aki

cadastre-se aqui
aki
Política
05-04-2016, 9h17

É estapafúrdia tese de nova eleição fora do calendário

O melhor caminho é o Brasil seguir o que já prevê a Constituição
63

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

É estapafúrdia a realização de nova eleição presidencial fora do calendário tradicional, como defende um bloco de senadores do PSB, PPS e Rede e Valdir Raupp (PMDB-RO). Também seria péssimo convocar eleições gerais, como pregam alguns políticos. Essas duas ideias criariam fatos excepcionais em relação à saudável rotina institucional.

O Brasil tem de encontrar saídas dentro do que a Constituição atual já prevê. Portanto, vale o impeachment. Mas impedimento demanda crime de responsabilidade. Se tiver crime de responsabilidade, está valendo. Se não tiver, não está valendo.

O vice-presidente da República, Michel Temer, tem legitimidade para assumir em caso de impedimento de Dilma. É um absurdo dizer, como afirmou ontem o ex-presidente Lula, que Temer deveria disputar eleição para chegar ao Palácio do Planalto. Temer disputou votos ao lado de Dilma. Foi uma provocação para o vice-presidente entrar no ringue publicamente.

Ora, Lula e o PT fizeram uma aliança com o PMDB para obter tempo de propaganda na TV e no rádio, palanques regionais fortes e apoio no Congresso. Essa aliança trouxe votos na apertada eleição de 2014. Logo, o PMDB ajudou o PT a conquistar o poder. Se Temer é companheiro de chapa, pode assumir, sim, em caso de impeachment da presidente.

Essa tese de que Dilma e Temer têm de renunciar é puro direito de liberdade de opinião. Não são obrigados a aceitar. Renúncia presidencial é atitude de foro íntimo que a pessoa adota se achar que é a melhor coisa para o país numa determinada conjuntura. Quem não é presidente e vice pode manifestar sua opinião sobre isso, mas quem decide são Dilma e Temer, constitucionalmente eleitos.

Pedir ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que casse a chapa Dilma-Temer para que haja novas eleições presidenciais também é o exercício de liberdade de opinião que existe numa democracia. Só que as provas têm de ser produzidas.

Até agora, há acusações contra Dilma na delação do senador Delcídio do Amaral, mas essa colaboração premiada sozinha não prova nada. É preciso que o procurador-geral da República peça investigação e que o Supremo aceite abrir inquérito contra a presidente. O mesmo vale para rumores sobre acordos de delações em curso que poderão apontar caixa dois na campanha eleitoral de 2014.

Se houver prova, que se casse. Enquanto não há prova, falar em nova eleição é um direito de liberdade de expressão de políticos, empresários, sindicalistas, jornalistas e dos cidadãos. Mas o melhor que o Brasil tem a fazer é seguir o que já está escrito na Constituição.

*

Escalada perigosa

Além da destruição de empregos e renda, que vem piorando a vida das pessoas e das empresas, a pior herança que a crise atual poderá deixar será envenenar, por alguns anos, a disputa político-eleitoral e instaurar a intolerância como regra no debate público em geral.

Tem sido nefasta para o país essa escalada de agressividade, de ameaças de todos os lados, de guerra sem quartel que está deixando terra arrasada na economia.

Na semana passada, o ministro Edinho Silva, da Secom (Secretaria de Comunicação Social), fez corretamente um apelo à tolerância em relação a divergências de opinião. No dia seguinte, sofreu ameaça de morte no Facebook. O ministro da Justiça, Eugênio Aragão, age bem ao investigar esse tipo de ataque.

Em atos contra o governo, são frequentes cenas de pessoas que defendem pendurar e enforcar Dilma e Lula num poste. Ontem, num ato em São Paulo, a advogado Janaína Paschoal, uma das autoras do atual pedido de impeachment, fez um discurso em tom exaltado, para ser descrito com moderação, e falou que “acabou a república da cobra”. Nas redes sociais, houve estímulo para que manifestantes fossem incomodar o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, e seus parentes em suas residências.

Numa cerimônia oficial na última sexta, dentro do Palácio do Planalto, líderes de movimentos sociais falaram em ocupar fazendas e infernizar deputados pró-impeachment em suas casas. Dilma viu que haviam passado do limite e pediu tolerância, mas, em seguida, recorreu ao discurso do “nós contra eles”, que aposta na divisão do país.

Dilma afirmou: “Não defendemos a violência, mas eles defendem. Eles exercem a violência”. É uma declaração que não combina com o figurino presidencial.

A oposição, especialmente o PSDB e o DEM, ajudou a tocar fogo no país e alimentou o rancor de parcela da população contra o PT. Com irresponsabilidade fiscal, votou no Congresso contrariando o que defendia quando estava no poder. Alguns também estão sob suspeita de corrupção e agora correm o risco de serem tragados pela demonização da política que ajudaram a cultivar.

Em resumo, com raras exceções, a classe política já não se contenta em empurrar o Brasil para o buraco. Quer esfaqueá-lo para ter certeza de que ele vai morrer antes de se esborrachar no chão. Assim, o país que trilhava o caminho civilizatório, vai pegando um atalho rumo à barbárie.

