aki

cadastre-se aqui
aki
Política
17-10-2014, 10h00

Em tiroteio no SBT, Aécio se sai melhor que Dilma

220

Postado por: Daniela Martins

As acusações mais duras da campanha presidencial, até agora, foram trocadas entre os candidatos no debate do SBT. Foi um tiroteio. O senador Aécio Neves se saiu melhor do que a presidente Dilma Rousseff. Ao contrário do debate na TV Bandeirantes, em que Dilma assumiu a ofensiva e se saiu melhor, o tucano inverteu as posições no SBT.

Desde o começo, Aécio se mostrou disposto a revidar duramente os ataques de Dilma. Ao longo do debate, deu respostas melhores do que a presidente. Dilma citou que o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras teria revelado que o então presidente do PSDB em 2009, Sérgio Guerra, teria recebido propina para engavetar uma CPI sobre a Petrobras. Aécio respondeu que via a presidente dar crédito à acusação pela primeira vez. Em relação às acusações de nepotismo, de ter nomeado parentes no governo de Minas, o tucano retrucou dizendo que um irmão da presidente teria sido funcionário fantasma da Prefeitura de Belo Horizonte na administração de Fernando Pimentel, em 2003.  

A presidente Dilma usou a estratégia de tentar desconstruir Aécio do ponto de vista pessoal. Daí falar em nepotismo e no aeroporto de Cláudio, que foi feito numa área desapropriada de um parente de Aécio. Dilma chegou a falar de um episódio em que Aécio foi parado pela lei seca no Rio, no qual o tucano não fez o teste do bafômetro. A petista tentou desmanchar a imagem de Aécio, mostrando eventuais falhas pessoais que seriam inadequadas para um candidato a presidente.

A estratégia do tucano foi tentar desconstruir Dilma do ponto de vista do seu governo. Falou que houve fracasso na economia, batendo na inflação alta e no crescimento baixo. Voltou muitas vezes ao tema de acusações de corrupção na Petrobras. Foram desconstruções diferentes, mas que as duas campanhas julgaram, ao final do debate, eficientes numa disputa tão apertada.

Houve um debate à parte sobre Minas Gerais. Aécio negou informações que Dilma deu sobre a gestão dele como governador do Estado. Há uma disputa intensa pelo voto mineiro _o Estado é o segundo maior colégio eleitoral do país.

As pesquisas dizem que esta é a disputa presidencial mais apertada desde 1989. Os candidatos estão disputando voto a voto. O ideal é sempre um debate propositivo. As propostas deveriam convencer os eleitores. No entanto, esses ataques também ajudam a desnudar os candidatos. Ainda que haja exageros, a campanha eleitoral serve exatamente para que os candidatos se exponham mais, para que eles se mostrem como realmente são.

Ao partir para acusações duras, os candidatos correm maior risco de estimular uma escalada de baixaria. Na internet, há partidários dos dois lados com discursos violentos. Um comportamento mais agressivo dos candidatos estimula essas torcidas a serem mais agressivas ainda.

A disputa real pelo poder é dura. É a política como ela é. Mas é preciso que os candidatos tenham cautela ao estimular ataques para que evitar episódios de violência verbal e até física.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
220
  1. aquilo foi um debate,ou uma briga de GALO,idéias e propostas para um pais nunhuma…

    • Cacau disse:

      Aécio tentou planar pelo propositivo, mas infelizmente Dilma partiu para agressividade, e se deu mal, a cartada do Aécio sobre o irmão fantasma dela, foi o ápice, ficou sem norte, e após perdeu-se em meio a tanta agressividade. Para finalizar perdeu o raciocínio e fingiu uma Baixa de PRESSÃO!

      • Francisco Livino de Noronha Neto disse:

        Aécio partiu para o propositivo? Que propositivo é este em que proposta alguma foi apresentada? Aliás, o que o candidato Aécio Neves procurou fazer o tempo todo foi esquivar-se em responder com propriedade e seriedade aquilo que lhe foi perguntado. E ao fazer isso mostra sua incapacidade em sinalizar com a confiabilidade necessária com relação os eleitores que ele pretende conquistar.
        E ao fazer isto fica a pecha de neoliberal já muito conhecido de não poucos brasileiros e brasileiras que conhecem muito bem este discurso do PSDB.
        Pois é o discurso privatista e de entrega do patrimônio público a preço de banana, outra pérola que o PSDB tenta desvencilhar-se para ver se melhora sua performance, que, obviamente é das piores e é de notório conhecimento das pessoas nos nosso País.

        • Antonio Carlos disse:

          Aécio Neves tem de ser desconstruído e desmentido por representar o atraso social e o retrocesso econômico, bem como sua personalidade agressiva, como tem demonstrado no decorrer de sua vida, bem como em sua campanha eleitoral, ao afrontar com desrespeito a presidenta da República, chamando-a de “leviana” e “mentirosa”, para logo inverter e manipular os fatos e as realidades ao afirmar que Dilma e o PT o agridem, quando, na verdade, o que acontece é o inverso.
          A campanha do PT deveria, sistematicamente, desmenti-lo e desmascará-lo, porque Aécio Neves é um playboy acostumado a mandar desde novo (aos 25 anos foi diretor da Caixa Econômica), mais do que qualquer tucano, pois desde cedo nunca dividiu o poder com seus correligionários, como acontece a exemplo dos membros do PSDB de São Paulo, que tem várias lideranças que se alternam no poder estadual e nas corridas presidenciais.
          Aécio é perigoso, porque coloca em risco os programas sociais e os projetos que estão a ser efetivados no País pelos governos trabalhistas. O povo brasileiro e a classe média nunca tiveram acesso a tantos benefícios, como ocorreu nos últimos 12 anos. O PSDB é um partido predador e Aécio é o tigre da vez, pois já afirmou que vai efetivar medidas amargas e impopulares. Ou seja, ele vai fazer o que a direita sempre fez: tirar dos pobres e favorecer os ricos. Ponto!

        • O MAIOR MOTIVO DE TODOS, PARA AS MUDANÇAS! disse:

          HÁ MUITAS PROPOSTAS DO AÉCIO, SIM, TALVEZ VOCÊ NÃO AS VEJA PORQUE ISSO É CARACTERÍSTICA DE QUEM SE CONDUZ POR VISÃO IDEOLÓGICA DOENTIA, QUE FAZ AS PESSOAS CEGAS: É COMO ALGUÉM QUE ESTÁ SE AFOGANDO MAS, NO DESESPERO, CONTINUA NADANDO MAR ADENTRO.
          SEM PRECISAR ENUMERAR AS PROPOSTAS DE AÉCIO, PARA CONSERTAR O MONTE DE COISA ERRADA QUE AÍ ESTÁ, CONSERVANDO, COMO ELE DIZ, O QUE ESTÁ DANDO CERTO, BASTARIA UM MOTIVO PARA QUE TODOS OS ELEITORES BRASILEIROS COM JUÍZO, VOTASSEM EM AÉCIO, OU SEJA, FAZER A PERGUNTA:
          PODE O PAÍS CONTINUAR CAMINHANDO COM UM TIME DESSE COMANDANDO O PAÍS?

          LULA, SÉ DIRCEU, SÉ GENOÍNO, SÉ SARNEI, ANTONIO PALLOCI, JOÃO PAULO CUNHA, VALDEMAR COSTA NETO, BERZOÍNE, ANTONIO PADILHA, DELÚBIO SOARES, GILBERTO CARVALHO, RUI FALCÃO, RENAN CALHEIROS, HENRIQUE EDUARDO ALVES, SEVERINO CAVALCANTI, ARLINDO CHINAGLIA, MERCADANTE, MARCO MAIA, ALDO REBELO, FERNANDO COLLOR, PAULO MALUF, MARCIO TOMÁS BASTOS, JADER BARBALHO, JAQUES VAGNER, MARTA SUPLICY, ANGELA GUADAGNIN, ERENICE GUERRA, IDELI SALVATI, ROSEMARY NÓVOA DE NORONHA, ROMERO JUCÁ, CANDIDO VACAREZA, A TROPA DE CHOQUE DO STF E MUITOS OUTROS DE QUALIDADES IDÊNTICAS.

    • vagne disse:

      Queria que continuasse como um Lord e ela como uma barraqueira de quinta ? Se tratas com respeito de nada vale quando a outra parte chafurda na lama !

    • Julio Silva disse:

      Esses petistas não conseguem observar que a Dilma não terá saúde para os próximos quatro anos? O vice do PMDB já percebeu isso e esta só esperando a hora. Enquanto o Lula para 2018 terá quase 80 anos. Nada, nem ninguém resiste aos efeitos do TEMPO. Petistas, seus “santos” são de barro, digo, carne e osso.

    • Tato disse:

      Aecio vai realmente salvar o pais? Ele vai ser o milagroso Salvador desse pais? Sera que posso acreditar em alguem que nunca investigou os mandos e desmandos e roubos de seu proprio partido? Alguem que fez um aeroporto na fazenda do seu tio e nao fez o bafometro na lei seca? Nao sei, prefiro comparer … acredito que o Aecio vai fazer a velha politica, cortando salarios, cargos e diminuindo o poder de compra ! Vai combater a inflacao com politicas recessive, elevacao de impostos e juros! Prefiro alguem que apesar de tudo esta buscando fazer o melhor para o pais !!!! Aecio, fala serio para de endeusar o Fernando Henrique, seu merito foi ter feit o plano real e foi soh isso … ele ja foi, eh passado e tenho pessimas recordacoes do seu governo… desemprego, baixo poder aquisitivo, privatizacao com caixa 2 … entre outros…

      • Orlando disse:

        Mais um lulopetista renitente que também deve acreditar em mula sem cabeça, saci pererê, fadinhas e gnomos. Diante da enxurrada de denúncias que se acumularam nesses 12 anos – mensalão, financiamento do BNDES para porto e aeroportos em Cuba, infraestrutura sucateada, educação falida, sistema médico precário, R$10 bilhões movimentados pelo “petrolão” em seis anos – e aí vem ainda este senhor dizer que prefere… Nem merece resposta.

      • Ronald disse:

        Durante o governo do PSDB, os grandes jornais de São Paulo (Folha e Estadão) apresentavam dois Cadernos de Emprego, pelo menos um com 10 ou 12 páginas. Hoje, são meras 2 páginas! Onde está a criação de empregos? E o índice de desemprego, que não considera quem já está fora do sistema do Seguro Desemprego? É muita mentira desta cambada do PT! O eleitor deve tirar esta corja de abutres do poder, ou haverão muitos arrependimentos… Quem viver, verá!

      • claudio disse:

        Tato, ninguém vai salvar esse País agora. O que precisamos neste momento é trocar a turma que está lá.É muita corrupção,falta de respeito com os pobres trabalhadores.Só nos resta agora o Aécio 45

      • Antonio Carlos Alves de Carvalho disse:

        Tato apreciei seu comentário, mas no final você pisou feio na bola.
        Dizer que o mérito do FHC foi só acabar com a inflação, foi de uma estupidez tremenda. Ou você é jovem e não viveu a inflação que nós mais velhos vivíamos, ou você não dependia do salário minguado e contado que recebíamos, quando eu recebia o salário, já ligava para a esposa e nos encontrávamos no supermercado, a gente ia pegando o básico (básico mesmo) e a maquininha ia atrás nos atropelando, e por muitas vezes já no caixa o valor era alterado.
        Se não tivesse sido o plano real, não teríamos outros benefícios que veio a posteriore com Lula.
        Amigo, ingratidão é a pior das ferramentas.

      • kleber disse:

        Eu não sou a favor do Aécio e muito menos da Dilma, mas acredito que nós temos que ter a alternância no poder. Não podemos deixar que um determinado partido, seja ele o PT, PSDB ou outro qualquer se mantenha no poder por muito tempo. Isto, infelizmente gera uma Ditadura. A alternância de poder faz melhorar as disputas e modifica sensivelmente o desenvolvimento do país. Olha o caso a Venezuela, esta um país quebrado devido a permanência do grupo do Chaves. Grande parte das empresas saíram do país, e hoje no país falta de tudo. Quebrou a PDVSA uma das maiores empresas de petróleo do mundo. E aqui no Brasil o PT quer fazer o mesmo. Vamos mudar gente.Pense em seus filhos e netos. O terreno esta sendo preparado, caso Dilma vença, para a volta do Lula.Isto não e nada bom para a Democracia.

    • Gorete Dias disse:

      Faltou para Aécio um adversário com um pouco mais de nível, menos desesperado e ciente de quem entra numa disputa e´para ganhar ou perder. Tipos como a Dilma desestimulam qualquer interesse pela política.

    • Jorge Franco disse:

      O debate foi muito fraco. Eu gostaria de assistir um debate de ideias, um verdadeiro confronto do projetos para o nosso país e lógico para todos nós brasileiros. A emissora, com o nosso ilustre Carlos Nascimento, fez o seu melhor. Contudo, acho não ser necessário puxar tanto o saco do SBT, mesmo porque, não precisa.

    • ana nery espindola disse:

      Aécio tem discurso coerente e com propostas, mas com Dilma só atacando e levantando mentiras, tá difícil ter um bom nível no debate.

  2. vagner disse:

    Aécio se sai melhor que Dilma ? Ele destruiu a Dilma , em toda minha vida desde Brizola-Maluf-Lula-Collor , nunca vi um massacre como este ! No fim a cereja do bolo : Figir que passou mal !

    • A jornalista Simone Queiroz deveria ter perguntado se ela, a dillma, não queria um médico cubano para cuidar dela.

      • gabriela disse:

        Não consigo entender como esse tipo de comentário de ódio tem se tornado tão comum. Você pode não gostar do PT, da dilma e do governo dela, mas por que pregar o ódio dessa maneira? Isso não te engrandece, te diminui. Faça críticas inteligentes.

        • marcelo disse:

          foi o pt que conseguiu essa proeza. estamos no limite!!!
          esses petistas se acham donos da verdade, ninguém pode contraria-los, que eles partem deforma agressiva.

          • Hugo disse:

            Petistas se acham dono da verdade??
            Vocês batem em que se declara Petista, ou voto a Dilma. Vocês mandaram a Dilma tomar no c… ao vivo. Vocês agrediram um artista que declarou apoio a Dilma. Os médicos ,ao lado de vocês, estão ameaçando os seus empregados que não votarem no Aécio. Para!! isso ta virando uma guerra…. Se dúvida, olha os posts do Menino maluquinho da Veja… é sempre discurso de ódio que ele sustenta.. é isso que voces querem? uma ditadura da direita?? PT ficou 12 anos no poder, e não trouxe nenhuma ditadura ao nosso país não,pelo contrário, nunca tivemos tamanha democracia, prova disso é essa discussão que estamos tendo. Você pode não assumir seu lado segregacionista, mas vai pensar bem se compensa ter uma país tão dividido, um país em guerra civil.. vai compensar isso??

    • Lucas disse:

      Concordo totalmente. No terceiro bloco, a Dilma já não dizia coisa com coisa, dava pausa a cada palavra dita. Parecia fazer de tudo para passar o tempo. Enfim, não respondia as perguntas, não conseguia mais fazer seus ataques, muito menos concatenar argumentos lógicos. Foi totalmente destroçada pelo seu opositor. Também nunca vai nada igual.
      Dizer que Aécio foi melhor não passa de um eufemismo e nem de longe informa a quem não assistiu ao debate o que realmente ocorreu: a presidente foi massacrada.

  3. Aécio é cobrado pela presidenta, por fatos irrelevantes, algum deslize cometido anos atrás. Enquanto a senhora Presidenta é cobrada por Aécio e por toda a nação brasileira, por fatos e atos ocorridos no seu governo. Como Presidenta da Nação brasileira. Aécio ainda não é nem foi Presidente, mas quando for, poderá ser cobrado da mesma forma. ao invés da senhora Dilma falar do seu plano de governo, fica atrás de bafômetro, uma coisa tão banal, que ainda diminui mais a credibilidade dela.

    • Andrea Lima disse:

      Banal porque não foi se filho que morreu em 1 acidente,causado por um bebado.

      • Sandra disse:

        Tô chegando agora aqui… o Aécio matou alguém dirigindo bêbado?

      • mineiro chato disse:

        Meus sentimentos… todavia o Aécio simplesmente se negou a fazer o bafometro, um direito da pessoa… outros políticos usaram de suas carteiradas e foram pedir socorro aos ‘amigos ‘ e esses amigos deram tais coberturas (vergonhosamente…) Antes de escrever qualquer coisa se desarme, tenha sentimento aos que partiram e o melhor de tudo: espere pela justiça (afirmo que essa justiça no brasil de ladrões, vagabundos, autoridades, safados etc. só existe para os ricos e doutoures que nunca estudaram e tiveram ética ao longo de suas vidas…) Respeito sua revolta, todavia no assunto em pauta não concordo com raiva ou expressão…

      • Misako Yasu disse:

        Ora, ora, não exagera…

      • Perli disse:

        Muitos filhos morrem todos os dias por bêbados ao volante no BRASIL inteiro. Será que a culpa é do Aécio?

    • luciano disse:

      pra mim ninguem ganhou debate nenhum,os dois foram horriveis,só quem perdeu foi o Brasil,não se ouviu propostas de nenhum candidato,vamos ser honestos e não levar brasa pro assado de ninguêm,nê Kennedy,e outra coisa você andar digirindo bêbado,não é um deslize,e sim um crime,ediondo,queria ver se um aêcio da vida atropelace um familiar seu, pra ver se você acharia um deslize,ainda mais pra uma pessoa pública,pior ainda.

      • Wilma disse:

        Penso como você. Eu quero saber de geração de emprego, de juros, de inflação, de bem estar, educação, saúde, segurança, transporte, saneamento, previdência, aposentadoria, salário-mínimo, agricultura, pecuária, meio ambiente, cidadania e direitos humanos, relações exteriores, serviço público, enfim, quero saber como o PSDB e o PT com seus aliados (porque nenhum dos dois vai governar sozinho) se comportaram quando foram governo e em que pretendem ser diferentes para melhorar tudo isso. Aquilo foi uma baixaria que deseduca o eleitorado.

