aki

cadastre-se aqui
aki
Política
07-04-2014, 17h58

É erro discurso de vitória em 1º turno

PT nunca venceu uma eleição presidencial na primeira etapa
19

É perigoso para a presidente Dilma Rousseff o discurso de que as pesquisas mostram que ela ainda ganharia no primeiro turno e que, portanto, não há motivo para se preocupar.

O PT tem respondido assim à queda de intenção de voto em Dilma no Datafolha. O presidente do partido, Rui Falcão, abraçou a tese.

É um erro político grave, porque, nos bastidores, os próprios estrategistas da campanha da presidente à reeleição avaliam que haverá segundo turno. Mais: o PT nunca venceu uma eleição presidencial na primeira etapa.

Lula quase conseguiu em 2006, mas não deu. E isso gerou certa frustração e temor de derrota na época.

Em 2010, com a economia crescendo a 7,5% ao ano e a popularidade de Lula nas alturas, Dilma teve de enfrentar uma segunda etapa.

No Datafolha, no cenário mais provável, a dianteira da presidente sobre a soma dos adversários é de apenas 6 pontos percentuais: 38% a 32%. Uma mudança de três pontos percentuais mais um voto viabilizaria um segundo turno.

Se nas próximas semanas surgir um levantamento que aponte segundo turno, qual será o discurso para transmitir otimismo aos aliados e minimizar a torcida pelo “Volta, Lula”? Certamente, será um banho de água fria diante da arrogância exibida em público hoje.

Os equívocos cometidos por Dilma e pela direção do PT têm aumentado as esperanças da oposição. É notável a capacidade de transformar cada tropeço num problema maior.

Comentários
19
  1. João Batista Marinho de Castro Lima disse:

    E o discurso da oposição dizendo que vão ganhar a eleição não merece comentário não?. Em política é assim mesmo. Ou você acha que tem que assumir aos quatro cantos que vão perder a eleição? Seja o PT ou a oposição. Vamos lá né Kennedy. Ninguém assume que vai perder eleição. Do mesmo jeito que a oposição está dizendo que vai ganhar o PT pode muito bem dizer que vai ganhar no primeiro turno, embora eu não tenha escutado ou lido nenhum comentário nesse sentido. Apenas que se fosse hoje, Dilma venceria no primeiro turno, o que é a pura verdade.

    • Robson Alves Peixinho disse:

      Meu amigo João e Kennedy, não se iludam com pesquisas eleitorais nessa altura do campeonato, pois só interessa a eles mesmos, os políticos, e a imprensa para especulação. Para a população efetivamente não vale de nada. Até porque a população não está pensando nisso agora, muito pelo contrário, está pensando na saúde e educação que são cada dia piores, na violência espalhada e sem controle pelo país inteiro. Em meio a tudo isso, é denuncia de cartel aqui, rombo gigantesco na Petrobras ali, corrupção num tal de Porto de Suape dali.

      Quer saber, é tudo farinha do mesmo saco, e quero levantar a bandeira do VOTO NULO. Esses políticos tem que sentir que o povo não é bobo e saber que com esse lixo do PT não dá pra ficar, partido que só pensa em poder pelo poder e utiliza a maquina publica para interesse próprio. PSB e PSDB só Jesus, porque não vejo nenhuma possibilidade de mudança com eles. No entanto, acho que poderia gerenciar de folha melhor o país, mas não teriam força para resolver todos os problemas e principalmente, acabar com a corrupção.

      Sinceramente não vejo muito futuro para o Brasil. Se esse modelo politico não mudar, não vai adiantar, pois podemos trocar de um partido para outro, mas o poder e a troca de favores as custas do povo sempre vão continuar, infelizmente.

    • Marco Souza disse:

      Prezados irmãos,brasileiros !!

      É lamentável QUE AINDA haja pessoas míopes o bastante em nosso país ,para não enxergar quanto é NEFASTO E VERGONHOSO o governo do PT NO ALTO DA SUA PREPOTÊNCIA PRESIDENCIAL..
      Os escândalos PTBRAS está imerso ,talvez no pré-sal que tanto falam e tanto escondem..
      O tempo passa ,as idéias mudam mas a verdadeira face de um governo acaba aparecendo..
      Eu, tb sou culpado por ter ajudado a colocar no poder pessoas que há 10 anos vem extorquindo não somente o erário público com suas mazelas, desvios em cuecas,mensalões,mas acima de tudo roubando a confiança , esperança e acima de tudo a dignidade do povo brasileiro..
      Eu oPTei anos atrás, acordei e o povo humilde,trabalhador assalariado, a classe média os pequenos empreendedores que geram a maioria dos empregos do nosso país hão de dar a resposta na dose e tempo certo!!

