aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
02-01-2015, 9h10

Empresas da Lava Jato podem demitir 100 mil até março

Na posse, Dilma promete ajuste econômico diferente do que seria feito pelo PSDB
61

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Os efeitos políticos da Operação Lava Jato deverão ser graves, mas as consequências econômicas poderão ser ainda piores.  As empresas acusadas de corrupção na Petrobras demitiram um pouco menos de 10 mil trabalhadores.

Até março, o governo trabalha com a estimativa de que 100 mil trabalhadores possam perder o emprego devido às dificuldades econômicas que essas empresas vão enfrentar por causa da Lava Jato. Essas companhias já estão com dificuldade de obter financiamentos para rodar seus negócios.

*

Nos discursos de posse, o principal destaque foi a presidente Dilma Rousseff assumir que haverá sacrifício. Mesmo que ela diga que pretende fazer um ajuste com o menor sacrifício possível, fica claro que haverá um custo político e social.

A presidente procurou negar a tese de que ganhou a eleição com um discurso e que pretende governar com outro. Ela lembrou as razões que a levaram à vitória numa eleição muito disputada. Falou que o Brasil tem a primeira geração que não vivenciou a tragédia da fome e que os 12 anos de governo do PT procuraram priorizar os mais pobres e uma maior justiça social.

No entanto, há problemas na economia. Ela disse que havia o que comemorar nessa área, o baixo desemprego, por exemplo, mas também com o que se preocupar. No fundo, a presidente Dilma está dizendo que vai fazer um ajuste, mas um ajuste diferente do que seria feita em caso de vitória do senador Aécio Neves, do PSDB.

Dilma pretende aplicar um ajuste econômico gradual. Mas, ainda que seja gradual, haverá corte de gastos e aumento de tributos. As dificuldades econômicas advindas da Lava Jato poderão tornar mais duro o cenário para o ajuste em 2015.

Outro ponto de destaque foi falar da Petrobras como se ainda estivesse em campanha eleitoral. De fato, uma companhia como a Petrobras, tem os seus “inimigos externos” e os seus “predadores internos” dos quais se defender.

No entanto, a gravidade dos problemas na estatal é de responsabilidade do governo. Se algum inimigo externo ou predador interno está tirando proveito, é porque houve uma falha que permitiu que a empresa fosse saqueada.

O importante na Petrobras é melhorar a gestão da empresa, como a presidente destacou em outro ponto do discurso, para evitar novos casos de corrupção e para recuperar a capacidade de investir da empresa.

Sem essa recuperação, a economia será afetada; e outro ponto do discurso, a promessa de priorizar a educação, poderá ficar apenas no papel. O governo mudou seu slogan. Não será mais “País rico é país sem pobreza” e passará a ser “Brasil, pátria educadora”.

Mais recursos para a educação necessitam de investimentos da Petrobras para extrair o petróleo do pré-sal. Hoje, o preço do petróleo caiu e tornou essa extração menos lucrativa. A empresa tem dificuldade de caixa. Faltou uma dose maior de realismo para lidar com a questão da Petrobras.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
61
  1. Pasquale disse:

    .

    Após anunciar cortes em benefícios trabalhistas sob a justificativa de poupar R$ 18 bilhões aos cofres públicos, governo libera o mesmo valor para cobrir parte dos prejuízos na Petrobras.
    Publicada no Diário Oficial da União, a MP chama a atenção pois a principal beneficiada é a Petrobras – há meses envolvida em um dos maiores casos de corrupção já ocorridos no curso democrático do País – que receberá R$ 18 bilhões do total liberado, justamente o valor que deverá ser poupado.
    _______________________________________________________________________________________

    Explicado param onde irão os 18 bilhoes,tirados da mesa do trabalhdor como mostrava a propaganda.
    Só mesmo o PT,consegue roubar o trabalhador duas vezes.
    Qual o nome do partido mesmo????????

  2. Fabio Soares disse:

    Vamos partir do seguinte princípio: as obras deverão ser feitas por outras construtoras, ou seja, os mais de 100 mil desempregados, deverão ser recontratados por outras Empresas. O que não se pode é deixar essa roubalheira baseado no fato de aumento do desemprego. Ora, então qualquer fato que faça aumentar o desemprego, mesmo sendo ilícito, deve ter as bênçãos dos governantes? Obviamente que não. E desses valores roubados, quantos empregos seriam criados? Investimentos em outras áreas? Acorda Brasil!!! Chega de corrupção!!!

