aki

cadastre-se aqui
aki
Política
23-09-2016, 20h34

Doria, Marta e Erundina têm melhor desempenho em debate

Russomanno, Haddad e Major Olímpio tiram menos proveito do confronto
4

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

No debate do SBT, UOL e Folha, os candidatos João Doria (PSDB), Marta Suplicy (PMDB) e Luiza Erundina (PSOL) tiveram desempenho melhor do que Celso Russomanno (PRB), Fernando Haddad (PT) e Major Olímpio (SD).

Não se confirmou a expectativa de um debate agressivo, apesar de o ponto mais estridente ter sido uma cobrança de Erundina a Doria. Ela mencionou o terreno público que o candidato ocupava em Campos do Jordão havia duas décadas e foi quem atacou mais duramente o tucano. Doria disse que já havia decidido desocupar a área, mas não revelou que o fizera hoje por ordem judicial.

Um debate mais morno foi vantajoso para Doria, que cresceu nove pontos percentuais na pesquisa Datafolha no período de três semanas. Marta, que está estacionada no patamar de 20%, também se beneficiou de um debate menos acalorado. A senadora teve bom desempenho. Foi dura com Haddad quando ele reivindicou ter apresentado a ela o arquiteto que idealizou os CEUs.

O prefeito teve atuação discreta. Disse que já está implementando medidas que são propostas pelos adversários e buscou mostrar que adotou políticas públicas com impacto na periferia. Dessa vez, o petista não trocou tantas farpas com Erundina, apesar de ter alfinetado Doria e Marta. Para quem está distante dos líderes na pesquisa, Haddad precisava ter tido performance mais contundente.

Esse raciocínio também vale para Russomanno. Em queda nas pesquisas, necessitava criar um fato político contra dois concorrentes diretos: Doria e Marta. Não o fez.

Erundina foi a mais incisiva. Marcou posições ideológicas do PSOL e fez contraponto a Doria, dizendo ter “fé na política”. Ela afirmou que queria ressaltar sua “condição de política”. Ela foi quem mais confrontou Doria, que repetiu diversas que não era político, mas um empresário com foco em gestão.

Major Olímpio teve atuação mais apagada do que em debates anteriores.

Veja a íntegra do debate:

Bloco 1

Bloco 2

Bloco 3

Comentários
4
  1. Cícero Costa disse:

    Desta vez, Haddad está prejudicado pela campanha contra o PT disseminada na Mídia em rede nacional. Se não der Haddad, que seja Erundina ou, em última hipótese, a Marta. Só não pode ser o Dória, pelo amor de Deus, esse cara é a pior opção que já existiu em termos de candidato a prefeito de São Paulo, além de ser arrogante e prepotente, ele não passa de uma cria de Geraldo Alckmin, que tenta, a todo custo, enfiá-lo goela abaixo no paulistano. Pelo amor de Deus, esse cara é uma invenção das elites, detesta a periferia. DÓRIA NÃO, MÃE, disse Pedrinho, meu neto de 7 anos!!!!!

  2. walter disse:

    Infelizmente caro Kennedy, a Marta e Erundina, são mais do mesmo; a chapa da Erundina com seu radicalismo, tem 170 anos, junto com seu Vive, ela esqueceu as Mazelas que praticou, junto com o PT lá atrás, e a Marta, mente e dissimula com “muita qualidade”; tem entrevistas dele, que afirmava não mais ser candidata a prefeita, por ser um porre, se voltasse a se candidatar, seria para governo ou presidente; quem lembra, de suas viagens para a Argentina, quando era casada com um, e para a França; não governava, vivia fora…
    Quando vejo a car de deboche do Russomanno, dá vontade de “vomitar”, esta todo enrolado, além d ser ligado aos evangélicos, mas o que pega, que não declara jamais; quanto aos outros são fracos; a unica realidade constatada pelo candidato Dória faz sentido; tendo poucos recursos, pretende envolver a população, e formar multirões, pode dar muito certo; fazer gestão, é muito acertado; não funciona a figura do Prefeito no gabinete, “extorquindo” a população, como haddad…

  3. Mauro disse:

    Não vi até agora alguma utilidade dos debates, principalmente nas camadas mais baixas da população, que já sabe quem não quer e vai decidir o voto, de ultima hora.
    A certeza absoluta é que principalmente Marta e Haddad tem altissimo indice de rejeição e mesmo que a ex-prefeita chegue ao segundo turno, é certo que não vencerá, seja com Russomano ou com Dória.
    Fernado Haddad é PT e só isso já basta para ter a imagem ligada a roubalheira, corrupção, inflação e desemprego e faça o que fizer, não emplacará reeleição, nem por milagre dos céus.
    Erundina teve uma administração honesta, porem desastrosa, pois permitiu invasoes que se multiplicaram em sua gestão e deu de costas a proliferação exagerada de camelôs e comércios irregulares, pressionada que era (e cedeu!) aos tais movimentos populares. Não tem pulso para governar e agora já não tem saude para exercer o cargo.
    Marta ainda tem uma imagem ligada a PT, e isso já esvazia sua urna e tambem pelo famoso apelido “Martaxa”.

  4. O Doria subiu nas pesquisas graças a Deus não teremos outro prefeito Petista.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-11-21 03:08:20