aki

cadastre-se aqui
aki
Política
11-09-2015, 18h39

É inconsistente pedido ao STF para Lula depor

Justificativa para investigar é frágil e prejudica Lava Jato
31

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Se prevalecer o cuidado e o equilíbrio da atuação profissional do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e do ministro do STF Teori Zavascki, deverá ser negado o pedido do delegado federal Josélio de Sousa para que o ex-presidente Lula seja ouvido na investigação da Lava Jato.

Na página 112 do documento encaminhado ao Supremo Tribunal Federal, o delegado diz que Lula, “na condição de mandatário máximo do país, pode ter sido beneficiado pelo esquema em curso na Petrobras”. Ora, na sequência deveriam ser apresentadas, no mínimo, evidências disso. Não é o que acontece.

O próprio delegado narra que fez o pedido baseado em presunções de dois delatores da Lava Jato, o doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa. E acrescenta, na página 114, que Youssef e Costa “não dispõem de elementos concretos” para apontar “participação direta do então presidente Lula nos fatos”.

Isso parece flertar com a teoria do domínio fato, que o procurador da República Deltan Dallagnol disse, em entrevista ao “É Notícia”, da RedeTV!, que não poderia, até então, ser aplicada a Lula.

O pedido do delegado desgasta politicamente Lula pela repercussão política que alcança no Brasil e no exterior. No entanto, pode reforçar o argumento petista de que há perseguição ao ex-presidente.

Tal como elaborado, esse pedido é apenas uma tentativa de levá-lo, sem provas, ao centro da Lava Jato. Para solicitar um depoimento do ex-presidente, seria necessário apresentar mais do que presunção seguida de confissão de falta de provas.

A Lava Jato tem feito descobertas importantes para combater a corrupção no país. É um marco nesse sentido. Por isso, revela-se um erro que investigadores peçam providências baseadas em justificativas frágeis. Isso só atrapalha o trabalho do juiz Sérgio Moro, do Ministério Público, da Polícia Federal e do Supremo.

Os direitos individuais de um cidadão, seja ele ex-presidente da República ou não, devem ser respeitados. Numa democracia, é fundamental garantir investigações imparciais e julgamentos justos. Assim reza a Constituição.

 

Comentários
31
  1. Antenor disse:

    Meu caro Kennedy Alencar, como não há sustentação para convocar o ex-Lula? E as “doações” suspeitas ao instituto dele? E os casos de influência para se conseguir contratos de obras bilionárias no exterior, com aquela mega empreiteira? Se essas empreiteiras estão atoladas até o pescoço nessas corrupções, envolvendo a Petrobrás, então como não aceitar que o ex-presidente não estava a par e, inclusive, viajava de jatinho pra lá e prá cá, financiado pelas tais? Será que não procede a convocação?
    Ademais, não é indiciamento e sim, apenas uma convocação para depor. Ele sabe muita coisa, com certeza!

  2. Carlos disse:

    Qualquer investigação de qualquer sistema sempre ouve e investiga o lider, o chefe. Não há nada de incoerente ou leviano em ouvi-lo.

  3. Felipe disse:

    Kennedy, acho que uma minoria concorda com o que você fala.

    A grande maioria pensa o contrário…

  4. Celio Jorge Lasmar disse:

    Ninguém esta acima da Lei, mas este tipo de pedido partindo de um delegado, sem qualquer tramite legal pelo Ministério público me parece de cunho extremamente politico, principalmente se o cara for lojista.

    • Flavio disse:

      Assim como também nos parece que assaltaram o Banco chamado Brasil por anos e anos e ninguém chamou a polícia, nem imaginaram que o dinheiro sumia, desligaram os alarmes e deixaram a coisa rolar. Um dia, em 2014, quando de repente uma leve sirene soou pelas bandas da Petrobrás e apareceu polícia por todos os lados, a Governanta do Brasil resolveu reivindicar para si a atitude de chamar toda aquela polícia. Quando a mídia apareceu todos queriam os holofotes, inclusive aqueles que, parece, nem desconfiavam do assalto majestoso. Ingerência e incompetência pune-se de que forma? Com aplausos? Perguntem ao povo brasileiro, que punidos, saberão lhes responder.

