aki

cadastre-se aqui
aki
Política
18-09-2014, 9h52

Efeito Marina trava programas de governo de PT e PSDB

54

Postado por: Daniela Martins

Apesar de apresentar propostas na TV, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) ainda não autorizaram o lançamento de um programa de governo clássico, como em eleições passadas. Isso se deve ao “efeito Marina Silva”. A candidata do PSB lançou um programa de governo com contradições e teve que recuar em alguns pontos logo em seguida.

Marina acabou se tornando objeto da chamada “desconstrução” pelos adversários. Dilma e Aécio querem evitar a leitura criteriosa de seus programas, para que os oponentes não encontrem erros que possam ser criticados publicamente. Consideram isso uma armadilha.

Lançar o programa de governo foi uma estratégia de Eduardo Campos, quando candidato à Presidência, para aproximar as propostas do PSB e da Rede, o partido político que Marina tentou criar e não conseguiu. O objetivo era ter um documento em que as divergências entre ambos fossem superadas, marcando contrapontos ao governo Dilma e ao discurso tucano.

Na época, Campos e Marina tentavam quebrar a polarização PT-PSDB e sinalizar ao empresariado que o PSB seguiria um caminho diferente na economia caso chegasse ao poder. Com a morte de Campos, Marina manteve a estratégia traçada por ele.

O lançamento do programa de governo é louvável. Deixa claro para o eleitor o que o candidato pensa. Mas também serve para dar munição aos adversários. Dilma e Aécio preferem, por ora, ficar com um discurso mais genérico. Quem perde é o eleitor.

*

Nos bastidores, há uma disputa entre PSDB e PSB pelo apoio de Joaquim Barbosa. É baixa a chance de que o ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) declare apoio a algum dos candidatos.

Barbosa cultivou pontes com os três principais concorrentes à Presidência. Apesar de ter sido atacado pelo PT, sempre manteve boas relações com Dilma Rousseff. Também gosta pessoalmente de Marina Silva e chegou a recusar um convite para se filiar ao PSB e disputar o governo ou o Senado no Rio de Janeiro. Alguns tucanos alimentam a ideia de lançar Barbosa para ministro da Justiça num eventual governo de Aécio Neves. Há pessoas ligadas à Marina que também gostariam de tê-lo na pasta da Justiça.

No entanto, ele tem preferido se manter neutro. É uma forma de preservar as pontes construídas e de poder, mais à frente, escolher o caminho conveniente do ponto de vista eleitoral se decidir mesmo entrar na política. Barbosa preferiu ficar de fora do embate em 2014, mas não descarta disputar cargos eletivos no futuro.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
54
  1. marco césar costa cardoso disse:

    é preciso estimular canais de participação política, fora da órbita das relações PT – PSDB; esses partidos constituem obstáculo ao avanço requerido pela população; logo logo estará consolidado o sentimento de que eles precisam ser afastados para que o maior número possível de pessoas possam ser beneficiadas. O PSDB precisa explicar porque o legado do Plano Real, que está inconcluso, não foi defendido; o PT precisa explicar porque não há portas de saída para as suas políticas de inclusão social. Serão sócios? Serão irmãos siameses? Parece um caso clássico de obsessão psiquiátrica; enquanto isso, a gente se lasca….

  2. Paulo Pinheiro disse:

    Ninguem merece uma candidata camaleoa igual a Marina. Toda hora muda de opinião.

    • Jose guedes disse:

      É melhor votar no PT ou PSDB que não mostraram seus planos de governo para que ninguém possa ver os erros e eles tenham que mudar, o que é muito difícil para eles pois, não admitem que estejam errados. Por outro lado Marina mudar de opinião objetivando ajustar seu plano de governo, não pode ser visto como ponto negativo e sim como positivo. pois mostra flexibilidade

      • Antonio Carlos disse:

        Prezados,
        A Dilma apresenta um Programa de Governo, baseado na continuidade das inúmeras coisas boas realizadas e na execução de novos projetos para o Pais. Podemos acreditar, já que o Programa é apresentado sobre a experiência adquirida nos quatro anos de mandato.
        Quanto aos demais, só dizem que não vão acabar com isso, não vão acabar com aquilo, vão dar continuidade aqui, não vão mexer acolá, …. Ou seja, ao assumirem dar continuidade ao que foi feito pelo Governo, demonstram que aprovam. O resto são promessas vazias, nada mais que promessas, totalmente sem base e algumas até absurdas.
        O Aécio governou MG por oito anos e não consegue levar o seu candidato para o 2º turno, isso quer dizer que aqueles que estão próximos do Aécio, são os que mais o reprovam.
        A Marina, nunca governou nada, não tem um partido que lhe de sustentabilidade, está dizendo um monte de bobagens, buscando apresentar soluções totalmente eleitoreiras, ou seja, está brincando de ser presidente e pode nos levar a prejuízos imprevisíveis.
        Ao votar, o que devemos fazer é exatamente estabelecer comparações, sem acreditar em promessas que, quando analisamos friamente, verificamos a impossibilidade de serem cumpridas.

