aki

cadastre-se aqui
aki
Política
20-10-2014, 9h52

Em debate morno, Dilma e Aécio empatam na Record

105

Postado por: Daniela Martins

Ao contrário do debate do SBT, que foi um tiroteio, com intensa troca de ataques pessoais, o confronto na TV Record ocorreu em tom mais propositivo e ameno. Nenhum dos dois se destacou. Dilma foi melhor no debate da Bandeirantes. Aécio se saiu melhor no SBT. Ontem, houve um empate, com cada um dando os recados que desejava, sem responder exatamente ao que outro perguntava.

No confronto do SBT, os dois candidatos haviam feito os ataques mais duros do ponto de vista pessoal. Não havia muito mais a acrescentar. Nos dias seguintes, as propagandas no rádio e na TV martelaram os ataques à exaustão. A ponto de o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mandar retirar do ar alguns comerciais e partes dos programas eleitorais do PT e do PSDB.

Uma vez dado o recado mais duro, era hora de vender propostas ao eleitorado. Apesar do tom ameno no debate e de vetos do TSE, as propagandas políticas no rádio e na TV continuam duras.

Sobre a atuação incisiva do TSE, é importante que a Justiça coloque freios a eventuais crimes de calúnia, injúria e difamação. É uma análise que tem de ser feita caso a caso. No entanto, como norma geral, proibir o uso de material jornalístico é uma forma de censura prévia. A Justiça entendeu que o uso de reportagens para ataques seria indevido.

Ora, as campanhas têm de ser responsabilizadas pelas suas atitudes. Deveriam ser livres para usar recursos como manchetes de jornais e revistas, assim como depoimentos de pessoas alheias à política. O TSE só deveria agir no caso de passarem do ponto.

É falacioso o argumento de que a eleição deve ser propositiva. Quando um candidato critica duramente outro, quando expõe algo que não se deseja ver exposto, isso pode conter interesse público. O confronto muito educado, só baseado em propostas, pode ser muito superficial.

Nos debates, é comum os candidatos não responderem às perguntas mais incômodas. Uma campanha mais agressiva ajuda a tirar da escuridão fatos que o eleitor merece saber. A eleição é o momento para isso. Com censura prévia, a Justiça não contribui para informar melhor o eleitor.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
105
  1. Carlos Machado Mendes disse:

    Empatam? hehehe se aquilo se não responder às perguntas, mudar de assunto, esquecer palavras, é empatar, o que seria dela se Aécio tivesse ganhado o debate. Me desculpe mas…

    • vanderlei disse:

      Carlos Machado Mendes, vc escreveu escreveu e não deixou claro, na sua opinião então quem ganhou foi o Aécio ? Não estou perguntando por torcer para A ou B , realmente eu sequer assisti ao debate e quero saber quem foi melhor

      • marcelo disse:

        boa tarde, amigo peço a voce para tentar assistir pela internet para tirar sua conclusão, mas vou adiantando a dilma estava bem instruida e clama e respondeu a tudo com classe e preimor, agora Aecio viu que a coisa ficou ruim para o lado dele e começou apelar, mas para azar dele a presidente não entrou no jogo.
        para ser sisncero não temos boas escolhas a fazer este ano, mas como digo teremos que escolher entre 4 anos de roubo e escandalos, ou 4 anos de roubos e acobertamento.

    • Julio Silva disse:

      Acredito que vencedor do domingo dificilmente fará sequer um governo razoável nós próximos quatro anos, no caso de Dilma, nem saúde para completar esse período acredito que terá. Portanto, em 2014 fecha o ciclo para presidentes da dupla PT e PSDB. Nenhum que vença agora conseguirá fazer o sucessor. A não ser que algum ingênuo acredite que FHC ou LULA com quase 90 e 80 anos respectivamente vão se arriscar. O efeito tempo é invencível.

    • David Dias disse:

      Não é uma resposta mas sim ,também, um comentário . Infeliz aquele que escolhe seu candidato através de debate seja ele o vencedor ou não.Um debate nada mais é do que um enfrentamento e como tal sempre tem aquele que tem pensamento mais rápido ou é mais eloquente, ou mais agressivo, mais mentiroso , mais ardiloso e tudo mais,. Pode ocorrer de que o melhor candidato para uma eleição dada a circunstancia do momento do pais e do mundo para outra eleição não será o melhor assim, deve-se acompanhar diariamente se possível as ocorrência políticas, administrativas e tudo o mais para quando os candidatos se apresentarem sejam eles quais forem já se tem fatos para se decidir qual merece o voto. Eu sempre fiz assim e nunca assisto a debates e nem sempre aquele em que votei, que para mim era o melhor venceu assim como aquele outro que não achei bom e não votei, ganhou não me decepcionou com o cargo. O correto ´´e parar de viver de ilusão, deixar de ir atrás de novelas, marqueteiros e viver da realidade, deixando o ideal e o utópico e fanatismo de lado, para os que se dizem donos da verdade

    • GERALDO disse:

      Aécio ganhou tão bem o debate que esta despencando nas pesquisas de intenção de voto…não temos nenhum partido honesto, o PSD fez miséria durante o processo de privatização das empresas estatais no governo FHC, ou alguém pensa que todos do PSDB são honestíssimos? Eles apenas engavetaram as investigações, cambada de canalhas…roubaram, roubaram e esqueceram os mais pobres…o PT tem muitas denuncias de corrupção que estão sendo apuradas, mas sobretudo eles olharam para os mais pobres, para os trabalhadores desse pais, coisa que o PSDB não fez…apesar dos pesares estamos muito melhor que em outros tempos…

  2. dilma tem que preocupar mais com a corrupçao que esta enforcando o pais,e preocupar com o futuro do pais.

    • Ana Claudia disse:

      Não só acho e sei que o Tucano não sera um bom presidente para o Brasil porque PSDB pensa apenas no $ já PT luta por uma igualdade entre todos eles ajudou muito, aqui em Tanabi onde moro deram enumeras casas ao decorrer de seu mandato hj a maioria da população tem carro portanto gente se vcs acham que esta ruim com o PT pior vai ser sem eles. Pensem nisso no que pode melhorar ainda mais com PT fazendo com que a igualdade seja igual
      para com todos.

      • Tomaz disse:

        Uma das grandes distorções que a politica populista e vendedora da ideia de que alguns politicos e parrtidos são “Pai do Povo ” é a visão que a Ana têm ao dizer que o governo atual DEU casas para o povo lá em Tanabi, só se pode dar aquilo que pertence ao doador, o governo não fez nada mais que a obrigação ao criar condições para que houvesse o financiamento dos imóveis como cada adquirente tem a obrigação de pagar o financiamento, pois o dinheiro usado é subsidiado pelos impostos que todos pagam, principalmente os mais pobres que o pagam sem ter a menor noção de que o esta fazendo.

  3. Vagner disse:

    Não achei empate Kennedy ! A Dilma não apresentou nada relativo a mudança , novamente o Aécio se saiu melhor e sem baixaria !

    • Quando esteve em Curitiba, na semana passada, o tucano Aécio Neves recebeu do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) um relatório detalhado com o conteúdo das delações premiadas do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef.

      Segundo relatos, haveria no relatório um tópico específico em que integrantes da cúpula petista são citados no esquema de desvio de recursos da estatal.

      Aécio decidiu guardar esse relatório como uma munição reserva para o terceiro debate entre os presidenciáveis, que acontece hoje à noite. E vai usá-lo caso haja golpe abaixo da cintura preparado pela campanha da petista Dilma Rousseff, candidata à reeleição.

    • CLAUDIONOR ERASMO PRADO disse:

      O cara é baixo, á sonso e dissimulado na verdade é um moleque não tem condições de ser um presidente, se acontecer, será o fim do povo brasileiro.

  4. Bello Tavares disse:

    Realmente o debate foi mais ameno, mas não superou muito as expectativas dos brasileiros em relação as propostas. Dilma diz sempre a mesma coisa, tentando mostrar um Brasil impecável em todos os aspectos, o que esta longe de ser visualizado por nós, pelo menos para mim. O Aécio tem um discurso melhor e sobrepõe nesse sentido a presidenta. Numa síntese apertada, digamos que foi o melhor debate, sem hostilizações e agressividades desnecessárias. Para mim embates agressivos não altera a intenção de voto do eleitos e sim as propostas apresentas.

  5. walter.nobre disse:

    Caro, é o primeiro debate, que a Dilma tenta responder alguma coisa…o Aécio não conseguiu respostas para as suas perguntas
    O que se vê é uma Dilma confusa, tentando o tempo todo, mostrar que seu governo é “ótimo”; este é o maior engano do PT; a triste realidade, esta estampada nos Hospitais, na falta de segurança…a inflação, esta nos supermercados; ela é simplista demais; ela tenta ser o LULA da fala bravateira, que acusa, mas não prova…enfim, esta na hora de entregar a batuta, não se pode passar por uma reeleição mentindo.
    Na prática os truques do marqueteiro, estão prejudicados, com a interação constante, eles não conseguem dissimular, sem serem detectados; a popularidade do Aécio, impressiona.

    • emcolera disse:

      Cara q pena q sua vida esta ruim, a minha melhorou muito nesses anos, e de muitas outras pessoas tbm, o pior cego é aquele q não quer ver.

      • CLAUDIONOR ERASMO PRADO disse:

        Estou com vc e vejo a mesma coisa, nunca estive tão bem em outros governos pretendo não mudar, mas se mudarem, fazer o que?

      • Lucas disse:

        A minha também melhorou, mas não foi por causa de nenhum governo. Foi pq batalhei. Estaria, certamente, melhor, se esses políticos que apoderam do Estado não estivessem no poder. Cobrando cada vez mais tributos que são desviados em benefício próprio (vide mensalão, Correios, Petrobras).

    • Não entendo o povo brasileiro, passamos por crises na Europa, EUA, Ásia, estamos ai, pelo panorama econômico mundial estamos bem, os eleitores tem que prestar mas atenção em Aécio parece um boneco, só sabe falar de Petrobras qual é a proposta de governo desse senhor mudanças para melhor ou pior, não esquecemos as torneirinhas mágicas do Collor., a CPMF da saúde olhem a mudança, corrupção infelizmente faz parte de todos os Presidentes que Governaram o Brasil.