  5. Marcelo otavio ferreira disse:

    boa noite o blog do kennedy foi muito esclarecedor pois se leva uma pessoa sem prova vai contaminar todo processo do lava jato que esta indo muito bem

  6. Alexs Coelho disse:

    O Luís Inácio Lula da Silva, a partir do dia 01/01/2011, se tornou um cidadão comum, isto é, desinvestiu-se do mandato eletivo de Presidente da República, saiu do Olimpo e retornou à planície. Portanto, considerando que o mesmo já não é mais detentor de mandato eletivo, assim como não exerce qualquer outro cargo público que esteja amparado pelo foro por prerrogativa de função, ele pode ser perfeitamente ouvido a qualquer dia e horário, sendo até mesmo desnecessário esse pedido feito pela PF ao STF, para oitiva do ex-Presidente Lula.

  7. Valter Lobão disse:

    Realmente, o pedido não procede, afinal o Sr. Lula não sabe de nada. Agora eu entendo como o Sr. Lula consegue conteúdo, não sabendo de nada, para apresentar suas palestras.

  8. vagner disse:

    Sería muita ingenuidade, o Lula não ter nada a dever !

  9. ALEXANDRE disse:

    Esse assunto já está saturado, enchendo o saco a mídia poderia mudar de assunto.

  10. Idalma disse:

    Porque será que a PF não pede pra ouvir o Aécio???? Afinal, ele é quem foi delatado em alto e bom som, pelo youssef. São por essas e outras, que assistimos perplexos, os pesos e medidas diferenciados pela “justiça” do Brasil. A pergunta que não quer calar: Até quando????

  11. Libertas quae sera tamem disse:

    De fato! Sou um dos signatários do abaixo assinado pró impeachment da presidente. E por participar como signatário do movimento procurei ler a peça elaborada por Hélio Bicudo. É bem redigida, dentro dos padrões que são exigidos e aceitáveis no meio judiciário, mas é fraca em termos de poder de convencimento. Faz muitas referências à artigos da imprensa, mas não apresenta provas cabais, calcadas em investigação policial. Há sim, algumas referências à dados processuais, mas que ainda não estão concluídos.

    Então não acredito que Lula seja forçado a depôr. Isto é uma ilusão. Se planejaram isto para dar força ao movimento, deram um golpe na água. Pior, a adesão ao abaixo assinado, em minha opinião não progride na velocidade esperada. Se quando se convoca uma manifestação consegue-se reunir alguns milhões, como é possível que ainda não se tenha ultrapassado a marca dos 500 mil em 2 dias em assinaturas?

    Será o povo mais propenso a um evento de rua, com ares carnavalescos, falta de comida e bebida, e de banheiros, do que a um simples click de mouse, no conforto de suas casas? Bem, é que há uma diferença. O manifestante é anônimo, o assinante de um abaixo assinado tem que se identificar. Talvez seja por isso.

    Então não devemos esperar que milhões de funcionários públicos assinem se manifestando contra o governo, não é? Ou será que o brasileiro é mais chegado a um evento carnavalesco que atrapalha a vida dos transeuntes do que ao suporte documental on-line de um pedido de impeachment? Não sei.

    O que posso afirmar sem sombra de dúvida é que desse jeito não se tira petista do poder.

    Eu esperava ver ainda hoje mais assinaturas neste abaixo assinado do que os votos que Dilma obteve no pleito para calar de vez o argumento de que ela foi mais votada e de que deve prevalecer a democracia. Estou desapontado!

    Este movimento é patrocinado pelo movimento parlamentar pró-impeachment. E não consegue passar das 500 mil assinaturas? Mas que raio de movimento é esse que não reúne nem 1 milhão de participantes, assumindo que eles mesmos deveriam ter assinado?

