aki

cadastre-se aqui
aki
Política
30-03-2015, 9h25

Dilma transforma escorregão de Levy em crise

29

Postado por: Daniela Martins

A inabilidade política da presidente Dilma Rousseff conseguiu criar mais uma pequena crise no governo. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, escorregou politicamente ao fazer uma declaração sobre erros da presidente. Mas a fala de Levy é o menor dos problemas do governo neste momento. Transformá-la em crise é mais um erro do Palácio do Planalto.

O ministro da Fazenda disse que a presidente tem o desejo genuíno, real, verdadeiro de fazer a coisa certa. Mas nem sempre faz da maneira mais fácil e efetiva. Dilma reagiu mal, pedindo que o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, levasse a Levy a sua contrariedade.

Ao demandar que Levy tente explicar o que não precisa ser explicado, Dilma apenas se enfraquece. Ele falou a verdade. Não dá para discordar do ministro da Fazenda, ainda que o episódio tenha sido um escorregão político.

Levy escorregou porque tem agido com autonomia, praticamente sozinho. Com uma articulação política fraca, ele tem de negociar diretamente com o Congresso. Com outros ministros que não defendem o ajuste fiscal, que, aliás, é atacado pelo PT, o ministro da Fazenda tem de fazer palestras para defender a política econômica. Claro que pode escorregar, até porque não é famoso pela habilidade política e a capacidade de fazer amigos.

Mas o pior é o governo agir para transformar o escorregão em crise numa hora em que tem coisas mais importantes com as quais se preocupar, como chegar rapidamente a um acordo com o PMDB em torno do ajuste fiscal.

Outro tema emergencial é evitar a aprovação de projetos que tirem poder do Executivo, como a proposta de emenda constitucional que amplia a idade de aposentadoria nos tribunais superiores de 70 anos para 75 anos (conhecida como PEC da Bengala). Se aprovada, vai impedir que Dilma faça cinco indicações para o Supremo. A presidente precisa apontar logo o novo ministro do Supremo para a vaga de Joaquim Barbosa, que saiu do tribunal em julho do ano passado.

Há dezenas de cargos vagos em tribunais superiores e em agências reguladoras. Gastar energia com crises de papel é a pior solução num hora em que as notícias na economia continuam piorando.

*

Indicado para assumir a Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República, o petista Edinho Silva foi criticado por ter sido tesoureiro da campanha da presidente e agora ser destacado para gerenciar uma pasta que controla ou influencia a publicidade oficial do governo.

Ter sido tesoureiro de campanha não desqualifica ninguém. O governo Dilma retoma um modelo político para a Secretaria de Comunicação Social que foi usado nos governos Lula e FHC.

Na gestão de Lula, Luiz Gushiken, que morreu em 2013 e era um dos ministros mais influentes do primeiro mandato do petista, chefiou a Secom. No governo FHC, o hoje vereador em São Paulo Andrea Matarazzo, que fez eventos para arrecadar fundos para a campanha à reeleição do então presidente em 1998, também comandou essa pasta. Gushiken e Matarazzo foram ministros próximos dos presidentes da época.

Edinho Silva é da ala moderada do PT e tem pontes com Dilma e o ex-presidente Lula. Possui um perfil negociador, bom de diálogo. A tendência é procurar conviver tranquilamente com os jornalistas e os veículos de imprensa. Não tem o perfil de uma pessoa que vá entrar em choque. Ele mesmo já disse que pretende dialogar.

O Ministério da Educação será comandado por Renato Janine Ribeiro, um grande acadêmico, respeitado na área, que já fez críticas ao governo Dilma. Pode ser um alento, um refresco num ministério tão ruim na média. E pode levar capacidade crítica a um governo que está precisando disso.

O desafio de Janine é se mostrar um gestor à altura de uma pasta complexa. O desafio executivo é enorme, como ficou claro recentemente com a barbeiragem administrativa do Fies, o financiamento estudantil.

