aki

cadastre-se aqui
aki
Geral
16-04-2020, 21h44

É o vírus, estúpido!

Genocida, Bolsonaro faz mais mal ao Brasil do que covid-19
5

KENNEDY ALENCAR
WASHINGTON

É o vírus, estúpido!

Os presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro não entenderam isso até agora, sobretudo o brasileiro. A economia está sofrendo e muito, mas ela não sairá do buraco enquanto não for resolvido o problema do coronavírus.

Na eleição americana de 1992, o então governador do Arkansas, Bill Clinton, concorria contra o presidente George Bush, que tentava a reeleição depois de ter vencido a Guerra do Golfo.

James Carville, estrategista de Clinton, criou o slogan para a campanha: “É a economia, estúpido”. Na época, era essa a principal preocupação dos americanos, não uma guerra no Oriente Médio.

Agora, apesar dos 22 milhões de americanos que solicitaram seguro-desemrego, o vírus é o problema. Enquanto não houver vacina ou tratamento seguro, não adianta ficar fazendo planos apressados para reativar a economia ou vender ilusões como drogas contra o covid-19 ainda sem comprovação científica.

Reportagem do “Intercept Brasil”, da Amanda Audi, revelou que o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, disse que, sem o achatamento da curva, haveria recessão menor. Trocando em miúdos: deixar mais gente se contaminar e morrer mais rapidamente resultaria em menor dano econômico.

Será? Sem vacina, não haverá retorno à uma “vida normal”, no sentido da que existia antes do coronavírus. E muitos duvidam que a vida será a mesma após a descoberta de uma vacina.

A avaliação “técnica” feita por Campos carece, inclusive, de comprovação técnica. Um colapso do sistema hospitalar poderia criar um pânico no país muito maior do que o incômodo social de ficar em quarentena.

A fala do presidente do Banco Central é inaceitável, mas não surpreende, porque está em sintonia com a necropolítica de Jair Bolsonaro e o egoísmo social da elite brasileira.

Bolsonaro insiste no falso dilema entre economia ou saúde pública. É uma enganação criminosa. O papel do governo é proteger os mais vulneráveis com políticas para que possam enfrentar a quarentena.

Ao priorizar a demissão de Mandeta e a cloroquina, Bolsonaro simplesmente foge da suas responsabilidades, jogando-as para os governadores a fim de tentar encobrir a incompetência do governo.

Trump age de forma semelhante. O presidente americano precisava coordenar um plano federal para fazer testes em massa, viabilizar a cadeia de suprimentos de equipamentos médicos e criar uma equipe que pudesse mapear e traçar o itinerário e a rotina de infectados.

Mas Trump prefere buscar bodes expiatórios, como a OMS (Organização Mundial de Saúde). Cortar os fundos da entidade é agravar a pandemia nos países mais pobres, que contam com o orçamento apertado da OMS para combater o covid-19. O egoísmo geopolítico-sanitário dos Estados Unidos é uma mancha histórica que nunca será apagada.

Ao atacar a OMS, além de enfraquecer o combate ao covid-19 nos países mais pobres, Trump abre espaço para que a União Europeia, a Rússia e a China influenciem os rumos da entidade. A recusa à cooperação global é parte do repertório nacionalista de Trump para apresentar ao eleitor americano uma desculpa por sua omissão e incompetência na gestão da maior crise de saúde em um século. Parece que não vai adiantar. A reeleição do americano subiu no telhado.

*

Trump isolado

Ao estender medidas de distanciamento social até 15 de maio, governadores e prefeitos dão uma banana para Trump e o seu plano de reativar logo a economia. O governador de Nova York, Andrew Cuomo, anunciou hoje que seu Estado e outros entes da Federação vão esticar as medidas por mais um mês. Prefeitos também já aderiram ao movimento.

Essa atitude tira força da pressão de Trump para reativar a economia logo. O presidente tem dito que alguns Estados, com menos casos, já poderiam relaxar o distanciamento social e reativar alguns setores da economia.