      • Peter Van Der Made disse:

        A Presidente Dilma também cometeu um crime de trânsito quando carregava seu neto no seu colo no Banco de trás do carro oficial. Isso foi filmado por várias emissoras de TV. Talvez ela nem saiba que tenha que carregar a criança em cadeira presa no banco de trás. Se soubesse das leis do Brasil, não deixaria tomarem de assalto a Petrobrás.

      • Aline Ramos disse:

        É incrível alguém achar que Aécio se saiu melhor do que Dilma. O tempo todo agindo com cinismo, querendo levar as pessoas a acreditarem que estamos vivendo o pior período da economia. Quando o PSDB governou o país, os índices de inflação eram muito mais altos. E a propósito, por que ele tem tantas ideias para combate à inflação e Minas sempre teve os impostos mais altos do país. Por que ele e o substituto dele, Antônio Anastasia, não baixaram nossos impostos. Quando ele disse a ela para respeitar Minas Gerais, meu estômago embrulhou. Minas não tem nada para se orgulhar do governo dele, embora ele maqueie os dados que o favorecem. Não acho que o PT deva ser isentado de seus erros, mas tenho a convicção de que estamos vivendo o melhor período de governo, desde que a história nos conta. Quando o brasileiro diz que quer mudança, é preciso atentar que PSDB não representa mudança, representa retrocesso. Depois, é chorar na cama que é lugar quente. A hora de refletir com equilíbrio é agora, pois o que está ruim, pode ficar pior.

      • Lenilton disse:

        Cheguei! Vamos parar de suposições. Nossa meta é escolher o melhor para o brasileiro. Chega de respostas desse tipo: Não sei, não sabia, não tenho nada com isso, vamos investigar. Cadeia que é bom, nada! Devolução aos cofres públicos, nada! Gostaria que nossa corte suprema fosse inviolável. Que o cidadão brasileiro buscasse seu respeito próprio. Doze anos se passaram, o suficiente para uma mudança concreta. Nossa presidente afirme que agora tem programa de mudança. Está na hora é de mudar o dirigente da nação. Se não corresponder com a confiança de nossos votos, mudamos novamente.

    • luciano disse:

      outra coisa Marilze,tambêm é em situações como estas que vemos o carater de uma pessoa,ainda mais vindo de uma pessoa que ajuda nas construção das leis,e como o ditado que diz,faça o que eu digo,mais não faça o que eu faço.

      • Rogerio disse:

        E qual é o exemplo que deixa essa senhora e seu Partido político? Deixa o exemplo de que vale tudo numa campanha política, inclusive roubar caixas de empresas estatais para pagar aliados politicos e dívidas de campanha, vale ainda desviar um percentualzinho de mais de 700 contratos da maior empresa pública do Brasil. Analise os dois lados, caro senhor! Analise também o fato de que esta senhora participava de um grupo que explodia agencias bancárias em nome da ditatura de esquerda que lutava para implantar.

      • Flavio disse:

        Não acredito que alguém possa questionar o caráter de alguém, quando se está defendendo Dilma e sua corja do PT. Muito triste isso.

    • Joao disse:

      Parabéns por seu comentário, Marilze! Falou pouc, mas falou muito bem! Gostei mesmo! É bem por aí!

    • Chaves disse:

      Marilze como assim irrelevante, quer dizer que nós pais que perdemos nossos filhos por causa de um motorista embriagado, temos aceitar que foi só um caso irrelevante. Você está no serviço e recebe um telefonema que seu filho que saia da escola foi atropelado por um motorista embriagado. Mas tá tudo bem, foi só um fato irrelevante e nada mais.

      • donizetti coutinho disse:

        REALMENTE É IRRELEVANTE UM CIDADÃO QUE QUER SER DONO DO MAIS ALTO CARGO DO PAÍS RECUSAR FAZER O TESTE DO DO BAFOMETRO POIS SE ACHA ACIMA DA LEI POR TER IMUNIDADE PARLAMENTAR.. ALEM DE ESTAR COM A CARTEIRA DE HABILITAÇÃO VENCIDA….O MESMO DESTRATOU COM ENFASE OS POLICIAIS QUE ESTAVAM FAZENDO A BLITZ INVOCANDO CELBRE FRASE “SABE COM QUEM VOCÊ FALANDO”.. O MAIS IMPORTANTE NESTE MOMENTO É O CARATER PESSOAL DE CADA CANDIDATO.

        • Decilio disse:

          A atitude do Sr. Aécio foi reprovável sim, mas qual a diferença desta atitude para a da Presidente sair pelas ruas de Brasília, à noite, pilotando uma motocicleta Harley Davidson, sem ser habilitada para dirigir tal veículo? Inclusive “monitorada” de longe por sua guarda pessoal, para não ser incomodada? Isso pode né? Ela é do PT!

        • Fantastico o seu comentário,com a sua afirmativa sobre caráter temos que eleger Aécio e Dilma fica não elegível para sempre.Vamos ser sérios o PT trata os presos do mensalão como heróis e querem falar de caráter!Querem ouvir de economia,otimo,estamos vendo os índices obtidos pela equipe econômica do governo Dilma,ouvimos o debate do Arminio Fraga e Guido Mantega e ai podemos escolher…

        • Otto Urtti disse:

          Sr. Donizetti,
          Tenho comigo que, não vale muito a pena, entrar em discussões como essa, que não levam a nada, já que curiosamente simpatizantes do PT, seguem o seu líder cegamente, sem se dar a oportunidade de parar e pelo menos analisar as críticas alheias.
          Por favor veja, eu não sou a favor de partido A ou B, só não consigo concordar com o fato de o senhor comentar sobre a atitude do candidato Aécio e não levar em conta detalhes como:
          – O maior cargo público do 7º maior país da economia mundial – se eu não me engano -, ser governado por uma pessoa que nem diploma de primário tinha. E que em seu discurso de posse, bateu no peito dizendo com orgulho aos que o acusavam disso, que seu primeiro diploma era o de presidente da república.
          Me pergunto, será que esse tal patife, pensou assim – com escárnio quanto ao fato de um diploma – quando estava sendo atendido pelos mais competentes médicos do país para curarem o seu câncer? Pena que o médico não pensou como esse sujeitinho e foi estudar! O mundo ficaria muito melhor esse esse sujeito!
          – O tal sujeitinho ter ido se tratar no Albert Einstein e não no SUS, que tanto ele como a amiga guerrilheira, qualificam com atendimento de primeiro mundo?
          – E quando ocorreu aquele enorme escândalo, no qual o tal Jeferson, o Dirceu, o Delúbio, e todos os demais integrantes da crônica – Alibaba e os 40 ladrões -, foram abandonados pelo Alibaba, que com a maior cara de pau, como está acontecendo agora com a Petrobras, dizendo que não sabia de nada?
          Pelo amor de Deus, não acusem a Marina, O Eduardo, O Aécio, O FHC, ou qualquer outro sujeito, sem antes abrir os olhos e ver o que está diante de vocês…
          Eles estão dando “batatas aos porcos”! É a política do pão e circo!
          Eles fazem a copa, todo mundo fica em êxtase e eles surrupiam os cofres públicos.
          É assim que funciona! O senhor realmente espera que ele, o Alibaba e sua atual escudeira, apareçam na TV admitindo a culpa de alguma coisa, para o senhor aceitar a realidade?
          Eles se instalaram para dar continuidade!
          Existem esquemas, fundações para lavar dinheiro, doleiros, etc, e não importa se no Alckmin, ou no FHC teve, é importante vocês passarem a ver que estes outros que vocês idolatram, também não valem nada!
          O Collor sofreu Impeachment por muuuuuito menos!
          E o que é pior, por terem vindo do nada, a necessidade de poder, de ter é muito maior do que de pessoas que partiram de alguma coisa, para chegar aonde estão.
          Ou seja, eles vão acabar com nosso país!
          Por favor, pare, pense!

          • Antonio Carlos disse:

            VEJAM, SÃO TODOS IGNORANTES E COMUNISTAS, NÃO É??????
            PROFESSORES E ALUNOS DA UFF DECLARAM VOTO EM DILMA
            CARTA ABERTA
            Manifesto de Docentes e Discentes da Ciência Política da UFF em apoio à candidatura de Dilma Rousseff para a Presidência da República
            Os professores e alunos abaixo-assinados, membros do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (PPGCP/UFF), vêm a público declarar apoio à reeleição de Dilma Rousseff, candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) ao cargo de Presidente da República.
            O comprometimento com a redução das desigualdades – concretizado pelas políticas públicas de distribuição de renda, geração de emprego e aumento salarial – representa um inegável avanço sobre a miséria estrutural do País. A candidata Dilma, herdeira deste pacto, seguiu o caminho do desenvolvimento com a inserção de setores marginalizados da população. Mesmo com os efeitos da crise econômica, sequer cogitou colocar em xeque os direitos dos trabalhadores.
            A criação de 18 novas universidades federais nos últimos 12 anos, o aumento do investimento no ensino superior e o respeito à autonomia universitária são esforços marcantes após sucessivos cortes de gastos e sucateamento perpetrado pelas gestões anteriores. Por isso, o governo Dilma é o mais capacitado para tornar realidade as promessas do novo Plano Nacional de Educação (PNE) e fazer progredir a capacitação intelectual dos brasileiros.
            Em âmbito externo, a priorização da América do Sul, América Latina e Caribe e de seus organismos regionais de integração (MERCOSUL, UNASUL, CELAC), é o reconhecimento de que um mundo multipolar favorece a inserção internacional do Brasil e dos demais países em desenvolvimento. Intensificar as relações com a União Europeia e os BRICS amplia oportunidades de cooperação em matéria científica e tecnológica. Ainda com relação ao bloco dos países emergentes, a recente atuação brasileira na criação do Banco dos BRICS demonstrou o compromisso do governo Dilma em atuar conjuntamente para mudar a arquitetura internacional.
            Em suma, nossa visão é a de que a candidata Dilma apresenta um projeto nacional consistente, que fará as conquistas atuais irem adiante. A métrica economicista não pode ser o único parâmetro do desenvolvimento. Façamos do voto em Dilma Rousseff um réquiem para a indiferença, para a miséria degradante, para a debilidade das capacidades estatais. Trata-se do melhor caminho para aprofundar a democracia brasileira.
            Niterói, 16 de outubro de 2014.

        • Antonio Evangelista disse:

          Concordo com algumas coisa que vc disse, mas crucificar o mesmo por este ato é demais. Que se puna a rigor da lei o que ele fez. Vc já viu o passado desta senhora que hoje é presidente do Brasil e candidata a reeleição, quem disse foi seu ex- marido, que participou com ela de atos obscuros que lhe causaram a prisão: Terrorismo, sequestro e assalto. Procure na internet pelas “Declarações do ex-marido de Dilma”, ele narra nos mínimos detalhes o que fizeram no passado, aí te pergunto, o que esta senhora fez tem menos gravidade que o outro candidato atual cometeu ao não querer fazer o bafômetro? Infelizmente só nos restou 2 candidatos, temos escolher o menos pior.

    • Marcelo disse:

      Desculpem amigos. Aécio não fez o teste do bafômetro, logo não podemos afirmar que ele estava embriagado. Eu parei de beber, mas tenho muitos amigos e, acredito que vocês também, que continuam bebendo e dirigindo. Concordo que seja errado mas acho hipocrisia crucificá-lo. Ainda mais se forem partidário do nosso “Ex-Presidente”…

    • MARCO ANTONIO disse:

      Oi Marilze, você acha banal dirigir bêbado? se o Aécioroporto se recusou a fazer o bafômetro é porque estava bêbado. Como Governador o Aécioroporto construiu um aeroporto em terras do seu tio, pavimentou outro em terras suas e de suas irmãs, proibiu o imprensa de divulgar suas falcatruas, tendo inclusive mandado demitir um apresentador de programa que o denunciou, distribuiu a maioria das verbas da imprensa para seus jornais, rádios e televisão, foi nomeado diretor de loterias da CEF com 21 anos sem ter ido trabalhar (seu tio era o ministro, kkkk), ganhou uma rádio de presente do Sarnei, imagina se ele for Presidente o que ele fará? você vai votar nele? Pelo menos tem alguém na família dele que trabalha, seu tio é o porteiro do Aeroporto de Cláudio, kkkkkkk.

      • krisley de Queiroz disse:

        Caramba… Gente não mude o foco… Isso é eleição e não um debate sobre lei seca.
        Para de misturar uma coisa com a outra… E foquem nas soluções para nosso país.
        Do jeito que está, não dá mais… A Dilma como presidente ou o PT no qual está no poder há 12 anos não resolvei o grande problema da lei seca. O Aécio que nem presidente ainda foi, e estão cobrando isso dele. Por um deslize como foi dito anteriormente. Isso tem que ser cobrado da atual presidente. Uma solução enérgica para o problema..

    • FATOS IRRELEVANTES??? Propina do Paulo Roberto para o PSDB barrar CPI é irrelevante??? Contratação de Parentes no governo é irrelevante??? Construção de Aeroporto, com recursos públicos, em propriedade particular da família é irrelevante??? Desculpe-me, então preciso estudar melhor o que é relevância.

      Ah, e Kennedy, contratação de parente para o serviço público que é administrado pelo próprio nomeante, bem como construção de aeroporto, com recursos públicos, em área privada, de propriedade da própria família; não são ataques pessoais. Isso é improbidade administrativa, que caso você não saiba, faz parte dos interesses difusos e coletivos e portanto, de interesse de toda a sociedade.

    • Kimi disse:

      Fica bonito um candidato a presidente dirigir embriagado e com carteira vencida?! Uhmmm realmente isso é irrelevante. Não obedece uma lei criada para diminuir o numero assustador de mortes no transito fruto desse tipo de postura, o que então irá preocupar esse cidadão. Ajuda aí Datena!

    • Tens razão Marilze, quem não tem proposta concreta é o PT que vai ao debate olhando pelo retrovisor do seu adversário, afinal se passaram 12 anos no poder e nada de extraordinário aconteceu para o bem do povo, apenas favorecimento aos seus políticos. A dilma não tem coragem de explicar o rombo na Petrobrás e em outros setores que não chegam aos ouvidos do povo. Tal qual o lula, diz nunca saber de nada a cada novo escandalo. Eu acredito na mudança.

  4. Joaquim disse:

    Já que nos debate não é discutido nada, pois o PT não deixa, o Aécio até comentou, mas não foi para frente então gostaria de discutir com vocês, um tema importante:

    IMPOSTO DISFARÇADO DE NÃO CORREÇÃO DO FGTS E POUPANÇA.

    Primeiro vou explicar melhor este imposto, como a correção da caderneta e do FGTS é feita pela TR, alguém lá em Brasilia, teve a brilhante ideia: VAMOS ZERAR A TR. Então de 2003 para cada ela é praticamente ZERO. Ou seja, se a inflação oficial de 6,5% ao ano, o seu FGTS terá uma perda de 3% no final do ano, isto mês a cada ano o seu FGTS fica menor pois não foi corrigido nem pela inflação.
    Quem ganha: quem usa estes recursos, ou seja novamente, quem trabalha neste pais pagando a farra do sistema habitacional e de obras super faturadas.
    Eu fico abismado como o movimento sindical brasileiro fica calado, tudo bem, entraram na justiça. Justiça no Brasil é para enrolar, pois todo mundo sabe que vai levar décadas. Este é um assunto politico e só será resolvido politicamente, por que não organizaram um dia de luta nacional com manifestações em todo o pais.
    Acredito que no minimo o FGTS, não poderia perder para a inflação, ou seja, pelo menos uma correção justa.

    • LUIZ - SOROCABA disse:

      Pois é . Afora esse importante roubo contra os trabalhadores, devidamente avalizado pelo governo que aí está querendo continuar no poder, tem ainda, a pressão que dillma youssef e seu séquito , a mando sempre do velho barbudo ex presidente, de bloquear o andamento do processo para correção das cadernetas de poupança que foram pilhadas devido a planos de governo anterior, aliás aliado também do PT. Existem milhares de pessoas aguardando a mais de 20 anos receber a correção , mas o governo, para proteger os banqueiros, o Banco do Brasil e a Caixa Economica, fez com que o processo estagnasse. Além disso, existe também o adicional de 10% nos cados de demissão do empregado, percentual esse que NÃO VAI PARA FAVORECER O EMPREGADO. Esses 10% foram criados a muito tempo atrás para suportar pagamentos das diferenças dos planos economicos também de aliados do PT e que já foram totalmente pagos a todos, mas que o governo do PT inventou um truque para que a cobrança não se extinguisse. Isso tem um nome. EXTORSÃO.

  5. KENNEDY disse:

    Até quando a Sra. Dilma vai fazer de conta que os líderes do seu partido não estão presos, condenados pela última instância do Poder Judiciário. Logo não há dúvidas que todos são bandidos corruptos. E o pior, são todos ainda filiados ao PT e tratados como heróis. Inclusive negociou com um tal de Valdemar Costa Neto, preso condenado, uns míseros minutos de propaganda na TV. Logo, o PT não se diferencia do PCC ou do Comando Vermelho, pois todos são quadrilhas dirigidas de dentro de presídios. De outro lado, a Sra. Dilma deveria parar de perguntar ao Aécio onde estão as pessoas envolvidas em supostas corrupção passadas. Alguém deveria ensinar a ela que, por princípio constitucional, no Brasil, quem julga e manda prender é o Judiciário, Poder que os petistas desprezam. Então, se ela entende que existem corruptos soltos, deveria direcionar sua pergunta aos juízes. Ela deveria saber, também, que quem investiga e acusa é o MP. Indague a eles sobre as acusações antigas, não a seu adversário. Por fim a PF, que a Sra. Dilma equivocadamente afirma, de boca cheia, que é um órgão do seu governo e não de Estado, também deveria ser indagada por ela. Se ela sabe da ocorrência de crimes e não “determinou” a “sua” PF investigar, ela está prevaricando.