  2. Everthon Juliano de Oliveira Lopes disse:

    É a pura verdade sim, o que acontece com o PT atualmente, é o conhecido jargão “entrar de salto alto”. O Partido não admite que tenha candidatos que possam de alguma maneira levar essas eleições para o 2º turno, com possibilidades de vitória ainda. Todos esses escândalos, como por exemplo os novos, como a caso Petrobás e André Vargas, irão tirar essa “continuidade” petista!

  3. Delmo Oliveira disse:

    Caro Kennedy:
    Veja a transformação que sofre o PETISMO diante das lambanças monumentais que quase diariamente estão nas manchetes. No sábado na primeira página do segundo caderno do “O GLOBO” saiu uma entrevista com Paulo Coelho(Petista arrependido) cito aqui uma das suas respostas ao entrevistador: – É verdade que pela primeira vez você não vai participar da campanha do PT ? Resposta – Há uma profunda decepção. Eu acho que o poder cega. O PT foi muito bem, é responsável por um grande avanço; mas que não começou com ele, e sim com o FHC. De repente eu vi que a coisa toda começou a virar meio um clientelismo. Acho que o PT infelizmente perdeu o rumo, como qualquer partido que fica muito tempo no poder. Acho que teremos mudanças em outubro para o bem do nosso BRASIL. PT NUNCA MAIS!!!

  4. Antonio Barbosa disse:

    Lilian Wite Fibe disse no programa do Jõ que Dilma já está reeleita, assim como no programa Roda Vida o sociólogo Francisco de Oliveira disse taxativamente que Dilma Rousseff está reeleita fácil fácil, porque a oposição no Brasil não existe. Mesmo sendo um crítico veemente dos petralhas, ele julga que os BRASILEIROS NÃO ESTÃO NEM AI PARA NADA. Os brasileiros estão mais preocupados com a COPA e pode ser que ela, A COPA, que possa determinar o futuro do próximo presidente. Interrogado pelo jornalista da Folha Fernando Rodrigues sobre a pesquisa do Data Folha de 66% dos entrevistados desejarem mudanças na forma de governar, se isto cria um estado difuso entre o índice de aprovação e o desejo de mudança. Resposta: Não, porque o brasileiro está incluso na economia e somente com a alta inflação e a estagnação da economia o brasileiro mudaria seu voto, ou algum fato novo que venha a inserir no âmago da sociedade periférica a incerteza do futuro. Por isso ele julga que a maquiagem dos índices inflacionários, o rombo histórico da Petrobrás, o BNDS arrebentado pelo Eike Batista são os mal-estar social que podem (não tem certeza) mudar o quadro eleitoral. Entretanto estas informações não chegam na periferia aonde as bolsas fazem o gigantesco curral eleitoral. Obs: Não falem para ninguém, mas estou torcendo pela Argentina…rs.rs.rs.

  5. Carlos Alberto Pires da Silva disse:

    Tudo está montado. Informação de cocheira. As pesquisas demonstram que Dilma está fora do páreo basta ler os noticiários e ninguém duvide que o favorito dos petistas é o nove dedos. Quatro meses antes da eleição o Barba se apresenta como candidato.

  6. Edna,2 disse:

    Infelizmente no *primeiro ou segundo turno* a Sra.DILMA vai ganhar a eleição.
    E desde quando alguem que está no *PUDÊ* não se reelege?
    Independente de ser *bom,mal ou mais ou menos um bom plítico*.

  7. João leite disse:

    É mais fácil a Portuguesa ser campeã do brasileirão do que o PT reeleger o presidente. Por enquanto as pesquisas, apesar de ter caído bastante ainda a Dilma ganharia no primeiro turno mas. O governo ainda vai cair muito mais nas pesquisas e a oposição vai subir. O PT corre o risco de virar partido nanico após as eleições.

  8. Thelma Ribeiro disse:

    Não acredito nestas pesquisas. Para mim é tudo encomendado pelo PT para dar IBOPE para a Dilma.
    Não conheço uma pessoa que esteja contente com o governo do PT a não ser os que ganham bolsa isso, bolsa aquilo. É pressão psicológica para dizer que o povo está contente. O povo não é besta não. Queremos o PT fora do governo.

  9. PAULO disse:

    KENNEDY TEM RAZÃO. SE A PRÓXIMA PESQUISA INDICAR REDUÇÃO DE PERCENTUAL DE APROVAÇÃO PARA DILMA, A OPOSIÇÃO VAI GANHAR MAIS FORÇA, E OS PETISTAS PERDERÃO AS ESPERANÇAS.
    CANTAR VITÓRIA ANTES DO TEMPO NUNCA FOI UM BOM NEGÓCIO.PORTANTO, CUIDADO! OS PETISTAS PODEM MORRER NA PRAIA…

  10. josé Martin Amaral disse:

    O modelo de gestão do Partido dos Trabalhadores é baseado numa ideologia centrada numa oligarquia de esquerda, sem parâmetros éticos, cujo os melhores parâmetros são os partidos bolivarianos do ex-Presidente Chaves e do apoio da política de Fidel Castro,cujo intenção é usufruir-se do poder e conta com a leniência de grande parte da população brasileira.
    Peço a Deus que que ilumine as pessoas de bem para que consigam mobilizar-se contra esse grupo de políticos, encabeçados pela Sra. Dilma e seus principaais assessores.