        • Waldirennisson disse:

          Não é nada disso aqui em minas. nós samus tudo pelo aécio sim e qual o poblema dele construi um eroporto se a familia dele mora lá. eu tenho um tio que mora em claudiu e la todo mundu sabe que quem usa é a familia dele. o que que tem isso com se presidente.

      • Josiane disse:

        José Guedes perfeito seu comentário, o fato de Marina fazer reajustes mostra que ela tem a capacidade de enxergar os erros e melhorar, os outros só estão atacando e fazendo campanhas mentirosas e levianas mostrando bem o caráter que tem.

  3. ari busanello disse:

    A REFORMA POLITICA TEM QUE SAIR MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, ONDE O POLITICO FICA 5 ANOS NO CARGO E FICA INELEGÍVEL POR 20 ANOS, SÓ ASSIM VAMOS TER NOVAS LIDERANÇA NO PAIS.
    HOJE SER POLITICO É TER CABIDE DE EMPREGO, NINGUÉM PENSA NO POVO E SEU PAIS.
    -E SÓ ASSISTIR OS DEBATES, SÓ SAI BESTEIRA.

    • luiz carlos disse:

      Concordo com voce. Vou deixar aqui minha proposta de mudança politica.
      01- Votar em PARTIDO e não na pessoa ( depois de eleito o deputado sempre vai votar com partido, e nunca individualmente).
      02- Voto deve ser distrital e avulso. O cidadão vota somente par ao partido, e o mesmo propões uma lista em sequencia dos candidatos. O partido passar a ser responsável. Caso o deputado pisar no tomate, o partido troca.
      03- Votação no executivo sem direito a reeleição.
      04- A contribuição nas campanhas sejam apenas por CPF e não mais por CNPJ, e limitar o valor.
      05- Possibilidade so eleitor através de abaixo assinado chamar plebiscito, para validar ou não determinado mandato do executivo ( Prefeito, Governador e Presidente). Também no caso do Legislativo ter esse instrumento pra expulsar da politica malfeitores.
      06- Prestação de contas com eleitor da sua região a cada 3 meses (minimo) obrigatório, sob pena de perda do mandato ( Essa prestação de contas deve ser obrigatório um ata, e ela deve ser encaminhada para o TRE).

  4. kiko disse:

    Na verdade a MARINA não é a Presidente ideal, mas numa Democracia deve haver rotatividade de poder senão se transformará em ditadura branca, qualquer um menos PT.

  5. carlos gutierrez cerqueira disse:

    Era pequeno, mas Juscelino Kubichek, entre outras virtudes demonstradas aos eleitores na campanha à presidência de 1955, era sem dúvida apresentar seu inovador Plano de Governo, em o qual já anunciava várias das medidas econômicas que implantaria caso fosse eleito, incluindo então a mudança da Capital da República com a construção de Brasília no centro do país que proporcionaria uma nova era para a sociedade brasileira. Lembro-me muito bem: isso impressionava enormemente meu pai, um servidor público dedicado ao trabalho e que se deixava entusiasmar pelas ideias de desenvolvimento econômico e cultural que Juscelino então lhe parecia encarnar e que de fato representou para o país.
    Os tempos mudaram. A sociedade hoje parece gostar de se deixar enganar pelo marketing – pelos fiapos de propostas variadas sobre variadíssimos temas implantados na ordem do dia, pelo modismo político rasteiro, por meio do qual procura-se chamar mais a atenção para assuntos de interesse menores – como homofobia, crenças religiosas, aborto -, ou pretensamente maiores – como a autonomia do BC – colocados em evidência com propósitos imediatos, porém, desvinculados todos eles de uma verdadeira ideologia, de um programa político de governo, sem outro objetivo senão o do credenciamento ou descredenciamento dos políticos e de suas siglas partidárias junto aos eleitores que parecem se contentar com esses pequenos embates, ao invés de exigir dos partidos e candidatos programas amplos referentes ao que pretendem fazer para efetivamente assegurar bem-estar material às diferentes classes sociais, racionalização, melhor distribuição geográfica e crescimento das atividades econômicas, e com essas alcançar melhor distribuição e qualidade dos empregos e da renda familiar,sem falar da falácia com que se apresentam projetos sobre saúde, educação e segurança, com medidas pontuais desvinculadas de qualquer programa organizado a partir de projetos sérios provindos de estudos técnicos das áreas afins.
    A disputa política no país, a meu ver, se assemelha muito às torcidas futebolísticas, com uma variante que, vez por outra, surpreende: assim como entre as torcidas de Flamengo e Fluminense, e vez por outra Vasco ou Botafogo, assim também Corintians e São Paulo e vez por outra Santos ou Palmeiras,agora temos (ou tínhamos) entre PT e PSDB, a variante PSB(Rede) que surpreende ou pode efetivamente surpreender. Mas quais são os PROGRAMAS DE GOVERNO que os distingue? A meu ver, quem se dispuser a fazer como fazia Juscelino Kubichek, apresentar amplamente seu programa de governo, e se nos convencesse da seriedade e viabilidade dele, levaria ao menos o meu voto.

    • Antonio Carlos disse:

      Prezado Carlos,
      Entendi e concordo com o vc diz, mas o que a Dilma faz é exatamente propor um Programa de Governo, baseado na continuidade das inúmeras coisas boas realizadas e na execução de novos projetos para o Pais. Podemos acreditar, já que o Programa é apresentado sobre a experiência adquirida.
      Quanto aos demais, só dizem que não vão acabar com isso, não vão acabar com aquilo, vão dar continuidade aqui, não vão mexer acolá, …. Ou seja, ao dizerem isso, de certa forma estão aprovando o que foi feito pelo Governo. O resto são promessas, nada mais que promessas, totalmente sem base e algumas até absurdas.
      Ao votar, o que devemos fazer é exatamente estabelecer comparações, sem acreditar em promessas ,que quando analisamos friamente verificamos a impossibilidade de serem cumpridas.

    • J K disse:

      Carlos, os politicos estão tão desacreditados que fica muito dificil conquistar a confiança plena do povo, entretanto …
      Quando ficamos submetidos a processos dolorosos por tempo muito prolongado tendemos a acreditar em qualquer coisa que se pareça com o divino e que possa nos salvar abrindo uma brecha para agentes da politica manobrarem as massas, quando já não há em quem confiar nem onde se apegar

  6. Maria disse:

    Só posso dizer pra vocês que, agindo Deus, quem impedirá?

    • Asteriosvaldo Sacristolimotério de Souza disse:

      EU JÁ VI QUE VOCÊ TAMBÉM É DE DEUS. Nós estamos juntos com a Marina, que é pessoa de Deus, o Brasil vai ser o maior País evangélico do mundo e ela vai poder contar com a ajuda dos bispos que se unirão em torno dela. Com a força do Bispo Macedo, Bispo Silas Malafaia, Bispo RR Soares e o Bispo Waldomiro, HOMENS DE DEUS, o Brasil vai passar a ser um País honesto, sem roubalheira.Vejam que obra maravilhosa é o Templo de Salomão, construído sem roubo, através de pessoas honestas. Esperamos e temos fé que Marina vai ajudar a fazer centenas de Templos iguais a este em todo o Brasil.

      • José silva disse:

        Meu caro, na verdade voce não precisa votar em Marina, deve votar na Dilma, porque esta gente toda citada, como Feliciano, Malafaia, Crivela, Macedo, são da base do governo do PT estão com Lula e Dilma, desde sempre …

  7. Paulada disse:

    Entendi bem o fato de Marina ter sido a única a apresentar o seu programa de governo, mas isso também deixa claro que ela não representa em hipótese alguma as propostas de Eduardo Campos, assim como disse o ex coordenador de campanha do próprio após a sua morte. Não que o próprio Eduardo não tenha atacado o governo pela direita, mas é bom lembrar que o acordo entre Marina e Eduardo servia apenas para capturar os votos dos eleitores de Marina em prol de sua projeção política, pois já tinha ficado claro entre os dois de que ganhando a eleição, Marina sairia do PSB e montaria a Rede.
    Mesmo tendo este projeto divulgado, ela não dá um direcionamento claro do que vai fazer, pois em todos os debates seu discurso sobre o que está errado é constante, mas dizer como vai fazer ela não tem coragem e em vista disso, por conta de seu discurso vazio, constantemente muda de opinião para tentar se agarrar em algo.