  6. João Alberto Afonso disse:

    Novamente você está certo, a Justiça não pode colocar freios nos debates. Claro que propostas têm que ser explicitadas ao eleitorado, mas denuncias de corrupção são fundamentais. Portanto, a Dilma, ao não falar do tesoureiro do PT, deveria ser mais incisivamente criticada. O que não poder ocorreu, é o direito ao silêncio. Parabéns, você enxerga tudo com muita precisão e independência, o que não é o caso, lamentavelmente, de muitos de seus colegas.

  7. Juliana Cunha disse:

    SEGUE RELATO SINCERO E APARTIDÁRIO DE UMA BRASILEIRA APAIXONADA POR ESTE PAÍS!
    Tenho 21 anos e, graças a Deus, com muito esforço e foco estou em fase de conclusão do meu curso superior. Como nasci em 93 não vivi o terrível cenário da inflação, mas há muito tempo ouço com atenção os depoimentos dos meus pais. Por isso, posso concordar com muitos fatos propalados pelo PT, como a melhoria do país nos últimos anos, a diminuição do desemprego e a inclusão social sendo assegurada a muitos. No entanto, estou ciente também que TODAS ESTAS CONQUISTAS TIVERAM POR BASE UM SÓ FATO: A ESTABILIZAÇÃO DE NOSSA MOEDA COM O PLANO REAL E A ELIMINAÇÃO DA INFLAÇÃO. Sim, graças ao Plano Real o país pôde crescer, fortalecer a economia, diminuir o desemprego e, consequentemente, ter recursos financeiros para investir e ampliar programas sociais, como o Bolsa Família. Por isso, muito me preocupa o atual cenário com o dragão da inflação despertando e a recessão batendo à porta de todos nós. É de estarrecer o discurso da Dilma ao associar o controle da inflação ao aumento do desemprego, quando é justamente ao contrário: o aumento da inflação gera as gigantescas filas do desemprego.
    No próximo ano quando, se Deus quiser, concluirei meu curso, será necessário que o país esteja no rumo certo a fim de garantir a geração de empregos, algo que somente será possível com uma inflação controlada e a volta do crescimento ao país. Desse modo, dada a incompetência demonstrada por Dilma na condução da política econômica, longe de defender partido político, escolhi AÉCIO NEVES 45 por sua competência, capacidade e qualidade, pois clamo por mudanças e pela volta do crescimento ao país! E que Deus abençoe este Brasil!

    • Antonio Carlos disse:

      Menina, para com isso. Você está repetindo esse comentário, que se vê nitidamente não ser verdadeiro. Não passa de um FACTOIDE com a intenção de induzir indecisos.
      Faz o seguinte, estuda um pouco mais, pesquisa na internet na Mídia Alternativa, que você vai mudar de opinião.
      Ah, quanto ao emprego quando você concluir o seu curso, dependendo da sua área, que você não disse qual é, me procura que eu lhe emprego.
      Agora, de inflação e combate dela você não entende nada. Dá uma olhada nos comentários do Brasileiro e nos meus acima

      • Joaquim disse:

        Juliana, parabéns pela sua análise. O único índice que ainda é bom para o PT é o de desemprego. Mas este índice é totalmente contraditório com aumento do custo do seguro desemprego ( pesquise no site do ministério de trabalho ). A pergunta que fica é como em um pais com pleno emprego o pagamento de seguro desemprego só aumenta? Os petistas de plantão dirão que é por que o emprego com carteira assinada aumentou. Boa justificativa, OK. Porém para pensar: Em um pais que pleno emprego bastaria sair de um para entrar em outro, você não acha??
        Para min isto se explica em parte pela redução no ritmo de crescimento da PEA ( verificar também nos sites oficiais ) e principalmente pela lei de Gerson: Para que procurar ou emprego se eu posso ficar 4 meses recebendo sem trabalhar????

      • CLAUDIONOR ERASMO PRADO disse:

        Antônio Carlos, vc esta falando besteira, eu concordo com a menina, igual a vida dela são milhões de jovens por esse Brasil a fora, isto o PSDB nunca fez.

      • Tomaz disse:

        Antonio Carlos, muito interessante voce ter iferecido o emprego a jovem, porém na minha opinião ela nao deve lhe procurar até porque não sei sua área de atuação, agora dizer que o Pais nao tem um descontrole na politica econômica, e negar a volta da inflação talvez porque voce não frequente supermercados ou nao faça as compras do dia a dia de sua
        Casa me leva a crer que seu negocio não é muito confiavel.

      • valter disse:

        …me procura que lhe dou emprego. Conheço umas trezentas pessoas desempregadas..dê emprego prá elas também.

    • Reflexo2014 disse:

      Parabéns Juliana. Até agora o melhor depoimento que vi e que reflete realmente o que aconteceu no Brasil nos últimos anos. Sou Gestor Financeiro e posso te dizer: – O Brasil vai de mal a pior na economia, com inflação camuflada de 8,6% a.m e que eles PT escondem para transparecem ao teto da margem de 6,5% a.m. (já estourado o teto) e redução da geração de empregos. Nesse momento o povo brasileiro deve se unir em torno de um só objetivo – a mudança de poder já. Agora é Aécio 45 e ponto.

    • Thiago disse:

      “É de estarrecer o discurso da Dilma ao associar o controle da inflação ao aumento do desemprego, quando é justamente ao contrário: o aumento da inflação gera as gigantescas filas do desemprego.”
      Juliana, espero que o curso que você diz que está terminando não seja o de economia, porque se for, será uma economista que não conhece a sua ciência. Você sabe o que são políticas monetárias e fiscais? A inflação diminui com a menor liquidez de mercado, ou seja, com menos dinheiro em circulação. Par que tal fato ocorra, é necessário tomar medidas drásticas como por exemplo, arrocho salarial, desemprego e elevadas taxas de juros. Se a inflação cegar a 3% como seu candidato fala, a taxa de desemprego pode chegar a 15%.

      • Juliana Cunha disse:

        Caro Thiago, meu curso é sim de Economia, na USP. Estou no 8º semestre e com um excelente histórico. Sugiro que você leia o livro best-seller introdutório à economia (é muito bom para os leigos no assunto): VASCONCELLOS, Marco Antônio S; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2011. Recomendo ainda a leitura do capítulo 13 sobre a inflação. Só para registrar, segue um trecho do referido capítulo: “COM O SUCESSO DA POLÍTICA ANTIINFLACIONÁRIA IMPLANTADA PELO PLANO REAL A CONTROVÉRSIA SOBRE AS CAUSAS DA INFLAÇÃO DIMINUÍRAM, E O FOCO ATUALMENTE TEM SE CONCENTRADO EM OUTRAS QUESTÕES, COMO CRESCIMENTO ECONÔMICO, EMPREGO, DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E VULNERABILIDADE EXTERNA (p. 231)”.
        Posso ser jovem, mas não alienada. Quero um país que cresça e um governo que TENHA SIM COMPETÊNCIA PARA CONTROLAR A INFLAÇÃO. Se você não apoia, eu respeito. Mas o meu clamor (e acho que da maioria da população) é por um governo competente, capaz e qualificado.

    • marcio disse:

      Parabens pela sintese Juliana. Com visão e perfeita percepção da realidade. Boa sorte na sua vida profissional que esta iniciando.

    • carlos alberto leal disse:

      Juliana, parabéns pelo seu comentário, que deveria ser lido por todo brasileiro , pois é o resumo de toda nossa realidade atual…, e que Deus nos proteja da Sr. DILMA…, pois caso ela fique no poder, você e todos nós teremos a partir da próxima segunda feira viver extremamente preocupado com este país e nem quero imaginar após mais 04 anos de PT….

    • sandra disse:

      Que Deus abençoe o Brasil!! Juliana, meu voto também é para o Aécio.45

    • BRUSSE ESPRINGUI ESTIM disse:

      Parabéns Juliana. Muita clareza de idéias. Bastante lógica , lúcida e bom feeling.
      Não dá para ficar só pensando em um governo que enquanto durou o efeito de trampolim aproveitaram os planos anteriores para passar melado no povão. Mas esse efeito está acabando já fazem uns 2 anos e o poste colocado pelo anterior presidente não está dando conta de reinventar alguma coisa para que a inflação não se dilate, o emprego está baixando, e além disso está se descobrindo ondas de corrupção como nunca antes viu-se neste país. Nosso dinheiro está indo embora para países dirigidos por ditadores a título de humanismo e negócios, e com certeza, parte dêle está voltando para os bolsos de integrantes do partido, além do próprio caixa do partido para campanhas eleitorais. Não tenham dúvida. Então não adianta dizer que fez alguma coisa , mas está enterrando o time. Não podemos mesmo deixar que esse partido que já dilapidou bárbaramente o patrimonio do país, continue até acabar com tudo. PeTrobrás que êles se ufanam de que antes valia US$ 50bilhões e que “êles fizeram valer Us$ 320 bilhões” e convenceram os coitadinhos dos trabalhadores a aplicar o seu suado FGTS na bolsa comprando ações da PeTrobras
      hoje não vale mais do que US$ 120 bilhões, e a aplicação dos coitadinhos dos trabalhadores virou pó.

    • Juliana Cunha disse:

      Obrigada a todos pelos elogios. Como alguns criticaram meu comentário, gostaria de esclarecer alguns pontos. Sou natural de Goiânia e iniciei meu curso superior em Economia na Federal deste estado. Depois meus pais mudaram-se para SP e, com a graça de Deus, consegui prosseguir meus estudos na USP, no mesmo curso. Nunca fui defensora de partidos políticos, muito menos deste discurso arcaico de esquerda e direita. Desde que comecei a votar (em 2012, nas eleições municipais) pauto minhas escolhas na análise de candidatos. Por isso, peço o respeito a opiniões contrárias, pois apesar de ser jovem sempre procurei estudar e manter-me informada dos acontecimentos no Brasil e no mundo e acho que, sem falsa modéstia, isso é evidenciado em meus comentários. PEÇO RESPEITO À JUVENTUDE E A OPINIÕES CONTRÁRIAS, GRATA!

