aki

cadastre-se aqui
aki
Recomendo
03-06-2015, 15h15

Dogma 95

Mostra discute os 20 anos do manifesto que questionou o cinema contemporâneo
1

Daniela Martins
BRASÍLIA

Chega hoje a Brasília a mostra cinematográfica “Dogma 95”, que já esteve no Rio de Janeiro durante o mês de maio e seguirá para São Paulo em setembro.

Durante duas semanas, de 3 a 15 de junho, o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) de Brasília apresentará 16 longas-metragens de dez diretores que aderiram à ideia de produzir filmes seguindo o conjunto de regras proposto pelos cineastas Thomas Vinterberg e Lars von Trier.

O “Dogma 95” foi um manifesto lançado na Dinamarca, que rapidamente ganhou presença internacional. O movimento questionava o caráter industrial e comercial da produção cinematográfica contemporânea.

O manifesto, que completa 20 anos em 2015, reúne um conjunto de regras que passam pelo uso de tecnologia, pelo gasto total dos projetos e até pela forma como devem ser assinados os filmes.

A lista gerou muita controvérsia, mas também influenciou vários cineastas a produzir de maneira mais desprendida e enxuta, além de ter iniciado uma interessante discussão estética.

Um panorama dessas duas décadas de produção pode ser conferido na seleção exibida pela mostra. Entre os títulos estão “Corações Livres” (2002) e “Brothers” (2004), de Susanne Bier, “Ondas do Destino” (1996) e “os Idiotas” (1998), de Trier, e “Festa de Família” (1998), de Vinterberg.

Na quinta-feira, dia 4 de maio, às 20:30, o curador Júlio Bezerra mediará um debate com os críticos e professores de cinema Filipe Furtado e Fernando Oriente.

Confira a programação completa e os horários no site do CCBB.

dogma 95

Comentários
1
  1. Oide carvalho de Moura disse:

    Dogma é o anti-cinema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-27 07:15:18