Claro que isso vai piorar o Brasil e a vida dos seus cidadãos, sobretudo dos mais pobres. É preciso interromper essa escalada de intolerância e de incitação ao ódio no debate público.

Os líderes políticos do país precisam se comportar com mais serenidade e responsabilidade em geral e especialmente nas próximas duas semanas, durante a guerra do impeachment. Não podem semear a barbárie. Protestos fazem parte da democracia, mas devem ser caminhos para mais civilização. Não o contrário.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
63
  1. Helton disse:

    Vou repetir o que já escrevei em outros posts aqui.

    Tivesse o PT, em especial, o Lula feito um governo sem arrogância, sem ataques frequentes, sem guerra política como no caso do Arthur Virgílio e p Tasso, garanto que o país seria outro.

    Foram 12 anos do Lula criando um sentimento ruim em quem não votou nele. Agora que o milagre acabou, eles tem que aguentar.

    Mas o PT não sabe lidar com crise…só governou quando os ventos estavam a favor e depois cometeu CRIME ao esconder a verdade das contas públicas na eleição de 2014.

    O crime da Dilma foi de responsabilidade sim e agora já é crime de irresponsabilidade.

    Transformar um suspeito de crime no mensalão e petrolão em primeiro ministro é uma vergonha mundial

    • Maria Antonia disse:

      Discordo de você em Gênero, Numero e Grau!! Quem não soube perder foi o sehor Aecio Neves ,acostumado a ganhar sempre .menino mimado,colocou fogo no pais e saiu queimado ,agora quem vai apagar esta confusão toda?Um juiz partidário?, um presidente da camara corrupto?,um vice covarde e sem atitude?

    • Romanelli disse:

      difícil dizer quem começou primeiro?

      lembra de LEME, do sequestro do ABÍLIO DINIZ ? da febre aftosa, do LULA cachaceiro, da febre amarela, da acusação pela queda do GOL ou pela derrapagem do TAM ? tem até o caso CELSO DANIEL analisado dvs vezes por DVS equipes tucanas q NUNCA provaram nada
      .
      Teve as constantes ameaças e terrorismo pelo APAGÃO aero-elétrico q nunca chegou, até protesto pelo pgto ao FMI. Teve o boato da tentativa de nos fazerem uma CUBA, teve o dinheiro q vinha de CUBA tb, da intervenção na poupança
      .
      lembro q de cara o “mercado” obrigou o cara até a escrever uma “carta aos brasileiros” ..suprema humilhação não pra ele, mas pra nós como país
      .
      claro, o outro lado não é santo, retrucou. Sim, usou e abusou da simbologia, do nós contra eles, das mulheres contra homens, dos negros contra brancos, dos crentes contra os gays e/ou dos sulistas contra nordestinos (embora pra estes 2 últimos tava tudo aparado em muito grupo fascista)
      .
      enfim, quem nunca pecou ?

    • Alessandro disse:

      É impressionante como as pessoas não conseguem, ou não querem, ver algumas coisas. É claro que o governo do PT teve ajudas da alta das comodities, mas falar que só governaram com bons ventos é uma sandice. A crise de 2008 foi a maior crise no capitalismo desde a grande depressão de 1937/38.
      Por outro lado, os defensores do governo tem imensas dificuldades em ver as diversas bobeiras que os governos do PT fizeram. Enfim, fica cada um defendendo sua facção, assim como os torcedores de times de futebol fazem.
      Se continuarmos assim, não sei onde nosso país vai parar.

    • walter disse:

      Caro Helton, tens razão; agora todo mundo tem solução, mas quem vai pagar a conta somos nós; nesta transição, que deve ser dentro dos parâmetros constitucionais; devemos torcer, para que hajam, novos leis duras, ao corrupto, ou corruptor do servidor público.
      Quem for leito, deverá ser cobrado por suas ações; deverá ser afastado provisoriamente, diante de uma suspeita de crime…
      Quanto aos salvadores da pátria; os geniais golpistas de plantão; terão que seguir o escrito; qualquer mudança, deve ser proposta e analisada, e aprovada pelo congresso; antes disso, não passam de especulações, que só complicam o País…

      • Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

        Querido Walter.
        Como sempre sábias palavras as suas, pois no parlamentarismo, a qualquer escândalo, cai todo o gabinete e se convocam novas eleições… a qualquer tempo !
        Esse modelo é igual casa de Sací… uma calça dá pra dois !

    • Paulada disse:

      Arthur Virgilio e Tassio Jereissati são duas figuras do PSDB que foram beneficiadas no governo FHC, principalmente o Tassio que ficou com parcela da Telemar para ele, vejam só! É mais do que normal a indignação que o Lula teve para com estes.
      E mesmo o PT tendo sempre pregado esta derruba do poder monárquico do PSDB, ele nunca incitou atos de violência contra militantes, civis, políticos porque o nome disso é barbárie. Expor os desvios de conduta do PSDB sempre foram necessários, não confunda com a ignorância de uma pessoa que não quer nem saber o que está acontecendo, apenas quer ver um partido morto, defendendo que seus membros sejam assassinados porque segue uma ideologia de intolerância porque não tem nada a dizer.

