É abuso de Toffoli pedir dados de 600 mil pessoas físicas e jurídicas
Kennedy Alencar
BRASÍLIA
É um abuso de poder o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, pedir os relatórios de inteligência financeira de quase 600 mil pessoas físicas e jurídicas produzidos pelo antigo Coaf nos últimos três anos.
De fato, trata-se de uma devassa, como criticou a ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República). Essa medida se presta à criação de dossiês e vazamentos típicos da concentração exagerada de poder em poucas mãos. Qual é utilidade desses dados para o Supremo?
São relatórios sigilosos do antigo Conselho de Controle de Atividades Financeiras, que hoje se transformou em UIF (Unidade de Inteligência Financeira) e está sob a alçada do Banco Central.
Se houver crimes, que sejam investigados e punidos nas esferas competentes da Justiça. Mas entregar de bandeja documentos sobre 600 mil pessoas físicas e jurídicas não cheira bem. Pelo contrário.
Ouça o comentário a partir dos 3 minutos e 37 segundos no áudio abaixo:
O supremo Kennedy passou do ponto a muito tempo; não há qualquer sentido em se contrapor a OCDE, estas manipulações tem ocorrido desde que o Toffoli e o Alexandre, mandaram fechar um Jornal, já que não era oposição “nacional”, ninguém, de fato fez o suficiente para protestar, daí para a frente só medidas absurdas em todos os níveis imagináveis, fugindo do objetivo do supremo constitucional; esta intromissão no BC sobre informações de movimentação financeira, era muito bem conduzida pelo executivo, até o supremo intervir contra o conhecido COAF, ato leva a crer que o supremo quer controlar tudo no País, inclusive as movimentações externas, mandar prender soltar, um ato arbitrário sem pé e nem cabeça; esta claro o supremo precisa de freio; quem deve ser conduzido pelo congresso, com a máxima urgência, ou teremos dificuldades externas, com empresas investidoras e órgãos internacionais..
Prezado Kennedy, quem não deve não teme. A maioria esmagadora da população é honesta e paga seus impostos em dia (coitada, além dos descontos no holerite, os impostos já são cobrados nos produtos e serviços que usa e consome). Mas a origem disto tudo pode ser o uso de informações sigilosas do antigo COAF, por qualquer um, MP, delegados, juízes, etc., etc., para perseguições e prisões de cunho político e ideológicos. Absurdos estavam acontecendo, tais como promotores, procuradores, juízes, etc., insubordinados e desafiadores, confrontando membros do STF e se utilizando a todo momento de informações do COAF. Mas deve haver motivo ainda muito mais sério, que não é do conhecimento público, para que o STF tomasse esta decisão.
Me permita discordar, mas não é abuso não senhor !! Precisa saber quem dos procuradores teve e tem acesso a esses dados, pois todos estarão nas mãos desses procuradores de Curitiba.
Por gentileza análise melhor posição