eu vou dar no pé.
    Sinto uma enorme tristeza em ver as coisas chegarem a esse ponto, amo minha cidade SP e um dia eu sei que será independente e um dos maiores países do mundo.
    Quanto ao restante do brasil pouca coisa vai se salvar.

    • Anchieta Pinto disse:

      Um absurdo isso que está escrito aqui. Esse “separatismo” vem acompanhado de supremacia, ou só de discriminação e preconceito mesmo? São Paulo quer se separar de quem mesmo? Do Nordeste? Do Sul? Olhe lá, rapaz….

      • J K disse:

        Eu queria muuuiiiittoooo ver sp e rj independentes do BR.
        No Rio, vocação ao turismo. Já pensaram? Uma parte da população trabalharia na indústria do oleo e gaz. Uma outra parte nos hotéis e o resto da população joga futvolei na praia intercalando com o atendimento na carrocinha do hotdog.
        SP tornaria-se uma imensa Espanha, que quando tem uma coisinha a mais se acha o melhor dos melhores paises do mundo.

    • Paulo Cesar Diderot disse:

      Estou sentindo um clima de DESESPERO, o que será???????

  30. Juliano Silva disse:

    Bolsa de valores caindo de novo ! Isso significa que a Dilma esta subindo ! O grande capital apóia o Aécin playboy. E a tal da Rede sustentabilidade ? Essa rede já nasceu furada.

  31. Julio Silva disse:

    Estamos no primeiro mundo! Tai a educação, a saúde e a segurança pública para confirmação. Parece que todos roubam, menos o PT, esse “ROUBA MAS FAZ”, por isso merece o nosso voto?

  32. JOAO SILVA disse:

    A VERDADEIRA PESQUISA SERA NO DOMINGO,COM SAO PAULO ,RIO DE JANEIRO,MINAS GERAIS.DANDO A VITORIA AECIO NEVES 45.

  33. MARCELO DIAS disse:

    QUEM CONHECE A MENTIRA DA DILMA,JAMAIS VOTA NELA,QUEM CONHECE A CANALHICE DE LULA,JAMAIS VOTA NO PT.A MUDANÇA COMEÇU,AECIO NEVES 45.

    • David Dias disse:

      É a pura verdade mas infelizmente o eleitor fica distante de politica, inflação, políticos e tudo o mais e quando chamados à votar, estão tão acostumados com as mentiras das novelas e outros programas e raciocinam da mesma maneira ao votar

  34. Jose Paulo Carneiro disse:

    Prezados, a melhor coisa a fazer antes de votar é pesquisar o passado dos candidatos. Aos 25 anos o Aécioporto foi nomeado diretor de loterias da Caixa Economica Federal. Isso contribuiu para ele levar a vida de playboy no Rio de Janeiro que ele sempre levou. Dinheiro fácil , ele sempre teve nas mãos. Em 1988 foi deputado constituinte e votou contra os interesses dos trabalhadores. Recentemente foi governador de MG e massacrou os funcionários publicos. Com esse histórico esse cara pode ser presidente ?

    • Paulo Cesar Diderot disse:

      Esqueceu. Aos 17 anos, morava no Rio e era assessor do pai, deputado federal, em Brasília, onde não ia, mas recebia um salário.
      A mamata é antiga.

  35. Silvio Costa disse:

    O que o Aécio e o Dado Dolabella tem em comum?

    • Pinheiro disse:

      Sou Nodestino oom muito prazer seu Fernando Henrique, pois o PT levou pro nordeste, trabalho educação e esperando pro povo do Norte. DILMA É 13.

      • Renato Braulio disse:

        O que permitiu isso Pinheiro, foi o Plano Real e não a Dilma.
        A Dilma não é o Lula. Longe disso! Ela foi uma péssima gestora do dinheiro público e fez um governo muito ruim para o país, desrespeitando todos os princípios básicos econômicos: fez quase tudo errado. Pegou o país crescendo a 7% em 2010 com o Lula e vai entregar em recessão. Após 20 anos de progresso, tivemos retrocesso nesses quatro anos. Isso não dá para aceitar. Votei no Lula desde 89 e acho que ele foi importante para o país (apesar de alguns erros relevantes), mas a Dilma não dá!
        Acho que o melhor para o Brasil é a alternância de poder. Hoje sou Aécio, porque nesse momento é o melhor para o Brasil. Daqui a oito anos vou querer nova alternância.