  3. Walter Ciaramicolo disse:

    Pátria educadora, slogan idealizado por alguém que se auto proclama “presidenta”, cria em nós um sentimento desolador.
    Socorro prof. Pasquale.

    • jairo disse:

      Caro Walter.
      Eu sei que não deveria, mas estou rindo muito do seu comentário.
      Apesar de nem saber como vc é, eu simplesmente imaginei a sua expressão ao ler o novo slogan do governo da nossa ”Presidenta”.
      Um dos comentário mais oportunos que já na internet.
      Parabéns

    • Mauricio disse:

      Meu caro, não precisa chamar o Pascualeto, basta ter o hábito de consultar o dicionário.
      Portanto, “Presidenta”, embora soe estranho, é uma palavra perfeitamente correta … ic

    • Antonio Carlos disse:

      A falta de conhecimento daqueles que acham porque acham, não surpreende:
      A lei federal 2.749, de 1956, do senador Mozart Lago (1889-1974), determina o uso oficial da forma feminina para designar cargos públicos ocupados por mulheres.

      • nadre disse:

        Ok, então podemos falar em “fiscala”, “policiala”, “soldada”, “escreventa” etc. É isso? Rsrsrs.
        Acho melhor ler a lei 2.749 com mais atenção, em especial no trecho “se forem genericamente varíaveis”.

        Pelo jeito, nossa “presidenta” não deve ter sido uma boa “estudanta”.

      • Renato disse:

        Claro, então se existe Presidenta, é porque um dia ela foi Estudanta! Pelo amor….
        A entronização da ignorância parte de cima a baixo neste país de Meu Deus!

  4. PEDRO PISSO disse:

    Somente umas palavras, que Deus abençoe nossos governantes, pois Deus é justiça, para abençoar, primeiro tem que corrigir.

  5. Antonio Ferreira disse:

    A cortina de fumaça não desipou e os culpados estão soltos, principalmente os líderes, ou seja novos projetos ideológicas estarão à cominho com mentiras controle das mídias e cX. 2 lamentável.

  6. Armando Pinto disse:

    100 mil demitidos nas construtoras e outros 10 mil na Petrobras, mais os cortes nos direitos dos trabalhadores? Essa é a forma da banda podre do PT do Lularápio gerar empregos. Enquanto não colocarem esse cara na cadeia o Brasil não se equilibra, é um escândalo em cima do outro, primeiro veio o mensalão, depois a tal compra dos aviões franceses, Correios e agora a Petrobras. O que será que essa quadrilha esta inventando agora?

    • DARIO ALVES disse:

      Caro Armando Pinto digo agora o novo escândalo Aguarde e Guarde este nome: BNDES.

    • Marcelo Moura disse:

      Quando pegarem o BNDES, a Petrobrás vai ser o mensalinho. Estão liberando financiamentos do BNDES à vontade para empresas de outros países e não precisa passar pelo Congresso Nacional. Está sendo uma festa. Adivinham se irão pagar.

  7. Razor disse:

    Só criancinhas ainda acreditam no que Da. Dilma e seus comparsas dizem…onde a Petrobrás vai encontrar empresas com capacidade operacional e de caixa para substituir uma Odebrecht ou uma Camargo Correa? Ou para construir plataformas e navios? Vai contratar engenheiros cubanos,desta vez? A piada perdeu a graça já no segundo dia do primeiro mandato da Da. Administração.

  8. Celio Jorge Lasmar disse:

    Pura pressão, as empresas poderão ser substituídas por outras caso tentem esse tipo de chantagem contra o Estado, uma coisa é certa não podemos mais conviver com esta promiscuidade entre o Estado brasileiro e seus prestadores de serviços e fornecedores de bens, instalada por aqui desde os primórdios da República e que nunca foi privilegio de partido nenhum e esta entranhada nos governos de todos eles. A tentativa da oposição e da mídia em derrubar o governo através da corrupção instituída dentro do estado dentro até dos governos dela mesma tentando atribuí-la exclusivamente ao PT saiu pela culatra, o mundo dos corruptos esta a desmoronar e todos sabemos que há um preço a pagar pela limpeza, o povo não é idiota e não entrará nesta conversa de demissões em massa.