    • JAIRO disse:

      SEM QUERER DEFENDER NINGUÉM , MAS AS CONTAS DO PT HOUVE CAIXA DOIS, NA DO PSDB , PMDB, PP, PRB, PPS, PTB E OUTROS O QUE FOI?
      TODOS RECEBERAM RECURSOS DAS MESMA EMPREITEIRAS APARENTEMENTE DE FORMAS LICITA QUE DECLARARÃO PARA O JUIZ ELEITORAL, QUEM OMITIU NAS DECLARAÇÕES COMETERAM CRIME..
      QUEM Você acha que deixou de declarar?
      foi o PSDB, o PMDB e outros , por incrível que pareça, receberam mas declararam, por isso ganharam as eleições gastaram todos dinheiro na política, os que embolsaram perderam.entendeu!

      não existe irregularidade nas doações,não existe provas mesmo com delações , eles só confirmaram que doaram , não crime, agora omitir nas prestações de contas é crime.

    • ricardo disse:

      discordo. desde a sua criação o PT tem sido alvo do rancor. lembremo-nos das varias centrais de bpatos espalhadas pelas esquinas deste país, o PT congelaria a poupança, tomaria apartamentos, invadiria fazendase por ai vai. lembremo-nos da edição pela globo do ultimo debate nas eleições de 89 envolvendo Color e Lula, lembremo-mos do sequestro do empresario Abilio Diniz quando lá deixaram uma camisa do PT como prova irrefutavel da participação. bem já merece mais do que um livro as infidaveis mentiras e boatos espalhados por igrejas e diversas entidades, para nao falarmos das capas das revistas semanais e manchetes dos jornais.

  2. Fabio disse:

    Em 2018 temos eleições constitucionais para a presidência e assim sendo que todos que queiram disputar com novas ideais e visões que se preparam para 2018.
    Antes disso é golpe, nada mais do que golpe.

    • Robert disse:

      Então, caro amigo, explique para nós como você acredita que esse Governo, caso mantido, conseguirá conduzir o país por mais quase 3 anos. Ou você acha que se o impedimento não ocorrer tudo voltará aos trilhos como num passe de mágica ? Eu, particularmente, não acredito nisso. Acredito que o país continuará abismo abaixo com mais inflação, desemprego, sem investimentos, ou seja, algo realmente ruim. Esse realmente é o golpe.

    • Hugo Junqueira disse:

      1-) O ÚNICO GOLPE em andamento, é o PROJETO DE PODER comuno-bolivariano do foro de São Paulo, cujos efeitos a médio prazo se vê aqui mesmo com o ESTELIONATO ELEITORAL, o estado da economia e o PETROLÃO, e efeitos de prazo mais longo na vizinha – e parceira de foro de São Paulo – Venezuela, que enfrenta DESABASTECIMENTO, criminalidade, INFLAÇÃO, encolhimento do PIB, AUTORITARISMO e pobreza RECORDES..e Maduro avisa : ”devemos avançar a REVOLUÇÃO ainda mais, rumo ao ESTADO COMUNAL…”.

      2-) Ponto.

    • Paulo disse:

      Sim, é quem se eleger em 2018 está livre pra praticar todos os crimes previstos no Código Penal porque foi eleito e a ao povo só cabe assistir e “votar em 2022”. Ou seja: eleja-se presidente da república e ganhe imunidade absoluta para praticar o crime que quiser.

    • Luiz Silva disse:

      Fabio, o maior crime de responsabilidade não é de Dilma, é dela com o Congresso. Dilma gastou um ano inteiro sem se preocupar com a Lei do Orçamento. No final, quando não havia mais como cumprir a Lei, ela conseguiu que o Congresso mudasse a meta. Dilma mudou a Lei para escapar da Lei. Esse não é o maior dos crimes?

    • Ivan disse:

      Fabio, Golpe é oque esta acontecendo atualmente, a sua presidenta ao invés de governar e cortar os ministérios, esta barganhando os mesmos esperando uma resposta do impeachment. Não podemos ficar mais 2 anos afundando nesta crise e deixar o Brasil sangrando, precisamos de um revira volta, infelizmente foi eleita uma pessoa totalmente despreparada para o cargo, e isso foi provado em seu primeiro mandato, presenciamos uma eleição bastante apertada entre os candidatos. Antes de Ficar gritando Não vai ter Golpe, analise a fundo a atual situação econômica, Desemprego está maior a cada dia, aumento absurdo em todos os setores a inflação que era uma marolinha nem precisa falar..

  3. fernanda disse:

    Excelente artigo.

    • Edi Rocha disse:

      Exatamente. Daqui há pouco só vão querer tolerar quem for da mesma cor, da mesma religião, torcer pelo mesmo time e ter mesmo gosto político.
      Os políticos, principalmente, precisam ser mais responsáveis (já que “não ser corrupto” tá difícil).

  4. Rodrigo disse:

    Concordo com o Kennedy, deve ser respeitada a Constituição, chega de ditadura nesse país.