    • Filho disse:

      Essa pergunta tem que ser feita ao Juca Kfouri.

  36. Pasquale disse:

    O numeral 13 é algo que dá azar, portanto quem votar no 13 terá 13 anos de azar.
    Vejam o Brasil por exemplo,já estão acontecendo demissões em quase todos os setores.
    E a representante do 13,não tem a mínima idéia do que vai fazer,para que o País reverta esse quadro.
    É ou não é, muito azar ter a Dilma como presidente?
    É a maldição do 13.

  37. Marcelo Araujo. disse:

    Desculpas à Dilma
    Peço desculpas a Dilma por não poder votar em você.
    Desculpas pelo mensalão e por todos os acusados e condenados, considerados ainda como presos políticos pelo seu pardito.
    Desculpas pela corrupção na Petrobrás, maior empresa do nosso país, entregue a bandidos do seu partido e partidos da base.
    Desculpas pelas filas nos postos de saúde e hospitais públicos, sucateados, mas mascarados em suas propagandas como se fossem de primeiro mundo.
    Desculpas pelo medo imposto pelo seu marketing quanto a fantasmas do passado, enquanto os fantasmas de hoje é que realmente assustam.
    Desculpas pelos analfabetos funcionais, que sabem ler e escrever, porém não tem a capacidade de interpretar um simples texto, mas que as suas propagandas mostram como um grande feito.
    Desculpas por todo o superfaturamento das obras da copa, dos casos que com certeza ainda surgirão, obras feitas às pressas de forma “emergencial” e sem licitações.
    Desculpas pelo enriquecimento da família Lulla, pela blindagem dada ao ex-presidente.
    Desculpas pela má gestão do bolsa família, onde milhões de pessoas são beneficiadas, porém milhares estão recebendo se necessidade.
    Desculpas pelas mentiras postadas pelos seus seguidores, como a foto montada do Neymar.
    Desculpas pelo efeito Alzheimer do seu partido, onde apontam defeitos dos governos anteriores ocorridos a mais de 12 anos, mas não se lembram dos problemas e defeitos recentes.
    Desculpas ainda pela sua militância, cega como torcedores de futebol, fanática como seguidores de seitas religiosas. Que com certeza irá criticar esse post.
    Desculpas por não poder concordar com tudo que aí está.
    O Aécio pode não ser a solução, mas irá desmascarar toda essa sujeira do partido rival. Se não der certo, daqui a 4 anos eu troco de novo.

    • Luiz Carlos disse:

      Marcelo Araujo, parabéns pelo opinião, contra fatos não há argumento !

    • Lourival F Santos disse:

      Obrigado Marcelo Araujo por oferecer este excelente comentário para pessoas de bom censo fazer um reflexão e tomar conhecimento das mazelas do partido que esta no puder há quase 12 anos e pensa em continuar por + 100 anos, lembra-me um outro ditador que tentou tomar o mundo em 1939. Lembre-se da proposta petista do “Plebiscito Constituinte” e o que representa para a Democracia Brasileira, início do fim……………..

    • Marcela Nunes disse:

      Falar de corrupção e esquecer que o PSDB é líder em qualquer ranking desses atos,e no mínimo de uma irresponsabilidade tremenda. Que acompanha a história dos governos do PSDB conhece um mar de lama insuperável. TRT’S, “PROPINODUTO” SIVAN, CERPASA,AEROPORTO, PETROBRAS. Se tem algo que o PSDB Não tem É MORAL para falar de corruptos, a não que seja pra trocar figurinhas!!!!!

  38. Antonio Matarazzo disse:

    Sou classe media e meu voto é Dilma 13.

    • Pasq disse:

      Nós podíamos estar roubando,e estamos.
      Nós podíamos estar destruindo a economia,e estamos.
      Nós podíamos estar mentindo sobre o mensalão,e estamos.
      Nós podíamos estar mentindo sobre o caso da Petrobras,e estamos.
      Nós podíamos estar enganando o brasileiro,e estamos.
      Mesmo assim, viemos mais uma vez pedir o seu voto.