    • João disse:

      Kennedy, que comentário fantástico! Pa-ra-béns!!! Eu gostaria muito que os assessores do Aécio vissem esse seu comentário e eles certamente saberiam o que fazer com ele! Maravilhoso!

    • Castro disse:

      Pensei que Dilma tinha uma capacidade menos ruim. Ontem ela mostrou que é apenas um senhora MONITORADA, PROGRAMADA. Nunca teve capacidade de ser Presidenta.

    • Roberto disse:

      Já ouviu falar em jurisdição, competência?
      Tem crimes que competem a determinadas autoridades, seja ela MP ou Polícia, assim como alguns são de competência estadual e outros federais. O mesmo vale para o judiciário.

      Por que os desvios do trem em SP não andam? Quem está investigando? No governo do FHC tivemos o Brindeiro, conhecido como engavetador geral da República. O que está acontecendo em SP com a investigação sobre os trens? Por que não estão falando do mensalão do DEM que é aliado do Aércio? Há dois pesos e duas medidas e é isso que me assusta. Hoje malfeitos são trazidos a tona e publicizado pela imprensa. Mas vemos que do DEM e PSDB eles não fazem grande alvoroço, assim como não fizeram com a privataria, compra da reeleição e do engavetador geral da república.

      • Joaquim disse:

        Roberto, você esta muito mau informado o Arruda, já foi condenado em segunda instância, inclusive foi proibido de disputar a eleição para governador em Brasilia (em 1º lugar em todas as pesquisas), pela lei da ficha limpo ( lei de iniciativa popular ). Veja o verdadeiro absurdo: Os brasilienses estavam preferindo um ladrão condenado em primeira instância a reeleiger o governador petista.
        Quanto as outras denuncias o PT teve 12 anos de governo com maioria absoluta no congresso para fazer a fazer a CPI que quisesse. Por que não fez??????

      • jairo disse:

        Vocês sabe porque sempre os processos contra eles não anda e não dão em nada?
        É pelo governo da MERITOCRACIA, que só eles tem mérito são eles!
        O Estado são deles, de sua propriedade, constrói tudo e são os donos da chaves.

        primeiro fazem isso para a prescrição dos crimes, pois na esfera penal todo crime há um período que tem para ser julgado, então deixam cair no esquecimento e abafam dentro do pacto mutuo.

        segundo . não existe seriedade para limpar o Brasil de todos corruptos, mas sim de alguns que não são membros das famílias dos senhores do engenho. Isso falo sem medo!
        O preto , o pobre não são descendentes da elite, mesmo estando no poder não lhes garantem o direito a defesa, já é julgado num rito sumario culpados.

        Enquanto o filhos do senhores do engenho roubam , manda matar , usam drogas , traficam , assaltam, monta o mercado de venda de sentença para traficantes e são acima de qualquer suspeita inocentes, e ai de que duvidar da sua honestidade. E outra não ficam um dia preso, pois tem bons advogados que é parente de fulano e siclano.

        terceiro tudo que se investiga contra os senhores do engenho, vira contra quem investigou, passa a ser pela impressa bandido e outra coisa a mais.
        Todos que investigaram foram perseguidos e até foram atiras por criticar desfechos de investigações. Isso é a meritocracia pregada.

        quarto eles colocam seus parentes na mesma esfera do poder e dizem que não é nepotismo, onde alguns primos como primas, vão ao serviço o dia que quer , usam o nome da instituição em beneficio próprio e quem é de fato concursado não pode falar nada, porque são da família do senhor do engenho. E sem falar que é apenas contados e mandam em tudo, e ainda ganha mais que as pessoa contadas sobre as mesma redes legais.Que chegava ao ponte de quem batesse de frente com certeza seria transferido.

        Agora é ético ser corrupto? não !
        Aqui em minas teve muitos casos de crimes em minas gerais só pelo fato de ser governador seria o ele o responsável pelo gerenciamento da segurança pública, pois até one sei quem comanda as policias estaduais são os governos estaduais. Sempre falam que o governo federal não fez o seu papel na segurança pública. Gente quando teve ataques em são Paulo o governador de lá não permitiu a ajuda federal, o governo federal não pode intervir sem a permissão do governo estadual pois fere o pacto federativo ele pode ser processado por isso? Será que o outro ira fazer uma ditadura militar novamente ??
        Outra se vocês não sabiam que em Minas eles investiram tanto na segurança pública que as viatura do Pc e de PM são da senasp e bem como as maioria de sua armas são do governo federal se não houvesse esse repasses com certeza tinha muito policia desarmado.
        Sabe o que ocorreu aqui em minas foi que deram muitas viaturas a policia sucata de carros da receita estadual pintas novamente. Isso é o choque de gestão.

        A MERITOCRACIA ! o Brasil merece passar por isso! vejo que a maioria do povo são sangue azul, descendentes dos senhores do engenho……..e são brancos lacanianos puros e sangue nobre, como se pregam por ai! Você nos meios deles só entra pela a porta dos fundos vai que vocês verão, depois de desinfetar com álcool por nosso do povo Brasileiro, porque eles são de linhagem europeia.

        sou um bom MINEIRO, não vivo em delírio alcoólico ou muito menos na ilusão por uso de drogas, sempre a combati e peço que a deixem, mas vejo que muitos gostam das drogas e de viver em sua ilusão. aqui nos come é muito queijo,e o bom mineiro não fuma Bráulio , fuma fumo roleiro e tem um gadinho, um porquinho e pensa no futuro.

      • Rosane Silva disse:

        Ok, Roberto. Então você recomenda votar em Dilma, apesar de tudo? Porque você está enfatizando as acusações sobre o Aécio, mas você votaria na Dilma? Concorda com tudo de errado que ela fez, está fazendo e permitindo que seja feito?

  6. willians disse:

    Assim como no debate anterior, onde eu discordei do blogueiro, novamente o Aécio se saiu melhor. Pode-se especular pq: o Aécio é político (já se candidatou a muitos cargos, tem mais tempo de palanque do que urubu de vôo), enquanto a Dilma é muito mais administradora, sempre ocupou cargos indicados e salvo engano, só disputou uma eleição (em 2010), sendo alavancada ao cargo pelo Lula (porisso muitos a chamam de “poste”)…O Aécio é macaco velho na política e tem às mãos agora muita munição pra bombardear o PT no seu calcanhar de Aquiles: a corrupção, principalmente na Petrobrás (os casos de corrupção do PSDB, como mensalão mineiro, trensalão, pasta rosa etc, parecem mais “esquecidos”…Se sair melhor num debate pode significar sim convencer muitos eleitores…Claro que não tem nada a ver com governar melhor depois, isso é uma outra história…

  7. Fábio disse:

    Prezado Kennedy
    Nunca vi o país tão dividido, e realmente é uma pena o nível da campanha. Mas infelizmente, esse é o modo petista de fazer as coisas: descontruir o adversário, partir para o pessoal, não para o confronto de ideias. Quem discorda do PT é “coxinha, elite branca, não gosta de pobres”…e adiante. Esse discurso semeia a discórdia. E “quem semeia vento, colhe tempestade”. Uma Pena. Pobre Brasil.

    • João disse:

      Que beleza ler comentários tão concisos, claros e inteligentes como o seu, Fábio! Parabéns!

    • Antonio Carlos disse:

      A Direita, representada pelos eleitores do Aécio, é assim, falam em democracia, mas representam as piores ditaduras, é agressiva, violenta, tipo Ku Klux Klan.
      O ator Dado Dolabella chamou de “marginal” o ator e poeta Gregorio Duvivier, humorista da “Porta dos Fundos”, por ter declarado apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff. Duvivier foi agredido verbalmente em um restaurante do Leblon depois do artigo que publicou contra a pressão, no Rio de Janeiro, para se votar em Aécio Neves (PSDB).
      Dado disparou pelo Facebook: “Na boa, alguém que fala ‘estou com Dilma’, para mim, soa tipo: ‘estou com ebola’. Digno de pena e reclusão da sociedade. Um marginal. Diante de tanta corrupção comprovada! Só não mais contagioso, porque não é todo mundo que é acéfalo! Tenho certeza que você não é ‘Folha’ da mesma pasta que essa escória. Mas está mal influenciado”.
      Dado Dolabella já foi acusado três vezes por violência doméstica contra suas ex-namoradas Luana Piovani, Eliza Joenck e Viviane Sarahyba. Ele também já foi indiciado por uso de drogas ilícitas, parecido com o Aécio. Gregorio Duvivier tem sido alvo de agressões desde que escreveu o artigo na Folha, na segunda-feira 13.
      Os PSDBistas pensam assim: É muita petulância!!! Faço parte de uma “elite cultural”, portanto posso acusar que eu quero, porque sei o que estou falando. Vocês, PTralhas, que são de uma classe inferior, devem escutar calados sem direito de emitir opiniões. Se o fizerem, é porque são raivosos, indisciplinados e não se submetem ao nosso domínio.
      AÉCIO, QUEM CONHECE NÃO VOTA.

      • Antonio Carlos disse:

        Intolerância pré-eleitoral cobre o Brasil de ódio; ontem, logo após a presidente Dilma se sentir mal, no debate do SBT, o médico gaúcho Milton Pires postou a seguinte mensagem no Facebook: “Tá se sentindo mal? A pressão baixou??? Chama um médico cubano, sua grande filha da puta!”; entre seus seguidores, urros pela agressão; um dos internautas disse que Dilma deveria buscar proteção da Lei Maria da Penha, depois de ter sido espancada; dias atrás, o alvo da violência foi o ator Gregório Duvivier; hoje, é a presidente Dilma; em artigo, colunista Breno Altman alerta para a ascensão de um neofascismo na sociedade brasileira, atiçado por meios de comunicação conservadores; médico intolerante tem sido defendido, na mídia brasileira, pelo extremista Augusto Nunes, da Veja.
        Quanto corporativismo, que classe elitista, arrogante, cujos integrantes se acham mais importantes que os demais seres humanos por que andam com seus jalecos engomados, que só pensam em ganhar dinheiro. A saúde no País é ruim e quando se toma alguma medida para melhorar, essa manada de idiotas se coloca imediatamente contra. A intenção é boa, mesmo que não seja a melhor opção, mas as falhas podem ser corrigidas ao longo do tempo e paralelamente a população carente vai sendo atendida. Os argumentos contrários são ridículos, principalmente porque os médicos são cubanos, que tem uma medicina altamente evoluída. E tem mais, vcs sabiam que Cuba tem convênios iguais a este em 58 países.

        • J K disse:

          … e ainda levam o jaleco vestido ao corpo para o restaurante na hora da refeição.
          Seria uma prova de que a nossa saúde pública está perfeita ?
          Saem na rua travestidos só prá dizer: eu sou “!”

        • Leonardo Farias disse:

          Seu comentário é infeliz. Vc acha que a maioria brasileira não pode estar simplesmente indignada com os absurdos cometidos pelo governo federal e o descaso e cara de pau. As ações do governo está causando essa onda de revolta… e não as mídias conservadoras. Acho que vc precisa de uma reflexão mais profunda e começar a perceber que o que está acontecendo, é fruto da robalheira e todos os escândalos do PT. Ainda vem o Lula e fala que o julgamento do Mensalão foi o maior massacre político contra os envolvidos e que é apenas uma questão de tempo essa história será recontada ? Vc acha que isso não gera indignação da população ? Quem nessa situação e nessas afirmações está achando estar acima de tudo e de todos ? Mas Antonio Carlos, te digo que o Brasileiro tem CÉREBRO e RACIOCINA. Portanto estamos indignados com tudo que vem acontecendo. Uns extrapolam um pouco mais e acabam falando coisas a mais, mais o único culpado disso é o próprio PT. Pare com essa mania Petista de dizer que tudo é problema causado pelos outros e assuma a responsabilidade deste partido que vc apóia.

          • Paulo Cesar Diderot disse:

            Em 1942, jovem filósofo francês Valentin Feldman, integrante da Resistência Francesa, diante de um pelotão de fuzilamento formado por soldados do Governo de Vichy, aliado dos nazistas, gritou para seus algozes, segundos antes de eles dispararem:
            – Imbecis, é por vocês que vou morrer!
            O comportamento da elite brasileira, por vezes, lembra o daqueles franceses, que, por covardia e interesses pessoais, tornaram-se agentes da dominação hitleriana sobre o país.
            O Brasil jamais, em sua história, foi mais um país de classe média como é hoje – não obstante ainda termos uma legião imensa de excluídos. Parece mesmo irônico que o governo petista viesse a repetir aquela frase com que procurava desqualificar, nos tempos de imaturidade, Getúlio Vargas, apontado como “o pai dos pobres e a mãe dos ricos”.
            O BC divulgou que no mês de agosto foram gastos U$2,41 bilhões no exterior, recorde histórico.
            É obvio que tamanha gastança não é feita pelas elites tradicionais, apenas. Grande parte dela provém da classe média que, deslumbrada com seu poder de compra crescente, viaja à Turquia por causa da novela da Globo ou compra enxovais de bebês em Nova York.
            Não se está condenando estas pessoas – embora haja coisas bem melhores para motivar viagens – mas apontando a contradição entre o que podem hoje e o que se deixam levar a pensar sobre o governo que sustenta um crescimento econômico que lhes permite o que, antes, não podia fazer.
            Mas é impressionante como ela se deixa levar pelo catastrofismo econômico que, há anos e sob as mais variadas formas, os porta-vozes da dominação financeira que subjugou este país impõem através da mídia e daqueles que ela seleciona como “analistas de economia”.

      • Paulo Cesar Diderot disse:

        Estamos vivendo uma situação política no Brasil extremamente grave, onde o germe do ódio se propaga e a xenofobia se espalha impunemente. A maneira como os nordestinos, negros, índios, gay, lésbicas e pobres vêm sendo tratados nesta campanha presidencial comprova a existência de um tipo de neo-fascismo e neo-nazismo em plena expansão no Brasil e mais especificamente em São Paulo, na região sudeste e sul do Brasil. Todavia, infelizmente, esses comportamentos estão presentes também em outras regiões brasileiras. Não perceber este perigo é banalizar esta situação. Existe um terreno fértil para a implantação dessas ideologias nefastas no Brasil.

        Vejam os resultados em termos de votos que teve o Pastor Feliciano, o Celso Russomanno em São Paulo, o Jair Bolsonaro, o Luis Carlos Heinze. Ao dar votos a esses candidatos os eleitores legitimaram a presença da extrema direita no parlamento brasileiro. Além desses nauseabundos eleitos de modo espetacular, existem muitos jornalistas de canais de televisão no Brasil e das revistas do grupo Abril que propagam mentiras, que instigam o ódio ao PT, incitam o racismo, a violência e, descaradamente e sem complexo, assumem as idéias da extrema direita. Outro perigo é o crescimento do fundamentalismo religioso, o nível de fanatismo é assustador. Todos esses grupos apóiam incondicionalmente o candidato Aércio Neves. Existe neste caso uma afinidade ideológica com o programa neoliberal do candidato.

        • J K disse:

          PCD, lembre do Levy Fidelix e a quantidade de votos que ele alcançou. Sinistro.

        • adriano disse:

          Pare de tentar colocar uma pecha neo fascista e irradiar o terrorismo politico. Graças a Deus, apesar de as vezes não parecer, nós vivemos numa democracia. E graças a Deus as pessoas tem direito de expressar sua opiniões. Tanto a direita como a esquerda tem um lado podre, o que falta nos dias de hoje é bom senso.

        • danilo disse:

          Caro Paulo César, desculpe discordar mas o PT é o maior instigador deste ódio, toda vez que são criticados, eles aparecem com este discurso de elite branca, pobre contra rico, empresário contra operário e coisas do gênero, já ouvi o Lula dizer isto uma centena de vezes, disseram tantas vezes que o PSDB é um partido de direita que acabou convencendo muita gente, mas se você analisar direito vai ver que não é, nunca vi membros do PSDB com o tal discurso direitista tão propagado propositalmente pelo PT, e aceito pelos incautos.

      • Jeff disse:

        Construção de refinaria de petróleo na Bolívia para o Evo Morales
        Construção de Gasoduto para a Venezuela para o Chaves
        Construção de porto para Cuba (os nossos são ineficientes e obsoletos) para o Fidel Castro
        Transposição do São Francisco obras abandonadas e destruídas para os BRASILEIROS NORDESTINOS
        Mensalão, para os amigos
        Dinheiro na Cueca, para os amigos
        Escândalo da Petrobras, para arrecadar dinheiro para os amigos
        …e muchas otras cositas mas
        PT, QUEM CONHECE NÃO VOTA!

        • Antonio Carlos disse:

          Não diga bobagens, você está demonstrando uma ignorância extrema.
          Faz o seguinte, caso você queira conhecer a verdade, dá uma pesquisada na Internet.
          Fazer criticas a atuação do Brasil no Porto de Mariel demonstra um total desconhecimento político, demonstra uma total alienação de quem não tem o menor conhecimento do que acontece no Brasil e no Mundo.
          Quando embargo cair, que está próximo de ocorrer, o Brasil estará bem. Diversos países, entre eles USA e Holanda, que tem uma forte experiência naval disputam a operação do porto, considerado a “Joia do Caribe”.
          Vejam o vídeo da entrevista dada ao Heródoto Barbeiro, por um Diretor da FIESP. Não existe nada mais anti-PT do que a FIESP, o que dá maior credibilidade ao que foi dito.
          Se o Brasil não financiasse o porto de Cuba, empresas canadenses ou alemãs ou chinesas, por exemplo, é que ficariam com a obra, com o dinheiro e com os empregos que agora estão no Brasil.
          Outra questão é Cuba ainda importar ônibus, máquinas agrícolas e muitos outros produtos industrializados do Brasil. A ilha está promovendo uma abertura econômica semelhante à feita pela China. Tem uma mão de obra altamente qualificada e deve crescer muito nos próximos anos. O porto traz sinergias com a economia brasileira.