  5. Saulo Oliveira disse:

    Excelente texto Kennedy! Adoro ler o seu blog. Concordo absolutamente com tudo o que disseste. Parece que nesse fogo cruzado, muitos estão perdendo a capacidade de discernir e o bom senso. Isso pode ficar perigoso no sentido dessa intolerância começar a produzir algumas vítimas.

  6. pedro disse:

    “Dilma afirmou: “Não defendemos a violência, mas eles defendem. Eles exercem a violência”. É uma declaração que não combina com o figurino presidencial”. Mas combina direitinho com as regras do comunismo: “acuse-os do que você faz e chame-os do que você é”.

  7. Romanelli disse:

    chocante ..minha esperança é q VENCIDA a batalha do impeach (por absoluta falta de sustentação jurídica e de apoio em AMPLOS setores da sociedade), e c/LULA politicamente no comando, talvez as coisas se acalmem um pouco ..pois como disse, é insuportável vivermos num país aonde predomina o clima de “perde perde, perde todos”
    .
    O país precisa serenamente voltar a ponderar sobre o q são os efeitos do MODELO POLÍTICO, da corrupção de agentes/partidos/empresários de forma GENERALIZADA ..do q são efeitos da crise de 2008, da queda das commodities, das políticas anticíclicas – mesmo q bem intencionas – elas q forçaram a capacidade do Estado (c/incentivo ao consumo, subsídios, intervencionismo e dirigismo equivocados, travas em tarifas, preços e cambio etc), e do q são propriamente os efeitos do fim dum ciclo de crescimento
    .
    feito isso, penso, as criticas poderiam vir mais carregadas de analises e de propostas, do q de ódio e intriga como vem ocorrendo
    .
    sonhar não custa nada

  8. moises morera disse:

    amuito bem colocado seu comentario o axo que deveria acontecer era o stf dar um basta no aventureiro do cunha ai td voltava ao normal,e dilma governaria ate 2018 ai sim ,ela sairia pelo voto, a opoziçao trilhou o caminho do odio e agora tamo quase sem volta…

  9. rodrigo disse:

    Essa intolerância quem criou foi o PT…maior recessão da história…mais de 2 milhões de pessoas perderam seus empregos desde que Dilma foi reeleita…nunca se viu tanta empresa fechando…e eles comprando deputados pra evitar a saída dela…na verdade a paciência das pessoas de bem acabou!

    • jairo disse:

      Rodrigo vejo que você é caro novo, que não conhece e nem viveu o Brasil da fome, onde na era FHC milhares de brasileiros morriam de fome e sede , enquanto ele comia caviar.
      Sai dessa de falar o que não viveu!
      aumentar as coisa é muito ruim , pois temos um mundo em crime econômica grave, onde tudo indica que haverá um guerra mundial se não conseguirmos controlar as economias, pois isso sempre foi os estopins das guerras e a historia se repete. não faça de bobo cresça .

      • Robert disse:

        Caro Jairo, acreditar que o governo petista conseguiu algo mais que um voo de galinha também é ingenuidade. Onde está o crescimento sustentável ? O que se viu foi um surto de consumo baseado em crédito e só. Se realmente tivesse havido uma “revolução” no país a situação hoje não seria essa. Falta aos apoiadores do governo um mínimo de auto-crítica e senso de realidade.

      • Pena do Brasil disse:

        Ô Sr. jairo,
        Será que todas pessoas que não concordam com a doutrina do PT, é que não conhecem as verdades? Sabemos que na era FHC(pela qual passei)ocorreram muitas negociatas(compra da reeleição, privatarias , etc), agora querer tapar o sol com a peneira é dizer que foi o PT que trouxe todas as melhorias e avanços que o Brasil teve nos últimos anos, e não reconhecer que este PAÍS foi vítima do maior escândalo de CORRUPÇÃO de quem se tem notícia! O PT aprofundou e institucionalizou a corrupção no BRASIL ! Será que isto não basta para exigirmos mudanças ? Que país vc quer deixar para as próximas gerações ?
        Pense nisto !

      • Edson Vander disse:

        Muito boa resposta Jairo, principalmente a juventude estão sendo guiados pela midia golpista deste país olhando puramente para seus interesses, falam contra corrupção mas tiveram divídas pagas por corruptos pagos com dinheiro público. Ao menos pesquisem e não fiquem apenas acreditando tudo que veem na tv, pois o que colocam no ar é simplesmente para interesse dos empresários e próprios políticos que querem se safar de investigação. Falam em democracia mas não a praticam, democracia é saber perder. Perderam a eleição e querem de qualquer forma e custo ganhar no tapetão. Não sejam inocentes sendo dominados por essa mídia.

        • Luiz Silva disse:

          Edson, democracia é quando os governantes exercem o poder em nome do povo. Em nome de que povo alguém que tem 70% de rejeição exerce o poder?