    • Rafael disse:

      Quer saber qual é o programa de governo dela é só acessar o site da campanha, são 244 paginas, você pode discordar do programa, mas está lá…agora e os programas dos outros conditados onde estão?

  8. Alexandro disse:

    Marina foi a única que apresentou seu programa de Governo. Dilma e Aécio só fazem se defender das acusações de CORRUPÇÃO. Entendem agora por que eu vou de Marina ?

  9. André Luiz Duque Estrada disse:

    A CONVOCAÇÃO DO EX DIRETOR DA PETROBRÁS PARA DEPOR NA CPMI (ELE QUER SE BENEFICIAR DA DELAÇÃO PREMIADA PARA REDUZIR SUA PENA) MAS, NÃO DELATANDO O QUE FIZERAM OS QUE POR ELE FORAM ACUSADOS, DEIXOU O POVO BRASILEIRO FRUSTRADO E OS PARLAMENTARES COM CARA DE PATETAS. CADA VEZ FICA MAIS CLARO PARA A SOCIEDADE, O GRANDE ESQUEMA DE CORRUPÇÃO MONTADO PELO PT NESSES ÚLTIMOS 8 ANOS > VIDE QUANTOS DELES ESTÃO NA PAPUDA E, O PIOR, O SR LULA E A SRA DILMA AFIRMAM QUE NÃO SABIAM DE NADA. IMAGINEMOS COMO SERÃO OS PRÓXIMOS 4 ANOS CASO A SRA DILMA SEJA REELEITA > SEU PROGRAMA DE GOVERNO DEVE ESTAR SENDO ELABORADO PARA O APRIMORAMENTO DESTE ESQUEMA, TÃO NOCIVO A NÓS, CIDADÃOS.
    QUANTO AO PROGRAMA DO SR.AÉCIO, QUE TAMBÉM NÃO FOI DIVULGADO, PERCEBO UM TOTAL DESENTENDIMENTO ENTRE O MESMO E SEU PARTIDO > VIDE O RESULTADO DAS PESQUISAS EM MINAS GERAIS: OS CANDIDATOS DO PSDB APARECEM SEM UM PERCENTUAL EXPRESSIVO, O QUE DEMONSTRA A INSATISFAÇÃO DO POVO MINEIRO COM ESTE SENHOR.
    DESTA FORMA SÓ TEMOS UMA OPÇÃO > MARINA SILVA NELES, PARA TERMOS UMA OPORTUNIDADE DE MUDANÇA EM TODOS OS NÍVEIS DA POLÍTICA HOJE PRATICADA EM NOSSO BRASIL VARONIL.

    • luiz carlos disse:

      Realmente vai mudar. Vão trocar a Constitunte pela Biblia, e ai rumo a teocracia. Não querem algo parecido com Venezuela e CUba, mas adoram ser como Iran…

      • Asteriosvaldo Sacristolimotério de Souza disse:

        EU JÁ VI QUE VOCÊ NÃO É CRISTÃO. Nós estamos juntos com a Marina, que é pessoa de Deus, o Brasil vai ser o maior País evangélico do mundo e ela vai poder contar com a ajuda dos bispos que se unirão em torno dela. Com a força do Bispo Macedo, Bispo Silas Malafaia, Bispo RR Soares e o Bispo Waldomiro, HOMENS DE DEUS, o Brasil vai passar a ser um País honesto, sem roubalheira.Vejam que obra maravilhosa é o Templo de Salomão, construído sem roubo, através de pessoas honestas. Esperamos e temos fé que Marina vai ajudar a fazer centenas de Templos iguais a este em todo o Brasil.

        • Francisco Miranda disse:

          Coitado deste país. Sem estes salafrários já é assaltado, imagina com estes comedores de dinheiro dos outros. Fora Waldomiro, RR soares e quadrilha

      • Paulada disse:

        Meu caro, esta foi uma das melhores definições que li até agora, “Não querem uma Venezuela ou Cuba, mas adorariam ser como Irã”.

        Como disse o frei Leonardo Boff sobre a candidatura da Marina, “Fundamentalismo é uma patologia”.

        Mas por favor, não coloquem então um construtor de aeroportos como 3ª via que este discurso também não cola.