    • Jose Santos Ferreira disse:

      Diferente da garota, aos 47 anos é claro q eu vivi a inflação, portanto me sinto no dever de perguntar 2 simples questões p/ aqueles q questionaram o comentário dela: como vcs explicam q foi no momento de maior descontrole da inflação q o país registrava a maior taxa de desemprego? Coincidência? Como se justifica q com o plano real e a estabilidade da nossa moeda o numero de desempregados caiu nas últimas decadas. Outra coincidencia? Mera obra do acaso? Gente, vamos parar com o fanatismo cego por partidos políticos, o q está em jogo é o futuro do Brasil.

  8. Antonio Carlos disse:

    Mas porque escolher Aécio, um candidato que é uma incógnita e que está atrelado a um Partido ligado ao Capital, aos Grandes Grupos Financeiros e a Mídia Hegemônica que conduz a Manada em função dos seus interesses, ou votar no candidato que você já conhece os passos, mesmo que não sejam os ideais, mas que não nos colocam em risco?
    Devemos levar em consideração que grande parte do “horror” que parte da população tem pelo Governo, se deve ao fato dessa Mídia Hegemônica fazer uma campanha negativa contra. Os Fatos negativos são divulgados de forma extremamente exagerada e os fatos positivos passam despercebidos. Quando o povo tomou conhecimento das grandes obras que estão sendo feitas no Brasil, a não ser agora na propaganda eleitoral?
    O esquema da Petrobras existe há 30 anos, em todos os governos. O Paulo Roberto Costa, que tanto se fala, foi nomeado Diretor da Petrobras pelo FHC, em 1995. Você acha que o “esquema” não existia.
    Em 2013, o PIB do Brasil foi o 3º maior do Mundo, atrás somente da China e da Coréia do Norte. Este ano, 2014, a maioria dos países terá um crescimento do PIB inferior a 1%, inclusive Alemanha, Itália, França, Japão, etc., e todos atribuem à crise internacional, que segundo os críticos (incluindo à Mídia), só não vale para o Brasil.
    Em 2014, o Governo previa criar 1 milhão de empregos e em setembro já havia criado 900 mil, faltando 3 meses para o ano acabar. Onde está o desemprego?
    E por aí vai, se você pesquisar, vai ver que a situação não é catastrófica, muito pelo contrário. Num raciocínio honesto o Governo deveria ser parabenizado por conseguir manter a inflação estável, em torno de 6,5% ao ano, com juros de apenas 11% ao ano (constitucionalmente limitados em 12%), garantindo emprego e salários.
    Mas não tenha dúvida, na hipótese do Aécio vencer, a Mídia Hegemônica fará exatamente o oposto, ou seja, os fatos negativos serão considerados herança do passado e quando esse direcionamento não puder ser feito, serão ocultados. Por outro lado, qualquer ato positivo, por menor que seja, será divulgado como uma coisa maravilhosa. Nós sabemos que é assim que funciona, aqui e no Mundo, e a Manada vai sendo conduzida, induzida a brigar por interesses que, verdadeiramente, não são os seus. É o que acontece hoje, parte da população se deixou levar pela propaganda negativa, pelo endeusamento de um Partido e pela demonização do outro.
    Por trás de tudo isso existe um fato básico. Assim como os Países considerados evoluídos fizeram, incluindo USA, o Governo pretende fazer a “Regulamentação da Mídia”, exatamente para acabar com essa Hegemonia. Isto não tem nenhuma relação com Censura nem com Limitação ou Direcionamento de Informação, mas impede o Monopólio, que tem o poder de induzir o povo a seguir maciçamente na direção que eles determinam.
    Com outras empresas não é assim, o CADE não tem essa função, porque com a Mídia deveria ser diferente?
    Agora, poucos percebem o que eu estou afirmando, já que o poder de indução é muito forte. Porque não acreditar naquele telejornal, com um apresentador tão simpático e elegante e uma mulher tão bonita e também simpática? Por trás deles existe uma empresa, que é de comunicação, mas visa lucro acima de qualquer coisa, poderosa, exatamente pela sua capacidade de manipular. É o chamado Quarto Poder, pesquise na internet veja como ele atua no Mundo e do que ele é capaz.
    Atenção, tudo se resume a isso.
    NO BRASIL, SER BOM OU SER MAU, É ESTAR A FAVOR OU CONTRA A MÍDIA.

    • E um momento de grande reflexão para nos brasileiros pois e uma definição de que Brasil nos queremos para nos e para isto devemos ter bem clara todas as informações referentes ao problema do nosso pais que porem sem ser catastrófica e preocupante:
      -a inflação de 6,75% a.a. e alta principalmente quando temos preço de combustivel,energia elétrica e do dólar administrados pelo governo pois em caso contrario a inflação seria maior.A meta de inflação dos últimos 4 anos foi de 4,5% portanto esta e a mensagem distribuída ao empresário,ao investidor e não aconteceu.O valor de 6,5 não e a meta a meta e de 4,5 e esta já e uma inflação alta em um pais estabilizado.
      -O sr.Paulo da Costa não foi nomeado pelo governo FHC mas pelo governo Lula aparentemente a contra gosto mas pressionado pela sua base de apoio.A então ministra Dilma foi por muitos anos presidente do conselho da Petrobras que e o cargo de maior responsabilidade em uma empresa de capital aberto e portanto se os diretores estatutários foram responsabilizados a sra. Graça,hoje presidente e na época diretora obrigatoriamente pela governança corporativa deveria também ter sido responsabilizada assim como o conselho.
      -Ao admitir hoje que houve fraude na empresa e que teria beneficiado o seu partido seria motivo para impeachment principalmente considerando que houve utilização deste dinheiro na campanha de 2010.Houve pagamento ao presidente do PSDB,otimo vamos investigar,porem devemos também perguntar a quem interessaia a paralização da CPI da Petrobras?Somente ao PT!!!!
      -o limite da taxa de juros a 12%,nunca regulamentada,nao tem validade portanto e seria mais para empréstimo,
      -falar de PIB dos países europeus que estão saindo de uma enorme crise financeira,economica não e referencia de comparação,mas devemos comparar com países que sofreram com a crise como nos,de longe,por consequência,mas sem ser participante e estamos vendo países que tiveram crescimento muito maior que o nosso e com menor inflação. Os USA que sofreram uma enorme crise,ja estarão crescendo este ano mais do que nos…
      Concluindo,para termos crescimento,equilibrio fiscal não precisamos necessariamente ter inflação,ter desemprego precisamos ter investimento,capacitaçao,inovaçao e que o mundo de investimento acredite no pais.Sera que estamos ajudando nestes pontos quando o SEC,equivalente a CVM do Brasil considera investigar a Petrobras que estaria causando prejuízo ao acionista minoritário norte americano uma vez que as ações estão na bolsa NY?A situação e muito importante,estamos falando de ética,de valores de referencia para o nosso povo.

      • Antonio Carlos disse:

        NÃO HÁ O QUE DISCUTIR:
        – A meta de inflação para 2014 é de 6,5%, qualquer pessoa medianamente informada sabe disso;
        – O Paulo Roberto Costa é funcionário de carreira da Petrobras. Entrou nela em 1979. Suas primeiras indicações políticas dentro da estatal se deram em governos tucanos. Em 1995, SOB A GESTÃO DE FHC, é indicado como Gerente Geral do poderoso departamento de Exploração & Produção do Sul, responsável pelas Bacias de Santos e Pelotas. Nos anos seguintes, sempre sob gestão tucana, Costa foi beneficiado por várias indicações políticas internas da Petrobrás. Foi DIRETOR, por exemplo, da GASPETRO DE 1997 A 2000. Sua indicação para diretor de abastecimento em 2004, na gestão Lula, era o caminho natural de alguém cujas funções internas lhe permitiram deter informações estratégicas da Petrobrás. Sob a gestão Dilma, Paulo Roberto Costa foi exonerado, primeiro, e depois preso pela Polícia Federal.
        – Imaginar que o Presidente do Conselho da Petrobras, com mais de 60 mil empregados, centenas de Gerências, Departamentos e Divisões possa tomar conhecimento de detalhes de uma empresa é mais do que alucinação. Além do mais, mesmo que um corrupto esteja sentado do seu lado, você só vai saber depois do fato ocorrido, porque ninguém tem o poder da adivinhação. Você demonstra má vontade ou um total desconhecimento de como funciona uma empresa desse porte.
        – Ora, se existe um corrupto preso e o mesmo apela para a delação premiada e denuncia que houve desvio na Petrobras, como é que vai se negar tal fato? É lógico que a Dilma tem que admitir esta possibilidade, entretanto, diferentemente do que o senhor deseja, ninguém pode ser considerado culpado sem que antes seja julgado, nem o Sergio Guerra, na época presidente do PSDB, afinal vivemos numa democracia.
        – Aliás, segundo Paulo Costa, o Sergio Guerra é que pagou para interromper uma CPI;
        – Então, limitar a taxa de juros em 12% foi uma tentativa de baixar os juros exorbitantes praticados no Brasil. Por exemplo, a taxa de 45% que o Armínio adotou para conter a inflação, que ainda assim era bem mais alta que a atual;
        – Interessante, a crise internacional está proibida de atravessar o Atlântico? Quer dizer que a crise financeira mundial, que vc mesmo assume, não nos afeta?
        – Enquanto o Mundo tem uma projeção de 100 milhões de desempregados, nós criamos 20 milhões de empregos. Temos a menor taxa de desemprego da história, 5%;
        – Através do Bolsa Família, reconhecido pela ONU como o maior programa contra a miséria do Mundo e copiado por outros países, que tirou mais de 30 milhões de pessoas da miséria absoluta;
        – Na minha empresa, há 15 anos, apenas 3% dos empregados tinham carro, hoje esse percentual vai a mais de 20%. As pessoas estão vivendo melhor, gente simples, lido com eles e vejo que não têm mais os problemas do passado;
        – Tenho uma empregada que está pagando menos de R$150,00 de prestação por um apartamento do “Minha Casa Minha Vida”. É a única oportunidade que ele teve, agora com 50 anos, de ter a sua casa própria e morar com dignidade.
        CONCLUINDO, EU NÃO DEPENDO DO PT, ASSIM COMO NÃO DEPENDO DO PSDB, MAS O BRASIL NÃO SOU EU, O BRASIL É O SEU POVO QUE DEPENDE DE UM GOVERNO QUE OLHE POR ELE.
        ESSE GOVERNO É O GOVERNO DA DILMA.

