aki

cadastre-se aqui
aki
Política
26-08-2014, 10h14

É inevitável Marina virar alvo em debate na TV

25

Postado por: Daniela Martins

O tema do comentário no “Jornal da CBN” foi o primeiro debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá hoje à noite, na TV Bandeirantes. É inevitável que Marina Silva (PSB) vire o principal alvo dos demais candidatos. O debate ocorrerá logo após a divulgação da nova pesquisa Ibope. Os números das pesquisas internas dos partidos já mostram Marina claramente em segundo lugar. Ela ameaça tanto a presidente Dilma Rousseff (PT) quanto o senador Aécio Neves (PSDB).

Aécio, que tinha uma posição mais segura enquanto Eduardo Campos era o candidato do PSB, corre o risco, agora, de ficar fora de um eventual segundo turno. Isso simbolizaria a perda da hegemonia do PSDB como principal oposição ao PT, uma polarização que os dois partidos mantêm desde 1994. O PSDB passaria a ser a terceira força política do país num cenário de reeleição da presidente Dilma Rousseff, ou se tornaria uma linha auxiliar de Marina Silva caso ela seja eleita.

Na condição de presidente do país, é natural que Dilma também vire alvo dos demais candidatos. Os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Lula não compareceram a debates no primeiro turno. Dilma precisa ir, pois não está numa situação confortável nas pesquisas. Mas a posição de Aécio é mais complicada. Ele terá de partir primeiro para as críticas à Marina. A ex-senadora é boa de debate e não deve ser subestimada pelos oponentes.

Outro tema comentado foi a explicação do PSB e de Marina Silva sobre a propriedade do jato utilizado por Eduardo Campos na campanha. Marina entendeu que o caso precisa ser esclarecido. Mas ela e o vice, Beto Albuquerque, fizeram discursos relacionando a propriedade do jato às causas do acidente. É fundamental saber os motivos do desastre, mas isso não deve se confundir com as questões de propriedade da aeronave e de como seu uso entrou nas contas do PSB. A possível destruição de documentos na queda é um argumento frágil, que não faz desaparecerem os registros que deveriam existir sobre propriedade e utilização do jato.

Comentários
25
  1. Antonio Carlos disse:

    Disso ninguém tem dúvida, o Aécio não tem a menor chance. Nem em MG, onde foi governador por 8 anos, vai conseguir fazer o seu sucessor. Ele é muito fraco e é de um Partido que deixou o Brasil muito mal. Vamos combinar o seguinte: ninguém fala mais do Aécio, tá bom?

    • Jair disse:

      E o seu partido, que certamente é o PT, como deixou o Brasil, com tanta corrupção que lemos todos os dias nos principais jornais e revistas? E a Petrobras, os fundos de pensão…..?

      • Helena/S.André SP disse:

        Os fundos de pensões, enquanto o PT estiver no governo, estarão muito bem. Mas caso Aécio e Marina ganharem, tenho certeza de que eles vão acabar com os fundos deixando seus associados à míngua. Disso não tenho a menor dúvida. É só ver o que a diretoria tucana fez na SABESPREV, fundo de pensão dos funcionários da SABESP. Deixou-o com o maior rombo e os aposentados é que estão cobrindo o prejuízo.

      • Antonio Carlos disse:

        Lamentavelmente, as pessoas que falam mal do PT só repetem o que escutam, copiam e colam, fazem parte de uma Manada conduzida pela Mídia, são completamente despolitizados, incapazes de buscar informações que não partam da Mídia tradicional, sem perceber que esta sempre esteve ligada aos interesses do capitalismo, onde o povo tem muito pouca importância, a não ser quando consome.
        Por outro lado, falar mal do PT valoriza o indivíduo, quanto mais mensagens colocam no “face” mais importantes se sentem, é uma verdadeira competição, afinal ser contra um Partido onde a estrela maior foi um operário, dá status. O pensamento tem sentido, já que sempre que criticamos, nos colocamos numa posição de superioridade, estamos acima do criticado. É mais ou menos assim, compro um carro melhor do que o do meu vizinho e todos vão achar que eu sou melhor que ele, mesmo que a minha geladeira esteja vazia e eu tenha a maior dificuldade de pagar as prestações. Mas, quando eu passo, cheio de pose, todo mundo me admira. É triste, mas é assim que funciona.
        Quanto a Marina, não passa de uma aventureira, bem intencionada, coitada! Como pode imaginar em governar um País, fazendo alianças com os melhores (?) de cada Partido, se não consegue ser unanimidade nem no seu. Vai ser massacrada. Lembram do Demostenes Torres, era o “melhor” do DEM e se não tivesse sido descoberto nas transações com o Cachoeira, poderia, até, ser o seu Ministro da Justiça, quem sabe, porque não? Qual será o critério perfeito para descobrir os melhores e nomea-los, se não sabia que o Dudu, coitado, de quem era vice (olha a proximidade) estava envolvido no caso do avião pirata? O seu vice é um homem do agronegócio e seus reais interesses divergem totalmente dos dela, muito embora exista uma mascara que, hoje, os encobre.
        Fico imaginando qual será o comportamento do PMDB e dos demais partidos de aluguel, ávidos por cargos no Governo. O Pedro Simon, que eu respeito, vai ser convidado, mas será que aceita? Acho difícil, já passou da idade, não vai sair peitando o seu próprio Partido. Aliás, uma coisa que me intriga é porque que ele permanece lá até hoje, mas deixa pra lá. E o Renan Calheiros, presidente do Senado? E o Henrique Eduardo, presidente da Câmara? Um partido como o PSB não tem a menor condição de governar o Brasil. Talvez na Dinamarca, na Suécia ou na Alemanha isso fosse possível. Aqui, infelizmente, nós temos um congresso composto na sua grande maioria por políticos que não visam os interesses do País, somente os seus interesses pessoais. Aqui, inevitavelmente, quanto mais fraco for o Partido maior será a submissão à chantagem política, a mesma que deu origem ao Mensalão que fez o PT e que fizeram os governos anteriores também ou alguém acha que antes era diferente? Lamentavelmente, para se conseguir maioria no Congresso é necessário compor com estes Partidos de aluguel. Eles estão lá com este objetivo, recebem dinheiro ou cargos no executivo, para votarem a favor na aprovação de projetos do interesse do País. Sempre foi assim.
        Quanto à Mídia, primeiro objetivo é derrubar o PT, o segundo seria fazer o Aécio, o homem da privatização, Presidente, mas esse já era. Então, a melhor da pior hipótese é a Marina, assim como foi o Collor, o “Caçador de Marajás”, opositor do “Sapo Barbudo”. Depois, bom, depois a gente resolve, nos voltamos contra ela e a tiramos do Governo, assim como tiramos o Collor.
        Torço pela Marina, torço para que ela não seja Presidente. Sinceramente, temo que a Marina seja um novo Chico Mendes.

  2. walter.nobre disse:

    “Engano seu Kennedy; mais do que nunca, o ALVO É A DILMA…
    aliás, é uma vergonha, uma presidenta tão competente, estar tão preocupada; se ela tem domínio, em seu governo, com seus “índices tão positivos”; porque se preocupar…
    Minha grade expectativa neste debate; que tanto o Aécio, quanto a Marina…a coloquem na parede…”são tantas emoções”.
    Finalmente, a Dilma terá que se cuidar, ao contrário das previsões, de certos jornalistas…ela perde mais votos que o Aécio para a Marina…ou seja; Dilma não chegará…
    Segundo turno; Aécio e Marina…tudo neste governo do PT, é duvidoso; só se o Povo for muito cego, más as evidencias…Tudo é possível, passou a ser uma loteria”!!!

    • Antonio Carlos disse:

      Nós não combinamos que não íamos falar mais do Aécio?

      • edivaldo Luz disse:

        Sr. Antonio Carlos
        Nós quem, você não está autorizado a falar por mim, portanto acho de uma arrogância sem igual isso é coisa de petista, achar que todo mundo tem que viver no cabresto como é feito com os coitados dos nordestino e pobres, onde dão uma cesta básica e recebe em troca voto. Eta mundo sem justiça.

  3. Orlando disse:

    O debate servirá para todos os candidatos se apresentem com suas propostas e avalizem suas ações anteriores. Acredito que os brasileiros andam bastante desiludidos com os políticos, e assim qualquer que apareça com uma cara de coitado ou que veio do povo tem conquistado mais simpatia pelo lado emocional do que pelo lado racional.
    Não acredito no êxito de Marina, pois ela se mostra isolada em certas posições, e não digo religiosas, mas econômicas, administrativas e políticas mesmo.
    Assim sendo, é o momento de contestá-la e mostrar as suas fraquezas.

  4. douglas disse:

    Se conseguirem provar que o jato foi comprado com o caixa 2 o jato fez mais uma vitima viva a Marina.