  39. Henrique disse:

    Não acredito que um POVO que sofre para pagar suas contas, não estejam vendo Reportagens sobre tantos escandalos….não interessa se está sendo investigado e mascarado…Dilma e Lula sabem muito bem tudo que aconteceu ou está acontecendo e o POVO BRASILEIRO pagando impostos e impostos…Como podem falar que Dilma é dos pobres e Aecio é dos Ricos???sendo que uma despesa que fiz ontem no valor de R$385,00, paguei nada mais que R$ 109,00 de impostos..como pode ser do POVO???onde foi parar o dinheiro da Petrobras enviada para Cuba???onde Está indo tanto dinheiro para Mais Medico, em Cuba???Por quê Evo Morales recebeu dinheiro da Eletrobras??? DIA 26/OUTUBRO É DIA DE FAZER JUSTIÇA REFERENTE O GIGANTE ACORDOU….VAMOS LÁ BRASIL #foradilma #forapt

  40. Paulo Jordão disse:

    Sinceramente sempre votei no PT por conta de ser um trabalhador e me inclinei a acreditar na filosofia que trabalhador vota em trabalhador. Infelizmente o PT comeu melado e lambuzou se. Porém, creio que apesar dos pesares, ainda voto no PT, pois, o PSDB do Sr Aécio só não vendeu o País por que não houve tempo hábil para tal. Quem não se lembra do digníssimo Sr Geraldo Brindeiro (O engavetador Geral da República), simplesmente nada que fosse comprovar as diversas falcatruas do Governo Tucano, passava. Sei que houve e há corrupção no Governo Petista, mas de alguma forma os ladrões estão sendo punidos e presos, não da forma desejada por todos, mas estão sendo penalizados. Por essas e outras ainda voto no PT.

  41. Ronaldo disse:

    Nem pensar em mais 04 anos de PT !!!! Libertação!!!

    Domingo vai ser o dia de iniciarmos uma grande faxina no Brasil, vai faltar cadeia depois das auditorias, no BB, Caixa e BNDES.
    Por isso que o PT está fazendo qualquer negócio para vencer no tapetão.
    Dilma vai voltar para sua lojinha de R$ 1,99 o filho do Lula vai voltar para o emprego de tratador de animais no zoológico de SP, o Lula pode voltar a ser metalúrgico, e quem gosta do Pt pode ir morar em Cuba ou na Venezuela lá sim as mudanças deles já estão na fase final de implantação.
    Tem muita bolsa esmola, muita pobreza, e muita gente esperta ficando rica explorando desesperados.

    • Osmar disse:

      O PT entrou com esta mesma historia quando ganhou a eleição em 2002.Fazer uma devassa no governo FHC.O que aconteceu? Nada.Não espere isso do PSDB.Isso é populismo puro.O que ele precisa é tocar o governo.Fantasmas precisam ficar para trás. O MPF , PGR e PF que se ocupem disso.Fica mais fácil.

  42. Max Gonçalves disse:

    Prezado Kennedy,

    Gosto muito das suas análises. É impressionante a clareza com que vc se comunica ao tratar de questões muitas vezes complexas. Parabéns! Vc é, disparado, o melhor comentarista da emissora.
    Forte abraço,

    Max

  43. Edgardo U F Piriz disse:

    Eu ví que o apoio da Marina seria decisivo…só que para o Aécio perder!!!
    O PT agradece o apoio dela para o Aécio, certamente.

  44. ruoger disse:

    Olha ,desse jeito nem precisamos perder nosso tempo em ir ás urnas né.Todo mundo já sabe ….pesquisas….A única certeza QUE EU TENHO É QUE DOMINGO VOU POR LÁ UM GRANDE 45 para mudanças em termos de diminuição da criminalidade,de mensaleiros ,porto em Cuba,petrolão,educação ,saúde ,mentiras,corrupção.Lembram das manifestações????Que eu me lembre era contra a situação do país,governado pelo pt.Acho que a partir de domingo uma nova era se inicia no Brasil.

  45. Ciro Gemelli Junior disse:

    Só se essa nova classe média se tornou média com a corrupção. Pois ninguém viu aquela doida gritando que ODEIA a classe média e Lula e patota aplaudindo….. daqui uns dias serão os chefões e o povão se lascando….

