Economia reage bem a Temer na articulação
3Postado por:ISABELA HORTA
Apesar da notícia de que a inflação em março foi a maior desde dezembro de 2003, houve reação econômica positiva ao anúncio do vice-presidente da República, Michel Temer, como articulador político do governo Dilma Rousseff. O dólar caiu 2,48% nesta quarta _fechou o dia em R$ 3,056.
Os líderes partidários no Congresso assinaram documento se comprometendo a não votar projetos que aumentem despesas. Na política, Temer recebeu um claro apoio do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Mas o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ainda está um pouco ressabiado.
Já Aécio Neves (PSDB-MG) aproveitou a indicação do vice-presidente para criticar a presidente Dilma. Num ataque duro, no qual falou em “renúncia branca”, senador disse que aumentou a dependência do governo em relação ao PMDB, o que é um fato real.
O petista Pepe Vargas, ex-chefe da articulação política, foi indicado para ser ministro da Secretaria de Direitos Humanos. Ele chegou a fazer o anúncio, recebeu uma reprimenda, recuou, mas depois veio a confirmação em nota oficial do Palácio do Planalto.
*
De acordo com especialistas, a economia brasileira só deve melhorar no ano que vem ou em 2017. A inflação do mês de março foi a maior desde dezembro de 2003. Nos últimos doze meses, a taxa acumulada chegou a 8,12%.
Além da inflação, tem crescido o desemprego e caído a produção da indústria. Isso explica porque a popularidade do governo Dilma anda tão baixa.
Na avaliação do Palácio do Planalto, a inflação vai começar a ceder a partir de abril. Mesmo assim, deverá estourar neste ano o teto da meta oficial e ficar acima de 6,5%.
Resta ao governo tentar aprovar o ajuste fiscal no Congresso e obter recursos para fechar as contas públicas, como vender parte da empresa de seguros da Caixa Econômica Federal, o que foi anunciado pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy.
*
É que todos já perceberam que qualquer coisa é melhor do que ela e o PT. Assim como a bolsa de valores subiu com a possibilidade de vitória de Aécio Neves, agora reage bem a Michel Temer. Só que o caso foi mais ou menos parecido com aquela cobrança de falta no jogo Brasil X Inglaterra em 2002, quando Ronaldinho Gaucho tentou cruzar na área e fez um gol encobrindo o goleiro. O Vice-Presidente Michel Temer só está lá porque o Ministro da Aviação Civil Eliseu Padilha recusou o cargo, que acabou no colo do Vice-Presidente Michel Temer. Foi mais um erro dela , só que desta vez, mesmo que, sem querer, deu certo.
O Ministro da Fazenda Joaquim Levy esta se desdobrando para conseguir cumprir as metas do superávit fiscal. E ele busca novas formulas para tentar fazer receita.Cada centavo conta.
Eu tenho que falar, foi desumano o que fizeram à Ex-Ministra Ideli Salvatti. Ser demitida assim, sem aviso prévio, foi uma falta de respeito, não com a Ministra, mas com a pessoa, com o ser humano.