aki

cadastre-se aqui
aki
Geral
30-09-2013, 12h36

Dilma reequilibra relação com Paraguai e Venezuela

5

Lançado em 2005 como o grande projeto da parceria entre Brasil e Venezuela, a refinaria de Abreu e Lima (PE) seria uma sociedade da Petrobras com a Pdvsa, a estatal petroleira do país vizinho.

De lá para cá, a Pdvsa não cumpriu a sua parte na construção da refinaria. Agora, já está praticamente nacertado entre Brasil e Venezuela que a Petrobras ficará sozinha na empreitada. Ruim para as relações entre Dilma e Nicolás Maduro.

A avaliação do governo brasileiro é que Maduro tem ido mal em um ano de poder real. Há chance de que, se houver um referendo reconvocatório, Henrique Capriles possa apeá-lo poder. O governo Dilma, ainda simpática a Maduro, criou pontes com Capriles.

É nesse contexto que deve ser entendida a reaproximação do Brasil com o Paraguai. Hoje, Horacio Cartes, novo presidente paraguai, está em visita oficial a Brasília.. A prioridade da presidente Dilma Rousseff é voltar a apaziguar as relações no Mercosul de modo geral, mas, sobretudo, entre Brasil e Paraguai.

Dilma e o PT tem sido criticados por, supostamente, priorizar em excesso o Mercosul, fazendo concessões demasiadas à Argentina e à Venezuela. Agora, os venezuelanos já são parte do bloco comercial. A realidade está dada. E a presidente brasileira quer rapidamente acertar os ponteiros no Mercosul, a fim de tentar fazer com que todos os membros joguem juntos na dura guerra comercial internacional.

Comentários
5
  1. Cemy Vargas Fraga disse:

    Vou tentar novamente: Acho muito bom esse fortalecimento do BlOCO!
    Kennedy, Alguém desse blog está me boicotando! É a quarta vez que tento publicar meu comentário e aparece uma página dizendo que “parece que você já disse isto”, o que é uma mentira!!! E o comentário não é publicado! Vou ter que parar de te acessar! Infelizmente!

  2. Flavio disse:

    Assisti o último É notícia e gostoria que programa continuasse. Tu és um dos poucos jornalistas isento, que não bajula nem a direita, nem a esquerda.

    Parabéns, continue assim e nunca entre para turma do PIG.

    Flavio

  3. Robson disse:

    Kennedy, não ficou claro se a Venezuela está fora de todo o projeto da refinaria de Abreu e Lima ou só na parte de investimentos. A refinaria em questão está muito tempo atrasada em relação aos prazos entre lançamento da pedra fundamental e sua conclusão e isso não se deve às incertezas em relação a Venezuela.

    Caso a PSVSA utilize-se do Mercosul para a utilização da refinaria sem contribuir com a sua construção estaremos a face de mais um ônus à população em benefício de governos amigos alinhados ideologicamente.

  4. Luiz Carlos barbosa disse:

    A Refinaria Abreu e Lima em (PE), apesar dos atrasos está com mais de 70% das suas obras concluidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-29 18:48:06