  11. Fernando A. A. Pinto disse:

    Deus queira que nem no 1º e nem no 2º , o Brasil está precisando de um choque enorme de honestidade e o exemplo tem que começar de cima. Não que a oposição atual sirva de exemplo , longe disso , porem continuar com a bandalheira e o loteamento do Brasil que o PT está fazendo não pode continuar em hipotese alguma . Estão acabando com nosso país. ACORDA BRASIL

  12. Neilo Eustaquio Filho disse:

    Sempre votei no PT. Porém; em 2014, votarei contra essa quadrilha maldita. Sou obrigado ajudar retirar esse tumor da direção do Brasil.

  13. Sebastião disse:

    Acredito totalmente na existência do segundo turno. E essa queda na satisfação pelo governo e na pesquisa pra presidente só está começando. Há esperança para o Brasil. Qualquer um, Aécio ou Campos, que vier com Dilma no segundo turno poderá tirar o Brasil da vergonha que é a administração federal hoje. Segundo turno, sim, e com vitória da oposição!!

  14. Ascendino Paulino Neto disse:

    Os PTlulistas (Humberto Costa e João Paulo PTlulista de Pernambuco) falam de arrogância e soberba, mas para nós leitores e eleitores atentos, há um bom tempo, podemos perceber facilmente que essa arrogância e soberba que os PTlulistas falam, veem deles próprios. Os PTlulistas costumam projetar nos outros aquilo que sentem, pensam, fazem… e verdadeiramente são. É o que conhecemos por projeção psicológica, ou seja, a covardia na linguagem popular. É quando não existe mais o que contestar, argumentar… quando não mais existe uma defesa plausível, um argumento positivo, até um pedido de perdão… aí o ser humano covarde, fraco, vacilante… termina por projetar nos outros suas próprias limitações, e seu vacilo de caráter e personalidade… muitas vezes até usurpando a fala alheia, no caso da política mais precisamente. Na verdade quem está agindo com soberba e arrogância são os PTlulistas. O Povo Brasileiro, assim como os recifenses pernambucanos perceberam, já estão percebendo essa realidade, mas lamentavelmente, por nossos erros de avaliação, nossas generosidades típica do sermos brasileiros e brasileiras, é o que temos (PTlulistas, Dilma/Lula) nos governando no momento, ou seja, pura arrogância e soberba. Agora procurem saber qual é a diferença entre arrogância e autoridade; assim também como saber o porquê soberba é considerado um pecado capital. Pensa Grande Brasil! Pensa Grande Meu Povo Nordestino!!

  15. Pasquale disse:

    O PT pode ganhar ou não,mas é bom para o brasileiro tomar vergonha na cara.E aprender a votar depois do que viu,o que uma ideologia pode causar a um País.
    Nunca votei neles,porque? Como vou colocar para tomar conta do país, um cara que não sabe nem falar direito.

  16. Aqui, percebemos que o virtual do já ganhamos parece notório. Mas, o Brasil é uma colônia ainda em desenvolvimento. Por isso, posso constatar que mesmo em outrora votando em Dilma, eu me acho no direito de sinalizar que se depender do sul e sudeste, Dilma perde, quando chegamos no norte e nordeste, Dilma tem um fôlego a mais, acontece que as pesquisas não conta com um grupo de pessoas que estão chegando com força. O poder dos adolescentes que ainda não se inclui no mercado de trabalho e somente eles sabem o por que!. E são justamente esse foco do voto que decidirá a eleição. Como professor, e militante, acredito que a eleição vai ficar assim: Dilma: 37% dos votos válidos, Eduardo Campus 39% dos votos válidos, nulos: 18% brancos:6%. Isso já no segundo turno. Acredito que muitos possam não achar, mas Kennedy, eu fiz uma brincadeira com algumas turmas de adolescentes com pessoas de praticamente todo o Brasil pelo nosso interessante facebook e deu certo.
    LUIZ

  17. Pedro Paulo Tulaki disse:

    Votar no PT é burrice e irresponsabilidade consigo mesmo com sua própria família e com o Brasil, o PT não é ético nem tem honra nem moral, o PT não só rouba como deixa roubar e ainda insentiva o roubo do dinheiro público, dentro do PT se gritar PEGA O LADRÃO não fica ninguém e pra piorar ainda estão dando nosso dinheiro pra ditaduras cubana e outras ditaduras.
    PT NUNCA MAIS! DANE-SE DILMA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-05-26 20:00:24