        • Qualquer pessoa medianamente informada,que leia jornal sabe que a meta de inflação neste ano assim como nos três últimos tem sido de 4,5%a.a..Tambem esta enganado quanto ao Sergio Guerra pois a denuncia e que ele recebeu dinheiro para paralisar a CPI.Nao e possível comparar o Brasil dos anos 95 que estava tentando implementar,manter,consolidar a estabilização do pais,atraves do Plano Real que vinha,recem saído de uma moratória internacional decretada no governo Sarney e somente renegociada por Malan no governo FHC com o momento atual.Ninguem deixa de reconhecer os ganhos obtidos no governo Lula que principalmente no seu primeiro mandato fez um governo mais ortodoxo que o próprio FHC,o que se contesta são os 4 anos de Dilma.E importante para fazer uma boa analise de cenário conhecer bastante bem as origens e as perspectivas da crise 2008/2009

      • JOAQUIM disse:

        Sebastião, gostaria completar:

        O salario do presidente do conselho da Petrobrás é em torno de R$ 100.000,00/mês, para depois virar e falar que não sabia de nada??? Depois dos escândalos deveria pelo menos devolver os salários.

        Por que em doze anos o PT não investigou a compra de votos, a pasta rosa e sei lá mais o que, o PT não tem a maioria do congresso????? Poderia ter feito este favor ao Brasil e se realmente houve algo ter colocado o responsável na cadeia. E agora fica ai falando que o meu bandido é melhor que o seu bandido. Bandido é bandido e pronto.

        Empréstimos secretos para Cuba, Angola e Venezuela, por que ??? O dinheiro não é publico ???

        Não vou nem falar nas obras que não andam. É por isto e por outras que temos de mudar. Se vai ser melhor o tempo dirá. Mas do jeito que esta não dá para ficar. è falar que esta tudo muito bom e não esta.

    • Joice Gomes disse:

      Adorei seu texto. Gostaria de sua permissão para compartilhá-lo no facebook .

    • pietro trenti disse:

      Bom, apenas para contrapor os comentários a respeito do país e de como essa jovem acredita que é o momento de mudar.
      Muito embora você defenda que o esquema na Petrobrás existe por décadas, lembrando que são palavras suas, é importante destacar que o que marcou o PT até mesmo para quem não era simpático ao PT era o compromisso do partido com a ética, foi assim que o partido chegou ao poder, imaginavam ser uma via diferente.
      Todavia, se observarmos os últimos anos, vamos ver que o partido acabou por arranhar sua história, primeiro foi com o episódio do “mensalão” e agora, como acreditar em uma presidente que fala que investiga e pune. Sabemos de todas artimanhas que a situação usou no congresso para barrar a CPI, a presidente gosta de usar o termo “mal feito” para se referir a desvios, mas por que sequer administrativamente alguns servidores estão sendo punidos?
      E aqui não estou falando da campanha eleitoral, mas recentemente tivemos um caso em que de dentro do palácio, servidores subordinados a uma ministra que é do PT, por questões óbvias não vou citar a pasta, acabaram por adentrar no site wikipedia e alteraram o perfil de jornalistas, por sinal, alguns que criticavam a conduta da política econômica do atual governo, onde ficou a investigação e as punições? não aconteceram.
      Acredito que existem fatos presentes, a presidente disse recentemente em debate que todos os partidos estão sujeitos a corrupção, mas isso haveria de ser uma exceção e não uma regra.
      Quanto a inflação, uma coisa é fato, está acima do teto, é um pouco acima, sim, é pouco acima do teto, mas via de regra a inflação, em especial a inflação de demanda surge quando a economia está em plena expansão, mas no momento estamos em um momento de recessão técnica e com a inflação persistente. Além do mais, não nos esqueçamos que estamos com tarifas defasadas e que estão sendo represadas para depois do pleito eleitoral, seja de combustível, energia elétrica entre outros.
      Boa sorte ao Brasil nessa eleição.

      • Antonio Carlos disse:

        Pietro, embora eu não concorde com você, porque acho que as suas colocações são muito genéricas, respeito o que você disse.
        Diferentemente das pessoas que só criticam, você se destaca por uma colocação mais isenta, pouco emocional e que permite a discussão de ideias.
        Quando eu escrevo, não quero que acreditem em mim, mas tento mostrar a quem lê, que pode-se conhecer informações diferentes, de modo a permitir uma análise honesta do que está sendo discutido.

  9. Eu gostaria de saber de onde tirou esses dados para proclamar o empate entre os candidatos, pois estou procurando e o que encontro é exatamente o contrário do que diz!

  10. amalia cervantes disse:

    Acho sempre muito verdadeiro e sensatas as opiniões do Kennedy

  11. Antonio Carlos disse:

    O Programa de Governo do Aécio é muito bom, então vejamos:
    Dilma pergunta: Candidato o senhor vai acabar com o Bolsa Família?
    Resposta: Eu não vou acabar com o Bolsa Família, vamos melhorá-lo.
    Dilma pergunta: Candidato o senhor vai acabar com o Minha Casa Minha Vida?
    Resposta: Eu não vou acabar com o Minha Casa Minha Vida, vamos melhorá-lo.
    Dilma pergunta: Candidato o senhor vai acabar com o Pronatec?
    Resposta: Eu não vou acabar com o Pronatec, vamos melhorá-lo.
    Dilma pergunta: Candidato o senhor vai acabar com o Programa Mais Médicos?
    Resposta: Eu não vou acabar com o Programa Mais Médicos, vamos melhorá-lo.
    ………………………………..
    Ou seja, o candidato vai COPIAR tudo que a Dilma fez, mas muito melhor. Não diz como, talvez usando a sua varinha de condão.
    Conclusão: o Aécio nada mais é do que o PROMETEDOR GERAL DA REPÚBLICA. Promete, promete, promete, mas não diz como vai fazer.
    Agora, o pior é que tudo isso é mentira, porque o plano de governo do Aécio já está pronto: Privatizar tudo que ainda não foi privatizado, começando pela Petrobras; depois aumentar a taxa de juros para reduzir a inflação, não importa se haverá desemprego, reduzir a participação dos bancos públicos nos projetos sociais, etc.

    • Pasquale disse:

      A Dilma já teceu elogios ao Aécio,então não podem falar mais nada.Tem que ficar caladinhos,são tantas mentiras cabeludas…
      A Alemanha tá pior que aqui…faz me rir.
      Lavagem cerebral é um problema sério.

      • BRUSSE ESPRINGUE ESTIN disse:

        Pois é Pasquale. Ao ouvir ela dizer “Alemanha está pior do que aqui” me veio à lembrança ela entregar a taça de campeão do mundo no Maracanã ao capitão da equipe alemã com uma cara de guria emburrada de despeito e práticamente jogando a taça na mão do Lahm com uma grosseria explícita

    • Por um lado subiram a taxa de juros para controlar a inflação,por outro lado liberaram deposito compulsório dos bancos para incentivar o credito,o consumo,medidas contraditórias e e oferecido um empréstimo no BNDES a 5% com qual funding?O Tesouro capta hoje a 11%a.a. e coloca no BNDES a 3%a.a. que empresta a 5%a.a. para empresas que tem acesso ao credito no sistema financeiro nacional e internacional,mas quem paga a diferença hoje de 8%a.a.?Nos,pois sai do orçamento do pais,voces sabiam?108

    • Patricia disse:

      Excelentes colocações, Antônio. Parabéns pela clareza de opinião.

  12. Luiz Mattos disse:

    Assisti ao debate, fico pensando até onde o povo é desprovido de memoria.
    O Brasileiro deveria ser mais atento ao que a candidata Dilma fala, por exemplo:
    1 – O Sr. Armínio Fraga que está em evidencia pela Dilma foi elogiado pelo LULA que solicitou a permanência dele durante o inicio do seu mandato, estranho que agora não presta.
    2 – Quando que uma presidente na plenitude de sua gestão presidencial, fica alheia ao que acontece aonde ela conhece bem que é a Petrobras, não seria irresponsável admitir que a laia de subordinados estavam fazendo a festa embaixo de seu nariz.
    3 – Porque as responsabilidades de estatização da Petrobras pela Bolívia até hoje ficou por isso mesmo, estranho…
    4 – Os Mais médicos são uma afronta aos direitos trabalhistas vigentes no Brasil, imagina ficar sustentando um regime ditatorial com nosso dinheiro, aonde estão as leis trabalhistas que justificam estes atos.
    5 – Na Saúde, Segurança, Educação, para a Dilma dando dinheiro basta, saber se está sendo aplicado não interessa pois ela anda de carro blindado com um monte de segurança, dá uma dor de cabeça ela vai ser atendida no melhor hospital, gostaria de vê-la nos hospitais que atendem pelo SUS, nas ruas das maiores e menores cidades sendo reféns de bandidos, nas escolas onde a educação vai de mal para pior.
    6 – O que ela fez por aqueles que passaram dos 40 anos que não conseguem mais empregos, pois o governo é omisso em apoiar, incentivando com benefícios as empresas que contratarem profissionais acima desta faixa etária como muitos países já o fazem.
    Se enumerarmos vai longe, precisamos mudar urgente.
    Não ao revanchismo, a população não precisa disso, precisa de ações de liderança e honestidade.
    AECIO 45.

    • jairo disse:

      AQUI EM MINAS ELE CRIOU UMA DITADURA MILITAR ! A LEI DO SILENCIO OPEROU O TEMPO TODO.
      AGORA NO GOVERNO FEDERAL ELE VAI ESCRAVIZAR TODO MUNDO COM A SUA IRMÃ E SEUS FAMILIARES.
      A REPUBLICA DA FAMÍLIA NEVES! ESTA VENDO A ORA DO NEVISMO !
      a segurança pública em MINAS É PIOR DO PAIS! DELEGACIA SUCATEADAS EM TODAS AS CIDADES! SE NÃO FOSSE AS VIATURAS DA DILMA E AS ARMAS ENVIADAS, E DINHEIRO PRA EFETIVAR PROJETOS DA SEGURANÇA MINAS TAVA NO BRELO!

      SÓ QUE O POVO É BOBO !
      SABEM PORQUE ELE NÃO pro retrovisor é pra não ver que eles estão no mesmo lugar!
      e é pra frente que ele tem olhar mesmo!
      Eles ficaram pra traz TERÃO QUE CORREREM MUITO PRA ALCANÇAREM a sociedade!