Em relação ao Turismo, a presidente está decidida a nomear o ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves, mas não quer desagradar Renan Calheiros, presidente do Senado. Renan é padrinho político de Vinicius Lage, que comanda hoje a pasta. A indicação de Alves vai depender da negociação com Renan e do destino de Vinícius Lage.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
29
  1. Antonio Celso Alencar disse:

    Este desespero insano em criminalizar e se possível destituir do cargo Dilma Roussef, vai jogar o País na vala. A mesma vala em que ele se encontrava em 2002.
    Mas, reservas zero, dependência econômica e financeira do FMI e 38 milhões de pessoas matando calango prá comer, não interessam, não é mesmo?
    E depois, quando isto acontecer, será herança maldita do PT.

    • Heitor disse:

      o governo começou a cavar a vala em 2002 quando o ilusão de muitos, inclusive eu, colocou no poder um partido que se mostrou incapacitado, para ser singelo.

    • Pasquale disse:

      Raciocínio lógico Antonio,se alguem ficar na lama foi porque?
      39 ministérios,doação de refinaria a Bolívia,construção de porto aqui no Brasil? Não foi em Cuba,roubo institucionalizado na Petro etc
      Segundo a campanha das eleições, o Pais estava uma maravilha,o que foi que aconteceu em 3 meses???????
      Agora vamos tirar os direitos do trabalhador,para tampar o rombo????
      Insanas, durante o tempo todo foram as atitudes do PT.
      Insanas e totalmente irresponsáveis.
      PT = LAMA

      • Antonio Carlos Panunto disse:

        Caro Pasquale, respeito sua opinião. Identifico facilmente seus motivos, como contrário a ideologia petista. O que é um direito legítimo seu. O que está acontecendo no país é que querem mostrar indignação com a corrupção, como se fosse inventada pelo PT, quando na verdade o que não aceitam é a ideologia petista. Podemos ter ideologias diferentes, defendê-las democraticamente, honestamente. Como você está fazendo. Acontece que muitas pessoas se esquecem que vivemos numa democracia, onde a convivência dos diferentes é uma premissa fundamental. O estado de direito deve ser respeitado. As eleições devem ser respeitadas. Quem não concorda deve se organizar, apresentar novas propostas e convencer o povo que é um opção melhor do que a atual. Dessa vez não deu. Revoltar-se, gritar fora Dilma não é a forma mais inteligente.

        • Cleber Silva disse:

          Caro,
          A corrupção não foi inventada pelo PT mais o PT aproveitou muito da mesma e segue firme praticando como nenhum outro partido havia feito antes diga-se de passagem o partido que sempre pregou honestidade é hoje o mais sujo.
          Pessoas devem gritar fora Dilma sim pois é direito de todos que pagam impostos requerer seus direitos os quais o PT vem aos poucos retirando dos trabalhadores que já não eram muitos.
          Faz parte da democracia os protestos e a retirada de um presidente que não presta para o povo de seu poder, o contrário seria uma ditadura o que o PT e os petistas infelizmente cegos estão querendo implantar no país.
          Me pergunto diariamente o que as pessoas ganham em ter seu partido do peito roubando seu próprio dinheiro mais enfim gosto não se discute.

    • Antonio Carlos Panunto disse:

      Caro Antonio Celso. Na verdade, o que move as pessoas contra a presidenta Dilma é a eterna luta de classes. A parte menor dessas pessoas não se conformam em ver os mais pobres tendo acesso a uma vida mais digna. Querem mantê-las onde sempre estiveram: na pobreza. A parte maior, por desconhecimento, comportam-se como papagaios, repetem o que ouvem. São manipulados.
      São pessoas que nem sequer se lembram em quem votaram para vereador de sua cidade. Nem conhecem projetos e leis da câmara municipal de sua cidade. Não sabem sequer o nome do vice prefeito. Ou talvez do próprio prefeito. A elas nosso perdão. À presidenta Dilma nosso apoio.

      • Pasquale disse:

        Mais uma historinha?
        Já temos: os 3 Porquinhos,Branca de neve,Chapeuzinho vermelho e agora temos:
        O partido que nunca teve culpa de nada.

      • renildo disse:

        antônio carlos ; è paixão ou cegueira ?
        vc acha normal 39 ministerios , a fortuna desviada por esta turma , as cunsultorias milionarias dessa turam para sugar os cofres da petrobras . o BRASIL era para ser um gigante sim ; veja por exemplo a coreia do sul que a uns 15 anos atrás era um pais de esgoto a ceu aberto . e investiu em educação e não em assistencialismo .LULA fez como faraó fazia com israel ; dá pão e um teto e depois escraviza . veja as amizades do LuLa : são bradesco,pecuaristas ,industriais donos de canais de comunicações . vê se ele passa ferias com os parentes do srtão de pernabuco !

