aki

cadastre-se aqui
aki
Política
27-03-2019, 16h59

É uma vergonha ter um presidente que queira celebrar golpe de Estado

MP acerta ao criticar revisionismo de Bolsonaro sobre 64
13

Kennedy Alencar
BRASÍLIA

É uma vergonha ter um presidente da República que queira celebrar um golpe militar. A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão fez muito bem ontem ao reagir contra esse absurdo revisionista, que é um crime contra a memória histórica do país. O presidente Jair Bolsonaro recomendou às Forças Armadas que comemorem o golpe de 1964.

“É incompatível com o Estado Democrático de Direito festejar um golpe de Estado e um regime que adotou políticas de violações sistemáticas aos direitos humanos e cometeu crimes internacionais. (…) O golpe de Estado de 1964, sem nenhuma possibilidade de dúvida ou de revisionismo histórico, foi um rompimento da ordem constitucional”, disseram, em nota, os procuradores Deborah Duprat, Eugênia Augusta Gonzaga, Domingos Sávio Dresch da Silveira e Marlon Weichert.

O Ministério Público Federal lembrou que Bolsonaro pode responder por crime de responsabilidade.  Os procuradores fizeram muito bem.

*

Desidratação previdenciária

A Câmara dos Deputados já começou a mudar a proposta de reforma da Previdência do governo Bolsonaro. Líderes de 13 partidos decidiram que não votarão mudanças nas regras de aposentadoria rural e do BPC (Benefício de Prestação Continuada). Tampouco aceitarão a chamada “desconstitucionalização”, permitindo mudanças futuras por legislação infraconstitucional.

Há críticas à duração da regra de transição prevista para trabalhadores da iniciativa privada, vista como curta e dura. Se o Congresso optar por um período de transição mais longo do que deseja o ministro Paulo Guedes (Economia), o impacto será bem menor do que o R$ 1 trilhão previsto pelo governo.

*

Poder de fato

Ontem, a Câmara impôs uma forte derrota ao presidente Jair Bolsonaro. Aprovou uma emenda constitucional que engessa ainda mais orçamento, obrigando o governo a executar todos os investimentos.

O placar de 448 e 453 votos no primeiro e segundo turno, em votações a jato ontem, expuseram a desarticulação política do governo.

Poder não admite vácuo. Se o Executivo não governa, outro Poder da República o faz. O Legislativo deu ontem um baita recado ao Palácio do Planalto.

*

Não surpreende

Bolsonaro é a figura mais despreparada a se sentar na cadeira presidencial. Montou um ministério ruim, sem interlocução com o Congresso.

É um autoengano achar que  Bolsonaro possa mudar, como pedem políticos e analistas. Não existe transplante de alma. Donald Trump não mudou.

Ouça os comentários feitos ontem no “Jornal da CBN – 2ª Edição”:

Comentários
13
  1. walter disse:

    Precisamos lembrar Kennedy, que até o governo dilma, as forças armadas, sempre comemoram, e ninguém se exaltou assim até então…seria interessante, que este fato fosse citado, até o governo dela abolir…quanto aos últimos rompantes do Maia, em votar PEC, no mesmo dia, iniciando um Golpe, para o parlamentarismo, isto ninguém tem comentado; caso passe esta aberração pelo Senado, haverá uma limitação, ainda maior, para o governo do presidente Bolsonaro…estão se esquecendo, que esta prioridade, que é a previdência, faz parte do anseios de todos os brasileiros, desidratar pode ser um tiro no pé…Os ajustes no governo, são inegáveis, com três meses, não há nada de espantoso, ou incorrigível; a previdência, esta na mesa, onde todos podem exercer o direito a corrigir ou acrescentar, sem apelações absurdas, ao governo, que não deve ceder a pedidos podres e indigestos; acreditar, que este governo esta de pires nas mãos, quem viver verá, terá mais apoio que o necessário, para agilizar…

  2. Aloisio de Arruda Camargo Sampaio disse:

    Vergonha é ter presidentes presos e vaiados em aeroportos !

