aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
04-05-2015, 9h22

Dubiedade do PT sobre ajuste pode agravar crise de Dilma

Em cenário difícil, Levy e Temer têm desafio de votar MPs em maio
16

Postado por: Daniela Martins

A dubiedade do PT em relação às medidas provisórias do ajuste fiscal pode agravar a crise do governo Dilma Rousseff. Em maio, o ajuste é o desafio dos petistas, do ministro Joaquim Levy (Fazenda) e do vice-presidente da República, Michel Temer, o articulador político do governo.

O PT precisa tomar uma decisão clara: se é contra ou favor da medidas provisórias 664 e 665, que estipulam limites à concessão de benefícios trabalhistas e previdenciários. A bancada do PT na Câmara tem sido dúbia e está dividida. A do Senado, um pouco menos.

Para se aprovar qualquer projeto ou medida provisória no Congresso, é necessária a presença da maioria absoluta no plenário. Ou seja, no mínimo, 257 parlamentares na Câmara e outros 41 no Senado. Obtido esse quórum, aprova-se uma MP, por exemplo, por maioria simples.

Não é uma tarefa complicada, se houver um mínimo de união do governo para colocar em plenário os seus aliados.

No entanto, se o partido da presidente titubear em relação a essas duas MPs, os mesmos aliados vão se sentir mais à vontade para tentar desfigurar o ajuste fiscal.

Já o papel de Michel Temer, o articulador político, será o de obter o maior apoio possível do PMDB. Pode ajudar o bom entendimento que ele tem tido com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, de umas semanas para cá.

Um obstáculo para Temer, porém, será se reaproximar do presidente do Senado, Renan Calheiros, que está numa linha mais crítica ao vice-presidente e à presidente Dilma.

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, vai precisar gastar mais tempo com reuniões no Congresso, como já tem feito, nesta reta final. Levy terá de decidir os limites de concessões que possam ser feitas para aprovar algum ajuste que tenha um bom efeito perante o mercado.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
16
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    O único projeto claro do PT é a perpetuação no poder. É um partido sem vocação ideológica, com uma fome muito grande por dinheiro, sem nenhuma ética nem código de conduta … É apenas uma lojinha !

    • Marco Túlio Castro disse:

      Eu ia comentar mas você disse tudo. A ideologia e a ética do PT não duraram 5 segundos após a sua criação.

    • César disse:

      Lojinha? Estão mais para um certo grande banco, que movimenta um enorme volume de dinheiro em contas secretas, com explicações duvidosas.

    • walter disse:

      Cara Maria Aparecida, infelizmente eles são alienígenas, tolerados por um País, que aceita tudo calado; nossos representantes no CONGRESSO, só pensa em se dar bem…raríssimas são as exceções!!!
      A dubiedade do pt, citada pelo Kennedy, faz muito sentido; mas a dilma já liberou, 28 cargos, no segundo escalão para o renan; certamente que o seu desafio é o cunha, para ele não tem o mesmo domínio…precisam urgentemente mostrar “força”…a dilma esta encurralada, tanto isto é fato, que não teve coragem de ir a TV.

    • sucaneiro disse:

      Sra. Maria Tnhorão.

      A sua leitura do projeto de perpetuação do PT no poder está correta, porem eu lhe digo que se Deus quiser, e ele ha de querer, O LULA vai ganhar as próximas eleições evitando assim a chegada ao poder da turma do PSDB que nunca pensou no pobre brasileiro e sim apenas nos mais ricos e nos banqueiros.

  2. james disse:

    Chamar o PT de dúbio é muita bondade. O que esse partido nefasto quer é ficar bem com seus eleitores (na maioria pessoas de baixa escolaridade ou mal-intencionadas) e que o país se dane. Quer continuar com políticas insustentáveis pois não há o correspondente crescimento do PIB, uma vez que Dilma e seus asseclas – populistas e irresponsáveis até a medula – destruíram grande parte dos fundamentos econômicos do país. O PT, Dilma, Lula e seus seguidores só fazem mal ao Brasil. Precisam de um basta!

  3. Walter disse:

    Para que se possa começar a conversar é necessário saber onde estão os 6,4 bilhões. Ninguém esta ligando para isso como se tal quantia fosse um mero cafézinho.