      • Decio Victor disse:

        Antônio Carlos, compartilho esse mesmo vislumbre de ódio entre as classes , em ostensivo nas redes sociais do Brasil,e lamentavelmente ensejada por FHC naquela infeliz comparação!!!

        Portanto, vejo uma direita raivosa e violenta; déspota quando alguém lhes objetam em questões políticas que talvez esteja mudando seus privilégios e status quo; e ainda querendo se passar de vítima das circunstâncias . Seria essa a proposta de governo do PSDB para mudança, a divisão do Brasil? Por fim, vejo, daqui por diante , e espero que não, um outro país depois dessas eleições, destruído nas sua relações internas entre classes. Desejo que não! Votei no 43, mas dar meu voto a um partido que dissemina ódio e exclusão entre os brasileiros por preconceito de classes social econômica , raça, etc., não acho condizente aos meus ideais de um Brasil justo, sustentável, e incluso, e muito menos producente!

      • Artur Kennis disse:

        Prezado Carlos, ditaduras são ruins, independente do viés sócio-econômico-político a que pertençam. Sejam de Direita ou de Esquerda. Temos exemplos de ditaduras sanguinárias em ambos os espectros políticos, apesar de historicamente, as de esquerda terem matado mais gente (URSS, países satélite dessa, Coréia do Norte e China), mas isso não vem ao caso. A intolerância para com o pensamento oposto, pulula no coração e mente de quem postula governos autoritários. Se estou no poder, e sou de direita, porrete na esquerda! Se sou de esquerda, porrete na direita. Típico do ser humano que ainda não evoluiu mentalmente. Ainda demorará a chegarmos nesse estágio de discussão de ideias, sem intolerância para com o outro, sendo somente IDEIA X IDEIA!

        • Paulo Cesar Diderot disse:

          DITO POR MARCELO FREIXO (PSOL)
          Tenho profundas críticas aos governos do PT e, especificamente, à administração Dilma Rousseff. Apesar disso, acredito que a volta do PSDB à Presidência da República será um enorme retrocesso ao país.
          Um governo tucano representa o retorno de uma elite conservadora e de uma política econômica prejudicial aos trabalhadores e à população mais pobre. As gestões do PSDB sucatearam as universidades públicas, desmantelaram o Estado, deixaram o funcionalismo sem reajustes, arrocharam salários e provocaram desemprego em massa.
          A vitória de Aécio significa o triunfo de um projeto elitista, a criminalização dos movimentos sociais, a redução da maioridade penal, a privatização do sistema penitenciário e o retrocesso da política internacional. A promoção da justiça social nunca foi e nunca será uma prioridade tucana.
          Diante deste cenário e do avanço de políticos conservadores no Congresso Nacional, eu não poderia ficar indiferente. Votarei, de forma crítica, em Dilma para impedir o retorno de um projeto conservador com o qual não tenho qualquer identificação.
          Eu e o PSOL continuaremos fazendo oposição de esquerda ao governo federal, pressionando para que a reforma agrária, a reforma política, a democratização dos meios de comunicação, a desmilitarização da PM, a descriminalização das drogas e a defesa dos direitos LGBT sejam pautados.

  8. Fabio disse:

    Se a questão é de quem é melhor orador o Aécio ganha em todos os debates. Entretanto é evidente que a assessoria da Dilma monta a cada debate um arsenal de novas pancadas ao Aécio e ele não consegue responder.

    Baixo nível?

    Ao meu ver baixo nível seria a hipocrisia de não abordar os defeitos um dos outros.

    No final o que se dá para concluir sobre isso tudo é que todos são iguais. Todos são ruins iguais e a corrupção, nepotismo, abuso de poder entre outros defeitos está em todos os candidatos.

    • José Roberto Lisboa da silva disse:

      Caro Fábio,um presidente tem que ser PRESIDENTE,fazer o país crescer,conter a inflacão,gerar empregos,etc e se ainda for boa pessoa ótimo.Cada um faz da sua vida o que bem quer,desde que não prejudique ou interfira no direito dos outros.

  9. Rogério disse:

    Olá.
    Na minha opinião a Dilma de novo saiu melhor. O Aécio não explicou nada.

  10. Paulo disse:

    DILMA ACABOU COM AÉRIO DE CLAUDIO NEVER!!! DILMA LANCHOU, JANTOU E LIMPOU DENTES COM PALITINHO…DILMA 13 !!!

  11. José Marques disse:

    Aécio falou a Dilma e o PT o que muito brasileiro gostaria de dizer e não pode diretamente, mas, pode, no dia 26 nas urnas: FORA PT!

    • Paulo Cesar Diderot disse:

      A grande diferença entre Dilma e Aécio esteve no conteúdo da agressividade.
      Aécio fez o que sempre faz. Pediu generosidade quando jamais é generoso. Pediu respostas quando ele invariavelmente tergiversa. Pediu sinceridade quando é cínico em regime de tempo de integral. Pediu humildade quando é arrogante a ponto de falar em nome dos brasileiros.
      Num momento de descaro abissal, comparou o caso do irmão de Dilma ao time de parentes aos quais ele dá altos cargos públicos quando pode.
      Uma rápida pesquisa mostra que Igor Rousseff foi assessor do prefeito petista Fernando Pimentel, de Belo Horizonte.
      Depois disso, nunca ocupou cargo público nenhum. Disse o Globo, o insuspeitíssimo Globo, num perfil de 2011: “Quem não conhece o Igor não fica sabendo nunca que ele é irmão da presidente. Morre de medo de pensar que quer tirar proveito disso.”
      Pois Aécio quis tirar proveito disso.
      Não há termo de comparação entre o caso da irmã de Aécio e o caso do irmão da Dilma. Mas fingiu – nisto ele é mestre – que são coisas iguais.
      Andrea Neves ocupou sob Aécio um cargo – ainda que formalmente não remunerado – que dava a ela o comando das verbas publicitárias estaduais.
      Sabe-se, porque a Folha enfim resolveu investigar um pouco o candidato tucano, que o governo de Aécio colocou dinheiro público nas rádios da família.
      É, em si, uma indecência. Isso piora quando, numa afronta brutal ao conceito de transparência tão citado por Aécio, ninguém informa quanto foi o dinheiro público investido nas rádios.
      E não é apenas Andrea. É o cunhado, são primos e agregados, em funções muitas vezes de mando.
      Meritocracia?
      Só se for pela ótica de quem, aos 25 anos, foi nomeado DIRETOR da Caixa Econômica Federal pelo mérito de ser neto de Tancredo Neves.
      Aécio não surpreende. A cada debate, ele faz mais do mesmo.
      Dilma, ao contrário, surpreendeu ao adotar o mesmo tom de Aécio. Ou quase o mesmo: Aécio a chamou de mentirosa várias vezes e Dilma disse o mesmo uma ou duas.
      Onde ela avançou em relação ao primeiro debate: não deixou que certos assuntos sumissem da discussão.
      O aeroporto de Cláudio é o maior exemplo. Aécio fala, tergiversa, se desvia, mas não consegue dar uma única explicação convincente para o aeroporto de uso privado construído com dinheiro público.
      Jornalistas de Minas disseram que essa história já era conhecida nas redações. Mas ninguém publicava pela censura que, na prática, Andrea Neves comandava para proteger o irmão de notícias desfavoráveis.
      Eis o conceito de liberdade de expressão de Aécio.
      O cinismo e a cara de pau ficaram ostensivamente demonstradas quando Aécio manipulou ao usar uma frase de Dilma que, supostamente, seria um incentivo à corrupção.
      O significado da frase é o seguinte: todo mundo pode cometer corrupção.
      É uma verdade verdadeiríssima. Ninguém está acima às tentações que o poder e a sensação de impunidade trazem, como mostra o próprio episódio do aeroporto de Cláudio.
      A questão é fiscalizar e punir.
      Neste sentido, o PSDB – dos votos comprados para a reeleição de FHC às propinas do Metrô de SP – não tem muita coisa a dizer.
      No debate, Aécio voltou a afirmar que não havia evidências de nada nos casos de corrupção do PSDB.
      Hoje mesmo, viralizou na internet o depoimento do jornalista Fernando Rodrigues, da Folha, autor do furo em 1997 sobre a compra de votos.
      “Não eram evidências”, disse ele. “Eram provas.” Ninguém investigou – incluída, como lembra Rodrigues, a mídia. Como FHC era presidente, e amigo dos donos da mídia, entendeu-se que não era assunto a compra de votos para que ele pudesse se reeleger.

      • MUDANÇAS JÁ, COM AÉCIO! disse:

        EU ACHO QUE ALGUMAS COISAS SÃO IMPORTANTES SEREM ANALISADAS POR TODOS OS QUE VÃO VOTAR, QUE QUEREM MUDANÇAS PARA MELHOR, QUE NÃO ESTÃO SATISFEITAS COM O QUE ESTAMOS VENDO ATUALMENTE NO PAÍS:

        1 – A CORRUPÇÃO SEMPRE EXISTIU EM TODOS OS GOVERNOS – APENAS QUE, COM UM “LIBEROU GERAL ” COMO NO PERÍODO DE GOVERNO DO PT, NUNCA HOUVE.
        E ISSO É CONFIRMADO COM O FATO QUE, APÓS O MENSALÃO, QUE ERA PARA FUNCIONAR COMO, PELO MENOS, UM TIPO DE “FREIO”, (PRINCIPALMENTE APÓS O PRÓPRIO LULA TER FICADO “APAVORADO”, DIANTE DA POSSIBILIDADE DO “IMPEACHMENT”), NÃO FUNCIONOU.
        AO CONTRÁRIO, OS CORRUPTOS DO GOVERNO CONTINUARAM ROUBANDO À VONTADE, MINISTROS SENDO “EXONERADOS” SOB “ELOGIOS DE BONS SERVIÇOS PRESTADOS”, NUNCA “DEMITIDOS”.
        O ÁPICE ESTAMOS VENDO AGORA, COM O ESCÂNDALO DA PETROBRAS – E COM A COMPRA DE PASADENA, ENVOLVENDO “DIRETAMENTE” A PRÓPRIA PRESIDENTE ATUAL.

        DOIS FATOS TÊM QUE SER LEVADOS A SÉRIO, EM RELAÇÃO AO PSDB, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, AÉCIO.

        PRIMEIRO: O RECONHECIMENTO ATRAVÉS DA PRÓPRIA LEI QUE CRIOU O BOLSA FAMÍLIA, QUE OS PLANOS ASSISTENCIAIS ANTERIORES INFLUÍRAM PARA QUE LULA CRIASSE O “BOLSA FAMÍLIA”.

        LEI 10.836, DE 9 DE JANEIRO DE 2004
        Cria o Programa Bolsa Família e dá outras providências.
        O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
        Art. 1o Fica criado, no âmbito da Presidência da República, o Programa Bolsa Família, destinado às ações de transferência de renda com condicionalidades.
        Parágrafo único. O Programa de que trata o caput tem por finalidade a unificação dos procedimentos de gestão e execução das ações de transferência de renda do Governo Federal, especialmente as do Programa Nacional de Renda Mínima vinculado à Educação – Bolsa Escola, instituído pela Lei n o 10.219, de 11 de abril de 2001,
        do Programa Nacional de Acesso à Alimentação – PNAA, criado pela Lei n o 10.689, de 13 de junho de 2003,
        do Programa Nacional de Renda Mínima vinculada à Saúde – Bolsa Alimentação, instituído pela Medida Provisória n o 2.206-1, de 6 de setembro de 2001,
        do Programa Auxílio-Gás, instituído pelo Decreto n o 4.102, de 24 de janeiro de 2002,
        e do Cadastramento Único do Governo Federal, instituído pelo Decreto n o 3.877, de 24 de julho de 2001.
        Brasília, 9 de janeiro de 2004; 183 o da Independência e 116º da República.
        LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
        José Dirceu de Oliveira e Silva

        SEGUNDO, O RECONHECIMENTO DA PRÓPRIA DILMA ROUSSEFF, DA IMPORTÂNCIA DA COMPETÊNCIA DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, NA CONSOLIDAÇÃO DA ESTABILIDADE ECONÔMICA DO PAÍS, ALÉM DE OUTROS “RECONHECIMENTOS”:

        CARTA DE DILMA ROUSSEF A FERNANDO HENRIQUE CARDOSO ANTES DAS ELEIÇÕES DE 2014.

        Qual Dilma fala a verdade?

        A que elogia Fernando Henrique espontaneamente ou a que, desesperada, ataca o ex-presidente nas
        eleições?

        VEJAM A CARTA DELA A FHC, QUANDO FHC COMPLETOU 80 ANOS DE IDADE:

        “Em seus 80 anos há muitas características do senhor Fernando Henrique Cardoso a homenagear. O acadêmico inovador, o político habilidoso, o ministro-arquiteto de um plano duradouro de saída da hiperinflação e o presidente que contribuiu decisivamente para a consolidação da estabilidade econômica. Mas quero aqui destacar também o democrata. O espírito do jovem que lutou pelos seus ideais, que perduram até os dias de hoje. Esse espírito, no homem público, traduziu-se na crença do diálogo como força motriz da política e foi essencial para a consolidação da democracia brasileira em seus oito anos de mandato. Fernando Henrique foi o primeiro presidente eleito desde Juscelino Kubitschek a dar posse a um sucessor oposicionista igualmente eleito. Não escondo que nos últimos anos tivemos e mantemos opiniões diferentes, mas, justamente por isso, maior é minha admiração por sua abertura ao confronto franco e respeitoso de ideias.
        Querido presidente, meus parabéns e um afetuoso abraço! – Dilma Rousseff.”

        Terceiro, o país parou de crescer, a inflação está voltando, a Saúde está um caos, a Educação carente, a Segurança pública no país inteiro inexiste, a mobilidade urbana no país inteiro precária, o combate ao tráfico de drogas irrisório etc etc etc.

  12. Andre disse:

    Nada justifica mentir, caluniar, disseminar o ódio, desrespeitar, acobertar crimes, etc. NEM SE FOSSE para distribuição de renda, pois quem começou os programas de distribuição de renda, FHC, foi nobre, e entregou o governo para Lula com respeito, sem desespero. Que seja assim agora, entre para Aécio em 2015, de modo civilizado.
    Dilma se desmoronou da metade para frente no debate. No primeiro debate, Aécio não esperava técnica de guerrilha, dedos nos seus olhos, sem trégua, sem tempo para pensar. E agora ele veio preparado, e Dilma não esperava que o Aécio, sempre um opositor polido (30 anos), não iria ficar acuado, e tirar carta da manga. Quando Dilma tirou a carta da manga (o episódio do bafômetro), Aécio assumiu o erro, e como “a verdade liberta”, Dilma ficou sem ação.
    Fico triste como o PT deixou a linha da Democracia, e se enveredou para a linha da Guerrilha… Isto é ruim para o Brasil. Engana-se quem acha que o PT pratica uma verdadeira democracia. Num país civilizado, mentir é motivo de impedimento do cargo. Nunca iria-se colocar médicos cubanos sem fazer o que a lei pede (revalidar diploma), e por aí afora…
    Basta, que o PT cure suas cicatrizes morais, faça análise num divã, como oposição, para ver se encontra uma maneira de existir na Democracia.

    • Ozeias Soares disse:

      Olá André, a prova que o PT e filho da guerrilha, é sua ideologia.
      ideologia não governa e nunca governará, mas leva um povo ou uma nação à alguma direção, no caso do Brasil, a ideologia PETISTA estas nos levando à uma Cuba piorada, ou à uma Venezuela mais desorganizada ainda.

    • Ailton disse:

      Você não é tão inocente assim. Vá ao youtube e pesquise o vídeo onde Ciro Gomes, ministro da era Itamar, e um dos fundadores do Plano Real. Fala sobre como FHC entregou o País.

  13. Pasqualetipatc disse:

    A Dilma se atrapalhou tanto que acabou passando mal,depois do debate.
    PT= MENTIRAS,GATUNAGEM,INCOMPETENCIA E DESPREPARO TOTAL.
    Comem o mosquito e arrotam o camelo.

  14. Marco disse:

    Caro Fábio, pergunto, qual foi a primeira pergunta do candidato do PSDB logo no início do debate? Corrupção da Petrobrás. Quem começou a desconstruir o adversário? A candidata do PT? O Aécio começou logo atacando, esquece que tem rabo de palha, pega fogo imediatamente. Kennedy, não concordo que o Aécio saiu melhor, ele não mostra em nada o que vai fazer em seu programa de governo, mas sempre fala que vai melhorar os programas construídos da atual gestão. Ele não tem nada de propositivo. As pessoas julgam hoje o que tem de concreto.

    • leo disse:

      O Aécio começou o debate no ataque porque vem sendo sistematicamente atacado pela campanha petista no horário eleitoral. O que o PT quer é desviar a tenção dos reais problemas pelos quais passa o Brasil. Não morro de amores pelo tucano, mas ele é, sem dúvida, melhor preparado do que a presidentA, que não tem argumentos nem sabe argumentar. O caso do bafômetro foi hilário, lembra os ataques da época de Maluf, Orestes Quércia, Brizola e outros do mesmo naipe. Do limão ele fez uma limonada, assumiu o erro, desculpou-se e aproveitou para reafirmar que o governo atual não assume seus erros. Nunca vi alguém bater tanto, deu dó da presidentA.

  15. Aécio ataca e depois se faz de vítima (cuidado com o efeito Marina). Levou uma lição de moral no final e ficou caladinho igual garoto travesso. Foi a questão de se colocar acima do bem e do mal, fato não comentado pela mídia. O fato do bafômetro, como homem público, é grave não se submeter à legislação. Quanto ao delator – fica provado o vazamento seletivo e que não existe virgens na zona ou prostitutas virgens ou santo na política. Como diz a Luciana Genro: é o imundo falando do mal lavado. Dizer que o Aécio foi melhor é piada – ambos foram horríveis. Digamos houve “empate técnico”. Quanto ao “bom moço” inventado pela mídia, está se esfacelando.