    Quando eu era jovem ouvia muito se dizer que “cada povo tem o governo que merece”.

    Pois se é assim vamos parar de travar a economia com uma resistência inútil e sem sentido. Não vale a pena passar por dificuldades para ouvir de um ministro da economia que o rebaixamento da nota do Brasil foi um ato “político” da agência.

    Vamos cair logo de joelhos e aceitar o mando bolivariano do projeto comunista brasileiro. Cada qual que se prepare para ser o suporte de um irmão necessitado. Vamos nivelar nossa sociedade ao lugar comum. Admita-se apenas a riqueza do partido e de seus integrantes. Os demais comporão massa trabalhadora, produtiva, à serviço de seu projeto de poder.

    Mas então que consigam calar os empresários abastados da mídia. Que não permitam mais a indução do sonho democrático capitalista pelos meios de comunicação. Escravos, como os chineses, e ponto final.

  12. CBarros disse:

    O cara pega o país quebrado. A Petrobrás falida sem descobrir uma gota de petróleo, comprando navios e plataformas no exterior,desenvolve a liderança em tecnologia em águas profundas mais moderna do mundo, em seguida o Brasil começa a fabricar navios e plataformas e produzir 3 milhões de barris diários e evita que a empresa seja vendida a preço de bananas.Ai vem dois caras que ACHAM que ele sabia que ELES eram ladrões e nada fez para impedir o saque à empresa. Ai vem um delegado da PF e diz SUPOR que os delatores bandidos que embolsaram o dinheiro e agora estão livres leve e soltos estariam falando a verdade. Então, O CARA também é ladrão. Que história mais estranha!

  13. Iracema disse:

    Essa história do LULA não ter nada a ver com nada porque não existem provas
    suficientes para que sequer seja interrogado, está me parecendo aquela piada
    em que o homem vê sua mulher entrar em casa com outro homem, vê que tiram as
    roupas, mas como eles fecham a janela, ele declara que não pode ter certeza
    do que está acontecendo.

  14. Minos Adão Filho disse:

    Kennedy Alencar, todos nós sabemos que há em curso uma campanha para detonar com os partidos de esquerda promovida por Washington envolvendo vários interesses daquele país no continente Sul e latino americano e o no Brasil essa tempestade é perfeita. Impeachment de Dilma ela não renuncia, não interfere nas investigações em cursos que envolve praticamente todo o Congresso Nacional e não privatiza a Petrobrás e não muda o regime de partilha, por outro lado mesmo com o impeachment de Dilma, teremos novas eleições e o candidato normal é o Lula, os ratos da câmara estão pensando que mudando o presidente eles estarão livres da condenação há não ser que essa ações contra a corrupção que só aponta o PT e não os outros partidos sejam coordenadas entre o legislativo e o poder judiciário. Quanto a essas manipulações, como tantas outra vinculadas na mídia não passa de matérias difamatória contra a imagem do ex-presidente, esse delegado pensa que todos nós somos idiotas, o ex-presidente Lula não tem mais foro privilegiado não cabe esse pedido ao STF, se ele tem provas ele manda para instância do Juiz Moro que Lula já seria chamado a depor ou no mínimo preso, vivemos no Brasil a quebra do regime democrático, comandado Washington, a mídia e a oposição corrupta e entreguista instalada há décadas no Brasil, Tudo isso envolve o Pré-sal, Petrobrás e o envolvimento do Brasil no bloco dos BRICS, a criação do banco dos BRICS para se contrapor frente ao FMI e ao Banco Mundial e agora em setembro a moeda dos BRICS para se contrapor perante ao dólar, a guerra é geopolítica promovida pelo capitalismo imperialista em decadência. Agora temos no Brasil muitos jornalistas sem pátria e que sujam apropria profissão.

  15. E.Silva disse:

    Percebe-se claramente que as ações dessa tal de lava jato são seletivas e direcionadas.