  4. ANIRTO ERNESTO DA SILVA disse:

    O que é o PT ? Trabalha para o povo ou contra ? O que nós eleitores estamos ganhando com o voto que demos aos políticos ( qualquer partido ) mas principalmente aos aliados ao famoso
    PT criado e comandado por um ex-trabalhador comum. Talvez a intenção tenha sido boa, mas
    as atitudes dos comandante e aliados do partido não mais se importam com o bem estar do
    trabalhador, aposentados ou pensionista, muito menos aqueles desempregados e desesperado em encontrar um trabalho digno para sustento da família.

  5. Não é só para ter um efeito perante o mercado que o ajuste fiscal precisa ser feito. E também não só pelo lado das receitas, mas também pelo lado das despesas. Caso contrário quem mais vai sofrer as conseqüências no futuro é o trabalhador menos qualificado pela perda do emprego e pela escalada da inflação.

  6. ANÍBAL DOS SANTOS FILHO disse:

    Um pouquinho a mais ou um pouquinho a menos, não faz diferença!

  7. É CLARO QUE SERIA POSSÍVEL! disse:

    Ajuste fiscal em cima do trabalhador é mais uma safadeza desse governo corrupto, que deixou o país na situação em que está.
    Têm que fazer ajustes é nos salários de todos os políticos, governantes, funcionários públicos que têm salários privilegiados (por exemplo, acima de 20 salários mínimos seria um bom parâmetro), taxação maior para os que ganham dinheiro na especulação financeira (Bancos, financeiras) etc.
    Isso é que o PT deveria ter feito desde o primeiro governo Lula, mas preferiram tomar outro caminho, acabando por se tornarem os governos que mais roubaram os cofres públicos da História.
    Outra boa medida seria RF, PF e MPF se empenharem em vasculhar os enriquecimentos ilícitos de políticos, governantes e empresários suspeitos, de 20 anos para trás, trazendo para os cofres públicos tudo o que encontrarem ilegal: com cadeia proporcional, é claro!
    Isso, sim, seria um novo Brasil!
    Com certeza, haveria aprovação da maioria do povo brasileiro – roubalheiras de volta e ladrão padrão Fifa na cadeia, “de verdade”!

  8. Isis Laponez disse:

    Quem diria, o PT aderindo e tendo que defender o neoliberalismo; as privatizações e tantas outras medidas do gosto da elite reacionária! Triste fim para um partido que se dizia dos trabalhadores.

  9. João Alberto Afonso disse:

    Caro Kennedy – A Dilma, portadora de arrogância ímpar que palavra sinonima de incompetência, é uma crise só por todos os lados que se examine o seu pífio, corrupto e mentiroso. Aos arrogantes, o fundo do poço moral que é onde ela está e assim terminará seu mandato. Por fim, viva o bando ladrão (HSBC).

  10. César disse:

    O PT é um partido que morde e assopra ao mesmo tempo. Já faz tempo que o PT se esqueceu do trabalhador e não o defende. Finge-se de amigo dos trabalhadores e quer engana-los com o seu discurso, mas a realidade é clara para o trabalhador, que já não deixa-se enganar pelas palavras e frases de efeito. Depois de ouvir que, ” nem que a vaca tussa” mexeriam nos direitos trabalhistas, o trabalhador foi traído com o ajuste, que só retira direitos dos trabalhadores. É o Seguro desemprego, a Pensão por Morte, o frete dos caminhoneiros, a tarifa da conta de energia com bandeira vermelha, o reajuste do Imposto de Renda, a alta dos juros, reajuste do preço dos combustíveis, redução do valor financiado para aquisição da casa própria pela Caixa Econômica Federal, paralização de obras com demissões de operários, inflação elevada, …A lista não tem fim. Na Pátria Educadora o dinheiro do FIES sumiu e proliferam greves de professores por falta de recursos, enquanto isto, a Presidente da República Dilma Rousseff, não veta o aumento da verba partidária, que foi triplicada. O discurso, não acompanha e realidade e as atitudes de um governo acostumado a mentir para os eleitores e para os trabalhadores, só vem à confirmar, quão longe estão dos trabalhadores. A CUT, igualmente, não se decide, se está com os trabalhadores ou com o Governo. Traidores! Só os fanáticos ainda conseguem defender este governo e o Partido dos Trabalhadores. Olham para o PSDB para arrumarem desculpas para os seus erros e as suas mentiras, só para não admitirem que o PT, que prometia ser o partido da ética e defensor dos trabalhadores, morreu, deslumbrado com o poder e o dinheiro.

  11. J K disse:

    Aproveitem que a M.O. está mais barata e façam REFORMAS…. REFORMAS … REFORMAS na instituição chamada Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-30 16:36:52