  5. Afonso Celso de Oliveira disse:

    O avião vai derrubar também a Marina e só esperar.
    Nas ruas já podemos notar que o eleitor não sente muita segurança no futuro governo.
    Podemos notar que ela já esta pedindo ajuda para o Sr Fernando Henrique e para o Senador Suplicy.
    Para governar vai ter que criar um novo mensalão ou seja tudo igual.

  6. CLEITON MENDES disse:

    A Dilma vai se ver numa situação inédita no debate,se não tiver articulação, que já provou que não tem, vai passar vergonha!

  7. Onda Vermelha disse:

    O quê? Estou chocado! Sinceramente, não estou acreditando que esse cara, o Marcio França(PSB-SP), disse isso: “Documento de avião você carrega no avião. Se estava no avião, já não existe mais”! Mas como ele é o vice do Geraldo Alckmin(PSDB-SP) em São Paulo nada mais me surpreende. Ele “cursou” uma excelente escola na arte de mentir para a opinião pública já que apoia os tucanos e aprendeu com eles! Embora, essa seja a explicação mais imbecil que já vi. De qualquer forma, hoje tem o primeiro debate na Band, e a “fadinha da floresta” terá a oportunidade de confirmar ou negar em público essa “farsa”. Perguntar não ofende: A Erundina, o Roberto Amaral e a Marina Silva irão avalizar isso? Acho que sim! Quando saírem as primeiras pesquisas demostrando sua “meteórica” subida esse fato inibirá qualquer tentativa de falar a verdade. Tudo em nome da ambição de Marina Silva pelo poder, que ainda hoje se ressente de ter sido preterida por Lula à então Ministra Dilma Rousseff! As favas com os escrúpulos de consciência! Até porque isso poderia significar a cassação de sua candidatura e a punição do partido. Aff! Quando a gente pensa que já viu de tudo em política tem sempre alguém que nos surpreende. Que moral esse pessoal terá para jogar pedras no Sarney, no Renan, no Agripino, no Maluf, no Serra e outros mais? Estamos falando do mais alto e importante cargo da nação: o de Presidente da República! Essas “coisas” colam em São Paulo ou no Paraná onde os tucanos fazem a população de gato e sapato! Ao avalizar essa versão “sórdida” a Marina já estará, irremediavelmente, “capturada” pelo Establishment porque uma versão como essa somente fica em pé com a complacência da mídia. Sinto pelas vítimas que tiveram perdas materiais e pelos familiares que perderam seus entes queridos no avião porque irão amargar longos anos na justiça para “tentar” obter algum ressarcimento pelos danos sofridos. Essa é a “Nova Política”? Então, tô fora! Sou mais Dilma para o Brasil seguir mudando!

  8. Antonio Carlos disse:

    Na realidade, o perfil dos eleitores é o seguinte: Os que são a favor do PT, os que são Contra o PT, uma pequena parcela que vota no PSB e brancos, nulos e indecisos.
    Aquele rapaz do PSDB não tem voto, quem votar nele estará votando contra o PT. Logo, se perceberem que outro candidato tem mais chance de competir, correrão todos para ele e aí o aquele rapaz desaparece, o que na realidade já aconteceu. E é isto que vai acontecer. Dos 20% que aquele rapaz tinha, pelo menos uns 12% irão debandar para a Marina que vai ficar com uns 5% do PSB e vai conquistar alguns votos dos indecisos, talvez mais uns 5%. Então a Marina pode, talvez, chegar a 22%, com muito boa vontade.
    Ocorre que o PT tem 40% e vai ganhar mais uns 5%, pelo menos, em função da propaganda política.
    Resumindo, Dilma ganha no primeiro turno.
    Cumpri o que combinamos, não falei daquele rapaz.

  9. Leandro Souza disse:

    Kennedy, o único obstáculo à eleição da Marina Silva é o “efeito Russomanno”
    Você deve se lembrar que o Russomanno estava com a prefeitura de SP praticamente ganha, mas tropeçou nas próprias pernas ao, pressionado pelos adversários, apresentar propostas que não foram aceitas pelos eleitores, mas foram muito bem exploradas pelos outros candidatos.
    Embora a Marina não seja o Russomanno, está em situação parecida, e tem que tomar cuidado para não fornecer munição a eve ntuais ataques de Dilma e Aécio.