  16. Eduardo Campos disse:

    Acho uma afronta esse pedido pois considero o ex-presidente Lula o mais honesto que o país já teve, sempre ajudou os pobres e necessitados e sempre a favor da democracia.

  17. César disse:

    Em um país sério, este Senhor já estaria preso há muito tempo. A compra da refinaria de Pasadena colocaria todos eles atrás das grades. Ministro de Minas e Energia, Ministro da Fazenda, Ministro do Planejamento, conselheiros ,diretores e presidente da Petrobrás, advogados da união e o próprio Presidente Lula. Lesar o contribuinte desta maneira escancarada e sair impune? Só no Brasil!

    • Roque Filho disse:

      CÉSAR

      Se fosse um um país sério FHC já estaria na cadeia há muito tempo por ter vendido uma VALE DO RIO DOCE, por R$ 3,6 milhões, sendo que o custo de mercado da época era R$ 93 milhões.

      A indignação de vocês não é CONTRA A CORRUPÇÕES e sim contra o PT.

      Mostre que és honesto e ataque Cunha que 2º denuncia recebeu 5 milhôes de propina de Julio Camargo.

      • César disse:

        Pelo pensamento petista Dilma e Lula merecem uma estatua cada um em sua homenagem, por não terem vendido a Petrobrás. Apenas destruíram o valor da empresa, cada ação por $1,99. E uma dívida impagável. Vamos pela ordem decrescente de valores. Primeiro os que roubaram bilhões, depois os que roubaram milhões, e por ultimo os que receberam pão com mortadela.

  18. Gabriel Moreno disse:

    Caro Kennedy, isso tudo é medo e desespero por conta de um fato inevitável: Lula será eleito em 2018, configurando mais de 20 anos de PT no poder. A oposição, sem projeto no país, já passa a ficar desesperada e apelar para qualquer coisa.

    Saudações,

    • César disse:

      Me parece que teremos eleições para Presidente, já no ano que vem. Já que a Dilma vai cair. E o seu candidato não vai poder concorrer! A sua candidatura será impugnada, por ele ter se antecipado e começado a fazer campanha, antes do período permitido, com um boneco gigante com o número da candidatura, 13-171.

  19. Alberto disse:

    Sequazes,só um depoimento.Simples assim.Porque do temor?

  20. Vanderlei disse:

    Para aquele q ñ crê toda prova é inútil, p/ os q creem a mínima evidência vale. Para os céticos da ESQUERDA Lula sempre será aquele q nunca soube de nada, para os de centro-direita e direita pela tese do domínio do fato Lula deverá condenado pelo mesmo argumento q engaiolou Dirceu. Eu ñ sou da ESQUERDA, nem da DIREITA, sou de CIMA DO MURO, mas ñ SOU INGÊNUO. Lula é sem caráter, e todos na PF sabem bem disso. Logo ficará provado…

  21. sonia disse:

    Ótimo, só investigando é que saberemos realmente se ele deve ou não. Quem não deve não teme. Enquanto não investigar sempre existirá a dúvida.

  22. Celio Canuto disse:

    Caro Kennedy, continue com o seu bom senso. O Jornalismo agonizante da nossa mídia nativa está precisando muito disso. Parabéns pelo trabalho. O Lula não vai preso e nem a Dilma vai cair. Se realmente houvesse uma pequeníssima chance de isso acontecer, já teriam feito. Não sejamos bobo. Bobo foi o PT (junto com o Lula) achar que podiam acalmar os barrões da mídia com o dinheiro da SECOM. Em quanto não houver uma lei de medios como existe nos EUA, esse circo vai continuar reverberando.

  23. jose aureliano disse:

    caro,

    Creio que o que se pretende com os argumentos do pedido ,um tanto contraditório, mas coerente dentro do contexto, visa fragilizar a imagem do Lula e preparar para o que vem mais a frente. Mas o que podemos nesse momento é conjecturar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-12-07 07:00:57