aki

cadastre-se aqui
aki
Política
09-08-2018, 8h32

É erro PT transformar estratégia jurídica em guerrilha folclórica

Ida a debate depende de Lula estar livre
31

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

A estratégia jurídica do PT precisa ter bom senso para não se transformar numa guerrilha folclórica. Há risco de que recursos contra uma injustiça, a prisão do ex-presidente Lula com base em provas frágeis, percam credibilidade e seriedade.

A luta do PT deve ser para tirar o ex-presidente Lula da prisão e viabilizar a sua candidatura dentro do ordenamento jurídico atual. É um absurdo, por exemplo, não permitir que Lula dê entrevistas. Criminosos condenados em definitivo já o fizeram dentro da prisão. No entanto, a participação em debates presidenciais na TV depende de Lula estar em liberdade.

O PT apresentou recurso ao TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) para que o ex-presidente participe de debate hoje da TV Bandeirantes ou que possa enviar vídeos da prisão em Curitiba. Levar Lula de camburão para um evento desse tipo teria efeito desastroso perante o eleitorado. É uma imagem que prejudicaria politicamente Lula e o PT. Apresentar vídeos da prisão num debate com outros candidatos livres para comentar tais cenas teria efeito semelhante.

Protocolar recursos em série que acabam caindo no vazio é improdutivo para apontar perseguição judicial. Parece uma virada de fio.

Outro ponto: candidato a vice vai em debate de vice. Não tem cabimento querer escalar um vice para confrontar candidatos à Presidência. Tampouco faz sentido o pedido de púlpito vazio para ilustrar a ausência de Lula.

Todos os partidos fazem a sua narrativa na guerra política. O PT e Lula têm todo o direito de lutar para tirar o ex-presidente da prisão e apresentá-lo como candidato em 7 de outubro. Mas transformar estratégia jurídica em guerrilha folclórica é um erro.

Ouça o comentário feito ontem no “Jornal da CBN – 2ª Edição” a partir dos 9 minutos no áudio abaixo:

Comentários
31
  1. Tiago disse:

    Só não concordo que o vice não possa participar do debate entre os presidenciáveis. Os vices devem representar os presidentes nas ausências destes, inclusive quando estes são candidatos.
    Penso também que essa luta jurídica está dando muita visibilidade para um debate que será uma sopa de chuchu morna e sem sal se nenhum representante do PT participar. O máximo que poderá chamar a atenção num debate sem Lula ou Haddad serão as já conhecidas baixarias bolsanaristas.

    • walter disse:

      Até os astros sabem, que o lula não pode participar de Nada caro Tiago e Kennedy; esta “dança do crioulo doido”, é criada pela cabeça doentia dos asseclas e do próprio, não tem mais direção; estão “bagunçando o coreto, na esperança van, de encontrar maneiras, para burlar as eleições; NÃO tem como um vice de alguém que nem candidato registrado esta, com uma condenação em curso, participar do debate…eles contam com uma distração, e mostram o poderio financeiro do lula, com este exercito de advogados, de todos os tipos, ganhando por mês, por volta de 100 mil dólares; enquanto isso, anula seu substituto, seja lá quem for, na campanha; não é possível que surja alguém com moral para aconselhar, com exceção a gleisi; possa mostra o estrago que todo este show vai causar na defesa já desgastada, diante de futuras reivindicações, no âmbito jurídico…

    • Luiz Roberto Moura e Souza disse:

      Bem, já que está definido que vice faz parte da chapa em qualquer situação, já passou da hora de dizer que Temer é golpista…. Outra coisa impressionante é querer que condenado preso participe de debate político. Querem avacalhar o pouco de dignidade que nos resta. Pare !!!!!!

    • QUAL A DIFERENÇA DE SERGIO CABRAL EDUARDO CUNHA LULA E DEMAIS POLITICOS PRESOS NA LAVA JATO , PORQUE TEM QUE SOLTAR ELES , ELES NÃO ESTÃO ACIMA DA LEI

    • walter disse:

      Caro Tiago, quem provocou esta catastrofe, foi o próprio lula; estando condenado deveria ter escolhido o seu sucessor, por não entender que a justiça deve prevalecer sempre, cometeu o excesso dos excessos, causando inúmeros recursos, sem fundamentos; forçando a natureza por assim dizer; nada de novo, vindo do PT; seus advogados, estão seguindo literalmente o que o lula determina; GASTA uma fabula, para alguém que não tem dinheiro, é no mínimo curioso; seus vencimentos certos, a estes escritórios, atingem U$1100 mil dólares mês, fora os bônus, como foi um pagamento recente de 9 milhões…preste atenção, não são pagamentos feitos pelo partido, são recursos do Lula…quanto ao vice participar, para tal deveriam estar escritos dentro da Lei; sua situação só se agravará a médio prazo, sabe disto; acabou para ele…

  2. jose roberto de carvalho disse:

    A Turma do PT não acordou ainda. Será que ainda pensam que a maioria do povo brasileiro são imbecis ao ponto de acreditarem nesta armação? Insitir nesta insanidade de Lula candidato???? É Puro TEATRO. a pergunta é: Esse “TEATRO” está sendo patrocinado pela Lei Rouanet
    também????

  3. Por que provas frágeis?

    O documento do juiz Sérgio Moro tinha mais de 100 páginas e foi corroborado integralmente pelo TRF4.

    Não entendo essa posição!

    • Elena disse:

      Leia este link e entenda que essa condenação de Lula por “Sejumoro” e TRF-4 não passa de um conluio entre “compadres”: https://www.conversaafiada.com.br/brasil/moro-e-gebran-fazem-palestra-em-evento-da-sra-moro

      • WALLYSON FREITAS disse:

        Eu iria até ler pra entender, mas quando vi que era do Do Site Conversa Afiada percebi que não vale a pena, se fosse um site imparcial pelo menos todos nós poderiamos dar esse crédito, quando fiquei em dúvida sobre o processo fui lá e li o processo todo (+200 páginas) e vi que existia provas, depois se falava que todas as instâncias estavam compradas, 1°, 2° e 3°, o que parece absurdo, mas fuu consultar varios sites (SITES IMPARCIAIS E DE CRESIVILIDADE) e opiniões de especialistas e percebi que o PT estava sem argumento algum e começou a inventar coisas. Agora eu me pergunto, Pra Quê isso? Por que não se assume o erro, pede perdão aos seus eleitores e façam uma mudança transparente pra que todo mundo veja, preferem ficar fazendo um teatro sem fundamento e patrocinando sites e pessoas pra sustentar isso. O PT já perdeu essa eleição, assim como ja tinha perdido no País todo a 2 anos nas municipais, agora quem estiver mais próximo do trono vai sentar, não tem muito o que fazer.

    • Tiago disse:

      E tudo rechaçado pelos maiores juristas brasileiros e do mundo, bem como por todos os que não possuem ódio (pelo seu gigantismo) nem medo do Lula.

    • Pode ter até 1000 páginas, não quer dizer que o Moro e o TRF4 são unanimidade.

    • Alberto disse:

      Corretíssimo caro sr Carlos Centrone.É direito do enforcado balançar as pernas.Cumprimentos sr.

    • sergio ricardo disse:

      Duro é ler isso de um site de um jornalista renomado. provas frágeis??? o caso já foi julgado até em segunda instancia e a pena foi aumentada. não há se discutir mais na mídia esta questão das provas, poder-se-ia até questionar a prisão antes do transito em julgado, até concordo com a polemica, mas, por favor!!! provas frágeis não dá né.

    • BRAGA BH disse:

      Amigo, onde busca as suas informações? Kennedy é um dos poucos jornalistas autenticos e livres deste país que não se venderam para seus patrões e não abandonaram a sede de informar decentemente. Abra outros jornais. Vá ao Whashington Post, ao NY Times, Le Figaro, Agencia Alemã, O Clarin e leia o que eles pensam sobre a condenação de Lula. A não ser que vc acredite que estes meios de comunicação também são todos petistas!

  4. Roberto Printel disse:

    A defesa de lula de besta não tem nada, sabem que o caso é indefensável, lula também sabe e sempre soube, tudo faz parte do jogo politico, manter lula na mídia e tentar transferir seus votos para Haddad, ai sim, com a máquina na mão, negociar com o STF, que aguarda avidamente esse quadro, pois sabe (também) que tem muito a ganhar com ele. na verdade tudo são negócios, se o cara não tem dificuldades não tem como lhe venderem as facilidades.

  5. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Pior que o folclore, é o pouco caso dos candidatos e partidos para com a sofrida população contribuinte que paga essa conta indecente.
    Veja as coligações da esquerda, venderam a alma pro diabo… é tudo pelo poder !