      • Orlando Cardoso disse:

        Jairo, você não tem aval para falar pelos mineiros. Aécio fez um governo avançado e aprovado em Minas. Não sei de onde você inventou que as viaturas em Minas são frutos de recursos federais. o que o governo de Dilma fez nesses 4 anos foi contingenciar os recursos para a segurança, e ao contrário do que prometeu em 2010, simplesmente lavou as mãos para a segurança pública.
        O governo federal boicotou Minas. Em Minas não investiu em um metro sequer do Metrô de BH, não revitalizou o anel rodoviário e não duplicou BR 381 de Minas ao Espírito Santo, a chamada Rodovia da Morte.
        O fato é que o governo do PT aparelhou as empresas públicas e fez da Petrobrás entre outras um grande aparato para instalar a quadrilha petista. Com isso, temos uma empresa endividada com queda em seu valor de mercado e deu prejuízos àqueles que investiram seu FGTS e suas economias. O país está em recessão, inflação em alta, tarifas públicas represadas, desaquecimento na economia e início do desemprego.
        O PT governa para o partido e companheiros, e não para os brasileiros. São amigos de ditaduras e de terroristas que decapitam seus adversários.

  13. Brasileiro disse:

    Gostaria de fazewr algumas perguntas ao candidato Aécio:
    1º Vai repor todos os valores usurpados por FHC na tabela do IRPF (FHC congelou por oito anos a tabela do IRPF, prejudicando todos que pagam IRPF)?
    2º Vai acabar com o fator previdenciario (formula injusta criada por FHC)?
    3º Vai mandar a Polícia Federal investigar a compra de votos para a emenda da Reeileição, feita por FHC?
    4º Vai manter a Petrobras estatal (num discurso feito nas prévias do PSDB, Aécio batia no peito com muito orgulho e dizia: “Somos o partido das Privatizações SIM”)?
    5º Vai manter os insentivos aos programas estudantis, criado por LULA e mantidos por Dilma (FHC nunca colocou como prioridade o incentivo aos estudos em qualquer nível)?
    Claro que estas e muitas outras questões eu já sei a resposta. Aécio nunca irá fazer algo que contrarie os desmandos de FHC, portanto o governo dele será muito pior do que o de FHC, pois ambos são Neo-liberais, defendedores ferrenhos do estado mínimo. O mesmo Estado que vira as costas para seu povo e se abre para dar oportunidade ao capital estrangeiro (não é o capital de investimentos, é o capital de escravização, aonde trabalharemos para enriquecer americanos, europeus a chinenses). Aécio não engana mais ninguem e muito ingênuo aquele que votará na chapa do PSDB, pois ele criará o desemprego. Quando FHC privatizou tudo, dizia que ia melhorar para a classe trabalhadora. Desde quando o empresário pagará melhores salários aos seus trabalhadores se o norte deles será o Lucro a todo CUSTO. Custo de sub-salários, custo de desemprego, custo de nenhum direito, custo de vidas. Pensem melhor. A Dilma pode até ser ruim, mas o Aécio é bem pior.

    • ceh disse:

      Caro, ele respondeu a elas, e você escutou?

    • Joao francelino disse:

      Parabéns Brasileiro!! gostei muito das suas ponderações…só quem tem 40 anos pra cima e quem é trabalhador assalariado como eu concordará com tudo o que você disse.

    • Fatima disse:

      Brasieiro, concordo com voce. O governo da Dilma pode não ser excelente, mas é bem melhor que dos tucanos. Eu não confio em Aécio, ele fala muito… E com o agravante que PSDB nunca se preocupou com a Educação e muito menos com uma política real para o salário mínimo… apesar de tudo, ainda vou d 13…
      FLOR

  14. Gil disse:

    Dilma o colocou na parede quanto a flexibilização da CLT….ele não respondeu. A inflação de 3% a que custo? Metade das cidades de Minas não tem delegacia de polícia…Ela manda investigar e eles engavetam…..Dilma muito melhor.

  15. Elizabete Gomes disse:

    Aécio pode, como dizem, ter ganho o debate do SBT, mas no balanço final acabou perdendo. O seu índice de rejeição aumentou. Achei de uma tremenda falta de respeito a maneira como ele se dirigiu a Dilma. Arrogante, prepotente se achando o dono da verdade. Não é assim que se trata uma mulher, que é mãe, avó e Presidente da Republica. Um homem deve se respeitoso com a mulher, principalmente um homem que almeja ser Presidente da Republica. Pegou mal Aécio, muito mal.

    • Pasquale disse:

      A Dilma Rose e Lula de Caprio, vão levar o País para as profundezas.
      BRASIL = TITANIC.
      E a culpa ainda vai ser do resto do mundo.

    • magah disse:

      Ora, Elizabete … eu sou mulher e não vi desrespeito algum. Ele foi enfático, se defendeu e revidou as mentiras que ela dizia. Afinal, são dois candidatos, adversários, ela com mais poderes que ele – por ser chefe da nação; usar o dinheiro público e as instituições a seu favor; usar os jatos federais para se locomover; levar um séquito de profissionais na barra da saia: maquiador, cabeleireiro, manicure; médico, analista, assessor; dentista; seguranças; copeira; carregador de guarda-chuva, etc.. pagos com NOSSO dinheiro -. Se ela pode atacar, pq não pode ser atacada? Por ser mulher, mãe, avó, presidentA? Ali ela é APENAS a candidata à reeleição. E tem de ser vista como Adversária Política e não como uma pobre vovozinha idosa que não pode ouvir críticas ou um tom mais alto. Se for assim que se aposente e vá fazer crochê. Além do mais, ela mesma criticou a candidata Marina Silva por ter chorado ao receber críticas agressivas de Lula. O que ela disse? Se ela não aguenta ouvir críticas então não pode ser Presidente da República.

      • Paulo Cesar Diderot disse:

        A grande diferença entre Dilma e Aécio esteve no conteúdo da agressividade.
        Aécio fez o que sempre faz. Pediu generosidade quando jamais é generoso. Pediu respostas quando ele invariavelmente tergiversa. Pediu sinceridade quando é cínico em regime de tempo de integral. Pediu humildade quando é arrogante a ponto de falar em nome dos brasileiros.
        Num momento de descaro abissal, comparou o caso do irmão de Dilma ao time de parentes aos quais ele dá altos cargos públicos quando pode.
        Uma rápida pesquisa mostra que Igor Rousseff foi assessor do prefeito petista Fernando Pimentel, de Belo Horizonte.
        Depois disso, nunca ocupou cargo público nenhum. Disse o Globo, o insuspeitíssimo Globo, num perfil de 2011: “Quem não conhece o Igor não fica sabendo nunca que ele é irmão da presidente. Morre de medo de pensar que quer tirar proveito disso.”
        Pois Aécio quis tirar proveito disso.
        Não há termo de comparação entre o caso da irmã de Aécio e o caso do irmão da Dilma. Mas fingiu – nisto ele é mestre – que são coisas iguais.
        Andrea Neves ocupou sob Aécio um cargo – ainda que formalmente não remunerado – que dava a ela o comando das verbas publicitárias estaduais.
        Sabe-se, porque a Folha enfim resolveu investigar um pouco o candidato tucano, que o governo de Aécio colocou dinheiro público nas rádios da família.
        É, em si, uma indecência. Isso piora quando, numa afronta brutal ao conceito de transparência tão citado por Aécio, ninguém informa quanto foi o dinheiro público investido nas rádios.
        E não é apenas Andrea. É o cunhado, são primos e agregados, em funções muitas vezes de mando.
        Meritocracia?
        Só se for pela ótica de quem, aos 25 anos, foi nomeado DIRETOR da Caixa Econômica Federal pelo mérito de ser neto de Tancredo Neves.
        Aécio não surpreende. A cada debate, ele faz mais do mesmo.
        Dilma, ao contrário, surpreendeu ao adotar o mesmo tom de Aécio. Ou quase o mesmo: Aécio a chamou de mentirosa várias vezes e Dilma disse o mesmo uma ou duas.
        Onde ela avançou em relação ao primeiro debate: não deixou que certos assuntos sumissem da discussão.
        O aeroporto de Cláudio é o maior exemplo. Aécio fala, tergiversa, se desvia, mas não consegue dar uma única explicação convincente para o aeroporto de uso privado construído com dinheiro público.
        Jornalistas de Minas disseram que essa história já era conhecida nas redações. Mas ninguém publicava pela censura que, na prática, Andrea Neves comandava para proteger o irmão de notícias desfavoráveis.
        Eis o conceito de liberdade de expressão de Aécio.
        O cinismo e a cara de pau ficaram ostensivamente demonstradas quando Aécio manipulou ao usar uma frase de Dilma que, supostamente, seria um incentivo à corrupção.
        O significado da frase é o seguinte: todo mundo pode cometer corrupção.
        É uma verdade verdadeiríssima. Ninguém está acima às tentações que o poder e a sensação de impunidade trazem, como mostra o próprio episódio do aeroporto de Cláudio.
        A questão é fiscalizar e punir.
        Neste sentido, o PSDB – dos votos comprados para a reeleição de FHC às propinas do Metrô de SP – não tem muita coisa a dizer.
        No debate, Aécio voltou a afirmar que não havia evidências de nada nos casos de corrupção do PSDB.
        Hoje mesmo, viralizou na internet o depoimento do jornalista Fernando Rodrigues, da Folha, autor do furo em 1997 sobre a compra de votos.
        “Não eram evidências”, disse ele. “Eram provas.” Ninguém investigou – incluída, como lembra Rodrigues, a mídia. Como FHC era presidente, e amigo dos donos da mídia, entendeu-se que não era assunto a compra de votos para que ele pudesse se reeleger.

    • Natasha Santos disse:

      Sou mulher e vi a propaganda da Dilma afirmando o desrespeito do Aécio às mulheres. Confesso que tentei ver de todas as formas o desrespeito, mas ainda não encontrei. Talvez tenham achado ruim o termo “leviana”, porém, o dicionário Aurélio assim conceitua: 1 Que julga de leve. 2 Pouco refletido. 3 Precipitado, imprudente.

