É correto estimular moradias em áreas centrais
KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA
A intenção do Ministério Público de discutir plano de moradia para o centro de São Paulo está no caminho certo. Estimular a criação de habitações populares nos centros das grandes cidades é uma boa política pública.
Essa política ajuda as pessoas a obter mais renda, a encontrar trabalho com mais facilidade e a utilizar uma infraestrutura já amortizada que costuma ficar abandonada nos fins de semana.
Faz sentido ter planos habitacionais alternativos ao que deslocam as pessoas para a periferia das grandes cidades.
*
Criminalização dos movimentos sociais
Se organizadores de ocupações estão tirando proveito de pessoas em situação de vulnerabilidade social, cobrando aluguéis de R$ 400,00 por moradias precários, é óbvio que isso é um caso de polícia. É também prova de que o Estado falhou mais uma vez a proteger cidadãos.
No entanto, essa discussão é acessória. Funciona para criminalizar movimentos sociais que fazem uma luta meritória para buscar moradia para pessoas pobres. A questão social não pode ser tratada como caso de política, como fez o ex-prefeito de São Paulo João Doria e muitas pessoas que se manifestaram nas redes sociais após a tragédia com o incêndio e desabamento do Edifício Wilton Paes de Almeida em São Paulo. É errado criminalizar movimentos sociais.
Ouça o comentário feito hoje no “Jornal da CBN – 2ª Edição” a partir dos 10 minutos e 55 segundos no áudio abaixo:
Acho absolutamente positiva esta tese caro Kennedy, já que as famosas areas centrais, não são mais tão importante, como em alguns anos passados; não fossem a falta de capacidade dos últimos gestores na prefeitura, já teríamos pelo menos, a quantidade de invasões, como moradia de fato…o centro velho, torna se a no futuro, um reduto de moradias populares de fato, com muito laser, urbanizado…deveria ser um sonho dos grandes arquitetos, que amam o centro; trata se de um grande cartão postal, pelas tradições, e carinho que temos daquele pedaço da historia de SP…
[…] Fonte: É correto estimular moradias em áreas centrais | Blog do Kennedy […]
No fundo,no fundo mesmo,não passa de exploração política das carências,de viés ideológico,enfim hipocrisia e nada mais que isso.Essa é a realidade na terra brasilis.Aqui é” meu pirão primeiro” e pouco de Irmã Dulce.