  3. BRAGA-BH disse:

    Agora vamos aguardar os comentários dos bolsominions dizendo que o governo tem boa vontade, está no caminho certo, que o Maia está tentando fritar o governo por problemas pessoais, que o STF está transgredindo as leis e que tem apenas 90 dias de governo e temos que torcer pra dar certo!!!

  4. Joao Geraldo Bugarin Junior disse:

    Parabéns Kennedy pela análise contextualizada e histórica sobre esse momento de escurecimento da consciência crítica coletiva. É fundamental ter analistas competentes refletindo sobre os acontecimentos de nossa sociedade! Isso fortalece o espírito democrático!

  5. Ricardo disse:

    Antes, quero deixar claro que NÃO sou defensor do Bolsonaro. Discordo 100% de algumas coisas que ele defende (por exemplo, comemorar o Golpe de 64). Mas eu acredito no seguinte: o Congresso quer que o Brasil seja Parlamentarista. Por que o Executivo tem que se “curvar” perante o Legislativo? Por que o Executivo tem que conceder cargos e emendas ao Legislativo em troca de votos? Os deputados e senadores não deviam votar de acordo com a sua “consciência” (ou interesses)? Eu sei, isso soa utópico, mas é isso que chamo de “nova política”. Caso contrário, devíamos virar uma República Parlamentarista, mas parlamentarista de verdade: se o Parlamento não chegar a um consenso, deve ser dissolvido e novas eleições serem convocadas. Mas nossos “congressistas” jamais vão arriscar o seu mandato. Eles vão querer ficar lá usufruindo do poder…

    • Wellington Alves disse:

      Por que o Executivo é incompetente. Eu não sou a favor de parlamentarismo. Mas já sou simpático a ideia pela facilidade de remover essas úlceras que aparecem.

  6. ISSO É UMA VERGONHA: É PRECISO PASSAR O PAÍS A LIMPO, DOA A QUEM DOER! VIVA A LAVA JATO! disse:

    Vergonha é não reconhecer que se não fosse o movimento revolucionário de 1964, com certeza o Brasil hoje seria uma Venezuela, ou Cuba amplificada, sob o regime comunista do atraso e da opressão! Grande parte dos que estão sendo hoje suspeitos, investigados, denunciados, processados, presos, são os que, sob a bandeira da “REDEMOCRATIZAÇÃO”, sucederam o regime militar e vêm governando nosso país desde então, nos atolando nesse mar de lama, no maior caos moral, ético, político e econômico da História do Brasil. É preciso reconhecer que os corruptos, sob uma falsa bandeira do “Estado Democrático de Direito”, quebraram o país, geraram 15 milhões de desempregados e ainda cobram de um presidente eleito há 100 dias, soluções para problemas causados por 30 anos de corrupção!

    • Wellington Alves disse:

      Para sermos como Cuba, precisaríamos alfabetizar 11 milhões de pessoas. Seus heróis não tiveram a competência de fazer o MOBRAL funcionar. Paulo Freire foi muito mais eficaz.
      Pare de louvar essa nata incompetente e funesta. Vocês são uma úlcera que impede esse país de ser grande e civilizado.

      • Miguel Ângelo disse:

        Wellington é por aí mesmo. Termos de esquerda, de direita, de centro, fazem menção a Revolução Francesa e a composição da assembleia, núcleo pensante daquele momento. As pessoas que se dizem de direita no Brasil, não são capitalistas de fato. Sua maioria vive do erário do Estado. Muito frente aos 3 poderes. Brasília não precisa mais existir como centro da política do Brasil. Temos vídeos conferências. E este instrumento é utilizado até pelo Judiciário. Governo do Bolsonaro acha que é civil, mas entoa base militar, que ainda correm atrás dos moinhos de vento do comunismo que não existe. Cuba tem avanços na saúde, no esporte, na educação que o Brasil não vê nem de luneta. Sem os EUA atrapalhando eles. Já seriam uma Suíça ou Suécia. Agora o Brasil é o quê com tudo favorável? Colônia do Mundo. Teve candidato a Presidente – Alcmin que ainda discursou um Brasil Celeiro do Mundo, e enfatizou a exploração mineral. Faltou falar em vender o pau brasil. Os tempos são outros e temos que acordar.