      VOCÊ CONSEGUE VER DESRESPEITO AO CHAMAR UMA MULHER DE LEVIANA? VI O DEBATE DA GLOBO E DA SBT quando o Aécio chamou a Luciana Genro e a Dilma de levianas. Pelo contexto percebemos facilmente que se adequa à definição do dicionário, pois estas acusaram sem provas, ou seja, foram precipitadas e imprudentes. Por isso, vamos analisar melhor antes de sair por aí repetindo discursos eleitoreiros!

  16. Luis disse:

    Achei que a Dilma venceu ontem por um simples detalhe: a platéia do PSDB vaiou as suas considerações finais. Ontem viu-se uma Dilma que falou claramente e com tiradas no ponto certo. Ficou devendo a resposta a respeito do tesoureiro do PT. O que o Aécio vai falar e como, todos já sabem. Mas eu gostei de que pela primeira vez ele não colocou a si e ao PSDB como os guardiões da ética e da moralidade, coisa que, assim como a história do “a minha irmã trabalhou para Minas sem ganhar nada”, só um ingênuo acredita.

  17. Juliano disse:

    Bem isso de privatizar é relativo, se a telesp não tivesse cido privatizada eu não sei vc mas me lembro que vendia-se carro e terreno pra ter uma linha, hoje temos essa gama de opções, ainda me lembro das estradas como era, hoje viajo quase todo semestre e vejo como é as estradas q não são privatizadas, isso pq roubam demais independente de qual o candidato. acho q fez certo em privatizar e não ha nada mais para ser privatizado, pois a Petrobras gera muito lucro e sendo bem trabalhado com “pouco roubinho” trás muitos benefícios a toda população brasileira, mas do jeito que se encontra estamos ferrados, na nossa cara e falam que fulano rouba e nada é provado, a verdade é que ela fala que a sujeira foi pra debaixo do tapete e pq ela não reabriu o inquérito, tiveram 12 anos para isso. A realidade é que ela não sabe se expressar e acaba se enrolando com suas respostas confusas.Não sou partidário só acha que o Brasil é muito rico em matéria prima e recurso naturais para crescer tão pouco como cresceu, quem acha que esta bom não tem noção do qual é a nossa capacidade de crescimento. O PT deu muito sorte, ouve um crescimento mundial, até a índia cresceu vcs acham que nosso pais não iria crescer, mas e agora acabou a magica do crescimento, crescer junto com o mundo é fácil ou uma consequência, e sera que se fosse ao contrario o PT conseguiria em 1994 baixar a inflação do jeito que baixou? e de ser pensado, de repente essa distribuição de verbas não teria acontecido sem uma estabilidade econômica, e outra vamos concordar que é muito mal controlada. se fosse feito um levantamento de quem realmente precisa tenho certeza que de 100% iria ficar só uns 40% no máximo que não tem condições de se auto sustentar, sou da Bahia sei o que vejo por la, tirando o bolsa família nada é feito por la, hospitais com os médicos que ela tanto elogia fumando ao atender pacientes os que não entendem nada do que eles falam…o PT acha que muitos tem o que tem graças a eles, eu penso totalmente o contrario eles estão na onde estão graças a nos trabalhadores que se fossemos na mesma linha de raciocínio que o seu modelo de governar, eles simplesmente não teriam verba para manter esse modelo de gestão… Mas enfim a democracia ta ai cada um vota em quem achar melhor, outra coisa que pra mim é pura papagaiada “democracia” seria se não fosse obrigatório a ir as urnas e votar mesmo que em nulo. sem mais..

    Grato

  18. ROBSON disse:

    A Dilma Ganhou de lavada, Dilma mais Técnica sabe tudo da máquina pública , engoliu o Aécio Never, E conforme ultimas pesquisas O Povo descobriu O Lobo em pele de Cordeiro do Tucano que Teve Sua REJEIÇÃO aumentada, e Foge quando perguntado sobre O Aeroporto construido para Familia com dinheiro público, e Desvios do dinheiro da Saude que não foi aplicado corretamente, Muita sujeira encoberta pelo PSDB de Minas que o povo não engole.

    • Ricardo Magalhães disse:

      Eu acho engraçado vários comentários… cheios de meias verdades. Sou um cidadão comum, relativamente politizado e procuro manter-me informado, isto implica em grande e pequena imprensa. Em resumo, não vejo diferença dos dois. Fôssemos comparar o Lula e o Aécio, daí teríamos realmente uma diferença. O fato, para mim, é que a Dilma foi muito bem no primeiro semestre do atual mandato e depois de pôr uns ministros pra fora foi enquadrada pelo PT e aliados e foi aí que ela igualou-se ao Aécio. Não temo a Dilma, mas o PT e seu projeto de permanecer no poder. O mesmo temor que tinha quando era o PSDB. Hoje, o maior ganho que poderíamos ter seria o fim da reeleição (com a devida vedação de participação do governante na campanha) e a alternância de poder e vemos o PT fugindo do assunto com a desculpa de que não possível fazer nada em 5 anos. Se for do que jeito que governam, realmente vão passar toda a eternidade no governo. Só vejo isso de diferente nas propostas, afinal, quem acredita que 2015 será um mar de rosas e sem ajustes fortes (impopulares) na economia? Tenho amigos que perderam o emprego e não conseguem seque se recolocar na mesma função. Lamento muito os candidatos que temos. Poucas opções e ruins. Boa sorte a todos nós.

      • CLAUDIONOR ERASMO PRADO disse:

        Na verdade temos um país dividido, depois das eleições vai ser um povo dividido, quem vencer vai ser por diferença mínima disputado pau-a-pau.

  19. Carlos disse:

    É impressionante como tem gente que analisa e só faz questão de só querer ver um lado. Se você vota em Aécio, ok, mas seja imparcial na hora de avaliar. Se vota em Dilma, ok da mesma forma, mas vamos ser imparciais; é o futuro do país que está em jogo, não o futuro só de quem vota num ou noutro. Até parece que não evoluímos tanto assim em conhecimento.

  20. Ademir Araujo disse:

    Quem ganha com a politica? Ora, os politicos!
    Quem perde? Ora, os brasileiros que sempre pagam a conta!
    Discurso morno? Não, a conta é alta e terá que ser paga, adivinhem quem vai pagar? O POVO brasileiro, claro, como de praxe.
    Viva a democrácia…

  21. Jose Evelmi disse:

    Quem mora em Minas pode falar com autoridade desse candidato tucano!Ele diz em “revolução na educação”, mas nunca considerou os professores dessa unidade da federação!Esse discurso falacioso do candidato tucano leva muita gente a acreditar que ele é o mais preparado!Ledo engano!Eleitores de outros Estados deveriam se informar em Minas sobre esse Aecio que sequer investe o recurso connstitucional devido na saúde!

  22. Silvio Sousa disse:

    Agora que a família do Aécio entregou as chaves do aeroporto na prefeitura de Cláudio, após a imprensa descobrir o escândalo, os moradores daquela cidade poderão pegar os seus jatinhos e helicópteros e utilizar o aeroporto.

  23. eduardo disse:

    No momento em que Dilma superou o nervosismo e trocou as agressões pelo embate de propostas, vi claramente que ela se sobressaiu. Não tenho mais dúvidas do meu voto, tampouco quero influenciar alguém, mas, cá entre nós, em um país em que o povo mal tem dinheiro para andar de ônibus, para que construir tantos aeroportos de pequeno porte em um estado? Certamente, para o povo que não é.

    • marcus leite disse:

      Engraçado Eduardo, é que a sua Candidata prometeu construir 800 aeroportos regionais. A sua regra de valor vale pra isso também????

    • Geraldo disse:

      Eduardo, não sei a sua idade, mas eu tenho pouco mais de 48 anos, vivi em um pais governado pela elite e para elite, onde casa própria construída pelo governo era para quem tinha renda de 7, 8 salários, no mínimo, quem ganhava 2, 3 iria morar em baixo da ponte ou em favela, em baixo de lona…hoje vivemos um pais onde o estado esta olhando para os pobres, só assim vamos combater a desigualdade e tornar esse pais mais justo, mais iqual…ma a elite, ou pelo menos uma parte da elite não quer isso…o rico não ficou menos rico, mas os pobres mudaram e estão mudando de vida nos 12 anos de governo do PT…falo isso sem nenhum compromisso, pois não recebo nenhum auxilio do governo, mas sou a favor de manter os auxílios para quem mais precisa…

  24. Marco disse:

    Para ser o mais imparcial possível o debate começou com igualdade. Aécio se colocou a frente quando Dilma tentou dizer que ela havia pedido investigação. Aécio comentou com perfeição de que não é ela que cuida disso. Naquele momento Ácio passou a frente. Dilma tentou recuperar com a defesa ferrenha da Petrobrás ser do Brasil. Esqueceu de lembrar que não é do PT. E por filme Aécio encerrou melhor sua explicação. Não foi uma lavada mas foi nítido que Aécio teve uma pequena vantagem. Algo como a pesquisa suspeita do Datafolha. No debate Record Aécio – 51%- Dilma – 49%.

  25. Flavia disse:

    Esse cara já era. Conheço o povo brasileiro. Eu já não gasto mais saliva com essa gente do PSDB. Na hora H as pessoas que estão em cima do muro não querem mudanças. Sabemos o quanto avançamos com o PT e o quanto perdemos com o PSDB. PSDB nunca mais quero ver vc no poder. Aécio Never é a cara do cinismo, da tesoura que corta salário….dos juros que os bancos aumentam sem controle, das perdas salariais, das privatizações….enfim, não se faz esforço pra vencer esse cara. Ele se derrota a si mesmo. O sarcasmo dele é a cara do Collor não é a cara do Lula não…..lembro bem do que passamos. Minha memória é ótima.

    • marcus leite disse:

      flávia,

      e o corte de salário do PT??? (Reajustes menores que a inflação, para os servidores da justiça e do ministério público, que estão há mais de 5 anos sem receber reajustes??) e as privatizações do PT (entrega dos principais aeroportos do Brasil para empresas do exterior???) Isso não conta? E os maiores juros do mundo hoje que são cometidos pelo PT, e que não estão dando resultado, pois a inflação não para de subir??? E a queda da qualidade da educação do PT, com o Brasil caindo em todos os índices internacionais??? Tudo isso não conta???? Abre o olho mulher!!!!

