aki

cadastre-se aqui
aki
Política
04-06-2017, 1h01

Eleição de Gleisi é vitória de Lula no PT

Senadora tem perfil aguerrido e vai priorizar eleição direta já
8

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A eleição de Gleisi Hoffman para à presidência do PT foi uma vitória de Lula, que apadrinhou a candidatura da senadora paranaense. Gleisi é da ala moderada do PT, o grupo majoritário no partido. Ela teve um papel de destaque na defesa da ex-presidente Dilma durante o impeachment. Tem um perfil aguerrido para enfrentar o que o PT considera abusos da Lava Jato.

Na estratégia política, o PT vai defender a mudança da Constituição para viabilizar eleição direta já para presidente da República. O partido vai se opor à articulação que deseja eleger um presidente indiretamente no Congresso, caso Temer deixe o poder por causa da atual crise. A candidatura presidencial de Lula, que depende de fatores jurídicos além dos políticos, é a prioridade da nova direção do PT, seja neste ano, seja em 2018.

*

Visão do governo

Assessores do presidente Michel Temer têm duas grandes preocupações em relação à prisão do ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures. A primeira delas é com uma eventual delação de Rocha Loures. Ele foi um auxiliar muito próximo de Temer.

Por ora, a defesa de Rocha Loures nega o desejo de que ele faça colaboração premiada. Mas há pressão de parte da família nesse sentido. E a prisão pode reforçar essa possibilidade.

A outra preocupação do governo diz respeito a uma eventual denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A prisão de Rocha Loures tende a acelerar a apresentação de uma denúncia contra Temer, porque o presidente e o ex-deputado são investigados no mesmo inquérito no Supremo Tribunal Federal.

Temer foi a São Paulo discutir a estratégia jurídica para questionar a celeridade da investigação contra ele. Em Brasília, ele faz uma articulação política para ter apoio na Câmara a fim de impedir que uma denúncia siga adiante no Supremo. Para Temer ser processado por crime comum no STF, é necessário que dois terços dos deputados autorizem.

Assista aos temas do “SBT Brasil”:

Comentários
8
  1. Leonardo disse:

    Que falta de imaginação dessa turma!
    Será mesmo verdade o que eu estou lendo?
    Então, após tanta água ter passado sob a ponte, devo concluir que continua a velha e conhecida prática da política Lulista de nomear os seus “postes”?

  2. walter disse:

    Caro Kennedy, o a eleição da Gleisi, é bem a cara de pau do PT, estilo rui falcão, nada admite, e nada quer para a sociedade; na verdade a dita cuja, é uma imitação piorada da Marta Suplicy, e de outra figura desgastadas da esquerda caviar…o PT nada tem a comemorar, já que o lula esta bem perdo de receber a sua primeira condenação; será cassado se houver justiça neste país, pelo TSE…nada de novo nesta sigla prejudicada…
    O Temer esta nas mãos da Justiça; nada que venha a dizer ou fazer; aliás, anda liberando verbas e medidas provisórias, com se fosse pão quente…não tem o minimo de respeito pela sociedade; corre contra o tempo, espera conseguir aprovar suas medidas mais importantes…sinceramente, nem isso deve salva lo, se o tal rodrigo da mala falar; são muitas nuances, contra o combalido presidente da republica; durma se com este barulho…somos um país prejudicados por tantos desvios, e mais este mico.

    • Joaquim disse:

      Walter, esta é máxima do PT e todos os políticos brasileiros. Não sei de nada, não sou responsável, não conheço, nunca vi, nunca ouvi ou inocente até prova contraria. Esta máxima foi referendada pela eleição de 2006, somos responsáveis.

      • walter disse:

        Infelizmente caro Joaquim, são fatos; quando o FHC forçou o malfadado segundo mandato, gerou a circunstância ideal, para a eleição do lula, e nesta hora ficamos todos vendidos…cheguei a acreditar numa boa gestão do lula…ledo engano, aquilo que parecia tranquilo, não passava de um embuste; enganou todos da tal “fiscalização dos nossos ativos”, SE REELEGEU…a partir daí já estava garantido, o aparelhamento da maquina pública; tudo isso na cara de todos; por tudo isso somos sim responsáveis por tabela; não dá para dizer, que só quem votou cometeu erro…o “três poderes”, assistiram de camarote tudo…

  3. Sebastiao Canabrava disse:

    Deixem de “mimimi”. O PT tem o direito de escolher quem eles quiserem para a direcao do partido. Com ou sem a anuencia de Lula. Qualquer partido pode eleger qualquer um das fileiras destes para a presidencia.
    O Aecio nao era presidente do PSDB? Renunciou e ja’ houve dois presidentes: Carlos Sampaio (que a maioria dos tucanos nao gostou) e agora Carlos Jeressati. E dai? Nada mudou nas nossas vidas.

  4. Wellington Alves disse:

    PT ao menos voltou a ser coerente. Não apoiou a eleição indireta em 1984. Não tem porque apoiar agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-28 12:24:44