      • antonio gil disse:

        claro que queremos ver os pobres tendo tudo o que realmente precisam, mas isso deve ser conseguido através de salário oriundo de trabalho digno. Gere empregos e a miséria acaba….o pt nem para dirigir um sindicato tem competência…

      • Luis Carlos disse:

        Pelo que eu entendi, as pessoas que estudaram e trabalharam, por algum motivo estranho, querem que os pobres continuem pobres? Os que possuem alguma empresa querem que a população seja pobre e não tenha dinheiro para consumir o que eles produzem?
        Luta de classes é olhar para o lado e simplesmente desejar o mau a todos?
        Não faz mais sentido, em lugar nenhum do mundo, esta história de acabar com quem tem algum recurso! A solução seria todos os empresários falirem para que os bens sejam distribuídos aos pobres? Que bens sobrariam?
        É obvio que as discrepâncias sociais. Não da nem para esperar o bolo crescer para distribuir nem distribuir o que não existe!

    • walter disse:

      Caro Antonio Celso Alencar, até o lula já esta querendo se livrar da sigla; O PT É TOTALMENTE RESPONSÁVEL SIM, não tem como fugir…
      Sinceramente, as convicções de anjo salvador.; O SONHO ACABOU, O LULA TRAIU, O POVO BRASILEIRO; NADA DE QUE DISSE, SE CONCRETIZOU.
      O PT só tem uma saída, começar de novo, com meia culpa, ou jamais se levantará; a Dilma tem arrogância de nascença, NÃO MUDARÁ!!!
      Já tentou descredenciar de cara o Joaquim Levy, gosta muito do posto; ele deveria saber, ela não permite autonomia a ninguém…

    • j carlo disse:

      Se não for herança do PT, será de quem??

    • Sampaio disse:

      Prezado Antônio Celso o bom da DEMOCRACIA é expor opiniões dos CONTRÁRIOS mesmo que elas não reproduzam a verdade da MAIORIA. Acredito que o senhor vive no país de ALICE criado por Dilma. Pena que todos nós pagaremos e estamos pagando por tantos DESMANDOS, INGERÊNCIAS e INCOMPETÊNCIAS destes governos corruptos do PT. São doze anos de pura ROUBALHEIRAS e AFUNDAMENTO da nação por estes quadrilheiros do Partido das Tramoias.

    • ALEXANDRE disse:

      Não vai jogar na vala. Esse desgoverno ja esta na vala que ele proprio cavou para se sepultar.

    • Carlos disse:

      Caro Antonio ,houve avanço associado a 2% a 10% de propinas com o dinheiro do contribuinte,essa esquerda esta toda corrompida.E te pergunto quem vai devolver o dinheiro roubado ?

  2. Marcelo disse:

    É a incompetência absoluta da Dilma que está mandando o país à vala.

  3. Melancólico final de um governo agonizante há 12 anos !
    Seria muito mais honroso a renúncia coletiva da presidente, do vice e de todo o gabinete. Desta forma seria possível montar um governo provisório encarregado das reformas política, jurídica e MORAL … que já passou da hora.

    • marcus disse:

      Esse é o desejo dos golpistas de plantão.
      Houveram crises piores do que essa, durante o segundo mandato do FHC. Onde você estava?
      Ganhava 600 reais no final da gestão do vagabundo FHC. Hoje ganho 7000 mil reais na mesma função.
      Opinião de coxinha não vale nada.

  4. José Augusto Valente disse:

    Quer dizer que agora tudo é “crise”? Se for no sentido japonês, tudo bem. Mas no brasileiro, tenha dó…

  5. samuel disse:

    Creio que o pior problema foi desde o inicio: Projeto de poder e não de governo! O PT surfou no ajuste de governos anteriores, e perdeu a melhor oportunidade de reformas com amplo apoio…Agora é só chorar, pois um ex-presidente que se orgulha de não ter estudado…Não precisa nem comentar…péssimo exemplo para nossos filhos, com origem em todos os partidos! Falar oque? Os ignorantes não admitem erros, e não ouvem ninguém!