  6. Miguel Ângelo disse:

    Kennedy, quem acompanha você, Reinaldo Azevedo, sabe dar razão a forma de explanação do que vocês pensam. Não sou Lulista, mas nem por isto, teria que concordar com a culpa de alguém sem prova. Não sou Mourista, até porque, antes de defender quem seja, temos que ser brasileiros com atenção voltada ao melhor para seus iguais. Foi só um governo, que com falhas ou sem falhas, tenha saído, e voltado senhores da ditadura militar infiltrados como se fossem governo civil, que o Brasil perdeu Alcântara para os EUA. Para piorar temos um presidenciável, e um general (de quê guerra? Há tá – guerra do bom senso que ele perdeu para si mesmo), que querem ser eleitos representando militares, onde uma de suas ações de campanha, é a de debruçar as duas mãos no chão e manter a cintura alta, para receber outro país com poderio militar para garantir a soberania da amazônia – Brasil. Não sei o que o brasileiro quer. Mas o perigo não está no Lula presidente. Convenhamos, estar em eleger um Bolsonaro/Mourão.

  7. Antenor disse:

    O Brasil é um país exótico! Em que país do mundo um PRESIDIÁRIO, já condenado em segunda instância, inclusive com a pena aumentada e HCs negados em diversas outras instâncias,(isto reforça que existem provas inequívocas de que houve o crime) poderia sequer imaginar-se candidato ao posto de maior mandatário de uma nação?? O pior é que pessoas que se dizem “intelectuais”, portanto, “das elites”, embarcam nessa canoa furada!. Ou o condenado e seus asseclas desejam TUMULTUAR o judiciário e o sistema eleitoral brasileiro, ou são imbecis mesmo. Um bandido não pode e não deve ser, jamais, candidato a nada. Vamos parar com essa conversa fiada e moralizar as instituições nacionais, antes que isso vire um CIRCO, onde tudo é válido, desde que vire PIADA! Eu estou e sou LIVRE porque nunca roubei e nunca enganei ninguém. Já, o postulante condenado…

  8. Terutaka Osato disse:

    PT carta fora do baralho !!!! Nem vai poder participar do debate da Band !!! KKKK

  9. Bras Silva disse:

    O grande problema é que o país vive “um golpe, com o Supremo com tudo!” Como agir dentro da legalidade e com bom senso num caso desses, em que a própria justiça está comprometida, envolvida e imparcial?
    Me pergunto isso todo dia, como o Brasil vai sair dessa situação?
    Vamos novamente esperar por 20 anos, para os golpistas reconhecerem na maior cara de pau, que tudo isso não passou de mais um golpe?

  10. evan disse:

    Correta a posição da emissora, Condenado fica na cadeia e vice de condenado não participa e VIVA BOLSONARO

  11. ALBANI SILVA DE OLIVEIRA disse:

    A Bíblia sagrada é o livro dos livros tem infinitas páginas mais mesmo assim tem muitas gente que discorda do que está escrito. Por que não se pode discordar de uma sentença de 100 ou 300 páginas elaborada por um Juiz Parcial parcial. O ex presidente Lula é proibido de dá entrevista porque o que ele fala se transforma em voto, era para Lula ir ao debate de camburão com cobertura pela grande mídia a mesma que ficou batendo nele 24 horas por dia até ele ser preso, mais uma vez seria um bom argumento para o grande povo brasileiro aceitar que tudo isso é um golpe para ele não participar do processo eleitoral.

    • RicardoR disse:

      “Por que não se pode discordar de uma sentença de 100 ou 300 páginas elaborada por um Juiz Parcial parcial ?.”

      Pode-se se discordar e recorrer. E foi feito, e a sentença foi confirmada por juizes da 2a instancia, discordaram e recorerram e levaram ao STF e o STF não soltou o condenado. Agora todo juiz que não concorda que Lula é inocente é parcial ???

      “O ex presidente Lula é proibido de dá entrevista porque o que ele fala se transforma em voto”

      Ele é proibido de dar entrevistas porque está PRESO. É uma cadeia, não um clube de campo que ele faz o que deseja.

      “era para Lula ir ao debate de camburão com cobertura pela grande mídia”

      Porque ? Ele está acima da lei ??? Se o Fernandinho beira-mar quiser dar uma entrevista ou aparecer em um debate na TV temos que dar o mesmo tratamento, ou só vale para o Lula ?