  10. Antonio Pimentel Pereira disse:

    Alguém se lembra dessa eleição:João Henrique (PMDB) 30,97%, Pinheiro (PT) 30,06%, ACM Neto (DEM) 26,68%, foi no primeiro turno em Salvador – BA, para Presidente vai ser por aí, todos embolados em torno de 30%. João Henrique Prefeito tinha 14%, ACM Neto disparado com 40% e Walter Pinheiro 20%.Quem fala desse governo não é o PSDB, são aqueles que dizem querer mudança, que são 74% segundo Datafolha estão se manisfestando, é o povão que foi pra rua em 2013 dizer que não aceitava um reajuste de R$ 0,20 nas tarifas dos ônibus.Se Aécio tem peso no SUL, SUDESTE e CENTRO-OESTE, MARINA vai crescer no nordeste entre os jovens e Aécio entre os escolarizados, Dilma vai ficar espremida nos 40 milhões de beneficiários do Bolsa Família e Bolsa Empresa.

  11. Onda Vermelha disse:

    O debate público serve para isso: testar a credibilidade do discurso e das propostas de quem se propõe a exercer o cargo mais importante deste país. O de Presidente da República. De qualquer forma, será preciso ter muito “sangue frio” com as pesquisas que virão nas próximas semanas e acreditar que uma parte do povo que viveu aquele período se lembre, por exemplo, do que foi a Era Collor. Que reflita e ponha a cabeça no lugar! Eram Tempos de Cólera! Foi quando se elegeu um “aventureiro desconhecido” e “provinciano” de uma família tradicional das Alagoas. Assim como hoje, também contava com direito a apoio da “mídia tradicional” e capa da revista Veja, sem base política sólida e com o mesmo discurso moralista vazio de agora para evitar uma vitória do PT. Dizia-se ele que seria um “Caçador de Marajás” e acabaria com TODOS os corruptos, por mais ridículo que isso possa parecer nos dias de hoje. Portanto, já vimos esse filme parecido com esse antes, e ele não terminou nada bem. Deu no que deu: confisco de poupança, crise econômica, crise política e impeachment. Nesta ordem! Ah, registre-se também que ocorreram alguns casos de suicídio porque alguns comerciantes com o confisco foram à ruína e o dinheiro depositado perdeu valor. Collor e seu nanico e extinto PRN(Partido da Reconstrução Nacional), PC Farias e a Zélia Cardoso de Mello que o digam! Lembram? Sem novas “aventuras” ou “saltos no escuro”, por favor! Ok? Sou mais Dilma para o Brasil seguir mudando com segurança e justiça social!

  12. Pasquale disse:

    Antonio sabe tudo,ou pensa que sabe e não sabe?
    Eu só sei que nada sei

  13. Cláudio Freitas disse:

    A Dilma precisa se preparar melhor para o debate, a sua ultima entrevista, quando foi confrontada com a realidade econômica do seu governo e do seu partido falando de corrupção foi um desastre! Aécio não pode se desesperar com a preocupação em está fora do segundo turno, sendo aquele que trará todas as soluções para os problemas do pais! Porque vai se queimar de vez! E a Marina precisará se cuidar para fazer o seu feijãozinho com arroz que por enquanto está dando certo com seu novo jeito de pensar a ¨politica¨! Vamos ver no que vai dar!

  14. JOSE REINALDO disse:

    NÃO ACREDITO, O QUE UMA TAL DE “MARINA” COM PALAVRAS FORTES, BOCAS, E POSES, PODE FAZER COM UM SONHO RURALISTA DE ESQUERDA????COM UM PARTIDO QUASE SEM EXPRESSÃO????NA COLA DE UMA COMOÇÃO A RESPEITO DE CAMPOS?????(SE ESTIVESSE VIVO QUAL SERIA O PROCEDIMENTO A RESPEITO DO AVIÃO, CAIXA 2????), SAIR DA “ARROGANCIA” DE UMA DILMA E ENTRAR COM MARINA, SOCORRO???!!!!O PAIS NECESSITA SAIR DESTA ESQUERDINHA, PARA RESPIRAR, E AVALIAR….
    QUAL EXPERIENCIA DE UMA MARINA PARA GOVERNAR UM PAIS COMO ESSE???ESTAMOS TÃO DESESPERADOS????A OPOSIÇÃO TAMBÉM PEGA LEVE DEMAIS, EMBORA OS ESCANDALOS DO ATUAL GOVERNO PARECEM “ACIDENTEZINHOS DE PERCURSO”…
    AHHH…E O JUDICIARIO????VAI VOTAR OS PLANOS ECONOMICOS QUANDO?????MAIS 50 ANOS????OS DIREITOS DAS PESSOAS SÃO OBSERVADAS DEPENDENDO DO PERIODO????DOS GOVERNOS, PENSEI QUE ESTE PODER NÃO CEDESSE A POLITICAGEM E SEUS PERIODOS, UMA PENA, SAÚDE, SORTE

  15. Luiz C.F.Souza disse:

    O Aecio já éra, a briga agora é Dilma versus Marina.