      • Joaquim disse:

        Eu realmente fico impressionado como pessoas que não viveram o Brasil de antes de 1994, vem dizer que se morria de fome. Para estas pessoas que não viram e fazem questão de não estudar, se havia mortes por fome ela era culpa da inflação que chegou a 84% ao mês, da desorganização do estado e da baderna total das contas publicas. Tudo o que esta correndo atualmente, vínhamos numa crescente desde do plano real e agora o que vemos é o retorno da total baderna. Total falta de moral, vejam o exemplo do 1º ministro da Finlândia e aprendam, isto é moral. O “EU SABIA DE NADA” é a síntese da amoralidade. Da falta de zelo com a coisa publica. Da nojo. VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA.

    • moises morera disse:

      msmo com a inconpetencia da dilma td tar melhor do q na epoca do psdb,td governo que fosse mal agente resolvesse co impichimant.o brasil sor teria tido 3 governo lula getulio e jucelino

      • sidnei disse:

        povo do bem vamos acorda o lula quando assumiu a presidência o abacaxi estava doce nos dois mandatos presidência. o plano real deixou os brasileiros com o poder de compra e melhoria para todos os Brasileiros,Isto tem a fatia dos seis mandatos presidenciais com acertos e erros para melhorar a vida dos brasileiros, agora o abaxi ta verde e azedo apos o terceiro mandatos do PT, Lula e Dilma quebraram juntos a maior estatal do brasil e ela mentiu e maquiou as contas na campanha de 2014 pra ser reeleita. pensando la trás o Color de Melo por muito menos sofreu o impeachment e foi obrigado a renunciar, essas mesma pessoas que sairão no rua são a maioria dos lideres que estão com seus cargos garantido e são contrario o processo de impeachment que regulamenta a nossa constituinte do Brasil.

    • jose aparecido disse:

      Parabéns disse tudo,quem viveu na epoca de crises antigas sabe bem que essa é a pior da historia,com um governo corrupto e sem nenhum compromisso com o Brasil só pensam neles mesmos.
      Hospitais estão um caos,direitos trabalhistas retirados um governo sustentando pessoas com esmolas pra terem votos enquanto quem trabalha e leva o pais nas costas perde seus empregos e seus direitos na hora que mais precisa sim isso é culpa do PT e sua corja.

    • Sônia Ribeiro disse:

      Rodrigo – não sei se vc. é jovem ou não, mas vejo que tem postura. Nunca na história deste país houve uma crise tão grave quanto esta. O FHC (outro pilantra) estabilizou a moeda. Se isto não tivesse ocorrido estaríamos todos, sem exceção, mortos, literalmente. Aos que vieram após ele ficou bem mais fácil. Este PT e toda a gangue que o apoia é o maior câncer da história do Brasil. Este Lula, tão idolatrado, principalmente pelos mais humildes é amigo dos “coxinhas”, riquíssimo, anda em carros blindados e aviões….e o povão continua a idolatrá-lo e defendê-lo. Ele criou o MAIOR esquema de corrupção sistêmica e institucionalizada jamais visto!

    • Paulo Peixe disse:

      É por aí sim Rodrigo. Você mostra ser idoneo em suas palavras. Me Chamo Paulo de albuquqerque P.Jr. E, alcancei sim o militarismo., muito do que se fala dos militares, são coisas que os comunistas talvez até tenha alguns rumores de verdades, mas, te digo com absoluta certeza, que éramos um País com mais educação, tinhamos disciplima como Moral e Cívica e OSPB (organização Social e politica Brasileira), quase não existia colegio Particular, a saúde é melhor do que a que se encontra hoje, não havia Plano de Saúde para enriquecer Médicos políticos, a seguranção pública era combatente e eficaz. Não havia escandálos de Corrupção. O que se via era os opositores comunistas querendo o poder a todo custo. A exemplo disso tinhamos, José Dirceu, Dilma, Lula, Palloci e toda gangue do PT e PC do B. Ok. Agente era feliz e não sábia.

  10. Francisco Miranda disse:

    BOM DIA. NESTE COMENTÁRIO VOCE RELATOU TUDO QUE ACONTECE NO BRASIL. AS PESSOAS JÁ NÃO RESPEITAM AS OUTRAS, OS POLÍTICOS PRINCIPALMENTE. AS INSTITUIÇÕES NÃO SE FAZEM PARA SEREM RESPEITADAS. A OPOSIÇÃO QUER VER O BRASIL PEGAR FOGO. O PT SEMPRE SEMEOU A VIOLÊNCIA E A MENTIRA PARA SOBREVIVER COM ESTES MST, CUT, ETC DA VIDA. E AGORA VEM PEDIR TOLERÂNCIA ?? PERGUNTO MAIS UMA VEZ. VOCE ACHA QUE TEM ALGUÉM PENSANDO NO POVO BRASILEIRO ?? VOTAR EM QUEM ??