    • Miguel Ângelo disse:

      Albani, nós devemos respeitar a Bíblia do Cristianismo, como devemos respeitar qualquer outro livro religioso de outras vertentes da fé humana. Contudo, se você se aprofundar, vai ver que até onde estamos, muitos estiveram a frente para tradução e reescrita deste livro. Se existem entendimentos diferentes conforme apontou. Então pela lógica, você também afirma que o que Mouro (que não é Santo, nem tão lapidado como se vende) determinou como veredito pode ser equivocado. Qual o problema para se assumir isto? Primeiro que Juiz nunca erra. E são uma classe fechada. Como é a dos médicos, que nunca comentem erro médico. Ambos, figuram no altar do juramento, a pessoa que ao julgar seu reflexo no espelho, nunca haverá de achar erro, pois ele se acha perfeito. Se prende errado, se mata, ainda lhe cabe no óbito da verdade, sob sua chancela, o laudo que lhe convier. O máximo que tirará será: fiz meu melhor. Se estrangeiro dizem que ele errou, abra a mente e acredite há sim erros no processo.

  12. BRUCUTU disse:

    O desespero misturado com a insanidade bateu às portas dos umbrais infernais do PT. O partido está fadado ao fim e, os seus mandatários, tentam de todas as maneiras tornar os escárnios e mentiras em coisas reais.

  13. Marcio T disse:

    Concordo com ele participando de debates, desde que o Marcola e o Fernandinho Beira Mar possam ir também.Bandidos devem ter também os mesmos direitos.

    • Miguel Ângelo disse:

      O termo bandido, para toda pessoa presa, é um desmerecimento a lógica em poder pensar que lá realmente não se tenha algum inocente guardado, por circunstância de avaliação de juízes, e atuação da polícia do Brasil. Tem sujeito que não paga a pensão porque não tem emprego, e a mulher não arruma emprego, mas arruma advogado de porta de cadeia para abrir um processo. Tem sujeito preso pela Lei Maria da Penha, porque a mulher se jogou da escada, ninguém viu, ninguém filmou, mas o corpo de delito o hematoma apontou. Bandido é quem mente? Que usa o dinheiro que não é seu para ficar milionário? Então prenda todo líder religioso existente hoje no Brasil. Por que os recursos que pagam sua fortuna são de Deus e aos necessitados deveriam ser dado, que pela saúde, alimentação ou emprego. E porque é mais fácil direcionar todo ódio ao Lula. Se dentro das igrejas, prefeituras, Brasília, existem homens da fé deixando a miséria acontecer no Brasil a séculos? Será que você também não é culpado por isto?

  14. O PT querendo um condenado para presidente, um verdadeiro insulto a inteligência.

  15. O EXEMPLO DE LULA NA CADEIA: O ELEITOR NÃO VOTAR EM NENHUM CORRUPTO COM MANDATO ATUAL! disse:

    O exemplo de lula na cadeia deveria desencadear a todos os eleitores do Brasil, de norte a sul, leste a oeste, o desejo de acabar com os corruptos não só do PT, mas de todos os outros partidos –
    não votando em nenhum candidato corrupto à reeleição, nem em seus parentes, filhos, netos etc. Limpeza geral! Só assim um novo presidente (BOLSONARO/MOURÃO) consertará esse país atolado na maior crise moral, política e econômica já vista!É preciso ajudar Bolsonaro, fazendo uma limpeza geral no Senado e Câmara Federal!

    • Tiago disse:

      Você tá falando do Bolsonaro que empregou durante 16 anos a famosa VAL, empregada fantasma?
      E olha que isso não é mentira nem fraude como foi o processo que colocou nosso verdadeiro mito LULA na cadeia.

  16. Boeotorum Brasiliensis disse:

    Lendo os comentários à matéria não consigo deixar de imaginar o que passa pela cabeça do jornalista ao lê-los.
    Acredito errado o pressuposto que cada um tem o público que merece, como errado é o de que cada povo tem o governo que merece.
    No seu caso, meu caro Kennedy, assim como no caso do Brasil, sem dúvida há que se tentar, respectivamente, explicar o público e o governo.
    A situação do Brasil atual ainda será debatida por décadas. No seu caso, lembrando dos conselhos de minha avó, recomendo: meu filho, você é um bom rapaz, mas, cuida com as companhias.
    :-)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-08-17 08:10:54