    • Asteriosvaldo Sacristolimotério de Souza disse:

      Correto Célio, só os idiotas derrotados não enxergam isso.

    • Carlos disse:

      Lembro uma vez que o Sr. Antonio Ermirio de Morais, quando o governo anunciou um novo aumento de imposto e do salário mínimo, foi quando ele não aceitou os % e disse que demitiria 30 mil funcionários, então o governo recuou. Essa demissão de 100 mil é apenas uma avaliação pequena dos números, porque tratando-se de país vai triplicar e o governo pt vai perder o controle. Não acredito que empresas de menor porte vão conseguir manter-se com investimento elevados porque a maioria não vai receber nenhum centavo para o inicio de obras.

    • J Carlos disse:

      Ledo engano: não haverá novas empresas.
      Serão as mesmas com os mesmos corruptos e corruptores apenas com novas peles de “lobos novos”.
      Teremos as mesmas empresas com “novos nomes”, os mesmos empresários comandando-as e apenas com novos testas de ferro ou familiares (filhos, genros etc.).

  9. Arão Quinto disse:

    O desemprego não é legal para os verdadeiros trabalhadores deste país. A escravidão disfarçada com a terceirização esta sim, poderá ser a pior desgraça deste país. Na
    Bahia, especificamente na região cacaueira, a escravidão dos trabalhadores rurais só teve fim com a chegada da “Vassoura de Bruxa”, Já aqui no Rio de Janeiro, especificamente no Comperj, o fim da escravidão da terceirização veio com um nome diferente de Praga “Lava jato”. Qual será a próxima praga?

  10. Carlos Francisco de Oliveira disse:

    Corte dos benefícios dos trabalhadores… Corrupção na Petrobras… e ainda tem o desfecho do BNDES x JBS entre outros que deve estourar neste ano de 2015. Preparem-se.

  11. Rubens Santos disse:

    Parabéns aos que votarem nela….

  12. VLADEMIR LEITE disse:

    E os ladroes da patria assumiram para mais quatro anos de roubalheira e impunidade.

  13. Marco disse:

    E além dos 4 anos da Dilma, vamos ter que aturar mais 4 anos do Lula(2019 a 2022), depois vai ser colocado mais um “poste” que é o Haddad, que ficará governando o Brasil por mais 8 anos, de 2023 a 2030. E depois , com certeza, o PT ainda vai continuar na Presidência do Brasil, com mais “postes”, até quando, 2034, 2038, 2042 ???? Isso não vai acabar nunca. Um horror.

  14. Luiz Carlos Sampaio disse:

    Poisé BENEFÍCIOS sociais e trabalhistas retirados dos brasileiros. Aumento de IMPOSTOS e tudo isto pra grantir o REAJUSTE dos politicos e as PENSÕES e APOSENTADORIAS desta corja de IMPRESTÁVEIS e NOCIVOS para o país. O governo petista da Bahia deu a seu ex governador carro com motorista, segurança particular e uma aposentadoria gorda e a senhora incopetente Dilma completou a cesta de beneses e lhe deu o Ministerio da Defesa. O lamaçal dos Sarney’s inclue agora mais uma PENSÃO para a senhora Roseane Sarney. Ela ficou por oito anos no governo do seu estado e abandonou o seu povo a propria sorte. E o que dizer de Renan, Collor e o proprio MAFIOSO do Sarney entre outros LODENTOS. Pobre BRASIL, pobre de todos nós trabalhadores honestos brasileiros que depois de laborar e contribuir para a previdência oficial, por mais de 35 anos teremos o direito (sic!!!) de se aposentar com um salario de fome. Este é o PT Partido das Tramoias.

    • As vezes de ver tantas mentiras, e roubalheiras, tenho a sensaçao que se os militares tomassem o poder e acabase com
      esse congresso corrupto, 39ministerios para alojar os petistas
      pelo menos saberiamos que se houvesse corrupçao ficaria alojada nas maos de poucas, nao como hoje temos que comprar 5l3 politicos , mais secretarios, etc aumentos de 26% de aumento de salarios para deputados ,governadores, senadores etc fora o efeito cascata , sou a favor da militarizaçao.