  11. Carlos Augusto de Souza disse:

    Seria Realmente maravilhoso se todos o governantes cumprissem a constituição e as leis desse país, infelizmente o que se vê é todo mundo passando por cima de tudo e ainda acham que estão certos, a pratica alias é comum em todos os confins do Brasil já algum tempo, pelas melícias, traficantes e outros tipos de bandidos que mandam e desmando e o povo que vivem nestas áreas ainda tem que presta obdiência a eles ou morrem.
    sempre que posso assisto a TV câmara e a TV senado, na câmara tudo tá parado as comissões em andamento ninguém consegue tratar mais de nada porque todos os assuntos levam ao impedimento de Dilma, Alguém escreveu um discursos e todos os políticos do PT e aliados decoraram e repetem sempre as mesmas coisas. Parece que os apoiadores da Dilma não conseguem pensar. É IMPRESSIONANTE SE NÃO FOSSE TRÁGICO, ai dá pra entender porque isso tá acontecendo no Brasil.

  12. davi disse:

    Nossos excelentíssimos políticos estão numa boa…seus cargos, empregos, salários, ajudas de custo, verbas de gabinetes e outras “fontes” a, b, c, d, e, f de “renda” estão garantidas…andam em seus carros blindados cercados por seguranças…moram em seus luxuosos condomínios fechados (de 3 portarias, ou mais)…se a população está passando por dificuldade ou crise, (isso não os afeta)..o mandato os protege de qualquer mal ou dificuldade financeira…8 anos de mandato lhes dão direito à aposentadoria (doce e tranquila) enquanto o fator previdenciário escraviza e te faz contribuir 60 anos (pra ver se vc morre (sem se aposentar)), e muito mais coisas. GENTE: TÁ TUDO ERRADO com quem vota e com quem é eleito. PRÓXIMAS ELEIÇÕES 90 % DA POPULAÇÃO TEM QUE VOTAR NULO, OU DEIXAR DE VOTAR!…É A ÚNICA FORMA DELES “SE SENTIR” AMEAÇADOS…ELES NÃO SE AUTO-ELEGEM…ELES PRECISAM DO (POVO/VOTO) PARA SER “REPRESENTANTES DO POVO” (E NÃO O SÃO). PUNIÇÃO E CADEIA AOS CONTRAVENTORES! PENAS EXEMPLARES PARA

  13. Maria Antonia disse:

    Aecio nao soube perder colocou fogo no pais e saiu queimado agora todo mundo que tirar uma casquinha , a Marina esta mim decepcionando pensei que ela fosse uma pessoa honesta . mas pelo que parece não é o pais que importa e sim o poder ..
    Temos um juiz partidário um presidente da camará corrupto, um candidato que quer chegar ao poder a todo custo mesmo sem ter ganhado,uma candidata que viu nas pesquisas que tem chance de ganhar neste momento .E um pais cheio de Odio ..Tem que ter um basta nisso tudo concordo o Kennedy ou e o impeachment. Ou esta gente cala a boca e deixa nosso Pais em paz espera aproxima eleição para ganhar ou perder …

  14. Estes políticos que estão sendo investigados por terem sido delatados ou porque a Polícia Federal colheu provas contra eles, estão loucos para arrumarem uma forma de escapar da Lava Jato, Zelotes ou Acrônimo. Quem deve tem com o que se preocupar. Estavam juntos no roubo e estão juntos, na tentativa de melar as investigações. Não pensam no país em nenhum momento. Só querem escapar, continuar roubando e vivendo bem às custas do povo brasileiro.
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  15. julinho roberto disse:

    O país virou terra de ninguém. Nunca imaginei que o custo PT fosse sair tão caro assim.

  16. Por muito menos do que o escândalo da Petrobrás-Lava Jato, o povo da Islândia já foi para as ruas exigir a renúncia do Primeiro ministro.
    Os brasileiros que tem corruptos de estimação e os defendem com tanto afinco, deveriam prestar atenção no povo da Islândia. Não é sem sacrifício que eles buscam estar bem classificados no ranking dos menos corruptos do mundo e colhem os benefícios de serem uma sociedade que valoriza os cidadãos honestos. Fazem a lição de casa! Tolerância zero com a corrupção.
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  17. Aparecido disse:

    Muitas vzs me pergunto? O Brasil seria melhor sem Dilma e com Temer no Governo.Creio que não.Foram juntos umbilicalmente até agora.Na verdade Vice em qualquer atividade nao apita nada,mas tb não resolve.A Dilma nem ouvia o Lula.Agora se apega a ele para continuar,pois querendo ou não,gostando ou não, O Lula ainda tem alguns crédulos em sua mentiras.
    Sou a favor do Impeachment não pq ela não Governa o Pais,mas sim pq não tem Competencia.
    As vzs fico pensando que seria melhor,ela ir até o Final,isto se o Pais aguentar,mas se não for “impechada” como governará sem base no Congresso.
    Se o PT não fizer uma reviravolta na Economia e em sua Base,estará fadado a desaparecer.Claro vai fundar outro partido ou juntar os cacos e tornar estes partidinhos nanicos em aliados.
    Quem viver verá.

  18. wilson disse:

    O problema é que os dois lados da situação falam que só haverá paz se estiverem no poder, então como resolver este impasse?
    não existe humildade em reconhecer os erros.
    É claro que nenhum dos lados quer a Paz, o querem mesmo é o poder puro e simples.
    Não estão e nunca estiveram preocupados como o povo, são só discursos para enganar as pessoas.
    Se realmente desejassem a Paz a crise já teria sido resolvida.