Cuomo trouxe números hoje mostrando sinais de que o número de mortes começa a cair, bem como o de internações. São boas notícias, mas precisam ser vistas com cautela. Afrouxar agora medidas que mostraram resultado no controle do vírus pode levar a uma nova onda de covid-19.

É preciso perseverar até que testes sejam feitos em massa, criando um mapa que permita elaborar um plano eficaz de reabertura econômica. Hoje, os EUA voam sem instrumento no meio do nevoeiro. Foram feitos pouco mais de 3 milhões de testes para uma população de 328 milhões.

A diferença de tom, preparo e concatenação de ideias com coerência entre Cuomo e Trump é abissal. A crise apequena o presidente dos EUA, irresponsável e omisso. Sobre o genocida no comando do Brasil, então, não dá nem para fazer comparação.

*

Vendetta

Luiz Henrique Mandetta não caiu por seus defeitos, mas por sua qualidade: enfrentar a irresponsabilidade criminosa e genocida de Bolsonaro. O novo ministro da Saúde, Nelson Teich, não tem experiência de gestão pública nem conhece a máquina governamental.

Teich começou falando mal, com oratória fraca, mais para Bolsonaro do que Mandetta. Ministros novos levam tempo para conhecer a máquina pública, o que faz da troca, uma vingança pequena de Bolsonaro, um grave erro no meio da pandemia. Bolsonaro é a maior ameaça à saúde pública no Brasil. Ganha do coronavírus.

Ouça o comentário:

Comentários
5
  1. […] Fonte: É o vírus, estúpido! | Blog do Kennedy […]

  2. Braga-BH disse:

    Acho que Bolsonaro entendeu sim em que contexto o pais está atravessando neste momento. E ele dobra a aposta. Seus ministros, presidente do Bacen, alguns comentaristas políticos e até mesmo os terraplanistas estão repetindo a mesma lorota de salvar a economia em detrimento das milhares de mortes que isto poderia causar. Eles falam o que o chefe manda! Quem escolheu o presidente do Bacen e do BNDES? Quem escolheu os ministros e assinou a sua posse com sua caneta BIC? A diferença entre Trump e Bolsonaro é que o primeiro tem uma das economias mais fortes do Globo. Se souber conduzir daqui pra frente a crise pandemica ainda pode dar a volta por cima. O de cá, além de ser um idiota, acredita que pode fazer um copia e cola das medidas e das frases de Trump. É uma marionete descerebrada!!

  3. Walter Nobre disse:

    Kennedy, a situação no Brasil com o vírus caminha bem até a pagina três, não há culpados ou inocentes, muitos estados estão desviando recursos, ou aviltando custos, para ganhos pessoais, isto sim é um absurdo, em SP o governador esta gastando demais com propagadas diárias, abastecem mais hospitais privados que públicos, conseguem a antipatia da população todos os dias.O Presidente fez bem em trocar um ministro que desviou de suas funções, cometeu erros de previsões, apostou que estava acima do bem e do mal, além do que fazendo intrigas, este que entrou já demonstrou ser discreto, respeitável nos meios científicos, a troca de ministro é prerrogativas do presidente. Quanto ao TRUMP como aqui não tem que se meter na quarentena por estado, se os governadores e prefeitos estiverem certos, não fizeram mais que a obrigação, mas na retomada fala mais alto o presidente que deverá implementar apoio ao retorno é o que todos querem, a volta ao emprego, isto o TRUMP provou que consegue.

  4. jose disse:

    Ambos sabem muito bem que o vírus é terrível e mata, mas não dão a importâncai imperiosa porque não se preocupam e nem fazem anda pela vida dos outros, pois olham somente a si mesmos, só pensam e somente agem em prol próprio. Como citado, o presidnete do BC brasileiro expressa o pensamento do governo a constar pelas atitudes e ações do próprio Bozo. Na prática, incentivam uma higienização social na carona da covid-19.

  5. jose disse:

    Aqule ministro Onix passou décadas na câmara dos deputados e não sabe concordar verbo com sujeito e objeto. É lixeira generalizada. Só tem pose, conteúdo é zero, é colega do conje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-26 06:18:23