    • luciano disse:

      concordo com você Luiz Alberto,leia lá no comentário da Marilze,a resposta que dei a ela.

    • Joao disse:

      Luís Alberto, acho que não vimos o mesmo debate! “…ficou caladinho igual garoto travesso”. Percebam todos como os comentaristas petistas aqui não abordam fatos mas apenas suposições e opiniões. Ingerem mensalão, corrupção, destruição da Petrobras, aparelhamento do judiciário e de outros departamentos, uso de técnicas de guerrilha, mentiras todo o tempo (onde estão as 6 mil creches prometidas na campanha anterior? e a “transposição” do São Francisco? e o trem-bala? e a melhoria nos portos?…), e arrotam bom-mocismo. Que falta de vergonha na cara!

      • João vai com calma, vi e sem ódio, sem parcialidade e baseado em fatos. Não misture as coisas. Não sou sem vergonha e muito menos interesseiro em vitória de qualquer um dos dois. Guarde essa tua grosseria para discutir (se é que tens argumentos) com os iguais a você. Tenho já uma certa idade e já presenciei muitas enganações. Você não me engana como seu políticos prediletos.

    • Decilio T. Netto disse:

      O Aécio se esqueceu de mencionar que a Sra. Dilma, no começo de seu mandato, saiu em uma noite pelas ruas de Brasilia, pilotando uma motocicleta Harley Davidson, sem ser habilitada, sendo monitorada, de longe, pela sua guarda pessoal. Que moral ela tem para exigir conduta diversa do seu adversário?

  16. Jenniffer disse:

    Não basta dizer que foi apenas uma troca de farpas. Mas sim acusações e fatos. Dilma mereceu tudo isso por a campanha mais suja que já vi. Sobre a lei seca, Dilma quis descontrui-lo sim, não foi clara, somente atacou, e fica falando de programas sociais que nem foram feitos por ela. Já Aécio tentou mostrar seu governo, apesar dessa avalanche de acusações. E depois de tudo, dona Dilma, como uma senhora de coração valente, teve um piripaque diante de tal debate. Claro que todos nós podemos ter, mas a pressão não se abaixa assim de forma misteriosa. 😀

  17. André Luiz Duque Estrada disse:

    Acredito que a Sociedade BRASILEIRA merecesse debates com propostas voltadas para a solução dos sérios problemas que enfrentamos ha décadas > EDUCAÇÃO, SAÚDE, VIOLÊNCIA, CORRUPÇÃO, ECONOMIA, MEIO AMBIENTE, PREVIDÊNCIA SOCIAL, MOBILIDADE URBANA, OBRAS INACABADAS, A QUALIDADE DE NOSSAS ESTRADAS, ETC……………………………………………………………
    Estamos assistindo a um verdadeiro UFC verbal onde o que vale é a agressão de um para com o outro e do outro para com o um.
    Pensei que este método estivesse superado. LAMENTAVELMENTE ME ENGANEI.

  18. Ricardo JC disse:

    Em minha opinião, a Dilma se saiu, novamente, melhor do que o Aécio. É impressionante a incapacidade dele de explicar qualquer coisa. Fugiu de todas as perguntas e deixou evidente seu descontrole emocional para lidar com o contraditório. E o mias incrível é que a Dilma não é nenhuma sumidade em debates, mas consegue tirar ele do sério.
    Nos próximo debates podemos esperar mais munição, agora que o Paulo Roberto Costa entregou a propina recebida pelo PSDB. O Aécio falar em ética e dar uma de indignado é dose de se ver!!!

  19. Paulo Cesar Diderot disse:

    Estamos vivendo uma situação política no Brasil extremamente grave, onde o germe do ódio se propaga e a xenofobia se espalha impunemente. A maneira como os nordestinos, negros, índios, gay, lésbicas e pobres vêm sendo tratados nesta campanha presidencial comprova a existência de um tipo de neo-fascismo e neo-nazismo em plena expansão no Brasil e mais especificamente em São Paulo, na região sudeste e sul do Brasil. Todavia, infelizmente, esses comportamentos estão presentes também em outras regiões brasileiras. Não perceber este perigo é banalizar esta situação. Existe um terreno fértil para a implantação dessas ideologias nefastas no Brasil.

    Vejam os resultados em termos de votos que teve o Pastor Feliciano, o Celso Russomanno em São Paulo, o Jair Bolsonaro, o Luis Carlos Heinze. Ao dar votos a esses candidatos os eleitores legitimaram a presença da extrema direita no parlamento brasileiro. Além desses nauseabundos eleitos de modo espetacular, existem muitos jornalistas de canais de televisão no Brasil e das revistas do grupo Abril que propagam mentiras, que instigam o ódio ao PT, incitam o racismo, a violência e, descaradamente e sem complexo, assumem as idéias da extrema direita. Outro perigo é o crescimento do fundamentalismo religioso, o nível de fanatismo é assustador. Todos esses grupos apóiam incondicionalmente o candidato Aércio Neves. Existe neste caso uma afinidade ideológica com o programa neoliberal do candidato.

    • Antonio Carlos disse:

      VEJAM MAIS UM CASO.
      CADEIRANTE É AGREDIDO POR USAR ESTRELA DO PT EM SP
      Militante histórico do PT e blogueiro, Enio Barroso Filho conta ter sido parado por ocupantes de um carro que começaram a xingá-lo e pedir pra ele tirar a camisa do partido no centro de São Paulo; segundo ele, “três brutamontes” começaram a chacoalhar sua cadeira e um deles lhe deu um tapa na cabeça; Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, conta que na capital paulista, “eleitores do PT que ousaram pôr adesivos do partido ou de sua candidata a presidente nos próprios carros relatam que estes foram depredados”
      A mídia e o PSDB não sabem o que estão fazendo com São Paulo… Ou, o que é muito pior, sabem direitinho. E o que estão fazendo com o Estado mais desenvolvido? Estão criando hordas de fascistas de todas as idades, classes sociais, níveis de escolaridade e de ambos os sexos.
      Não são (apenas) os skinheads ou neonazistas que, nas “jornadas de junho”, agrediam todo aquele que usava uma camisa vermelha, mesmo sem símbolos do PT. São estudantes, donas-de-casa, homens maduros e engravatados e até pobres oprimidos por uma elite fascista, golpista, racista e pela mídia que a representa.
      Ao final da noite de ontem, uma história escabrosa se somou a vários relatos de pessoas que estão sendo agredidas em São Paulo por usarem símbolos do PT e, em alguns casos, por usarem uma mísera camisa vermelha. Antes do relato, porém, algumas considerações.
      No dia 5 de outubro, a mulher de um conhecido meu vestiu-se toda de vermelho e foi dar seu voto a Dilma Rousseff. Sua manifestação foi silenciosa e legal. Porém, dentro da universidade em que vota, foi insultada por outra mulher, que se julgou no direito de reprimi-la por sua ousadia de se vestir com a cor que bem quis.
      Em São Paulo, adesivos de Aécio Neves ou do PSDB ou com “fora Dilma” são comuns, estão em toda parte, principalmente nas indefectíveis SUV’s importadas e outros carrões de luxo. Mas ninguém vê adesivos do PT ou de Dilma em carros, apesar de cerca de 1/3 dos paulistanos votar em Dilma.
      Eleitores do PT que ousaram pôr adesivos do partido ou de sua candidata a presidente nos próprios carros relatam que estes foram depredados – em maior ou menor grau. Pode ser um simples risco com prego ou chave na lataria ou uma depredação maior.

  20. Rita Oliveira disse:

    Para quem aprecia baixarias e agressividade, de fato Aécio se saiu melhor. Até porque ele vem se mostrando um especialista em abaixar o nível do debate a partir do momento em que não apresenta uma única proposta concreta de governo e sua ação se dá somente no sentido de disseminar o ódio!

  21. Ana Almeida disse:

    Dilma não aguentou a pressão do debate. Ironia do destino, depois de afirmar que Marina não suportava a pressão e, segundo ela, quem não aguenta a pressão não pode ser presidente ela desmoronou, gaguejou e como cereja do bolo, para se recompor, após descobrir que estava ao vivo, fingiu que estava passando mal. Para completar foi grosseira com a jornalista que, em respeito a lei eleitoral, não permitiu nova declaração.

  22. Rubens disse:

    Manda a Dillma para o SUS ficando horas para ser atendida por um médico cubano.

  23. Marcos disse:

    Ricardo JC: Sua candidata Dilma até passou mal, aceitando a sugestão da repórter, porque não conseguia sequer formular uma frase. O que ficou evidente para mim que não sou pró Aécio é que Dilma apanhou tanto que ficou perdidinha! Tentou fazer o mesmo que fez com Marina e saiu cheia de hematomas. Não podemos tapar o sol com a peneira, Dilma é um brinquedinho nas mãos do Lula e só isso!

  24. Pasquale disse:

    A linguagem política, destina-se a fazer com que a mentira soe como verdade e o crime se torne respeitável, bem como a imprimir ao vento uma aparência de solidez.

  25. Luiz Roberto Couto da Silva disse:

    Estou cada dia mais indignado com a postura das pessoas que querem ser nosso representante nesse país tão belo, mas com políticos tão mal educados, pois sempre digo: Que toda educação deve ser recheado de elegância e não de postura tão vis… . Sei que a educação não é para qual um no sentido literal… . Precisamos de um presidente seguro e confiante com postura de um chefe de Nação e, não de alienado que prejudica a nossa imagem em todos os sentidos. Vamos votar no melhor dos piores para ver se as coisas mudam.

  26. Almir disse:

    Meu caro Kennedy, acho que você viu outro debate! Aécio só diz que fará melhor, não diz como nem com que verba! Depois cobra da Dilma: a senhora teve 4 anos e não fez nada! Ora, bolas! Não fez nada? Por onde Aécio? Aliás, não sai do Rio (nada contra o Rio). O que o PSDB fez quando “governou” o Brasil? Multiplicou a dívida, deixou as estradas esburacadas, não criou nenhuma universidade nem escola técnica, deu o calote 3 vezes, etc. E o desemprego? Quer lembrar? Média PT (2003-2014): 8,09 com mínimo de 4,9. Média PSDB (1995-2002): 10,2 com mínimo de 7,8. Quanto à Dilma passar mal, não foi só ela, não! Eu também, vendo um debate tão irritante e sem utilidade! Além do mais, Aécio é pegajoso, insistente, irritante, sem propostas sérias.

    • Antonio Evangelista disse:

      Caro Almir, acho que vc não está acompanhando o que ocorre no Brasil, não vou discutir sobre sua opinião, só gostaria que vc veja o Jornal das Dez, todos os dias colocam a real situação do Brasil no cenário mundial, O Brasil está quase a beira da falência, no primeiro semestre deste ano, viramos nossas conta no vermelho e, até o presente momento nosso crescimento é o pior da América Latina isso sem falar na Europa, Ásia, África…. etc…etc…., crescemos 0,27 percentuais, nossa dívida externa, que o Pt diz que pagou é mentira, ela esta astronômica, sem falar na divida interna, o desempregou na atual conjuntura é maior do que a oito anos atrás. Perca um pouco do seu tempo é veja as notícias referente ao mercado internacional.

  27. MARCO ANTONIO disse:

    O Aécioroporto é engraçado, quando é cobrado de suas falcatruas, ele quer correr do debate e diz para não olhar para o retrovisor, diz que é para olhar para o futuro. Este playboy não está acostumado a ser confrontado, perde as estribeiras. ele somente quer atacar e se acha acima do bem e do mal. Quando ele diz que ao o atacarem, estarão atacando Minas, ele está envergonhando este lindo Estado. Ele é como o falecido ACM que se achava dono da Bahia, o Aécioroporto se acha dono de Minas Gerais. Coitado…

  28. Thiago disse:

    “Se sai melhor do que Dilma?”, vc está de sacanagem, né? Os dois foram horríveis, aquilo foi, pra mim, um festival de horrores e provou que, se a evolução do país depender de um dos dois…podem esquecer. Não entendo pq um cidadão acha o candidato Aécio “mais preparado” que a Dilma. Pra mim é tudo farinha do mesmo saco. Defendem os interesses dos seus respectivos partidos para se manterem no poder mais tempo. Quem perde somos nós, pobres cidadãos desesperados por honestidade e facilmente enganados pela corja de bandidos engravatados.

  29. Vinicius Garcia disse:

    Tentando melhorar a imagem de seu candidato tucanos postaram neme com Aécio nocauteando Dilma em um ringue, pergunto: pensaram nas mulheres que sofrem violência doméstica? É essa a visão que querem passar de seu candidato? É assim que ele irá vencer a eleição? Não sei nem porque estou soltando este alerta, talvez seja porque não gosto de ver esse tipo de ação (violência contra a mulher) divulgada.

  30. marcos disse:

    Nós estamos vendo uma quadrilha (PT) roubar e quebrar a Petrobras, por 12 anos!
    Em qualquer país civilizado este grupo, incluindo a Sra. Dilma , estariam na cadeia.
    Aliás acho que isto acontecerá nos proximos anos , quando de fato se julgarão os culpados . Exatamente como no caso do Mensalão.
    Portanto votar em uma futura Presidente que pode ser presa é o fim da picada!

  31. LENINE CHAVES disse:

    A CANDIDATA DILMA FOI MELHOR POIS CONSEGUI DEIXAR CLARO PARA TODOS OS BRASILEIROS A DIFERENÇA ENTRE AS PRIORIDADES DE UM E DE OUTRO CANDIDATO. OU SEJA, PARA O CANDIDATO TUCANO A PRIORIDADE É O MERCADO E PARA A PETISTA, A INCLUSÃO SOCIAL E A EDUCAÇÃO. CABE A CADA ELEITOR DECIDIR O QUE SERÁ MELHOR PARA O PAÍS E NÃO O QUE SERÁ MELHOR PARA ALGUNS. EU SOU DILMA PORQUE ACREDITO QUE O VERDADEIRO CRESCIMENTO ECONOMICO É MEDIDO PELAS CONQUISTAS DE TODOS E NÃO PELA VALORIZAÇÃO DOS PAPÉIS DE ALGUNS INVESTIDORES.

  32. Marcos disse:

    Kennedy, ninguém se saiu bem. Só para a horda de fascistas que povoa a rede, alguém se saiu bem. Foi um episódio lamentável para a democracia brasileira. Total falta de respeito. Ao final do debate, a única conclusão que se podia tirar é que o próximo presidente é um mentiroso de um partido que participou do roubo na Petrobras e que emprega familiares em boquinhas. Não entendo de onde vem essa ideia de que alguém ganha numa situação dessas. Só porque parte pro ataque de forma desequilibrada? Só porque ofende mais? Qual a ideia de democracia que se espera com isso? LAMENTÁVEL!!!!

  33. E.Silva disse:

    O tucano é um dissimulado e mente o tempo todo, dizendo que fez o que não fez, e prometendo o que não vai fazer. Usa de falsa ética dizendo que foi lá para dizer o que o povo mandou. É muita cara de pau! É muito cinismo!

  34. LUIS disse:

    NÃO ACREDITO QUE HOUVE VENCEDOR, NÓS PERDEMOS. FALAR O TEMPO TODO SOBRE VAZAMENTOS DO MENSALÃO DA PETROBRÁS É RIDÍCULO, A OAB, ESTÁ INDIGNADA COM ESTES VAZAMENTOS, POIS, ISTO SE TONOU JULGAMENTO, A TROCO DE LIBERDADE, DE UMA PESSOA QUE NEM SE SABE SE FALA A VERDADE. E DIZER QUE A VIDA DE UM PRESIDENCIÁVEL NÃO PODE SER RELATADA, COM O FATO DE ABUSO DE PODER CONTRA POLICIAIS, QUE ESTÃO APENAS CUMPRINDO SEU DEVER DE ORIENTAR PESSOAS EMBRIAGADAS OU DROGADAS, A SE COMPORTAREM NO ADEQUADAMENTE NO TRANSITO, PODE PARAR, ENTÃO PORQUE ENDURECER ESTA LEI PARA A POPULAÇÃO POBRE DO PAÍS!!!!

  35. mauricio jose da silva disse:

    Acredito que os proximos debates as emissoras devam ter mais cuidado com o pronunciamento da platéia.
    Ontem em vários momentos o debate parecia um programa de auditório,ora aplaudindo “A” ora aplaudindo “B”.
    Esta eleição está virando uma minisérie de horror misturado com comédia que tristeza…..

  36. Bruno GH disse:

    Pois é… o que me interessa se o(a) presidente é casado ou não, se bebe ou não, se tem filhos ou não. Isso pode importar, sim, como forma de dar exemplo, mas pouco importa para a vida real, que é como o país está, a economia, educação, saúde, segurança etc.

    Ambos os candidatos se fixaram em temas quase que particulares e se esqueceram de debater o coletivo. E, o pior, é que o povo vai usar essas questões quase que privadas para decidir, visto não ter acesso ao que realmente importa, que é o programa e as ações de governo.

    O Aécio mandou mal no caso do bafômetro, mas a lei não obriga a soprar, pois ‘ninguém é obrigado a gerar provas contra si’ (eu acho essa questão de gerar provas contra si uma coisa ridícula, mas é assim!).