  19. ARGUMENTO DE BANDIDO: INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA, FALATÓRIO DESORDENADO, MENTIRA! disse:

    Devemos enxergar:
    1 – que a “maioria” dos políticos e governantes atuais é composta de bandidos de altíssima periculosidade que, para satisfazer seus “mais primitivos instintos” (expressão usada por Roberto Jefferson, dirigindo-se a Sé Dirceu, no Mensalão), são insensíveis à situação da maioria do povo em relação às situações caóticas da Saúde, Educação, Saneamento Básico, Segurança Pública, Moradia, Alimentação, Previdência Social etc, roubando dos cofres públicos o dinheiro que melhoraria a vida de milhões de brasileiros, e ainda tentando se mostrar como vítimas, quando denunciados!
    2 – Que somos os culpados por colocar gente tão desqualificada para dirigir a nação.
    3 – Que é preciso banir essa ladrãozada do poder, dentro da lei, sem violência, dentro dos meios constitucionais.
    4 – Que só interessa o confronto, a contenda, o grito¸ o falatório desordenado, a confusão geral, a quem está errado, ao criminoso, ao que não tem argumentos “legais” para provar que não é bandido!

  20. Sônia Ribeiro disse:

    Esta Sra. já está sendo chamada de “Maria, a louca”! E o país perdeu o rumo, faz tempo. A saúde falida totalmente – zika, dengue, chikungunya, H1N1. A economia – que economia? Tudo paralisado. O povo vivendo de migalhas deste desgoverno infértil. Ela seria uma heroína se renunciasse e levasse com ela este Temer e seu partido, Cunha, Renan, 80% do Senado e 80% do Congresso. O país não pode ficar vivendo à mercê desta máfia de corruptos! É escândalo atrás de escândalo! Uma corja demoníaca unida para destruir os cidadãos de bem! Estamos CANSADOS e queremos o que é nosso de volta! A começar pela dignidade!

  21. CLEIDSON VENICIO FERREIRA ROCHA COSTA. disse:

    Excelente o comentário do Kennedy, mas eu acredito num Brasil melhor sem o PT, quando digo sem o PT, é sem a existência dele.

  22. Dr Pinel disse:

    Como o tempo passa, irredutível, e esta palhaçada político jurídica aparentemente vai durar até o fim dos dias, surge agora um novo movimento: o ‘Fora Todos’. Logo teremos o ‘fora STF’, o ‘pela nova constituinte’, o ‘queremos o parlamentarismo’, o ‘pela renovação democrática’, o ‘dissolvam as assembleias parlamentares’, e não duvido, o ‘abaixo Moro’ ou ‘Moro na cadeia’. Talvez tenhamos também o ‘pela monarquia, com Lula na coroa’. Fundaremos o Sindicato do Índio, o Tribunal Supra Superior de Justiça, criaremos a 4a esfera de poder, o Poder Moderador, o Tupi Guarani será declarado língua oficial, Cunha assumirá o ministério das Relações Obscuras, Temer será 1o ministro e Renan será nomeado embaixador em Cuba. Não acredita? Por que não? Acho muito plausível.

  23. fabio lp disse:

    Por mais que as vezes discordo da posição do Kennedy essa foi na veia.

  24. Telmo Pimentel Mota disse:

    Triste verdade

    “Além da destruição de empregos e renda, que vem piorando a vida das pessoas e das empresas, a pior herança que a crise atual poderá deixar será envenenar, por alguns anos, a disputa político-eleitoral e instaurar a intolerância como regra no debate público em geral.”

  25. Antonio Bernardo Castro disse:

    Se tiver novas eleições eu não votarei e nem justificarei. Já cumpri as minhas obrigações de cidadao nas eleições passadas e gostaria que respeitassem o meu voto. ontem vi o comportamento infantil de muitos deputados brincando no Congresso ( Feliciano entre outros ), debochando, fazendo caras e caretas atras dos colegas que estavam discursando. Um absurdo! eu não merecia ter visto aquilo. Já passou da hora do STF regularizar com seriedade este absurdo do impeachment da forma como está sendo conduzido por marginais.

  26. Vania disse:

    Sem contar que eleições custam caro ao pais…

  27. Guilherme Bittencourt disse:

    Excelente artigo, Sr. Kennedy. Sejamos mais amor, menos ódio. Envergonha-me ver brasileiros (governo x oposição) saindo às vias de fato, pregando ódio um contra os outros. Por favor, né?! Vamos se ligar povo!!
    Pra frente Brasil!
    Que seja respeitada a Constituição, tudo dentro do devido processo legal, resguardando todos os direitos, tanto o de acusar, e quem fez que se prove isso, quanto de quem se defende.
    Viva a democracia!

  28. MURILLO ALBERTO SOARES disse:

    Estapafúrdia é a ideia de continuar como está ou então deixar o PMDB assumir o poder central, isso é estapafúrdio.

  29. Jonathan Carneiro disse:

    Querido Kennedy, Novas eleições já!

    Logo o Temer será também impedido e precisaremos de novas Eleições!