  6. Josemar disse:

    As forças ocultas impedem que a presidenta DILMA diga quem são os verdadeiros responsável pela corrupção na Petrobrás.

  7. milton disse:

    Eu acho que uma boa saída para o nosso país, é juntar os 2 grandes lideres, (Lula e FHC) e coordenarem mudanças radicais de interesse do povo.

  8. Mauricio disse:

    PEC da bengala tira poder do executivo? Tem que tirar sim a possibilidade de Dilma indicar 5 ministros ao STF. Tem é que acabar com isso do presidente indicar os ministros do STF. Cadê a independência dos poderes? Defender o aparelhamento do STF, que é o que o PT tem feito, é um crime contra a nação.

  9. César disse:

    Baixarias de Brasília Brasil 2015. Esta semana quem vai conquistar a liderança? A Presidente Dilma Rousseff? O Presidente do Senado Renan Calheiros? Ou será o Presidente da Câmara Eduardo Cunha? O vice-Presidente Michel Temer corre por fora. Nas últimas semanas tivemos os eliminados, o Ministro da Educação Cid Gomes e o Ministro Chefe da Comunicação Social Thomas Traumann. Quem vai sair esta semana? A semana já começa quente com o vazamento das declarações do Ministro Joaquim Levy para alunos da Universidade de Chicago. Pelo jeito a comunicação continua errada e errática e causando muitos Traumanns no governo. Os nervos estão a flor da pele. A semana promete muitas emoções! Em Brasília, quem falar a verdade será punido com a guilhotina? Cabeças vão rolar? Até quando o povo vai aguentar ficar na roça enquanto os eleitos, estão entre os poucos Brasileiros no Bem Bom? São tantas perguntas! Não percam!

  10. César disse:

    O Presidente do PT Rui Falcão convoca os petistas para acabar com o PT. Chama a militância para as ruas em defesa da democracia, da Petrobrás, dos direitos dos trabalhadores, e contra a corrupção e reforma política. Ele só errou o dia, será no dia 12/04, o manifesto dos que querem defender o Brasil. Defender o que propõe Sr. Rui Falcão e o PT, é o mesmo que estar contra o governo da Presidente Dilma Rousseff do PT. Será que eles sabem o que eles querem? Eles querem se defender deles mesmos? Bizarro! Alguém já os avisou, que agora eles estão no governo? Talvez ele pretenda acabar com a oposição, fazendo mais oposição ao governo, do que a própria oposição. Depois vai ligar para os irmãos Castro e dizer que já dominaram o país, e que de agora em diante, governo e oposição estão sob o seu domínio. Será que Sigmund Freud explica? Quem consegue entender estes caras? Eu não entendi! Deixa pra lá! Vou preferir interpretar isto, como uma confissão de culpa do PT. Antes tarde, do que nunca!

  11. Roberto disse:

    Pois é, esse governo, nos envergonha de ser brasileiros.

  12. Galego disse:

    É a gerentonA que não admite qualquer crítica à sua pessoa e ao seu desgoverno, mesmo vindo de aliados. Ela só aceita o amém de seus subordinados. O diálogo que a dona Dillma pretende com a oposição e o povo em geral, é de aceitação incondicional de suas condições, na base do “eu mando e vocês cumprem sem discussão”. Triste Brasil, mais 4 anos de retrocesso.!!

  13. Jose Maria disse:

    Aquilo que falávamos está acontecendo, Levy já não está a vontade a frente do ministério da Fazenda. Três meses foram suficientes para o enfraquecido ministro dar voz aos motivos de um provável fracasso, a ingerência da presidente. Daqui pra frente tudo ficará mais difícil, infelizmente.

  14. Eliana disse:

    Sabe o que mais me admira , é ver que existem pessoas que insistem em dizer que tudo que se diz, é trama contra o PT, e que tudo está maravilhoso para os pobres do país. Alguém pode me dizer quais são os pobres que estão tendo essa maravilha de vida? A minha vida está cada vez mais andando para trás. Claro, eu não tenho renda cidadã, bolsa família, vale gás, vale prostituta, vale reclusão ,etc. Sou professora, ganho salário pequeno e minha virtude(sei lá se é virtude ou burrice, é ser honesta. Se ser pobre está uma maravilha, eu sou mendiga!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-27 07:02:47