  15. Ramalho disse:

    O Sonegômetro, site do qual pouco se fala e que seria mantido por técnicos da área de fiscalização do Estado, estima a sonegação anual em mais de R$ 460 bi/ano. Isto é quase 10% do PIB, uma montanha de dinheiro.

    O primeiro aperto que a equipe econômica tem de dar é na sonegação, portanto, embora ninguém fale disso (combater a sonegação não é bem visto por quem não é assalariado). O resultado combinado de todos estes “ajustes” (eufemismo de arrojo no lombo de trabalhador) dificilmente chegam a 10% do PIB. É por isto que o primeiro esforço, antes de se arrochar trabalhador, tem de ser o de combater a sonegação.

  16. Carlos Alberto F. Reis disse:

    Ella vai ter que roer o “osso” que deixou do 1º mandato e ainda aguentar um “cachorro” maior latindo à sua volta com uma porção de “cachorrinhos” baderneiros, além de inescrupulosos adestradores infiltrados nos Ministérios. O canil em Brasília vai ficar em polvorosa, mas espero que a “leishimaniose” ataque esses caninos, eliminando-os e enviando-os ao “fogo do inferno”.

  17. Roberto R. disse:

    O pior é que a grande massa de trabalhadores que votaram nela e a elegeram só ficarão sabendo do estrago na hora de solicitar o seguro desemprego.

  18. carlos alberto horvath disse:

    Vejo com perplexidade o quadro que se formou após toda essa vergonha: os que estavam empregados nessas empresas, em sua maioria, não tem culpa do que seus patrões fizeram, mas irão arcar com as consequências funestas (contas atrasadas, cartão de crédito, manutenção da casa, escola….) . E olha que estou partindo da premissa que “ainda exista algum lampejo de justiça nesta terra.” Posso recomendar a essa pobre desempregada, sair à rua e fazer sua parte engrossando o couro dos insatisfeitos e dos injustiçados, pois lamento afirmar que 2015 será um ano negro e com tendência a piorar ainda mais (sou pessimista, sim, presidenta) pois enquanto o PT se firma como dono absoluto do país, nossas esperanças só irão se perder no buraco negro da corrupção. Li sobre a possessão pela internet e confesso que corri ao banheiro com horríveis cólicas e um tremendo revertério. Mas, sendo como a maior parte desse povo desgraçado, apenas mais uma humilde cabeça de gado, apenas me limito a expressar minha mais profunda consternação com o que vejo e ficar muito temeroso com o que nos reserva o futuro. Deus, em sua infinita bondade, tenha piedade deste pobre servo e do sofrido povo desta terrinha de Cabral….

  19. CBarros disse:

    E o que tem o país haver com isso? Contratem novas empresas idôneas. Não se justifica sob qualquer hipótese continuar sob pretexto de desemprego dando oportunidades a empresas comandadas por ladrões.

  20. Elizabete Gomes disse:

    O Brasil se divide em pessoas que torcem pelo seu fracasso e o que torcem pelo seu sucesso, eu fico no segundo time. Dilma neles!!!!

    • Elizabete Gomes – E o pior que podemos aturar e a aburrice dessa gente que fala um monte de besteiras. Esses ratos da Petrobras estão ai ha pelo menos 200 anos e nunca foram amolestados ou incomodados. No outro governo ( desgoverno de FHC) a PF tinha em seus quadros 2.200 homens e nesses governos do PT ha pelo menos 20 vezes mais, porquê ?? porque os outros nunca investigavam ? outra coisa: quais os governos nos ultimos 30 anos pagaram a totalidade da divida externa com o FMI e nunca fizeram novos emprestimos ? porque esse governo corrupto pagou a divida brasileira desde do imperio ?? e os outros governos de honestos foram contraindo mais e mais emprestimos ?? pensem um pouco mais senhores antes de falarem coisas sem nexo. Um abraço

  21. Antonio Ernesto Teixeira da Silva disse:

    Nos Institutos Tecnológicos Federais de Educação, temos Professores a mais de 10 anos sem reajuste salarial,fruto de um Plano de Cargos desastroso.Professores com doutorado recebem R$2.000,00 mensais, e sem Plano de Saude, ou qualquer vantagem.