      • Úlcera política é caso de "Lava Jato". disse:

        Parte da úlcera está em Curitiba, num laboratório especial, para que não prolifere mais. Outras partes estão, pouco a pouco, sendo catadas, lentamente, mas catadas, por uma tal de “Lava Jato”!

  7. Miguel Ângelo disse:

    Só existe um jeito do Brasil ganhar preço em suas matérias primas utilizadas pelo Mundo. Isto é necessário já que vendemos a preço de banana (ou menos). Você como brasileiro acha que compra o que existe de melhor no mundo. Isto é uma inverdade. Seu celular de ponta aqui, já nem é mais fabricado pelo país que o montou. Não existe política governamental sobre não comprar lixo dos países europeus, dos americanos e asiáticos. Nossa balança pesa porque compramos tecnologia avançada que não é avançada. Então tributar mais caro o lixo importado quando não for tecnologia de ponta é uma política de governo que deve existir. A matéria prima que você Brasil vende é lixo? Não é. É o que eles precisam e não tem. E o lixo que você comercializa com a bandeira de outros países pode não ser comprada? Pode! E por isto que se Alcântara for alugada para qualquer coisa. Deve pelo princípios do Direito Administrativo ser cedida por contrato aos Russos e não aos EUA. Hoje a tecnologia dos Russos é melhor.

  8. Miguel Ângelo disse:

    Por sabedoria, e pela soberania do País. Também deveria um governo que se diz militar, onde um capitão, toda hora lembra que estudou nas Agulhas Negras, e sabe da lógica, da matemática. Deveria se aparelhar olhando os custos e logística. Trabalhar com os Russos em Alcântara em qualquer situação exigiria deles logística de movimentação via marítima. Ou seja, teriam maior custos se tentado qualquer coisa. Que sabemos não seria coisa alguma – são nossos parceiros comerciais, juntamente com a China, Índia e África do Sul. Já que hoje os russos são mais capitalistas que o próprio EUA. Com Trump protecionista, inclusive de os produtos brasileiros – calçados, trigo, vestuário entre tantos serão taxados quando ele quiser. Alemanha Capitalista cresceu vendendo para sua Alemanha Socialista. Os Russos, Alemães aprenderam sobre o Capitalismo. E Cuba também pode aprender. Onde Bolsonaro vê Moinho de Ventos, utopia, uma ameaça que não existe. O mundo já enxergou os ditos socialistas como mercado.

  9. Miguel Ângelo disse:

    Seria hoje uma Venezuela? Piada. Mas ontem e amanhã, pelo petróleo e gás natural, depois de organizarem sua política, terão respeito do Mundo, mais do que o Brasil de Bolsonaro. Cuba, tem uma educação melhor do que a nossa, uma saúde que promove médicos que dão certo pelo Mundo, um esporte de ponta. E podem avançar muito mais se dados a eles a queda das barreiras econômicas impostas pelo EUA. Bolsonaro é metido a macho. Já que tudo ele põe banca. Diga aos EUA, e para o Mundo, que o Brasil vai comercializar com Cuba, vai vender seus produtos lá, vai ajudar ele se industrializar, vai colocar uma base militar brasileira porque entende ele como área estratégica contra invasões. Os socialistas, os árabes, seja quem for. Se compra e paga. É parceiro. Se diz que vai comprar. Diz que o Bolsonaro é bonito, forte, inteligente, e que vai fazer qualquer coisa. É irmão gêmeo bolsonaristas. Farão muito barulho. E a frente só produzirão, feito Crivella no RJ, o pior depois do pior já visto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-08-17 12:18:28