    Sinceramente:
    – A lei seca é ridícula, pq já tínhamos um limite que não era fiscalizado. Ao invés da polícia começar a fiscalizar o limite que já existia, o congresso vota uma outra lei, que colocou no mesmo balde o irresponsável que passa a tarde toda no churrasco (ou a noite toda no bar) bebendo e o pai de família que só quer ir a um restaurante com a esposa e os filhos e tomar 2 taças de vinho no jantar. Aí podem dizer que eu deveria tomar um táxi, é uma opção sim, mas desnecessária se a pessoa provar ao policial que está com os reflexos necessários. Ao meu ver, o bafômetro deveria ser uma opção do cidadão para mostrar que não está tonto, caso não passasse nos testes de reflexo, e não o contrário. Fora que os taxistas não são obrigados a ter a cadeirinha para neném e muitos acham ruim qdo vc pede para esperar para colocar a sua própria cadeirinha no carro deles. Até pq, a lei libera táxis dessa obrigação. Quer dizer, meu filho de 2 anos para andar comigo precisa da cadeirinha, num táxi não. Será que táxis estão livre de acidentes?!!

    – O tema do nepotismo tb é ridículo da forma como é tratado. Se tenho um irmão doutor em meio ambiente não posso nomeá-lo como min. do MA? Se tenho um primo juiz concursado ou desembargador não posso nomeá-lo como min. da Justiça? etc. etc. Criar cargos para abarcar os familiares é repugnante. Mas se o cargo já existe e parentes com notório saber estão disponíveis, impedi-los de exercerem atividades para as quais seriam um serviço ao país tb é ruim. A questão não pode ser o parentesco, mas a preparação que o postulante tem para o cargo e se ele de fato está presente ou não no trabalho (fantasma). Esses são os problemas.

    Tanto PT qto PSDB tem problemas de ordem particular e de corrupção, vide mensalão Lula x emenda da reeleição tucana etc.

    O que me salta á vista é o PT ficar defendendo os caras que foram pegos com a boca na botija como Genoíno, Dirceu e cia. Isso é um exemplo de proteger o criminoso muito maior do que não soprar um bafômetro!

    • bill disse:

      Diga-me Bruno se há alguém do propinoduto tucano, cartel dos trens, mensalão do psdb preso ou condenado. Conhece Geraldo Brindeiro? leia um livrinho de história da época de 90 e ficará estarrecido.

      • Bruno GH disse:

        Pelo que sei não tem, mas os processos ainda não encerraram. O errado foi ter passado o mensalão na frente do trensalão. Mas isso não faz com que o PT seja absolvido. Os 2 partidos estão errados.
        Agora, caixinha mensal p votar a favor do governo é diferente de desvio para campanha. Mas repito, os 2 estão errados.

  37. GIOVANNI disse:

    45 NELA.E VAMOS TIRAR O PT DAÍ, SE SE ELEITO AÉCIO, SE NÃO PRESTAR COLOCAMOS OUTRO E ASSIM VAI INDO….

    • MARCOS ROCHA disse:

      E isso aí Giovani, falou tudo vamos votar no 45 Aécio na cabeça se não for bom daqui a 4 anos a gente vota em outro. O PT já teve a chance por longos anos e só saqueou a nação, escândalos atrás de escândalos, mensalão, Petrobrás, etc.
      Fora PT
      Aécio na cabeça

    • Sebastiao disse:

      OH, XENTE!!! se é assim, intaum é muito meior deixar a Dilma lá. Se o negócio num avançá, aí nois troca

  38. Vixe disse:

    Não está em jogo quem se saiu melhor ou pior.
    O que está em jogo é nosso futuro e de nosso país.
    Enquanto Dilma e o PT tem um projeto mais voltado para o social, Aécio e o PSDB tem um projeto voltado para o mercado, não se importando em causar desemprego e redução de conquistas sociais, sucateamento do estado e das estatais, entregando a economia nas mãos dos banqueiros e do FMI.
    Mas, talvez seja o que o povo sofra as consequências de seus desatinos e fanatismo, aliados ao preconceito de classe e origem, e pague a conta salgada de eleger um camarada de vida privada duvidosa, não comprometido com seu povo.
    Mas talvez, aí seja tarde demais para consertar o estrago.
    Quanto ao debate, Aécio fez o que sabe fazer melhor: mentiu, mentiu e mentiu.

    • Flavio disse:

      PT tem um projeto voltado para o seu próprio bolso somente, e tentam se manter no governo com esse discurso social. Quem está sucateamento e assaltando as empresas brasileiras é o atual governo.

      • bill disse:

        Precisa de um livro de História!! veja em 2002 como o psdb entregou o governo para o PT. Se acha tudo isso agora, Veja os dados de como fhc deixou nosso Brasil na época. mesmo por que se tivesse sido bom, teria feito o sucessor.

    • Daniel disse:

      Caro(a) Vixe, O que seria um projeto social para você? Dar dinheiro para o povo? Simplismente?
      Para mim projeto social é dar escola gratuita de qualidade, infraestrutura decente, financiamentos subsidiados(sem juros) para moradia, auxilio alimentação, creches de qualidade, transporte publico gratuito, etc.
      É facil dar dinheiro para o povo, basta separar uma parte do orçamento, criar um cartão, distribuir e depositar.
      Infelizmente uma parte do povo não quer dignidade, não quer melhorar, mas sim o dinheiro pingando no final do mes sem preocupação. Tem pessoas que recebem bolsa familia e tem TV com assinatura, TV LED gigante e Iphone, e não pagam os estudos dos filhos. E o filho acaba achando que isso é o correto e vai fazer o mesmo depois de adulto. O exemplo está errado. Infelizmente o problema é cultural meu caro(a).

  39. Eduardo disse:

    Eu não sei se os internautas se fazem de surdos cegos e mudos ou tem pureza de um anjinho e não querem ver: O problema instalado nesta eleição não é nem propriamente votar em Aécio ou em qualquer outro, mas sim tirar o PT do poder. As pesquisas apontam para isso. Essa é a solução que está se desenhando. Espero que patrioticamente todos os compatriotas aceitem, no pós-eleição, o resultado das urnas, sem manifestações de vingança de uma ou de outra parte. O povo tem todo direito de não querer mais um partido governando.

  40. ARI ANJOS disse:

    É. sem dúvida levamos os dois piores candidatos ao segundo turno. A culpa da corrupção é nossa. Não sabemos eleger representantes. A renovação na Câmara não aconteceu. O Judiciário, quase na sua totalidade, nomeado pelo PT. O que se esperar então???

  41. Gilberto disse:

    Kennedy: Nunca em minha vida vi uma presidenta se sair tão mal em um debate!
    Como nordestino, posso afirmar com absoluta certeza que a presidenta Dilma, vai perder também no nordeste.
    O povo brasileiro,vai ter a oportunidade de confirmar com seu voto,o que eu estou dizendo.

  42. KIKO disse:

    A PREVISÃO DE REAJUSTE DO SALÁRIO MÍNIMO PARA 2016 É DE 7%,
    O DÓLAR NESTE MÊS DE OUTUBRO SUBIU 15%, E A PRESIDENTA DIZ QUE NÃO INFLAÇÃO.
    EM TRÊS DIAS SUBIU 7%.

  43. Daniel disse:

    Por favor, analisem friamente as imagens da entrevista final da Dilma no debate de ontem. Na hora, pensei realmente que ela passou mau, mas no dia seguinte, após rever, percebi que ela se perdeu nas palavras, nesse momento a reporter perguntou se ela estava passando mau e ela respondeu que não e fez um gesto como se tivesse dado um branco, mas, logo em seguinda voltou atraz e disse que estava passando mau. Ela foi leviana nesse momento(como diz o Aécio). Ela estava muito nervosa porque sabia que perdeu o debate.

  44. Silvio Costa disse:

    Agora que a família do Aécio entregou as chaves do aeroporto na prefeitura de Cláudio os moradores desta cidade poderão pegar os seus jatinhos e helicópteros e utilizar o aeroporto.

  45. Daniel disse:

    Fiz um comentário aqui no blog do Kennedy no primeiro debate da globo a respeito de uma frase infeliz da presidente Dilma dizendo que nenhuma pessoa esta livre de ser corrupta. Achei que niguem mais tinha percebido isso, até porque não vi muita repercussão na midia ou nos comments, mas ontem o Aécio foi lá e questionou ela sobre esse assunto. Pra variar ela só enrolou mas acabou confirmando que é assim que ela pensa. Resumindo, não tem condições. Não dá pra ser presidente.

  46. Helio disse:

    Dilma até passou mal, após o debate, porque se esqueceu de citar a condenação à prisão do CHICO LOPES, presidente do BC do FHC, pelo escândalo do Marka-FonteCindam, que fez bilhões de reais evaporarem dos cofres públicos, fato que também levou Cacciola às grades (mas só no governo Lula)…

    Chico Lopes e sua diretoria foram condenados pela Justiça Federal do RJ a 10 anos de prisão (também no governo Lula…), pena depois revertida para 6 anos no TRF ….

    Além de também não ter citado o caso do MENSALÃO TUCANO MINEIRO, no qual foi indiciado o ex-presidente do PSDB, Eduardo Azeredo, que apela a todos os recursos judiciais protelatórios possíveis, objetivando a prescrição das penas a que será condenado… DA ROUBALHEIRA NO GOVERNO FCH NÃO ESCAPOU NEM O PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL!!!

  47. Eli da Silva Teixeira disse:

    Esta eleição tem mostrado um nível muito baixo, de ambos os lados desta campanha. Fico triste, porque percebo o público pela primeira vez, acompanhando mais de perto a política brasileira, querendo escolher o que mostre melhor condição de governar o país.mas infelizmente a conduta destes dois candidatos, desrespeitam o cidadão brasileiro com acusações pessoais, em detrimento a proposta de como governarão o país. Acredito que a imprensa precisa melhorar a maneira de fazer estes debates, proibindo ataques pessoas e propor uma nova formula de debate.Talvez cada um levando seus assessores pessoais e a cada tópico,ex: inflação, seus assessores fariam primeiro uma colocação técnica de como seria na visão de seu candidato e cada candidato defenderia esta posição.
    teríamos alguns tópicos pré determinado, poderíam ser Educação, saúde, mobilidade humana, distribuição de renda, empregos…
    Pois deste formato hoje só sobra baixaria.

  48. Jair Haas disse:

    A questão é só uma: Se esta senhora se reeleger e Deus queira que não. Mas se isto vier a acontecer, qual será o novo escândalo? Mensalão e Petrolão. Vejam e analisem os valores desviados, para satisfazer uns poucos. A infraestrutura do país está uma vergonha e esta senhora aplica dinheiro no Porto de Cuba, acho que ela não conhece o porto sucateado de Santos. Quem assistiu o Jornal Nacional ontem (16/10) deve ter visto a situação das estradas brasileiras. Tudo sucateado. Se o Aécio não der certo, tiramos ele também. O FHC e o Lula deram certo, a Dilma deu errado e então porque continuar com esta pessoa comandando um país que tem tudo para dar certo? Só isto….

  49. Luiz Lopes disse:

    Alguem poderia perguntar aos canditados como eles vão governar sem mensalão ou sem os 3% da Petrobras e outras Bras…. ?

  50. Afonso Celso de Oliveira disse:

    Eu não sabia do caso do Bafômetro e fui verificar no google,e constatei que existem outros fatos que evidenciam
    desvio de caráter do Aécio.Acho que deveríamos adotar antes de contratar um Presidente deveríamos adotar o mesmo procedimento que as empresas adotam fazer um teste
    psicológico e toxicológicos.A Marinha Americana adota este
    procedimento com rotina.

  51. ana lucia silva disse:

    Fiquei impressionada com os candidatos durante o debate. O Aécio é um artista, é impressionante como é dissimulado. Nepotista, o que é inegável. Utilizou dinheiro público(construção de aeroporto em terra de familiares). É preocupante pois se ganhar o que fará para o seu próprio benefício? Alguém acredita realmente que ele queira mudar a vida de milhões de brasileiros para melhor? rsrsrs 9papai noel está chegando kkk Ele tem o dom da oratória, a cada bloco uma máscara. Arrogante,vítima,irônico e por aí vai… A Dilma não me pareceu preparada o suficiente o para o matreiro Aécio. Eles querem poder…Quem realmente vai mudar o Brasil? Aécio…rsrs…Dilma…A ânsia pelo poder corrói a alma e o que sobra…farrapos humanos…usurpando o vil metal, seja em aeroportos,desvios de milhões…e assim caminha os grandes políticos brasileiros apenas interessados em melhorar a minha vida, a sua vida.

    • Acho que os dois perderam o debate, e principalmente o povo brasileiro, perdeu mais ainda. Nao merecemos presenciar tao baixo nivel de politica. Precisamos sim, ouvir com qualidade propostas , reais, decentes , que projetem um futuro a medio prazo (mais ou menos 30 anos), igual aos tigres asiaticos ou qualquer pais serio que quer ser um gigante verdadeiro e nao o uma republica das bananas , igual ao Brasil.
      Precisamos debater, reforma politica,previdenciaria, penal, educacional, saude pautada em verdades, realista com este pais que e um continente, e ecologia, sem demagogia.
      E mais, o horario politico tem ser mais cedo, pois a maior parte da populacao acorda 04- 05 hs manha, e nao pode ficar ate quase 01 manha assistindo debate, principalmente este falso modelo de debate;

  52. Roseli disse:

    Eu acho que devemos nus ater em verificar a verdade, mim lembro bem quando houve esse incidente com o Aécio, ele não estava embriagado e sim com a carteira de habilitação vencida,ele se recusou sim o teste do bafómetro mais fez o exame de sangue que comprovou não ter ingerido bebida alcoólica, isso não questões para se debater em um debate.

  53. Sérgio disse:

    Ataques não governam o país. O cara ataca porque não tem nenhum programa de governo! Se você quer a CPMF (imposto sobre cheque) de volta, desemprego recorde (Um Absurdo!), milhares de empresas fechando as portas e um playboy irresponsável na presidência do Brasil então vota no Aecio.

  54. ruoger disse:

    É uma pena.O Brasil demorou tanto tempo para acabar com ódio de pobre com relação aos ricos e o pt está fazendo o maior esforço para que isso volte a acontecer.

  55. Marquinhos disse:

    FHC (PSDB ) é o responsável por dois governos que aplicaram o plano neoliberal, cujo resultado foi a promoção de um enorme retrocesso para os trabalhadores do país, um aumento fantástico da desnacionalização e dos lucros para os banqueiros e grandes empresas.
    A promessa de um crescimento dinâmico da economia, pelo acesso à “modernidade” e à integração ao “Primeiro Mundo” na época, e seus investimentos, se transformou em um crescimento medíocre, com uma taxa média no período de 1995-2002 de 2,4%, qualitativamente inferior aos 7,24% do período de 1944 –1979, e menor também que os 2,93% da década de 80, chamada de “década perdida”. Votar em Aécio é …

    • Lenilton disse:

      Tá com saudade de Getúlio Vargas, JK e Cia. O brasileiro não pode viver de passado. FHC já passou, Collor já passou, Lula já passou e Dilma já está indo para o passado.

    • claudio disse:

      Marquinhos,acho que você não viveu no tempo do FHC, pois foi a partir do plano Real que o país estabilizou e eu pude acumular alguma coisa para utilizar na minha velhice. O lula apenas se utilizou dizendo que era contra,porém até hoje ninguém sabe que plano ele teria em mente, mas assim como o fome zero, era tão bom que esta na reserva para se usado.

  56. Eduardo B M disse:

    Boa tarde,

    Na minha opinião, a candidata Dilma ganho o debate do SBT tendo em vista que o candidato Aécio não quis responder o nome dos parentes que ele empregou no seu Governo em MG Aécio/Anastasia, ou seja, onde está a meritocracia que ele tanto prega?
    Além do que, porque ele não respondeu sobre o aeroporto que foi construído no terreno que era do tio dele?
    Ademais, porque ele não informou ao povo que responde a um processo sobre os assuntos relacionados ao relatório do TCE – MG?
    Porque ele não responde sobre o teste do bafômetro?
    Porque ele não responde sobre o que ele fez com o jornalista Kajuru?
    Porque ele não responde porque estava visivelmente embriagado num vídeo que circula na internet no qual mostra que ele estava na padaria?

    Por estes fatores dentre outros.

    Vamos comparar os governos presidenciais do PSDB e PT………
    Voto em Dilma 13.
    Att.
    Eduardo

  57. Jose Maria disse:

    A realidade nos mostra um quadro distinto, de um lado, Aécio implorando pra que o debate se desenvolvesse no campo das propostas, dos ideais, do outro, Dilma Rousseff insistindo olhar pelo retrovisor e se debruçando sobre os seus feitos e de Lula, até o que não fez entrou em pauta como realizado, sem mostrar plano algum para os próximos quatro anos. Há uma diferença aí, quem só olha para o retrovisor esquece-se das curvas a frente, o desastre, então, é iminente.

  58. tunim disse:

    O Aécio não fez o bafometro. Será que o Lula e a Dilma fazem o teste do “Mentiromodro” para responder se eles sabiam do Mensalão e Petrolão?

  59. J K disse:

    Quero saber o seguinte: Fica pronto o Trem-Bala pro RJ, ou não ?
    Vamos poder descontar escola em valor integral do IR, ou não ?
    Por quê posso descontar o dentista sem limite, mas a escola não ?
    Algum deles pretende aumentar o teto de contribuição do INSS para que seja possível parar de trabalhar um dia, ou vão continuar matando o contribuinte verdadeiro em detrimento dos que inserem fraudes no sistema e por isso o teto tem que ser baixo ?
    Sr. e Sra, NÃO BRIGUEM!!! DEBATAM IDEIAS !

  60. maro luis disse:

    Todos os senhores estão esquecendo, da sra. presidenta no seu horário politico, acusou a ESCOLA QUE ESTA PARADA TODA QUDRADA, enfim sem condições. Pois bem, a verdade veio e bem clara OS FATOS E FOTOS foram feitos no dia 12 DE OUTUBRO pleno DOMINGO !!! Para essa gente do PT vale tudo, mentir, enganar, roubar e até mesmo PASSAR MAL.