  22. LYRA disse:

    Pelo que entendi sobre a reportagem, fica bem claro que essas empresas chefiadas por bandidos e que foram denunciadas pela participação aos roubos da PETROBRAS, mantinham seus empregados com o dinheiro surjo daquelas falcatruas e, que agora irão demitir milhares de colaboradores por não poder mais arcar com a folha e os encargos, realmente fica patenteado que essas quadrilhas cresce no Brasil nas costas da parte da população honesta, parte essa que político nenhum entra.

  23. Valdecio Alves disse:

    O POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE!6547

  24. carlos alberto horvath disse:

    Respondendo a um “comentário” de uma pessoa acima, se querer o melhor para o gado (nós) é torcer contra o Brasil, então realmente sou deste time. Agora não sou condizente com com a bandalheira a qual abomino e as pessoas que a praticam. Recomendo a você preparar sua fantasia de carnaval, porque talvez essa seja sua mair realização para o ano que se aproxima. Comentários como o seu, me deixam profundamente triste, mas assim mesmo, rezo por você como rezo por todo esse povo.
    Deus a abençoe…

  25. Jorge disse:

    Quero ver se a presidenta vai ter coragem de cortar as pensões das filhas de militares…..que ainda estão aguardando a morte de seus pais e posteriormente suas mães para mamarem nas tetas do governo nos próximos 30, 40 ou 50 anos……

  26. patriota mas não idiota disse:

    A soma de votos do Aécio, de brancos e nulos demonstra a rejeição ao bando do PT .
    Esta corja está roubando o nosso dinheiro público, gerado com o sacrifício de todos ao pagarem os impostos e retenções na fonte, via aparelhamento do estado. O PT não respeita democracia e leis.Foram os petistas e apoiadores sindicalistas que roubaram a Petrobras, subsidiárias e demais empresas estatais. O Lula e seus “companhero petista” são os responsáveis pela decadência moral, institucional e financeira do país.

    • Paulo Cesar Diderot disse:

      Uma pequena e verdadeira correção:
      1) Aqueles que são favoráveis ao Governo (54.500.000);
      2) Aqueles que são eleitores do Globo, da Veja, do Estadão e da Folha, que correspondem a 70% (35.728.000) dos eleitores do Aécio;
      3) Aqueles que de fato votam no PSDB, correspondem a 30% (15.313.000) dos que votaram no Aécio;
      4) Aqueles que não queriam a reeleição da Dilma, já que não votaram nela, mas que a preferem ao Aécio, porque senão teriam votado nele. (36.927.000)
      Portanto, 91.427.000 eleitores rejeitaram o Aécio e o PSDB.

      • Paulo Cesar Diderot – parabens seu comentario está correto. Os verdadeiros ladrões estão do outro lado, com o sr. Aécio. só os idiotas não percebem

      • Marcelo Moura disse:

        Prezado Paulo,

        Sem Partidismo agora, acorda cara. A Corrupção da Petrobrás é invensão do MP, da Polícia Federal, do Aécio, do PSDB?????? Me responda.

        Moro em Brasília, o Ex-governador do GDF, Sr. Dr. Agnelo, deixou o Governo sem pagar salários, empresas terceirizadas que fazem Limpezas em Hospitais, nas ruas entre outros. 13.o Salário imagine. No último dia do mandato deu entrevista que tinha pago todos os contratos atrasados!!!!! Falta de vergonha na cara, e o Dr. Agnelo é médico, o Hospital de Base, o maior de Brasília, nem algodão possuía entre outros!!!!! e mesmo assim conseguiu o Habite-se parcial do Novo Centro Administrativo e inaugurou sem Energia, Àgua, Internet, Telefone.

        Independente do Partido deste Governardor e em outros estados está acontecendo o mesmo, temos que acabar com a Reeleição, inclusive quem começou foi o PSDB com um mensalinho para votar a favor da reeleição. A reeleição faz com que a Cidade, O Estado, A União, naquele ano pare. Quem não quer acabar com a CORRUPÇÃO é porque está mamando nela, porque sabe que neste País tudo acaba em “Nada” essas CPI da vida.