      • Carlos Cesar Santos disse:

        Sr. Marcus leite, ótimo o teu comentário. No entanto, o senhor sabia que a meta inflacionária é medida no espaço de 12 meses do mesmo ano? Ou seja, no caso atual de janeiro a dezembro de 2014? Nesse caso, que o ano de 2014 ainda não acabou?
        Ademais, a seca que assola quase todo o País não é válida somente para o estado de São Paulo?
        Que essa seca interfere na inflação?
        Se o senhor não souber responder essas questões estude um pouco mais sobre economia e volte a se manifestar sobre inflação.

    • Em dúvida disse:

      Só fico tentando entender algumas coisas:
      1- De onde sai tanto dinheiro para a enxurrada de propagandas que são transmitidas no horário mais nobre da Globo?
      2- Se o Brasil inteiro saiu nas ruas clamando por mudanças em Junho, porque não busca a alternância de poder?
      3- Por que ninguém antes de comparar o passado, não tenta entender os rumos da história e as bases por si montadas?
      4- Se o PT é tão bom, porque as pessoas que mais conhecem sua origem o rejeitaram (São Bernardo do Campo)?
      5- Por que as pessoas insistem em acreditar que a mídia só fala mal do PT? Se só falar bem, então tudo bem?

  26. Pedro Claver Melo Freire disse:

    Dizer que foi empate é brincadeira Dilma nunca responde Aécio pergunta sobre inflação. Dilma responde sobre desemprego. Disfarça só não ver quem a ama ou quem tem esperança de fazer parte da turma em um próximo mandato. E o Vacari tesoureiro do PT vai ou não continuar no cargo e na Itaipu depois de ser denunciado por corrupção? Dilma enrola prefere não responder. Cara de pau maior ainda quando diz que investiga corrupção quando impede que a CPIs da Petrobrás seja criadas e depois que investiguem a Empresa. Aécio mais propositivo mais leal ao Brasil. 45 Nela.

    • Paulo Cesar Diderot disse:

      Aécio Neves é o mineirinho carioca do Leblon, que não sabe onde fica a Tijuca, quanto mais a Pavuna.
      O lugar que Aécio teve mais votos, percentualmente à sua população, foi o Leblon. Mais do que São Paulo, São João Del Rei ou qualquer outro lugar do Brasil.
      Lá não tem Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida, mas tem muita bolsa Louis Vuitton e apartamentos de até R$60 milhões. Um apartamento de 2 quartos esmirradinho, mais baratinho, num prédio velho, sem garagem, custa R$1,8 milhão.
      Então, perceberam, só tem gente fina que só atravessa o túnel para pegar um avião no Galeão.
      Lá, um jantarzinho para duas pessoas, com um vinho barato, não sai por menos de R$250,00, quase a mesma coisa que o Bolsa Família paga a um pai com 2 filhos que estejam matriculados na escola, porque senão não ganha.
      Eu conheço bem, também moro por lá, mas entendo que o Brasil não é só pra mim. Voto na Dilma.
      Então, gostaram? Votem todos no Aécio, ele vai transformar o Brasil no Leblon rapidamente, usando a sua varinha de condão.

      • Geraldo disse:

        Paulo César, você disse tudo!!!
        Precisamos pensar em um Brasil para todos, pobres, ricos… nos meus 48 anos de idade, o único governo que eu vi atuando dessa forma foi o governo do PT. Tem problemas??? Tem, alias sempre tivemos problemas com todos os governos de todos os partidos, mas fazer o que o governo do PT vem fazendo pelos menos favorecidos, nunca aconteceu nesse pais…e olha que não preciso, não recebo e nunca vou receber bolsa família, mas sei que muitos dos meus compatriotas precisam, por isso voto na continuidade desse governo…

    • CLAUDIONOR ERASMO PRADO disse:

      O trunfo do Aécio ,e só a PETROBRÁS em todos os debates ele só fala da PETROBRÁS, ele não tem outras coisas para denunciar?

      • Tomaz disse:

        Teria sim, perguntar porque o PT, não se esforçou para apurar a compra de votos para a reeleição e porque não agiu para investigar o mensalão mineiro, muito pelo contrario foi procurar o Marcus Valerio, que teria operacionalizado o projeto para fazer o mesmo em Brasilia

  27. Empate de jeito nenhum. Dilma não sabe nem falar… se perde no próprio discurso. Já Aécio é articulado e sabe do que está falando. Seu título deveria ser: Aécio dá Show Sobre Dilma Mais Uma Vez!

  28. CELSO FARIAS disse:

    É brincadeira o que esses políticos fazem com o eleitor, brigam e depois vem na TV de mansinho achando que a gente é bobo.
    Não temos opção mesmo, um fez o que fez na república do pão de queijo, a outra finge de cega e diz que não sabia de nada.
    Para que lado vamos, moro em Minas e conheço muito bem como foi o governo deste cidadão, maquiou tudo por aqui, estamos fritos mesmo.
    Por isso meu voto será NULO, vou votar com a consciência tranquila e esperar que na próxima eleição apareça pelo menos um Candidato a altura que nosso País precise.

  29. Carlos Cesar Santos disse:

    Li todos os comentários. Pró e contra Dilma e Aécio. Por fim, uma pergunta: por quê o Aécio, no 1º turno, perdeu nas Minas Gerais?
    Por favor, não vale dizer que o PT perdeu em Pernambuco. A eleição é entre Dilma e Aécio!

    • Marcelo Ramos disse:

      Também li todos os comentários e posso lhes dizer o seguinte: Nunca ví tanta roubalheira nos últimos 12 anos, a Petrobrás (patrimônio público) está quearada, só de fato não quebra pois o governo socorre, com nosso dinheiro dos impostos, isto sem falar do mensalão a Revista Forbes, classifica a família de Lula dentre as 10 mais ricas do Brasil, gostaria de saber dos defensores ferozes do PT como explicar, pois também quero fazer esta mágica em minha vida. O governo FHC realmente teve de tomar medidas drásticas, pois problemas extremos exigem soluções extremas e nunca ví nenhum excelente remédio ser agradável; e o governo Lula gozou de tudo o que foi plantado pelo antecessor, da ótima condição de estabilidade entregue, se apoderou do Bolsa Escola e usou como trunfo eleitoral. Sem falar da ideía de perpetuação de permanência do poder, Porto em Cuba a contas fechadas, Doações multimilionárias a Angola, frouxidão de Lula abaixando as calças a Evo Morales na expropriação da Bolívia, quantas coisas mais vocês querem que eu liste??? Basta pedir, que continuo numa lista sem fim. Penso no bem do Brasil, não necessitamos ficar dizendo mentiras e índices manipulados como o de desemprego para falar que tudo está ótimo e que tivemos avanços. Basta andar por todo o Brasil, que verão milhões de comércios fechando, pessoas sendo mandadas embora por causa disso, o salário já perdeu todo o poder de compra, basta ir ao mercado. Temos de escolher SEMPRE o menos pior!!! Façam uma reflexão, sem puxar a brasa para seu lado…

    • Samuel disse:

      O Aecio perdeu em Minas porque é o segundo estado que mais recebe Bolsa Família. Se você fizer uma pesquisa, verá que no Sul de Minas e em BH, ele venceu as eleições no primeiro turno. Infelizmente, o terrorismo que a Dilma fez, ao falar que os outros candidatos não iriam mais pagar o benefício, caso eleitos, deu resultado.

    • Tomaz disse:

      Talvez pelo mesmo motivo que ela tenha tido também um resultado tão fraco em Sao Bernardo do Campo

  30. Pasquale disse:

    O PT traiu o sonho do povo.

  31. carlos teixeira disse:

    Se Dilma ganhar as eleições, chegará ao fim o uso do sistema socialista (inclusão social) de governo e passaremos para o sistema comunista (ditadura) de governo. Já passamos por uma ditadura e não foi nada bom. O Brasil é um país democrático e sistemas de ditaduras não fazem parte do perfil do país e do povo brasileiro. Será que a ficha não vai cair. Pare e pense um pouco sobre este comentário. Decreto 8.243 é só uma amostra.

  32. joao disse:

    Caros, a esta altura, está muito claro que tanto um quanto outra não são flor a serem cheiradas (ops)! Então, pra não ficar num rame rame de “este é corrupto” e “esta é bandia”, melhor pensar assim: quer votar pela alternância de poder, mesmo estando claro defeitos de caráter ? ok, já sabe o que fazer. Quer votar num partido que aparelhou as estatais, mas que , por outra, conta com por uma imprensa livre pra denunciar,vote nela.De resto, estamos muito mal de candidatos…..

  33. roberto disse:

    O Kennedy parece que é do PMDB… hahahaha… sou eleitor do PT e tenho imensa dificuldade de votar no PSDB… mas o Aécio Never foi muito melhor que a Dilma

  34. OSCAR disse:

    Lamento que a política brasileira virou uma falta de respeito total. Democracia está longe disso que estamos cansado de presenciar. Pergunto aonde vamos chegar com isso? Ao invés dos candidatos apresentarem PROPOSTAS DE GOVERNO, que visem melhorias, na educação, saúde, segurança pública, emprego, controle da infração, meio ambiente, esporte laser etc, passam o tempo acusando um ao outro. Parecem uma brincadeira. o POVO BRASILEIRO JÁ SABE MUITO BEM DA REALIDADE DA MAIORIA DOS NOSSOS POLÍTICOS, TANTO NA ESFERA DO EXECUTIVO, COMO LEGISLATIVO. Por exemplo quem não conhece os DEFEITOS dos POLÍTICOS do PT e do PSDB, claro existem pessoas infiltradas nesses partidos, que não tem compromissos com a verdadeira política que visa melhorias ao povo que realmente precisa. Não vamos generalizar claro. Na política existem os pontos positivos e os negativos. Então CANDIDATOS parem de brigar/acusando um ao outro, e apresentem propostas. Sem dúvida o povo saberá escolher o que for melhor para o futuro do Brasil. É TRISTE OL POVO BRASILEIRA NÃO SUPORTA MAIS TAMANHO CONSTRANGIMENTO NOS DEBATES, NO HORÁRIO ELEITORAL GRATUITO, NA IMPRENSA FALADA. TENHO CERTEZA QUE DEUS NÃO ESTÁ FELIZ COM TAIS ATITUDES. OS POBRES DAS PERIFERIAS DAS GRANDES CIDADES, OS POBRES DO CAMPO, TODOS OS BRASILEIROS, QUEREM PAZ, E NÃO BRIGAS…DEMOCRACIA É O IDEAL….CUSTOU UM PREÇO ALTÍSSIMO PARA O BRASIL…USEMOS COM SABEDORIA E RESPEITO.