  46. Estevam disse:

    Cedo ou Tarde a verdade surgiria. Tal qual o caçador de Marajás de Alagoas Fernando Collor de Melo a não sobreviver a dura realidade fora da mídia que o construiu, segue o mesmo destino o candidato FAÉRCIO NEVES quem vem descongelando, derretendo, perdendo as poucas asas numa queda sem freios.

  47. João Seridó disse:

    Cuidado Gigante, nesses últimos 12 anos os carros perderam as cores e se tornaram cinzas, a conversa era olho no olho e agora é olho na tela. O ensino perdeu o conteúdo e ficou medíocre. A droga proibida era a maconha depois surgiu o destrutivo crack. As famílias perderam as rédeas e se fragmentaram. As igrejas perderam muitas ovelhas com fé e ganharam alguns guias sem fé. A polícia prendia, hoje cansa de soltar. As leis protegiam o cidadão, hoje os direitos humanos defendem os bandidos. A saúde ganhou os genéricos, o combate ao fumo e o controle da AIDS, hoje o povo perde a paciência no descaso, e o país bilhões para exportar médicos escravos cubanos. O empreendedor crescia e o mercado ganhava, hoje são frágeis os seus direitos, altos os seus impostos e difícil à aquisição de um bom funcionário. As propriedades eram respeitadas, hoje são invadidas. A música tinha essência, hoje ganhou o paredão de som e o erotismo. Era bonito se casar virgem, hoje é ridículo. Antes abria uma porta e se entregava flores a uma dama, hoje a orgia prevalece. Afinal ninguém é de ninguém.

    A sociedade perdeu o controle da liberdade e se deixou enganar por uma falsa democracia que fragilizou as bases de sustentação: Educação, Saúde, Segurança e Economia. Como consequência, retroagirmos no caminho da harmonia familiar e religiosa, nos valores culturais e no crescimento econômico.

    Ficamos pra trás e capengas. Pelo andar e tamanho do gigante o tombo será colossal. Ainda há esperanças!

  48. ilmo disse:

    eu voto na dilma, eu consegui ter minhas coisas no govern do pt hoje meu patrimonio esta avaliado em dois milhoes de reais graca ao governo de lula e dilma pesquisas ganha eleicoes sim quando o aecio estava na frente todo mundo disse que o pt acabou vamos ser vitorioso e o psdb nunca mais na vida ganha uma eleicao

    • J K disse:

      A minha vida tambem tem melhorado bastante mas é porque eu trabalho muito. Cheguei a conclusão que as ações dos governos para ajudar esse ou aquele não ajuda quase nada. O que faz diferença são as ações de melhoras do ambiente macro, onde então podemos nos beneficiar tirando proveito do conforto e da organização desse ambiente.

  49. Leandro Vieira disse:

    PSDB novamente não, já bastou o FHC. Aécio para presidente só for para ferrar com a vida da gente,
    Se procurarem a verdadeira historia de Aécio no governo de MG verão que ele não passa de uma farsa, quebrou o estado, reduziu salários dos professores e profetiza educação, desviou dinheiro da saúde, a única certeza é que “aeroportos não vai faltar nas periferias”.

  50. Eduardo disse:

    Isso não tem nada a ver com estratégia de campanha do PT, ou falta de estratégia de campanha do PSDB. Isso é puro reflexo da realidade, dos fatos factuais, da verdade factual. Por pior que possa parecer o governo do PT nos últimos quase 12 anos, e diante das crises de 2007/8 e a atual na Europa, o Brasil está muito bem, isso é fato incontestável. Se estivéssemos com a mesma ladainha da política macroeconômica do PSDB, teríamos afundado que nem o Titanic, com certeza. Portanto, temos de dar o braço a torcer: o PT no governo federal tem sido, ou tem demonstrado muito mais capacidade de lidar com as adversidades, mantendo pleno emprego e renda, alta poupança interna, juros e inflação dentro de margens razoáveis e lutando contra as adversidades internas, onde se percebe claramente que há um jogo de interesses, onde nossos banqueiros e boa parte do empresariado, querem porque querem colocar o PSDB de volta, lá em Brasília, junto com grande parte da mídia corporativa. Assim, é claro, vira um caos, pois os que estão jogando contra, são muito poderosos e influenciadores. É lamentável, pois com certeza, com um pouco de bom senso e de boa vontade, o Brasil poderia estar bem melhor, mesmo com todas as falhas que sempre tivemos. Na verdade é um jogo sujo que se pratica para tentar desestabilizar o atual governo e facilitar a pavimentação da entrada do PSDB, com todas as falcatruas que estes também cometem e ficam incólumes.