        Outra coisa o País está muito mal administrado.

        Abç.

        • Herenergilson Catalunho disse:

          Mais uma vez tenho que repetir este comentário, pois ele será eterno.
          Nós temos que parabenizar a Presidenta Dilma.
          Ela está cumprindo o que prometeu, doa quem doer.
          Outro dia eu li um comentário que dizia que nos 8 anos do governo do PSDB foram feitas somente 48 ações da PF, 6 por ano, e no governo do PT, em 12 anos, foram feitas 2.256 ações, 188 por ano.
          Isso quer dizer que no governo do PT a PF agiu 31,33 vezes mais que no governo do PSDB.
          É por isso que na pesquisa do Datafolha, 68% dos entrevistados consideraram o PT o partido que mais combateu a corrupção.
          Pesquisei na internet e vi que é verdade.
          Porque o PSDB impedia a PF de investigar ??????
          Parabéns ao PT e a Presidente Dilma, que querem passar o Brasil a limpo.

        • Paulo Cesar Diderot disse:

          Sem querer defender os políticos, pois eu sei que 70% não vale nada, todas as grandes obras executadas no Brasil custam, na média 3 vezes mais.
          Agora, a culpa disso não é só dos políticos não. Antes dos políticos e sem nenhuma ligação com eles, tem um grupo de empregados das estatais (Presidentes, Diretores, Comissão de Licitação, Chefes de Departamentos, Chefes de Divisão, Engenheiros, Fiscais de Campo, ….) que fica com a maior parte, em benefício próprio e sem dar nada para partido nenhum.
          A coisa começa na elaboração do Edital da Licitação, nas exigências lá contidas, que reduz de forma substancial o número de empresas licitantes, reduzindo a competição. Associado a isso, já se sabendo que poucas empresas irão participar do certame e se sabendo quais serão elas, eleva-se o valor estimado da Licitação. Se a obra poderia ser feita por R$300 milhões, a estimativa passa para R$900 milhões.
          Pronto, a partir daí, as empresas que manifestarem interesse em participar serão contatadas por aquela previamente marcada para ser a vencedora. Como todas são conhecidas, o acordo é fácil, já que prevalece a política “uma mão lava a outra”. Nas próximas Licitações as vencedoras abrem mão para as demais que ainda não fecharam nenhum contrato e por aí vai, todas ganham, mas o País perde.
          Depois disso, vem a parte executiva, onde os “fiscais” levam uma grana para fazerem medições exageradas ou para fechar os olhos para a utilização de materiais de menor qualidade.
          Depois, ainda existem os aditivos contratuais, que em serviços caracterizados como de engenharia, podem chegar a 50% do valor inicialmente contratado.
          Todo mundo leva, lamentavelmente é a índole do brasileiro, que quer se dar bem, levar vantagem em tudo. Se o cara sonega imposto e não é pobre que sonega, são médicos, dentistas, empresas (sem nota tem um desconto), restaurantes, ….., enfim, todos que podem, se compram DVD pirata, se ultrapassam pela esquerda, se fazem um “gato” na Net, na água, na energia, …., porque não levar uma graninha?
          Tem corrupção em TODAS as empresas estatais, sejam elas FEDERAIS, ESTADUAIS OU MUNICIPAIS.
          Agora, se o governo é do PT, do PSDB, ou de qualquer outro partido, o percentual que fica com os políticos, não chega a 10% das propinas que são pagas e nem se comparam com o que as Empreiteiras ganham, que são as maiores beneficiadas por esses esquemas.
          Lamentavelmente, sempre foi assim, há mais de 50 anos que a coisa funciona desta maneira e querer culpar um partido ou outro é pura hipocrisia, coisa de bobos totalmente desinformados.
          Agora, não se deixe influenciar por uma Mídia que é totalmente contra o Governo atual e que tem interesses obscuros que diferem dos interesses do povo brasileiro. Busque se informar melhor na internet, você vai encontrar vários blogs onde escrevem jornalistas conceituados, muitos que já foram do Globo, da Veja, etc, mas que não concordaram com a manipulação do povo brasileiro.