  61. Ailton disse:

    Ciro Gomes que foi Ministro da Fazenda e um dos responsáveis pela implantação do Plano Real, no Governo do Presidente Itamar Franco, comenta sobre o período FHC e o período Lula, ou seja, PSDB X PT. Assistam ao vídeo é muito interessante, muito melhor lidar com a realidade do que publicar vídeos montados denegrindo as pessoas. Segue o link: Ciro Gomes que foi Ministro da Fazenda e um dos responsáveis pela implantação do Plano Real, no Governo do Presidente Itamar Franco, comenta sobre o período FHC e o período Lula, ou seja, PSDB X PT. Assistam ao vídeo é muito interessante, muito melhor lidar com a realidade do que publicar vídeos montados denegrindo as pessoas. Pesquisem no Youtube.

  62. Art Fernandes disse:

    Pessoal!!!!! eu ia fazer um comentário econômico criticando algumas acusações com embasamento técnico, mas vi que o nível aqui é outro. Para quem defende Aécio a Dilma não presta. Para quem defende a Dilma o Aécio não presta. No dia 01/01/2015 um dos dois será o nosso Presidente. Não respeitando agora os candidatos como respeitar o/a persident(a)e. Um povo que não respeita nem seu presidente não tem nem qualificação. É certo que um se saiu melhor do que outro num dado momento do debate. O PSDB desconstruiu tudo que dava e vem dando certo e montou uma artilharia contra Dilma.Isso aí vale e ainda acusa a outra de fazer o mesmo. Acho graça quando ele diz que a inflação esta alta (0,25% acima do teto da meta e ainda vai subir um pouco mais). Realmente para quem tinha dois dígitos o receio é justificável. Depois diz que economia esta parando. Claro, isso ajuda a segurar a danada até, não a crise mundial passar, mas a crise politica provocada para desacreditar a economia e favorecer a banalização dos resultados. Criticar a sugestão de comer menos carne é não conhecer a lei das oferta e da procura. O povo que vote em um salvador ou salvadora da pátria e deite em berço esplêndido sem fazer sua parte.
    A Dilma entrou no jogo da desconstrução do Aécio mineiro já que o povo tem memoria curta e não lembra mais do período do PSDB e sua política neoliberal. Tem gente que sabe o que é isso. Aquele período que combater a inflação seguia regras corretas de economia, reduzir a base monetária ou meio circulante, para restringir a pressão sobre a oferta, lembra aquela lei da oferta e da procura. Nem vou dar relevância a política de redução do salario real que também é um mecanismo técnico de combate a inflação. Optar por não arrochar o salário em economia de mercado significa mais dinheiro mais procura e quando qualquer acontecimento, como uma seca etc, o gado emagrece, o preço sobe. Não tem mistério, logico, para quem entende do ramo. Manter poder de ganho implica em uma inflação que deve ser administrada em um patamar aceitável mas flutuante. Um pouco acima da meta um pouco abaixo etc…
    Escolham tecnicamente, ambos têm defeitos e virtudes como qualquer cidadão. Que política você quer para vida.
    Um grande abraço a todos. Que vença o melhor

  63. Ricardo disse:

    Aécio dominou a Dilma o debate todo, colocou a Dilma no chinelo que ela chegou a passar mal depois !

    • Lena Morais disse:

      Ele foi um “animal”. Grosseiro. Ficou assim depois de ser desmascarado como alguém que dirige bêbado, não obedece às leis. Pelo amor de Deus, Dilma ganhou o debate.

  64. Carlos Eduardo disse:

    Olá Kennedy. Pela postura que mostraram ontem nenhum deles merecem dirigir esta nação. Eles são pequenos e só pensam pequenos, em quererem ser melhores um que o outro, ao contrário, deveriam ser grandes para o Brasil que é muito maior que eles. Fico muito triste pois, não temos um grande lider que sejá ético, correto e humano, que não queira levar vantagem de nada.
    Votei no no 1º turno mas, depois do que assisti ontem acredito que todos os eleitores que querem mudança de verdade não deveriam votar no dia 26/11, acho que é mais digno pagar a multa de R$3,!!!.
    Um abraço

    • Art Fernandes disse:

      Caro amigo! Ainda temos uma boa reserva moral e política em nosso país. Não esmoreça, quatro anos com a fome que estes dois estão de provar que um é melhor do que o outro na prática, e ainda a necessidade de fazer um governo melhor ainda que seu antecessor para se perpetuar no poder, passará rápido e com frutos positivos para a nação.
      Particularmente admiro muito a postura de Ciro Gomes e acho um bom nome para ser trabalhado nestes quatro anos.
      Abraços

  65. Diego disse:

    Marizete, desde quando as corrupções do PSDB, abertamente citadas pela Dilma, como o cartel de SP e o mensalão mineiro, são coisas irrelevantes?? Dois pesos e duas medidas, querida?

  66. Bruno GH disse:

    As pessoas se focam e coisas pontuais (irmã de um, irmã da outra, mensalão, trensalão etc.)
    O PSDB fez e fará um monte de coisas erradas.
    E o PT tb.
    Para mim, a diferença é que o discurso do PSDB foi mais ou menos coerente com a prática.
    O do PT tb foi, na parte social, na parte sobre ética não. Votei PT em 2002 e nunca mais.

    Vejamos os temas da ética:
    – Os caras do PT aparelharam o estado e colocam as pessoas do partido em cargos técnicos para os quais não estão prontos. Muito pior do que nepotismo qdo o parente tem capacidade comprovada!
    – Usam o cargo para engordar o caixa do partido, cobrando caixinha do salário do cara, é quase um imposto de renda para o partido.
    – Os membros do partido pegos e julgados são protegidos pelo Lula e pela Dilma!! Quer exemplo pior que isso?!!! A Dilma até tentou no início demitir ministros mas devem ter ‘barrado’ ela.
    – O superfaturamento de obras está num nível maior do que qq outra época. A priorização de obras erradas tb, como a Transposição. E depois colocam no Meio Ambiente a culpa pelos atrasos sendo que o governo não entrega os estudos de forma adequada.
    – Programa de médicos (legal, bom) mas que manda o salário do cara para Cuba?! Se fosse uma empresa fazendo isso seria condenada pela justiça trabalhista sem sombra de dúvidas. Rito sumário!
    Enfim, é uma inversão de fatos o tempo todo.
    Não queria votar PSDB, mas no PT não dá mais.
    em 2010 fui de Marina. Agora só sobrou o PSDB.

    Fora esses temas nos quais o PT me faz sentir enganado por eles, nenhum partido tem coragem de mexer:
    – correção automática da tabela do IR pela inflação e adequação de alíquotas;
    – descriminalização de algumas drogas;
    – descriminalização de aborto (eu sou contra o aborto, mas não posso impor a minha fé aos outros! E mais, ninguém é obrigado a fazer aborto, mas tb não pode ser proibido. Tratam o tema como se uma vez liberado alguma mulher fosse obrigada a fazer, coisa de doido!);
    – fim da eleição proporcional, que leva políticos sem votos ao legislativo, e tb fim do suplente de senador, saiu de lá, entra o outro da fila dos votados;
    – fim do financiamento das campanhas por empresas, o capital sempre cobra seu preço depois!;
    – acertar a previdência, pq da forma como está, sempre será deficitária. Colocam na mesma conta os benefícios dos aposentados e outros gastos do INSS. Assim nunca vai fechar. Pq os fundos de pensão de empresas conseguem fechar as contas?
    – proteção específica para mulher, idosos, crianças e LGBT tb mostra como não temos segurança. A lei tem que proteger todos, e não minorias específicas. Que se apliquem as leis contra discriminação, agressão, tentativa de homicídio e que, se for contra alguma minoria, seja um crime qualificado e com pena maior, mas não precisaria de lei específica se a lei fosse aplicada!;
    – Melhoria do ensino públicos p não precisar de cota. Cota é importante mas precisa ter data para acabar! As escolas públicas precisam ser boas!

    e por aí vai.
    Isso, ninguém discute. 2 candidatos ruins!!!

    • Arnaldo disse:

      Concordo com muito do que você disse Bruno GH, mas não em tudo.
      Sou contra o aborto e isso não tem nada a ver com não respeitar as mulheres e seu corpo. As mulheres são sim donas de seu corpo. Querem colocar tatuagem, coloquem. Piercing, idem. Tirar os seios ou aumentá-los, fiquem a vontade, Toda e qualquer decisão que uma mulher tiver sobre o seu corpo, e unicamente sobre o seu corpo, só deveria dizer respeito a ela.
      Agora, esta mesma mulher dona de seu corpo deve saber que sexo engravida. Que ela pode fazer sexo com quem quiser, mas se engravidar não se tratará apenas do seu corpo, mas de um outro corpo, uma outra vida dentro dela. Essa vida não pediu para existir, ela nasceu, na maioria das vezes, de um ato consensual entre dois indivíduos.
      Não é justo ceifar uma vida inocente por causa de uma ação inconsequente. Não tem o lema “se beber não dirija”? Pois então, se não quer engravidar, previna-se!!!
      E minha opinião não possui nenhum cunho religioso.

    • claudio disse:

      É isso aí Bruno. Estou contigo, para melhorar a única solução é mudar. É pelo Brasil, nosso País
      E mais uma coisa a Bandeira Brasileira é verde amarela e azul. O vermelho pertence a outros países na maioria comunistas, enfim não nos repepresenta.

  67. Tatiana disse:

    Sem dúvidas o Aécio foi o melhor, ele se preocupou em apresentar propostas, enquanto Dilma em ataca-lo com mentiras!!

    • Hugo disse:

      Aeroporto em Claudio é mentira? Dirigir embriagado é mentira? Não investiu o minimo em saúde e educação é mentira? Caso pasta rosa, silvan, compra de votos para reeleição etc.. é mentira?

  68. fernando disse:

    Sempre achei que o “bolo” propinário a ser dividido pelos PTistas dava um bom lucro a cada um. Hoje penso diferente, pois quando vejo tantas pessoas defendendo as falcatruas do PT (como se não estivessem vendo também) acho que eles também recebem parte deste valor arrecadado nas propinas. Ai o valor é muito baixo. E ai me pergunto, porque será então ?

    • Juan Maroni disse:

      Os hipócritas que falam em corrupção do PT, nunca votaram no PT, mesmo quando o PT nem governava, votavam nos corruptos da época (PDS_PFL_DEM_PSDB_PL) que são os mesmos em quem estão votando agora, que são os mesmos que assaltam esse país desde 1500. Mas são blindados pela mídia que serve a aristocracia reacionária desse país.
      Como é feio a corrupção então votam num cara que tá mais sujo que pau de galinheiro.

  69. Pasquale disse:

    Pra cima deles Aécio.

    • Tulio Almeida disse:

      Sou mineiro, aqui eu vivo desde que nasci, há 45 anos. E há 24, exerço a profissão de contador. Por todo este tempo, Minas nunca teve uma tributação tão alta quanto a que implacou o governo do Aécio Neves.

      Minas tem uma das alíquotas de ICMS mais caras do país. Neste sentido, incluiu vário produtos no sistema de substituição tributária, forma esta de antecipar o pagamento do referido tributo aumentando o custo de aquisição de mercadorias, produtos e serviços. A arrecadação aumentou. Incentivada ainda pela instituição da Taxa de Incêndio cobrada de todas as pessoas jurídicas de Minas. Pasmem!!! Tal tributo, tem a finalidade de aparelhar o Corpo de Bombeiros.

      Ora, seria necessário uma taxa já que o estado possui o seu orçamento do qual todas as despesas de custeio devem se satisfeitas, já que tantos outros tributos além do ICMS compõem as receitas?

      Isto nos leva a pensar que daqui a pouco, devermos pagar taxas de saúde, de transporte, de segurança, de educação….

      Mas, o caixa aumentou.

      Todavia, os serviços públicos de Minas não melhoraram. A começar pelas rodovias estaduais cujas manutenções estiveram muito a quem daquilo que seria o mínimo. A educação aqui aos nossos olhos só restaram os efeitos de outro projeto tucano – de autoria do mensaleiro mineiro, Eduardo Azeredo, – que nenhum aluno do ensino fundamental deveria ser reprovado. Os professores com valores salariais ridículos. Em média R$960,00.

      A Justiça Estadual nossa é ridícula. Não só pela característica que norteia o meio, mas sobretudo pelo fato de poucos magistrados e incalculáveis processos a serem resolvidos (julgados). Ainda, neste sentido, os inquéritos policiais não fogem à tona. Policiais despreparados para o ofício, mal treinados e desaparelhados. A administração penitenciária no estado é lastimável, pois não é diferente a de outros estados caóticos.

      Mas o caixa aumentou…

      Gente, a saúde e a agricultura… sobre estas estas eu nem vou dizer nada.

      Sabemos como o PSDB governa e para quem governa. Portanto, sabemos quem o Aécio é e para quem ele governa.

      Não sou bolsista de nenhum programa social do Governo Federal. Tenho uma vida financeira estável. Seja quem for governar o país, conseguirei sobressair. Entretanto, como um cidadão brasileiro e de senso humano, sobretudo, penso naqueles que, mesmo sendo essenciais para o desenvolvimento econômico do Brasil, com sua força de trabalho e com o seu capital intelectual, possam sofrer naquilo que muitos jamais conheceram: serem furtados de sua dignidade humana com a possibilidade de serem de segundo plano no governo PSDBISTA.

      A estabilidade gerada pelo Plano Real, sozinha não sustenta a ideia de desenvolvimento econômico de forma humanizada. Caso fosse, qualquer um faria. Até o próprio FHC teria feito. Ou próprio Aécio em Minas. Nem ele, nem o Anastasia e nem o Eduardo Azeredo fizeram.

      Conheço o PSDB. Conheço o Aécio. Portanto,…

      • Bruno GH disse:

        Meu caro, tb sou mineiro e morei em BH e no interior.
        Algumas coisas que diz estão corretas, outras não.

        Sobre as estradas, as poucas que são boas são estaduais, as federais que passam por MG é que são o problema pq estão sucateadas. O governo federal não mantém as estradas pq o estado é de oposição, ou seja, coloca a política á frente do bem estar do cidadão que passa pelas estradas.

        Seguindo a mesma lógica, temos a questão do metro de BH que não sai e do Anel Rodoviário e Rodoanel. Um joga para o outro e fica tudo por isso mesmo.

        A questão educacional, os alunos de MG se saem melhor que os dos outros estados. Isso é fato, não é opinião, é o resultado dos testes que fizeram em nível universal. Agora, o salário dos professores, sim, é um problema. É baixo, sim, em todo o Brasil, infelizmente. Mas isso de dizer que é abaixo do teto é errado pq o teto considera 44h/semana e os que recebem menos que isso tb trabalham menos que isso. Esse é o problema.

        Enfim, tem um monte de problemas, sim, mas tb coisas positivas.

        De resto, preferia Marina e Tarcísio Delgado, que fez boa prefeitura em JF, mas na falta de opção, com o PT não dá mais. O projeto deles é o poer pelo poder. Isso de reune, prouni, pronatec, cotas etc. etc. abrem janelas de oportunidades mas não define como fazer para elevar o nível em geral para não precisar de migalhas. É sim importante garantir renda mínima para as famílias, mas precisa e ter contrapartida (colocar filhos na escola), senão perde o sentido. Com o excesso de graduados e técnicos no mercado, a consequência é a diminuição dos salários (oferta grande), beneficiando os empregadores.

        Cansei do PT. Votaria em qq um que fosse o adversário no 2o turno.
        Prometem ética e me entregaram mais corrupção.

  70. elisabete ventura disse:

    Digamos que a Candidata Dilma sofreu um apagão!!!

  71. Arnaldo disse:

    Sejamos sinceros. A culpa desse nível de debate é nosso, do povo brasileiro. Nós temos sido cada vez mais intolerantes com nossos concidadãos e mais tolerantes com a corrupção, seja de nossos políticos, seja dos oportunistas que encontramos em cada esquina.
    A moralidade, e aí não me refiro a conceitos retrógrados homofóbicos, está em pleno declínio. Maquiavel venceu. Os fins justificam os meios na nossa ótica popular.
    Ser mais solidário não é só dar o que comer para um irmão com fome. É também respeitar suas individualidades, suas crenças, suas opiniões. É não mentir, não caluniar, não ofender, não agredir.
    Não se pode evitar que os debates sejam duros, mas deveríamos exigir que o nível fosse mais elevado. Muito mais elevado. Afinal tratam-se de um senador e uma presidente da república. Do jeito que está era melhor nem ter mais debates. Que se colocassem as luvas e tocassem o gongo…

  72. Regianldo A G disse:

    E meus caros eleitores no cenário político o PT foi melhor quando era oposição ao governo ou seja um fiscal do povo.
    Hoje infelizmente se perdeu de tanto dinheiro a sua frente.
    Um partido que contava votos e atualmente conta dinheiro.
    Precisa implodir as fundações da instituição e refundar com os reais propósitos dos anos 80 e 90.
    E o fim.

  73. Adilson luiz Pinto disse:

    Desculpe Kennedy, mas acredito foi todo o contrário que você publicou… Não acredito que ele se saiu melhor, pelo contrário ele não respondeu uma pergunta feita, nem do nepotismo da irmã dele e nem do aeroporto… você viu outro debate.

  74. Elizabete Gomes disse:

    Claro que se saiu melhor. Em matéria de grosseria, falta de educação, hiprocrisia e sinismo ninguém ganha do playboy…

  75. Maria Luiza disse:

    Aécio deu um basta nesses ataques por ataques e propôs um debate de alto nível, algo que a candidata Dilma se recusava a fazer, a partir daí o tucano proferiu as mais duras verdades sobre o fracasso do governo do PT em seu mandato, diferente da tática de Dilma de ataque por ataque, Aécio foi absolutamente claro e expôs sem leviandade as mazelas do PT.