  16. antonio barbosa disse:

    Em 2002 Lula e sua patota tomaram o poder pelo voto da classe média para fazer as reformas que o país clamava. Zero. Nada foi feito. Navegou nos mares de FHC com o plano econômico que foi contra e o chamou de plano eleitoreiro. Até hoje ele continua, mesmo com todas as incompetências estapafúrdias de Dilma. Desde Lula até hoje somente sujeira, roubos, aparelhamento do Estado, do judiciário, da polícia federal, perseguição política, dossiês falsos, estupidez em negociatas como Pasadena, porto em Cuba, reforma de estádios de futebol e por ai vai, porque se fosse enumerar tantos descalabros do petismo teria de encher mil páginas. O uso do poder criou no PT uma sensação de que podem tudo, se continuarem a despejar migalhas na população pobre que continua pobre em todos os aspectos: Sem saúde, educação, moradia, infraestrutura e sem trabalho. Trabalhar para quê se o governo sustenta. Nos tempos de Lula houve o glamour da uma economia mundial em alta até 2008. Dali para frente tudo desmoronou como um castelo de cartas. Diz um ditado: “Um burro carregado de açúcar até a boca é doce”, ou seja, quando se precisou mostrar competência para navegar em mares bravios o petismo fracassou e vem afundando o país com sua política de populismo barato, represando preços e maquiando contabilidades. Por tudo isso é que esta chegando a derrota nas urnas. Seja com Marina ou com Aécio, pouco importa. Quem apostou no Lula em 2002 terá coragem de apostar em Marina, caso ela passe para o segundo turno. O que não pode é continuar esta política do “Três para mim, um para você”, muito semelhantes do malufismo do qual são adeptos: “Rouba mas faz”. Chega de petismo e de roubalheira descarada. Chegou a hora de mudar e vai mudar, porque mais vale uma nova tentativa do que duas velhas promessas.

  17. VIVA MARINA, A PRESIDENTE DA RENOVAÇÃO! disse:

    É MUITO BOM QUE A FAÇAM DE “ALVO”, POIS TERÁ OPORTUNIDADE DE MOSTRAR SUAS IDEIAS, SUAS DIFERENÇAS EM RELAÇÃO A DILMA/PT-PMDB E AÉCIO/PSDB – QUE JUNTOS ESTÃO HÁ 30 ANOS NO PODER QUE, ENTRE COISAS BOAS E COISAS RUINS, DEIXARAM O PAÍS MUITO MAL, PRINCIPALMENTE NO QUE CONCERNE À SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA PÚBLICA, VOLTA DA INFLAÇÃO, CRESCIMENTO PÍFIO, CORRUPÇÃO A NÍVEL INSUPORTÁVEL!
    É UMA GRANDE OPORTUNIDADE DELA MOSTRAR QUE O PAÍS TEM JEITO – DESDE QUE OS GOVERNOS NÃO SE AMARREM A COMPROMISSOS DE CAMPANHA QUE ACABAM MINANDO OS RECURSOS PARA SETORES PRIORITÁRIOS E IMPEDINDO QUE OS CARGOS MAIS IMPORTANTES SEJAM OCUPADOS POR CORRELIGIONÁRIOS INCAPAZES PROFISSIONALMENTE, EM DETRIMENTO DO VALOR MERITÓRIO, INDEPENDENTE DE PERTENCER A ESSE OU AQUELE PARTIDO!
    COM CERTEZA MARINA NÃO SE INDISPORÁ COM AÉCIO NEVES, COMPROVADAMENTE TAMBÉM UM BOM CANDIDATO, COMPROVADAMENTE BOM ADMINISTRADOR POR 2 MANDATOS COMO GOVERNADOR DA GRANDE MINAS GERAIS – COM CERTEZA A 2ª OPOÇÃO PARA DESBANCAR A VERGONHA QUE ESTÁ AÍ!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-22 07:25:27