    • Maria Lúcia disse:

      Precisamos mudar minha gente.A Marina vai saber como governar.Ela tem como vice um parceiro idôneo.Se o PT continuar vamos quebrar.Guardem esse depoimento e depois não digam que foram traídos.O PT está metralhando a Marina.Eles tem poder de fogo.Vejam os escândalos anunciados e outros escândalos engavetados pelo PSDB.Trabalho com transporte,tenho caminhão e só eu sei como sofremos.O Porto de Santos é uma vergonha,e a Dna Dilma investe em Cuba.

  10. Nelson Fragoso disse:

    Joaquim Barbosa seria um candidato de nível elevadíssimo num meio de muita corrupção e desalento como é a política aqui do Brasil.Espero que ele se candidate numa próxima oportunidade,pois tenho certeza,teria muitos eleitores.

  11. willians disse:

    Esse fato é mais um que contribui pra mostrar o qto a nossa política é suja e nebulosa! Se não publicam o programa de governo, não podem ser cobrados futuramente! Ficam no genérico: “vamos melhorar a educação, a saúde, a segurança etc”…mas ninguém diz COMO vai fazer isso (o programa de governo já sinalizaria algo um pouco mais concreto)…Essa omissão serve tb pra se esconderem de problemas polêmicos como o aborto, o homossexualismo, direitos trabalhistas, relação com o Congresso, com a Justiça etc. Enfiam, ficam em cima do muro, temendo perder votos e ser atacados pelos adversários diante da sua posição tomada. COVARDES!!!!!

  12. luiz carlos disse:

    A escolha do Barbosa tem um nome. Esse nome se chama : MURO, ele esta literalmente em cima do muro, quem ganhar ta bom. Em muitos casos as coisas estão ruim por causa de posições assim. O neutro, pra mim não vale nada. Prefiro muito mais ter na sociedade pessoas que defendam Aécio, Marina, Pastor Everaldo e etc.. do que ter Joaquim Barbosa. Com quem tem posição e mais fácil fazer acordos de mutua convivência, do que quem esta em cima do muro.

  13. haroldo libero mattei sobrinho disse:

    Na verdade Marina tem um amor escondido pelo partido que a criou e lhe deu avanço na politica.
    Ela não pode desprezar de uma maneira aviltante o que foi feito até agora de bom pelo PT e não escrochar as mazelas do partido criador.
    Se ela ficou tanto tempo no partido e apoiou as tais mazelas quando era oposição, tem que se calar e até dar graças a Deus por ter participado.

  14. dimas disse:

    As propostas e respostas as entrevistas, com certeza a Marina convenceu muito mais do que a maioria, principalmente a do governo PT, pois Dilma diz que vai fazer, ora quem está a mais de 12 anos e não fez será que em mais 4anos vai fazer algo, por certo não. A mudança é agora MARINA JÁ NO PRIMEIRO TURNO!

    • Patrícia Pacheco disse:

      É algo que me deixa incomodada também… Ouvi-la dizer que vai fazer, vai mudar, como se nunca tivesse chegado a presidência e não tivesse tido a oportunidade de fazer. O PT está no poder a 12 anos. Nunca vi tantos noticiários da calamidade que está nossa saúde pública, de crimes, assassinatos de trabalhadores sem mesmo ter reagido. Nunca vi tanta impunidade, tanta injustiça sendo cometida com as famílias dos que perderam a vida já que os direitos humanos não são pra eles e sim pros coitadinhos que mataram. Direito a auxílio reclusão? E quem paga para as famílias dos que perderam a vida e que se estivessem vivos estariam dando o sustento aos seus entes? Onde está o governo da igualdade que a Dilma tanto defende? Onde está o direito de nós trabalhadores de ir e vir sem ter medo de levar um tiro na cabeça? Onde está o nosso direito a saúde? Se não fez em 12 anos, não é agora que vai fazer.

  15. RICARDO LOPES FILHO disse:

    TUDO O QUE PUDER SER FEITO PARA VARRER O PT DO GOVERNO É VÁLIDO. FORA DILMA E LEVE CONSIGO O PT.

  16. Frederico Gosling disse:

    Eu sempre achei que a rotatividade do poder é uma coisa muito salutar, mas há que se ver se esta rotatividade é para melhorara ou piorar, Tivéssemos boas opções e talvez o PT pudesse ser trocado, mas trocar a Dilma pela Aventureira da Marina é pura loucura. Por vezes me pergunto se não sou um pouco sádico, gostaria de ver a Marina ganhar e o Brasil voltar aos anos de inflação, fome e miséria, anteriores aos anos de Governo do PT. A grande verdade é que o PT mudou este País, isto me perdoem mas é incontestável, queiram ou não.