  51. joão luiz disse:

    Meu pai não conseguiu colocar nenhum filho dele na faculdade, meus três estão.

  52. GILMAR SANTOS disse:

    Voto na Dilma porque e continuidade de um governo que vem dando certo o paradigma do povo brasileiro mudou pobres e ricos e classes media, C, D, E, cresceram mudaram de patamar então não tem com mudar. Pois se eu tivesse duvida s que não e meu caso não vejo do outro lado um plano de governo convincente sem critério e mascarado e enganador …..

  53. Luciadez disse:

    Precisamos estudar mais, ler mais, nos informamos melhor e, principalmente, não “perder a memória”; quem sabe, assim, nos tornamos uma Nação, de fato…

  54. Osmar disse:

    O próximo presidente seja quem for, precisa entender que:Não se pode conviver descaradamente com corrupção generalizada.Com o fisiologismo partidário nas entranhas do governo.Decisões de governo que beneficiam suas empresas, parentes e os amigos.Solicitar a Policia Federal, PGR, MPF, cada um na sua esfera de maneira intolerante contra corrupção.
    O próximo Congresso, precisa entender que o povo não aguenta mais a chacota diária.Voto por dinheiro, briga por Ministério,legislar em interesse próprio, brigar por verbas que nunca chegam ao seu destino na sua totalidade.Parar de usar o mandato como balcão de negócios.Ter a decência de não usar verbas dadas a eles que são imorais.Usar o apartamento funcional.Parar de viajar em jatinhos de doleiros, lobistas,ter decoro parlamentar.Ocupar-se em preparar leis que sejam atuais para enfrentar os novos tempos.Trabalhem pelo fim da reeleição.Trabalhem para que um parlamentar tenha no máximo dois mandatos consecutivos.Trabalhem por uma reforma politica de verdade.Com uma reforma tributaria justa.
    Tudo bem.Eu sei que estou pedindo demais…Mas.. quem sabe!!!

  55. macario freitas viana disse:

    Concordo com o Eduardo, o PSDB, mesmo depois de ter privatizado centenas de estatais, deixou o país na miséria sendo governado por pacotes econômicos editados pelo FMI, para garantir empréstimos, estradas esburacadas e infraestrutura sucateada, tanta coisa ruim que não dá para enumerar aqui.

  56. Fátima disse:

    Quando queremos conhecer alguém perguntamos àqueles que o conhecem. Por que o Aécio perdeu em seu próprio estado de Minas Gerais? E a estória do Aeroporto, não diz nada? Acorda, Brasil!!!

  57. aristhides pedreira disse:

    Essa conversa de classe media me deixa confuso. Antigamente elementos da classe media, morava na zona sul (rio), frequentava teatro, boates, exposições, e toda uma vida cultural. A classe média inventada pelo PT, ganha 2 salários mínimo, geralmente analfabetos funcional e passam fome. A tal fome invisível…pra ser um pouco condescendente.

  58. L Souza disse:

    A classe média está conhecendo melhor a presidente, e quem conhece a Dilma prefere votar nela, e não no adversário!

  59. monica cristina disse:

    O brasileiro precisa pesquisar ler mais quem viveu nos anos 80 , pode afirmar que temos um pais melhor tanto na educação e vida social o financiamento chegou a todos casa propria ,carros faculdade enfim o pobre esta melhor , por favor se informem sobre o passado dos candidatos sei que o Pt possuem falhas mas vamos apoiar tudo que esta encaminhado
    Estamos em crescimento economicamente tantas empresas multi nacionais investindo no Brasil , a Google querendo tb investir . americanos fazendo intercambios aqui e vice-versa.
    Sou Dilma tenho respeito ao seu trabalho .