  27. Bernard Fonseca disse:

    Faltou falar quais são essas empresas que irão demitir 100 mil funcionários e o que está se passando com cada uma das grandes…. a matéria ficou vaga e desviou do assunto principal que é quem vai demitir e como estão essas empresas em detalhes…

  28. Freitas disse:

    Essas empresas se são ou não prejudicadas não sabemos, o fato é que deveria ser cassadas suas inscrições para nunca mais reabrir. Mas observe que elas podem até mudar de ração social,
    os donos porem continua sendo alguém da família! Já vi muito isso acontecer, tinha uma loja aqui perto de minha casa, houve um incêndio e ela reabriu com outro nome, apenas inverteu as letras e continuou com o mesmo ramo de negócio!

  29. geninho disse:

    Esses sabiam e não disseram nada…puro conluio. E assim a Venina veneno vai ganhando…para se safar…

  30. Robson disse:

    Após descobertas por Investigadores da Polícia, empresas que tinham movimento financeiro ilícito (corrupção). Tem que demitir trabalhadores para não diminuir lucro de seus proprietários.

  31. luciano costa disse:

    Essa mentirosa e estelionatária eleitoral com seu partido e asseclas. Nunca me enganaram! tenho pena desta nação, medíocre e sem cultura. Que ainda vota com a barriga da fome ou invés de votar com o cérebro. Não queremos esmolas, queremos que os indicados do poder, parem de nos roubar!!!

  32. CARLOS Z disse:

    TRADUZINDO. A DILMA E O LULA MENTIRAM DURANTE TODA CAMPANHA.

    PARABÉNS AOS BOLSA VOTO, VÃO TER UM GRANDE AUMENTO EM 2018.

  33. Cesar Augusto Coelho Amano disse:

    Infelizmente o Comando Vermelho chegou ao poder. Hoje no Brasil deveríamos ter um pais com o regime presidencialista mas estamos vivendo uma monarquia disfarçada. Juízes dando carteiradas ,procurado pela interpolsendo considerado ficha limpa, parlamentares aumentando próprio salário e o salário do poder judiciário na calada da noite no apagar das luzes do ano letivo, contemplando-se com aproximadamente seis mil reais para a nobreza e a rainha mãe decretando sessenta e poucos reais para o povo comprar alguns Brioches.E claro que depois eles voltarão para as mãos deles em forma de mais impostos afinal nós o povo estamos aqui apenas para mantermos todas as mordomias dos nobres dos três poderes.
    Só gostaria de lembrar aos brasileiros que Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira levantou-se contra a Coroa Portuguesa porque eles queriam o quinto em impostos. Nós já estamos caminhando para o meio em impostos federais ou seja cinquenta porcento de tudo que produzimos para que? Para mantermos um governo ineficiente e corrupto! Acorda Brasil!

  34. Joaquim Nepomuceno dos Santos disse:

    Eu se foce a presidente eu desclassificava todas estas empresa que praticou corrupção tirava elas do mapa .Na Petrobras e a sim do alto escalão ate o menor escalão pratica corrupção tem fiscal que libera serviço para empresa que nem esta feito ainda para receber o boletim de serviço sem serviço esta pronto trabalho na área da Petrobras vejo isto tudo se foce um fiscal na área da Petrobras eu detonava estes corruptos que e uma vergonha faça uma limpeza destas empresas corrupta quando uma porta se fecha 10 se abrem

  35. antonio barbosa disse:

    Quanta ingenuidade. Alguém em sã consciência acredita que isto vai mesmo acontecer? Que as grandes empresas do setor irão ficar de fora do bolo petrolífero? Que novas empresas surgirão para arrebanhar os funcionários pretensamente demitidos? Meu Deus. De que planeta vocês vieram? Pobre da Petrobrás e dos partidos envolvidos na corrupção, vai ser um pega prá capar sem precedentes. Nada vai ser mexido, tudo agora é midiático, mas na prática nada vai mudar. O PT e asseclas vão continuar roubando, as empresas vão continuar trabalhando, não vai haver demissão em massa e somente alguns serão usados como bucha de canhão. Afinal de contas…ISTO É BRASIL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-30 15:08:09