    • Paulo Batista disse:

      Frederico , concordo com voce em tudo que voce escreveu. Acredito que apenas os mais novos que não sabem do passado recente votariam em Marina.

    • Pasquale disse:

      A grande verdade é que o PT mudou…quer dizer roubou este País.Me perdoem mas é incontestável,queiram ou não.

      • Asteriosvaldo Sacristolimotério de Souza disse:

        Pastor, nós frequentamos a mesma igreja e sempre que o senhor prega eu presto toda a atençao pela sua crença no senhor.Nós estamos juntos com a Marina, que é pessoa de Deus, o Brasil vai ser o maior País evangélico do mundo e ela vai poder contar com a ajuda dos bispos que se unirão em torno dela. Com a força do Bispo Macedo, Bispo Silas Malafaia, Bispo RR Soares e o Bispo Waldomiro, HOMENS DE DEUS, o Brasil vai passar a ser um País honesto, sem roubalheira.Vejam que obra maravilhosa é o Templo de Salomão, construído sem roubo, através de pessoas honestas. Esperamos e temos fé que Marina vai ajudar a fazer centenas de Templos iguais a este em todo o Brasil.

        • Pasquale disse:

          O Paulo Roberto Costa é que sabe…como foi construída a compra de Pasadena e muitas outras coisinhas.Devem ter agora, muitos funcionários da Petrobrás com medinho.
          O PT é INDEFENSÁVEL…é batom na cueca hehehe
          Eu pensei que o digníssimo, tinha ido junto com o site camuflado que o PT mandou criar e foi obrigado a desaparecer com ele…mais uma armação Petista,esses meninos não tem jeito.

  17. Infelizmente,em nosso país, ainda existem milhões de eleitores que votam pelas migalhas de ajudas que recebem dos governos Federal, Estadual e Municipal, notadamente no nosso querido e sofrido Nordeste, onde graças a DEUS, nascí.
    Para se ter a real veracidade do que relatei no parágrafo acima, o governo federal, nos últimos 12 anos, promete de tudo para as classes mais sofridas, e o que constatamos! Só promessas, promessas e mais promessas, que só convencem aos apedeutas, e aos beneficiados pelos pseudos programas sociais, que devido a falta de fiscalização, tornou-se uma bagunça institucionalizada.
    Vamos mudar! Se não der certo, como até hoje nos últimos 12 anos não deu, nas próximas eleições mudaremos novamente, até dar certo. Não vamos continuar com essas propostas, e retóricas mentirosas e utópicas do atual governo, que muitas vezes maculam a honra dos seus advesrsários.
    Senhores petistas, não queiram brilhar, tentando apagar as luzes das estrelas dos seus oponentes!

  18. Orlando Cardoso disse:

    Aécio e o PSDB tem uma história e administrações para serem analisadas. O governo FHC transformou o país de um abismo para um novo tempo e adotou medidas necessárias e corajosas para mudar a estagnação em que se encontrava. Muitos enaltecem a estabilidade econômica e o fim da inflação, mas o governo foi muito além: criou os novos marcos na economia, criou as agências reguladoras, fez o PROER e as privatizações foram responsáveis para o crescimento dos setores em que isso ocorreu saindo de uma situação de déficit que era coberto pelo tesouro e passou a arrecadar milhões através de impostos, além de não permitir o empreguismo dos companheiros, a corrupção e o nepotismo. Os avanços sociais consideráveis todos começaram no governo FHC como valorização do salário mínimo, diminuição do analfabetismo e mortalidade infantil, programa saúde da família, etc.
    Aécio em Minas avançou na educação saúde, infraestrutura e segurança. Os governos do PSDB são infinitamente mais éticos do que os do PT, e Marina é uma célula do PT, além de ser uma metamorfose como seu ídolo Lula.
    Aécio 45 é sem dúvida alguma a melhor opção para a retomada de rumo do Brasil.

  19. Juliano Silva disse:

    Pessoal, o pré-sal tem que ser prioridade absoluta. O Brasil hoje em dia já desenvolve outras formas de energia que vão substituir o petróleo no futuro. No momento o pré-sal tem que ter prioridade. A tartaruga sem casco quer tirar essa prioridade.