  60. LUIS disse:

    PESSOAL, QUEM TEM DÚVIDAS DA FOME E SUBMUNDO QUE O BRASIL VIVEU, ENQUANTO OS CACIQUES DE CADA PARTIDO EM SEUS ESTADOS, MARCAVAM OS SEUS TERRITÓRIOS, A TROCO DA MORTE DE SEUS ADVERSÁRIOS OS “POBRES”, DEIXANDO AS CRIANÇAS DE NOSSO PAÍS MORREREM DE FOME NOS RINCÕES DO BRASIL, ENQUANTO SEUS FILHOS E NETOS, CURTIAM DE PLAYBOY, NAS GRANDES CAPITAIS DO PAÍS “ISTO É FATO”.EM UM PROGRAMA DA GLOBO DA DÉCADA DE 90, EM UMA REPORTAGEM QUE SE INTITULAVA “FOME”, UM DE SEUS PROGRAMAS SENSACIONALISTA DA DÉCADA EM QUESTÃO, DIZIA QUE ESTAVA ESTARRECIDA COM A SITUAÇÃO QUE O PAÍS SE ENCONTRAVA, E QUE REALMENTE ERA DE DOER EM QUALQUER CIDADÃO.DIZIA ENTÃO O REPÓRTER QUE A CADA 15 MINUTOS MORRIA UMA CRIANÇA EM ALGUM LUGAR NO PAÍS DE FOME,HOJE ELA PROÍBE ESTE VÍDEO DE SER VEICULADO, QUAL SERÁ A RAZÃO? PROCURE NO LE MONDE ESTE VÍDEO ELES NÃO CONSEGUIRAM AINDA TIRAR DO YOUTUBE, MAIS A NARRATIVA É FRANCESA, COM LEGENDA. ACESSEM, NÃO É DEMAGOGIA É FATO REAL, E PUDE INFELIZMENTE PRESENCIAR ISTO!!!

  61. beto collor disse:

    Vejsm qtas escolas criadas na área federal. Até filho de lavadeira pode ser médico, assim disse um tucano Dilma neles.

  62. LAC disse:

    Quem vivenciou as décadas de 80, 90 até 2002. Desemprego, FMI, Planos econômicos “acredite se quiser” e recessão econômica, fica desesperado com a cara de pau deles, retornam com o discurso de salvadores do Brasil. Apresentam proposta de solução para todas as meselas do povo. A propaganda politica é a mesma do Collor e do FHC. Prometem coisa que não poderão cumprir, pois são coisas que só podem virar realidade por decisão dos outros poderes. Eles acham que o Povo é burro por ser pobre. Tentam através do grito, da imposição, empurrar pela garganta a baixo o que querem que o povo pense. Não dá mais. Seja quem for o eleito, ele tem fazer pelo povo o este mais precisa: Educação de qualidade; atendimento médico, odontológico e diagnósticos preventivos; e controle do nível de desempregos em patamares bem baixo, quase inexistente. ESTÁ NA HORA DE MUDAR ESTE PAÍS PARA SEMPRE. TEMOS QUE COBRAR! O BRASIL TEM QUE TER UM GOVERNO DE PESSOAS HONESTAS E COMPROMETIDAS COM BEM ESTAR DE SUA POPULAÇÃO. NÃO EXISTE PROBLEMAS DE RECURSOS FINANCEIROS. A CORRUPÇÃO E OS DESVIOS DE VERBAS PÚBLICAS TÊM QUE ACABAR. Deus salve o nosso Povo.

  63. Adir Claudio Campos disse:

    Qualquer um que entende de política já sabe que é praticamente impossível haver uma reversão em favor de Aécio. Indicativo são vários, como a alta taxa de rejeição (note-se, em ascenso) e o crescimento de Dilma na classe média e no sudeste, alem do fato de que está em queda lenta e consistente; já Dilma começou a crescer na reta final. Os indecisos costumam votar em quem está na frente.

  64. J K disse:

    Aqueles que se encorajam a seguir trabalhando a cada amanhecer melhoram de vida sempre. As medidas de governo servem mais para controlar a velocidade com que essa melhora acontecerá. Medidas que beneficiam a todos são macroeconômicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-30 15:21:08