  35. ALTAIR RUBENS DE SOUZA disse:

    Sobre o que a Juliana disse logo acima que é Aécio. Apesar de ter nascido em 93, e seus pais lhe falaram sobre os ganhos sociais com o PT ela diz que vota Aécio porque a inflação, saúde, segurança etc estão ruins. Ela diz que vai se formar no ano que vem ( sera que não tem ajuda deste governo em sua formatura ? ) . Só pra lembrar que o PT assumiu quando a inflação já era o dobro do que é hoje em torno de 12 por cento outros quesitos como saúde também estava precária entre outros como combustível em alta, dólar fora de controle e por ai afora. E não se esqueçam que o governo que ai está, pagou uma dívida que era considerada impagável por todos os governantes que ali passaram. A divida com o FMI. Olha para concluir só peço que não vão no oba oba da campanha, façam um estudo de ganhos e perdas que podem ocorrer e votem com muita consciência.

  36. Andreia disse:

    Antônio Carlos, li seu comentário e pesquisei alguns dados. Com isso voto em Dilma.

  37. adilson disse:

    O país depende da política, porém ela é desonesta e corrupta. Nem Dilma e Aécio ou outro que seja vai salvar a pátria ou dar ao menos condições digna para vivermos melhor. Hoje se tem 03 ou mais TV´s em casa 01 ou 02 carros na garagem, se tem bolsa família(fome zero) etc… nós queremos mais que isso….. e como a POLÍTICA é DESONESTA e CORRUPTA é hora de mudar para que o um novo PRESIDENTE tire as velhas raízes da corrupção e plante suas sementes, que ate virarem raízes o Brasil já cresceu muito. chega de migalhas… vote para um brasil melhor…..AÉCIO 45.

  38. Paulo Cesar Diderot disse:

    TÁ VENDO, EU SABIA QUE ISSO IA ACONTECER, OS USA SE RENDEM AO COMUNISMO. VEJAM QUE ABSURDO.
    ‘New York Times’ elogia ajuda de Cuba no combate ao ebola
    O jornal americano “The New York Times” elogiou na edição impressa desta segunda-feira (20) a “impressionante” contribuição de Cuba no combate à epidemia de ebola.
    “A impressionante contribuição de Cuba na luta contra o ebola” é o título do artigo, que destaca os médicos e enfermeiros cubanos enviados aos países da África afetados pelo ebola, apesar dos limitados recursos do país caribenho.
    “A iniciativa do governo cubano sem dúvida faz parte de seus esforços por melhorar seu status no cenário mundial, mas deve ser aplaudida e imitada”, afirma o artigo.
    “Enquanto os EUA e vários outros países ricos têm alegremente oferecido recursos, somente Cuba e umas poucas organizações não governamentais têm oferecido o que é mais necessário: profissionais médicos em campo”, defende o “Times”.
    O diário ainda pediu que os EUA cooperem com Cuba oferecendo assistência a médicos cubanos que venham a se infectar na missão.

  39. Luiz Viana disse:

    “O sujeito diz que não vota no PT porque é contra a corrupção, aí você mostra com dados que o PSDB é o partido mais corrupto do Brasil. O sujeito diz que o PT não investe em educação, aí você cita o Prouni, as Cotas, o Pronatec, o Ciências sem fronteiras, as dezoito universidades federais e as mais de duzentas escolas técnicas. O sujeito diz que é contra o Bolsa Família, que tem que ensinar a pescar e não dar o peixe, aí você explica com toda a paciência o que é o Bolsa Família, que a criança tem que estar na escola, que ninguém vive com R$ 77,00 por mês. O sujeito diz que conhece uma amiga da amiga da empregada da vizinha que ganha quase um salário mínimo sem fazer nada, aí você explica que se essa mulher existe deve ser presa, porque está burlando o programa. O sujeito diz que o PT quer transformar o Brasil em Cuba, aí você explica que vivemos em uma democracia plena, tanto que batem no PT diariamente nos jornais e nunca mandaram prender nenhum colunista da Veja. O sujeito então diz que o PT quer calar a mídia e você mostra que quem manda recolher computadores na casa de jornalistas e tenta calar sessenta e seis blogueiros é o mocinho de Minas. Aí o sujeito apela e diz que votaria até no Levi Fidelix pra tirar o PT do seu projeto de poder. Aí você se convence que o ódio realmente não tem explicação lógica ou fundamento… o ódio é só o ódio…” (Sidnei Carvalho de Souza)

  40. Daniel disse:

    Companheiros!! Ahh não é assim que o nosso Lula começa seus discursos. Pessoal, entre PT e PSDB como qualquer outro partido existe muita corrupção; ninguém é santo nesse caldeirão político – não adianta falar de x ou y porque no final eles estarão se abraçando como velhos irmãos e quem sofre é sempre o povo. A verdade que o PT já roubou demais nesses últimos 12 anos está na hora de deixar outro partido roubar vocês não acham? Vendo os comentários vejo que têm muito cochado do PT, mesmo depois de tantas mentiras e escândalos durante os últimos anos, o motivo é porque eles estão sendo pagos para espalhar a onda PT em todos os fóruns, existe uma militância do PT criada somente para proteger o partido nas redes e blogs sociais – com o PSDB isso não é diferente. Acho muito chato essa briga, nós deveríamos juntar as mãos e não ficarmos nessa discussão. O povo brasileiro leva na cara e não faz nada para mudar esse país, esquecemos que somos nós os detentores da soberania do poder e não esse bando de ladrões que só fazem falar mer… e nos fazerem de palhaços. Todos sabem que foi o PT que começou a atacar a todos a abaixar o nível dos debates – isso é fato não adianta discutir. Lula em sua campanha disfarçada de Dilma só fala besteira des seus “companheiros”, chamar Aécio de filhinho de papai, opa será que o mesmo já se esqueceu de seu filho – lulinha – que saiu de um simples trabalhar de zoológico para fazendeiro milionário durante a era lula – vejam para onde o nosso dim dim foi parar? Isso se chama política suja – correto? Porém, temos que analisar essa situação de uma forma mais ampla. O PT já está no poder 12 anos, seria isso bom para o nosso país? Não seria interessante trocar de cadeiras, arejar o ar, trazer novos ideais ou vocês preferem que esse lugar vire uma Venezuela ou Bolívia estilo Hugo Chaves?? Mudança é bom para todos nós; vejam como o PT perdeu sua humildade durante esses anos. Dilma fala como se tivesse inventado a roda no Brasil, bolsa família veio do FHC, ser contra privatização? Mas quantas coisas foram privatizadas durante o governo PT (aeroportos, rodovias…) sem falar na privatização das empresas estatais dominadas por lideres do PT, uma privatização disfarçada meu povo!! Tudo controlado pelo PT? Falou que seu governo foi o que mais combateu a corrupção, porém se esqueceu de que seu governo foi justamente o mais corrupto, afinal o que esperar dos 39 ministros – quanta corrupção!! Enquanto países de 1 mundo são gerenciados por no máximo 12 ministros temos o quanto for necessário para espalhar o poderio PT privatizador do nosso Estado!! Imaginem o cabide de emprego e quanto do nosso dim dim está indo para o bolso de poucos? Não seria mais interessante enxugar a máquina governamental ao invés de expandi-la? É preciso mudança já, pois com mudança novos frutos surgirão, caso contrário, o Brasil se tornará um país dominado por um único partido – é isso que queremos? Será que gostaríamos de comer o mesmo prato de comida todos os dias? Vamos tirar essa falsa cortina de que o Brasil está indo muito bem. Falam muito da Petrobrás que a empresa é nossa – um orgulho nacional – será mesmo!! Então se a matéria prima vem do Brasil, se a Petrobras é nossa por que pagamos um dos combustíveis mais caros do mundo?! Agora, para lavagem de dinheiro e financiamento eleitoral ahh isso sim serve muito bem!!! Não queremos bolsa família, queremos sim educação, saúde, emprego, segurança que estão péssimos, mas o atual governo insiste em compará-los a níveis de primeiro mundo, seria isso a nossa realidade atual?! Até quando viveremos nessa farsa política!! Parece que gostamos de viver no mundo da fantasia do PT onde tudo está lindo, belo, que não existe inflação, que desemprego está bem baixo, que não existem analfabetos, pessoas passando fome…seria isso um jardim do Éden!! Quando iremos acordar meu povo!!! Dilma demorou 12 anos para finalmente declarar que houve corrupção na Petrobras. Isso é falta de caráter, de ética com o povo brasileiro, pois até uma criança sabe da corrupção na PTPETRO é fato!!! Vamos sair dessa ilusão, não queremos soluções paliativas, não queremos tapa buracos, mas sim soluções de base que nos garantirão um futuro melhor…A Dilma só sabe falar de PRONATEC, agora pouco descobriram que muitos dos estudantes que abandonaram o programa ainda continuam sendo contados como beneficiários do programa. E onde fica o nosso ensino médio e fundamental!? A base de nossa educação o verdadeiro futuro de nossa nação sem falar nas universidades federais totalmente sucateadas… Mudar é preciso seja qual for o partido!! Muitos tiveram medo, dúvidas, incertezas ao votarem no PT após FHC. Hoje vemos que o PT deu bons frutos ao Brasil, mas acho – com toda convicção – que está na hora de trocar a nossa liderança!! Pois quando o poder cega nossos governantes, deixando o orgulho falar mais alto, é o povo brasileiro que se torna o mais prejudicado!! Vejam o caso do Cabral no Rio de Janeiro. A forma como o PT está agindo só faz separar a nossa nação, numa guerra entre ricos e pobres, brancos e negros…não deixemos que isso aconteça, somos todos irmãos de uma mesma pátria vamos cultivar o bem comum a todos e não criar uma separação social, pois o PT cultiva o pobre para ganhar votos, uso da imagem do pobre como gancho eleitoral…Pois bem reflitam… Abraço a todos!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-24 15:50:38