  20. Jose Paulo Carneiro disse:

    O povo não vai cair nas lorotas da Marina. Ela não representa em hipótese alguma o povo trabalhador.

  21. siledie disse:

    Gente temos que mudar nossos governantes não é só o PT, e o PMDB? que fica igual a sangue-sugas às custas o povo brasileiro! Tem que trocar para melhorar isso é óbvio! Os políticos tem que receber o mesmo salário do povo trabalhador, transparência nas contas públicas, não se iludam só o povo vai fazer mudar esse país!

  22. Mario Moraes disse:

    A escravidão dos miseráveis e pobres através do Bolsa Família é o verdadeiro programa do PT, ou seja, sai mais barato pagar R$77,00 (valor mínimo do Bolsa Família), do que promover os direitos básicos do cidadão. Educação, segurança pública, saúde…
    Promover educação liberta o povo, fato que não interessa aos governos demagogos e populistas da América Latrina.

  23. Veronica Melo disse:

    Sou Pernambucana e seria eleitora de Eduardo Campos não se ele tivesse vivo e sim se ele não tivesse se aliado a Marina Silva, infelizmente ela é do tipo funcionário puxa saco quer agradar a todos e trabalhar que é bom nada, uma hora ela larga o PT por que não queria agradar os agricultores, outra hora ela entra no PV, por que é o partido dela, deixando companheiras antigas diga-se Luciana Genro e Heloisa Helena, outra hora quer montar o partido nova politica, outra hora junta-se a Eduardo velha politica, outra hora consulta a Biblia pra tomar decisões, tem apoio de SIlas Malafaia que é contra casamento gay, enfim quem é Marina? uma pessoa sem referencia, que nasceu puxa saco, quer o poder, mas não tem foco.

  24. O Governo teve muito tempo para fazer as mudanças solicitadas nas manifestações agora procura manipular a opinião publica, mas irão receber nas urnas o repudio da população, principalmente quando o oposição focar no rombo da Petrobras-Agora é tarde ADEUS PT..

  25. Djalma Camacam Bomfim disse:

    Tenho receio de que estas eleições democráticas transforme o Brasil, do povo, num País de poucos; carrego a preocupação de que um Banco Central independente só satisfaça aos interesses dos banqueiros, porque uma moeda com base monetária alheia ao mundo social, num país que ainda se fala em apoiar a educação do ensino básico, “com tempo integral”, é o mesmo que se declarar arrependido por ter incentivado algum aborto, ou cometido infanticídio. E quando foi senador(a), por que não defendeu com altivez e veemência ás alterações do período de tempo na escola para nossas crianças? É preciso que isso, hoje, esteja contido num programa de governo?
    Entendo que qualquer programa de governo que pretenda ser melhor ou mais proativo que a agenda deste governo que aí está é como um efeito sanduíche, ou seja, pode ser o mais do mesmo, isso, se o orçamento permitir.
    Portanto, a saúde, a educação, a segurança, o crédito, os cursos técnicos, a casa própria, o combate à corrupção com as ações da Polícia Federal e Ministério Público, poderá ter um incremento, se o BACEN não for declarado autônomo, se ocorrer o contrário, toda melhoria será sentida só, e somente só, pelos banqueiros e grandes grupos econômicos, libertários, neoliberais, domésticos e estrangeiros e, nossas crianças amargarão a infelicidade de não ter uma escola pública de qualidade. Para que programa, COM ORÇAMENTO APERTADO? DE ONDE VIRÁ O MILAGRE?

  26. Ricci disse:

    Me digam uma coisa, como a Marina vai governar este país sem uma bancada no congresso? ?
    Fazendo os mesmos acordos que a Dilma fez com os PMDBistas e outros partidos?
    Então é melhor deixar a DILMA, pois assim o país não vai parar esperando pelos acordos que já estão feitos, simples assim….