  76. Adauto Oliveira disse:

    Eu tive justamente a impressão contrária. A Dilma se saiu bem melhor que o Aécio. O candidato tucano não respondeu objetivamente a nenhuma pergunta, mostrando um total despreparo pra governar o país. Aécio foi obrigado a confessar que não investiu sequer o mínimo que a lei obriga, em educação e saúde, quando foi governador de Minas Gerais. Confessou também que fugiu de um teste do bafômetro, quando foi parado numa blitz, alguns anos atrás. Sinceramente, que moral tem um indivíduo, pra ser Presidente da República, quando se recusa a provar que não está dirigindo bêbado? Aécio Neves é um péssimo exemplo para a nossa juventude.

  77. Helenice disse:

    Pessoal, sou apartidária, no primeiro turno, anulei meu voto e vou fazer o mesmo neste, Porém, ao acompanhar os debates percebo o seguinte: problema gente é que quando ele pergunta e ela responde, ele a desrespeita. Revejam o debate da Band e observem. Ele diz ‘a sra. mente candidata’; ‘fale a verdade, candidata’, só faz isso! E com um tom de voz que minaria a paciência de qualquer um de vocês. Como ela vai tratá-lo bem? Ele a desrespeitou o tempo todo no debate anterior. Como ficamos? Ele age assim com mulheres! Até mesmo com Marina, ele agiu assim, da mesma forma com Luciana Genro! Revejam o debate da Globo em que ele aponta o dedo pra ela. Ele não aceita ser questionado, ver irregularidades de seu governo em MG ser questionado. Ele, quando governador de MG, morava no Rio e quem mandava aqui, era o Anastasia e a irmã dele Andrea Neves que controla com mãos de ferro a imprensa mineira. Pesquisem na internet. Há jornalistas mineiros organizando manifestações contra ele. Por que pensam que estes profissionais estão indignados com o Aécio Neves? Fora, os professores.É só refletir: por que o cara perdeu no estado em que foi governador? Temo por vários motivos uma vitória dele, mas principalmente, a falta de liberdade de imprensa,de livre expressão. Creio que se ele for presidente, muitos dos comentários desfavoráveis a ele que estão, aqui, nesse espaço, e em outros, como no blog “Conversa Afiada”, do renomado jornalista Paulo Henrique Amorim, serão censurados e jornalistas, como ele, duramente perseguidos e, até mesmo, desempregados, como aconteceu com jornalistas aqui, de BH. Só não entendo por que ele não censurou a notícia da agressão à esposa, no blog do Juca Kfouri… E não levantou o dedo e chamou de ‘leviano’ William Boner, quando foi entrevistado no JN… Sem, mais…

  78. Caio disse:

    É brincadeira esse pessoal minimizar um candidato a presidente da República que é flagrado dirigindo bêbado e se nega a fazer teste de bafometro. Isso é um escândalo. Só podem ser militantes pagos. Essa atitude é irresponsável, de alguém que se julga acima de qualquer suspeita, como bem disse Dilma.

  79. HUMBERTO disse:

    Só o fim da reeleição pode devolver dignidade aos cargos políticos
    Compartilhe
    Qual a relação entre reeleição e corrupção? Parecem temas distintos, mas no Brasil não são. O último relatório da Fiesp (federação das indústrias de São Paulo), de 2012, anunciou que o custo médio da corrupção no país em 2010 ficou entre 1,38% e 2,3% do PIB – R$ 50,8 bilhões a R$ 84,5 bilhões. Dinheiro que construiria centenas de hospitais, escolas e moradias, ou seja, o que realmente precisamos. Acreditem, a roubalheira pública, a disseminação da impunidade e o nepotismo estão enraizados e multiplicados por um sistema político corrompido que não se renova.

    A cada eleição, que também custa milhões aos cofres públicos, recolocamos as mesmas pessoas e perpetuamos o processo viciante da política brasileira. Um sistema que degenera com o tempo, em razão dos seus abomináveis e seculares vícios, gerados pela corrupção, que começa pela deturpação dos seus princípios. “A corrupção dos governantes quase sempre começa com a corrupção dos seus princípios” (Barão de Montesquieu).

    O fim da reeleição é a única maneira de restabelecer a dignidade dos cargos políticos, com gente competente e preparada, que saiba enfrentar adequadamente os problemas do país.

    Não é a dilatação do prazo que vai fazer com que uma administração desastrada ou desonesta se conserte. Todo programa de governo previamente planejado deve ser executado no período legal do mandato.

    Na democracia, quanto mais renovação nos comandos, menos espaço se proporciona ao continuísmo ditatorial ou feudal
    Luiz Flávio Gomes, jurista, sobre benefícios do fim da reeleição

    • Antonio Carlos disse:

      Só não esqueça um pequeno detalhe;
      A SONEGAÇÃO FISCAL é 1000 vezes maior do que toda a corrupção que ocorre todo ano no Brasil.
      E não se iluda, na época do FHC, que é amigo exatamente de quem sonega, tudo isso era muito pior.

  80. Marcos Kovac disse:

    Lamento Kennedy…mas acho que vc não viu o mesmo debate que eu…em momento algum a presidenta falou sobre o problema pessoal do candidato no caso do bafômetro…..ele quem se doeu…porque ele deve explicações….dirigir bêbado ou drogado é muito complicado!

  81. MIGUEL LOPES disse:

    Até o USA vão investigar a Petrobras e, se ficar comprovado prejuízos a investidores americanos na bolsa de Nova York, preparem-se, para mais uma multa pesada para estatal, isso é a marca do PT, incompetência, incompetência e incompetência.

  82. Carlos Alberto disse:

    O falar bem e o poder da oratória é um dom, a formação escolar ajuda mas ñ é tudo. Todos nós conhecemos pessoas semi analfabetas que mesmo sem empregar as concordâncias gramaticais corretamente conversam e convencem. O maior orador ou um dos maiores do mundo político brasileiro foi Carlos Lacerda. Certa vez o grande economista já falecido Mário Henrique Sinmosen declarou que
    quando Carlos Lacerda falava era tão convicente que até a lógica era incapaz de superar a habilidade do discurso. Pois bem, a presidenta Dilma é fraquíssima qdo fala, ñ tem qualquer habilidade na oratório, se mostra sempre atrapalhada e confusa tanto nas perguntas como nas respostas, demonstra até poder de raciocínio rápido. Assistir todos os debates e entrevistas e ñ vi ela se sair bem em nenhum.

  83. MARCELO F. disse:

    VI O DEBATE COM MUITA ATENÇÃO DO INICIO AO FIM E CONCORDO COM O TEXTO. O AÉCIO ATACOU O GOVERNO RUIM DA DILMA E A DILMA PARTIU PRA ATACAR O LADO PESSOAL DO AÉCIO . ISSO É UMA VERGONHA PARA UMA MULHER CANDIDATA A PRESIDENTE. COISAS QUE NÃO TEM NADA A VER PARA UMA BOA GOVERNABILIDADE DE UM PAÍS. A DILMA PARTIU PARA AGRESSÃO PESSOAL AO AECIO E NÃO APRESENTOU NADA. UMA VERGONHA A DILMA.

  84. Adir Claudio Campos disse:

    A disputa pela consciência do eleitor médio, em uma sociedade cuja comunicação é dominada pela mídia e marqueteiros, valem mais as palavras de efeito, a retórica, do que o conteúdo propriamente dito. Daí, é um passo para a baixaria. Ocorre que a baixaria começou com a mídia, que usa o expediente da fofoca, da desmoralização pessoal e, sobretudo, de um conceito seletivo de moral (joga luz nos escândalos do PT, mas protege oculta aqueles do PSDB. A mídia sempre usou de expedientes temerários em véspera de eleição para induzir o eleitor a mudar seu voto contra Lula e Dilma desde 1989. Só um bocó para se recusar a perceber isso.

  85. Renato Braulio disse:

    A Dilma pretende manter os pobres bem, porém pobres, como em Cuba.
    O Aécio quer que os pobres tenham a oportunidade de deixar de ser pobres, como nos EUA e Alemanha.
    A Dilma não é o Lula. A Dilma é má gestora, fez quase tudo errado. Pegou o país crescendo 7%, com tudo favorável, e vai conseguir entregá-lo em recessão (uma façanha!)…Definitivamente não dá. Acho importantíssimo para o Brasil a alternância no poder. Infelizmente no Brasil qualquer um que fique mais de 8 anos no poder tende a ter como projeto único a perpetuação no poder. A Dilma nos últimos 4 anos só pensou nisso. Entrou na campanha sem qualquer plano de governo, com a certeza que ganharia fácil. Só pensou em projetos quando viu que coisa estava feia para ela. Lembram-se do primeiro discurso dela agora quando ganhou o primeiro turno? Só falou de poder… poder…poder. Aquele ideal de 2002 e 2006 de mudar o Brasil, cheio de idéias e planos acabou.
    Acredito que ao pensarmos em votar, temos que procurar bons “gestores” e não políticos apenas. O conceito de gestão na política deve chegar à cabeça do Brasileiro. Geriu bem, é reeleito, geriu mal, como a Dilma fez, não é reeleito. Sem fundamentalismo, sem “doença”, temos apenas que ser coerentes. Aécio nesse momento é melhor para o Brasil. Daqui a quatro anos, reavaliamos: se não for bem, trocamos.

    • Paulo Cesar Diderot disse:

      Aécio Neves, o mineirinho do Leblon, que não sabe onde fica a Tijuca, quanto mais a Pavuna.
      O lugar que Aécio teve mais votos, percentualmente a sua população, foi o Leblon. Mais do que São Paulo, São João Del Rei ou qualquer outro lugar do Brasil.
      Lá não tem Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida, mas tem muita bolsa Louis Vuitton e apartamentos de até R$60 milhões. Um apartamento de 2 quartos esmirradinho, mais baratinho, num prédio velho, sem garagem, custa R$1,8 milhão.
      Então, perceberam, só tem gente fina que só atravessa o túnel para fazer pegar avião no Galeão.
      Lá, um jantarzinho para duas pessoas, com um vinho barato, não sai por menos de R$250,00, quase a mesma coisa que o Bolsa Família paga a um pai com 2 filhos matriculados na escola, porque senão não ganha.
      Eu conheço bem, também moro por lá, mas entendo que o Brasil não é só pra mim. Voto na Dilma.
      Então, gostaram? Votem todos no Aécio, ele vai transformar o Brasil no Leblon rapidamente, usando a sua varinha de condão.

    • J K disse:

      daqui há 4 anos? digo porque, 4 anos indo bem, vai lá. Mas 4 anos sofrendo ….

  86. Maicon Mello disse:

    A disputa pelo poder esta deixando o PT desesperado, partindo para a ignorância, queremos um Brasil melhor, com propostas, com melhorias, um país melhor para todos nós. Mudança já, vote 45.

    • Antonio Carlos disse:

      CHICO BUARQUE fala tudo:
      “A VERDADE É QUE antes do PT chegar ao poder teve uma turma que ficou 500 anos mandando aqui no Brasil e esse país se tornou um paiséco de 5º mundo. Entramos na década de 80 ainda sendo uma república das bananas, governados por ridículos generais sem voto, ditadores golpistas assassinos e ignorantes, que “preferiam cheiro de cavalo a cheiro de povo”. Aí, finalmente, vem um partido que faz o Brasil avançar, tira a nossa coleira dos USA, dá um pé no traseiro do FMI, alça o país a 6ª economia do mundo, fazendo o PIB saltar de 1 para mais de 2,4 trilhões em uma década, tira 50 milhões de brasileiros da pobreza, cria uma nova classe média de 100 milhões com emprego, renda, carteira assinada e conta no banco…..
      Enfim, avanços EXTRAORDINÁRIOS em 1 década! Mas a mídia, conservadora e recalcada, sabota e cria um clima de que estamos “a beira do abismo”.
      E tem gente que vai na onda e não lembra do nosso passado medíocre….”

  87. Dalmo disse:

    VOCÊ JÁ ESCOLHEU SEU CANDIDATO? EU SIM.

    No debate do SBT, Dilma suscitou o envolvimento do ex- presidente nacional do PSDB– morto em março deste ano – na corrupção da Petrobrás. Não é justo que Aécio seja responsabilizado por atos de outro, ainda que seja de seu partido político, devemos sim, ficar atentos ao caráter do candidato.

    Quanto à candidata do PT, esta sim, tem responsabilidade pela prevenção e combate de todos os atos de corrupção praticados neste País, na condição de presidente da República deve zelar pelo patrimônio público, defendê-lo contra tudo e contra todos e não permitir que este seja violado por integrantes de quadrilha de seu partido ou de quaisquer outros partidos.

    O fato de ter havido suposto envolvimento de membro de outro partido na corrupção envolvendo a Petrobrás não isenta a Presidente de responsabilidade; ao contrário denota ainda mais sua incompetência de governo e sua conivência com a corrupção.

    Dilma se diz a candidata dos pobres, um presidente não deve ser apenas dos pobres, deve ser de todos e para todos. Somos uma nação, não estamos divididos em grupos, em tribos ou em castas.

    Um presidente deve governar seu país sem fazer distinção de cor, raça ou classe social, governar privilegiando apenas algumas classes é absolutamente inconstitucional. O PT é o partido das cotas e do preconceito racial e social.

    Os discursos da candidata do PT, bem como seus projetos não vão além de “Minha Casa Minha Vida”, “PRONATEC” e “Bolsa Família”. Queremos isto e muito mais, entretanto nos parece que a nossa Presidente se contenta com pouco, fala destes programas sociais como se fossem os únicos meios de solucionar no passado, no presente e no futuro todos os problemas de nosso País.

    Dilma fala como se não fosse a atual Presidente, promete… promete… e diz ter a solução para todos os problemas do País, ora, a ela já foi, por nós, dada a oportunidade de mostrar sua competência e ela fracassou. Já conhecemos sua forma de governar, queremos mudar e, se Aécio mostrar-se incompetente queremos mudar de novo. Não podemos contentar com pouco, afinal, nosso Hino Nacional traça nosso perfil: povo heróico que pela Pátria não teme a própria morte.

    De uma brasileira
    Para todos os brasileiros

    • Stanislaw p/Dalmo. disse:

      Parabéns, Dalmo, você fez um dos comentários mais lúcidos e sucintos do geral, numa escolha de candidato para cargo tão importante.
      Um candidato ao cargo de Presidente da República não deve fazer uma propaganda eleitoral voltada a setores sociais específicos – de uma forma até agressiva, criando divisões ideológicas nocivas a uma nação.
      Eu já havia me decidido, mas fiquei muito feliz em ver seu comentário. Permita-me difundi-lo, pois você o fez de uma forma muito clara, simples e objetiva. Parabéns.
      Aproveito para divulgar a lei que criou o Bolsa Família, pelo ex-presidente Lula, onde claramente se demonstra que ao mérito inconteste de Lula deve-se somar o que foi feito por seu antecessor:

      LEI No 10.836, DE 9 DE JANEIRO DE 2004
      Cria o Programa Bolsa Família e dá outras providências.
      O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
      Art. 1o Fica criado, no âmbito da Presidência da República, o Programa Bolsa Família, destinado às ações de transferência de renda com condicionalidades.
      Parágrafo único. O Programa de que trata o caput tem por finalidade a unificação dos procedimentos de gestão e execução das ações de transferência de renda do Governo Federal, especialmente as do Programa Nacional de Renda Mínima vinculado à Educação – Bolsa Escola, instituído pela Lei n o 10.219, de 11 de abril de 2001, do Programa Nacional de Acesso à Alimentação – PNAA, criado pela Lei n o 10.689, de 13 de junho de 2003, do Programa Nacional de Renda Mínima vinculada à Saúde – Bolsa Alimentação, instituído pela Medida Provisória n o 2.206-1, de 6 de setembro de 2001, do Programa Auxílio-Gás, instituído pelo Decreto n o 4.102, de 24 de janeiro de 2002, e do Cadastramento Único do Governo Federal, instituído pelo Decreto n o 3.877, de 24 de julho de 2001.
      Brasília, 9 de janeiro de 2004; 183 o da Independência e 116º da República.
      LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
      José Dirceu de Oliveira e Silva

  88. Juliana Cunha disse:

    SEGUE RELATO SINCERO E APARTIDÁRIO DE UMA BRASILEIRA APAIXONADA POR ESTE PAÍS!

    Tenho 21 anos e, graças a Deus, com muito esforço e foco estou em fase de conclusão do meu curso superior. Como nasci em 93 não vivi o terrível cenário da inflação, mas há muito tempo ouço com atenção os depoimentos dos meus pais. Por isso, posso concordar com muitos fatos propalados pelo PT, como por exemplo: a melhoria do país nos últimos anos, com o desemprego diminuindo e a inclusão social sendo assegurada a muitos. No entanto, estou ciente também que TODAS ESTAS CONQUISTAS TIVERAM POR BASE UM SÓ FATO: A ESTABILIZAÇÃO DE NOSSA MOEDA COM O PLANO REAL E A ELIMINAÇÃO DA INFLAÇÃO. Sim, graças ao Plano Real o país pôde crescer, fortalecer a economia, diminuir o desemprego e, consequetemente, ter recursos financeiros para investir e ampliar programas sociais, como o Bolsa Familia. Por isso, muito me preocupa o atual cenário que vemos no Brasil: com o dragão da inflação despertando e a recessão batendo à porta de todos nós. É de estarrecer o discurso da Dilma ao associar o controle da inflação ao aumento do desemprego, quando é justamente ao contrário: o aumento da inflação gera as gigantescas filas do desemprego.
    Agora, nesta fase da minha vida onde pretendo entrar no mercado de trabalho, uma inflação acabaria não só com a economia deste país, mas também com meus objetivos e todo meu esforço dificilmente seria recompensado. Desse modo, concluo este depoimento afirmando que, dada a incompetência demonstrada por Dilma na condução da política econômica brasileira, longe de defender partido político, escolhi AÉCIO NEVES 45 PARA PRESIDENTE pois clamo por mudanças e pela volta do crescimento a este país!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-26 12:39:10