    Até à campanha querido!

    s2

  30. PAULO MICENA disse:

    Novas Eleições já! Eleições em dinheiro da corrupção! Tá certo!

  31. Cláudio Antônio disse:

    Como sempre muito bom o seu post Kennedy, porém coloco a pergunta: Devemos mesmo esperar ficar ainda pior e aguardar 2018? Sabemos que Dilma não conseguirá governar, até pq nunca quis e jamais comandou bem alguma coisa…basta ver os resultados de hoje da PETROBRAS derivados de seu período no conselho. Pq é tão difícil vermos e aceitarmos a realidade? A violência começou quando chefe do MST ameaçou a Nação e nós ficamos calados. Agora pergunto: E os desmandos do Partido e dos partidos, vamos nos calar e aceitar livre leve e soltos até 2018? É justo sangrarmos e pagarmos o Pato até 2018? Eu não quero saber se no governo FHC era ruim…e nem se Lula melhorou alguma coisa, pois não fizeram mais que a obrigação pois foram eleitos e se beneficiaram disso…eu quero sim é ter minhas garantias de volta, meus impostos pagos com suor diário e não admito jogar para debaixo do tapete a corrupção em troca de “minha casa minha vida”. Se é para melhorar que troquemos sim todo congresso, todo governo

  32. Parabéns Kennedy!
    Eu, que não o acompanhava na mídia e nem simpatia tinha pelo seu Blog, parabenizo-o pelos seus últimos comentários que venho lendo, enfatizando a legalidade e a necessidade de um mínimo de bom senso tanto dos eleitos quanto dos eleitores. Cansado e triste de ver tantos jornalistas e apresentadores de telejornais, visivelmente tendenciosos, aos quais já me recuso a assistir, sinto vontade de aplaudir seus últimos comentários. PARABÉNS! Precisamos muito de uma imprensa de qualidade!

  33. franco disse:

    Adoro ver ratazanas, cobras e vermes se mordendo… Até ontem eram tão amiguinhos! HAHAHAHAHAHAH
    Vão se comer vivos para escapar da PF. Bandido é assim mesmo. Enquanto o esquema paga todo mundo, não tem crise. Na hora que os hômi da lei grampeia, o couro come! Delícia…

  34. ALESSANDRO LIMA disse:

    Kennedy,

    Concordo que a escalada do debate político esta chegando a patamares de intolerância e agressões.

    Só acho que este discurso em sua maioria esta vindo dos grupos de apoio a PRESIDENTE, os principais lideres dos ditos movimentos sociais e sindicais já falaram diversas vezes que caso o IMPEACHMENT passe no CONGRESSO teremos as ruas entrincheiradas, invasão de terras e arruaça.

    Assistimos como menciono você em seu texto, em toda semana passada a presidente usando o palácio do planalto para o discurso de ódio o nós contra ELES, somente para o discurso de intolerância contra as regras legais do processo que esta em andamento.

  35. ROBSON J G OLIVEIRA disse:

    Quem começou a incitar o ódio na política brasileira foi o PT… E não começou agora não, e sim em 1989; eu me lembro bem, era filiado ao partido, fazia parte da corrente “Força e Trabalho”… O discurso era:…”vamos tacar fogo nessa burguesia opressora”… E a filosofia era intimidar pela força. Era comum incitar a ira contra as instituições democráticas, tentando convencer a todos de que eram meros mecanismos utilizados pelas classes dominantes para suprimir os anseios da classe operária…
    Essa filosofia sempre acompanhou o PT e entranhou-se em todos os movimentos nos quais ele tem representatividade (CUT, MST, movimentos estudantis, entre outros).
    E agora que o PT está acuado, lançou mão de sua ideologia base… Quando o Lula foi levado a depor de forma coercitiva, ele foi o primeiro a deflagrar a intolerância e o ódio ao alardear que iria reunir a militância e tacar fogo no país…

  36. Acorda povo brasileiro, vamos deixar de ser cegos.

  37. Maria da Consolação disse:

    Kennedy faltou no seu comentário falar sobre o papel da imprensa. Os grandes meios de comunicação não deram trégua ao Governo desde a última eleição. Esse é o papel deles? Quando a mídia noticia durante um dia inteiro sobre a manifestação de um determinado lado e apenas 2 minutos do outro, ela não está provocando tudo isso também: o “nós” e o “eles”? A grande mídia vem falando de crise desde 2012. Ligava-se a TV e tinha-se a impressão que o país estava um colapso, quando não estava. No mercado financeiro se chama o estouro da boiada (o touro é o símbolo da Wall Street) onde um vai, todos vão atrás. Na economia, isso tem um efeito devastador, pois não se investe, se contrai, se espera. Essa crise política e econômica foi fabricada a partir do momento em que a direita decidiu que tinha que acabar com o PT, agora ou nunca.

  38. Alberto disse:

    Se nessa estapafúrdia eleição fora de prazo o PT for derrotado,certamente,alegarão que foi uma eleição golpista,rsrsrsrsrsrsrsrsrs.E tome OLANZAPINA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-29 21:15:26