    • P/Ricci: é difícil, mas não impossível, governar sem ceder às quadrilhas! disse:

      MAS O GRANDE PROBLEMA ESTÁ AÍ: OS CONCHAVOS FEITOS PELO PT, PARA GOVERNAR, NA BASE DO TOMA LÁ, DÁ CÁ, ESTÃO LEVANDO O PAÍS PARA O ABISMO!
      A CORRUPÇÃO JAMAIS SERÁ PELO MENOS REFREADA, COM AS QUADRILHAS INSTALADAS NO PODER ATUALMENTE, É PRECISO FAZER UM DESLOTEAMENTO TOTAL DE POLÍTICOS INCOMPETENTES, OCUPANDO CARGOS QUE EXIGEM MÉRITO.
      UM GOVERNO SÓ FAZ ISSO AGINDO LOGO NOS PRIMEIROS DIAS, ÀS CLARAS, MOSTRANDO AO POVO O QUE ESTÁ QUERENDO FAZER E, SEM ESCONDER NADA, MOSTRAR TODOS OS EMPECILHOS QUE ESTEJAM SENDO CRIADOS COM O INTUITO DE TIRAR VANTAGEM, POR QUEM QUER QUE SEJA.
      QUEM TEVE A MAIOR CHANCE DE FAZER ISSO, MAS PREFERIU IR PELO CAMINHO MAIS FÁCIL, OU SEJA,CEDER ÀS VÁRIAS QUADRILHAS DE BANDIDOS TRAVESTIDOS DE POLÍTICOS, BEM COMO ESTRUTURAR OUTRAS, FOI O LULA.
      MAS MARINA PODERÁ FAZER ISSO, POIS É A MENOS COMPROMETIDA COM O STATUS QUO POLÍTICO ATUAL.
      SUA MENSAGEM DE “RENOVAÇÃO” ESTÁ ENCONTRANDO ECO E BASTARÁ ELA SER FIRME E BUSCAR O APOIO DO POVO, QUE CONSEGUIRÁ.
      AÉCIO NEVES SERIA A 2ª OPÇÃO, MAS TERIA MAIS DIFICULDADES DEVIDO AOS COMPROMETIMENTOS ANTIGOS COM MUITOS BANDIDOS TRAVESTIDOS DE POLÍTICOS, TAMBÉM.
      PARA FINALIZAR MINHA OPINIÃO: QUEM MAIS PODERIA AJUDAR NUMA RENOVAÇÃO DE TUDO O QUE ESTÁ APODRECIDO EM NOSSOS GOVERNOS, É O ELEITOR, NÃO VOTANDO EM CANDIDATOS À REELEIÇÃO, COLOCANDO SOMENTE GENTE NOVA NO CONGRESSO NACIONAL E ASSEMBLEIAS LEGISLATIVAS!

  27. gesiel disse:

    Esta tentativa de DAR CORDA na campanha do Aecio, com este estranho refrão: Aé, aé, aé Aecio; está refletindo exatamente o que é a campanha do Aecio: UM CARRO COM BATERIA ARRIADA! E pra FUNCIONAR A IGNIÇÃO da campanha do Aecio, o unico jeito É ELE “”EXPLICAR O AECIOPORTO””. A Dilma é governo, E O PLANO DE GOVERNO DELA é o que ESTÁ AÍ, o que ela “FEZ E ESTÁ MOSTRANDO QUE FEZ NESSES 4 ANOS DE GOVERNO””; Portanto, que precisa mostrar plano de governo é a Marina e o Aecio. Essa questão do Aecio e o PSDB quererem o apoio do ministro Joaquim Barbosa, ISSO JA É QUESTÃO SUPERADA, “NUNCA FOI POSSIVEL EXISTIR”, e da forma que o Aecio está conduzindo a sua carreira politica, “”FICARÁ CADA VEZ MAIS DIFICIL ELE CONTAR UM DIA COM O APOIO DO JOAQUIM BARBOSA””; porque o Ministro Barbosa, FOI INDICADO PELO PT da Dilma, e GANHOU RECONHECIMENTO NACIONAL por que JULGOU O MENSALÃO DO CONGRESSO, que OS DEPUTADOS DA BASE ALIADA DO PT, FIZERAM; enquanto que o AECIO e o seu partido PSDB, SEGUE UMA LINHA OPOSTA ao que TRANSFORMOU O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA, NUM CONFIAVEL CUMPRIDOR DA JUSTIÇA, pois o PSDB NÃO DEIXA FAZER CPIs EM SEUS GOVERNOS e o AECIO NÃO EXPLICA O CASO DO “AECIOPORTO”. Por isso é que, se o Ministro Barbosa for apoiar alguém, ele optará pela Marina ou pela Dilma.

  28. Robson Campos disse:

    vamos ficar de braços cruzados, mantendo os mesmos no poder, marina não é minha preferida , mais eu quero mudança, e mostrar a seus politicos , que mudaremos sempre q não gostarmos de alguma coisa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-29 08:09:45